Rosberg vence GP da Alemanha

O alemão Nico Rosberg venceu o GP da Alemanha, 10.ª prova do Mundial de Fórmula 1, e aumentou a vantagem na liderança do campeonato sobre o companheiro de equipa, o britânico Lewis Hamilton, terceiro nesta corrida depois de partir do 20.º lugar.

RTP /
Legenda da Imagem

Siga a Fórmula 1 via RTP no TWITTER F1RTP.

Toda a Informação no Site FÓRMULA 1 RTP

Torne-se fã do FACEBOOK F1RTP.

Nico Rosberg venceu de modo imperial o seu GP da Alemanha e aumentou de novo a vantagem no mundial para o seu colega de equipa e rival ao título, Lewis Hamilton que foi 3º no final em Hockenheim. Foi a 7ª vez que Rosberg venceu na carreira, igualando o número de triunfos de Rene Arnoux e Juan Pablo Montoya. Foi também a primeira vez em 75 anos que um piloto alemão venceu na Alemanha com um carro alemão e um motor alemão.


Já a Williams tornou-se a 3ª escuderia na história a alcançar 300 pódios na F1 (as primeiras foram Ferrari e McLaren). O registo foi obtido por Valtteri Bottas, o finlandês que obteve o seu 3º pódio consecutivo na F1, ele que resistiu ao ataque final de Hamilton e impediu assim que a Mercedes obtivesse uma dobradinha em casa.



Foi uma corrida absolutamente extraordinária que começou com incidente na 1ª curva. Ao discutir a 3ª posição na corrida, os dois pilotos que largaram na 2ª fila, Felipe Massa e Kevin Magnussen tocaram-se. Por dentro Magnussen registou subviragem no carro. Já Massa que virava por fora, foi otimista e fechou em demasia.

Um contacto que pode ser entendido como incidente de corrida mas vitimou o GP de Felipe Massa que continua em maré negativa. A prova de Bottas  confirmam que o brasileiro poderia ter feito na Alemanha um excelente GP.

O acidente tirou de prova Massa e levou Magnussen à boxe para voltar em último, a partir de onde fez uma ótima corrida de recuperação até aos pontos, terminando em 9º lugar.





Largando de 20º lugar (15º após a qualificação mas mudando a caixa de velocidades e assumindo a penalização de 5 degraus), Lewis Hamilton fez uma corrida ao ataque. Em ritmo de qualificação durante boa parte do tempo, foi galgando posições e com tática agressiva de 3 paragens (chegou mesmo a pensar na 4ª paragem) Lewis veio até ao 3º lugar final, não chegando para passar Bottas que se defendeu bem no fim. Ainda assim foi o GP de Hamilton onde o inglês mais posições ganhou na carreira, no caso 17 posições. Foi também uma das 12 vezes desde o ano 2000 em que uma recuperação tão grande aconteceu na F1.



Na sua recuperação, Hamilton teve um erro ao tentar ultrapassar Jenson Button. Convencido que o ex-colega de equipa lhe iria dar passagem, Lewis exagerou e tocou com a asa do seu W05 no McLaren de Button. Com isso perdeu pedaços da asa e ficou mais vulnerável em termos aerodinâmicos. Aquando da paragem seguinte na boxe para mudança de pneus a asa não foi substituída para não perder muito tempo, mas foi-lhe dado mais apoio frontal. Isso permitiu-lhe chegar-se no fim de corrida até Bottas, embora já não passando ao 2º lugar.





A corrida registou batalhas épicas por conquista de posições. Hamilton vs Ricciardo, Ricciardo vs Alonso. Alonso vs Vettel. Bottas vs Hamilton. E até entre 3 campeões do mundo. Vettel, Raikkonen e Alonso lado a lado na pista.

Rosberg na frente seguiu sem perceber o que se passava lá mais atrás, mas num ritmo vivo que o deixava à margem de qualquer dúvida quanto ao resultado da corrida.

