Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Foto: Miguel Figueiredo Lopes - Presidência da República

Portugal está em estado de emergência e tem confirmados, até ao momento, 1020 casos de infeção e seis mortes. O surto já atingiu, a nível global, mais de 250 mil pessoas, das quais cerca de 88 mil recuperaram. Outras dez mil morreram. Acompanhamos aqui, ao minuto, todos os desenvolvimentos sobre a propagação da pandemia do novo coronavírus em território português e internacional.

Mais atualizações

23h03 - Membro do gabinete de Mike Pence testa positivo

Um membro do gabinete de vice-presidente norte-americano, Mike Pence, testou positivo para o novo coronavírus. No entanto, Pence e Donald Trump não tiveram contacto próximo com o doente. A informação foi avançada por Katie Miller, num comunicado emitido esta sexta-feira

O gabinete foi avisado do resultado do teste esta sexta-feira e o comunicado não identificou o membro infetado.

22h48 - Cuba fecha fronteiras a não residentes

Cuba anunciou esta sexta-feira o encerramento das fronteiras para cidadãos que não residentes no país devido à pandemia do novo coronavírus com o intuito de preservar a atividade turística na ilha.

“Vamos regular as entradas nas fronteiras do país, autorizando apenas a entrada de residentes cubanos”, anuncio feito por Miguel Diaz-Canel na televisão. Em Cuba existem 21 casos confirmados e uma vítima mortal, um turista italiano.

22h26 - Brasil reduz previsão de crescimento para 2020 em quase dois pontos

O Governo brasileiro reduziu esta sexta-feira a sua previsão de crescimento para este ano dos 2,10 por cento calculados na semana passada para 0,22 por cento, numa revisão motivada pelo efeito da pandemia do novo coronavírus na economia do país.

22h18 - Medidas no decreto aprovado pelo Presidente da República

Em estado de emergência, Portugal terá de ser submetido a medidas extraordinárias para ultrapassar a pandemia do novo coronavírus que já afetou mais de 1000 portugueses e causou seis vítimais mortais.

Durante este período não poderão existir celebrações do foro religioso, que agreguem muitas pessoas e os funerais vão estar condicionados.

As autoridades de saúde do país e a Proteção Civil podem decretar requisição civil de bens e o Governo decreta que terá de haver atendimento priritário no comércio.

Serão permitidas saídas para ajudar vítimas de violência domésticas e crianças em risco.

O Governo poderá requisitar fábricas, oficias, indústrias, centros de saúde e outras instalações para a necessidade de garantir a saúde pública.

Os veterinários e cuidadores de animais poderão circular durante o estado de emergência e a contagem do prazo dos contratos a termo dos militares ficará suspensa durante este período.

A lotação dos transportes públicos vai ser reduzida a um terço do número máximo de lugares disponíveis e terá de ser assegurada a limpeza diária.

21h45 - António Costa apresenta medidas de apoio às empresas e famílias

Em declaração ao país, o primeiro-ministro anunciou as medidas para proteger a economia e as famílias para os próximos três meses. Alertando que se trata de um período de emergência sanitária, António Costa avisou que é também tempo de urgência económica.

O primeiro-ministro garantiu que deverão ser preservados os empregos e que as empresas encerrem, tal como os rendimentos das famílias que não devem ser cortados. António Costa assegurou que deverá existir liquidez nas empresas e para isso foram aprovadas linhas de crédito para as empresas que têm de manter postos de trabalho.

O Pagamento do IVA, IRS e IRC serão adiados para o segundo semestre e haverá linhas de apoio ao comércio e ao setor social que tem apoiado as famílias e os mais vulneráveis. António Costa anunciou também que haverá a suspensão da caducidade dos contratos de arrendamento.

Foi também decretada a prorrogação automática do subsídio de desemprego, do RSI e do apoio a idosos.

"Passada esta primeira onde da pandemia, tem de haver futuro. Há que preparar o relançamento da economia e os postos de trabalho não podem desaparecer. As medidas focam-se no período dos próximos três meses".

21h33 - Luvas e máscaras devem ser colocadas em contentores

As luvas e máscaras devem ser colocadas em contentores para resíduos indiferenciados, alertou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, no âmbito das medidas de contenção da pandemia da covid-19.

21h29 - ARS Norte determina quarentena para cidadãos que regressem do estrangeiro

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte determinou isolamento profilático para todos os cidadãos que regressem do estrangeiro, independentemente da nacionalidade e país de origem, para a contenção do risco de contágio da Covid-19.

A ARS do Norte vai também lançar uma linha telefónica para rastrear utentes que apresentem sintomas compatíveis com a Covid-19.

21h23 - Comité Olímpico mantém a data dos Jogos de Tóquio para 24 de julho

Os treinos e as competições estão no entanto parados e quase metade das vagas olímpicas está por atribuir.


21h12 - Empresas alteram produção para fabricar desinfetantes

Várias empresas portuguesas estão a trabalhar intensivamente na luta contra o novo coronavírus. Desde laboratórios farmacêuticos a cervejeiras, são muitas as empresas que alteraram a produção para fabricarem agora agora desinfetantes para hospitais, bombeiros e câmaras municipais.


21h10 - Supermercados registam grande aumento das compras online

A procura online está a provocar longas esperas nos sites para se fazer compras e muito mais para as entregas, em casa. Em alguns casos, as compras feitas hoje online só chegam no próximo mês.


21h03 - Dispositivo policial coloca 20 mil agentes nas ruas

Durante o estado de emergência a PSP vai utilizar drones e altifalantes para fazer cumprir as regras impostas pelo governo. Todo o dispositivo policial foi já activado, 20 mil agentes vão estar nas ruas.

20h54 - O impacto do novo coronavírus no comércio

Entre as medidas anunciadas pelo Governo de combate ao vírus está o encerramento de todos os restaurantes. O Executivo pede que funcionem apenas em regime de "take-away" ou com entregas ao domicílio. As associações do setor apoiam a decisão mas dizem que a crise no sector vai ser profunda.


20h52 - Lisboa deixou de ter filas e horas de ponta

Os transportes públicos continuam a funcionar um pouco por todo o país mas os passageiros quase não existem. Em Lisboa, não há filas de espera nem horas de ponta. A capital está cada vez mais deserta. 


20h50 - Por causa do Covid-19 regista-se uma redução drástica dos níveis de poluição

Itália e China, onde foram impostas duras medidas de quarentena, são dois dos países onde a melhoria no ambiente é mais notória.


20h49 - California e Nova Iorque com quarentenas obrigatórias

Uma medida que abrange cerca de 60 milhões de norte-americanos. Estima-se que em duas semanas cerca de 26 milhões de norte-americanos possam estar infetados. Reportagem do correspondente nos Estados Unidos, João Ricardo de Vasconcelos.


20h48 - Números de infetados em Espanha continuam a crescer

Em Espanha os números desta pandemia continuam a subir. Morreram mais 235 pessoas em 24 horas, uma subida de 30 por cento. Há agora 1002 vitimas mortais como conta a correspondente da RTP. 


20h46 - Itália ultrapassa os 4 000 mortos

Em Itália pico da pandemia parece estar ainda longe de ser atingido. Nas últimas 24 horas morreram mais 627 pessoas. Este é o maior número de óbitos num só dia, o total de mortos ultrapassa os 4000, são agora 4032.

As novas infeções confirmadas chegam hoje aos 4670.

Temos um total de 37.860 infetados pelo Covid-19 só em Itália. Recuperados são já 5129.

A Itália é o primeiro pais do mundo com maior número de óbitos e o segundo com mais casos de infeção.

20h44 - Ovar aperta cerco sanitário e ordena paragem fabril

Está mais apertado o cerco sanitário em Ovar. As fábricas têm ordem para encerrar de imediato. Está já a ser construído também um hospital de campanha e começou a funcionar um posto de triagem de casos.

20h39 - Algarve investe 1,5 milhões de euros em equipamentos clínicos

Os municípios do Algarve estão a comprar quase um milhão e meio de euros em equipamentos clínicos incluindo ventiladores ventiladores.

O material vai ser entregue em breve aos hospitais algarvios que se preparam para os piores dias da COVID-19.

O Algarve tem 29 casos de infeção pelo novo coronavírus.

20h36 - Hospital de Santa Maria aumenta áreas de tratamento do surto

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, está a aumentar as áreas de tratamento dos doentes com Covid-19. Por agora há 71 camas nas enfermarias e cuidados intensivos. 


20h34 - Presidente da República assinou o Decreto no quadro do estado de emergência

O Presidente da República assinou esta sexta-feira o Decreto do Governo que estabelece os termos das medidas excecionais a implementar durante a vigência do estado de emergência, em resposta à pandemia da doença COVID-19.

20h33 - Aumento o número de vítimas mortais em Portugal por causa da Covid-19

No país há agora 1020 infetados, mais 235 casos. Um aumento de quase 30 por cento quando comparamos com os dados de ontem. 126 doentes estão internados, 26 nos Cuidados Intensivos. Há ainda 850 pessoas à espera dos resultados da análise ao novo coronavírus.


