Reportagem

Centro Comercial de Munique abalado por tiroteio

por RTP

Polícia de Munique procura três autores de um tiroteio no maior centro comercial de Munique, o Olympia Einkaufszentrum ou OFZ, perto do Estádio Olímpico. Ao final da noite estavam confirmados nove mortos e vários feridos. A circulação de transportes públicos está suspensa e a polícia pede aos habitantes que não saiam à rua, ao mesmo tempo que reconhece não saber onde estão os suspeitos. Entretanto, o governo austríaco decidiu reforçar a segurança nos Estados fronteiriços à Alemanha.

Mais atualizações

23:30 - Mochila suspeita

A polícia alemã está a analisar uma mochila suspeita.

23:27 - Áustria reforça segurança

O governo austríaco decidiu reforçar a segurança nos Estados fronteiriços à Alemanha.

22:25 - Tese terrorista investigada

Chefe de gabinete de Angela Merkel, Peter Altmaier, recusa confirmar tese terrorista.

Em entrevista à televisão nacional, Altmaier afirmou que "não podemos afastar que (o tiroteio) esteja ligado ao terrorismo mas não podemos confirmá-lo, também, mas estamos a investigar nesta direção".

22:21 - Condenações do ataque

A Casa Branca condenou o ataque em Munique. "Ainda não conhecemos todos os factos, mas sabemos que este acto odioso matou e feriu diversos indivíduos no coração de uma das cidades mais vibrantes da Europa", reagiu em comunicado o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Grã-Bretanha, Boris Johnson, afirmou em comunicado estar "chocado pelo terrível ataque ocorrido este serão em Munique e pela perda de vidas. Os meus pensamentos estão com os feridos e as famílias dos mortos. Estamos prontos a ajudar os nossos amigos na Alemanha. O nosso conselho para os cidadãos britânicos na área esta noite é que fiquem dentro de portas e sigam as ordens das autoridades locais."

22:10 - Festival da cerveja

Durante o tiroteio, mais de 10.000 pessoas estavam reunidas num Festival da Cerveja no Odeonsplatz. Os participantes foram convidados a esperar o fim da operação policial nos edifícios do Ministério do Interior e do Ministério da Agricultura.

O chefe de gabinete de Angela Merkel afirmou que estão a ser consideradas todas as "hipóteses" quanto ao tiroteio, que não se sabe se foi obra de uma única pessoa ou de várias, que vários ataques foram evitados e que estão a ser dados às forças de segurança todos os meios. 

22h10 - Gabinete federal reúne

O executivo federal alemão vai reunir-se sábado para analisar tiroteio em Munique, incluindo a chanceler alemã Angela Merkel, Peter Altmaier (ministro da Chancelaria), Ursula von der Leyen (ministra da Defesa), Sigmar Gabriel (vice-chanceler), Frank-Walter Steinmeier, Heiko Maas (min. Justiça), Wolfgang Schäuble (Finanças), Gerd Müller (Desenvolvimento, Thomas de Maizière (Interior).

21h57 - "Sou alemão"

"Sou alemão!", gritou um alegado atirador, de acordo com vídeos do tiroteio filmados esta tarde.

Uma mulher que se afirma muçulmana afirmou à CNN que um dos atiradores gritou as palavras 'Ala u Akbar' antes de começar a disparar.

Há igualmente relatos de testemunhas também na CNN de que um rapaz de oito anos viu um homem a carregar a arma na casa de banho do McDonald's, onde se deu o tiroteio, e que um homem saiu dos lavabos a disparar sobretudo sobre as crianças.

As autoridades de Munique hesitam entre atribuir a autoria do tiroteio ao terrorismo islâmico ou a paramilitares nacionalistas alemães e tanto admitem ter-se tratado de um acto "tresloucado" como de um "ato terrorista".

21h55 - Governo reúne de novo sábado

Primeiro-ministro bávaro convocou uma reunião extraordinária do governo bávaro para sábado de manhã. Horst Seehofer esteve reunido em gabinete de crise durante a tarde.



21h48 - Outro ataque?

O jornal Süddeutsche Zeitung refere um novo tiroteio perto de um "restaurante de hamburgueres".

