Argentina 4 - 1 Coreia do Sul (Final)

A Argentina venceu esta tarde a Coreia do Sul por 4-1 e deu um passo importante na passagem aos oitavos de final, tendo agora que esperar um empate no outro jogo do Grupo B, entre Grécia e Nigéria. Esta foi a segunda goleada deste Campeonato do Mundo 2010, depois da vitória da Alemanha sobre a Austrália por 4-0.

Pedro Araújo Pina /
Argentina - Coreia do Sul

Higuaín foi considerado pela FIFA o "Homem do Jogo"

14:18 - Final do jogo


O árbtiro dá dois minutos de compensação


A Coreia do Sul parece ter desistido do encontro e a Argentina troca tranquilamente a bola à espera do apito final. Os sul coreanos ainda tiveram alguma esperança no iníco da segunda parte, mas com a marcação do terceiro golo, a formação alviceleste matou o jogo.


86' -
Grande jogada individual de Messi, a conseguir correr todo o meio campo sul-coreano sem perder a bola, a ser desarmado só já dentro da grande área da Coreia do Sul.

Depois de analisada a repetição, é possível perceber que Higuaín estava em fora de jogo aquando da marcação do 3-1. O árbitro a ficar menos bem ao não interromper a jogada.


79' - Golo da Argentina!
Hat-trick para Higuaín. Depois da marcação rápida de uma falta à entrada da área argentina, a formação alviceleste efectua um contra ataque muito bem organizado e Higuaín confirma a vitória dos sul-americanos.

75' - Golo da Argentina!
Jogada de contra ataque por Messi, que remata primeiro para defesa de Sung Ryong JUNG, depois ao poste esquerdo, para finalmente a bola sobrar para Higuaín que, sozinho frente à baliza, tem tarefa fácil e faz o terceiro da Argentina.

74'
- Substituição na Argentina, sai Tevez, entra Kun Aguero.

73' - Cartão amarelo para Heinze, por mão na bola.

72' -
Chu Young PARK alivia à entrada da área argentina e Nam Il KIM surge na meia lua para rematar rasteiro, mas com a bola a sair ao lado da baliza alviceleste.

69' -
Remate de primeira de Higuaín à entrada da área sul coreana, a permitir defesa fácil a Sung Ryong JUNG.

64' -
Messi marca um livre na zona frontal à baliza sul coreana e o guarda-redes quase é enganado quando a bola passa por toda a grande área sem tocar em ninguém.

A Coreia do Sul parece ter animado com a marcação do golo no final da primeira parte e está agora mais atrevida. Já teve várias oportunidades de golo nestes primeiros 15 minutos da segunda parte.


57' -
Grande jogada de ataque da Coreia do Sul pelo lado direito, com passes rápidos a deixarem os jogadores argentinos para trás, mas Ki Hun YEOM falhou na finalização, e rematou ao lado da baliza.

55' -
Chu Young PARK marca o livre, com o remate colocado a sair um pouco ao lado da baliza argentina.

54' - Cartão amarelo para Mascherano,
por falta cometida sobre Nam Il KIM.

54' - Cartão amarelo para Jonas.

53' -
Remate fortíssimo  de Tevez do lado esquerdo do ataque alviceleste, a pôr Sung Ryong JUNG novamente à prova.

51' -
Novo ataque argentino, com Dí Maria a cruzar para a área e Higuaín a proporcionar uma boa defesa ao guarda-redes da Coreia do Sul.

49' -
Higuaín surge isolado no ataque argentino, mas é imediatamente assinalado fora de jogo.

46' -
A Argentina faz o primeiro ataque da segunda parte. Messi recebe a bola em frente à baliza, mas a defesa sul coreana consegue a intercepção e atira para canto.

13:30 - Início da segunda parte

A Coreia do Sul faz uma alteração ao intervalo. Sung Yueng KI sai para a entrada de Nam Il KIM.

13:15 - Intervalo

O árbitro dá um minuto de compensação

45' - Golo da Coreia do Sul!
Passe em profundidade do guardião sul coreano, Chu Young PARK, autor do auto-golo coloca a bola de cabeça à entrada da área para a intercepção de Demichelis. Mas o argentino comete um erro crasso, permite a recuperação de Chung Yong LEE que, frente a Sergio Romero, não hesita e faz o primeiro da Coreia do Sul.

43' -
Messi recebe a bola à entrada da área, consegue tirar a defesa da frente e remata colocado, com a bola a sair um pouco ao lado do poste esquerdo de Sung Ryong JUNG. A Argentina continua a ameaçar.

39' -
Grande oportunidade para a Argentina! Higuaín faz todo o corredor direito, consegue fazer o cruzamento junto à linha de fundo, o guarda redes sul coreano alivia para a entrada da área, onde surge Di Maria completamente isolado e remata com muita força. Sung Ryong JUNG faz uma grande defesa e salva a Coreia do Sul de sofrer o terceiro.