19h53 - A evolução da COVID-19 no mundo

Uma infografia onde pode ver a evolução da Covid-19 no mundo.

19h51 - A evolução da COVID-19 em Portugal

Uma infografia onde pode ver a evolução da doença em Portugal.

19h34 - Veleiro francês impedido de atracar em Viana do Castelo

Um veleiro de bandeira francesa, com um tripulante a bordo, não foi autorizado a atracar e desembarcar em Viana do Castelo, devido à situação epidemiológica provocada pelo novo coronavírus, informou a Autoridade Marítima Nacional.

19h33 - Banco Mundial aumenta financiamento para combater surto

O Banco Mundial aumentou para 14 mil milhões de dólares o fundo disponível para ajudar de forma rápida os sistemas de saúde dos países e as empresas a lidarem com a pandemia de covid-19.

19h28 - Restrições mais duras em Itália

Itália fechou todos os parques no país e avisou os cidadãos que só podem fazer exercício perto de casa.

19h27 - Presidente Rouhani pede levantamento das sanções

O presidente Rouhani, do Irão, pediu aos Estados Unidos que levantem as sançõe económicas ao país para poder lutar contra o surto do novo coronavírus, numa mensagem anunciada na televisão do estado.

O Irão, neste momento, tem quase 20 mil casos confirmados e perto de 1500 mortes.

19h21 - Sistema de saúde do Brasil pode entrar em fase de colapso no fim de abril

O ministro da Saúde do Brasil anunciou esta sexta-feira que sistema nacional de saúde do país poderá entrar numa fase de colapso no fim do mês de abril.

Luis Henrique Mendetta revelou que os casos vão deixar de subir no mês de julho e começar a cair abruptamente no mês de setembro. São Paulo está a tornar-se num foco do surto e os casos confirmados deverão começar a crescer exponencialmente na próxima semana.

18h59 - Número de casos positivos na Madeira sobe

As autoridades de saúde da Madeira atualizaram hoje o número de casos positivos de covid-19 no arquipélago para sete, mais um do que na quinta-feira, indicando que "todos estão estáveis".

18h48 - TAP vai operar 25 voos diários a partir de 2.ª feira sobretudo para repatriamento

A TAP vai passar a operar 25 voos diários a partir de segunda-feira, dia 23, sobretudo para "dar resposta à missão de transportar os portugueses" de volta ao país.

18h43 - Primeiro-ministro reunido com o Presidente da República no Palácio de Belém

18h40 - França regista mais de 400 vítimas mortais

Em França já existem 450 vítimas mortais (mais 78 que ontem) e já foram registados mais de 12 mil casos. Sete regiõesencontram-se particularmente afetadas e 1297 pessoas encontram-se em reanimação.

Cerca de metade das pessoas infetados nos cuidados intensivos têm menos de 60 anos.

18h36 - Aeroportos vão medir temperatura dos passageiros

Os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada vão estar equipados com equipamentos de medição de temperatura corporal, anunciou hoje a ANA - Aeroportos de Portugal, devido à pandemia de covid-19.

Segundo explica a ANA, que gere os aeroportos nacionais, em comunicado, "a instalação de câmaras de infravermelhos no Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa foi efetuada de forma imediata", já se encontrando em funcionamento na capital.

Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada também vão ser equipados com estes dispositivos, que permitem "alguma fluidez na circulação, diminuindo na medida do possível o transtorno dos passageiros que chegam aos aeroportos".

18h23 - Farmácias pedem ajuda a reguladores para obter máscaras e desinfetante

A Associação Nacional das Farmácias (ANF) pediu a intervenção das autoridades reguladoras para repor o acesso a máscaras e desinfetantes por parte das farmácias, que, devido à escassez provocada pela pandemia Covid-19, estão a vendê-los a preços elevados.

18h12 - Apelo a Pequim para ser transparente com "o mundo inteiro"

O chefe da diplomacia dos EUA apelou esta sexta-feira de novo à China para "partilhar com o mundo inteiro" as informações de que dispõe sobre o novo coronavírus, insistindo na acusação de falta de transparência inicial de Pequim.

"É imperativo para proteger as pessoas", declarou Mike Pompeo em conferência de imprensa na Casa Branca. "É absolutamente vital esta transparência, esta partilha de informações em tempo real, não é uma história de pequenos jogos políticos ou de represálias", disse.

Donald Trump, por seu lado, reafirmou manter "uma relação muito boa com a China" e com o seu homólogo Xi Jinping.

18h07 - Reino Unido regista 177 mortes pelo novo coronavírus

O ministério da Saúde britânico anunciou esta sexta-feira que são 177 as vítimas mortais no território. No dia de ontem eram 144. Quase quatro mil pessoas testaram positivo para o vírus, de um total de 66 mil testadas.

No entanto, o governo britânico anunciou que vai cobrir o pagamento dos salários dos trabalhadores no Reino Unido até 2.500 libras por mês (2.745 euros) para evitar um despedimento em massa provocado pelo impacto da pandemia.

"Isto significa que os trabalhadores em qualquer parte do Reino Unido podem manter o emprego, mesmo que o empregador não possa pagar, e ser pago pelo menos 80% do salário. O esquema de retenção de empregos do coronavírus vai cobrir o custo dos salários até 01 de março e ficará aberto inicialmente por pelo menos três meses. E estenderei o esquema por mais tempo, se for necessário", anunciou o ministro das Finanças, Rishi Sunak.

18h02 - Irlanda confirma 126 novos casos

A Irlanda anunciou esta sexta-feira que tem mais 126 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, totalizando neste momento 683 casos, anunciou o departamente de saúde do país.

17h53 - Embaixada portuguesa em São Tomé limita atendimento ao público

A embaixada portuguesa em São Tomé reduziu o atendimento ao público, devido à pandemia de covid-19, até 9 de abril, apelando aos cidadãos que precisam de recorrer aos serviços consulares que utilizem os canais de emergência.

17h51 - EasyJet suspende maior parte dos voos a partir de 24 de março

A companhia aérea easyJet anunciou a decisão de suspender os voos da maior parte da sua frota a partir da próxima terça-feira, 24 de março, mas continua a operar voos de resgate para operações de repatriamento.

17h48 - Covid-19. Já foram registados mais de 250 mil casos em todos o mundo de infeção pelo novo coronavírus

17h45 - OMS alerta jovens: "Vocês não são invencíveis"

O diretor da Organização Mundial de Saúde alertou os jovens do mundo para os perigos do novo coronavírus, avisando-os que "não são invencíveis" face ao vírus e à doença.

"Hoje tenho uma mensagem para os jovens: vocês não são invencíveis. O vírus pode trazer-vos ao hospital por semanas - e até matá-los. Mesmo que não fiquem doentes, as escolhas que fazem podem ser uma questão de vida ou morte para outra pessoa ", alertou Tedros Adhanom Ghebreyesus.

17h38 - PM britânico ordena encerramento `pubs`, cafés e restaurantes

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ordenou hoje o encerramento de `pubs`, cafés, restaurantes e ginásios a partir desta noite e por tempo indeterminado, para reduzir a propagação da pandemia de Covid-19 no Reino Unido.

17h32 - Sérvia regista primeira morte por Covid-19

Trata-se de um homem de 59 anos, anunciou a primeira-ministra da Sérvia, Ana Brnabic.

"Infelizmente perdemos a primeira vida. Vamos lutar pela vida de toda e qualquer pessoa". A primeira-ministra revelou que o homem apresentava complicações clínicas.

Até agora, a Sérvgia regista 135 casos, com oito pessoas nos cuidados intensivos.

17h27 - Agências de viagens têm 2.500 portugueses para repatriar em 99 países

O presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) indicou, à Lusa, que já foram repatriados 27.500 portugueses, desde que a covid-19 foi declarada pandemia, faltando 2.500 que estão em 99 destinos.

17h12 - Itália. Números continuam a subir

O número de casos confirmados em Itália subiu para os 47 021 e o número de mortes já ultrapassa a quatro mil. São mais 627 vítimas mortais do que ontem no país transalpino.

17h04 - Prefeitura de Marselha anuncia 36 casos positivos no Costa Luminosa

A prefeitura da área de Marselha, França, anunciou esta sexta-feira que 36 passageiros do navio de cruzeiro Costa Luminosa testaram positivo para o novo coronavírus. Uma pessoa está hospitalizada.

17h01 - Nova Iorque e Califórnia suspendem todas as atividades não-essenciais

O governador do estado de Nova Iorque decretou a suspensão de todas as atividades não-essenciais e a proibição de todas as reuniões, devido à pandemia de coronavírus, depois de medidas semelhantes terem sido anunciadas na Califórnia.

"Vamos fechar a válvula, porque o ritmo de aumento do número de casos faz prever uma completa sobrecarga do nosso sistema hospitalar", disse o governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo.

