Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Manuel Fernandes Araújo - Lusa

Acompanhamos aqui todas as atualizações sobre a progressão do novo coronavírus à escala internacional.

Mais atualizações


22h45 - Chile com número recorde de infeções

Um dos ministros do Governo chileno testou positivo para o novo coronavírus. Trata-se de Alfredo Moreno, de 63 anos, ministro para as Obras Públicas. É um dos 4.895 casos detetados em 24h no país, um novo recorde.

O Chile tem 18 milhões de habitantes e conta já com 73.997 casos e 761 mortos, desde o primeiro caso oficial identificado a três de março. 

Alfredo Moreno foi testado há alguns dias, depois de uma sua colaboradora ter sido identificada como infetada, e tinha-se colocado de quarentena preventiva, tal como três outros ministros do Governo do Presidente Sebastian Piñera que contactaram com pessoas contaminadas.

"Fui informado que o teste ao Covid-19 que fiz há alguns dias teve resultado positivo, felizmente não tenho sintomas até agora", anunciou Moreno na sua conta Twitter.

A cidade de Santiago é o centro da pandemia no Chile, com 90 por cento dos casos, e está sob confinamento desde 16 de maio. Até agora, o Governo tinha apostado em isolamentos parciais e seletivos e numa despistagem em massa.

Desde há duas semanas, o número de contágio tem subido em flecha, o que levou o Governo a decretar o confinamento obrigatório para toda a capital, de sete milhões de habitantes. Na semana passada, três senadores testaram positivo para o SARS-CoV-2, o que implicou o encerramento físico do Senado e o início de sessões por vídeo-conferência. 

22h35 - Bairro de lata isolado na Argentina por duas semanas

As autoridades argentinas decretaram o isolamento total do bairro de lata Villa Azul, nos arredores de Buenos Aires, para tentar deter a propagação do novo coronavírus.

"O bairro foi cercado pelas forças de segurança. Ninguém está autorizado a sair, salvo por razões de saúde", explicou uma fonte ligada ao governo provincial.

Situado a cerca de 17 quiilómetros de Buenos Aires, a Villa Azul conta com cerca de 3.000 habitantes. Foi ali detetado um surto de 53 casos de Covid-19 e hámais 50 suspeitos, sob análise.

Foram colocadas barreiras e controlos policiais para impedir os habitantes de entrar ou de sair do bairro durante as próximas duas semanas, de forma a impedir o vírus de atravessar a auto-estrada e infetar a Villa Itati, outro bairro de lata onde moram 16 mil pessoas.

As condições de extrema pobreza e o sobrepovoamento e insalubridade de ambas as localidades tornam muito difícil a aplicação das normas de confinamento em vigor no país desde 20 de março.

As autoridades garantiram que irão fornecer toda a alimentações, medicamentos e produtos de desinfeção que forem necessários a todos os habitantes, durantes as próximas duas semanas.

22h30 - Escolas angolanas reiniciam atividades letivas entre 13 e 27 de julho

As escolas angolanas vão reiniciar atividades letivas entre 13 e 17 de julho, de acordo com regras de funcionamento dos serviços públicos e privados que vão vigorar a partir de terça-feira, no âmbito do estado de calamidade hoje decretado.

"Vamos fazer um caminho de preparação para o reinício da atividade letiva, não temos um reinício imediato e sim um processo preparatório para o efeito", disse o ministro de Estado e da Casa Civil, Adão de Almeida, sublinhando que será necessário garantir um conjunto de regras.

A partir de 13 de julho terá lugar o reinício da atividade letiva de nível superior e do II ciclo do ensino secundário e a partir de 27 de Julho o reinício do I ciclo do ensino secundário e do ensino primário.

O reinício do funcionamento do ensino pré-escolar fica sujeito a regulamentação própria.

22h25 - Uruguai reforça controlos na fronteira com o Brasil

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, anunciou o reforço das medidas sanitárias na cidade de Rivera, junto à fronteira com o Brasil, onde foi detetado um novo surto de Covid-19. 

Pou referiu que falou ao telefone com o seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, sobre a aplicação de um acordo do ação sanitária existente entre os dois países. 

"Recebemos a aprovação do Presidente brasileiro para aplicar este tratado e nas próximas horas iremos pô-lo em prática", referiu Lacalle Pou, cujo país conta com uma população de 3,5 milhões.

Os controlos reforçados destinam-se a diminuir a circulação de e para a cidade de Rivera, que conta com 100 mil habitantes.

22h20 - Igrejas reabrem na cidade do Rio de Janeiro

A cidade brasileira do Rio de Janeiro permite a partir de hoje a reabertura de templos religiosos, num estado que é o segundo do país com o maior número de mortes e casos confirmados de covid-19.

