Portugal vence Suécia e dá passo importante rumo ao Mundial`2014

Portugal venceu hoje a Suécia por 1-0, em encontro da primeira-mão do play-off de acesso à fase final do Mundial'2014, e deu assim um passo importante rumo à competição no Brasil. O único golo da partida, que a equipa das quinas controlou quase do início ao fim, foi marcado por Cristiano Ronaldo aos 82 minutos.

RTP /
Cristiano Ronaldo e Miguel Veloso festejam o golo da vitória Mário Cruz / LUSA

Naquela que foi uma das melhores, se não a melhor, exibição de Portugal na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo 2014, que se vai realizar no Brasil, a equipa das quinas venceu a congénere sueca por 1-0 e deu um passo muito importante rumo à fase final da prova.

A seleção nacional entrou mais agressiva que o adversário, com as linhas subidas e com mais iniciativa, e aos 5 minutos já tinha disposto de duas oportunidades de golo. No entanto, e apesar de estar a jogar de forma mais defensiva, a Suécia respondeu e quase inaugurava o marcador.

O ritmo de jogo caiu um pouco, mas Portugal conseguiu manter sempre o controlo. A equipa de Ibrahimovic apostava no contra-ataque, à procura do erro da seleção nacional, e aos 20 minutos quase marcava, mas Rui Patrício conseguiu defender para canto.

Apesar da aparente superioridade de Portugal, os pupilos de Paulo Bento estavam com algumas dificuldades na finalização, muito por mérito do setor defensivo sueco.

O segundo tempo foi muito semelhante ao primeiro, mas com Portugal ainda mais agressivo. A Suécia não conseguia sair para o ataque, e seleção nacional pressionava cada vez mais.

O único golo do encontro surgiu aos 82 minutos, com Cristiano Ronaldo a responder da melhor maneira a um cruzamento de Miguel Veloso e a cabecear para o fundo da baliza sueca. Logo a seguir, o capitão da seleção nacional volta a ameaçar, com um cabeceamento à trave, mas o resultado não ia sofrer mais alterações até ao apito final.

Com esta vitória, Portugal deu um passo importante rumo ao Brasil'2014, mas terá agora de segurar a vantagem no encontro da próxima terça-feira na Suécia.
PUB