Motores
Fórmula1
Regressa o Grande Circo da Fórmula 1
A edição de 2012 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 principia este domingo, na Austrália, às 06h00 (hora portuguesa), com a Red Bull e Sebastian Vettel como "alvos a abater" pelo restante pelotão, liderado pela Ferrari e pela McLaren. Com o regresso de Kimi Raikkonen à competição (depois de uma incursão pelos ralis), este Mundial ostenta a particularidade inédita de contar com seis campeões na lista de participantes: Vettel, Button, Hamilton, Alonso, Raikkonen e o veterano Schumacher, o piloto mais titulado de sempre, com sete ceptros, dos quais cinco foram obtidos em anos consecutivos (2000-2004).
O bicampeão Sebastian Vettel e a Red Bull vão procurar confirmar o favoritismo a nova conquista do Mundial de Fórmula 1, perante a oposição da McLaren e Ferrari, numa temporada marcada pelo regresso de Kimi Raikkonen.
Depois da conquista de 2011, em que venceu 11 das 19 corridas e que lhe valeu o título de mais jovem bicampeão da história, o alemão inicia 2012 em busca de novas marcas que lhe garantam o tricampeonato.
Além de ter imposto um novo recorde de "pole positions" num ano (15), Vettel alcançou o título a quatro rondas do fim, acabando a época com 392 pontos, mais 122 do que o britânico Jenson Button (McLaren) e mais 134 em relação ao seu companheiro de equipa, o australiano Mark Webber.
Na corrida ao "tri", Vettel e a Red Bull terão de ultrapassar a concorrência de Button, do britânico Lewis Hamilton (McLaren) e do espanhol Fernando Alonso (Ferrari), os seus principais adversários na contenda.
O espanhol, que vai para a terceira temporada ao serviço da Ferrari, com Felipe Massa como parceiro de equipa, procura a primeira conquista pela marca italiana e sua terceira na carreira, apesar de já ter afirmado que ainda há muito a melhorar na adaptação ao novo carro.
A crise de confiança reinante na Ferrari poderá ser aproveitada pela McLaren para se afirmar como segunda força do pelotão, sendo, no entanto, previsível que tanto Button (campeão em 2009) como Hamilton (2008) apenas aspirem a aproveitar os erros dos Red Bull para conseguirem alcançar uma época de sucesso.
Fora da luta pelo triunfo final mantém-se a Mercedes, apesar de contar nas suas fileiras com o heptacampeão mundial Michael Schumacher, que vai disputar o Mundial ao serviço da marca alemã pela terceira temporada consecutiva, depois de se ter afastado da Fórmula 1 por três anos.
Após dois anos a competir no Mundial de ralis (WRC), o finlandês Kimi Raikkonen apresenta-se como grande novidade para a prova deste ano, desta vez ao volante de um Lotus.
Raikkonen, que se sagrou campeão mundial logo na primeira época pela Ferrari (2007), marca em que substituiu Schumacher, está de regresso às pistas da F1, em parceria com o francês Romain Grosjean, mas as vitórias afiguram-se apenas como uma "miragem" para o piloto finlandês.
Entre as "escuderias" da Fórmula 1, a Caterham e a Marussia são as novatas, entrando para os lugares da Renault e da Virgin, enquanto no plantel de pilotos o destaque vai para as estreias dos franceses Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) e Charles Pic (Marussia), além do regresso do espanhol Pedro de la Rosa (HRT).
O Grande Prémio da Austrália é o primeiro de um calendário com 20 provas, mais uma que no ano passado, registando-se a exclusão do circuito de Istambul Park, na Turquia, e o regresso de Bahrein e Estados Unidos, que antecede a última corrida do ano, no Brasil.
A prova norte-americana, ausente desde 2007, terá lugar no novo circuito de Austin, no Texas, e substituiu a pista de Indianápolis.
O Campeonato do Mundo de Fórmula 1 arranca este domingo, na Austrália, às 06h00 (hora portuguesa) e termina a 25 de novembro no Brasil.
Depois da conquista de 2011, em que venceu 11 das 19 corridas e que lhe valeu o título de mais jovem bicampeão da história, o alemão inicia 2012 em busca de novas marcas que lhe garantam o tricampeonato.
Além de ter imposto um novo recorde de "pole positions" num ano (15), Vettel alcançou o título a quatro rondas do fim, acabando a época com 392 pontos, mais 122 do que o britânico Jenson Button (McLaren) e mais 134 em relação ao seu companheiro de equipa, o australiano Mark Webber.
Na corrida ao "tri", Vettel e a Red Bull terão de ultrapassar a concorrência de Button, do britânico Lewis Hamilton (McLaren) e do espanhol Fernando Alonso (Ferrari), os seus principais adversários na contenda.
O espanhol, que vai para a terceira temporada ao serviço da Ferrari, com Felipe Massa como parceiro de equipa, procura a primeira conquista pela marca italiana e sua terceira na carreira, apesar de já ter afirmado que ainda há muito a melhorar na adaptação ao novo carro.
A crise de confiança reinante na Ferrari poderá ser aproveitada pela McLaren para se afirmar como segunda força do pelotão, sendo, no entanto, previsível que tanto Button (campeão em 2009) como Hamilton (2008) apenas aspirem a aproveitar os erros dos Red Bull para conseguirem alcançar uma época de sucesso.
Fora da luta pelo triunfo final mantém-se a Mercedes, apesar de contar nas suas fileiras com o heptacampeão mundial Michael Schumacher, que vai disputar o Mundial ao serviço da marca alemã pela terceira temporada consecutiva, depois de se ter afastado da Fórmula 1 por três anos.
Após dois anos a competir no Mundial de ralis (WRC), o finlandês Kimi Raikkonen apresenta-se como grande novidade para a prova deste ano, desta vez ao volante de um Lotus.
Raikkonen, que se sagrou campeão mundial logo na primeira época pela Ferrari (2007), marca em que substituiu Schumacher, está de regresso às pistas da F1, em parceria com o francês Romain Grosjean, mas as vitórias afiguram-se apenas como uma "miragem" para o piloto finlandês.
Entre as "escuderias" da Fórmula 1, a Caterham e a Marussia são as novatas, entrando para os lugares da Renault e da Virgin, enquanto no plantel de pilotos o destaque vai para as estreias dos franceses Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) e Charles Pic (Marussia), além do regresso do espanhol Pedro de la Rosa (HRT).
O Grande Prémio da Austrália é o primeiro de um calendário com 20 provas, mais uma que no ano passado, registando-se a exclusão do circuito de Istambul Park, na Turquia, e o regresso de Bahrein e Estados Unidos, que antecede a última corrida do ano, no Brasil.
A prova norte-americana, ausente desde 2007, terá lugar no novo circuito de Austin, no Texas, e substituiu a pista de Indianápolis.
O Campeonato do Mundo de Fórmula 1 arranca este domingo, na Austrália, às 06h00 (hora portuguesa) e termina a 25 de novembro no Brasil.