Portugal e Brasil nos "oitavos"

Portugal está nos oitavos-de-final do Mundial2010, depois de empatar a zero com o Brasil, num encontro do Grupo G muito intenso, mas sem grandes oportunidades de golo. A equipa das quinas está há 19 jogos sem perder e ainda não sofreu golos neste Mundial.

RTP /
Ronaldo e Lúcio numa jogada de perigo para a baliza do Brasil Foto: Reuters

Em Durban, o encontro, que se esperava que tivesse ritmo baixo, porque o Brasil estava apurado e Portugal quase, teve, na primeira parte, a intensidade de um jogo decisivo, com muitas faltas, algumas das quais duras, com os primeiros 45 minutos a terminarem com sete amarelos.

No segundo tempo, as equipas acalmaram e passaram a jogar, sobretudo nos 15 minutos finais, quase a passo, o que valeu alguns assobios das bancadas.

Com este resultado, Portugal somou o 19.º encontro consecutivo sem perder, igualando um anterior recorde, e terminou a oitava partida oficial sem consentir qualquer golo.

Num jogo muito táctico, a primeira oportunidade de golo surgiu apenas aos 29 minutos e no primeiro erro da defesa lusa, Nilmar aproveitou e surgiu solto ao segundo poste a rematar. Valeu a intervenção de Eduardo, que desviou a bola para o poste direito.

Aos 38 minutos, novamente perigo para a baliza de Portugal com Luis Fabiano, no meio dos centrais, a atirar ligeiramente ao lado.

A grande e maior oportunidade de Portugal aconteceu aos 59 minutos quando Ronaldo tem uma arrancada forte em direcção à área do Brasil, valeu o corte de Lúcio, mas a bola sobrou para Meireles que na cara do golo remata para uma enorme defesa de Júlio César.

Já no período de descontos, Eduardo volta a brilhar a grande altura, quando um remate do benfiquista Ramires bateu nas costas de Bruno Alves, obrigando o guarda-redes a excelente defesa.

PUB