32'
- Golo da Argentina! Depois de um livre marcado à moda curta, Rodriguez cruza para a área, e depois de um toque subtil de cabeça de Burdisso, Higuaín surge isolado ao segundo poste e cabeceia para o 2-0.

A Argentina continua por cima do jogo quando o cronómetro atinge os 30 minutos. Ainda assim, apesar de mais posse-de-bola, a formação alviceleste não tem criado oportunidades de golo flagrantes.


26'
- Nova falta sobre Messi, à entrada da grande área sul coreana. Livre perigoso para Carlos Tevez bater. Depois de toque subtil de Messi, Tevez remata com muita força, mas a bola sai um pouco acima da barra da baliza defendida por Sung Ryong JUNG.

24' -
Cruzamento de Di Maria no lado esquerdo do ataque argentino, mas o guardião sul-coreano consegue fazer a intercepção.

22' - Substituição na Argentina
, sai Walter Samuel, depois de se ter lesionado sozinho, entra Nicolas Burdisso.

18' -
Sung Yueng KI remata bastante forte, mas a bola sai por cima da baliza alviceleste.

15' - Golo da Argentina!
Messi bate o livre para a entrada da pequena área, Chu Young PARK tenta o corte, mas acaba por marcar na própria baliza.

15' -
Livre perigoso no lado esquerdo do ataque argentino. Messi e Rodriguez para bater a bola.

Primeiros dez minutos de jogo completamente controlados pela Argentina, com o encontro a ser disputado praticamente todo no meio campo sul-coreano. A formação asiática tem estado sempre com onze jogadores atrás da linha da bola.


9' - Cartão amarelo para Ki Hun YEOM,
por falta sobre Messi.

7' -
Novo remate da Argentina, desta vez por Higuaín. Recuperação de bola no meio campo da Coreia do Sul, com a formação sul-americana a colocar imediatamente quatro jogadores no ataque. O remate saiu ao lado.

3' -
Primeiro remate do jogo, a pertencer a Di Maria. O jogador do Benfica já não tinha muito ângulo e a bola sai ao lado da baliza de JUNG Sung Ryong.

12:30 - Início do jogo
. A Argentina dá o pontapé de saída.


------------------------------------------


Equipas:

Argentina

Romero; Demichelis; Heinze; Di Maria; Higuain; Messi; Tevez; Samuel; Mascherano; Jonas; M. Rodriguez
Suplentes:
Pozo; C. Rodriguez; Burdisso; Bolatti; Veron; Garce; Otamendi; Kun Aguero; Palermo; D. Milito; Andujar; Pastore

Treinador: Diego Maradona


Coreia do Sul

Sung Ryong JUNG; Beom Seok OH; Yong Hyung CHO; Ji Sung PARK; Jung Woo KIM; Chu Young PARK; Young Pyo LEE; Jung Soo LEE; Sung Yueng KI; Chung Yong LEE; Ki Hun YEOM
Suplentes:
Woon Jae LEE; Hyung Il KIM; Nam Il KIM; Bo Kyung KIM; Jung Hwan AHN; Seung Yeoul LEE; Jae Sung KIM; Dong Jin KIM; Dong Gook LEE; Young Kwang KIM; Du Ri CHA; Min Soo KANG

Treinador: HUH Jung-Moo


Árbitro: Frank de Bleeckere (Bélgica)


------------------------------------------


Ambas as equipas ganharam o seu jogo inaugural no Campeonato do Mundo 2010. Caso haja um vencedor hoje, e na eventualidade de o outro encontro do Grupo B terminar com um empate, estará encontrada a primeira equipa a marcar presença nos oitavos-de-final deste Mundial.

Frente a frente estão duas equipas bastante diferentes em relação a palmarés. De um lado, a Argentina, quatro vezes finalista e duas vezes Campeã do Mundo, com Diego Maradona no comando e Leonel Messi como a grande estrela do plantel.

Do outro, uma Coreia do Sul, 47ª no ranking FIFA, que só passou a fase de gurpos por uma vez, quando jogava em casa no Mundial'02 e alcançou o 4º lugar. Ainda assim, surpreendeu ao vencer a Grécia por 2-0, Campeã da Europa em 2004, e tem Ji Sung Park, médio do Manchester United, que poderá desequilibrar as coisas.

Apesar de, nos três jogos disputados, a Coreia do Sul nunca ter vencido a Argentina, tudo pode acontecer, num Mundial que tem tido já várias surpresas.

Acompanhe o relato deste jogo em directo na Rádio Mundial, com relato de Pedro Ribeiro e comentários de António Esteves e José Nunes.

Ao mesmo tempo, e sem sair desta página, poderá ir seguindo o resumo escrito das principais incidências do jogo e acrescentar os seus comentários em directo através da caixa de conversação localizada à direita deste texto. Para o fazer precisa apenas de ter conta aberta no Facebook. Aproveite: acompanhe o encontro e divirta-se!
PUB