O prefeito Marcelo Crivella, apesar de ter anunciado hoje o prolongamento das medidas de isolamento social no Rio de Janeiro, destacou que os templos vão ser declarados "serviços essenciais", para impedir que as suas portas sejam fechadas pelas autoridades policiais.

O prefeito do Rio de Janeiro explicou, em conferência de imprensa, que os templos não estavam obrigados a parar o seu funcionamento naquela cidade, mas a polícia determinava o seu encerramento, para evitar que os fiéis entrassem.

Crivella, um influente pastor evangélico que aspira a ser reeleito em outubro, anunciou que o decreto que estabelece a medida sobre igrejas e outros templos religiosos seria publicado ainda hoje, numa edição extra do Diário Oficial da cidade, o que já aconteceu.

Para impedir a propagação do novo coronavírus, os templos deverão fornecer álcool em gel e garantir uma distância mínima de dois metros entre os fiéis, que também terão de usar máscaras.

22h15 - Consumo de vinho aumentou durante o confinamento



22h00 - Entrevista. Diretora do ECDC preocupada com novas vagas de Covid-19



21h55 - Empresa dos EUA entra na Fase 1 de testes de possível vacina

A empresa farmacêutica norte-americana Novavax Inc, anunciou o início da Fase 1 de testes clínicos de uma nova vacina candidata a combater o SARS-CoV-2 e contratou os primeiros participantes do teste. Os resultados preliminares deverá ser anunciados em julho.

A companhia de biotecnologia, baseada em Maryland, EUA, afirmou que identificou a candidata, NVX-CoV2373, em abril, e que planeia utilizar o seu adjuvante Matrix-M para aumentar a resposta imunitária.

Se a Fase 1, com pacientes humanos, se completar com sucesso, a Fase 2 do estudo terá lugar em vários países, incluindo os Estados Unidos, acrescentou a Novavax. A Fase 2 avalia a imunidade, a segurança e o impacto redutor na Covid-19 em vários grupos etários, sublinhou a empresa.

21h50 - Tribunais retomam atividade presencial

O Presidente da República promulgou hoje o diploma da Assembleia da República sobre o reinício da atividade dos tribunais, o qual determina que a regra passa a ser a realização de diligências presenciais, como julgamentos e inquirição de testemunhas.

A informação foi colocada esta tarde no 'site' da Presidência da República.

Em 14 de maio, a Assembleia da República aprovou o texto final do diploma sobre a retoma da atividade dos tribunais durante a pandemia de covid-19, em votação final global, com votos a favor de PS, PSD, PAN e IL e abstenção das restantes bancadas.

O texto final determina que a regra passa a ser a realização de diligências presenciais, como julgamentos e inquirição de testemunhas, o que salvaguarda os princípios da imediação e da oralidade.

A realização das diligências presenciais terão, contudo, de obedecer às regras definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em matéria de segurança e proteção sanitária dos intervenientes.

Sempre que não seja possível a realização de atos presenciais, as diligências serão feitas por videoconferência ou videochamada a realizar num tribunal, determina a legislação aprovada.

O diploma estipula que no caso de diligências em que intervenham partes, testemunhas ou mandatários maiores de 70 anos ou portadores de doença de risco, a videoconferência ou videochamada será feita através do seu domicílio legal ou profissional.

Outra norma determina que os processos executivos (cobrança de dívidas e penhoras) ou de insolvência deixarão, por regra, de ficar suspensos, com exceção das diligências de entrega judicial da casa de família, que serão retomadas após a cessação da situação epidemiológica.

O texto final - que resultou sobretudo de um entendimento entre PS e PSD em sede de comissão parlamentar - refere também que os tribunais devem estar dotados de meios de proteção e higienização determinados pela DGS, nomeadamente máscaras e gel desinfetante.

As novas regras entram em vigor cinco dias após a sua publicação em Diário da República.

21h46 - Califórnia reabre lojas e locais de culto, com restrições

As autoridades de saúde da Califórnia anunciaram a reabertura de comércio em centros e os locais de cultos, após um dos mais severos confinamentos dos Estados Unidos.

Empresas, igrejas, sinagogas e mesquitas, podem agora abrir, com 25 por cento da capacidade entre outras restrições, referiu o Departamento para a Saúde Pública da California.

As novas regras coincidem com a pressão de processos contra o Estado californiano por parte de comunidades de fiéis, protestos e um apelo por parte do Presidente Donald Trump para o culto religioso ser retomado, assim como o trabalho.

