Motores
Ralis
Rali de Portugal: Ostberg vence 15.ª especial com os principais pilotos a poupar
O norueguês Mads Ostberg (Citroen DS3 WRC) venceu a 15.ª e penúltima classificativa do Rali de Portugal, que termina este domingo no Algarve, com os principais pilotos a pouparem pneus para a última Powerstage, que atribui pontos adicionais.
O norueguês da Citroen completou os 16,21 quilómetros do troço em São Brás de Alportel em 11.38,7 minutos, à frente do Mikko Hirvonen (Ford Fiesta RS WRC), a 6 segundos e do norueguês Andreas Mikkelsen (Volkswagen Polo-R WRC), a 9,7 segundos.
O líder do Rali com mais de 35 segundos de vantagem, Sebastien Ogier, continuou a gestão de pneus a pensar na Powerstage, fazendo o quarto tempo da especial.
Tal como já tinha declarado o campeão do mundo, Sebastien Ogier, também o finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen WRC) afirmou no final da especial que estava a poupar pneus para o último troço (a Powerstage), que atribui pontos adicionais no campeonato aos três pilotos mais rápidos (três, dois e um ponto respetivamente).
"Poupamos pneus para a Powerstage. Na mala tenho um pneu macio usado em muito bom estado, apenas com 10 quilómetros de corrida", declarou Latvala, que fez o quinto tempo, a 14,2 segundos do mais rápido.
Na geral, Ogier entra para a última classificativa com 35,5 segundos de vantagem sobre Hirvonen e 1.08,1 minutos sobre Ostberg.
O troço de São Brás de Alportel também trouxe de volta os problemas ao carro do português Bernardo Sousa (Ford Fiesta RRC). No sábado, o piloto português partiu uma transmissão (que o deixou a andar apenas com tração à frente) e teve problemas no turbo, que lhe retirou potência, mas na primeira especial desta manhã os problemas pareciam resolvidos.
Bernardo Sousa perdeu mais de um minuto face ao piloto mais rápido da categoria WRC2 (o sueco Pontus Tidemand, em Ford Fiesta R5) e, à chegada, disse que o carro tem um problema no escape.
"Acho que tenho um escape partido, talvez. [...] Mesmo que o carro não queira, eu vou levá-lo até à meta", afirmou o piloto português, que segue em 14.º na classificação geral absoluta e em quinto na WRC2.
O Rali de Portugal entra agora na última classificativa cronometrada, uma repetição dos 13,83 quilómetros do troço de Loulé que abriu o dia.
Acompanhe a par e passo todas as incidências do Rali de Portugal.
O líder do Rali com mais de 35 segundos de vantagem, Sebastien Ogier, continuou a gestão de pneus a pensar na Powerstage, fazendo o quarto tempo da especial.
Tal como já tinha declarado o campeão do mundo, Sebastien Ogier, também o finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen WRC) afirmou no final da especial que estava a poupar pneus para o último troço (a Powerstage), que atribui pontos adicionais no campeonato aos três pilotos mais rápidos (três, dois e um ponto respetivamente).
"Poupamos pneus para a Powerstage. Na mala tenho um pneu macio usado em muito bom estado, apenas com 10 quilómetros de corrida", declarou Latvala, que fez o quinto tempo, a 14,2 segundos do mais rápido.
Na geral, Ogier entra para a última classificativa com 35,5 segundos de vantagem sobre Hirvonen e 1.08,1 minutos sobre Ostberg.
O troço de São Brás de Alportel também trouxe de volta os problemas ao carro do português Bernardo Sousa (Ford Fiesta RRC). No sábado, o piloto português partiu uma transmissão (que o deixou a andar apenas com tração à frente) e teve problemas no turbo, que lhe retirou potência, mas na primeira especial desta manhã os problemas pareciam resolvidos.
Bernardo Sousa perdeu mais de um minuto face ao piloto mais rápido da categoria WRC2 (o sueco Pontus Tidemand, em Ford Fiesta R5) e, à chegada, disse que o carro tem um problema no escape.
"Acho que tenho um escape partido, talvez. [...] Mesmo que o carro não queira, eu vou levá-lo até à meta", afirmou o piloto português, que segue em 14.º na classificação geral absoluta e em quinto na WRC2.
O Rali de Portugal entra agora na última classificativa cronometrada, uma repetição dos 13,83 quilómetros do troço de Loulé que abriu o dia.
Acompanhe a par e passo todas as incidências do Rali de Portugal.