Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Henry Nicholls, Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do novo coronavírus à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI



23h51 - Brasil regista 749 mortos e 11.385 novos casos

O Brasil registou 749 mortos e 11.385 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, totalizando 13.149 óbitos e 188.974 casos confirmados desde o início da pandemia, informou hoje o executivo.

Os números foram divulgados na noite de hoje pelo Ministério da Saúde, que anunciou que a taxa de letalidade da doença no país está em 7% e que a incidência é de 89,9 casos por cada 100 mil habitantes.

O aumento no número de mortes no Brasil foi de 6%, passando de 12.400 na terça-feira para 13.149 hoje. Já em relação ao número de infetados, o crescimento foi de 6,4%, passando de 177.589 para 188.974 casos confirmados de infeção.

São Paulo, epicentro da doença no país sul-americano, contabiliza oficialmente 4.118 mortos e 51.097 infetados.

Contrariamente ao que se vem registando desde a chegada da pandemia ao Brasil, o estado do Ceará, no nordeste do país, ultrapassou pela primeira vez o Rio de Janeiro no número de casos confirmados, tornando-se na segunda unidade federativa com mais infetados no país (19.156), apenas atrás de São Paulo.

21h39 - China acusa EUA de mentir sobre origem da pandemia

Intensifica-se o conflito entre a China e os Estados unidos por causa da pandemia. Pequim diz que a Casa Branca mente de forma clara e sem provas quando acusa os chineses de desenvolverem o vírus em laboratório. Washington insiste em culpar Pequim pela pandemia numa tentativa de ajudar a reeleger Donald Trump nas presidências de Novembro.


21h35 - Brasil com o dia mais mortífero

O Brasil teve o seu dia mais mortífero desde que a pandemia chegou ao país. Quase 900 mortos em 24 horas. Enquanto a pandemia alastra, em Brasília discute-se a crise política.


21h14 - Europa começa a abrir fronteiras

França, Suíça, Áustria e Alemanha vão reabrir progressivamente as fronteiras a partir de 16 de maio e até 15 de junho, altura em que esperam que seja possível a livre circulação entre os quatro países. A Alemanha recomenda aos seus Estados que mantenham a quarentena a todos os turistas que viajem de fora da União Europeia ou que venham dos EUA e da Rússia. A Áustria está em conversações com outros países para a abertura das fronteiras, mas já garantiu que tal não vai acontecer para já com a Itália, onde os níveis de contágio são ainda muito elevados.


21h08 - Duplicou o número de pessoas que perderam o emprego no último mês

É uma das conclusões de um inquérito da Universidade Católica para a RTP, que mostra que mais de um terço dos portugueses perdeu rendimento com a paralisação da economia. Metade dos portugueses tem a certeza que não vai sair da zona de residência para passar férias este verão.


21h05 - Creches. Instruções da DGS não dissipam receios dos pais

A Direcção Geral de Saúde estabelece as regras de reabertura obrigatória de creches para crianças no dia 18 de Maio. As creches devem assim garantir uma redução do número de crianças e distanciamento entre todos. Impõe ainda salas fixas para crianças e funcionários.

Mas as orientações dos profissionais de saúde não diminuem os receios dos pais. Muitos não acreditam que os filhos, tão pequenos, consigam entender e cumprir as novas regras.


20h33 - Testados cerca de 10 mil funcionários de creches, avança ministra do Trabalho

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciou esta tarde que foram efetuados 10 mil testes para despistagem da covid-19 a funcionários das creches em todo o país, com prioridade a quem retoma funções a 18 de maio. "A opção foi realizar testes aos trabalhadores que retomam o trabalho já no dia 18 de maio e, desde há uma semana, já foram realizados cerca de 10 mil testes em todo o país", disse a ministra Ana Mendes Godinho


19h26 - Ministra diz que foram testados 10 mil funcionários de creches

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciou esta tarde que foram efetuados 10 mil testes para despistagem da covid-19 a funcionários das creches em todo o país. Prioritários foram os casos daqueles que retomam funções a 18 de maio.

"A opção foi realizar testes aos trabalhadores que retomam o trabalho já no dia 18 de maio e, desde há uma semana, já foram realizados cerca de 10 mil testes em todo o país", disse a ministra Ana Mendes Godinho.

19h15 - Braga autoriza reabertura de estabelecimentos com mais de 400 metros quadrados

A partir de dia 18. A Câmara de Braga autorizou a abertura dos estabelecimentos comerciais com porta aberta para a rua de dimensão superior a 400 metros quadrados, exceção feita aos centros comerciais. O município diz que "tem insistido" com o Governo no sentido de que a possibilidade de reabertura seja alargada para os estabelecimentos comerciais instalados nos centros comerciais de primeira geração.

Neste plano de desconfinamento de Braga o município ressalva que as medidas estarão em "permanente avaliação", tendo em conta a evolução da situação epidemiológica no concelho.

Também a 18 de maio, reabrem o Balcão Único e Espaços do Cidadão, mediante marcação e com acesso limitado. O cemitério municipal, que atualmente funciona de segunda a sexta-feira, passará a estar aberto também ao sábado, com acesso limitado a 50 pessoas em simultâneo.

Reabrem também o Posto de Turismo, os parques de lazer do concelho, incluindo o Parque da Ponte e Parque do Picoto, o parque de campismo de Braga, a Quinta Pedagógica, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, o Edifício do Castelo e o Centro Qualifica.

Igualmente com reabertura marcada para a próxima segunda-feira está o Complexo Desportivo da Rodovia, com exceção de parques infantis, equipamentos de fitness e campos das diversas modalidades. Ecovia do Rio Este, Piscinas Municipais (apenas para atletas de alta competição), campos de ténis e padel e Estádio 1.º de Maio (apenas para atletas de alta competição e federados com mínimos de participação em campeonatos nacionais de juniores e seniores) e o Aeródromo Municipal são os outros equipamentos que reabrirão no início da semana.

19h07 - Ameaça de greve nos transportes de Londres

Transporte públicos cheios, com muitas pessoas sem máscara ou proteção para a cara, levaram um sindicato a criticar o governo britânico e a ameaçar com greve devido ao risco para os funcionários.

O secretário-geral do sindicato RMT, Mick Cash, acusou o governo de precipitar o regresso ao trabalho esta semana com transportes em serviço reduzido a 15% em vez de esperar pela próxima semana, quando a capacidade deverá aumentar para 70%.

Cash não afastou a possibilidade de greve se os trabalhadores dos transportes sentirem que não existe segurança no local de trabalho e exigiu equipamento de proteção. Queixas que se seguem após ter sido revelado que morreram 52 trabalhadores do setor dos transportes infetados com o novo coronavírus, incluindo Belly Mujinga, de 47 anos, que desenvolveu sintomas após ter sido cuspida na cara quando trabalhava numa estação de comboios em Londres.

18h58 - França ultrapassa os 27.000 mortos por covid-19.

18h26 - Vacina Covid-19. Tão difícil como descobrir será produzir e a UE está preocupada

A Comissão Europeia está a avaliar a utilização de 2400 milhões de euros do fundo de emergência para aumentar a capacidade de produção dos laboratórios farmacêuticos. Os responsáveis europeus temem que quando e se a vacina for encontrada a UE não terá capacidade de produção em número suficiente para a emergência que vivemos. E, nesse caso, terão que ser feitas escolhas. Quem serão os primeiros?

O documento, a que a Reuters teve acesso, revela que as autoridades europeias consideram tão difícil encontrar a vacina para a Covid-19 como produzi-la em quantidades suficientes. Isto no mais breve espaço de tempo.

Atualmente, adianta a Reuters, mais de 90 vacinas estão em desenvolvimento. Oito estarão já em fase de teste clínico.

No momento em que uma destas se tornar realidade será preciso passar à fase dois, ou seja, produção em massa e distribuição para milhões de pessoas. O que não será nada fácil.

18h12 - Covid-19. Conselho das Finanças Públicas critica Programa de Estabilidade de Centeno

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) defendeu que o Programa de Estabilidade não contém elementos informativos mínimos, verificando-se a "ausência crucial" das provisões macroeconómicas, previsão para o saldo orçamental e da quantificação do impacto das medidas face à covid-19.


