Mundial 2018. Segue-se a seleção de Marrocos. O que esperar?

por Inês Geraldo - RTP
Marrocos é o próximo adversário de Portugal Reuters

Uma seleção jovem e com muito potencial. É assim o segundo adversário de Portugal na fase de grupos. Marrocos vai defrontar a seleção portuguesa na segunda jornada da fase de grupos do Mundial. Treinados pelo francês Hervé Renard, os Leões do Atlas trazem uma equipa que, apesar de não ser favorita a passar no grupo, pode surpreender os favoritos Portugal e Espanha. Liderados pelo experiente Benatia, Marrocos apresenta um leque de jogadores com experiência de futebol europeu que vai causar dificuldades a Portugal.

Passaram vinte anos desde a última participação de Marrocos num Mundial. Foi em 1998, em França, e a equipa africana ficou-se pela fase de grupos. Em 2018, os Leões do Atlas estão de regresso e ficaram num grupo difícil.

Juntamente com Portugal e Espanha, Marrocos sonha ainda ser um obstáculo aos dois candidatos a passar a fase de grupos. No entanto, a primeira jornada não correu como esperado. Apesar de ter dominado boa parte do jogo frente ao Irão, um autogolo de Bouhaddouz ditou a derrota marroquina na primeira jornada.

Segue-se Portugal e Marrocos não é alheio a vencer à seleção portuguesa em Mundiais. Em 1986, no México, a seleção africana derrotou Portugal por 3-1 na fase de grupos. Qualificou-se para os oitavos de final e deixou a equipa das quinas pelo caminho. Experiência não falta a esta seleção treinada por Hervé Renard e por isso Fernando Santos tem de manter os seus jogadores concentrados.

Numa equipa que conta com o português Manuel da Costa, Marrocos tem um plantel com grande experiência europeia. A maior do seu onze inicial joga no velha continente e em equipas com grande representação em provas europeias.

O francês Hervé Renard é o timoneiro desta equipa e não é alheio ao sucesso no futebol africano. Depois de levar a bom porto tanto a Costa do Marfim como a Zâmbia na CAN, tornando-se campeão do continente africano, Renard qualificou esta seleção de Marrocos com um registo imaculado.

Sem derrotas, com três vitórias e três empates e sem qualquer golo sofrido. Depois do empate frente à Espanha, Portugal não pode baixar a guarda. A seleção portuguesa é claramente favorita mas terá de o provar dentro das quatro linhas.


Figura principal
Sem dúvida alguma que Mehdi Benatia é a grande figura de Marrocos. Capitão incontestável, Benatia leva 58 jogos pela seleção africana, com dois golos marcados. Tem grande experiência europeia, com passagens pela Udinese, AS Roma e Bayern Munique antes de se juntar à Juventus.

Foto: Reuters

No entanto, a Portugal não pode descurar o talento jovem da seleção de Marrocos. Para além de Benatia na defesa, Hervé Renard conta com os préstimos de Achraf Hakimi, do Real Madrid, Roman Saiss, do Wolverhampton Wanderers e ainda Amrabat, que joga pelo Leganés.

Do meio campo para a frente há muito talento como Karim El Ahmadi (Feyenoord), Harit (Schalke 04), Hakim Zyech (Ajax), Belhanda (Galatasaray), Mendyl (LOSC Lille), Sofyan Amrabat (Feyenoord) e El Kaabi (Berkane).
Tópicos
pub