Espanha volta às vitórias

A Espanha venceu esta noite as Honduras, por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo H do Mundial2010. Ambos os golos da partida disputada no Ellis Park, em Joanesburgo, foram apontados por David Villa.

RTP /
A Espanha poderia ter acabado com um resultado ainda mais expressivo, face à sua exibição Foto: EPA

O primeiro tempo foi completamente dominado pela Espanha, que se mostrou muito superior às Honduras. Aliás, ‘La Roja' concentrou o jogo no seu campo de ataque e foi a única a ter oportunidades de golo. O tento solitário que figurava no marcador ao intervalo não espelhava bem o domínio dos espanhóis.

Esse golo foi apontado aos 17 minutos por David Villa, que marcou de pé direito, depois de passar por vários defesas das Honduras. Valladares atirou-se para o lado correcto, mas não chegou à bola.

Nota ainda nos primeiros 45 minutos para as três boas oportunidades de golo desperdiçadas por Torres. Sempre de frente para a baliza, o ponta-de-lança do Liverpool foi ineficaz.

No regresso do balneário, voltou a repetir-se a superioridade espanhola. As Honduras apenas tocavam na bola em ‘tímidos' contra-ataques, que ficavam sempre pelo caminho e que acabavam por ser aproveitados pela Espanha para levar o esférico para a sua zona ofensiva.

O ex-benfiquista David Suazo foi o único a ter oportunidade de golo entre os centro-americanos. Aos 64 minutos, o ponta-de-lança do Genoa atirou ao lado da baliza de Casillas.

O homem do jogo seria outro David, o espanhol David Villa. Não foi por acaso que os cibernautas da FIFA o elegeram para essa distinção. O ponta-de-lança do Valencia foi quem mais deu nas vistas, bisou e poderia ter dilatado ainda mais o resultado.

O seu segundo golo da noite surgiu aos 51 minutos, com um remate forte de pé direito, em cima da meia-lua, após passe de Navas. A jogada nasceu de um contra-ataque espanhol.

Villa falhou ainda algumas oportunidades de golo na parte final do jogo, nomeadamente aos 61 minutos quando não conseguiu converter uma grande penalidade com sucesso. O guarda-redes Valladares até se tinha atirado para o lado errado, só que a bola saiu para fora, rasteira e junto ao poste esquerdo da baliza.

Fabregas quase marcou aos 65 minutos, pouco depois de entrar em campo. As Honduras foram salvas pelo corte de Figueroa, que fez o papel de guarda-redes.

Após esta derrota, as Honduras seguem sem qualquer ponto. O Chile conta com duas vitórias, ambas por 1-0. A Suíça tem uma vitória, também pela margem mínima. Esta foi a primeira vitória da Espanha, que ainda vai defrontar o Chile na próxima sexta-feira. A Suíça vai jogar com as Honduras no mesmo dia.

Tópicos
PUB