Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro A. Pina - RTP

A Direção-Geral da Saúde dá conta de mais 34 vítimas mortais e mais 712 pessoas infetadas, o que representa uma taxa de variação de 6%. Acompanhamos aqui os desenvolvimentos sobre a propagação da pandemia do novo coronavírus.

Mais atualizações




23h29 - Eurogrupo vai prolongar-se pela madrugada

Os ministros das Finanças europeus, reunidos através de videoconferência, vão prosseguir as discussões em busca de um compromisso sobre a resposta económica à crise provocada pela pandemia de covid-19.

Segundo o porta-voz do presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, "os trabalhos com vista a uma resposta ambiciosa da política económica da UE à covid-19 estão no bom caminho, mas ainda não chegaram a bom termo", pelo que as discussões prosseguirão pela madrugada, tendo a conferência de imprensa final, inicialmente prevista para esta noite, sido reagendada para as 10:00 de quarta-feira em Bruxelas (9:00 de Lisboa).

23h28 - Ensino à distância no início do 3.º período

As aulas do terceiro período vão arrancar ainda à distância devido à pandemia de covid-19, adianta presidente do Conselho Nacional de Educação, que considerou o regresso às escolas em maio pouco viável.

Maria Emília Brederode Santos adiantou que o regresso às atividades letivas presenciais não será para já, acrescentando que o recomeço em maio é uma decisão que voltará a ser discutida mais à frente.

22h50 - Grávidas voltam a ter acompanhamento no Santa Maria

Grávidas voltam a ter acompanhantes no Bloco de Partos do Hospital de Santa Maria

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte volta a permitir, a partir desta terça-feira, que as grávidas tenham um acompanhante durante o parto e nas duas horas seguintes ao nascimento do bebé, desde que a grávida seja SARS-Cov2 negativa e o acompanhante não tenha sintomas sugestivos de Covid-19.

22h40 - PSP adverte que não irá emitir licenças de lançamento de fogo de artifício

Em comunicado enviado às redações, a Polícia de Segurança Pública, "no exercício das suas competências de licenciamento, controlo, supervisão e fiscalização de todas as atividades que envolvam produtos explosivos, nomeadamente os fogos de artificio e artigos de pirotecnia", informa "os operadores económicos e os cidadãos em geral" de que "não serão emitidas licenças para lançamento de fogo de artifício".

A PSP justifica a decisão com o facto de se encontrarem "proibidos pelo regime legal excecional em vigor, os eventos de cariz religioso, bem como as atividades em espaços abertos, espaços e vias públicas e manifestações de qualquer natureza", invocando ainda a "prevenção de aglomeração de pessoas durante o estado de emergência, respeitando assim o dever geral de recolhimento domiciliário de toda a população".

22h35 - Declaração para entrar em França

A partir de dia 08 de abril, quarta-feira, quem quiser entrar em França terá de ter uma declaração do Ministério do Interior.

Nesse documento ficarão registados os dados dos que entram, possibilitando o seu controlo.

O isolamento poderá ser exigido e fiscalizado.

O atestado de entrada deverá ser utilizado e apresentado pelos motoristas de empresas de transporte e por todos os que pretendam transitar na "França metropolitana", indica o documento disponibilizado aos jornalistas.

Deverá ser apresentado às autoridades encarregues do controlo fronteiriço, em qualquer tipo de fronteira, externas (aéreas, marítimas e terrestres incluindo ferroviárias) e internas.

22h30 - Conselho de Educação quer continuação de aulas à distância

As aulas do terceiro período letivo vão arrancar ainda à distância devido à pandemia de covid-19, adiantou a presidente do Conselho Nacional de Educação, que considerou o regresso às escolas em maio pouco viável.  

A presidente do CNE, Maria Emília Brederode Santos, adiantou que o regresso às atividades letivas presenciais não será para já, acrescentando que o recomeço em maio é uma decisão que voltará a ser discutida mais à frente.

22h20 - Hospital das FA do Porto sem vagas para covid-19

O Hospital das Forças Armadas do Porto já não tem vagas para receber mais doentes infetados com covid-19, mas em Lisboa ainda existem vagas, informou hoje o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

De acordo com o governante, ouvido hoje na Assembleia da República, o Hospital das Forças Armadas do Porto "está atualmente esgotado na sua capacidade".

"Mas esperamos que em breve tenha possibilidade de receber mais doentes, na medida em que temos 11 casos de idosos que não estão infetados e estão lá apenas enquanto aguardam condições para que regressem aos lares", indicou o ministro, estimando que tal possa "acontecer na quarta-feira".

Já no Hospital das Forças Armadas de Lisboa existe "ainda bastante capacidade de receber doentes" infetados com a doença provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

22h05 - Milhares de venezuelanos regressam ao país

Mais de dois mil venezuelanos atravessaram a Colombia nos últimos dois dias, para regressar ao país, em plena pandemia, informou Caracas.

A Venezuela aguarda para os próximos dias uma verdadeira "avalanche" de milhares de outros, três a cinco mil migrantes da Venezuela, empurrados pela emergência sanitária.

A Colombia já organizou um corredor humanitário para deixar passar os venezuelanos que queiram regressar ao seu país. Uma vez passada a fronteira, entrertanto encerrada e aberta apenas para os deixar passar, todos terão de passar 15 dias isolados.

21h50 - Vírus já matou mais de 81 mil pessoas e infetou 1,4 milhões no mundo

A pandemia de covid-19 matou já 81.012 pessoas e infetou mais de 1,4 milhões em todo o mundo, oficialmente diagnosticados em 192 países e territórios desde o seu surgimento em dezembro na China.

Pelo menos 300,739 são atualmente considerados curados.

Desde a contagem realizada às 19:00 de segunda-feira, mais 6,358 novas mortes e 64,14 novos casos foram registados em todo o mundo.

21h40 - Investigadores portugueses ajudam na sequenciação do novo coronavírus

A sequênciação do genoma do SARS-Cov-2 está ser feita através de um esforço mundial.


21h30 - Trump obriga 3M a produzir 55 milhões de máscaras ao mês

A Casa Branca obrigou uma empresa gigante a produzir 55 milhões de máscaras todos os meses.

A decisão segue-se a queixas persistentes nos Estados Unidos de falta de equipamento de proteção médica.

Entretanto, em plena pandemia, realizaram-se as primárias no Wisconsin.

O correspondente da RTP em Washington, João Ricardo de Vasconcelos, está a acompanhar a evolução da pandemia na América.

21h20 - Duas semanas para fazer testes por falta de resposta

No norte do país há suspeitos de infeção que têm de esperar duas semanas para fazer o teste. Os centros de rastreio não aceitam marcações mais cedo por falta de capacidade de resposta.

A região é onde há mais casos confirmados de covid-19 e mais óbitos provocados pela doença.

José Gomes vive em Santa Maria da Feira, tem febre, tosse e dores de cabeça. Na segunda-feira o médico de família perscreveu-lhe um teste de rastreio, não conseguiu marcar através do telefone.


21h15 - 7.700 voluntários respondem ao apelo das FA

Mais de 7.000 voluntários responderam ao apelo do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) para ajudar durante a pandemia de covid-19, anunciou hoje o ministro da Defesa, indicando que têm estado no Hospital das Forças Armadas e no apoio social.

João Gomes Cravinho, ouvido na comissão parlamentar de Defesa Nacional e em resposta ao PAN e ao CDS-PP, adiantou que disponibilizaram-se "cerca de 7.700 pessoas".

De acordo com o governante, quando o fizeram, "responderam a um conjunto de perguntas", pelo que serão "distribuídos de acordo com as suas próprias preferências" e a "disponibilidade dos voluntários".

"Ao fazerem a sua proposta, indicam os locais e unidades militares de preferência para fazerem o seu trabalho, e isso foi tido em conta", explicou, assinalando que "fá-lo-ão mais próximo dos seus locais de residência".

21h10 - Japão decreta estado de emergência em sete regiões

A China espera ter ultrapassado a crise da covid-19.

Em Wuhan, a cidade epicentro da epidemia, já não há mortes e apenas foram anunciados dois casos de infeção.

Já no Japão, o Governo decretou o estado de emergência em sete regiões do país.


21h00 - Açores detetam primeiro caso em lar de idosos e encerram estrutura

Os Açores detetaram hoje o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus num lar de idosos, uma mulher de 88 anos, que terá sido infetada no Hospital de Ponta Delgada, onde esteve internada, disse fonte do Governo Regional.

20h55 - Pandemia. Itália espera sair, Suécia receia entrar

A Itália apostou no recolher obrigatório, mas outros países, como a Suécia, têm uma estratégia diferente.

No meio da pandemia, a Suécia parece viver num mundo à parte. Enquanto por toda a Europa se tomavam medidas restritivas do dia-a-dia, as autoridades suecas optaram por restringir apenas os contactos sociais mais próximos, deixando abertas muitas escolas e serviços públicos.


20h50 - Boris Johnson está "estável"

Downing Street afirma que o primeiro-ministro britânico se mantém internado mas está consciente e "estável".

O primeiro-ministro britânico não necessitou de ser ventilado mas está em observação com suporte de oxigénio.

A chefia provisória do governo britânico foi assumida por Dominic Raab, o atual ministro dos Negócios Estrangeiros.


20h45 - Doze milhões de alunos sem aulas presenciais em França

A França ultrapassou a barreira dos dez mil mortos.

Mais de 12 milhões de alunos estão sem aulas presenciais, incluindo 14 mil estudantes portugueses integrados no ensino francês.

A correspondente da RTP em Paris, Rosário Salgueiro, está a acompanhar a evolução da pandemia em França.


20h35 - Mortes aumentam em Espanha

Em 24 horas, perderam a vida 743 pessoas, mesmo assim abaixo dos níveis máximos de há uma semana.

Há agora quase 14 mil mortos e mais de 140.500 infetados, com a tendência de contágio a diminuir.

Entre os milhões de pessoas que estão há quatro semanas fechadas em casa em Espanha, muitas são portuguesas.

A correspondente da RTP em Madrid, Daniela Santiago, conversou com algumas delas.


20h30 - Doentes fogem das urgências

Os médicos estão alarmados com a descida drástica do número de pessoas que procuram as urgências.


20h25 - Escolas fechadas em abril, depois...

Noutra previsão, o Presidente anunciou que as escolas vão manter-se fechadas em abril.

Depois de mais numa reunião com os especialistas, Marcelo Rebelo de Sousa disse que há uma tendência positiva na evolução da doença, e admitiu um regresso progressivo à normalidade em maio.

Mas o Presidente avisou que este mês terá de se manter o esforço das últimas semanas.


20h20 - Dia seguinte à pandemia "pode durar anos"

A advertência foi deixada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.


20h10 - O que procura o Eurogrupo


Os ministros das Finanças da Zona Euro reuniram-se para procurar um acordo no combate aos efeitos da pandemia.

Antes do encontro, Mário Centeno afirmou que é preciso um pacote de ajuda substancial.

20h00 - Discussões no Eurogrupo em modo pausa e sem fim à vista

A reunião de hoje do Eurogrupo destinada a alcançar um compromisso político sobre a resposta económica da Europa à crise provocada pela pandemia covid-19 encontra-se interrompida há praticamente duas horas e ameaça prolongar-se noite dentro.

A videoconferência, conduzida desde Lisboa por Mário Centeno, começou já com um atraso de uma hora, às 15:00 de Lisboa, tendo sido interrompida após três horas de discussões, cerca das 18:00, para "uma pausa de uma hora", mas, passada essa hora, o porta-voz do presidente do Eurogrupo indicou na sua conta na rede social Twitter que "é necessário mais trabalho" e que o encontro só será retomado às 21:00 de Bruxelas, 20:00 de Lisboa.

Um dos participantes no encontro, o ministro das Finanças maltês, Edward Scicluna, 'prognosticou' entretanto na sua conta oficial na rede social Twitter que a "maratona do Eurogrupo" poderá prolongar-se "até amanhã [quarta-feira] de manhã".

19h50 - Angola com mais um caso positivo, 17 no total

Angola regista mais um caso de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total para 17, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, que informou que foram rastreados todas os passageiros dos voos de Portugal.

O caso mais recente é relativo a uma cidadã angolana de 28 anos de idade, que regressou de Portugal no voo de 21 de março e ficou sob custódia da saúde, em quarentena instititucional num hotel. Neste momento, a mulher está internada no hospital da barra do Kwanza.

O Governo angolano avançou entretanto com a requisição civil de todos os médicos e enfermeiros reformados dos setores público e privado, de acordo com um despacho assinado pela ministra da Saúde, Silvia Lutucuta.

A requisição civil dos profissionais de saúde enquadra-se nas medidas de exceção e temporárias para a prevenção e controlo da pandemia de covid-19, segundo o despacho que entra hoje em vigor.

19h40 - Lares de idosos do distrito de Évora já estão a ser testados

O rastreio à covid-19 nos lares de idosos do distrito de Évora arrancou esta semana e implica testes a cerca de 2.700 funcionários e perto de 3.750 utentes, revelou hoje o presidente da comunidade intermunicipal.

"Iniciámos na segunda-feira a realização dos testes já em algumas instituições", tendo sido abrangidas, até hoje à tarde, "uma meia dúzia" de estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) do distrito e realizados "300 testes", disse José Calixto, em declarações à agência Lusa.

19h30 - EUA com mais de 12 mil mortos

O mais recente balanço aponta para 12.244 mortos nos Estados Unidos, mais 1,373 do que segunda-feira. O país regista ainda mais de 386 mil infetados, um acréscimo superior a 19 mil casos num único dia.

Nova Iorque, com 731 mortes, e Nova Jérsia, com 229 óbitos, ambas em apenas 24 horas, mantêm-se como as áreas mais afetadas pela pandemia nos EUA.

19h10 - Madeira tem 49 infetados mais um do que na segunda-feira

O arquipélago da Madeira regista hoje 49 casos de covid-19, mais um do que na segunda-feira, disse o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) da região, indicando que o novo doente é um jovem regressado do Reino Unido.

"Trata-se de um caso importado, de um jovem, na faixa etária entre os 10 e os 19 anos, residente no concelho de Santa Cruz (zona leste da Madeira)", esclareceu a vice-presidente do IASAÚDE, Bruna Gouveia, em videoconferência, no Funchal.

O jovem cumpriu a quarentena desde a sua chegada à região, no dia 16 de março, e foi acompanhado pelas autoridades de saúde, sendo que os primeiros sintomas de infeção pelo novo coronavírus surgiram em 23 de março.

19h05 - Festas do Senhor de Matosinhos canceladas pela primeira vez em 700 anos

As Festas do Senhor de Matosinhos, no distrito do Porto, agendadas para 22 de maio a 14 de junho, foram canceladas devido à atual pandemia da covid-19, anunciou a câmara local.

A decisão foi aprovada por unanimidade e determina a primeira interrupção das Festas pela primeira vez em quase 700 anos de história. Outras duas romarias do concelho - as Festas da Senhora da Hora e as Festas do Mártir São Sebastião - foram igualmente canceladas.

19h00 - 25 milhões de empregos em risco na aviação

A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, em inglês) estima que a pandemia de covid-19 possa colocar 25 milhões de empregos em risco, sobretudo na Ásia e na Europa, segundo um comunicado hoje divulgado.

A queda a pique da procura por viagens aéreas poderá afetar a vida de cerca de 65,5 milhões de pessoas, que dependem da indústria da aviação, incluindo 2,7 milhões de empregos nas companhias aéreas, estima a IATA.

18h50 - Bruxelas adia recomendações sobre fim das quarentenas

Ainda não foi desta que a Comissão Europeia acordou recomendações gerais para uma saída coordenada dos períodos de confinamento no bloco europeu.

Inicialmente previsto para quarta-feira, o anúncio foi esta terça-feira adiado para data posterior, numa altura em que tanto a Áustria como a Dinamarca anunciaram já os seus próprios planos de levantamento gradual de restrições.

18h45 - PSP e GNR detiveram 33 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas por desobediência às regras impostas pelo estado de emergência, anunciou o ministério da Administração Interna, MAI.

Foram ainda encerrados 177 estabelecimentos-

18h40 - França ultrapassa barreira dos 10 mil mortos

Nas últimas 24 horas, a França registou 10.328 óbitos, incluindo hospitais (7.091) e lares (3.237 desde 01 de março).

Em reanimação estão 30 mil pessoas, 7.131 das quais em estado grave. Entre saídas e entradas da UCI foi necessário encontrar mais 59 camas nas unidades de reanimação.

Perto de cinco mil lares ou centros de apoio social registaram pelo menos um utente com covid 19. Casas de repouso da terceira idade contam 30.902 casos confirmados.

A atualização dos óbitos nestes locais permitiu adicionar, nas últimas 24 horas, 820 mortes desde o início da epidemia.

18h30 - Hospital de Ovar cria nova enfermaria para doentes com covid-19

O Hospital Francisco Zagalo, em Ovar, criou uma enfermaria exclusiva para doentes com covid-19, comunidade que, nesse concelho do distrito de Aveiro em estado de calamidade pública, envolvia esta tarde já 432 infetados.

O objetivo é reforçar a capacidade de resposta à pandemia nessa unidade de saúde, que, com cinco novas camas, passa assim a disponibilizar um total de 21 leitos para internamento hospitalar de utentes contaminados pelo novo coronavírus e em estado de gravidade clínica intermédia.

Em comunicado, a direção do hospital nota que a enfermaria foi montada e equipada "em tempo recorde" no ginásio da Unidade de Medicina Física e de Reabilitação do próprio hospital, e já está em funcionamento.


A Associação das Empresas de Vinhos do Porto (AEVP) iniciou esta semana a "entrega gratuita de 55.000 litros de gel desinfetante a 15 unidades hospitalares do Norte de Portugal envolvidas no combate à Covid-19.

"Algumas empresas" do setor foram contatadas pelo Hospital de São João, no Porto, no sentido de lhes ser fornecido gel desinfetante, "um produto de que tinham muita falta", explicou a diretora executiva da AEVP, Isabel Marrana.

As companhias cederam a aguardente vínica que tinham em "stock" e foi então possível criar uma loção desinfetante que o "Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde e a Direção-Geral da Saúde aprovaram" e que já começou a ser distribuído.

18h10 - Sindicato dos Enfermeiros denuncia "pressões ilegítimas"

O Sindicato dos Enfermeiros diz que há queixas, em todo o país, sobre "pressões ilegítimas" sobre estes profissionais para não apresentarem o formulário da Segurança Social para apoio a filhos menores de 12 anos e comparecerem ao trabalho.

Na queixa, enviada à Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), o sindicato afirma que, numa fase de pandemia do covid-19, estas denúncias prendem-se com a exigência de apresentação ao trabalho "mesmo sem garantir a segurança e proteção dos filhos (cônjuges que pertencem a setores essenciais, familiares pertencentes a grupos de risco, creches que não recebem os menores, entre outras questões)".

"Existem algumas direções de recursos humanos que parecem querer substituir os conselhos de administração e nomeadamente os enfermeiros diretores e isso não podemos permitir", lê-se na queixa, assinada pelo presidente do sindicato, José Correia Azevedo.

18h00 - Voos para as Ilhas com número limitado de passageiros

Os voos comerciais, regulares ou não, para permitir aos residentes habituais nos Açores e na Madeira os regressos às residências também têm de cumprir a regra de limite máximo de um terço de ocupação, esclareceu hoje o Governo.

No despacho hoje publicado em Diário da República aquela limitação não estava prevista, mas num comunicado emitido esta tarde o Ministério das Infraestruturas e da Habitação informa que o referido despacho foi retificado.

17h50 - Gondomar: Norte apresenta "5 vezes mais casos" que o Centro

O presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, exigiu hoje que o Norte também seja contemplado na distribuição de testes à covid-19, recordando que esta região tem "cinco vezes mais casos" do que o Centro.

"Foi recentemente noticiado que a DGS [Direção-Geral da Saúde] vai enviar 10.000 testes para o Centro. Não compreendo essa discriminação positiva a uma região, quando o Norte e Gondomar também precisam muito. O Norte tem cinco vezes mais casos do que o Centro", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Gondomar , que é também presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) do Porto.

17h40 - Fim da quarentena em Wuhan

Ao fim de dois meses de isolamento, a população da cidade chinesa berço da pandemia de covid-19, Wuhan, está, a partir desta quarta-feira, totalmente livre de constrangimentos.

A quarentena foi levantada às 00h00 em Whuan (16h00 GMT) e, conforme testemunharam jornalistas da Agência France Presse no local, centenas de pessoas aglomeraram-se na gare de comboios, prontas para abandonar a cidade mesmo durante a noite.

Desde 23 de janeiro de 2020 que as deslocações além da comuna de Wuhan estavam proibidas.

17h30 - Portugal com 471 mortes até agosto

Um estudo divulgado hoje nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar 471 mortes em Portugal até 04 de agosto, indicando ainda que o pico do número diário de mortes foi atingido em 3 de abril.

Face aos números oficiais hoje divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que indicam 345 mortes, as projeções dos investigadores do Instituto para Avaliação e Métricas de Saúde (IHME, na sigla inglesa), da Universidade de Washington apontam para mais 126 óbitos ao longo dos próximos três meses.

O estudo refere também que o modelo matemático usado para as estimativas, que foram feitas para vários países, "demonstra que, apesar de Portugal não ter tido falta de camas no total, não tinha suficientes unidades de cuidados intensivos (UCI) para a procura, com o auge a surgir com a falta de 118 camas no dia 03 de abril".

17h15 - Itália contabilizou mais 604 mortes nas últimas 24 horas

O número total de óbitos no país cifra-se agora em 17.127, entre 135.586 casos confirmados (eram 132,547 na segunda-feira).

17h00 - Balanço Forças Armadas

As Forças Armadas registaram até ao momento 57 militares infetados com o novo coronavírus, dois dos quais estão curados e outros dois hospitalizados, anunciou hoje o ministro da Defesa, numa audição no parlamento.

Os dados sobre o registo de covid-19 nas Forças Armadas foram avançados pelo ministro João Gomes Cravinho numa audição presencial na comissão parlamentar de Defesa.

16h55 - Médicos em greve no Paquistão

Os médicos no Paquistão entraram em greve em dois hospitais no sudoeste de Quetta esta terça-feira, um dia depois de a polícia ter prendido profissionais de saúde que protestavam contra a falta de equipamento de proteção contra o novo coronavírus.

16h50 - Dia negro em Nova Iorque

Segunda-feira, 6 de abril, registou o maior número de óbitos num único dia até agora, 731, no Estado de Nova Iorque.

O total soma já 5.489 mortes, numa altura em que o governador Andrew Cuomo vê uma estabilização no número de novas hospitalizações.

16h40 - Reino Unido regista novo recorde com mais 786 mortes

O Reino Unido registou mais 786 mortes de pessoas infetadas nas últimas 24 horas, elevando para 6.159 o número total de óbitos durante a pandemia da covid-19, indicou hoje o Ministério da Saúde britânico.

Na atualização dos dados feita hoje, o número de pessoas infetadas aumentou em 3.634 para 55.242 casos positivos.

Já o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, permanece "estável", depois de ter sido hospitalizado e colocado nos cuidados intensivos, segunda-feira, perante o agravamento dos sintomas de covid-19.

16h30 - ADSE comparticipa teleconsultas a partir de quinta-feira

O subsistema de saúde da Função Pública vai comparticipar duas consultas à distância por mês a cada beneficiário, a partir de quinta-feira, no regime convencionado, segundo um comunicado do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública divulgado hoje.

O valor da teleconsulta será "idêntico ao da consulta presencial, sendo aplicáveis os mesmos valores de financiamento tanto pela ADSE como pelo beneficiário", refere o texto.

As consultas à distância comparticipadas pela ADSE no regime convencionado arrancam no dia 09 de abril e irão manter-se "enquanto durarem os constrangimentos resultantes da necessidade de isolamento social, atendendo à atual emergência de saúde pública causada pela pandemia de covid-19", explica o ministério liderado por Alexandra Leitão.

16h20 - Parlamento iraniano regressa aos trabalhos e rejeita quarentena geral

O Parlamento iraniano regressou hoje aos trabalhos, após uma pausa de seis semanas por causa da pandemia covid-19, rejeitando uma proposta que impunha o confinamento geral.

Durante a sessão que marcou o regresso aos trabalhos parlamentares, os deputados debateram um projeto de lei para impor o confinamento nacional por um mês, mas o texto foi rejeitado, com a maioria a argumentar que a decisão arruinaria a economia nacional.

16h15 - OIT: esta é a crise mais grave" desde a Segunda Grande Guerra

A Organização Internacional do Trabalho considera que o mercado de emprego está a enfrentar com a pandemia do coronavírus a sua "crise mais grave desde a Segunda Grande Guerra".

Há 1,25 mil milhões de trabalhadores em risco elevado de despedimento ou de redução salarial, estima a organização. Só na Europa, 12 milhões de pessoas ficarão desempregadas.

De acordo com contas desta agência da ONU, publicadas esta terça-feira, a pandemia deverá levar ao desaparecimento, apenas no primeiro trimestre de 2020, de 6,7 por cento das horas de trabalho em todo o mundo, o equivalente a 195 milhões de semanas de trabalho de 48 horas.

Estas perdas irão sentir-se no mundo inteiro, numa situação que "ultrapassa em muito os efeitos da crise financeira de 2008-9". A população dos países da Europa e Árabes deverá ser fortemente afetada, mas em números absolutos, será a Asia-Pacífico a sofrer o maior impacto.

16h10 - Restaurantes e padarias de Vila Real reabrem para reagir à crise

Alguns restaurantes e padarias estão a reabrir em Vila Real, depois de semanas fechados, juntando-se a outros estabelecimentos comerciais, como talhos ou mercearias, que estão "a reinventar" o negócio para reagir à crise provocada pela covid-19.

Por causa da pandemia, o negócio passou especialmente a fazer-se 'online' ou ao telefone e as entregas dos mais variados produtos são feitas em regime de 'take-away' ou ao domicílio.

16h00 - Espanha: regresso ao trabalho de quem não pode fazê-lo a partir de casa

Os trabalhadores em atividades não essenciais que não conseguem trabalhar em casa, podem regressar às suas atividades laborais a partir de segunda-feira, 13 de abril, declarou o Governo espanhol.

Todos aqueles que trabalham em casa vão continuar a fazê-lo, mas os que não o podem fazer são autorizados a deslocar-se, apenas até ao seu local de trabalho, uma medida que esteve suspensa durante duas semanas.

O estado de emergência mantém-se e deverá prolongar-se mais duas semanas, de 11 até 25 de abril, de acordo com a proposta do Conselho de Ministros ao Parlamento.

15h50 - Alto Minho "exige já" dois mil testes para despiste em lares de idosos

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho disse hoje que a região "exige já" dois mil testes para efetuar o despiste de covid-19 aos cerca de 1.700 idosos residentes em lares do distrito de Viana do Castelo.

"Nós temos cerca de 1.700 idosos a residir no Alto Minho. São necessários dois mil testes para o Alto Minho para se poder fazer um rastreio eficaz de todas as instituições. É necessária urgência. Urgência é para já, não é para daqui a uma semana. É para já. Ouvimos falar que chegaram testes a Portugal, queremos que também venham para o Alto Minho. O Alto Minho exige testes para fazer despiste nas nossas instituições", afirmou José Maria Costa.

15h40 - Alguns países europeus começam a anunciar alívio das restrições

Áustria, Dinamarca e República Checa preparam o levantamento, nos próximos dias, de algumas restrições decretadas para travar a propagação do coronavírus, enquanto Itália e Espanha preparam os planos pós-pico, que esperam aplicar "dentro de algumas semanas".

A razão: uma redução da taxa de contágio na Áustria, Dinamarca e República Checa, uma "curva que começa a descer" em Itália e "a pressão a diminuir" em Espanha, mas, também, a pressão para retomar a atividade económica.

15h30 - Recolhidas máscaras reutilizáveis fornecidas aos hospitais de Évora e Beja

As máscaras cirúrgicas reutilizáveis fornecidas aos profissionais dos hospitais de Évora e de Beja que combatem a pandemia da covid-19 vão ser recolhidas e devolvidas ao fornecedor, revelou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

"Fomos surpreendidos ontem [segunda-feira] pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, que nos enviou um ofício a dizer que tinha dado ordens para a retirada daquele equipamento", afirmou Edgar Santos, dirigente no Alentejo do SEP.

Na semana passada, o SEP tinha manifestado dúvidas sobre a adequação das máscaras cirúrgicas reutilizáveis.

15h15 - Portugal regista 1.435 profissionais de saúde infetados

Na conferência de imprensa diária no Ministério da Saúde, Lacerda Sales indicou que dos 1.435 infetados pelo novo coronavírus na área da saúde, 240 são médicos, 370 enfermeiros e os restantes 825 casos dizem respeito a assistentes operacionais, administrativos e outros profissionais da área da saúde.

Segundo o balanço de hoje da Direção-Geral da Saúde, em Portugal registaram-se 345 mortes, mais 34 do que na véspera (+10,9%), e 12.442 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 712 em relação a segunda-feira (+6%).

15h04 - Governo dos Açores formaliza queixa-crime contra doente

O presidente do Governo dos Açores deu hoje orientações para a formalização de uma queixa-crime contra o passageiro que desembarcou em Ponta Delgada, proveniente de Lisboa, infetado com o novo coronavírus.

15h00 - Costa deseja "rápida e total recuperação" a Boris Johnson

O primeiro-ministro britânico está internado nos cuidados intensivos desde segunda-feira.

"Desejo ao primeiro-ministro [do Reino Unido], Boris Johnson, uma rápida e total recuperação", escreveu António Costa numa mensagem divulgada na sua conta pessoal da rede social Twitter.

14h40 - PAN: "Taxa não é suficientemente reduzida"

O deputado do PAN, André Silva, disse que as medidas estão a resultar mas devem manter-se as cautelas. Referiu que ainda não é tempo de levantar as restrições, nomeadamente nas escolas.


14h32 - Francisco Rodrigues dos Santos fala em oportunidade "a médio prazo"

O líder do CDS-PP vê depois desta reunião uma oportunidade para um eventual regresso à normalidade a "médio prazo". Francisco Rodrigues dos Santos pediu ainda uma maior robustez dos serviços de vigilância e deteção do Covid-19.


14h25 - David Justino e as escolas: ainda é cedo para saber datas

O responsável do PSD demonstrou considera que ainda é cedo para especular sobre a abertura das escolas, uma vez que o meio escolar envolve grupos de alto risco, até porque Portugal tem um corpo docente envelhecido.


14h23 - PEV pede "mais um esforço aos portugueses"

A deputada Mariana Silva salientou a importância de sossegar pais e alunos perante a incerteza sobre a reabertura de escolas.


14h20 - João Oliveira alerta para problemas "económicos e sociais"

O deputado do PCP salientou a questão da perda de emprego e de salários, bem como as situações de abuso para com os trabalhadores.


14h17 - Catarina Martins: Abertura do ano letivo a 14 de abril "está fora de questão"

A responsável do Bloco de Esquerda esteve na reunião com especialistas e responsáveis políticos e salientou que é necessário medidas fortes a nível económico e social na recuperação desta crise.


14h14 - "Notícias encorajadoras", diz João Cotrim Figueiredo

O deputado da Iniciativa Liberal considera que o país não está preparado para o regresso à normalidade e com um plano de retoma adequado.


14h12 - Escolas deverão continuar encerradas em abril

De acordo com o Presidente da República, o parecer de especialistas na reunião deverá levar ao prolongamento do fecho das escolas até fim de abril.

Questionado pela RTP no final da reunião, Marcelo Rebelo de Sousa disse que o primeiro-ministro irá esclarecer a questão da reabertura de escolas a 9 de abril, mas que as conclusões dos especialistas indicam no sentido de se manter o esforço até ao final do mês atual, ou seja, manter as escolas fechadas.

Referiu ainda que será possível ver "a luzinha ao fundo do túnel" se os portugueses forem capazes de manter a "dedicação cívica".

"O esforço dos portugueses está a dar resultado", completou ainda.

14h09 - "Se queremos ganhar a liberdade em maio, precisamos de a ganhar em abril"

No final de uma reunião no Infarmed, que juntou vários líderes políticos e responsáveis de entidades de saúde, o Presidente da República admitiu que os dados em Portugal sobre a pandemia dão sinal de "passos positivos", tanto ao nível do crescimento diário no número de casos como na redução da propagação.

Uma tendência "lenta, mas positiva", salientou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República chamou à atenção para a importância de manter as medidas de prevenção em abril: ""Se queremos ganhar a liberdade em maio, precisamos de a ganhar em abril". 

"Para dar passos em maio no sentido de regresso progressivo à normalidade, na atividade económica e social e atividade escolar, é preciso em abril, ganhar maio", acrescentou ainda.

Nesse sentido, Marcelo Rebelo de Sousa pediu aos portugueses "um suplemento de esforço para além do que têm feito" de forma a que se possa "virar uma página no fim do mês de abril".

"Temos aqui uma boa notícia mas que não dispensa um esforço complementar nas semanas que se seguem", completou.

14h07 - Detida mulher infetada andava às compras em Ovar

A PSP deteve em Ovar, onde foi decretado o estado de calamidade pública, uma mulher de 78 anos infetada com o novo coronavírus. A septuagenária estava a fazer compras num hipermercado.

Em comunicado, a PSP refere que a septuagenária, residente no concelho de Ovar, distrito de Aveiro, foi detida por violação de confinamento obrigatório na segunda-feira, pelas 16h20.

14h06 - Açores com três novos casos

A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que foram diagnosticados três novos casos positivos de Covid-19 no arquipélago, dois em São Miguel e um no Pico, elevando para 70 o número total de infetados.

13h59 - Grande parte dos portugueses no estrangeiro já conseguiu regressar

Cerca de 3.700 cidadãos portugueses que se encontravam no estrangeiro, três quartos dos que pediram apoio para regressar devido à pandemia da codiv-19, já estão em Portugal, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros.


Numa mensagem no Twitter, Augusto Santos Silva fez o ponto da situação do "apoio ao regresso dos portugueses retidos no estrangeiro por voos cancelados, ligações encerradas ou mesmo fronteiras fechadas".

12h58 – Tempo para a marcação de testes

Quando confrontado com o tempo de demora para a marcação de testes, o subsecretário-geral da Saúde refere que “no dia 5, o SNS 24 encaminhou, para ficar a aguardar cuidados – pessoas que em teoria terão feito o pedido de prescrição de exame- 1.068 pessoas”.

“Tenho a certeza que toda a população gostaria de fazer o teste imediatamente. Temos estado a aumentar progressivamente a capacidade de testagem diariamente”.

Segundo Diogo Cruz, “esta é uma capacidade que tem de ser gerida do ponto de vista local”.

12h57 - Vagas nos cuidados intensivos do Hospital de Aveiro

Questionado sobre a situação nos cuidados intensivos no Hospital de Aveiro, que está sem vagas para receber novos doentes há dois dias, segundo apurou a RTP, o secretário de Estado da Saúde salientou o trabalho desempenhado por uma equipa específica, liderada por João Gouveia, que está a avaliar de forma constante a capacidade dos cuidados intensivos em Portugal.

António Lacerda Soares recordou ainda a chegada de mais 1.000 ventiladores até ao final da próxima semana, capacidade expansiva neste aspeto que será gerida pelos próprios hospitais e pela task force.

"De certeza que haverá soluções para essa situação", afirmou o secretário de Estado.

12h56 - Foram realizados 121.256 testes

O secretário de Estado salientou que se verifica um reforço diário na capacidade de testagem.

Desde o início da pandemia foram realizados em Portugal 121.256 testes, dos quais 53 por cento no público.

António Lacerda Soares refere ainda que a capacidade de testagem diária mantém-se nos 11 mil testes.

O dia 1 de abril continua como o dia de maior testagem até agora, com nove mil testes.

12h54 – Nova orientação para os lares já está disponível

Diogo Cruz anunciou que a nova orientação para a realização de testes em lares de idosos “já está disponível”.

“É de facto uma preocupação a situação nos lares tendo em vista a população. Que é uma população de risco”, realçou.

O subdiretor-geral da Saúde considera que é necessário “fazer mais testes. (…) Sempre que há casos suspeitos ou confirmados, tentarmos caracterizar a população”.

“Não só a população do lar, que é de fato importante. Mas mais importante aos profissionais do lar para tentarmos para a transmissão o mais rápido possível”.

Segundo Diogo Cruz, “existem os testes que têm que ser feitos na hora e testes que não precisam de ser feitos na imediatamente”.

“Nós temos aumentado muito a capacidade de testes, quer do SNS quer dos convencionados. Ninguém sabia qual era a dimensão do problema, e portanto, vamos adaptando”, acrescentou.

“Estamos a trabalhar para aumentar a rede da forma mais rápida possível”.

12h53 - Plano inclui lares ilegais

António Lacerda Soares destaca que o plano de apoio e para aumentar a capacidade de testagem nos lares inclui todos os lares, mesmos os ilegais.

"As pessoas que estão nos lares ilegais são iguais às pessoas que estão em lares ilegais", frisou o secretário de Estado da Saúde. No entanto, a sinalização desses casos cabe à Segurança Social, destaca.

12h51 - Discrepância nos dados regionais

Diogo Cruz explica que tem a ver “com o RNU, local onde a pessoa mora”.

“Nós centralmente a única coisa que sabemos o que está na RNU do utente, que nem sempre coincide com o sítio real onde as pessoas vivem. Ou sabemos, quanto muito o local onde foi feito o teste”, acrescentou.

O subdiretor-geral da Saúde assume que pode haver “discrepâncias que são depois corrigidas quando localmente nos dizem: Esta pessoa não mora aqui. Mora noutro lado. e nós conseguimos corrigir”.

12h50 – Divulgação dos dados

Quando questionado pelo repto do Conselho de Escolas Médicas portuguesas e pela Ordem dos Médicos para que os dados que permitem um acesso livre à investigação científica sejam libertados para que se possa fazer um combate à doença, Diogo Cruz frisa que a DGS “tem fornecido naturalmente anonimizados a algumas comunidades científicas” que os têm solicitado.

“Estamos a trabalhar com a FCT de forma a ser mais célere esta disponibilização”, acrescentou.

O subdiretor-geral da Saúde, sublinha que “não é fácil nesta fase termos outras urgências (…) Mas estamos a trabalhar para que isto fique mais facilmente agilizado”.

“Penso que nos próximos dias, conseguiremos, de forma mais rápida ter este circuito montado”, disse ainda.

12h49 - 1.435 profissionais de saúde infetados

O secretário de Estado da Saúde confirma que há em Portugal 1.435 profissionais de saúde infetados, dos quais 370 enfermeiros e 240 médicos. Os restantes são assistentes técnicos, assistentes operacionais e outros técnicos.

12h47 - 2.000 testes seguem hoje para Aveiro

Questionado sobre a situação particular em Aveiro, o secretário de Estado da Saúde reconhece que o hospital de Aveiro "tem tido uma afluência superior ao expectável" e agradeceu todos os esforços que estão a ser feitos pelas autoridades locais.

António Lacerda Soares avançou ainda que vão ser distribuídos mais 10.000 testes na zona Centro ainda esta terça-feira, dos quais 2.000 seguem para Aveiro.

Sobre a questão dos lares naquele distrito, o secretário de Estado assegura que foram testados a grande maioria dos utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia, onde ocorreram 15 óbitos.

O referido lar tinha uma ocupação de 120 utentes e 151 profissionais, sendo que 78 utentes e 19 profissionais ficaram infetados.

Dois lares daquela região vão receber 80 testes esta terça-feira, confirmou ainda António Lacerda Soares.

"Estamos a fazer todos os esforços para que a situação de Aveiro fique resolvida o mais depressa possível", frisou.

12h45 – DGS pede prudência

O subdiretor-geral da Saúde refere que apesar de os números terem baixado na segunda-feira é necessário “prudência na interpretação dos números”.

“Estamos numa fase de luta contra esta pandemia. Não sabemos o que vai ser o dia de amanhã e vai-se aproximar um momento importante de reflexão que é a Páscoa e gostaria de solicitar a todos que mantivessemos as medidas que temos tido até agora de isolamento social”, frisou Diogo Cruz.

O subdiretor-geral da Saúde pede que não se abrandem os esforços “feitos até agora” para que exista “uma evolução favorável o mais rápido possível”.

“É aquilo que todos desejamos. Para que o mais cedo possível possamos sair da situação que estamos”, acrescentou.

12h41 - Mais de 1.400 contratações de profissionais de saúde

Na habitual conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde confirmou que a taxa de letalidade global é de 2,8% em Portugal e de 10,7% acima dos 70 anos.

Entre os doentes com Covid-19, cerca de 86% estão a ser acompanhados no domicílio.

Numa data em que se assinala o Dia Mundial da Saúde, António Lacerda Soares destaca que o mundo está a braços com "a mais grave pandemia dos últimos 100 anos".

Por isso, o secretário de Estado da Saúde sublinha que conselhos de Administração dos diferentes hospitais têm autonomia para fazer contratação direta no âmbito desta pandemia de forma a reforçar o SNS.

Desde então foram feitos mais de 1.400 contratos com profissionais de saúde de todas as áreas.

António Lacerda Soares destacou ainda que continua a haver melhorias no serviço SNS24, principal porta de entrada de novos casos, sendo que o tempo de espera se situa agora abaixo dos 3 minutos.

A linha também já prestou apoio psicológico a 262 pessoas, incluindo alguns profissionais de saúde.

O secretário de Estado da Saúde acrescentou ainda que a plataforma que permite o acompanhamento dos doentes no domicílio, a TraceCovid19, conta agora com a disponbilidade de mais médicos.

António Lacerda Soares faz ainda referência à morte da subdiretora geral da Saúde, Catarina Sena.

12h28 - Petição pela suspensão dos exames nacionais

A petição, lançada por alunos do ensino secundário, pede a suspensão dos exames nacionais e que as notas do final do ano sejam as do 2.º período, dado que a atual situação de pandemia obrigou ao encerramento das escolas.

Mais de 500 pessoas já assinaram a petição lançada pelas associações de estudantes da Escola Secundária de Camões, Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho e Escola Secundária da Ramada, todas a funcionar na zona de Lisboa.

Para os estudantes do ensino secundário, o ensino à distância levanta alguns problemas de equidade, até porque nem todos os alunos têm acesso à internet e a equipamentos para poderem acompanhar as aulas.

Defendem que os exames devem ser suspensos "uma vez que não estão asseguradas as condições mínimas aceitáveis para uma avaliação deste género, tranquilidade, estabilidade, bem como a universalidade de acesso ao conhecimento na fase final do ano letivo".

12h25 - Boris Johnson continua internado nos cuidados intensivos

O jornalista Bruno Manteigas analisa a atual situação no Reino Unido. Segundo as recentes declarações do ministro Michael Gove, o primeiro-ministro britânico, que foi na segunda-feira para os cuidados intensivos, recebeu oxigénio mas não por ventilador.

Sem o primeiro-ministro, a liderança do Governo ficou entregue, para já, ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab.

12h22 - Homem infetado detido no aeroporto de Ponta Delgada

As autoridades detiveram no domingo, no aeroporto de Ponta Delgada, em São Miguel, um homem com infeção pelo novo coronavírus.

O homem aterrou em Ponta Delgada após um voo proveniente de Lisboa.

O homem, não residente na região, "encontrava-se em hospitalização domiciliária na cidade do Porto, de onde se evadiu", e segundo a Autoridade de Saúde dos Açores.

Após o desembarque, todos os passageiros seguiram para confinamento obrigatório em unidade hoteleira, segundo a Autoridade de Saúde dos Açores

12h04 - 345 mortos e 12.442 casos em Portugal

O boletim epidemiológico divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde dá conta de mais 34 vítimas mortais nas últimas 24 horas, num total de 345 mortos desde o início da pandemia.

Há registo de mais 712 pessoas infetadas, o que representa uma taxa de variação de seis por cento. Quanto ao número de mortos, houve um aumento de 11 por cento face ao relatório anterior.

No total, houve 12.442 casos confirmados de infeção, dos quais 1180 estão internados e 271 estão nos cuidados intensivos.

Registam-se ainda 184 casos recuperados, mais 44 que na segunda-feira.

O relatório, com dados atualizados até às 00h00, indica que a região Norte continua a ser a que regista um maior número de vítimas mortais (186), seguida da região Centro (88) e da região de Lisboa e Vale do Tejo (64). O Algarve contabiliza sete vítimas motais.

11h45 - Médicos e enfermeiros da Roménia e Noruega reforçam meios em Itália

Equipas de médicos e enfermeiros da Roménia e Noruega, enviados através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, estão a caminho de Milão e Bérgamo.

Para além dos médicos e enfermeiros, foram ainda enviados 300 litros de desinfetante, enviados pela Áustria através do Mecanismo.

11h36 - China e Rússia encerram fronteira terrestre

A China e a Rússia encerraram a sua fronteira terrestre e o porto fluvial perto da cidade russa de Vladivostoque, após 58 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus entre cidadãos chineses que regressaram a casa por aquela via.

A partir de hoje, todos os cidadãos chineses que chegarem à região fronteiriça serão forçados a passar por uma quarentena de 14 dias, segundo um aviso publicado no site do consulado chinês em Vladivostoque.

11h33 - FCT lança bolsas para combate à Covid-19

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia lançou esta terça-feira a "Doctorates4 covid-19", um programa de doutoramentos em virologia focado no combate à Covid-19 com uma verba global anual de 3,5 milhões de euros.

O anúncio do novo programa de bolsas de doutoramento da FCT foi feito hoje pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em comunicado.

Segundo o ministro Manuel Heitor, este "concurso de formação doutoral especializada em "ciências da virologia" deve ser planeado para vir a abrir durante, pelo menos, cinco anos consecutivos".

11h23 - África ultrapassa os 10 mil casos com 487 mortes

O número de mortes provocadas pela Covid-19 em África subiu para 487 nas últimas horas num universo de mais de 10.075 casos registados em 52 países.

Nas últimas 24 horas o número de mortes registadas subiu de 414 para 487, com as infeções confirmadas a passarem de 9.189 para 10.075.

11h09 - OMS alerta para levantamento precoce das medidas de contenção

A Organização Mundial de Saúde apelou esta terça-feira para que os países afetados pelo novo coronavírus não levantem com demasiada antecedência as medidas adotadas.

"Uma das partes mais importantes [do combate à propagação] é não abandonar as medidas cedo demais", disse Christian Lindmeier, porta-voz da OMS, alertando para a possibilidade do ressurgimento do vírus mesmo quando este parece estar controlado.

"É algo semelhante a estarmos doentes. Se sairmos da cama demasiado cedo e começarmos a correr demasiado cedo, corremos o risco de ter uma recaída e ter complicações", acrescentou.

11h01 - Medidas apertam em França

A região de Paris acaba de decretar, até ordem em contrário, a proibição das atividades físicas no exterior entre as 10h00 e as 19h00.

Várias cidades, como Nice ou Cannes, impõem a partir de agora o uso obrigatório de máscara em qualquer saída à rua.

Ainda esta semana o Governo deverá anunciar o prolongamento do retiro social imposto, até agora, até dia 15 de abril.

10h43 - Governo estuda possível reabertura das escolas

As escolas estão encerradas desde 16 de março por decisão do Governo. Esta terça-feira decorre uma reunião no Infarmed sobre a evolução do surto em Portugal com vários responsáveis políticos.
Nesta altura, todos os olhos estão postos no 3.º período escolar. O primeiro-ministro, António Costa, ainda não tomou uma decisão sobre a eventual reabertura dos estabelecimentos de ensino.

Na próxima quinta-feira irá decorrer um Conselho de Ministros onde se irá decidir sobre a reabertura ou não das escolas para o 3.º período.

10h30 - Mais 743 mortos em Espanha

O número de mortos em Espanha pelo novo coronavírus ultrapassa as 13.798, das quais 743 ocorreram nas últimas horas. O número de mortos por dia voltou a subir, depois de quatro dias em queda. 

Quanto ao número de infetados, ascende agora a 140.510.

Mais de 43 mil pacientes receberam alta e 7.069 necessitaram de cuidados intensivos.

10h27 - Alemanha com quase 100 mil casos

Os novos casos de covid-19 e as vítimas mortais da pandemia voltaram a aumentar na Alemanha, depois de um abrandamento na segunda-feira. No total são agora 99.225 os infetados e 1.607 os doentes que perderam a vida.

O Instituto Robert Koch revela que o número de casos diagnosticados subiu 3.834 em relação ao dia anterior e o de vítimas mortais cresceu 173.

10h14 - Eurogrupo reúne-se para tentativa de acordo face à pandemia

Os ministros das Finanças da Zona Euro vão tentar chegar a um acordo político sobre a resposta a dar aos efeitos da pandemia da Covid-19 nas economias europeias.

Os responsáveis pela Comissão, Conselho e Banco Central Europeu esperam que desta reunião saiam respostas engenhosas e solidariedade europeia.

9h56 - Marcelo não vê como aliviar contenção antes do final de abril

Marcelo Rebelo de Sousa aceitou dar uma entrevista à Antena 1, gravada no Palácio de Belém, na sala do Conselho de Estado e respeitando o distanciamento social.

O Presidente da República não vê como aliviar as medidas de contenção antes do final de abril.

Marcelo Rebelo de Sousa revela ainda que fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado.

8h57 - Embaixada portuguesa em Pequim transformada em armazém de material médico

O embaixador português em Pequim está a ajudar, a partir da China, à compra de equipamentos para o Serviço Nacional de Saúde.

José Augusto Duarte tem negociado muito material junto de vários fornecedores chineses e afirma ter já material para encher dois aviões.

8h36 - Governo já recebeu pedidos de lay-off de 33 mil empresas

Cerca de 33 mil empresas, abrangendo um total de 566 mil trabalhadores é o número avançado pelo Governo em pedidos para a entrada no processo de lay-off.

Também os trabalhadores a recibos verdes, que tenham uma quebra no seu rendimento de 40 por cento podem pedir um apoio do Estado.

8h12 - China sem registo qualquer morte nas últimas 24 horas

A China disse hoje que não foram registadas quaisquer mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas. No país existem pouco mais de duas centenas de casos graves de infeção.

Nas últimas horas houve registo de 32 novos casos na China Continental, todos provenientes do exterior.

O número total de infetados diagnosticados na China desde o início da pandemia é de 81.740, dos quais 3.331 pessoas morreram e 77.167 pessoas receberam alta.

7h48 - Mais de dez mil mortes nos Estados Unidos

O número total de vítimas mortais da Covid-19 desde o início do surto nos Estados Unidos superou na segunda-feira os as dez mil, segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins.

Os Estados Unidos registaram na segunda-feira mais 1.150 mortes em 24 horas e cerca de 30 mil infetados.

No total, desde o início do surto, morreram em território norte-americano 10.783 pessoas. Há mais de 366.000 casos de infeção.

7h19 - Reunião decisiva do Eurogrupo

Os ministros das Finanças da Zona Euro voltam a reunir-se esta terça-feira, por videoconferência, para tentar alcançar um compromisso sobre uma resposta comum aos impactos da pandemia da Covid-19. Persistem divergências a ultrapassar.

Esta é a quarta reunião por videoconferência, em pouco mais de um mês, do Eurogrupo. Recai, desta feita, sobre os ministros a pressão de divisar um entendimento a apresentar, depois, aos chefes de Estado e de governo.

No último Conselho Europeu por videoconferência, a 26 de março, os líder acabaram por mandatar o Eurogrupo para apresentar, no prazo de duas semanas, propostas concretas sobre como enfrentar as consequências socioeconómicas da pandemia, que "tenham em conta a natureza sem precedentes do choque de Covid-19".

Os países-membros do sul, nomeadamente Portugal, Espanha e Itália, têm defendido a emissão de dívida conjunta - as denominadas eurobonds ou coronabonds -, solução rejeitada por países como Alemanha, Holanda, Áustria e Finlândia, que defendem linhas de crédito específicas.

7h00 - Ponto de situação

O regime de suspensão laboral para trabalhadores independentes foi alargado aos sócios gerentes das empresas. O Presidente da República já promulgou o diploma com as alterações feitas à lei.

Os sócios gerentes de empresas passam a usufruir de benefícios no caso de suspensão laboral das suas empresas. A medida do governo já entretanto publicada em Diário da República e vai entrar em vigor.

Marcelo Rebelo de Sousa prossegue esta segunda-feira o diálogo com a banca. Tal como na véspera, a reunião acontece às 16h00 no Palácio de Belém.

O Chefe de Estado vai começar por receber o presidente da Associação Portuguesa de Bancos. Segue-se a reunião com Carlos Costa, governador do Banco de Portugal.

O Presidente afirmava ontem que os bancos estariam atentos à situação do país e a procurar ajudar a economia.
Declarações proferidas no termo de uma reunião com representantes das principais instituições bancárias do país.
O quadro em Portugal
A pandemia parece estar a abrandar em Portugal, apesar de oscilações contraditórias. Até segunda-feira, tinham perdido a vida 311 pessoas, mais 16 do que no boletim anterior.
Havia mais 452 casos de infeção, num total de 11.730

O número de pessoas infetadas subiu quatro por cento - a taxa de crescimento mais baixa desde que a pandemia entrou na denominada fase crítica.

O país tinha ainda registo de 140 pessoas recuperados, mais 65 relativamente à véspera.

O Governo admite que está preocupado com o número de ventiladores que podem vir a ser necessários. O Ministério da Saúde acredita, todavia, que as encomendas vão acautelar a necessidades, sublinhando esta atento ao aumento de casos nos cuidados intensivos.
O quadro internacional
O novo coronavírus, na origem da pandemia da Covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo. Morreram mais de 73 mil.

Itália registou na segunda-feira o número de vítimas mortais mais baixo das últimas duas semanas - 525 pessoas. E o número de doentes internados nos cuidados intensivos voltou a diminuir.

Ainda assim, no total, continua a ser o pais do mundo com a mais elevada taxa de mortalidade. Já morreram em solo transalpino 15.887 pessoas com Covid-19.

Também em Espanha a pandemia parece abrandar. Até segunda-feira, o dia menos letal em duas semanas, haviam morrido 637 pessoas.
O Governo espanhol tenciona agora detetar o maior número de infetados assintomáticos, para os isolar e evitar a cadeia de contágios.

Nos Estados Unidos, já morreram mais de nove mil pessoas.

O governador de Nova Iorque revelou que os serviços de saúde do Estado ultrapassaram o limite da capacidade.

Em Londres, o primeiro-ministor britânico, Boris Johnson, infetado com o novo coronavírus, foi transferido para uma unidade de cuidados intensivos.