Cuomo precisou que todos os trabalhadores de atividades não-essenciais devem ficar em casa e que quaisquer reuniões ou concentrações de pessoas nas ruas, em qualquer parte do estado, estão proibidas.

Medida semelhante foi anunciada pouco antes pelo governador da Califórnia, o estado mais populoso dos Estados Unidos, com cerca de 40 milhões de habitantes.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, decretou o confinamento da população, naquele que é o maior `lockdown` no país até ao momento.

16h51 - Câmara de Lisboa abre dois novos espaços para acolher sem-abrigo

Dois novos espaços para acolher pessoas sem-abrigo vão abrir
em Lisboa, no Largo de São Domingos de Benfica e no Pavilhão da Tapadinha, e inicialmente terão capacidade para receber 58 pessoas, anunciou a Câmara Municipal.

16h43 - União Europeia anuncia suspensão da disciplina orçamental

A União Europeia anunciou a suspensão inédita das regras de disciplina orçamental a partir desta sexta-feira, anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, uma mdeida que irá permitir aos estados membros gastar o que fôr necessário para lutar contra as consequências económicas da pandemia.

"Hoje, e é novo e nunca foi antes feito, desencadeamos a cláusula derrogatória geral", que permite suspender estas regras, declarou von der Leyen num vídeo publicado na rede social Twitter.

16h26 - Super Bock e Levira convertem álcool de produção de cerveja em desinfetante

O grupo Super Bock e a destilaria Levira anunciaram hoje que vão converter o álcool de produção de cerveja em gel desinfetante utilizado para fazer face à pandemia de covid-19.

De acordo com um comunicado do grupo Super Bock, o gel desinfetante para as mãos será oferecido a três unidades hospitalares da região do Porto.

"São cerca de 56.000 litros de álcool da produção de cerveja sem álcool que vão ser transformados, pela Destilaria Levira, em aproximadamente 14.000 litros de álcool gel para as mãos, num processo de fabrico que segue as diretrizes da Organização Mundial de Saúde [OMS]", pode ler-se no documento.

16h24 - Trump anuncia acordo para evitar viagens não-essenciais na fronteira com o México

O presidente dos Estados Unidos anunciou esta sexta-feira que chegou a acordo com o México para controlar e evitar as viagens não essenciais na fronteiras entre os dois países.

A informação foi avançada numa conferência de imprensa, no qual Donald Trump avançou que vai invocar um estatuto para impedir a entrada de imigrantes ilegais que considera serem "uma ameaça para criar a tempestada perfeita".

15h49 - Banco Alimentar criada Rede de Emergência Alimentar

O Banco Alimentar anunciou esta sexta-feira a criação da Rede de Emergência Alimentar para fazer face à pandemia de Covid-19, que vai funcionar mediante inscrição das necessidades dos beneficiários numa plataforma informática.

15h46 - Número de vítimas mortais em Inglaterra sobe para os 167

O serviço nacional de Saúde inglês anunciou esta sexta-feira que o número de vítimas mortais em Inglaterra subiu para os 167. São mais 39 mortes no país em relação ao dia de ontem. Os pacientes que morreram têm entre os 50 e os 99 anos e apresentavam complicações clínicas.

15h37 - Tunísia ordena isolamento social

O presidente tunisino ordenou esta sexta-feira isolamento social e a restrições de movimento aos cidadãos para conter a propagação do novo coronavírus. Num comunicado televisivo, Kais Saied, pediu que a maioria da população da Tunísia para ficar em casa e que cessem movimento entre cidades.

15h34 - Senado brasileiro aprova estado de calamidade

Esta sexta-feira, o senado brasileiro aprovou um decreto presidencial que declara emergência nacional devido à pandemia do novo coronavírus, o que vai permitir haver recursos financeiros para combater o vírus que já vitimou sete pessoas no país.

A votação foi feita por via remota, adotando medidas de distanciamento social depois de dois deputados terem testado positivo para o vírus, incluindo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

15h27 - Estimativas de metade dos hotéis encerrados

O presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) estimou que metade dos hotéis estejam encerrados na próxima semana e que, devido ao impacto da covid-19, a quebra na faturação atinja os 30 por cento no final do ano.

15h24 - Maioria dos restaurantes em Miranda do Corvo e Lousã opta por fechar

A maioria dos restaurantes em Miranda do Corvo e Lousã, no interior do distrito de Coimbra, optaram por fechar, por prevenção face à pandemia da covid-19 e por não haver procura para o `take away` nestas vilas.

15h22 - Coronavírus. O que é e como começou?

A RTP Notícias criou um artigo que explica a origem do vírus Sars-coV-2, conhecido como o novo coronavírus. Pode ver gráficos da evolução do vírus em Portugal e no mundo.



15h11 – Espanha descarta para já aumento das medidas de isolamento

O ministro espanhol da Saúde descartou hoje intensificar as medidas de proteção já adotadas contra o novo coronavírus, considero-as das mais duras da Europa e do mundo, e assegurou que, "se forem cumpridas, ajudarão a derrotar o vírus".

Ao ser questionado sobre a possibilidade de ser decretado um "confinamento total" da população nas regiões mais afetadas pela pandemia, casos de Madrid e Catalunha, o ministro da Saúde rejeitou, de momento, essa hipótese.

"Cumprindo estas medidas pensamos que estamos em condições de vencer o vírus", insistiu, apesar de assinalar que "naturalmente estudaremos todas as medidas e sugestões que nos cheguem e, se em algum momento pensarmos serem necessárias, iremos adotá-las".

Illa recordou que as medidas do estado de emergência estão em vigor durante 14 dias e sublinhou que no sábado cumprem parte do período, mas advertiu que "a segunda parte é difícil e é dura".


15h09 – O ministro das Infraestruturas do Brasil garante que não irá encerrar aeroportos nem estações de autocarros no país devido ao novo coronavírus, mas que vai ser aumentado o controlo nesse locais.


15h02 – África do Sul impõe restrições à chegada do navio-escola Sagres à Cidade do Cabo

A tripulação do navio-escola Sagres vai ficar confinada ao navio quando aportar na próxima semana na Cidade de Cabo devido aos riscos de contaminação com a Covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte diplomática.

O navio-escola português, a navegar no Atlântico Sul rumo à África do Sul, está autorizado a atracar no porto para receber apoio logístico, mantimentos, energia e outros, mas a tripulação não pode sair do navio, disse a mesma fonte.


14h54 – O que se deve fazer com os resíduos de um doente com Covid-19?

As dúvidas sobre o que fazer com os resíduos de um doente são respondidas por uma pneumologista neste explicador, numa altura em que são cada vez mais os doentes que estão a ser acompanhados em casa.



14h53 – Clínicas de diálise alertam para o elevado risco de contágio do novo coronavírus

Os doentes renais são um dos maiores grupos de risco, mas são dos que estão mais expostos à infeção, garantem os responsáveis das clínicas de diálise.

Os profissionais denunciam falta de equipamentos de proteção individual e recursos humanos.


14h51 – Economia italiana poderá contrair 8% no primeiro semestre

A economia italiana deverá contrair-se 8% no primeiro semestre do ano devido ao impacto do Covid-19, advertiu hoje o instituto de investigação italiano REF Ricerche.

A entidade milanesa, membro da Associação de Institutos Económicos Europeus, reviu assim as estimativas realizadas em 29 de fevereiro passado, quando afirmou que a economia recuaria 1% e 3% no primeiro e segundo trimestres, respetivamente.

O instituto explica numa nota que o Produto Interno Bruto italiano poderia retroceder até 3% no primeiro trimestre e 5% no segundo, apesar de apontar para uma possível recuperação a partir do terceiro trimestre.

Contudo, o REF Ricerche sublinha que esta recuperação é incerta porque estará relacionada com a evolução da pandemia e as políticas económicas adotadas para limitar os efeitos negativos nas economias de todo o mundo.


14h49 – DGS anuncia que quem entrar no país vai ter de ficar em quarentena

A partir da próxima semana, quem entrar em Portugal fica de quarentena durante 14 dias.


14h47 – Tocha olímpica já está no Japão

Os habitantes de Tóquio estão divididos entre a realização dos Jogos Olímpicos ou o adiamento da competição marcada para o verão.


14h47 – Guterres fala na pior crise dos 75 anos da ONU

O secretário-geral das Nações Unidas lança ainda um apelo para que os mais ricos ajudem os países mais pobres.


14h46 – Vila Galé mantém em atividade apenas sete unidades em Portugal

O Vila Galé anunciou que vai manter em funcionamento até 9 de abril apenas sete hotéis em diferentes regiões de Portugal e só para garantir alojamento em casos de "necessidades imperiosas", estando excluídas estadias de lazer.

"Constatámos nos últimos dias que continua a existir um conjunto de profissionais no nosso país com necessidades de alojamento, sejam eles profissionais de empresas que não podem suspender os seus serviços para garantir os serviços mínimos necessários, ou clientes em trânsito que não conseguem voos de regresso", refere.