18h05 - Liga italiana retomada a partir de 13 de junho

O campeonato italiano de futebol, suspenso desde março devido à pandemia, deverá ser retomado a partir de 13 de junho, anunciou a Liga italiana: "No que diz respeito à retoma da atividade desportiva, foi indicado o dia 13 de junho para o regresso do campeonato, respeitando as medidas do governo e os protocolos médicos para proteção dos jogadores e de todos os profissionais".

A Série A foi interrompida a 9 de março devido à pandemia de covid-19, decorridas que estavam 26 jornadas.

17h51 - Governo articula medidas para as pescas com autarquias

Os ministérios da Saúde e do Mar estão a articular com as autarquias medidas de prevenção para o setor das pescas que incluem a "possibilidade de testar pescadores" à covid-19, disse esta tarde o secretário de Estado da Saúde. "Sabemos que a questão das pescas é sensível, nomeadamente na pesca do cerco e da sardinha, pescas que se aproximam nesta fase. São embarcações onde confluem muita gente em aglomerados", indicou António Lacerda Sales.


17h45 - Medalhado olímpico entrega comida de bicicleta em Tóquio

Ryo Miyake, japonês medalha de prata no florete nos Jogos de Londres2012, passa os dias da pandemia em cima da bicicleta a entregar comida na cidade de Tóquio. Miyake, 29 anos, ficou sem competições devido ao adiamento ou cancelamento de provas, sobretudo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para o próximo ano.

"Comecei a fazer isto por duas razões: para poupar dinheiro e poder viajar para futuras competições e para manter a minha condição física", explicou, em entrevista à France Presse. Diz que o aumento dos valores auferidos a cada entrega permite-lhe continuar motivado após ter pedido aos patrocinadores que suspendam os pagamentos durante o período de incerteza.

"O meu objetivo imediato (com o novo emprego) é poder começar a treinar, com calma, quando o estado de emergência for levantado. E tenho de estar física e financeiramente preparado", disse.

17h05 - DGS admite que regras para creches não garantem risco zero

A diretora-geral da Saúde admitiu que as regras descritas na orientação da DGS sobre a reabertura das creches não garantem "risco zero" de contágio, assegurando que minimizam a probabilidade de infeção por covid-19. "São regras que ajudam a minimizar o risco sem coartar o desenvolvimento normal deste grupo. Estamos a entrar num novo tipo de normalidade. Creio que não vai ser difícil para as instituições cumprirem estas indicações. [As crianças] vão brincar como é óbvio (...) Não há risco zero, mas [as regras] minimizam [esses riscos]", afirmou Graça Freitas.


16h49 - Viagens: Bruxelas garante direito ao reembolso dos consumidores

A Comissão Europeia diz que os consumidores devem ser reembolsados por viagens ou estadias que não possam fazer devido à pandemia. Na apresentação das orientações para a reabertura do turismo e dos transportes, a comissão garantiu que esse direito deve ser assegurado, sendo que os consumidores podem sempre optar por "vouchers", o que naturalmente ajudará as empresas de turismo.


16h34 - Algumas regiões da Ucrânia vivem dias de drama

A Ucrânia começou por passar ao lado da pandemia, até porque avançou cedo para o confinamento, mas algumas regiões do país vivem agora dias dramáticos. No sistema de saúde faltam profissionais e equipamentos, o que deixa vários doentes graves sem esperança de sobrevivência.


16h31 - Grande maioria sem sintomas ou sintomatologia ligeira

Entre 80 a 85% das pessoas que em Portugal testaram positivo covid-19 não tiveram de recorrer ao hospital, já que apresentaram sintomatologia muito ligeira a moderada. Permaneceram em casa sem agravar o seu estado, de acordo com Graça Freitas, a diretora-geral da Saúde.

"Todas aquelas pessoas que temos referido que ficaram em vigilância e observação domiciliária correspondem aquelas que tiveram sintomatologia ligeira a moderada. Foi possível permanecer em domicílio. Entre 80 e 85% tiveram sintomatologia muito ligeira a moderada".

Em Portugal foram "encontrados casos positivos em pessoas que nem chegam a apresentar sintomas", situação, acrescentou Graça Freitas, que "está a ser comunicada e a acontecer no mundo todo".

16h21 - Mais 19 casos na Praia, Cabo Verde com total de 289

As autoridades de saúde de Cabo Verde anunciaram mais 19 casos de infeção pelo novo coronavírus, todos na cidade da Praia (Ilha de Santiago), foco principal da doença no país com 226 casos e um óbito.

No total, a Ilha de Santiago conta com 230 casos acumulados de covid-19, com os restantes quatro nos municípios de São Domingos (2) e Tarrafal (2).

Boa Vista (56) e São Vicente (3) são as outras duas ilhas que registaram até agora casos positivos do novo coronavírus em Cabo Verde. A Ilha da Boa Vista registou um óbito.

Cabo Verde cumpre até às 24:00 de amanhã o terceiro período de estado de emergência, apenas em vigor nas ilhas de Santiago e da Boa Vista. O Presidente da República deve anunciar se será ou não prorrogado.

16h14 - Crescem os pedidos de auxílio à DECO em contexto de pandemia

Desde o início da crise pandémica, já são 3600 as famílias que pediram ajuda à DECO, por não terem dinheiro para comprar alimentos.


16h04 - Projeto de Ovar oferece mais de 440 refeições por semana

"Mãos Solidárias" é um projeto promovido pela paróquia de Ovar com recurso a 24 voluntários e donativos de várias entidades. Neste momento, no contexto da pandemia, está já a distribuir mais de 440 refeições por semana.

Atuando apenas naquele município, o programa existe há vários anos, mas registou um acréscimo de solicitações após as primeiras semanas de cerco sanitário a que Ovar esteve submetido.

"Quando o cerco começou até pensámos fechar porque grande parte das voluntárias são senhoras de idade que integram o grupo de risco da covid-19. Mas acabámos por nos manter sempre em funcionamento e, se nas primeiras semanas demos menos refeições porque as pessoas estavam fechadas em casa e tinham medo de sair, depois voltou tudo ao normal e até passámos a ser mais procurados", disse a assistente social Sandra Santos, que trabalha 'pro bono' no projeto, ouvida pela Lusa.

15h57 - Washington acusa China de tentar hackear investigação sobre vacina.

15h51 - Unicef alerta crianças como vítimas colaterais da pandemia

A pandemia pode matar indiretamente até seis mil crianças por dia nos países mais pobres, durante o que resta deste ano.


15h35 - Estado de Emergência. Relatório revela crise social e económica profunda

Estrutura pública de Monitorização do Estado de Emergência manifesta preocupação com a situação dos lares de idosos. Este é o terceiro relatório entregue na Assembleia da República, marcado pela crise social e económica já evidente.


15h00 - Número de infeções na Guiné-Bissau sobe para 836

O número de casos da Covid-19 na Guiné-Bissau aumentou hoje para 836, mantendo-se os três mortos, segundo os dados divulgados pelo Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES) guineense.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prolongou na segunda-feira o estado de emergência no país até 26 de maio, e decretou o recolher obrigatório para o período entre as 20h00 e as 6h00 e o uso obrigatório de máscaras.

No âmbito do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus, as autoridades guineenses encerraram também as fronteiras, serviços não essenciais, incluindo restaures, bares e discotecas e locais de culto religioso, proibiram a circulação de transportes urbanos e interurbanos e limitaram a circulação de pessoas ao período entre as 7h00 e as 14h00 horas.

14h45 -Bélgica interdita manifestações culturais e desportivas até 30 de junho

A primeira-ministra belga, Sophie Wilmès, indicou hoje que todas as manifestações culturais, desportivas e recreativas vão continuar interditas até 30 de junho, de forma a evitar a propagação do novo coronavírus no país.

Salientando que o Governo belga continua a envidar esforços para aligeirar as medidas restritivas em vigor, Wilmès realçou que o primeiro dia de desconfinamento parcial no país - segunda-feira reabriu o comércio - decorreu, globalmente, de forma positiva.

No entanto, acrescentou, os cafés e restaurantes só deverão reabrir a 8 de junho próximo, enquanto o regresso às aulas começará a fazer-se a partir da próxima segunda-feira.

"Não haverá provavelmente o regresso á normalidade ainda nesta primavera. Todas as manifestações ou eventos culturais, desportivos, turísticos e recreativos vão permanecer interditos até 30 de junho", referiu a primeira-ministra belga, que falava durante uma conferência de imprensa em Bruxelas.

