Suíça surpreende Espanha 1-0
A Suíça protagonizou hoje a primeira grande surpresa do Mundial de futebol de 2010, ao bater a campeã europeia Espanha por 1-0, em encontro do Grupo H, em Durban.
A Espanha entrou a dominar desde início, mas o primeiro remate surgiu apenas aos 17 minutos, por Silva, e só se aproximou do golo aos 24, quando Piqué conseguiu isolar-se, mas não ultrapassou Diego Benaglio.
Para a segunda parte, a Espanha voltou mais determinada, mas, em contra-ataque, foi a Suíça a marcar, aos 52 minutos, por Gelson Fernandes, que aproveitou uma iniciativa de Eren Derdiyok, que Casillas e Piqué não anularam.
A perder, Vicente Del Bosque fez entrar de uma assentada Fernando Torres e Jesus Navas, sacrificando Busquets e Silva, e a pressão aumentou, com Xabi Alonso quase a marcar aos 70 minutos, num grande remate de fora da área à barra.
Os helvéticos defendiam, acima de tudo, mas, em mais um "venenoso" contra-ataque, estiveram perto de acabar com o jogo, aos 74 minutos. Derdyok passou por Piqué e Puyol e, em jeito, atirou ao poste esquerdo.
Com esta derrota o "onze" de Vicente Del Bosque fica numa situação complicada, embora ainda não dramática.
Em 2009/2010, a Espanha estava mesmo 100 por cento vitoriosa (11 vitórias em 11 jogos), sendo que na fase de qualificação também tinha somado por triunfos os 10 encontros realizados.