Para atender a estes casos, manter-se-ão assim em funcionamento, e com "um preço especial", as unidades Vila Galé Porto, Coimbra, Cascais, Ópera (Lisboa), Évora, Ampalius (Vilamoura) e Cerro Alagoa (Albufeira).

"Alertamos os nossos clientes que o objetivo será apenas garantir o alojamento daqueles que por necessidades imperiosas não podem deixar de o fazer, não se destinando nesta fase a estadias de lazer", sublinha o Vila Galé, acrescentando que "estas condições são igualmente aplicáveis aos clientes já alojados que necessitem de estender a sua estadia".


14h43 – Espanha com 20 mil infetados

O novo coronavírus já provocou mais de mil mortos em Espanha e há o registo de mais de 20 mil pessoas infetadas. As autoridades de Saúde garantem que ainda não foi atingido o pico de contágio no país.

Todas as unidades de saúde espanholas estão a ser preparadas e reforçadas para não entrarem em colapso.

Nas últimas horas, o Ministério da Saúde de Espanha contratou 50 mil médicos e enfermeiros.

Em várias regiões estão a ser montados hospitais de campanha, como conta a correspondente da RTP em Madrid, Daniela Santiago.


14h42 – Franceses poderão ter de ficar em casa até ao final de abril

Os franceses poderão ter de ficar em casa pelo menos até ao final de abril. A medida ainda não está em letra de lei, mas a autoridade de saúde já avisou que 15 dias não serão suficientes para diminuir o número de novos casos.

A polícia tem reforçado os controlos na rua. Em quatro dias já foram passadas mais de seis mil multas.

Os bairros organizam-se para fazer chegar a solidariedade a idosos e doentes que não podem sair de casa, como relata a correspondente da RTP em França, Rosário Salgueiro, com imagem de Jaime Guilherme.


14h41 – Itália é o país com mais mortes por coronavírus

Em Itália já morreram mais pessoas do que em toda a China. São 3.405 mortos, num total de 41.035 infetados.

14h39 – Estudo aponta para perdas brutais para a economia

Nas pequenas e médias empresas, as perdas poderão ser de 47 mil milhões de euros apenas num trimestre.

No ramo imobiliário fala-se em colapso e já foram adiadas milhares de escrituras.

Há famílias que vivem momentos de incerteza, porque têm contratos de arrendamento a terminar, mas não conseguem fazer a escritura da nova casa.


14h38 – Presidente da câmara de Ovar apela a empresários que cumpram despacho

O cerco sanitário em Ovar está mais apertado. As fábricas têm ordem para encerrar e o presidente da autarquia apela aos empresários para que o despacho do Governo seja cumprido.

Está a ser construído um hospital de campanha e o posto de triagem dos casos já está a funcionar.


14h31 – Direção-Geral da Saúde lança manual para orientar consumo e compra de alimentos

A Direção-Geral da Saúde lançou hoje um manual que, além de reforçar a importância das "boas práticas de higiene e segurança" para prevenir a covid-19, sugere várias orientações para o consumo, planeamento e compra de alimentos.

Os alimentos "não são uma via de transmissão", mas são necessários reforços nas "boas práticas de higiene e de segurança", especialmente no momento da compra dos alimentos, refere a diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da DGS.

"Não vamos ficar fechados em casa, portanto não temos de ter uma preocupação acrescida em fazer a compra de muitos alimentos e açambarcar, mas temos de modificar o nosso comportamento na compra", afirmou, adiantando que o manual recomenda a redução "da frequência da ida às compras e um maior planeamento".

"No momento da compra, devemos assegurar e ter em consideração algumas medidas de segurança, nomeadamente, etiqueta respiratória, cumprir as distâncias de segurança e evitar o manuseamento excessivo de alimentos. É isso que reforçamos neste manual", referiu.


14h29 – Uso de máscara pela população deve dar prioridade aos que têm maior risco

A diretora-geral da Saúde alertou hoje que o uso de máscaras pela população em geral, para proteção do novo coronavírus, deve ser parcimonioso e de acordo com o risco acrescido de algumas pessoas, como os imunodeprimidos.

"O uso de máscaras deve ser parcimonioso e feito de acordo com o risco", disse Graça Freitas, sublinhando que, numa situação em que não há material para todos, os grupos de risco devem ser privilegiados, dando o exemplo dos doentes imunodeprimidos (sistema imunitário frágil).

"Não havendo material para todos devemos proteger os cuidadores informais, os profissionais de saúde e todos os que prestam serviço aos doentes infetados", disse Graça Freitas, sublinhando que, na população em geral, as máscaras devem ser usadas pelos doentes imunodeprimidos.

Admitiu ainda que não existem neste momento máscaras e luvas para todos e disse que, quando se chegar a uma situação em que haja equipamento para todos, a Direção-Geral da Saúde (DGS) pode desenhar um plano para ensinar a população a usar as máscaras.

"Neste momento o importante é lembrar que a medida mais eficaz de todas é a distância de um metro a um metro e meio uns dos outros. Usando a máscara posso ter a falsa sensação de segurança e descontrair a este nível. Mais do que [toda a população] usar a máscara é essencial manter a distância de segurança uns dos outros", acrescentou.


14h27 – Profissionais do setor das Artes abrangidos por apoios sociais

Os profissionais do setor das Artes, que "viram a sua atividade cancelada", vão poder receber apoio social e adiar o pagamento das contribuições para a Segurança Social, disse hoje a ministra da Cultura.

"Destaco, pela sua particular relevância para o setor das artes, uma medida de apoio a todos aqueles que viram a sua atividade cancelada, que consiste numa prestação de apoio social e no adiamento das contribuições para a Segurança Social", afirmou Graça Fonseca.

A responsável pela pasta da Cultura garante que "o Estado vai cumprir o seu papel", recordando que "já foram aprovadas importantes medidas no Conselho de Ministros para empresas, cooperativas, associações e profissionais independentes".


13h38 – Variação do número de infetados em Portugal desde o início do surto

De ontem para hoje, houve um aumento de 30 por cento dos casos de infeção confirmados no país.

13h34 – Áustria prolonga restrições por mais três semanas

"O nosso pedido é claro: Resistam. Todos os que participam estão a salvar vidas", disse hoje o primeiro-ministro conservador Sebastian Kurz, que explicou que é preciso prolongar para depois da Semana Santa a proibição sobre circulação de pessoas, "a não que seja em caso de necessidade".

Inicialmente as restrições à abertura dos estabelecimentos comerciais, movimento e reunião tinham sido programadas para sete dias.

O ministro da Saúde, Rudolf Anschober, afirmou que as medidas que reduzem os contactos sociais estão a funcionar e que o "pior que se poderia fazer" seria abandonar os procedimentos.


13h32 – STCP decidiu reduzir 40% as rotas a partir de segunda-feira

A STCP vai reduzir em 40 por cento a frequência dos autocarros no Porto a partir de segunda-feira.

Já a Metro do Porto ainda não decidiu se avança com novas limitações de circulação depois das recomendações do Governo.

Ambas as empresas registaram uma redução drástica do número de passageiros, numa cidade que se tornou praticamente deserta.


13h31 – Câmara de Oliveira do Hospital vai impor quarentena de 14 dias aos cidadãos oriundos de zonas de contágio comunitário em Portugal e aos que venham do estrangeiro.


13h30 – Baviera é o primeiro Estado federado alemão a decretar confinamento da população

A Baviera, o maior Estado federado alemão, tornou-se o primeiro na Alemanha a decretar o confinamento da população para tentar conter a propagação do novo coronavírus, divulgaram as autoridades locais.

"Vamos reduzir a quase nada a vida pública", anunciou o chefe do governo da Baviera, Markus Soeder, precisando que a medida entra em vigor às 00h00 hora local de sábado (23h00 de hoje em Lisboa) e irá durar, inicialmente, duas semanas.

Segundo o representante, a partir de sábado, sair de casa neste Estado federado alemão só será permitido por razões específicas e justificadas, como ir para o local de trabalho, fazer compras de bens essenciais (alimentação e farmácia), consultas médicas ou prestar apoio a familiares.

A prática de exercício e de atividades ao ar livre ainda são permitidos, mas apenas de forma individual ou com pessoas que residam na mesma casa.


13h28 – Ilha cabo-verdiana da Boavista em quarentena até 4 de abril, depois de o país ter registado o primeiro caso de coronavírus detetado num cidadão de nacionalidade inglesa.


13h26 – Lisboa esvazia-se após declaração do estado de emergência

Na Linha de Sintra, a CP tinha suprimido alguns comboios, mas face à procura no horário da manhã deu um passo atrás na decisão.