De qualquer forma, indicou, haverá exceções, sob determinadas condições.

As cerimónias de casamento e fúnebres serão autorizadas a partir de 18 deste mês, mas limitadas a um máximo de 30 pessoas.

Nos clubes desportivos, os treinos de jogadores e atletas terão de ser supervisionados por um adulto com responsabilidades sanitárias, devendo cada grupo não ultrapassar as 20 pessoas.

Por outro lado, prosseguiu Welmès, os belgas terão de respeitar o distanciamento social, devendo aceitar também a recomendação do uso de uma máscara protetora na face.

Em casa, cada família está autorizada, desde 10 deste mês, a receber até quatro pessoas, lembrou.

14h40 - Líbano restabelece confinamento por quatro dias face a aumento de casos

Os libaneses correram hoje para as lojas para armazenar legumes e produtos essenciais algumas horas antes do restabelecimento do confinamento no país durante quatro dias, após um aumento dos casos do novo coronavírus.

O Governo do Líbano decretou na terça-feira um novo confinamento total, durante quatro dias - a começar hoje à noite e até ao amanhecer de segunda-feira -, revertendo medidas tomadas no início deste mês de eliminação gradual das restrições impostas desde meados de março.

O Líbano, com pouco mais de cinco milhões de habitantes, tem conseguido conter o vírus. Tem 870 infetados com Covid-19, incluindo 26 mortos, mas “109 dos novos casos foram registados em quatro dias”, indicou o primeiro-ministro, Hassan Diab.

14h30 - Cerca de 60% dos trabalhadores das empresas estão efetivamente em 'lay-off'

O Governo adiantou hoje que 62% dos trabalhadores das empresas que aderiram ao regime de 'lay-off' simplificado no âmbito da pandemia de covid-19 estão efetivamente com uma quebra no trabalho, de acordo com o ministro das Finanças.

"O valor de um milhão de trabalhadores a que me referi na última audição era o número de trabalhadores em empresas que aderiram ao 'lay-off'. O que estamos a observar, porque existe o 'lay-off' parcial, é que 62% da força de trabalho, com referência ao mês de fevereiro, nestas empresas que pediram 'lay-off' está efetivamente em 'lay-off'", referiu o ministro das Finanças, Mário Centeno, em audição parlamentar na Comissão de Orçamento e Finanças (COF).

Para o ministro, o regime de 'lay-off' simplificado "permitiu, neste momento, poupar todos os postos de trabalho, protegê-los, mesmo que a empresa tenha decidido apenas colocar efetivamente em 'lay-off' uma parte da força de trabalho", de acordo com números de "há dois dias".

"Se ela não tivesse podido colocar essa parte da força de trabalho em 'lay-off', provavelmente não estaria a proteger o conjunto de toda a sua força de trabalho", argumentou o ministro.

Segundo o ministro, atualmente, "atendendo a que haverá um milhão e duzentos ou trezentos mil, depois de todos os processos serem tratados, de emprego nessas empresas, poderemos estar a falar de um número que se aproxima dos 900 mil", acrescentando que "há flutuações (...) mas no limite é próximo de um milhão de empregos".

"E é esse número, um milhão de empregos, que está subjacente aos cálculos que fazemos nas nossas folhas, com o salário médio correspondente", disse Mário Centeno sobre os números apresentados no Programa de Estabilidade.

14h25 - Reino Unido regista mais 494 mortes, ultrapassa 33 mil

O número de óbitos registados no Reino Unido durante a pandemia de Covid-19 aumentou hoje para 33.186, um aumento de 494 desde terça-feira, de acordo com os dados publicados hoje pelo Ministério da Saúde.

O total de casos de contágio identificados aumentou 3.242 para 229.705, de acordo com a mesma fonte, que contabiliza os infetados identificados até às 9h00 de hoje e os óbitos até às 17h00 da véspera.

Na terça-feira, a variação tinha sido de mais 627 mortes e mais 3.403 infetados, mas os especialistas do governo preferem fazer análises sobre a média semanal, cuja tendência é decrescente desde abril, porque os dados diários incluem frequentemente mortes que ocorreram há vários dias ou mesmo há semanas.

O Reino Unido é o país mais afetado pela pandemia de covid-19 da Europa e o segundo a nível mundial depois dos EUA.

14h17 - Lesoto anucia primeira infeção 

O Lesoto, o único país em África que permanecia até agora sem casos de Covid-19, anunciou hoje ter registado a primeira infeção, correspondente a um cidadão vindo do estrangeiro.

"O que o Centro Nacional de Comando de Emergência do Lesoto [NECC] pode confirmar é que o caso é importado do Médio Oriente, sem sinais ou sintomas", explicaram as autoridades sanitárias do pequeno reino, localizado no meio da África do Sul, através da rede social Twitter.

Numa declaração oficial posterior, o Ministério da Saúde do Lesoto explicou que o resultado positivo foi confirmado esta terça-feira, após a realização de 81 testes entre pessoas que tinham vindo da África do Sul e da Arábia Saudita.

O Lesoto era o único país do continente africano sem casos confirmados, embora a disparidade na capacidade de testes entre países seja um fator de incerteza no controlo da epidemia na região.

O pequeno reino do Sul não tem capacidade para testar a própria doença e, até à data, apenas foram realizados 597 testes com a ajuda de laboratórios sul-africanos (301 dos quais estão ainda pendentes).

No continente africano, resta o território da República Saarauí, também membro da União Africana, sem registo de casos positivos.

A África do Sul é o país do continente com mais casos da Covid-19 com 11.350 infeções e o terceiro com mais mortos (206).

O número de mortos da Covid-19 em África subiu hoje para os 2.406, com quase 70 mil infetados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A epidemia está a alastrar mais lentamente neste continente do que noutras regiões, em grande parte graças à resposta rigorosa e precoce da maioria dos governos.

No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está preocupada com fatores como o elevado nível de infeção comunitária na África Ocidental e a popularização do 'Covid-Organics', um remédio herbal não testado que está a ser comercializado por Madagáscar.

A agência da ONU advertiu que, se não forem tomadas medidas adequadas, as mortes africanas causadas pelo coronavírus poderão variar entre 83 mil e 190 mil.

14h05 - Portugal envia ajuda para São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe vai receber 20 toneladas de material médico-hospitalar e uma equipa médica de emergência. A ajuda, no âmbito de uma operação conjunta de Portugal e da União Europeia, parte de Lisboa na sexta-feira.

A equipa médica é composta por profissionais especializados em situações de crise e em doenças respiratórias, de forma a apoiar o país no combate à Covid-19.

O material enviado irá incluir máscaras, luvas, óculos, viseiras, mangas, sapatos, fatos, medicamentos, gel, álcool, bem como o material necessário para a colheita e análise dos testes à Covid-19.

De acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a operação vai assegurar ainda o transporte de um laboratório da Organização Mundial de Saúde "de forma a dotar São Tomé e Príncipe dos meios que permitirão realizar localmente testes de deteção do vírus responsável pela atual pandemia".

13h34 - Mais de 4,2 milhões de infetados e 292 mil mortos em todo mundo

A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 292 mil pessoas e infetou mais de 4,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11:00 hoje, baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, já morreram pelo menos 292 mil pessoas e há mais de 4.272.880 infetados em 195 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.

A AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas os casos que requerem tratamento hospitalar. Entre esses casos, pelo menos 1.462.000 foram considerados curados.

Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte ligada à covid-19 no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de mortes e casos, com 82.389 óbitos em 1.370.016 casos.

Pelo menos 230.287 pessoas foram declaradas curadas pelas autoridades dos Estados Unidos.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Reino Unido com 32.692 mortes para 226.463 casos, Itália com 30.911 mortes (221.216 casos), Espanha com 27.104 mortes (228.691 casos) e França com 26.991 (178.225 casos).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau), onde a epidemia começou no final de dezembro, contabilizou 82.926 casos (sete novos entre terça-feira e hoje), incluindo 4.633 mortes e 78.189 recuperações.

A Europa totalizou 159.737 mortes para 1.793.753 casos, Estados Unidos e Canadá 87.672 mortes (1.441.173 casos), América Latina e Caraíbas 23.091 mortes (402.804 casos), Ásia 11.184 mortes (316.088 casos), Médio Oriente 7.787 mortes (241.232 casos), África 2.403 mortes (69.515 casos) e Oceânia 126 mortes (8.316 casos).

