Rosberg vence GP da Alemanha
O alemão Nico Rosberg venceu o GP da Alemanha, 10.ª prova do Mundial de Fórmula 1, e aumentou a vantagem na liderança do campeonato sobre o companheiro de equipa, o britânico Lewis Hamilton, terceiro nesta corrida depois de partir do 20.º lugar.
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Nico Rosberg venceu de modo imperial o seu GP da Alemanha e aumentou
de novo a vantagem no mundial para o seu colega de equipa e rival ao
título, Lewis Hamilton que foi 3º no final em Hockenheim. Foi a 7ª vez
que Rosberg venceu na carreira, igualando o número de triunfos de Rene
Arnoux e Juan Pablo Montoya. Foi também a primeira vez em 75 anos que um
piloto alemão venceu na Alemanha com um carro alemão e um motor alemão.
Já
a Williams tornou-se a 3ª escuderia na história a alcançar 300 pódios
na F1 (as primeiras foram Ferrari e McLaren). O registo foi obtido por
Valtteri Bottas, o finlandês que obteve o seu 3º pódio consecutivo na
F1, ele que resistiu ao ataque final de Hamilton e impediu assim que a
Mercedes obtivesse uma dobradinha em casa.
Foi
uma corrida absolutamente extraordinária que começou com incidente na
1ª curva. Ao discutir a 3ª posição na corrida, os dois pilotos que
largaram na 2ª fila, Felipe Massa e Kevin Magnussen tocaram-se. Por
dentro Magnussen registou subviragem no carro. Já Massa que virava por
fora, foi otimista e fechou em demasia.
Um contacto que pode ser
entendido como incidente de corrida mas vitimou o GP de Felipe Massa
que continua em maré negativa. A prova de Bottas confirmam que o
brasileiro poderia ter feito na Alemanha um excelente GP.
O
acidente tirou de prova Massa e levou Magnussen à boxe para voltar em
último, a partir de onde fez uma ótima corrida de recuperação até aos
pontos, terminando em 9º lugar.
Largando
de 20º lugar (15º após a qualificação mas mudando a caixa de
velocidades e assumindo a penalização de 5 degraus), Lewis Hamilton fez
uma corrida ao ataque. Em ritmo de qualificação durante boa parte do
tempo, foi galgando posições e com tática agressiva de 3 paragens
(chegou mesmo a pensar na 4ª paragem) Lewis veio até ao 3º lugar final,
não chegando para passar Bottas que se defendeu bem no fim. Ainda assim
foi o GP de Hamilton onde o inglês mais posições ganhou na carreira, no
caso 17 posições. Foi também uma das 12 vezes desde o ano 2000 em que
uma recuperação tão grande aconteceu na F1.
Na
sua recuperação, Hamilton teve um erro ao tentar ultrapassar Jenson
Button. Convencido que o ex-colega de equipa lhe iria dar passagem,
Lewis exagerou e tocou com a asa do seu W05 no McLaren de Button. Com
isso perdeu pedaços da asa e ficou mais vulnerável em termos
aerodinâmicos. Aquando da paragem seguinte na boxe para mudança de
pneus a asa não foi substituída para não perder muito tempo, mas foi-lhe
dado mais apoio frontal. Isso permitiu-lhe chegar-se no fim de corrida
até Bottas, embora já não passando ao 2º lugar.
A
corrida registou batalhas épicas por conquista de posições. Hamilton vs
Ricciardo, Ricciardo vs Alonso. Alonso vs Vettel. Bottas vs Hamilton. E
até entre 3 campeões do mundo. Vettel, Raikkonen e Alonso lado a lado
na pista.
Rosberg na frente seguiu sem perceber o que se passava
lá mais atrás, mas num ritmo vivo que o deixava à margem de qualquer
dúvida quanto ao resultado da corrida.
Com o calor e temperatura
no asfalto acima dos 40 graus, a desgradação dos compostos mais macios
começava sempre a fazer estragos a partir da 12ª volta.
Um
dos pilotos que ainda não abandonou este ano, Nico Hulkenberg, passou
por dificuldades na 2ª metade do GP. O alemão podia ter desistido em
casa, pela 1ª vez na época, mas o certo é que o sobreaquecimento e
problemas de software eletrónico foram geridos apesar da perda de
rendimento do Force India e Nico levou de novo nos pontos o carro até
final.