13h25 – DGS diz que novos utentes de lares de idosos devem ficar de quarentena


13h24 – Bebé de mãe infetada encontra-se bem aos cuidados do hospital


13h22 – UE autoriza apoios diretos ou em benefícios fiscais até 800 mil euros por empresa

A Comissão Europeia adotou hoje um quadro temporário para ajudas estatais, devido ao surto de Covid-19, que autoriza os Estados-membros da União Europeia a dar apoios direitos ou em benefícios fiscais até 800 mil euros por empresa.

Em causa estão medidas que estarão em vigor até ao final de dezembro de 2020, podendo ser prorrogadas, prevendo desde logo que "os Estados-membros possam criar regimes de subvenções que poderão ir até 800 mil euros para ajudar uma empresa a fazer face a necessidades urgentes de liquidez", com este apoio a poder surgir como apoio direto, benefícios fiscais ou adiantamentos, segundo a informação divulgada pela Comissão Europeia.

Isto significa um aumento em 300 mil euros face à proposta inicial do executivo comunitário, que foi apresentada na terça-feira passada, e que falava em ajudas estatais de até 500 mil euros por companhia.


13h21 – Cidadãos que regressem a Vila Real ficam em quarentena obrigatória de 14 dias.


13h19 – Operadores de telecomunicações lançam plano para minimizar impactos

Meo (Altice), NOS e Vodafone uniram esforços e apresentaram ao Governo um plano "para minimizar os impactos" da pandemia do novo coronavírus em Portugal, com seis eixos, anunciaram hoje os três operadores de telecomunicações.

"No âmbito do atual estado de emergência decretado pelo Presidente da República, onde os cidadãos são chamados a permanecer em casa, as empresas de comunicações eletrónicas têm uma especial responsabilidade em garantir, na medida do possível, as condições de bom funcionamento dos serviços de comunicações", referem as operadoras, em comunicado conjunto.


13h13 – Novos laboratórios para testes podem ser utilizados mas só após certificação

O Serviço Nacional de Saúde quer aumentar a testagem para o vírus que provoca a Covid-19 contando com novos laboratórios, mas só após certificação do Instituto Nacional Ricardo Jorge, disse o secretário de Estado da Saúde.

"Aumentar a testagem é uma prioridade. Estamos a englobar novos laboratórios na rede. O mercado tem respondido com soluções, algumas divulgadas na comunicação social, mas todas as respostas têm de passar pelo crivo de segurança do Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge. A fiabilidade em matéria de testagem é determinante", disse António Sales.


13h10 – Pelo menos 15 filmagens de cinema e audiovisual adiadas ou canceladas em Portugal.


13h08 – Fecho de refeitórios escolares afeta 300 milhões de crianças

A suspensão das aulas numa centena de países devido à pandemia de Covid-19 faz com que 300 milhões delas não possam alimentar-se nos refeitórios escolares, alertou hoje a ONU.

Em muitos países, famílias mais desfavorecidas dependem das refeições escolares para a alimentação dos filhos, frisou Elizabeth Byrs, porta-voz do Programa Alimentar Mundial.

Byrs apelou aos governos que incluem nos programas de emergência de combate ao novo coronavírus medidas para assegurar a alimentação dos mais vulneráveis.


13h07 - A NASA anunciou a suspensão dos trabalhos de construção e testes do foguetão da sua missão tripulada Artemis à Lua, devido ao crescente número de pessoas afetadas pelo novo coronavírus nas suas equipas.


13h01 – As regras da União Europeia para atribuição dos slots às companhias aéreas, que obrigam a 80% de utilização destas faixas horárias de descolagem e aterragem, serão suspensas entre março e outubro, dada a queda acentuada da procura.


12h56 – Linha SNS 24 continua a ser melhorada

Na mesma conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou que “esta guerra contra o novo coronavírus se faz em dois planos”: o da prevenção e medidas de contenção, e o da preparação e adaptação do Serviço Nacional de Saúde às novas fases da epidemia.

O secretário de Estado da Saúde garantiu que o centro de atendimento da Linha SNS 24 continua a ser melhorado, pois é o meio de contacto principal entre as pessoas infetadas e os profissionais de saúde e evita “uma procura descontrolada dos serviços de urgência”.

António Lacerda Sales apelou à população para que utilize esta linha e não se desloque às urgências, admitindo, porém, que “os tempos de resposta ainda não são os que gostaríamos que fossem”, mas continuam a ser melhorados.

Também o reforço dos equipamentos continua a ser uma preocupação para as autoridades de saúde, para que possa ser mantida a segurança dos profissionais.

“O nosso sucesso no combate à epidemia depende da nossa capacidade de resiliência individual”, pelo que devemos continuar a seguir as indicações da SNS e a mantermo-nos a nós e aos outros em segurança, indicou.


12h53 – DGS frisa que “é obrigatório o isolamento de pessoas doentes”

Em conferência de imprensa, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, frisou que “é obrigatório o isolamento de pessoas doentes e de pessoas a quem as autoridades de saúde disseram para ficarem em casa”, acrescentando que esta “não é uma opção facultativa”.

“O nosso apelo aos mais vulneráveis de entre nós”, pois todos podemos ser infetados, mas alguns estão em maior vulnerabilidade porque têm menor capacidade de se defenderem contra o vírus, como os idosos e as pessoas doentes, especialmente hipertensos, diabéticos e pessoas com doença cardiovascular ou oncológica.

“Não quer dizer que não possam tentar fazer a sua vida normal”, mas não o devem fazer em contacto com outras pessoas. Apesar de os familiares destas pessoas deverem manter o apoio necessário, “o agregado familiar deve ser contido nos seus contactos e evitar ao máximo o contacto físico”.

Graça Freitas anunciou que, na próxima semana, deverá entrar em vigor a obrigatoriedade de isolamento profilático de 14 dias para quem entre em Portugal. Poderão existir exceções, cabendo às autoridades de saúde fazer um “afinamento do risco” de cada pessoa.


12h35 – Mais de cinco mil pessoas na Europa já morreram infetadas com Covid-19. A Europa é o continente mais afetado pela pandemia.


12h30 – PSD quer audição urgente do Ministro dos Negócios Estrangeiros

O Grupo Parlamentar do PSD entregou esta sexta-feira um requerimento para a audição urgente do Ministro dos Negócios Estrangeiros a propósito do Covid-19 e do apoio aos portugueses que se encontram no estrangeiro.

«O PSD considera que é da máxima importância que o Governo explique como está a lidar com a situação dos "portugueses que se encontram no estrangeiro e que devido ao surto do Covid-19 têm tido imensas dificuldades em regressar ao nosso país, devido sobretudo aos constrangimentos que vão sendo impostos pelos diversos países à circulação de pessoas", assim como as "dificuldades por que passa a nossa rede consular que em alguns casos, com grandes atrasos no atendimento do público e em garantir, em determinadas situações, a proteção consular dos portugueses em geral que se encontram no estrangeiro», informou o partido.


12h28 – A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou que tem dois militares infetados com o novo coronavírus, três com suspeitas de terem o vírus, 57 em quarentena e 77 em avaliação.


12h22 – A evolução do número de casos em Portugal



12h09 - Portugal regista 1020 casos confirmados e seis mortes. São mais 235 casos de infeção do que ontem.

No norte do país existem 506 casos, no centro 106, em Lisboa 361, dois no Alentejo, 29 no Algarve, três nos Açores e um na Madeira. Há ainda nove casos de portugueses no estrangeiro.

Apenas 126 pessoas se encontram internadas em hospitais. Vinte e seis estão em Unidades de Cuidados Intensivos.

Segundo a DGS, há duas vítimas mortais na região Centro, duas na região de Lisboa e Vale do Tejo, uma na região norte e outra na região do Algarve.

Do total de casos confirmados (514 homens e 506 mulheres), cinco já recuperaram da infeção.

A aguardar resultado laboratorial estão 850 pessoas.

As cadeias de transmissão ativas mantêm-se nas 24.

Em vigilância pelas autoridades de saúde estão mais de nove mil pessoas.

Os casos importados vieram dos seguintes países:

Alemanha/Áustria -1
Andorra - 2
Bélgica – 1
Emirados Árabes Unidos- 1
Espanha- 31
França – 24
Itália – 20
Índia – 1
Irão – 1
Países Baixos – 2
Reino Unido – 3
Suíça - 8


11h52 – A unidade industrial da Continental, em Vila Real, vai reduzir 40% dos cerca de 600 funcionários a partir de segunda-feira.


11h51 – Moçambique anuncia suspensão de vistos e encerramento de escolas

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou a suspensão de vistos de entrada no país e o encerramento de todas as escolas a partir de segunda-feira como forma de prevenção do novo coronavírus.

Numa comunicação à Nação, o chefe de Estado anunciou a suspensão "da emissão de vistos de entrada em Moçambique" e o cancelamento de "todos os já emitidos".

Anunciou ainda "o encerramento de todas as escolas públicas e privadas, do ensino pré-escolar ao ensino superior" a partir de dia 23.

Entre outras medidas divulgadas conta-se também a suspensão de todos os eventos sociais "com mais de 50 pessoas" e o alargamento de quarentena domiciliária a todos os viajantes, não apenas daqueles oriundos de países com infeções ativas.