13h20 - Costa quer voltar à Autoeuropa com Marcelo "no próximo mandato" em Belém

O primeiro-ministro acompanhou o Presidente da República numa deslocação à unidade da Volkswagen em Palmela.

António Costa deu o exemplo da Autoeuropa para lembrar que o regresso ao trabalho implica agora mais cuidados.

Adiante sinalizou a vontade de voltar à empresa com Marcelo Rebelo de Sousa "no primeiro ano do próximo mandato do Presidente".

"Queria felicitar a Autoeuropa por mostrar que é possível regressar ao trabalho em segurança", começou por afirmar o chefe do Executivo.

"A fileira automóvel é hoje uma parte importante do nosso Produto Interno Bruto", continuou António Costa, que assinalaria, depois, o que disse ser a tradição das visitas à Autoeuropa com Marcelo Rebelo de Sousa, praticamente declarando o apoio a uma recandidatura do Presidente da República ao segundo mandato em Belém.

13h17 -  Há 3.183 profissionais de saúde infetados

O secretário de Estado da Saúde revelou hoje que há 3.183 profissionais de saúde infetados com o novo coronavírus, responsável pela Covid-19, entre os quais 477 são médicos e 838 enfermeiros.

Somam-se 774 assistentes operacionais, 152 assistentes técnicos e 107 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica infetados, revelou António Lacerda Sales, na conferência de imprensa diária de atualização de dados sobre a pandemia em Portugal.

António Lacerda Sales também revelou que os dados acumulados apontam para 658 profissionais de saúde recuperados.

O governante, que aproveitou esta atualização para agradecer a colaboração dos técnicos e profissionais de diagnóstico e terapêutica, apontou que estes passarão "a ser incluídos nas atualizações" diárias.

"Aproveito para fazer um agradecimento porque têm estado na linha da frente no combate a esta pandemia. A todos os técnicos e profissionais de diagnóstico e terapêutica o nosso muito obrigada", disse António Lacerda Sales.
 
13h16 – Regras para a época balnear ainda não estão concluídas

Quanto ao manual para o regresso à época balnear, a diretora-geral da Saúde explicou que este ainda não está terminado, pelo menos da parte da Saúde.

“Muitas instituições estão a dar o seu parecer técnico baseado em duas circunstâncias: a avaliação do risco que essa atividade balnear contém e a proposta de soluções”, explicou, não avançando uma data para a publicação dessas normas.

13h12 – Menos 2.500 (15%) de doentes oncológicos operados até final de abril

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, refere que, na comparação entre os primeiros meses de 2019 e 2020, houve este ano menos 2.500 doentes oncológicos operados entre 1 de janeiro e 30 de abril, ou seja, menos 15 por cento.

“Esta redução foi essencialmente à custa de cirurgia com prioridade normal“, em que existe o tempo máximo de 60 dias para que seja dada uma resposta, frisou o governante.

Houve, por outro lado, um aumento de 7% na cirurgia muito prioritária, destacou António Lacerda Sales.

Quanto à radioterapia, houve uma redução de 10 por cento, mas essa redução foi “inferior em relação a outras áreas de diagnóstico e terapêutica”, destacou o secretário de Estado.

António Sales referiu ainda que a atividade assistencial está a ser retomada de forma gradual e que houve, da parte do Governo e das autoridades de saúde, uma preocupação acrescida em relação à oncologia.

O secretário de Estado deixou também um apelo aos doentes oncológicos, para que continuem a recorrer aos serviços e não tenham receio de um possível contágio.

Lacerda Sales salientou que os circuitos “estão diferenciados” e que as condições de segurança “são muito boas”. Por isso, serão provavelmente “bem piores as consequências de uma cirurgia que não se realiza”.

Sobre a informação de hospitais privados que estão a cobrar o pagamento de equipamentos de proteção individual, o secretário de Estado refere que essa situação é alheia ao Serviço Nacional de Saúde e ao Ministério da Saúde. Frisa apenas que o paciente deve ter conhecimento da situação antes do ato médico.

13h06 – Soluções para as creches

A diretora-geral da Saúde explicou em conferência de imprensa alguns pormenores sobre as regras a adotar nas creches, que reabrem já na próxima segunda-feira, cujo objetivo é “permitir todas as atividades para o desenvolvimento harmonioso, para a manutenção dos afetados daquelas crianças, mas com regras e cuidados”.

“Tentámos conciliar o melhor de dois mundos, ou seja, permitir atividades lúdicas aos meninos mas com regras, como por exemplo tirar das salas todo o material que não seja para ser usado como brincadeira, os brinquedos que lá estão serem lavados e desinfetados com frequência, ou os meninos não trazerem brinquedos de casa”, elucidou Graça Freitas.

Quanto às queixas que têm sido feitas por creches sobre a impossibilidade de manterem as crianças afastadas na hora do sono, por falta de espaço nas instalações, a responsável apresentou uma solução.

“Sabendo que havia dificuldades das creches com o espaço, criámos uma regra muito simples”, disse. “Deitando um menino com a cabeça para um lado e os pés para o outro, e o menino seguinte ao contrário”.
“Se deitarmos os meninos em colchões seguidos com uma distância determinada, em que as cabeças dos meninos estejam a uma distância de um metro e meio, à partida minimizamos o risco de transmissão de gotículas”, acrescentou Graça Freitas.

É também pedido que as salas, dentro dos possíveis, não tenham um número tão grande de meninos. “Creio que não vai ser difícil para as creches cumprirem estas orientações, nomeadamente esta do distanciamento”, declarou.

Quanto aos testes à Covid-19 realizados aos trabalhadores das creches, a DGS disse que estes “estão a ser feitos”, existindo “regiões do país em que esta situação está mais adiantada do que noutras”, não existindo até ao momento casos positivos.

13h01 – Estudo para monitorizar imunidade já começou

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, houve um aumento de 0,8% no número de novos casos nas últimas 24 horas.

Há nesta altura 692 casos em internamento, dos quais 103 em cuidados intensivos, menos dez do que ontem.

Registam-se até ao momento 3.182 casos de recuperação, mais 169 casos que ontem. Os casos recuperados representam 11,3% dos casos confirmados

A taxa de letalidade global é de 4,2%, sendo que acima dos 70 anos é de 15,3%.
 Dos casos confirmados, 82,1% dos casos estão a ser acompanhados no domicílio e 2,5% em internamento (0,4% nos cuidados intensivos).

Segundo o governante, desde 1 de março foram realizados mais de 566 mil testes. De 1 a 11 de maio, a média foi de mais de 12.600 testes por dia. Portugal continua a estar entre os países que mais testes fazem, afirmou ainda.

Nesta altura estão a ser realizados 250 testes por dia nos estabelecimentos prisionais, mas a capacidade deverá ser em breve aumentada para 450 testes por dia.

António Lacerda Sales prestou ainda alguns esclarecimentos sobre o inquérito serológico nacional. Foram contactados hospitais e postos de colheitas de análises clinicas tendo em vista o estudo para monitorizar a evolução da imunidade na população portuguesa.

"Os materiais para as colheitas de sangue e os questionários para a recolha de dados serão entregues nos locais até ao início da próxima semana" e depois terá início "a fase de recolha de amostras de sangue e dados", disse António Lacerda Sales.

A recolha de amostras e análise de dados, que se seguirá à fase de contacto e de inquérito, está a cargo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

O secretário de Estado destacou ainda pela positiva o caso de uma idosa de 96 anos que recuperou da Covid-19, após ter estado internada durante três semanas.

13h00 - Pequim retoma aulas presenciais em todos os níveis de ensino a partir de junho

As aulas presenciais em todos os níveis de ensino vão ser retomadas na íntegra, em Pequim, no início de junho, após um hiato de quase cinco meses, devido à pandemia do novo coronavírus, anunciaram hoje as autoridades.

Segundo a Comissão Municipal de Educação da capital chinesa, os alunos do ensino básico e médio vão retornar às salas de aula no dia 1 de junho. Os jardins de infância e as creches voltam a abrir a partir de 8 de junho, desde que cumpram certas condições de higiene e prevenção.

As universidades também vão reabrir, em 6 de junho, e os estudantes universitários poderão retornar aos ‘campus' universitários, onde "as medidas antivírus serão implementadas com rigor", segundo com a Comissão Municipal de Educação.

