Rali de Portugal: "Agora é difícil ir atrás do prejuízo" - Bernardo Sousa

O piloto luso mais rápido no Rali de Portugal, Bernardo Sousa, considerou este sábado que, após ter partido uma transmissão no Ford Fiesta RRC na 10.ª especial, vai ser difícil melhorar a sua sexta posição na categoria WRC2.

Lusa /
Bernardo Sousa no terreno no Algarve Foto: Luís Forra/Lusa

“No primeiro troço (SS8 Santa Clara) entrámos bem. No segundo (SS9 Santana da Serra), tivemos uma transmissão que se partiu a meio do troço e acabámos por perder bastante tempo", afirmou Bernardo Sousa, já na área de serviço, em redor do Estádio do Algarve.

Só com tração à frente a partir do 10.º quilómetro do troço de Santana da Serra (num total de 31,9 quilómetros), o piloto português acabou por perder 3.00,2 minutos para o primeiro (Sebastien Ogier) e 1.47,6 minutos para o primeiro na categoria WRC2, o finlandês Jari Ketomaa (Ford Fiesta R5).

Se à entrada do nono troço, Bernardo Sousa seguia em quinto nos WRC2 a 12,8 segundos do terceiro lugar, quando começou a 10.ª especial já estava em sexto, a mais de minuto e meio do terceiro lugar.

Mas, a 10.ª classificativa foi interrompida devido ao acidente do estónio Ott Tanak (Ford Fiesta WRC), pelo que todos os pilotos que iam passar após o despiste ficaram com o tempo do último piloto a passar em condições normais.

"Felizmente, o último (troço da manhã, SS10 Malhão 1) foi anulado, por isso agora é reparar o carro e continuar em prova, rodar e esperar pelos azares dos outros", disse Bernardo Sousa, que teria de enfrentar 22,15 quilómetros só com tração à frente e perder, assim, bastante tempo para os seus perseguidores.

O piloto português considera, ainda assim, que "as diferenças são bastante grandes", pelo que "não há necessidade (de apertar)".

"(Agora) É difícil ir atrás do prejuízo", salientou.

Na geral absoluta, Bernardo Sousa é o melhor português, seguindo na 17.ª posição, a 10.00,3 minutos do líder, o francês Sebastien Ogier.

João Barros (Ford) segue na 30.ª posição, a 17.39,9 minutos, e Rui Madeira (Ford) está na 36.ª, a 18.56,1.


Acompanhe a par e passo todas as incidências do Rali de Portugal.
PUB