11h50 – Centenas de empresas do setor têxtil estão dispostas a produzir equipamento para os hospitais, avançou o presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.


11h47 – António Costa em videoconferência com Angela Merkel

António Costa realizou esta manhã uma videoconferência com a chanceler alemã, Angela Merkel. “Concordámos que é importante manter o contacto e coordenar a resposta europeia em todas as dimensões desta crise” provocada pelo novo coronavírus, escrever o primeiro-ministro no Twitter.



11h45 – Banco de Espanha alerta para perturbação sem precedentes na economia.


11h44 – Seguros garantem coberturas na atual situação de estado de emergência

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) informou que a generalidade dos seguros não contém cláusulas de exclusão ou de limitação das coberturas "por efeito da mera declaração do estado de emergência".

A APS diz ainda estar "a ser avaliada, junto do Governo e do regulador, a adoção de medidas legislativas ou regulatórias que assegurem a simplificação e flexibilidade de alguns procedimentos, em benefício dos clientes e beneficiários dos seguros".

Como exemplo, avança "a simplificação do processo de emissão e envio das denominadas ‘cartas verdes’, associadas ao seguro obrigatório automóvel", com vista a permitir o seu envio por via eletrónica e a preto e branco.

De forma a mitigar alguns dos constrangimentos relacionados com a atual situação, a APS diz ter mobilizado as suas linhas de assistência aos clientes para o "esclarecimento de dúvidas e no apoio ao diagnóstico", assim como assumido a "disponibilidade para pagar os custos dos testes de Covid-19 no âmbito dos seguros de saúde, sempre que haja a necessária prescrição médica".


11h42 – Califórnia ordena isolamento social para evitar contágio

O governador do estado da Califórnia, o mais populoso dos Estados Unidos, ordenou às pessoas para ficarem em casa devido à epidemia de Covid-19, a não ser em caso de deslocações essenciais.

Gavin Newsom indicou que, se não forem tomadas medidas rigorosas, 56% dos 40 milhões de residentes no estado podem ficar infetados com o novo coronavírus nas próximas oito semanas.


11h41 – Condeixa-a-Nova reduz fatura da água para metade, Câmara de Castelo Branco aprova pacote de medidas de apoio à comunidade e município de Seia avança com medidas de apoio social.


11h36 – Hospital de São João, no Porto, diz ter mais grávidas infetadas

O Hospital de São João confirmou que existem mais grávidas infetadas pelo novo coronavírus no próprio hospital, com sintomas ligeiros.

Em relação ao caso do primeiro bebé nascido de uma mãe infetada, o serviço de neonatologia do São João frisou que os testes realizados ao bebé deram negativo para a Covid-19. A recém-nascida encontra-se "clinicamente bem" e "em segurança".

O bebé está ainda no hospital e os pais não estão em contacto com o mesmo, uma vez que estão os dois infetados pelo novo coronavírus.

A mãe do bebé, que deu entrada na segunda-feira e foi então sinalizada como caso suspeito, tendo ficado em isolamento, apresenta apenas sintomas ligeiros.

O parto decorreu normalmente.

A mãe já teve alta do hospital e encontra-se em casa, sob vigilância.


11h35 - Secretário-geral da ONU pede solidariedade, esperança e vontade politica para superar a crise

António Guterres, na luta contra a pandemia do covid-19, apela a uma ação coordenada, decisiva e inovadoras por parte das economias mais desenvolvidas.

Uma crise nunca vista, sublinha o secretário-geral das Nações Unidas afirmando este que a ONU está disposta a ajudar todos os governos que pedirem ajuda.


11h34 - Espinho alerta que cerco a Ovar "está sistematicamente a ser furado"

O presidente da Câmara de Espinho, Joaquim Pinto Moreira, diz-se "profundamente preocupado" com as infrações à quarentena geográfica decretada pelo Governo a Ovar, porque "as forças de segurança no terreno não são suficientes e algumas empresas e muitos cidadãos não estão a respeitar as normas de saúde pública impostas", convencendo os agentes a permitirem a sua circulação sob argumentos inválidos, por exemplo, ou atravessando essas duas autarquias do distrito de Aveiro por caminhos secundários não barrados pelas autoridades.


11h33 - Volvo Cars encerra toda a produção na Europa e Estados Unidos

A medida afeta a sua fábrica de Gante, na Bélgica, que estará fechada até 5 de abril, as três unidades fabris que possui na Suécia e a da Carolina do sul, nos Estados Unidos, encerradas entre 26 de março e 14 de abril, disse o construtor automóvel.

As quatro fábricas que a Volvo Cars tem na China, que foram reabertas no início deste mês após a melhoria da situação da pandemia naquele país asiático, estão fora da decisão agora tomada.


11h15 – Banco central da Noruega desce juros pela segunda vez numa semana

O Banco Central da Noruega (Norges Bank) anunciou uma descida de 0,75 pontos percentuais das taxas de juro, para 0,25%, a segunda numa semana, devido à crise causada pela pandemia de Covid-19.

A medida obedece à deterioração da situação económica, que provocou o encerramento de empresas, redução de atividade, despedimentos temporários e um aumento do desemprego, explica num comunicado o Norges Bank, que também refere a desvalorização da coroa norueguesa.

"A Noruega tem margem na sua política económica, bons benefícios sociais e bancos sólidos. Temos um bom ponto de partida para enfrentar a crise. Custos de empréstimos mais baixos podem facilitar às empresas aguentarem este período difícil e ajudar as famílias com rendimentos reduzidos", sublinha no comunicado.


11h04 – As escolas que estiveram abertas serviram uma média de 5.500 refeições por dia na primeira semana de atividades letivas presenciais suspensas.


11h01 – Espanha já ultrapassou a barreira dos mil mortos e regista 19.980 casos de infeção até ao momento.


10h46 – Mais de 1.500 pessoas em quarentena obrigatória de 14 dias em Macau

Em conferência de imprensa, as autoridades detalharam que 856 pessoas estão em quarentena em três hotéis designados pelo território.

"Entre estes, 717 são residentes ou turistas de Macau e 139 trabalhadores não residentes", acrescentaram.

Os restantes encontram-se a fazer quarentena obrigatória em casa.


10h42 - Quinta morte confirmada em Portugal. Trata-se de um homem de 64 anos de Paços de Ferreira.


10h32 – O número de mortes no Irão subiu para 1.433, mais 149 do que no dia anterior. O número de infeções confirmadas fixa-se nas 19.644, um aumento de 1.237 em 24 horas.


10h29 – Autocarros da Carris mais utilizados durante a madrugada

O impacto do novo coronavírus nos transportes públicos é revelado pela pouco procura durante os horários diurnos. É nos horários noturnos que agora se nota uma maior procura.

A Comissão de Trabalhadores da Carris confirma estes casos e, ouvido pelo jornalista João Gomes Dias, Paulo Gonçalves diz que é sobretudo no período da madrugada que alguns passageiros tentam forçar a entrada nos veículos que já estão com a lotação máxima permitida.

A Comissão de Trabalhadores adianta que, mesmo antes das restrições anunciadas pelo Governo, a empresa de transportes já tinha cortado para metade o número de veículos ao serviço dos clientes.

Paulo Gonçalves revela estar mais tranquilo em relação à segurança dos funcionários da Carris.

Os autocarros estão agora a ser limpos e desinfetados, para minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus.


10h28 – PSP pode recorrer a drones e sistemas de sonoros para fazer cumprir regras

A PSP admite recorrer a drones e altifalantes para fazer cumprir as regras impostas pelo Governo durante o estado de emergência.

A Polícia de Segurança Pública diz que todos os meios necessários serão ativados, para que a população não adote comportamentos de risco de contágio pelo novo coronavírus.

Em entrevista à Antena 1, Nuno Carocha, porta-voz da direção nacional da PSP, explica as várias formas de passar a mensagem aos cidadãos.

O intendente Nuno Carocha explica também que os doentes infetados com Covid-19 ou em isolamento preventivo têm de ficar em casa e apela ao respeito pelas leis em vigor. Quem não cumprir, poderá ser punido.


10h26 – Mealhada cancela Festame, Catrapim, animação de verão e eventos artísticos

A edição 2020 da Festame, que deveria decorrer entre 6 e 14 de junho, foi cancelada, revelou hoje a Câmara da Mealhada, que cancelou ou adiou ainda todos os eventos artísticos previstos para os próximos meses.

As cerimónias alusivas ao 25 de Abril e 1 de Maio, as cerimónias do Dia do Município e Romaria da Ascensão, o programa de animação de verão na Mealhada e no Luso, o Catrapim - Festival de Artes para Crianças e ainda todas as festas locais foram canceladas ou adiadas, até, pelo menos, final de junho.