Até à data, cerca de 80.000 alunos dos últimos anos dos ensino médio e secundário voltaram às aulas em Pequim.

12h55 - Bélgica com 8.843 mortos e 53.981 infetados

A Bélgica registou mais 82 óbitos e mais 202 infetados nas últimas 24 horas. O país regista uma queda no número de novos casos de infeção.

Desde o início da pandemia, já morreram 8.843 pessoas na Bélgica e 53.981 ficaram infetados.

Estão internados 420 doentes, menos 45 do que na véspera e já recuperam da doença 205 pacientes.

12h45 -  Rio anuncia cancelamento da tradicional `rentrée` do PSD no Algarve

O presidente do PSD anunciou hoje que o partido decidiu não realizar a festa do Pontal no Algarve nem o Chão da Lagoa na Madeira devido à Covid-19, justificando a decisão com "as regras do bom senso".
"Seguindo as regras do bom senso, e de respeito pela lei e pela saúde de todos nós, o PSD decidiu não realizar nenhuma das suas festas de Verão, designadamente a do Chão da Lagoa na Madeira e a do Pontal no Algarve. Só com disciplina e unidade conseguiremos vencer a Covid-19", escreveu Rui Rio numa publicação na rede social Twitter.

O PSD/Madeira já tinha anunciado em 16 de abril o cancelamento das festas do Chão da Lagoa e a rentrée na ilha do Porto Santo devido à pandemia de Covid-19.

12h25 - Portugal com mais 12 mortos e mais 219 infetados

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 12 mortos e mais 219 infetados. São agora 1.175 o número de vítimas mortais e 28.132 os casos confirmados de infeção por Covid-19. 

Em relação ao número de óbitos verifica-se um aumento de 1,03 por cento face aos dados de terça-feira e uma subida de 0,8 por cento em relação ao número de infetados.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela DGS, já recuperam da doença 3.182 mais 196 do que na véspera.

Há 2.686 casos a aguardar resultado laboratorial.

Estão internados 692 doentes dos quais 103 em unidades de cuidados intensivos.

Em vigilância pelas autoridades de saúde estão agora 26.278 pessoas.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (667), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (257), do Centro (221), do Algarve (14), dos Açores (15) e do Alentejo, que regista um caso, adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de terça-feira, mantendo-se a Região Autónoma da Madeira sem registo de óbitos.

12h15 -  Comissão Europeia pede distância nas praias e limite de clientes em restaurantes

A Comissão Europeia recomendou hoje, em regras para a retoma do turismo europeu, uma distância mínima de 1,5 metros e normas de higiene apertadas em praias e piscinas, e o estabelecimento de um número máximo de clientes em restaurantes.

Numa altura em que a pandemia de covid-19 está a estabilizar na Europa e os países pensam em levantar algumas medidas restritivas, o executivo comunitário divulga hoje "um quadro comum que estabelece critérios para o restabelecimento seguro e gradual das atividades turísticas e o desenvolvimento de protocolos de saúde para hotéis e outras formas de alojamento, a fim de proteger a saúde tanto dos hóspedes como dos funcionários".

O objetivo é dar aos países orientações ao setor sobre como assegurar que "as pessoas permanecem em segurança em hotéis, parques de campismo, alojamentos ou outros estabelecimentos de férias [...] como restaurantes, bares e cafés e ir às praias e outras zonas de lazer ao ar livre".

A principal recomendação de Bruxelas é que, nesta retoma dos serviços turísticos a pensar no verão, seja assegurado o distanciamento físico e reforçada a desinfeção.

No que toca a restaurantes, cafés e bares, a Comissão Europeia entende que "os estabelecimentos devem pôr em prática medidas específicas para assegurar o afastamento físico em áreas comuns onde os clientes se possam reunir durante longos períodos de tempo -- ou seja, mais de 15 minutos --, como a definição de um número máximo permitido em cada instalação comum".

Outra sugestão é que seja "considerada a atribuição de horários ou a disponibilização de reservas para refeições ou para deslocações a piscinas ou ginásios".

E "quando o afastamento físico não puder ser plenamente observado, devem ser consideradas medidas alternativas para proteger os hóspedes e os trabalhadores, tais como a utilização de painéis de vidro ou de plástico, o uso de máscaras, etc.", vinca a Comissão Europeia.

Uma distância de 1,5 a dois metros é, então, recomendada pela instituição "em todas as áreas comuns" dos estabelecimento e, quando isso não for possível, deve ser reforçada a utilização de equipamentos de proteção, tanto por parte dos clientes, como por parte de trabalhadores.

O mesmo se aplica a locais exteriores como praias e piscinas, nas quais "devem ser tomadas disposições especiais para permitir o afastamento físico e aplicadas medidas especiais de higiene", argumenta o executivo comunitário nas recomendações hoje feitas aos países da União Europeia (UE), a quem cabe decidir sobre a retoma dos seus serviços turísticos.

Bruxelas defende, também, que "os eventos de maior dimensão, como os concertos, devem ser adiados".

12h10 - Bruxelas propõe abertura das fronteiras gradual e sem discriminação

A Comissão Europeia propôs hoje aos Estados-membros três critérios para a reabertura gradual das fronteiras internas da União Europeia no atual contexto da pandemia da Covid-19, sublinhando que deve ser respeitado o princípio da não-discriminação.

As propostas com vista a restaurar, de forma segura, o espaço de livre circulação na Europa, encerrado há cerca de dois meses no quadro dos esforços para conter a propagação da pandemia, constam do pacote de recomendações para a gradual retoma dos transportes e do turismo na União Europeia, hoje adotado e apresentado pelo executivo comunitário, em Bruxelas.

Sublinhando que a livre circulação e as viagens transfronteiriças são fundamentais para o turismo, Bruxelas sustenta que, à medida que os Estados-membros conseguem conter a circulação do novo coronavírus, as restrições gerais à livre circulação devem ser substituídas por medidas mais específicas e dirigidas.

“Se a situação sanitária não justificar um levantamento generalizado das restrições, a Comissão propõe uma abordagem faseada e coordenada que começa pelo levantamento das restrições entre zonas ou Estados-Membros com situações epidemiológicas suficientemente semelhantes”, defende a proposta.

Segundo a Comissão, “a abordagem deve também ser flexível, incluindo a possibilidade de reintroduzir certas medidas se a situação epidemiológica o exigir”.

Bruxelas sugere então que os Estados-membros atuem com base em três critérios: “epidemiológico”, “capacidade de aplicar medidas de confinamento” e “considerações económicas e sociais”.

A proposta recomenda que, a nível epidemiológico, os Estados-membros se foquem nas áreas em que a situação está a melhorar, com base nas orientações do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (CEPCD) e utilizando o mapa regional desenvolvido por esta agência.

12h00 - Governo aponta decisão sobre injeção de capital na TAP para junho

O secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo, disse hoje que o Governo espera ter uma decisão sobre a injeção de dinheiro na TAP, companhia aérea que quase parou devido à Covid-19, em meados de junho.

Esperando que haja uma melhor "fundamentação técnica" do pedido de auxílio da TAP ao Estado até ao final de maio, Álvaro Novo referiu que o Governo espera chegar a uma decisão em meados de junho.

"Estando este trabalho previsivelmente concluído no final de maio, depois esperamos, falando com a Comissão Europeia, ter uma decisão prática de injeção de dinheiro, mediante condições que vão ser estabelecidas deste processo negocial, em meados de junho", disse Álvaro Novo em audição na Comissão de Orçamento e Finanças (COF) do parlamento.

O secretário de Estado do Tesouro disse que "o pedido de auxílio tem de partir da administração da TAP", referindo que o executivo já recebeu um pedido inicial que versava sobre "várias matérias", uma das quais a "garantia (pública) a um empréstimo que a TAP pretende obter", no valor de 350 milhões de euros.

Álvaro Novo referiu que esses pedidos "precisam de uma fundamentação que não se coaduna com o receber de uma carta a fazer o pedido para essa garantia pessoal do Estado".

"Nesse sentido, já tive oportunidade de transmitir à administração da TAP que era necessário reforçar a fundamentação desse pedido", disse Álvaro Novo, acrescentando que Governo está a trabalhar com a companhia aérea, em particular através de um grupo de trabalho com pessoas "com elevada competência técnica da área da aviação".

