Espanha no pico do Mundo

A Espanha tem sido, ao longo dos anos, uma verdadeira fábrica de talentos, em que o futebol é o seu mais recente expoente. Campeã europeia em 2008 e agora, no domingo, disputa a sua primeira final de um Mundial.

RTP /
Selecção de Espanha que defrontou a Alemanha Foto: AP Photo

A Selecção espanhola de futebol é mais um caso da história de sucesso num país em que o desporto mostra algumas das figuras mais emblemáticas a nível mundial.

Os médios Xaxi, Iniesta, Fabregas, ou os avançados Fernando Torres ou David Villa são apenas alguns dos nomes da actual campeã europeia de futebol, numa galeria de desportistas de elite no país.

No desporto Mundial, os êxitos espanhóis sucedem-se. Podemos começar por Rafael Nadal no ténis, líder do "ranking ATP, vencedor do Wimbledon no fim-de-semana passado, arrecadou o seu oitavo título do Grand Slam.

Na Fórmula 1, Fernando Alonso foi Campeão do Mundo. Nos ralis, quem não se lembra de Carlos Sainz. Nas duas rodas, em MotoGP, Jorge Lorenzo destaca-se e no ciclismo, Miguel Indurain reinou na década de 90 e chegou a ser o desportista com mais triunfos consecutivos no Tour (cinco vitórias na volta a França), só mais tarde ultrapassado pelo norte-americano Lance Armstrong (sete). Agora, Indurain tem como sucessor, Alberto Contador, vencedor do Tour de França por duas vezes, a última vitória foi em 2009.

No basquetebol, o espanhol Pau Gasol "dá cartas" na NBA ao serviço dos LA Lakers, equipa que se sagrou Campeã este ano. Gasol, com a Selecção espanhola de basquetebol, foi Campeão Mundial em 2006, e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Em Andebol, os espanhóis têm várias presenças nas meias-finais das grandes competições, e em 2005 conquistaram o título mundial.

Outro exemplo de sucesso no desporto espanhol é o golfista, já retirado, Severiano Ballesteros, antigo vencedor do Masters de Augusta (duas vezes) e do British Open (três vezes), quebrando a hegemonia anglo-saxónica do golfe mundial.

PUB