A seleção portuguesa de futebol defronta hoje os Camarões no primeiro jogo após a qualificação para o Mundial2014 e no último particular antes de o selecionador Paulo Bento anunciar a lista de convocados para a fase final, onde o objetivo é experimentar novas alternativas sem perder a ambição de ganhar o jogo.
Em contrapartida, o selecionador Paulo Bento, que tem uma última oportunidade para dissipar eventuais dúvidas, pode promover três futebolistas a internacionais "AA": o guarda-redes Anthony Lopes e os avançados Ivan Cavaleiro e Rafa, estes dois em estreia absoluta nos estágios da equipa principal.
Sobre a forma de abordar este encontro o treinador nacional na conferência de imprensa de antevisão do encontro não deixou de evidenciar o seu habitual pragmatismo: "É um jogo onde estarão ausentes alguns dos habituais titulares e onde iremos aproveitar para testar algumas alternativas e ver outros jogadores, alguns pela primeira vez, mantendo a ambição de ganhar o jogo".
O avançado Cristiano Ronaldo, melhor futebolista mundial em 2013 e a maior referência da equipa portuguesa, não treinou no primeiro dia de trabalho, tal como o defesa Pepe, por uma questão de gestão do esforço, mas os dois jogadores do Real Madrid já trabalharam sem limitações na terça-feira.
Dos 21 jogadores às ordens de Paulo Bento, apenas 16 poderão ser utilizados esta noite, já que nos jogos particulares a FIFA não permite mais de 5 substituições.
Paulo Bento admitiu a possibilidade de mexer na habitual estrutura tática, deixando em aberto a possibilidade de alinhar com dois avançados no centro do terreno, sem dar indicação de quem poderá acompanhar Ronaldo, o capitão que irá completar a sua 110.ª partida pela equipa lusa e desta forma igualar Fernando Couto como o segundo jogador mais internacional.
O jogo com os Camarões será o último que a seleção portuguesa vai realizar antes de Paulo Bento anunciar, a 19 de maio, em local ainda por determinar, a lista de convocados para a fase final do Campeonato do Mundo, que se vai realizar no Brasil, entre 12 de junho a 13 de julho de 2014.
Os trabalhos iniciam-se dia 21 de maio, com 3 dias de testes no Estoril. A concentração final inicia-se a 26 de maio em Óbidos.
Portugal integra o grupo G do Mundial2014, em conjunto com a Alemanha, frente à qual se vai estrear, a 16 de junho, em Salvador; os Estados Unidos, que defrontará a 22, em Manaus; e o Gana, último adversário na primeira fase de prova, a 26, em Brasília.