O ministro das Finanças, Mário Centeno, defendeu na terça-feira que uma injeção repartida entre o acionista privado e o Estado seria "a forma mais tranquila de conversar" sobre uma capitalização da TAP, empresa impactada pela pandemia de Covid-19.

11h44 - Comissão Europeia quer garantias públicas ou privadas para ‘vouchers’ de viagens

A Comissão Europeia defendeu hoje garantias públicas, por exemplo dadas pelos países europeus, ou privadas, como através de seguradoras, para atrair passageiros a optar pelos ‘vouchers’ em situações de viagens canceladas devido à pandemia.

Com as viagens suspensas na União Europeia (UE) em resultado das medidas restritivas adotadas pelos Estados-membros para tentar conter a propagação da covid-19, foram várias as viagens canceladas, nomeadamente voos, e nessas situações as transportadoras são obrigadas a dar a escolher aos passageiros entre reembolsos em dinheiro ou ‘vouchers’ para utilização, segundo ditam as regras comunitárias.

Porém, dada a dificuldade de liquidez das empresas, nomeadamente companhias aéreas, vários países como Portugal pediram a Bruxelas que considerasse apenas a opção dos ‘vouchers’, o que o executivo comunitário negou, vindo hoje pedir aos Estados-membros que tornem esta numa “alternativa viável e atrativa ao reembolso de viagens organizadas e serviços de transporte cancelados no contexto da pandemia”.

Em causa estão as recomendações da Comissão Europeia para a retoma das viagens hoje divulgadas, numa altura em que a pandemia está a estabilizar na Europa, no âmbito das quais o executivo comunitário apela a que estes ‘vouchers’ sejam cobertos por proteção em caso de insolvência, para assim levar mais clientes a optarem por esta via.

“O sistema de proteção em caso de insolvência deve ser criado a nível nacional, quer pelo setor público, quer pelo setor privado, como através de um fundo ou de uma seguradora”, precisa a instituição.

Além disso, segundo Bruxelas, estes ‘vouchers’ devem ser reembolsáveis se não forem utilizados: “Os passageiros e os viajantes devem ter o direito de pedir o reembolso em dinheiro o mais tardar 12 meses após a emissão do vale em causa e em qualquer momento posterior”.

Para os casos em que é apenas dada ao passageiro a opção de receber um ‘voucher’ devido ao cancelamento da sua viagem, a Comissão Europeia aconselha a que insistam no reembolso, dadas as regras comunitárias.

“Se não receber uma resposta da transportadora nos prazos legais ou recomendados ou se não ficar satisfeito com a resposta, pode apresentar uma queixa à autoridade nacional competente em matéria de direitos dos passageiros. A autoridade nacional deve fornecer-lhe um parecer jurídico não vinculativo sobre a forma de dar seguimento ao seu pedido”, adianta.

Já nos casos em que os bilhetes foram comprados pela internet, estas queixas devem ser feitas “através da plataforma de resolução de litígios online”.

11h25 - DGS divulgou orientações para creches. Distanciamento e sapatos à entrada

Direção-geral da Saúde publicou uma orientação para as creches.

Entre elas está o distanciamento dos colchões. Cada criança deve “utilizar sempre o mesmo lugar” e os “lugares devem estar marcados”.

As crianças devem ainda deixar o calçado à entrada do estabelecimento.

11h06 - Espanha registou nas últimas 24 horas mais 184 óbitos

Número de mortos em Espanha passa de 26.920 para 27.104. Mais 184 óbitos nas últimas 24 horas, mas um número que permanece abaixo dos 200 pelo quinto dia consecutivo.

Também o número de infetados voltou a subir. Foram confirmados mais 439, elevando o total para 228.691.

Já recuperaram da doença 140.823, mais 1.783 nas últimas 24 horas, um aumento de 1.3 por cento.

Espanha é o terceiro país do mundo com maior número de casos de Covid-19, a seguir aos Estados Unidos da América e à Rússia.

11h00 - Rússia suspende exploração de ventiladores associados a incêndios

As autoridades russas suspenderam hoje a exploração do modelo de ventilador artificial associados a dois incêndios fatais em hospitais que tratam doentes com coronavírus, depois de muitos exemplares terem sido enviados para os Estados Unidos.

A entidade de regulação da saúde na Rússia anunciou, em comunicado, a cessação do uso dos ventiladores Aventa-M, produzidos desde 1 de abril por uma empresa dos Urals, subsidiária do grupo estatal russo Rostec.

Este modelo foi associado ao incêndio que deflagrou na terça-feira num hospital dedicado aos doentes da Covid-19, em São Petersburgo, que provocou a morte de cinco pessoas, e um outro num estabelecimento em Moscovo no sábado, que fez uma vítima.

Segundo as autoridades, esses incêndios aconteceram devido a um “curto-circuito” nos ventiladores Aventa-M.

Mais de 7.000 ventiladores deste modelo deveriam ser distribuídos aos hospitais russos até ao final do ano.

Dezenas desses ventiladores foram também enviados para os Estados Unidos, em abril, para ajudar a combater a pandemia, mas, de acordo com a imprensa norte-americana e russa, não foram ainda usados e serão, em breve, devolvidos à Rússia.

10h40 - Emirates Airlines planeia retomar voos a 21 de maio para nove cidades

A companhia área Emirates Airlines está a ponderar a possibilidade de retomar as ligações para nove cidades de oito países a partir de 21 de maio.
Entre as cidades estão Dubai, Londres, Frankfurt, Paris, Milão, Madrid. Chicago, Toronto Sidney e Melbourne, revela a companha aérea.

10h22 - Algarve isenta esplanadas de taxas e vai avaliar aumento do espaço que ocupam

Os 16 municípios algarvios vão isentar de taxas as esplanadas da restauração e estão disponíveis para avaliar um aumento do espaço que ocupam, disse hoje à Lusa o presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

"Há da parte dos municípios uma vontade de colaborar com os empresários, neste caso com os da restauração, isentando a ocupação do espaço público" afirmou António Pina, acrescentando que o período de isenção "varia de município para município, sendo mais longo em alguns que noutros".

Numa altura em que, devido à pandemia de covid-19, se privilegiam os espaços ao ar livre, as autarquias estão também disponíveis para "avaliar um aumento do espaço ocupado pelas esplanadas, caso a caso", mas garantido sempre a passagem do peão.

"Não se pode cobrir todo o passeio e condicionar a circulação de pessoas que tem de continuar a acontecer, garantindo o afastamento necessário. É preciso garantir o equilíbrio destes dois fatores" destacou o também presidente da Câmara de Olhão.

Como a área ocupada no espaço público determina o valor do pagamento, António Pina não vê qualquer impedimento num possível aumento do espaço das esplanadas uma vez que, com esta isenção, "os proprietários iriam pagar o mesmo, que é zero".

A autarquia de Portimão foi a primeira a anunciar a isenção de taxas nas esplanadas - que irá vigorar até ao final do ano, ao abrigo de um regime excecional e temporário -, medida que vai ainda ser submetida a discussão e aprovação na Assembleia Municipal.

Questionado pela Lusa em relação a outros negócios -- para além da restauração -, poderem vir a requerer esplanadas para compensar a redução na lotação dos estabelecimentos, o responsável considera que "seria difícil garantir o controlo de acessos e a higienização do material".

10h13 - China impõe restrições nas viagens a província do nordeste após novos casos

A China impôs hoje restrições a deslocações à província de Jilin, no nordeste do país, num esforço para conter a propagação do novo coronavírus, depois de serem diagnosticados vários casos nos últimos dias.

"A situação é séria e há o risco significativo de maior disseminação", advertiu Gai Dongping, vice-presidente da câmara da cidade de Jilin.

Jilin suspendeu comboios de passageiros para a província e os residentes são submetidos a testes de despistagem do vírus e só podem sair 48 horas após testarem negativo, segundo a emissora estatal CCTV.

Uma equipa do governo central chegou hoje à cidade de Shulan, onde se acredita que uma cadeia que originou 16 infeções tenha começado. Shulan é o único local na China em nível de alerta máximo para a Covid-19.

Várias grandes cidades do nordeste da China, incluindo Harbin e Dalian, também anunciaram requisitos adicionais de testes e quarentena para viajantes oriundos de Shulan.

A China identificou, nas últimas 24 horas, seis novos casos de contágio local pelo novo coronavírus em Jilin, que faz fronteira com a Rússia e a Coreia do Norte, e onde na última semana foram detetados cerca de trinta casos.