10h21 – Medidas de apoio social e económico em debate na RTP3 às 16h00

O primeiro-ministro garante que, depois da saúde, a prioridade do Governo passa por assegurar o rendimento das famílias, a liquidez das empresas e a proteção do emprego.

O pacote de medidas de apoio social e económico vai estar em debate no especial da RTP3 Covid - Linha Direta, esta sexta-feira às 16h00.

O jornalista Pedro Sousa Carvalho vai estar em estúdio para ajudar a responder às perguntas dos telespetadores. Inscreva-se e participe através do número 21 794 61 19.


10h17 – Alemanha com mais 2.958 casos num só dia contabiliza quase 14 mil no total

A Alemanha confirmou até hoje 13.957 casos de infeção pelo novo coronavírus, um aumento de 2.958 desde o balanço do dia anterior, revelou o Instituto Robert Koch, autoridade responsável pela prevenção e controlo de doenças.

Os dados oficiais indicam ainda que há 31 vítimas mortais na Alemanha, o terceiro país com mais casos da Europa e o quinto mais afetado do mundo.

Os estados federados da Renânia do Norte-Vestefália, Baviera e Bade-Vurtemberga registam o maior número de infetados com o novo coronavírus, somando os três mais de metade dos casos registados no país.


10h15 – Brasil fecha fronteiras a nacionais da Europa, Austrália e vários países asiáticos

O Brasil anunciou o fecho de fronteiras a partir da próxima segunda-feira para nacionais da Europa, Austrália e vários países asiáticos como medida de combate à pandemia da Covid-19.

Estas restrições, válidas por um mês, abrangem todos os passageiros de voos provenientes do Espaço Económico Europeu (União Europeia, Reino Unido, Islândia, Noruega e Suíça), China, Japão, Coreia do Sul, Austrália e Malásia, que não tenham residência no Brasil ou uma justificação profissional ou familiar para entrar no país, refere-se no decreto do Governo brasileiro.

O Ministério da Justiça, entidade governamental que emitiu o decreto, não explicou até agora porque é que esta restrição não se aplicava aos Estados Unidos, país onde mais de 10.000 casos e 153 mortes foram confirmados.

Brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, por outro lado, podem circular livremente.

De acordo com o mesmo decreto, também será permitida a entrada no território de pessoas pertencentes a organizações internacionais que pretendam realizar uma missão no Brasil ou de pessoas devidamente autorizadas pelo Governo de Brasília.


10h07 – Quarta vítima mortal em Portugal estava a recuperar de um AVC

A quarta vítima mortal por Covid-19 em Portugal era uma idosa de 89 anos, residente em Ovar, que estava no Hospital de Santa Maria da Feira. A doente estava a recuperar de um AVC e faleceu ao segundo dia de internamento.

No mesmo hospital estão, neste momento, internadas outras sete pessoas contagiadas pelo novo coronavírus, sendo que a mais nova tem 66 anos.


10h04 - Seia reduz custos na água, saneamento e resíduos

A Câmara de Seia determinou "a isenção total das tarifas de disponibilidade aos consumidores não-domésticos" (comércio, indústria e instituições particulares de solidariedade social) e "a isenção de 100% da tarifa de disponibilidade da água e de 25% nas restantes taxas fixas para consumidores domésticos".

"Os apoios serão refletidos já na fatura a enviar em abril, sendo prorrogáveis mensalmente, até um máximo de três meses", refere a autarquia.

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, citado no comunicado, refere que a decisão, que "implicará um investimento municipal de cerca de 90 mil euros mensais", abrange "14.000 consumidores do concelho, entre famílias e empresas".


09h55 – OMS pede testes em massa e medidas de isolamento


09h53 – CDS-PP questiona Governo sobre os apoios às empresas

O CDS-PP questionou o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, sobre as medidas do Governo para apoiar as empresas que, devido ao surto de Covid-19, tiveram de suspender a sua atividade e vão, por isso, precisar de apoio para evitar “insolvências e desemprego”.

O partido sugere, por exemplo, que sejam definidos “critérios menos exigentes ao nível da aplicação do regime extraordinário do lay-off, nomeadamente ao nível da quebra da faturação”. A atual medida do Governo requer às empresas a demonstração de 40 por cento de quebra de faturação, mas o CDS-PP propõe uma redução para 15 a 20 por cento.

O partido refere ainda que, “no atual contexto, ninguém compreenderia que o Estado não procedesse ao pagamento imediato das dívidas e regularizasse as faturas pendentes para com as empresas privadas que prestaram serviços ou forneceram produtos ao Estado”.

“Quando tenciona o Governo proceder aos pagamentos tão necessários para reforçar a tesouraria das empresas que fornecem o Estado?”, questiona o CDS.


09h43 – Portugueses em Angola que querem regressar devem pedir apoio até 21 de março

Portugueses que se encontrem transitoriamente em Angola, como turistas e empresários, ou doentes com carências graves, que precisem de apoio para regressar a Portugal devem manifestar esta intenção através do endereço eletrónico regressoaportugalao@gmail.com.

Os cidadãos deverão indicar o seu nome completo, dados do passaporte, contactos atualizados, morada em Portugal e breve descrição da situação em que se encontra, devidamente comprovada.

O pedido deve ser acompanhado de cópia do bilhete de identidade ou Cartão de Cidadão, fotocópia do Passaporte, cópia de uma fotografia tipo passe atualizada e formulário preenchido com contatos/morada atualizados.

Estas inscrições consulares serão provisórias e válidas por três meses, prazo que poderá ser prorrogado, dependendo da evolução da pandemia.

Angola fechou hoje às 00h00 as suas fronteiras terrestres, marítimas e aéreas à circulação de pessoas, suspendendo todos os voos comerciais e privados de passageiros, por um período de 15 dias para prevenir a propagação da doença Covid-19.


09h37 – Comité Olímpico Internacional mantém data para 24 de julho

Os atletas olímpicos esperam que o bom senso impere nas decisões do Comité Olímpico que, para já, mantém a data dos Jogos de Tóquio para 24 de julho. Os treinos e as competições estão parados e quase metade das vagas olímpicas está por atribuir.


09h35 – Bolsas europeias em alta sustentadas pelas intervenções de bancos centrais

As principais bolsas europeias estavam hoje em alta graças às medidas de urgência adotadas para fazer frente à pandemia do novo coronavírus, como as do Banco de Inglaterra e, sobretudo, do Banco Central Europeu (BCE).

Cerca das 09h00 em Lisboa, o EuroStoxx 600 subia 3,26% para 297,17 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt subiam 2,13%, 4,70% e 4,50%, respetivamente, bem como as de Madrid e Milão que valorizavam-se 3,90% e 1,46%.

Depois de ter aberto em alta, a bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 09:00, o principal índice, o PSI20, subia 3,44% para 3.720,22 pontos.

O BCE anunciou na quarta-feira um novo programa de compra de dívida no valor de 750.000 milhões de euros para aliviar a situação no mercado da dívida e o impacto económico da pandemia do novo coronavírus.


09h17 – Taiwan confirma 27 novos casos de infeção e uma nova morte, elevando para 135 o número de pessoas infetadas e para dois o número de mortes nessa região.


09h12 – Açores com três casos positivos e 13 casos suspeitos, distribuídos entre Faial, Santa Maria e Terceira

O diretor regional da Saúde dos Açores considera que as autoridades do arquipélago foram muito além do Governo português na aplicação de medidas para travar o surto do novo coronavírus.

Tiago Lopes diz mesmo que se os Açores tivessem ficado à espera de Lisboa, estariam hoje numa situação muito pior.


09h10 – DGS vai aumentar o número de locais com testes para o Covid-19

Em breve deverá ser possível realizar o teste à Covid19 em mais locais. A Direção-Geral da Saúde deverá brevemente fazer este anúncio, de um reforço de dezenas de unidades de rastreio em diversas regiões do país.

Foi o que adiantou à Antena 1 Germano de Sousa, responsável por uma das maiores redes de laboratórios privados em Portugal.


09h07 – Seul impõe quarentena para quem regressar da Europa e regista 87 novos casos

A Coreia do Sul anunciou uma quarentena obrigatória para quem entrar no país proveniente da Europa, no mesmo dia em que registou 87 novos casos da Covid-19, uma descida relativamente a quarta-feira.

Com mais de 60 casos importados, as autoridades decidiram que, a partir de domingo, quem chegar da Europa fará um teste para detetar a presença do coronavírus (SARS-CoV-2), e mesmo que o resultado seja negativo, será obrigado a ficar de quarentena durante 14 dias em casa.

O Governo sul-coreano já preparou instalações para receber aqueles que não tenham residência fixa no país.

Nas duas últimas semanas, a Coreia do Sul conseguiu baixar e estabilizar o número de novos contágios, embora as autoridades mantenham sob apertada vigilância a situação no sudeste, zona que concentra a maioria dos contágios, e nos arredores de Seul, onde vive metade da população sul-coreana.