21h40 - Brasil. Comunidades indígenas vulneráveis à Covid-19


21h32 - Voluntária percorre as ruas do Porto para ajudar pessoas desfavorecidas



21h24 - Entrevista. "Foi um pesadelo, os hospitais colapsaram"

Um médico italiano recordou na Antena 1 o período mais difícil da pandemia no país.



21h10 - Santuário de Fátima retoma celebrações com a presença de peregrinos


21h05 - Feirantes queixam-se da obrigatoriedade da máscara



21h00 - Quase 345 mil mortos em todo o mundo

Vírus já matou 344.107 pessoas e infetou mais de 5,4 milhões no mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19:00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais dos países.

Segundo os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, às 19:00 TMG (20:00 de Lisboa), 5.453.650 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro passado, na província chinesa de Wuhan, dos quais pelo menos 2.133.900 são considerados curados.

Desde a contagem realizada às 19:00 GMT de domingo, 2.818 novas mortes e 94.365 novos casos ocorreram em todo o mundo.

20h55 - Espanha desconfina e desacelera o alastramento da pandemia



20h49 - Receios de contágio afastam público das caixas multibanco



20h45 - Piscinas ao ar livre vão abrir com regras semelhantes às das praias



20h37 - Lares ilegais. Um dos perigos é a falta de testes



20h32 - PCP e Bloco pressionam Governo sobre o lay-off



20h27 - Catorze crianças internadas com Covid-19 no D.Estefânia



20h20 - PAN quer regular recurso ao teletrabalho e "lay-off" mais abrangente



20h15 - Arrancou inquérito serológico em Portugal



20h10 - Aumenta o número de infetados na zona industrial da Azambuja



20h00 - CIP quer criar um fundo de capitalização das empresas



19h55 - OMS. Segunda vaga "sem data marcada"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje que a pandemia da covid-19 não vai dar descanso mesmo nos países onde o contágio foi contido e que uma possível "segunda vaga" de contágio não tem data marcada.

A OMS recomenda que não se baixe a guarda.

Na habitual conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia, o diretor-executivo do programa de Emergências Sanitárias da organização, Michael Ryan, afirmou que é preciso "estar ciente de que a doença pode disparar a qualquer altura".

"Não podemos supor [que os números de novas infeções] vão continuar a descer e que teremos alguns meses para nos preparar para uma segunda vaga. Pode acontecer um segundo pico na atual, como aconteceu em outras pandemias, como da gripe pneumónica", afirmou.

19h50 - Alemanha com quase 50% das ajudas estatais de Bruxelas

Quase metade das ajudas estatais autorizadas pela Comissão Europeia ao abrigo das regras temporárias devido à pandemia de Covid-19, foram solicitadas pela Alemanha, enquanto Portugal regista uma quota inferior a 1,5 por cento, num total de dois biliões de euros.

"Temos, ao todo, 175 medidas [aprovadas] que totalizam cerca 2,13 biliões de euros", anunciou hoje a vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, falando numa audição na comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Divulgando os dados mais recentes sobre estas ajudas estatais, a responsável pela pasta da Concorrência indicou que, deste `bolo` total, 47 por cento das ajudas estatais foram requeridas pela Alemanha, 18 por cento por Itália, 16 por cento por França e mais de 4 por cento por Espanha.

Por seu lado, o Reino Unido -- parceiro económico da região, embora já não seja Estado-membro -- regista uma quota de quase 4 por cento, enquanto a Bélgica e a Polónia se ficam pelos 2,5 por cento.

Segundo Margrethe Vestager, "o resto dos Estados-membros registam quotas de 1,5 por cento ou inferiores", entre os quais se inclui Portugal, que já avançou com ajudas estatais para áreas como a investigação, as pequenas e médias empresas e a proteção do emprego.

19h45 - Catarina Martins quer "lay-off" com salário pago a 100%



19h30 - Reino Unido reabre comércio a 15 de junho

O primeiro-ministro do Reino Unidos apontou dia 15 do mês de junho como a data de reabertura do comércio não essencial, no quadro do levantamento das restrições impostas há dois meses contra a pandemia.

Boris Johnson referiu que a mdedida irá abranger os centros comericiais e as pequenas lojas independentes. Os cabeleireiros e institutos de beleza, assim como o setor de hotelaria, permanecerão encerrados, devido ao risco de contágio nestes ambientes, referiu ainda o Governo britânico.

19h20 - Restrição de dois terços pode ser fatal para empresas de campismo 

A AHRESP considerou hoje que a limitação a dois terços na ocupação das áreas de campismo e caravanismo, imposta na reabertura do setor, pode ser fatal para muitas empresas, perspetivando uma queda "muito acentuada no negócio". 

O Governo permitiu a reabertura dos parques de campismo a partir de 18 de maio, uma decisão anunciada no dia 15 após o Conselho de Ministros, impondo a restrição a dois terços da lotação e atendendo às orientações da Direção-Geral da Saúde no âmbito do combate à propagação da covid-19.

Em declarações à Lusa, Beatriz Santos, presidente do Setor do Campismo, Caravanismo, Hotelaria de Ar Livre, Parques Temáticos e Espaços de Animação Turística da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) explicou que "rapidamente foram tomadas medidas" por parte dos empresários para serem cumpridos os requisitos e garantir todas as condições de segurança sanitária, para os clientes e para os trabalhadores.

19h15 - Gala dos Pequenos Cantores cancelada

O município da Figueira da Foz anunciou hoje o cancelamento da 32.ª edição da Gala Internacional dos Pequenos Cantores, prevista para 19 de julho naquela cidade litoral do distrito de Coimbra, devido à situação provocada pela pandemia de covid-19.

Em nota de imprensa, a Câmara Municipal afirma que o cancelamento foi decidido "no âmbito das medidas de resposta à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus".

18h30 - São Tomé e Príncipe regista mais uma morte e mais oito infeções

São Tomé e Príncipe registou mais uma morte por covid-19, aumentando para 12 o número de óbitos, e oito nove casos de infeção, que subiram para um total de 299, anunciaram hoje as autoridades são-tomenses.

De acordo com a porta-voz do Ministério da Saúde, Isabel dos Santos, a vítima mortal é um cidadão de 65 anos, que faleceu no domingo no hospital de campanha.

Durante o fim de semana foram realizados 15 testes rápidos no centro hospitalar de São Tomé, dos quais oito tiveram resultado positivo, aumentando para 299 o número de casos acumulados no país.

Em África, há 3.348 mortos confirmados em mais de 111 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

18h10 - OMS suspende testes clínicos à base de hidroxicloroquina

A Organização Mundial de Saúde anunciou a suspensão dos estudos clínicos sobre o tratamento com hidroxicloroquina em paciente Covid-19, devido a preocupações com a segurança do fármaco anti-malaria.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, revelou que esta será uma "pausa temporária".

"O grupo executivo implementou uma pausa temporária no tronco da hidroxicloroquina integrado no estudo Solidariedade, enquanto os dados sobre segurança estão a ser revistos pelo grupo de monitorização", explicou Tedros.

O estudo internacional efetua testes clínicos de potenciais tratamentos para o novo coronavírus. Tedros Ghebreyesus destacou que o resto dos testes clínicos solidários com outras terapias vão continuar em mais de 400 hospitais em 35 países, que contam com 3.500 voluntários.

O diretor-geral da OMS afirmou que a decisão do Comité Executivo da organização surgiu depois de, na semana passada, a revista científica The Lancet ter divulgado um estudo em que se observou mortalidade acrescida em doentes tratados com aquele medicamento.

18h00 - Espanha revê em baixa número de óbitos

O Governo espanhol reviu em baixa o balanço de vítimas, para menos 2.000 mortos.

De acordo com o diretor do Centro de Alertas Sanitários do Ministério da Saúde de Espanha, Fernando Simon, um novo sistema de acompanhamento "permitiu limpar os duplos registos e confirmar os dados ligados ao coronavírus, e de eliminar (os óbitos) que lhe tinham sido atribuídos erroneamente".

Domingo, a Espanha anunciou 28.752 óbitos devido à Covid-19.

17h55 - Irlanda sem mortes

Governo irlandês anunciou o primeiro dia sem mortes por Covid-19 desde 11 de março. Oficialmente, a pandemia provocou 1.608 mortos no país de 4,9 milhões de habitantes.

17h30 - Estudantes que regressaram aos Açores não conseguem chegar a casa

Vários jovens açorianos que estudam no continente estão sem conseguir chegar à sua ilha de origem, estando retidos em São Miguel, e queixam-se de serem prejudicados pela "desorganização" e "desnorte" das entidades oficiais.

Em declarações à agência Lusa, Susana Silveira, natural de São Jorge, disse que esteve dois meses fechada num apartamento, desde 12 de março, a "cumprir com as recomendações do Governo dos Açores" para não regressar à região.

Contudo, percebeu que "não iria existir nenhuma solução para estudantes" e optou então por regressar a casa, "predisposta a fazer a quarentena em hotel, conforme o estipulado".