Danill Kvyat terminou de modo espetacular o seu GP ao ver o
motor Renault em chamas. Ele saiu do carro sem problemas mas a ocrrida
acabou ali.
Adrian Sutil deixou o motor ir abaixo depois de
problemas com o propulsor que já o afetavam. Ao fazer um pião para
regressar ao sentido correto de pista, o carro foi abaixo. Por momentos
se pensou que o SafetyCar teria de entrar, o carro ficou por minutos
parado no asfalto, mas lá o removeram. O registo é que Sutil é agora o
piloto com mais aandonos na temporada. E para os livros, a partir de
hoje, o piloto com mais GPs feitos na história, sem nunca ter subido ao
pódio. 119 GPs.
Não se pode deixar de destacar a corrida feita
por Daniel Ricciardo que se atrasou muito para fugir ao incidente da
largada entre Massa e Magnussen, com isso perdendo muitas posições e
encetando uma magnífica recuperação que o trouxe ao Top 6 no final.
Daniel Ricciardo e Fernando Alonso discutiam a 5ª posição da corrida
nesta altura, como se tratasse da vitória do GP. Bonita batalha.
Na
frente, Rosberg passeou pelo Ring para a sua 4ª vitória do ano, menos
uma que Hamilton. E aumentar para 14 pontos a vantagem para o rival.
Bottas confirmou-se como um piloto notável e que começará em breve a ser
opção para as escuderias mais de topo. Ele resistiu a Hamilton, num
momento em que ambos já não tinham pneus em situação minimamente
aceitável, ainda assim nunca perdendo ou errando a trajetória eficaz de
defesa de posição.
Atrás dos 3 primeiros, Sebastian Vettel fechou em 4º lugar no seu GP, Alonso bateu Ricciardo no duelo para 5º.
CLASSIFICAÇÃO FINAL GP DA ALEMANHA
| 1. | Nico Rosberg | Mercedes GP | 1h33m42.914 | |
| 2. | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | +20.7 | |
| 3. | Lewis Hamilton | Mercedes GP | +22.5 | |
| 4. | Sebastian Vettel | Red Bull-Renault | +44.0 | |
| 5. | Fernando Alonso | Ferrari | +52.4 | |
| 6. | Daniel Ricciardo | Red Bull-Renault | +52.5 | |
| 7. | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | +64.1 | |
| 8. | Jenson Button | McLaren-Mercedes | +1.24.7 | |
| 9. | Kevin Magnussen | McLaren-Mercedes | +1 volta | |
| 10. | Sergio Perez | Force India-Mercedes | +1 volta | |
| 11. | Kimi Raikkonen | Ferrari | +1 volta | |
| 12. | Pastor Maldonado | Lotus-Renault | +1 volta | |
| 13. | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso-Renault | +1 volta | |
| 14. | Esteban Gutierrez | Sauber-Ferrari | +1 volta | |
| 15. | Jules Bianchi | Marussia-Ferrari | +1 volta | |
| 15. | Kamui Kobayashi | Caterham-Renault | +2 voltas | |
| 16. | Max Chilton | Marussia-Ferrari | +2 voltas | |
| 17. | Marcus Ericsson | Caterham-Renault | +2 voltas | |
|
Adrian Sutil | Sauber-Ferrari | Pião / Motor | |
| D | Daniil Kvyat | Toro Rosso-Renault | Eletrico | |
| D | Romain Grosjean | Lotus-Renault | Eletrico | |
| D | Felipe Massa | Williams-Mercedes | Acidente | |
| MELHOR VOLTA | ||||
| Lewis Hamilton | Mercedes GP | 1:19.908 | ||
No mundial, Após o GP da Alemanha, o mundial de piltoos é liderado por Nico Rosberg com 190 pontos. Seguem-se Hamilton 176, Ricciardo 106, Alonso 97, Bottas 91, Vettel 82, Hulkenberg 69 e Button 59. Nos construtores, Mercedes 366 pontos, Red Bull 188, Wiliams 121, Ferrari 116, Force India 98 e McLaren 96.
O próximo GP é já no próximo Domingo. De Ring para Ring. De Hockenheim para o Hungaro. GP da Hungria.