Reportagem

Merkel vence sem maioria absoluta, extrema-direita é a terceira força mais votada

por RTP

De acordo com as primeiras projeções, a CDU da chanceler Angela Merkel alcança uma vitória que deixa antever dificuldades na formação de Governo. O partido de Martin Schulz obteve um resultado abaixo do esperado, enquanto o AfD, partido de extrema-direita consegue uma percentagem histórica de 13%.

Mais atualizações

20h11 - Quais são os cenários governativos possíveis?

A chanceler continuará chanceler, sem maioria absoluta como se esperava, mas ficou mais longe da maioria absoluta do que se esperava. Merkel terá vários desafios, a começar pela formação do Governo, uma vez que o SPD já colocou um ponto final na coligação.

Se Martin Schulz não mudar de posição, a Alemanha poderá passar a ser governada por uma coligação "Jamaica", ou seja, uma união com os Liberais e com os Verdes. Um Governo ainda assim frágil, dadas as diferenças profundas entre os dois partidos que sustentariam a maioria de Merkel.

A análise dos resultados provisórios no site da RTP.



Outro desafio será a entrada em cena da AfD. Um partido de extrema-direita, xenófobo e racista, o primeiro a dar entrada no Bundestag desde o final da Segunda Guerra Mundial.



19h38 - Merkel e Schulz continuam a reagir

Num programa na televisão alemã, o líder do SPD Martin Schulz afirmou que Merkel foi "a maior perdedora" destas eleições e que está certo que uma coligação Jamaica (que reúna a CDU, Liberais e Verdes no Governo) vai "emergir no final das negociações".

Por sua vez, Merkel não recua na questão dos refugiados e reafirma que a decisão de abrir as fronteiras aos refugiados em 2015 "foi a corrreta". Este foi um dos fatores mais capitalizados pela extrema-direita que alcançou hoje um resultado histórico e deu entrada no Parlamento alemão.

19h16 - "Várias centenas" de manifestantes diante da sede de campanha da AfD

A edição online da Der Spiegel fala em "várias centenas de manifestantes" contra a "propaganda nazi". Segundo a mesma publicação, a polícia encontra-se em força no local.

19h01 - Alemanha enfrenta "o seu maior desafio" desde a criação da RFA

A afirmação é do Conselho Central de Judeus na Alemanha, que vê com grande preocupação o resultado eleitoral do partido Alternativa para a Alemanha.

"Um partido que tolera ideias de extrema-direita e maltrata as minorias está agora representado não apenas em praticamente todos os parlamentos regionais, mas agora também no Bundestag", acrescentou esta organização, que considerou que este é "o maior desafio democrático desde 1949".

Também o Congresso Judaico a nível mundial já reagiu a esta eleição: "É odioso que o AfD, um movimento reacionário e vergonhoso, que recorda o pior do passado da Alemanha, possa agora promover o seu programa infame no Parlamento alemão".

18h49 - Líder do partido FDP (liberais) aberto a negociações

Christian Lindner disse estar disponível a negociar com Merkel um Governo de coligação, mas salientou que são necessárias "mudanças" para que isso aconteça.

18h39 - Líder da AfD anuncia investigação a Merkel

Alice Weidel anunciou este domingo que irá cumprir uma das promessas do partido de extrema-direita para investigar a atuação da chanceler alemã, sobretudo em relação à entrada massiva de refugiados.

18h32 - Manifestação contra a extrema-direita em Berlim

Um grupo de manifestantes reuniu-se em frente ao Bundestag e seguiu em direção à sede da AfD para protestar contra o partido de extrema-direita que alcançou hoje um resultado histórico.

18h14 - Marine Le Pen felicita AfD

"Parabéns aos nossos aliados da #AfD por este resultado histórico! Este é um novo símbolo do despertar dos povos europeus", escreveu a líder da Frente Nacional.

17h54 - A primeira reação de Angela Merkel

"Somos o partido mais forte. Temos um mandato para formar governo mas não pode ser qualquer governo", disse a chanceler.

Merkel disse ainda que iria "recuperar" o eleitorado da extrema-direita e que a entrada da AfD é o "novo desafio" do partido.

A líder da CDU admite que esperava destas eleições "um resultado melhor".

"Vamos fazer uma análise muito cuidadosa a este resultado. Queremos recuperar os eleitores que votaram na AfD, queremos descobrir as suas preocupações. Queremos recuperar esse eleitoral com boas políticas", frisou.

17h41 - Sociais-democratas sinalizam fim da coligação com Merkel

Em reação aos resultados, Martin Schulz anunciou que será "líder da oposição", renunciando a uma coligação com o partido de Angela Merkel. O líder do SPD explicou que pretende evitar que o partido de extrema-direita se torne na principal força de oposição.

"Não podemos ter um partido de extrema-direita a liderar a oposição na Alemanha, por isso iremos para a oposição. O nosso papel é muito claro: nós somos o partido de oposição", reiterou.

17h34 - Martin Schulz: “Dia triste e amargo”

O líder do SPD, segundo partido mais votado, já reagiu ao fracasso sem precedentes dos sociais-democratas alemães.

"Claramente, não conseguimos manter nem expandir a nossa base tradicional de apoiantes", lamentou.

"Hoje é um dia triste e amargo para os sociais-democratas da Alemanha, perdermos a eleição", reconheceu.

17h24 - AfD promete "mudar o país"

A primeira reação a estas projeções chega da sede de campanha do partido de extrema-direita que alcançou hoje um resultado histórico.

"Queremos mudar o país. Vamos fazer marcação a Angela Merkel. Vamos recuperar o nosso país", declarou Alexander Gauland, um dos cabeças de lista do partido.

17h20 - Projeções anunciadas pela televisão pública alemã

CDU – 33.5%
SPD – 20.0%
AfD – 13.5%
FDP - 10,5%
Verdes - 9,5%
Die Linke – 9%

17h10 - Merkel vence sem maioria absoluta

Segundo as primeiras projeções após o fecho das urnas, o CDU alcança a vitória com 32,5 por cento. O SPD de Martin Schulz consegue 20 por cento, um dos piores resultados do partido em eleições nacionais.

O partido de extrema-direita AfD é a terceira força mais votada, com 13 por cento.

17h00 - Fecho das urnas

O encerramento das urnas acontece às 18h00 locais (menos uma hora em Lisboa).

16h01
- O enviado especial da Antena 1 a Berlim conta como tem sido a votação dos alemães ao longo do dia.

Mário Rui Cardoso, jornalista da Antena 1, refere que a maior afluência dos alemães às urnas pode dever-se ao apelo feito por Angela Merkel e Martin Schulz, que apelaram ao eleitorado para que a ascensão da extrema-direita fosse travada através do voto.

O enviado especial conta ainda que a capital alemã acolheu este domingo uma maratona em autêntico clima de festa, com a participação de vários atletas internacionais.

15h00
- Até às 12h00 (menos uma hora em Lisboa), regista-se uma participação no voto ligeiramente inferior aos números que constam das eleições de 2013.

Segundo os dados oficiais do Bundeswahlleiter, órgão responsável pela supervisão das eleições ao nível federal, 41,1 por cento dos eleitores já exerceu direito de voto.

Um número que fica abaixo dos 41,4 por cento registados em 2013, à mesma hora, mas que oculta discrepâncias regionais significativas.

Por exemplo, em Renânia do Norte-Vestefália, o estado alemão com mais população, registou uma subida de três por cento em relação às últimas eleições.