09h05 – Estado de emergência: Partidos reagem às medidas apresentadas pelo Governo

Reagindo às medidas anunciadas pelo primeiro-ministro, o Bloco de Esquerda exige que o Governo impeça os despedimentos. O PCP diz que as medidas de apoio às empresas são limitadas. O PAN também pede mais proteção para as empresas e para os idosos. Já PSD prefere não comentar, para já, as soluções de emergência adotadas pelo executivo.


09h02 – Quarentena em Bragança para proteger os mais velhos

Para proteger a população mais envelhecida, foi decretada a quarentena obrigatória em Bragança. Esta medida vai abranger as pessoas que regressarem do estrangeiro, que serão obrigadas a cumprir um período de 14 dias em isolamento.

A decisão foi anunciada pela Autoridade Regional de Saúde, depois de muitos emigrantes terem começado a regressar às aldeias do nordeste transmontado.


08h58 – O Estado indiano de Maharashtra decidiu fechar até 31 de março todas as lojas e escritórios, exceto os que fornecem serviços essenciais, em três das suas cidades, incluindo a de Bombaim, centro financeiro da Índia.


08h44 – Filipinas têm 13 novos casos de infeção confirmados e uma nova morte. No total o país regista já 230 casso e 18 vítimas mortais.


08h36 - PR timorense ainda sem proposta do Governo sobre estado de emergência

O Presidente timorense afirmou que ainda não recebeu a proposta do Governo, aprovada na segunda-feira em Conselho de Ministros, sobre a eventual declaração do estado de emergência.

"Relativamente ao decreto presidencial sobre o estado de emergência, o Presidente ainda não recebeu a proposta do Governo com as medidas propostas", afirmou Francisco Guterres Lu-Olo.

Entretanto, a Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) suspendeu entre 24 de março e 14 de abril todas as aulas presenciais, como medida preventiva da Covid-19, disse hoje à agência Lusa o reitor.

O responsável da instituição, com mais de 20 mil alunos, acrescentou que, faseadamente e até 14 de abril, todas as faculdades vão transitar para o regime de ensino à distância.

Vão ser igualmente estabelecidos, com o apoio dos docentes, alunos e médicos centros de observação do novo coronavírus nos quatro campus da UNTL em Díli e na vila de Hera, que vão permitir encaminhar eventuais casos suspeitos para centros médicos.


08h32 - Voos internacionais com destino a Pequim desviados para diferentes partes da China

A China começou hoje a desviar os voos internacionais com destino a Pequim, numa altura em que a capital chinesa tenta travar o aumento de casos importados da Covid-19.

A Administração da Aviação Civil da China informou que, a partir da 00h01 de sexta-feira (16h01 em Lisboa), e até ao dia 22 de março, os voos da Air China e da Hainan Airlines, a partir de Moscovo, Paris, Tóquio e Toronto, vão ter de realizar uma escala preliminar para exames médicos aos passageiros.

A agência indicou que os voos da Air China, provenientes de Moscovo e de Paris (CA910 e CA934, respetivamente) e com destino a Pequim, vão aterrar na cidade vizinha de Tianjin, onde serão "sujeitos a quarentena e deverão prosseguir as formalidades de entrada no país".

"Os passageiros que atenderem aos requisitos poderão depois seguir para Pequim", de acordo com um comunicado.

O comunicado não adianta o que vai acontecer aos passageiros que não cumprirem os requisitos para continuar a viagem rumo a Pequim, nem a duração da quarentena, que a China normalmente fixa em 14 dias.


08h29 - Argentina em quarentena total e obrigatória até 31 de março

O Presidente da Argentina anunciou um "isolamento social preventivo e obrigatório" em todo o país, entre hoje e 31 de março, para tentar conter o avanço da Covid-19, que soma 128 infetados e três mortes nesse país.

"Acabo de emitir um decreto de necessidade e urgência pelo qual toda a Argentina, todos os argentinos, a partir das 00h00 deverão submeter-se ao isolamento social preventivo e obrigatório. A partir desse momento, ninguém pode sair das suas residências. Todos têm de ficar em casa", anunciou Alberto Fernández.

Fernández justificou a mudança de quarentena voluntária para obrigatória devido ao comportamento de parte da população que aproveitou a situação para viajar para as praias.

"Continuamos a ter problemas com pessoas que não entendem que não se pode circular pelas ruas porque o risco a que expõem os outros é muito grande", acusou Fernández.

O cumprimento da quarentena será responsabilidade das forças de segurança argentinas, que vão controlar a circulação de pessoas e veículos. "Seremos absolutamente inflexíveis", advertiu o Presidente. "Aquele que não puder explicar o que faz na rua será submetido ao código penal", avisou.


08h28 - Suspensos os voos entre Díli e Kupang, Indonésia

Os voos entre as duas capitais da ilha de Timor, Díli e Kupang, foram hoje suspensos e por tempo indefinido, devido às novas restrições fronteiriças aplicadas pelas autoridades de Timor Ocidental, anunciou a transportadora Air Timor.

"Em cumprimento das ordens do governador de Nusa Tenggara Timur, os voos entre Kupang e Dili foram suspensos. Os voos só poderão ser retomados depois das restrições de viagens serem levantadas", informou.

"O voo de hoje da Air Timor Kupang-Dili-Kupang será o último voo até indicação em contrário", acrescentou a empresa, notando que ainda há lugares disponíveis no voo de hoje.

A interrupção do serviço surgiu após a decisão da província indonésia de Nusa Tenggara Timur, que inclui Timor Ocidental, de fechar as fronteiras como medida preventiva da pandemia da Covid-19.

Centenas de pessoas atravessam diariamente as fronteiras terrestres, com uma permeabilidade significativa fora dos postos formais de controlo fronteiriço.


08h21 - China sem novos casos de contágio local pelo segundo dia consecutivo

A China anunciou esta sexta-feira não ter registado novas infeções locais pelo novo coronavírus, pelo segundo dia consecutivo, embora o número de casos importados tenha continuado a aumentar.

A Comissão de Saúde da China disse que, até ao início do dia, não foram detetados novos casos de contágio local em todo o território, mas as autoridades identificaram 39 infetados oriundos do exterior.

Três pessoas morreram devido à doença nesse país nas últimas 24 horas, fixando o total de mortes na China continental, que exclui Macau e Hong Kong, em 3.248.

No total, o número de infetados diagnosticados na China desde o início da pandemia é de 80.967, incluindo 71.150 pessoas que já receberam alta. O número de infetados ativos fixou-se nos 6.569, entre os quais 2.136 em estado grave.


08h18 - Rio de Janeiro proíbe idas a praias, restaurantes e bares por 15 dias

Praias, bares e restaurantes do Estado brasileiro do Rio de Janeiro vão fechar a partir de sábado e pelo menos por 15 dias, numa medida de prevenção da pandemia da Covid-19, anunciou o governador Wilson Witzel.

O decreto prevê ainda a suspensão de ligações terrestres, marítimas e aéreas com qualquer outro estado brasileiro com "circulação do vírus confirmada".

Para entrar em vigor, a partir das 00h00 de sábado (03h00 em Lisboa), a medida tem de ser validada pelas autoridades federais.

O governador também determinou a proibição da circulação de transportes públicos entre a capital do Rio de Janeiro e a restante região metropolitana do estado.

A medida determina também a proibição de visitas aos principais pontos turísticos da cidade, como Pão de Açúcar, Corcovado e museus, entre outros.

O decreto prevê ainda responsabilização criminal para quem desrespeitar estas determinações.


08h15 - Inglês de 62 anos é o primeiro caso confirmado em Cabo Verde

Cabo Verde confirmou o primeiro caso de Covid-19 no país, um turista de nacionalidade inglesa, de 62 anos, que se encontra "clinicamente estável".

"O paciente encontra-se, à hora deste comunicado, clinicamente estável e a receber todos os cuidados necessários, para evitar novos contágios e promover a sua total recuperação", lê-se em comunicado do Ministério da Saúde de Cabo Verde.

Outros cinco casos suspeitos, nas ilhas de Santiago, do Sal e de Santo Antão "deram resultado negativo", segundo o Ministério.

"Nestas circunstâncias, o Governo de Cabo Verde quer garantir aos cabo-verdianos que todas as medidas de gestão deste novo momento, em que Cabo Verde tem confirmado um caso positivo, foram ativadas e que contamos com o cabal cumprimento por parte dos cidadãos e das instituições, para travarmos a propagação do coronavírus nas nossas Ilhas", acrescenta o comunicado.

Face ao risco da pandemia de Covid-19, desde quinta-feira, por decisão do Governo cabo-verdiano, e pelo menos até 9 de abril, estão proibidas as ligações aéreas oriundas de 26 países, incluindo Portugal e Brasil.


08h05 – As medidas do estado de emergência

António Costa apresentou ontem as medidas que irão vigorar durante o estado de emergência, que entrou em vigor às 00h00 de quinta-feira, como resposta musculada à epidemia do novo coronavírus, Sars-CoV-2.

Conheça aqui as medidas: