Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do novo coronavírus à escala internacional. O número de mortos em Portugal subiu para 1.063. Há 25.524 casos confirmados de infeção por Covid-19. Há registo de mais 20 óbitos e mais 242 casos em relação a domingo (mais 1% de novos casos confirmados). Nesta altura registam-se 1.712 casos recuperados em Portugal. Há 813 pessoas internadas (menos 43 que ontem) com Covid-19 em Portugal, das quais 143 nos cuidados intensivos (menos um caso).

Mais atualizações



23h19 - Confinamento geral obrigatório em São Tomé

O Governo de São Tomé e Príncipe decretou o "confinamento geral obrigatório de toda a população em todo o território nacional" a partir desta quarta-feira devido ao crescente número de casos positivos de covid-19: "Confinamento geral obrigatório de toda a população, em todo o território nacional, com exceção de saídas para compras rápidas e situações de emergência médica, sob pena dos infratores incorrerem em crime de desobediência".

O comunicado do Conselho de Ministros refere que a medida não abrange "os funcionários dos setores essenciais, trabalhadores por turno e prestadores de serviços no setor alimentar, que deverão ser portadores de uma credencial para o efeito".

A decisão do confinamento geral foi tomada numa reunião do Conselho de Ministros que "analisou com profunda preocupação" os resultados dos testes efetuados no laboratório do Gana que deram 161 positivos, entre 213 amostras.

"Face a esse novo quadro epidemiológico que vem alterar totalmente a nossa vivência coletiva o Conselho de Ministros decidiu pelas novas medidas de exceção", indica o comunicado. De acordo com o Governo, as medidas vão vigorar até ao final do estado de emergência no país, previsto para dia 17 de maio.

22h42 - Nus contra a falta de equipamentos

A falta de material de proteção é um fator comum às equipas médicas de todo o mundo que estão há meses na frente da batalha contra o novo coronavírus. Os médicos alemães escolheram uma forma de protesto minimalista.


21h46 - Mais de 250 mil pessoas morreram em todo o mundo por causa da Covid - 19

Os dados recolhidos pela Universidade Johns Hopkins indicam que há neste momento 250.134 vítima mortais da Covid - 19.

Em todo o mundo já foram registados 3.562.919 casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus.

21h44 - Trump e Bolsonaro criticam limitações à actividade económica
21h23 - Brasil com 7288 vítimas mortais por Covid - 19

O Brasil registou nas últimas 24 horas mais 4.075 novos casos de Covid-19, para um total de 105.222.

O país registou também, até ao momento, 7.288 mortes, mais 263 do que nas últimas 24 horas.

21h16 - França. Plano de desconfinamento do Governo gera controvérsia
21h12 - Espanha. Desconfinamento por fases vai demorar dois meses
21h04 - Menos acidentes e menos mortos na estrada

A PSP registou, entre 18 de março e 03 de maio, 2.275 acidentes de viação, menos 5.412 do que em igual data de 2019, uma redução de 70%, e menos 90% de mortes, disse hoje a força policial.

Durante o período do estado de Emergência devido à pandemia de covid-19, ocorreram quatro mortes devido a acidente (menos 38 do que no ano passado), representando um decréscimo de 90%, 38 feridos graves (menos 58, um decréscimo de 60%) e 578 ligeiros (menos 1.775, uma diminuição de 75%). - Lusa

20h56 - Arrancou o programa de testes a Covid-19 nos trabalhadores das creches
20h50 - Igreja apela aos peregrinos para não irem a Fátima em 13 de maio
20h33 - A GNR impediu 460 pessoas de seguirem viagem nos transportes públicos por não utilizarem máscara de proteção, que passou a ser obrigatória nesta nova fase de combate à covid-19.

20h32 - Proteção contra Covid-19: a viseira não dispensa a máscara
20h30 - Rui Rio: PCP, CGTP e Governo prestaram "um péssimo serviço ao Dia do Trabalhador"
19h45 - Estudo revela passividade do Ministério da Cultura na resposta à pandemia
19h34 - Presidente da República promulga isenção do IVA para máscaras e gel desinfetante

O Presidente da República promulgou hoje vários diplomas da Assembleia da República.

Na página oficial da Presidência da República lê-se que:

"- Tendo em conta a necessidade de flexibilizar a regularização de dividas, o Presidente da República promulgou o Diploma da Assembleia da República que estabelece o regime excecional e transitório para a celebração dos acordos de regularização de dívida no âmbito do setor da água e do saneamento de águas residuais;

- Tendo em conta o objetivo de flexibilização de medidas de caracter orçamental e financeiro, o Presidente da República promulgou o Diploma da Assembleia da República que promove e garante a capacidade de resposta das autarquias locais no âmbito da pandemia da doença Covid-19, procedendo à primeira alteração às Leis n.ºs 4-B/2020, de 6 de abril, e 6/2020, de 10 de abril;

- Tendo em conta que o regime aprovado consagra, com efeitos temporários, uma isenção de IVA para as transmissões e aquisições intracomunitárias de bens necessários para combater os efeitos do surto Covid-19 e a aplicação da taxa reduzida de IVA às importações, transmissões e aquisições intracomunitárias de máscaras de proteção respiratória e de gel desinfetante cutâneo, o Presidente da República promulgou o Diploma da Assembleia da República que estabelece medidas fiscais, alarga o limite para a concessão de garantias, no âmbito da pandemia da doença Covid-19 e procede à primeira alteração à Lei n.º 2/2020, de 31 de março, Orçamento do Estado para 2020."

19h21 - Pressa de conseguir um medicamento pode viciar a investigação

Algumas das normas científicas poderão a estar a ser desrespeitadas para responder à urgência na busca de tratamento para a Covid-19. O uso de Remdesivir – um dos medicamentos mais promissores – já foi autorizado para alguns dos doentes mais graves nos EUA. Especialistas defendem, no entanto, que esta autorização teve como base estudos que são ainda preliminares e não acreditam realmente no benefício deste fármaco. Leia mais aqui.

19h17 - Gaia vai testar professores e alunos

A Câmara de Vila Nova de Gaia vai realizar testes a professores e funcionários das escolas que terão de reabrir a 18 de maio para aulas presenciais do 11.º e 12.º anos de escolaridade, indicou o presidente.

Eduardo Vítor Rodrigues estima que serão feitos cerca de 400 testes, número calculado em função do número de funcionários e professores necessários para a reabertura das escolas.

18h52 - OMS assinala "solidariedade global" demonstrada por doações

A Organização Mundial de Saúde (OMS) saudou a recolha de cerca de 7,4 mil milhões de euros para testes, vacinas e tratamentos contra a covid-19, considerando que os países que doaram mostraram "solidariedade global".

A partir de Genebra, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, afirmou que os contributos hoje avançados são uma "poderosa demonstração de solidariedade global" e um compromisso dos 40 países doadores para fornecer "ferramentas capazes de salvar vidas" ao mundo inteiro.

Ghebreyesus reiterou que a medida do sucesso da iniciativa será a acessibilidade das vacinas, testes e tratamentos a todas as pessoas que dela necessitem, mais do que a rapidez com que se chegue a tê-las.

18h28 - Aumento substancial de casos de Covid-19 em São Tomé e Príncipe

Há nesta altura 174 pessoas infetadas com a Covid-19 em São Tomé e Príncipe e três vítimas mortais.

Foi atualizado em São Tomé e Príncipe o número casos da Covid - 19. Dados das últimas 24 horas indicam que existem 174 pessoas infetadas com o novo coronavírus no arquipélago.

A subida exponencial do número de pessoas infetadas resulta do rastreio a 444 pessoas, com recurso a testes rápidos e análises laboratoriais. A informação foi divulgada à imprensa pela Diretora dos Cuidados Primários de Saúde. O país já registou três vítimas mortais da Covid-19.

18h21 - Rio diz que Ministério da Saúde não paga às IPSS desde janeiro

O presidente do PSD, Rui Rio, denunciou hoje que o Ministério da Saúde não paga às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) desde janeiro, situação que considera "inaceitável" e sobre a qual estava "a milhas" quando pediu que fossem liquidadas as dívidas do Estado.
 18h15 - França supera as 25 mil vítimas mortais do novo coronavírus

Com mais 306 mortes do que ontem, a França passou a barreira das 25 mil vítimas mortais, chegando às 25.201.

O número de pessoas nos cuidados intensivos baixou para 3.696 quando no domingo eram 3.819, uma quebra pelo 26 diz consecutivo.

17h20 - Luta contra a Covid - 19. Campanha de angariação de fundos lançada pela Comissão Europeia angariou mais de 7 mil milhões de euros

A Presidente da Comissão Europeia disse hoje, no final de uma iniciativa de angariação de fundos para o desenvolvimento de testes de diagnóstico, tratamentos e vacinas para a Covid-19, que os líderes mundiais prometeram 7.4 mil milhões de euros.
"Isto vai ajudar para o arranque de uma cooperação global sem precedentes", disse Ursula von der Leyen.


17h16 - Reino Unido com mais 288 mortes para um total de 28.743

Foi o menor aumento desde março. No entanto, as autoridades britânicas indicam que o valor deve voltar a subir uma vez que a tendência é que seja menor no fim-de-semana.

17h02 - Mais 195 vítimas mortais em Itália

Aumentou para 29,079 o número de vítimas mortais em Itália da Covid - 19.

O número de novos casos também cresceu para 211.938, mais 1,221 do que nas 24 horas anteriores.

Ontem tinham morrido 174 pessoas.

No entanto, estes dados confirmam uma tendência dos últimos tempos, em que o valor de domingo é sempre inferior ao do dia seguinte.

No total, já morreram em Itália 29,079 pessoas.

16h53 - Trump prevê 100 mil mortes por Covid-19 nos Estados Unidos. Leia aqui.

16h36 - Covid-19. RTP afasta cenário de ajudas financeiras adicionais
16h11 - Ferro Rodrigues determina utilização obrigatória de máscara dentro da Assembleia da República

O presidente da Assembleia da República "determinou, por despacho hoje publicado, que não será permitida a entrada, circulação ou permanência nas instalações da Assembleia da República a quem não usar máscara social ou cirúrgica devidamente colocada (podendo esta ser substituída por viseira)".

A utilização obrigatória de equipamento de proteção individual aplica-se a "deputados, membros do Governo, funcionários parlamentares, membros dos Gabinetes, colaboradores dos Grupos Parlamentares, Serviço de Segurança e a todos os prestadores de serviços, bem como a todos os cidadãos que, por qualquer razão, entrem e circulem nas instalações do Parlamento".

15h51 - Fábrica PSA de Mangualde retoma atividade na quarta-feira

O Centro de Produção de Mangualde do Grupo PSA Peugeot/Citroën retoma a atividade na quarta-feira, com a produção a iniciar-se na quinta, sob o cumprimento de um protocolo de higiene e segurança, adianta um comunicado.

14h57 - Pandemia já fez mais de 247 mil mortos

A pandemia de Covid-19 já matou 247.503 pessoas e infetou mais de 3,5 milhões em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na cidade chinesa de Wuhan.

De acordo com os dados da agência France Presse, a partir de dados oficiais, foram registados 247.503 mortos e mais de 3.521.600 infetados em 195 países.

14h02 - Presidente da República em declarações à RTP

Marcelo Rebelo de Sousa voltou a falar sobre a questão do 1 de Maio. "Sempre achei que devia ser celebrado (...) A minha ideia, confesso, era uma ideia simbólica como foi o 25 de Abril", disse.

O Presidente da República esperava ver uma celebração mais restritiva no Dia do Trabalhador, lembrando ainda que insistiu para que a cerimónia do 25 de Abril tivesse menos de 100 pessoas.

Em relação ao 13 de Maio, o Presidente da República diz que se trata de "um bom exemplo" e que a Igreja fez bem em optar por uma cerimónia mais simbólica.

Marcelo Rebelo de Sousa vai estar reunido esta segunda-feira com os presidentes dos conselhos de Administração dos principais órgãos de comunicação social. O Presidente reconhece que a crise económica tem grandes repercussões na imprensa, rádio e televisão e que a comunicação social é essencial à democracia.

O chefe de Estado falou ainda aos jornalistas sobre a recente conversa telefónica com o homólogo norte-americano, Donald Trump. Marcelo diz que o Presidente dos Estados Unidos quis saber quais as razões para o sucesso no combate à pandemia em Portugal.

Outro tema de conversa foi a visita, entretanto adiada, de Trump a Portugal. Uma visita que fica adiada por tempo indeterminado, até porque haverá eleições presidenciais, em novembro nos Estados Unidos e em janeiro, em Portugal.

14h01 - Medidas que têm de continuar a partir deste “dia 1” da nova fase

Graça Freitas lembra que com viseira ou com máscara, tem de haver sempre distanciamento social e devemos manter essa disciplina, tal com a higienização das mãos, o principal veículo para a propagação do vírus. Ou seja, a diretora-geral de Saúde vem lembrar que este “Dia 1” da nova fase, de desconfinamento, tem de manter a disciplina com questões básicas de cuidados que têm sido tidos até hoje.

14h00 - Portugal está a realizar 41.860 testes por milhão de habitantes.

Questionado sobre o número exato de testes realizados no sábado e no domingo, o secretário de Estado da Saúde não deu um número concreto mas voltou a salientar o número acumulado de testes de diagnóstico, sublinhando ainda que estão a ser feitos 41.860 testes por milhão de habitantes.

13h58 – Regras para as escolas estão a ser delineadas

Quanto às escolas, a diretora-geral de Saúde refere que estão a trabalhar com o Ministério da Educação sobre as regras para o reinício das aulas quer quanto ao distanciamento social, quer quanto às medidas de higienização, dependendo do grau de ensino. E lembra que é o ministério que vai enviar essas regras para as escolas.

13h56 – Números vão sendo afinados. “Boletim é o mais próximo possível da realidade”

Graça Freitas refere que estão a ser integrados os casos no boletim, depois de ter sido detetada a situação anómala no registo, comunicada publicamente no fim de semana. Por isso, a diretora-geral de Saúde refere que o “boletim é o mais próximo possível da realidade”.

13h54 – Doação e transplantação com quebras superiores a 60 por cento

Nos meses de março e abril, a atividade da transplantação teve uma quebra de 68 por cento em relação ao período homólogo do ano passado. Também a doação de órgãos registou uma quebra de 60 por cento.

A Presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), Maria Antónia Escoval, explica que a transplantação ocorreu “em situações de urgência e superurgência”. No entanto, sublinha que se manteve “alguma atividade na doação e na transplantação”. “Acabamos por não desperdiçar oportunidades”, declarou Maria Antónia Escoval.

A responsável quis ainda salienta que apesar desta quebra nos últimos dois meses, se analisarmos o primeiro trimestre de 2020, verificou-se um aumento, principalmente na doação, em relação a 2019. “São dados que muito nos orgulham”, declarou a presidente do IPST.

13h52 - Críticas de Marcelo às celebrações do 1 de maio

António Lacerda Sales não quis comentar as declarações do Presidente da República, que disse hoje que esperava uma celebração mais "simbólica" do Dia do Trabalhador. O secretário de Estado da Saúde salientou que as autoridades de saúde definiram as regras sanitárias de acordo com a melhor evidência.

13h46 – Colheita de plasma de doentes recuperados começa este mês

Até final de maio deverá iniciar-se o ensaio clínico que usa plasma de doentes recuperados (que já contêm anticorppos) para ajudar a tratar pessoas ainda doentes com a Covid-19.

A Presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), Maria Antónia Escoval, anunciou que a partir desta segunda-feira, todos os doentes recuperados podem disponibilizar-se para fazer a sua dádiva de plasma através do site do instituto.

O IPST desenvolveu um procedimento que envolve a seleção dos doentes recuperados, colheita, análise, processamento e posterior distribuição deste plasma.

Para além dos três centros de sangue e transplantação do IPST, mais sete serviços em hospitais portugueses estarão envolvidos nesta colheita.

Maria Antónia Escoval deixou um apelo “a todos os potenciais dadores que exerçam o seu dever de cidadania para com aqueles que são mais vulneráveis”.

13h40 - Já foram realizados mais de 450 mil testes

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, realçou na habitual conferência de imprensa que a taxa de letalidade global é de 4,2% e acima dos 70 anos é de 14,9%.

Há 85,9% dos casos a serem acompanhados no domicílio. A percentagem de internamento é de 3,3%, sendo que 0,6% em unidade de cuidados intensivos e 2,6% em enfermaria.

Desde 1 de março foram realizados cerca de 450 mil testes de diagnóstico Covid-19 em Portugal.

O último dia de abril foi o dia com mais testes realizados desde o início da pandemia (16.200 no total). Durante o mês de abril, foram realizados 11 mil testes por dia, em média.

Há mais de 175 mil utentes que foram ou estão a ser acompanahdos pela plataforma Trace Covid. A linha de aconselhamento psicológico do SNS24 já recebeu mais de 200 chamadas e a linha de atendimento para surdos, disponível desde 21 de abril, já atendeu 30 pessoas por videochamada.

O secretário de Estado da Saúde destacou que, apesar do confinamento, a porta tem de continuar "fechada" para o vírus e que isso depende de todos os portugueses.

António Lacerda Sales destaca que começa este mês, em Portugal, a colheita de plasma de sangue de doentes recuperados de Covid-19.

13h27 - Número de mortos em Portugal sobe para 1.063. Há 25.524 casos confirmados

Há registo de mais 20 óbitos e mais 242 casos em relação a domingo (mais 1% de novos casos confirmados).

Nesta altura registam-se 1.712 casos recuperados em Portugal. Há 813 pessoas internadas (menos 43 que ontem) com Covid-19 em Portugal, das quais 143 nos cuidados intensivos (menos um caso).

13h24 - Máscara ou viseira. Quais as diferenças?

A utilização de máscara ou viseira torna-se obrigatória a partir de hoje, em espaços comerciais ou transportes públicos. Mas os especialistas alertam para as diferenças entre estes dois dispositivos de proteção.


12h58 - Santuário de Fátima pede aos peregrinos que evitem deslocações

O reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, pediu aos peregrinos que não se desloquem ao recinto nos dias 12 e 13 de maio.

12h39 - 13 de Maio. Marcelo destaca "bom senso"

"Sou o primeiro a sentir a falta de eucaristias, procissões, festas tradicionais. Mas isso por um valor maior: o direito à vida e à saúde. Isso aplica-se exatamente ao 13 de Maio", declarou o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que as "cerimónias que a Igreja escolheu" para assinalar o 13 de maio "são as que o bom senso e as medidas sanitárias aconselham" a propósito da Covid-19.

11h24 - Ministro da Economia considera que regresso programado pelo Governo é cauteloso

Esta segunda-feira Portugal retoma atividade económica que estava parada por ordem governamental devido à pandemia da Covid-19. Uma retoma cautelosa, diz Pedro Siza Vieira, pois um pequeno desvio ou desleixo nas medidas de segurança pode comprometer todo um esforço.

Nesta reabertura, o ministro da Economia, em entrevista à Antena 1, fala dos apoios dados a empresas para reconversão e dos exemplos na produção de máscaras, que vai permitir que Portugal passe a ser exportador destes produtos.

E as máscaras são um dos elementos que têm de fazer parte dos produtos de dia a dia das pessoas.

Pedro Siza Vieira antevê diferentes ritmos de retoma e acredita num aumento a verificar-se já este este ano, principalmente no segundo semestre.

O ministro refere ainda que a retoma económica em Portugal está muito dependente dos parceiros comerciais, nomeadamente de Espanha.

11h00 - Costa anuncia 10 milhões de euros de contribuição

Portugal associou-se à iniciativa "Resposta global ao Covid-19, Conferência de Doadores". A contribuição portuguesa pública e privada será de 10 milhões de euros no âmbito desta iniciativa promovida pela Comissão Europeia.

O montante - 1,55 milhões do Governo e 8,45 milhões de euros de empresas privadas e instituições - destina-se a acelerar o desenvolvimento da vacina e tratamentos da doença.

A sessão desta segunda-feira na Fundação Calouste Gulbenkian contou com a presença do primeiro-ministro, que sublinhou o esforço do tecido empresarial e dos portugueses, em geral, na resposta à pandemia.
O primeiro-ministro defendeu um maior esforço coordenado a nível europeu.

10h47 - Bélgica ultrapassa barreira dos 50 mil casos

A Bélgica ultrapassou nas últimas 24 horas os 50 mil casos de contágio pela Covid-19. Foram registados mais 361 novos casos nas últimas 24 horas.

Houve ainda 80 mortes, totalizando 7.924 óbitos desde o início da pandemia no país.

10h22 - Mais 164 mortos em Espanha

O número de óbitos em Espanha chegou esta segunda-feira aos 25.428, com mais 164 mortes nas últimas 24 horas.

O número de casos confirmados é agora de 218.011 desde o início da pandemia.

9h52 - Matosinhos. Lar do Comércio vai ser evacuado

O Lar do Comércio pediu no domingo a retirada urgente dos seus 193 residentes, na sequência da avaliação feita pela equipa médica e de enfermagem que na semana passada entrou em funções e que visa dotar a instituição de meios médicos, semelhantes aos de uma unidade de saúde de cuidados continuados.

As instituições que vão receber os residentes ficarão definidas durante o dia desta segunda-feira. Uma vez realizada a evacuação do lar do Comércio serão iniciados os trabalhos de desinfecção, higienizarão e reorganização do espaço, de modo a poder voltar a receber os residentes com todas as condições de segurança.

9h20 - Mais de 10 mil novos casos na Rússia

Nas últimas 24 horas houve registo de mais 10.581 casos, um número novamente muito elevado depois do recorde de domingo, de 10.633 novos casos.

No país há até ao momento confirmação de 145.268 casos de infeção.

Nas últimas 24 horas houve registo de mais 76 vítimas mortais. São no total 1.356 óbitos no país desde o início da pandemia.

9h11 - "Estamos no início do desconfinamento"

O ministro da Agricultura, João Pedro Matos Fernandes, esteve na estação do Marquês de Pombal, em Lisboa, e avaliou positivamente o comportamento dos portugueses, tendo verificado o cumprimento das medidas de uso de máscaras.


8h36 - Número de casos na Alemanha cresce em 679

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus em território alemão aumentou em 679 para 163.175, segundo os mais recentes números do Instituto Robert Koch para doenças infecciosas.

O número de casos mortais aumentou, nas últimas 24 horas, em 43 (o número mais baixo desde março), para um total de 6692.

8h29 - Ministro relembra que máscara é obrigatória em transportes

O ministro das Infraestruturas esteve na estação de Santa Apolónia para verificar o cumprimento das medidas de segurança no primeiro dia pós confinamento.
Pedro Nuno Santos sente-se otimista, sublinha o papel das forças de segurança e volta a alertar que o uso de máscara de proteção passa a ser obrigatório em todos os transportes públicos.

7h43 - Estados Unidos com 1450 mortos em 24 horas

Os Estados Unidos registaram mais 1450 mortos causados pela Covid-19, segundo o último balanço da Universidade Johns Hopkins.

Este balanço eleva para 67.674 o número de óbitos desde o início da epidemia em território norte-americano.

Às 20h30 de domingo (1h30 desta segunda-feira em Lisboa), a universidade de Baltimore registava 1.157.753 de infetados e 180.152 recuperados.

Os Estados Unidos são o país com mais vítimas mortais e mais casos de infeção confirmados no mundo.

Seguem-se Itália (28.884 mortos, mais de 210 mil casos), Reino Unido (28.446 mortos, mais de 186 mil casos), Espanha (25.264 mortos, mais de 217 mil casos) e França (24.895 mortos, mais de 168 mil casos).

7h24 - Marcelo ausculta comunicação social

O Presidente da República recebe hoje, em audiência, os presidentes dos principais grupos de media do país, após ter auscultado o sindicato e associações representativas do sector sobre o impacto da Covid-19 na comunicação social.

Marcelo Rebelo de Sousa inicia a tarde com uma audiência à RTP, seguida da Impresa, Media Capital, Cofina, Lusa e grupo Renascença Multimédia.

No domingo, em nota que assinalou o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Marcelo Rebelo de Sousa renovou o apelo para que o Estado apoie a comunicação social, considerando que deve fazê-lo "de forma transparente e não discriminatória".

O Presidente sublinhou que, "sem informação livre e plural, não há democracia".

6h50 - Ponto de situação


Portugal está agora em situação de calamidade. É uma nova fase que permite a reabertura gradual do país.
A partir desta segunda-feira, começam a funcionar as lojas até 200 metros quadrados, cabeleireiros, barbeiros, livrarias e stands de automóveis; abrem também as repartições públicas, as bibliotecas e os jardins; o uso de máscara de proteção é obrigatorio em todos os espaços comerciais.Na Madeira, o comércio reabre esta segunda-feira a um terço da capacidade, excluindo a restauração, que vai continuar em regime de take-away. As empresas serão obrigadas a medir a temperatura aos trabalhadores duas vezes por dia. Nos Açores, a reabertura acontecerá só no final do mês.

De ora em diante, quem não usar máscara de proteção individual nos transportes públicos terá de pagar uma coima, cujo valor varia entre 120 e 350 euros.

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, veio apelar ao civismo das pessoas nos transportes públicos, sublinhando que a fiscalização será feita por elementos das forças de segurança.

A partir de dia 18 de maio, aumenta o leque de espaços comerciais que podem reabrir.

Restaurantes, cafés e esplanadas podem começar a funcionar, mas com regras específicas. Reabrem também museus, monumentos, palácios e galerias de arte.

Está também previsto que os alunos dos 11.º e 12.º anos voltem a ter aulas presenciais.

As creches só voltam à atividade normal no dia 1 de junho. No mesmo dia reabrem também as lojas do cidadão, centros comerciais e cinemas e salas de espetáculos.
O quadro em Portugal
A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, já matou 1043 pessoas em Portugal. O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido no domingo, registou mais 20 mortos.O número de doentes recuperados ascende a 1689.


A taxa de letalidade é de 4,1 por cento e a Região Norte é ainda a mais afetada.

No total, o novo coronavírus infetou 25.282 pessoas, das quais 856 estão internadas. Cento e quarenta e quatro encontram-se em unidades de cuidados intensivos.
A ministra da Saúde pedia no domingo prudência na leitura dos números. Marta Temido asinalava que, nas 24 horas anteriores ao boletim, haviam sido poucas as notificações médicas.

Por sua vez, A diretora-geral da Saúde considerou ser cedo para falar de imunidade. Em relação ao números, Graça Freitas garantiu que são os mais próximos da realidade possível.
O quadro internacional
À escala internacional, a pandemia da Covid-19 já causou mais de 245 mil mortes e infetou mais de 3,4 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

O Brasil ultrapassou a marca dos sete mil mortos. Ao todo, são já 7025 as vítimas mortais da Covid-19. Desde o início da pandemia, já se registaram mais de 100 mil casos de infeção pelo novo coronavírus.
São Paulo continua a ser o Estado brasileiro mais afetado, com mais de 2600 mortos.

Nos Estados Unidos, em entrevista ao canal Fox News, o Presidente Donald Trump disse-se confiante de que possa estar disponível uma vacina até ao final deste ano.


A Espanha dá também esta segunda-feira início à primeira fase de alívio das medidas contra a Covid-19, com a abertura parcial do pequeno comércio, como barbearias, cabeleireiros e restaurantes, que passam a vender em take-away.A Organização Mundial da Saúde veio entretanto declarar que o novo coronavírus tem "origem natural", rejeitando assim que este tenha sido desenvolvido em laboratório na China.


De acordo com o "Plano de transição para uma nova normalidade", aprovado pelo Governo espanhol, trata-se de medidas cde risco de contágio muito baixo ou nulo. Haverá quatro etapas, que vão durar, cada uma, cerca de duas semanas. Ou seja, todo o processo demorará um mínimo de seis semanas e um máximo de oito.

Estas medidas somam-se a outras em vigor desde a semana passada, como a saída de crianças até aos 14 anos e também, desde sábado, com os maiores dessa idade a poderem sair diariamente de casa em faixas horárias estabelecidas.

Ainda assim, o Governo de Pedro Sánchez vai propor ao Parlamento o prolongamento por duas semanas do estado de emergência, a vigorar desde 15 de março.