A polícia alemã lança agora os seus tweets também em francês e em turco.

Mesquitas de Munique abertas para receber quem necessite de auxílio, assim como o Parlamento bávaro do land da Baviera. Governo afirma que quem não possa ir para casa pode refugiar-se ali.

21h45 - Presidente "horrorizado"

O Presidente alemão, Joachim Gauck, mostrou-se "horrorizado" com o "ataque mortífero" em Munique, num comunicado em que se mostra solidário com as vítimas e seus familiares.

21h40 - Corpo isolado

Jornal de Munique, TZ, afirma que um dos suspeitos do tiroteio foi morto e que a polícia isolou a zona em torno do corpo, enquanto verifica se o cadáver está armadilhado.

Outro jornal bávaro, o Süddeutsche Zeitung, diz que a polícia confirma que encontrou um corpo e que isolou a área em torno mas que não sabe se se trata de um dos atacantes ou de uma vítima.

Não se sabe se as duas publicações se referem ao mesmo corpo. A confirmar-se, será o nono morto contabilizado no tiroteio.

A polícia confirma na sua conta Twitter que está a investigar o corpo encontrado e não sabe se é vítima ou não.

21h35 - Vários quarteirões bloqueados

Quarteirões à volta do centro comercial OEZ permanecem bloqueados pela polícia, circulação automóvel e pedonal está proibida na zona.

Festival de Música que decorria no Olympia Park suspenso, mas Mark Forster, que estava em palco, completou o concerto.

21h32 - Oito mortos

A polícia atualizou o número de mortos no tiroteio para oito.

"Notícia triste: o número de vítimas aumentou para oito", referiu a polícia de Munique na sua conta Twitter.

O ministro federal alemão da Administração Interna Thomas de Meiziére desistiu de uma visita aos Estados Unidos e está de regresso à Alemanha.

20h57 - Sete mortos

Polícia confirma sete mortos no tiroteio em Munique. Entre os mortos estará uma rapariga de 15 anos que morreu nos cuidados intensivos.

A polícia divulgou também um número de telefone para prestar auxílio e dar informações. +49 -89.29101910.

Para informações sobre familiares a polícia tweetou outro contacto.
20h52 - Ataque terrorista islâmico ou de extrema direita?

Porta-voz da polícia diz que não pode confirmar que pelo menos um dos suspeito tenha gritado palavras de ordem xenófobas, informação que tem vindo a circular na rede Twitter.

Também disse não poder confirmar o suicídio de um dos suspeitos.

20h46 - Crianças eram alvo

Uma testemunha entrevistada pela CNN referiu que o atirador procurou atingir crianças.

20h37 - O que se sabe

A RTP ajuda-o a perceber o que se passou nas últimas horas em Munique.

Haverá também vários mortos - a polícia confirmou seis, há minutos, mas outras fontes admitem 15 - mas não há certezas, para já.

Está em curso uma enorme operação policial para capturar os suspeitos do tiroteio e toda a cidade está bloqueada, desde comboios, a transportes públicos e estradas e auto-estradas. Apenas o aeroporto funciona ainda com alguma normalidade.

20h32 - Seis mortos

Polícia alemã adimite oficialmente existência de seis mortos no tiroteio desta tarde em Munique, além de feridos graves. Mas não avançam com números.

"Estamos a dizer aos habitantes de Munique que há atiradores em fuga que são perigosos", afirmou um porta-voz aos jornalistas, acrescentando que são procurados três suspeitos.

"Pedimos às pessoas para se manterem dentro de casa", acrescentou.

20h22 - Suspeito suicidou-se?

A revista Focus online afirma que um dos suspeitos se suicidou com um tiro na cabeça quando tentaram detê-lo próximo do centro comercial.

Tweet atribuído ao Estado Islâmico festeja incidente em Munique, dizendo "não há segurança para vocês, vocês abriram as portas do inferno".

O aeroporto de Munique continua a funcionar normalmente, com alguns atrasos, ligados principalmente à paragem do tráfego ferroviário na proximidade.

20h20 Obama solidário

Presidente dos EUA, Barack Obama, afirma que está completamente solidário com a Alemanha, oferecendo ajuda, apesar de ainda não haver detalhes sobre o sucedido esta tarde em Munique.