Com o calor e temperatura no asfalto acima dos 40 graus, a desgradação dos compostos mais macios começava sempre a fazer estragos a partir da 12ª volta.



Um dos pilotos que ainda não abandonou este ano, Nico Hulkenberg, passou por dificuldades na 2ª metade do GP. O alemão podia ter desistido em casa, pela 1ª vez na época, mas o certo é que o sobreaquecimento e problemas de software eletrónico foram geridos apesar da perda de rendimento do Force India e Nico levou de novo nos pontos o carro até final.

Danill Kvyat terminou de modo espetacular o seu GP ao ver o motor Renault em chamas. Ele saiu do carro sem problemas mas a ocrrida acabou ali.

Adrian Sutil deixou o motor ir abaixo depois de problemas com o propulsor que já o afetavam. Ao fazer um pião para regressar ao sentido correto de pista, o carro foi abaixo. Por momentos se pensou que o SafetyCar teria de entrar, o carro ficou por minutos parado no asfalto, mas lá o removeram. O registo é que Sutil é agora o piloto com mais aandonos na temporada. E para os livros, a partir de hoje, o piloto com mais GPs feitos na história, sem nunca ter subido ao pódio. 119 GPs.

Não se pode deixar de destacar a corrida feita por Daniel Ricciardo que se atrasou muito para fugir ao incidente da largada entre Massa e Magnussen, com isso perdendo muitas posições e encetando uma magnífica recuperação que o trouxe ao Top 6 no final. Daniel Ricciardo e Fernando Alonso discutiam a 5ª posição da corrida nesta altura, como se tratasse da vitória do GP. Bonita batalha.





Na frente, Rosberg passeou pelo Ring para a sua 4ª vitória do ano, menos uma que Hamilton. E aumentar para 14 pontos a vantagem para o rival. Bottas confirmou-se como um piloto notável e que começará em breve a ser opção para as escuderias mais de topo. Ele resistiu a Hamilton, num momento em que ambos já não tinham pneus em situação minimamente aceitável, ainda assim nunca perdendo ou errando a trajetória eficaz de defesa de posição.



Atrás dos 3 primeiros, Sebastian Vettel fechou em 4º lugar no seu GP, Alonso bateu Ricciardo no duelo para 5º.

CLASSIFICAÇÃO FINAL GP DA ALEMANHA


1. Nico Rosberg Mercedes GP 1h33m42.914
2. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +20.7
3. Lewis Hamilton Mercedes GP +22.5
4. Sebastian Vettel Red Bull-Renault +44.0
5. Fernando Alonso Ferrari +52.4
6. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault +52.5
7. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +64.1
8. Jenson Button McLaren-Mercedes +1.24.7
9. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes +1 volta
10. Sergio Perez Force India-Mercedes +1 volta
11. Kimi Raikkonen Ferrari +1 volta
12. Pastor Maldonado Lotus-Renault +1 volta
13. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault +1 volta
14. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari +1 volta
15. Jules Bianchi Marussia-Ferrari +1 volta
15. Kamui Kobayashi Caterham-Renault +2 voltas
16. Max Chilton Marussia-Ferrari +2 voltas
17. Marcus Ericsson Caterham-Renault +2 voltas
D
Adrian Sutil Sauber-Ferrari Pião / Motor
D Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault Eletrico
D Romain Grosjean Lotus-Renault Eletrico
D Felipe Massa Williams-Mercedes Acidente
MELHOR VOLTA
  Lewis Hamilton Mercedes GP 1:19.908



No mundial, Após o GP da Alemanha, o mundial de piltoos é liderado por Nico  Rosberg com 190 pontos. Seguem-se Hamilton 176, Ricciardo 106, Alonso 97, Bottas 91, Vettel 82, Hulkenberg 69 e Button 59. Nos construtores, Mercedes 366 pontos, Red Bull 188, Wiliams 121, Ferrari 116, Force India 98 e McLaren 96.

O próximo GP é já no próximo Domingo. De Ring para Ring. De Hockenheim para o Hungaro. GP da Hungria.
PUB