10h00 - Papa elogia estudantes e professores por encontrarem novos caminhos

O Papa Francisco elogiou hoje alunos e professores que devido à pandemia de Covid-19 encontraram novos caminhos no ensino, durante a missa matinal que realiza na sua residência, a Casa Santa Marta.

"Oremos hoje pelos estudantes, os alunos que estudam e os professores que precisam encontrar novas maneiras de avançar no ensino: que o Senhor os ajude nesse caminho, lhes dê coragem e também um grande êxito", disse Francisco.

A pandemia fez com que escolas, universidades e outros estabelecimentos de ensino de muitos países do mundo fechassem por mais de dois meses e, em alguns países, não voltarão a abrir até ao novo ano letivo, em setembro.

Por outro lado, Francisco explicou que "a vida cristã é cumprir os mandamentos", "seguir o caminho das bem-aventuranças" e "realizar obras de misericórdia".

"Jesus precisa do nosso testemunho para que a Igreja cresça", acrescentou.

Na próxima segunda-feira, as missas com os fiéis serão retomadas em Itália, depois de terem sido suspensas, como em muitas outras partes do mundo, para evitar multidões e o contágio pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19.

9h53 - Número de mortos em África sobe para 2.406 em quase 70 mil casos

O número de mortos da Covid-19 em África subiu hoje para os 2.406, com quase 70 mil infetados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas, o número de mortos subiu de 2.336 para 2.406, enquanto os infetados com covid-19 passaram de 66.373 para 69.578.

O número total de doentes recuperados aumentou de 23.095 para 23.978.

O norte de África mantém-se como a região mais afetada pela doença, com 1.297 mortos e 23.683 infetados pela Covid-19.

Na África Ocidental há 428 mortos e ultrapassou as 20 mil infeções (20.603), enquanto a África Austral contabiliza 225 mortos e regista 12.259 casos, quase todos concentrados num único país, a África do Sul (11.350).

A pandemia afeta 53 dos 55 países e territórios de África, com seis países - África do Sul, Argélia, Egito, Marrocos, Nigéria e Gana - a concentrarem cerca de metade das infeções pelo novo coronavírus e mais de dois terços das mortes associadas à doença.

O Egito é o país com mais mortos (544) e ultrapassou hoje os 10 mil casos (10.093), seguindo-se a Argélia, que tem 515 mortos e 6.067 infetados.

A África do Sul tornou-se o terceiro com mais mortos (206), continuando a ser o país do continente com mais casos da covid-19, com 11.350 infetados.

Marrocos totaliza 188 vítimas mortais e 6.418 casos, a Nigéria tem 158 mortos e 4.787 casos, enquanto o Gana tem 22 mortos, mas ultrapassou hoje os cinco mil casos (5.127).

Apenas o Lesoto e a República Saarauí continuam sem notificar casos da Covid-19.

Entre os países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções, com 820 casos, e regista três mortos.

Cabo Verde tem 267 infeções e dois mortos e São Tomé e Príncipe regista 231 casos, tendo anunciado na terça-feira a sétima vítima mortal.

Moçambique conta com 104 doentes infetados e Angola tem 45 casos confirmados de covid-19 e dois mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mantém há mais de uma semana 439 casos positivos de infeção e quatro mortos, segundo o África CDC.

9h40 - PIB do Reino Unido cai 2% no primeiro trimestre devido à pandemia

O Produto Interno Bruto britânico contraiu-se 2% no primeiro trimestre deste ano face aos últimos três meses de 2019, o maior decréscimo desde o quarto trimestre de 2008, informou hoje a agência de estatística do Reino Unido (ONS).

Este cálculo, o primeiro que a ONS faz sobre o Produto Interno Bruto (PIB), teve em conta o impacto direto da pandemia da Covid-19 e o confinamento no Reino Unido desde finais de março.

Em comparação com o mesmo trimestre de 2019, o PIB contraiu-se 1,6% no primeiro trimestre de 2020, a maior queda homóloga desde o quarto trimestre de 2009, adiantou a ONS.

O recuo correspondente ao primeiro trimestre reflete em grande parte o decréscimo registado em março de 5,8% na produção, construção e setor dos serviços.

No comunicado, a ONS indica que houve uma alteração generalizada da atividade económica no primeiro trimestre, sobretudo porque o setor dos serviços, pilar da economia do Reino Unido, desceu 1,9%, mas os setores da indústria e da construção também se contraíram.

O consumo das famílias recuou 1,7% no primeiro trimestre, a maior contração desde o quarto trimestre de 2008, quando o país atravessava uma profunda crise económica.

A ONS admitiu que enfrentou uma série de desafios para fazer este cálculo do PIB devido à alteração da atividade económica e à aplicação das medidas estabelecidas pelo Governo para fazer frente à crise provocada pela pandemia da Covid-19.

9h30 - Paquistão supera pela primeira vez os dois mil novos casos diários

O Paquistão superou pela primeira vez os dois mil novos casos positivos diários desde o início da pandemia da Covid-19, indicaram hoje as autoridades.

O aumento ocorre apenas alguns dias depois do primeiro-ministro, Imran Khan, aliviar as restrições no país e permitir o regresso dos paquistaneses no exterior, ignorando os pedidos de controlos mais rigorosos feitos pelos profissionais médicos do Paquistão.

Cenas de multidões lotadas de mercados em todo o país seguiram-se ao levantamento das restrições, apesar do pedido do Governo para que fosse cumprido um distanciamento seguro entre as pessoas, mas amplamente ignorado por muitos dos 220 milhões de paquistaneses.

Os números mais recentes revelam um total de 34.312 casos positivos, após os 2.255 infetados registados nas últimas 24 horas.

Khan foi criticado por subestimar a gravidade da pandemia, recusando-se a fechar mesquitas principalmente desde o início do mês de jejum islâmico do Ramadão, que termina dentro de duas semanas, com o feriado de Eid-ul-Fitr.

Os clérigos islâmicos no Paquistão exercem um controlo considerável, muitas vezes assustando líderes políticos com a sua capacidade de mobilizar multidões violentas para as ruas.

Khan foi criticado por subestimar a gravidade da pandemia, recusando-se a fechar mesquitas principalmente desde o início do mês de jejum islâmico do Ramadão, que termina dentro de duas semanas, com o feriado de Eid-ul-Fitr.

Os clérigos islâmicos no Paquistão exercem um controlo considerável, muitas vezes assustando líderes políticos com a sua capacidade de mobilizar multidões violentas para as ruas.

9h10 - Rússia com mais de 10 mil novos casos em 24 horas

A Rússia registou mais 10.028 novos casos de infeção por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 242.271.

Há ainda o registo de mais 96 vítimas mortais. Desde o início da pandemia a Rússia registou 2.212 mortos. 

9h00 - Maior operadora de turismo mundial vai cortar oito mil postos de trabalho


A maior operadora de turismo mundial, o grupo alemão TUI, anunciou hoje a intenção de cortar oito mil postos de trabalho, devido ao impacto económico da pandemia da Covid-19.

"Queremos reduzir permanentemente os nossos encargos administrativos em 30% em todo o grupo" com "consequências em cerca de 8.000 empregos" que "não vamos ocupar ou eliminar" e que corresponde a cerca de 10% da sua força de trabalho, indicou em comunicado o grupo, que tem quase 70 mil funcionários em todo o mundo.

A operadora indicou paralelamente fortes prejuízos, nos lucros e no volume de negócios.

Diante de uma cessação quase total das suas atividades, o grupo desbloqueou em abril um empréstimo de emergência garantido pelo estado alemão de cerca de 1,8 mil milhões de euros, que "devem ser pagos num período muito curto de tempo", salientou na mesma nota.

É por isso que "o grupo está a implementar" um "programa global" com "reduções significativas de custo", para que a atividade "possa continuar", mesmo "num mercado enfraquecido", acrescentou.

O grupo, no entanto, mostra-se otimista: "As pessoas querem viajar" e "a Europa está gradualmente a reabrir".

8h50 - Deco recebe mais pedidos de ajuda por perda de rendimentos

No período de estado de emergência, entre 18 de março e 11 de maio, o gabinete de proteção financeira da Deco recebeu 3600 contactos, uma média de 65 pedidos de apoio diários.