20h10 - Facebook

A rede social Facebook ativou o "Safety Check" para os habitantes de Munique sossegarem os seus familiares e amigos.

A comunidade sikh de Munique oferece acolhimento e local de oração a quem precise.

20h06 - Polícia fala em "terrorismo"


Polícia de Munique afirma estar a tratar tiroteio como "terrorismo suspeito" embora admita que se trate também de um "ato tresloucado".

Hoje passam cinco anos desde o ataque de Anders Breivik na Noruega.

20h00 - Buscas no Metro

Polícia procura por suspeitos nas estações de metro de Munique.

Empregados do centro comercial estão há horas fechados nas lojas, depois de a polícia ter encerrado centro comercial onde se deu o tiroteio.

"Foram disparados muitos tiros, não posso dizer quantos mas foram muitos", afirmou via telefone à Agência Reuters um empregado, sob anonimato.

"Todas as pessoas que estavam no exterior vieram para dentro da loja e só vi uma pessoa no chão, ferida com tanta gravidade que de certeza não sobreviveu", acrescentou.

"Não temos mais informações, estamos apenas nos fundos na zona da armazenagem. Nenhum polícia veio ter connosco ainda", afirmou.

19h53 - Evitar a auto-estrada

Polícia apela a condutores para evitarem usar as auto-estradas em torno de Munique, para as deixar livres para circulação de carros de serviço e ambulâncias.

O hospital de Schwabing prepara-se para acolher vítimas. O hospital da Universidade Técnica de Munique, na margem direita do Isar, está sob alarme de catástrofe e chamou os médicos que estão de folga.

Um hotel no centro da cidade está cheio de pessoas que entraram de rompante vindas da rua e ninguém está autorizado a sair.

19h50 - #opendoor

Habitantes de Munique tweetam a hastag #opendoor para as pessoas que precisem de abrigo.

19h47 - Fuga pelos Carris


Atirador de Munique terá fugido através dos carris de comboio diz a imprensa alemã.

19h40 - Estado de emergência

Estado de emergência declarado em Munique enquanto polícia fortemente armada é vista a correr para o local do tiroteio.

19h30 - Alertas à população

Policia ativou sistema de aviso e de informação para catástrofes e situações de perigos, Katwarn, para alertar as pessoas através dos seus smartphones sobre como proceder para se manter em segurança ou regressar a casa.

O sistema complementa as informações dadas pelas autoridades.

19h25 - Terror em Munique

Uma mulher diz que ouviu falar de mais tiroteios perto do sítio onde mora e que só se ouvem helicópteros e sirenes da polícia em todo o lado. Acrescenta que vai ficar fechada em casa.

A estação principal de comboios de Munique foi evacuada e nenhum comboio entra ou sai da cidade.

Todos os comboios da periferia foram parados nas estações onde se encontravam.

19h21 - Reunião de crise

O governo bávaro está em reunido em gabinete de crise, incluindo o primeiro-ministro Horst Seehofer e o ministro da Administração Interna, Joachim Herrmann

19h20 - Operação policial


Operação de grande aparato policial decorre no centro da cidade de Munique, confirma a polícia.

As autoridades afirmam que testemunhas viram três pessoas diferentes e armadas.

19h16 - Vídeo do tiroteio

A BBC publicou um vídeo do que parece ser o momento do tiroteio no OEZ

19h13 - Três suspeitos

Fonte da polícia admite a existência de três atiradores do incidente em Munique.

As estações de metro vizinhas de Karlsplatz e de Marienplatz terão ambas registado tiroteios, mas polícia não confirma.

19h08 - Seis mortos

Fonte policial confirma à AFP a existência de pelo menos seis mortos, sem dar mais pormenores porque "a intervenção está a decorrer".

19h05 - Avisos britânicos

O Ministério britânico dos Negócios Estrangeiros avisa os cidadãos britânicos em Munique para obedecerem às autoridades e evitarem locais públicos.

19h04 - Português em Munique

A RTP entrevistou um português,  refugiado num escritório em Munique.

19h00 - Polícia dá voz a rumores

Polícia de Munique avisa no Twitter para rumores de outro tiroteio na baixa da cidade e pede às pessoas para se manterem resguardadas.

18h57 - Três mortos

Ministro do Interior da Baviera reconhece pelo menos três mortos no centro comercial.

18h50 - Sem pistas

Porta-voz da polícia afirma ao Spiegel que as autoridades não fazem ideia onde estão os suspeitos.

A informação foi também publicada no Twitter

18h49 - Nada de fotos

A polícia pede para não serem publicadas nas redes sociais fotografias dos agentes em ação, para não passar informações aos suspeitos sobre as movimentações das forças da ordem.

18h45 - Mais tiroteios

Relatos de mais tiroteios em Munique em Karlsburg e na estação de metro de Marienplatz. Polícia ainda não confirmou.

18h40 - Autores barricados?

Rádio bávara Bayerische Rundfunk afirma que há autores do tiroteio dentro do  centro comercial.

18h36 - Evitar locais públicos

A polícia apela na rede Twitter aos habitantes de Munique que evitem locais públicos pois a situação "ainda não é clara".

Ainda antes deste incidente o ministro Interior da Alemanha afirmou hoje ao jornal Bild que não há razões para pânico mas "a Alemanha continua a ser um alvo".

18h30 - Tresloucado

A porta-voz da polícia afirma à comunicação social de que este se pode ter tratado de um 'ato tresloucado", mas admite ao mesmo tempo e de forma contraditória que haverá vários suspeitos e que estarão em fuga.

18h29 - Ferido grave

Um empregado do centro comercial afirmou à Reuters que ainda há pessoas escondidas lá dentro, uma delas com ferimentos "muito graves e dificilmente sobreviverá".

18h27 - Mc'Donalds

O tiroteio ocorreu às 17h52 num restaurante da McDonalds do OEZ, segundo a rádio da Baviera.

18h26 - Outro atirador

A polícia de Munique acredita que há mais do que um atirador e pede aos habitantes da zona para se manterem em casa. Ainda ninguém foi detido e os suspeitos estarão em fuga.

18h21 - Transportes parados

A polícia especial alemã está no local do tiroteio. Está suspensa a circulação de comboios, autocarros e elétricos em toda a cidade.

O dispositivo policial foi reforçado igualmente na baixa de Munique.

18h17 - Buscas pelo suspeito

Uma foto publicada no Twitter mostra a olícia no telhado de um parque de estacionamento próximo do centro comercial Olympia, presumivelmente em busca do autor dos disparos.


18h14 - Maior CC de Munique

O centro comercial onde se deu o tiroteio, o OEZ, tem 135 lojas e é o maior da cidade e um dos maiores da Baviera. Foi construído durante as Olimpíadas de 1972 e fica a duas estações de metro do estádio olímpico.

A polícia evacuou o local e isolou a área. Há rumores de que alguns empregados estarão escondidos dentro do centro comercial.


18h09 - Mortos


Pelo menos 15 mortos avança a comunicação social alemã, além de 10 feridos. O suspeito está em fuga.

18h04 - Alerta

Uma porta voz da polícia afirma que "isto é provavelmente uma coisa maior do que parece".

A Agência France Presse fala em pelo menos 10 feridos.

18h00 - Polícia isola área

Faltava pouco para as seis da tarde quando soou o alarme. Vários tiros foram disparados num centro comercial em Munique. A polícia confirmou vários feridos e mortos e isolou a área de Olympia Einkaufszentrum, OFZ, com um grande dispositivo policial incluindo helicopteros, bombeiros e uma unidade especial da polícia estão na área.

Uma testemunha ocular afirma ter visto um suspeito a disparar dentro de uma café, a fugir para o Metro, onde continuou a disparar.

Algumas testemunhas oculares publicaram na rede social Twitter vídeos de pessoas a fugir e afirmaram que o tiroteio se deu num café perto do metro.

À NBC, a polícia afirmou que o incidente estava "terminado" pouco mais de 15 minutos depois do incidente ser divulgado.

Dia 18 um jovem adolescente afegão de 16 anos, refugiado na Alemanha, feriu quatro pessoas num comboio susurbano da Baviera, com um machado e uma faca.