8h45 - Aplicações de rastreio ameaçam direitos humanos

A organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW) considerou hoje que as aplicações de rastreio e geolocalização usadas em vários países para lutar contra a propagação da Covid-19 "colocam sérios riscos aos direitos humanos".

"Esta tecnologia foi usada pela China, Israel, Coreia do Sul, Estados Unidos e outros governos", indicou a ONG em comunicado, apontando que o uso deste tipo de aplicações móveis pode comprometer o direito à vida privada, além de outros direitos fundamentais.

Para a HRW, a utilidade destes programas de rastreio no controlo da pandemia "ainda está por provar", podendo o recurso a este tipo de aplicações servir para introduzir "medidas de vigilância desnecessárias e desproporcionadas, disfarçadas de [políticas] de saúde pública", denunciou a organização em comunicado.
"Nas mãos de governos que já possuem práticas intrusivas de vigilância, como a China e a Rússia", as aplicações móveis de rastreio podem "aumentar a discriminação e a repressão", denunciou a organização.

A HRW alertou que os programas de rastreio que recorrem a telemóveis, introduzidos "como medidas temporárias até a pandemia estar sob controlo e uma vacina estar disponível", podem tornar-se "medidas permanentes num regime de vigilância alargada".

"Comprometer de forma excessiva a privacidade é uma porta de entrada para minar outros direitos, como a liberdade de circulação, de expressão e associação", acrescentou a organização, alertando que os Governos podem aproveitar para aplicar "medidas draconianas de quarentena".

Os riscos são agravados "na ausência de limites claros e significativos na recolha, armazenamento e uso dos dados", acrescentou.

8h25 - México com mais 353 mortos e quase dois mil infetados

O México registou nas últimas 24 horas mais 353 vítimas mortais de Covid-19 e mais 1.997 infetados. Elevando o total para 38.324 casos e 3.296 óbitos.

O país vai retomar a atividade a 1 de junho, com um levantamento progressivo das medidas de confinamento.

8h15 - Alemanha com mais 101 mortos e 798 infetados

Dados do Instituto Robert Koch revelam que foram confirmados mais 798 infetados com Covid-19 e mais 101 vítimas mortais, nas últimas 24 horas.

No entanto, o número fica abaixo do registado na véspera, quando foram confirmados 933 casos e 116 mortos.

A Alemanha regista agora mais de 171.036 infetados e 7.634 óbitos.

Há ainda um número estimado de 148.700 casos considerados curados, mais 1.500 em relação ao dia anterior.

A fronteira entre a Alemanha e Áustria deverá reabrir totalmente a 15 de junho, segundo informações avançadas pela agência de notícias austríaca. A chanceler alemã Angela Merkel terá também falado ao telefone, esta terça-feira, com o presidente francês, Manuel Macron, sobre essa possibilidade.

8h00 - Von der Leyen discute com PE fundo de recuperação ainda sem proposta

A presidente da Comissão Europeia participa hoje num debate no Parlamento Europeu (PE) sobre o futuro fundo de recuperação da economia europeia, ainda sem ter avançado com a proposta que foi encarregada de formular pelo Conselho Europeu.

A sessão plenária do PE que tem hoje início em Bruxelas, e que decorre até sexta-feira – com a grande maioria dos eurodeputados a participar à distância -, tem entre os pontos em agenda um debate ao final da tarde sobre o fundo de recuperação que a Comissão Europeia deverá apresentar em breve, em conjunto com uma proposta reformulada do Quadro Financeiro Plurianual para 2021-2027.

Na última cimeira de chefes de Estado e de Governo, celebrada por videoconferência em 23 de abril, os 27 encarregaram o executivo comunitário de apresentar, com caráter de urgência, uma proposta formal do fundo de recuperação, interligando-o ao próximo orçamento plurianual da União, mas volvidas praticamente três semanas o executivo comunitário ainda está a trabalhar nas propostas.

7h48 - América supera Europa

O Continente Americano ultrapassou na terça-feira a Europa no número de infetados com a Covid-19, ao registar cerca de 1,74 milhões de casos, tornando-se no novo foco mundial da pandemia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a América regista agora 1,74 milhões de casos confirmados de coronavírus e superou a Europa, que totalizava 1,73 milhões nas últimas horas e era, desde meados de fevereiro, o epicentro da pandemia.

Contudo, as mortes por Covid-19 no Continente Americano, que na segunda-feira ultrapassou a barreira dos 100 mil óbitos, são significativamente inferiores aos quase 160 mil registados na Europa.

7h12 - Pandemia pode matar indiretamente seis mil crianças por dia

A luta contra a Covid-19 pode vir a provocar a morte de seis mil crianças por dia nos países mais pobres, nos próximos seis meses, vítimas colaterais da sobrecarga dos sistemas de saúde, alertou a Unicef.

Os números do Fundo das Nações Unidas para a Infância baseiam-se num estudo da universidade norte-americana Johns Hopkins, citada num comunicado da organização humanitária.


Segundo o pior de três cenários analisados no estudo, nos próximos seis meses poderão morrer até 1,2 milhões de crianças em 118 países, por causa de cuidados sanitários deficientes, provocados pela luta contra a propagação do novo coronavírus, explicou a agência da ONU em comunicado.

Estes óbitos suplementares juntar-se-iam aos 2,5 milhões menores que morrem semestralmente nestes países, atualmente.

No mesmo período, a luta contra a Covid-19 poderá também provocar indiretamente a morte de 56.700 mulheres, devido à falta de acompanhamento antes e depois do parto, além das 144.000 vítimas que já se produzem por semestre.

6h45 - Ponto de situação


O Governo aprovou a resolução que prolonga a reposição, a título excecional e temporário, do controlo de pessoas nas fronteiras terrestres, por causa da pandemia da Covid-19.

Este controlo fronteiriço está a ser exercido desde 16 de março em nove pontos de passagem autorizada.

Só é permitida circulação de transportes de mercadorias e de trabalhadores transfronteiriços.

Relativamente à reabertura de lares de idosos a visitas, prevista para a próxima segunda-feira, O secretário de Estado da Saude, António Lacerda Sales, admite que há instituições que possam não estar preparadas para tal. Mas considera que essas dificuldades fazem parte do processo.A Direção-Geral da Saúde definiu um conjunto de regras para as visitas os lares a partir de 18 de maio.

Por sua vez, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirma estarem reunidas as condições para as visitas aos lares dentro de cinco dias. Avisa, todavia, que em alguns casos as visitas podem ocorrer noutra data.

Na terça-feira, houve notícia de avanços e recuos na decisão sobre o regresso das visitas aos lares.
Em e-mail enviado às instituições, o Ministério da Segurança Social começou por citar uma deliberação do Ministério da Saúde para travar as visitas.

O Ministério da Saúde lamentou entretanto a descoordenação, pedindo que se levasse em conta a recomendação da autoridade de saúde.
O quadro em Portugal
O boletim epidemiológico de terça-feira dava conta de um total 1163 mortes relacionadas com a Covid-19, mais 19 do que na véspera, e de 27.913 infetados, mais 234.

Por comparação com os dados de segunda-feira, verificou-se um acréscimo de 1,7 por cento nos óbitos.

Quanto ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus - 27.913 -, a Direção-Geral da Saúde sinalizou mais 234 do que na segunda-feira, num aumento de 0,8 por cento.

A região Norte é aquela que regista o maior número de mortos (660), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (254), Centro (219), Algarve (14), Açores (15) e Alentejo, com um caso.
O quadro internacional
A nível internacional, de acordo com o balanço diário da agência France Presse, a pandemia da Covid-19 já fez mais de 289 mil mortos e infetou mais de 4,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,4 milhões de pessoas foram dadas como curadas.

A Comissão Europeia divulga esta quarta-feira recomendações tendo em vista a retoma gradual dos transportes e do turismo na União, face aos diferentes processos de levantamento de restrições. O objetivo é assegurar a coordenação de medidas sanitárias e de segurança.
É no quadro de "orientações estratégicas do pacote Turismo e Transportes" que a vice-presidente da Comissão com o portefólio de "Uma Europa Preparada para a Era Digital", Margrethe Vestager, e o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, apresentam , após a reunião do colégio, as recomendações de Bruxelas para a reabertura das fronteiras internas da União Europeia.

As perdas dos sectores dos transportes e do turismo, dos mais atingidos pela crise, totalizam milhares de milhões de euros.