A estudante de Animação Turística na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar - Politécnico de Leiria chegou a São Miguel em 12 de maio e foi instalada numa unidade hoteleira de Ponta Delgada para realizar a sua quarentena até 26 de maio, tendo realizado o teste à covid-19, que resultou negativo, em 14 de maio.

No dia seguinte foi informada pela Direção Regional da Saúde que, na sequência de uma decisão judicial, estaria "livre para sair do hotel", uma vez que a obrigatoriedade de realizar quarentena tinha terminado.

Já teve voo marcado na SATA, que está a realizar viagens interilhas, mas não conseguiu regressar a casa, em São Jorge, por "desentendimentos entre a Direção Regional de Saúde e a SATA", havendo "outras colegas naturais da ilha na mesma situação", no seu hotel.

Desde esta data, Susana Silveira tenta regressar a São Jorge mas tem sido envolvida numa "autêntica novela" entre a Direção Regional da Saúde, a SATA e delegado de saúde de São Miguel, que "remetem responsabilidades uns para os outros", sendo "evidente a desorganização e desnorte do Governo dos Açores".

"Até hoje estamos sem respostas, sem nenhum email por parte da Direção Regional da Saúde a explicar o que se passou, a assumir o erro ou, no mínimo, um pedido de desculpa. Nada. Sabemos que é uma situação nova para todos, inclusive para nós, mas apenas pedimos algum tipo de informação e explicação. Será que não temos esse direito?", questiona a jovem estudante.

Natural da Madalena do Pico, Carlota Marcos também estava em Lisboa e resolveu voltar aos Açores, tendo ficado de quarentena num hotel de Ponta Delgada, desde 10 de maio, e feito o despiste da covid-19.

"Até agora" não recebeu o resultado, que, sublinha, deveria ser conhecido 24 horas depois da colheita.

A estudante de ciências biomédicas da Universidade de Aveiro, que também foi apanhada pelo fim da quarentena e aguarda ligação ao Pico, optou por apanhar um voo da TAP "porque o Governo dos Açores não arranjou forma mais rápida de chegar" à região.

Queixa-se de "falta de diálogo" entre a Direção Regional de Saúde e a SATA, de receber "informação contraditória" e de ser "evidente que as pessoas sabem tanto ou menos" do que os estudantes que procuram uma clarificação.

"As entidades oficiais não cumprem o que está determinado", refere Carlota Marcos, que aponta o facto de estar a viver com "grande ansiedade". 

17h20 - Guiné-Bissau. Morreu português infetado 

O cidadão português infetado pelo novo coronavírus que estava internado no hospital de Cumura, na Guiné-Bissau, morreu no domingo, revelou hoje o Centro Operacional de Emergências de Saúde (COES).

"Há mais um óbito. O cidadão português, de 71 anos, que estava internado no hospital de Cumura desde o dia 16 morreu ontem (domingo)", disse o coordenador do COES, Dionísio Cumba, na conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia provocada pelo novo coronavírus na Guiné-Bissau.

17h15 - Centros comerciais preparados para reabrir 

Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno em 01 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho, mas pedem medidas que travem o impacto da pandemia de covid-19 no setor.

"A APCC [Associação Portuguesa de Centros Comerciais] enquanto interlocutor deste setor em Portugal reitera que os centros comerciais e os seus lojistas estão preparados para voltar em pleno no início da fase três do plano de desconfinamento, tal como previsto", indicou, em comunicado, a associação.

17h11 - Primeiro óbito em Moçambique

Moçambique registou o primeiro óbito devido à covid-19, num dia em que se registaram mais 15 casos, elevando o total de 194 para 209, anunciou hoje fonte oficial.  

17h00 - Itália. Médico da Lombardia recorda que hospitais no norte do país quase colapsaram



16h36 - Acordo de 9 mil milhões de euros para a Lufthansa

A Lufthansa e o Governo alemão indicaram hoje que chegaram a acordo sobre um plano de ajuda de 9 mil milhões de euros, com o Estado a tornar-se o primeiro acionista do grupo com 20% do capital.

As medidas, que têm ainda de ser aprovadas pela Comissão Europeia e por uma assembleia-geral de acionistas, preveem um crédito com garantias de Berlim de 3 mil milhões de euros, a compra de ações no valor de 300 milhões de euros no quadro de um aumento de capital e uma injeção de fundos de 4,7 mil milhões de euros sem direito de voto, precisou a Lufthansa em comunicado.

16h34 - Espanha levanta quarentena para turistas estrangeiros a partir de 1 de julho



16h30 - Suécia com mais de 4.000 mortos

A Suécia anunciou hoje que são já 4029 as vítimas mortais de Covid-19 no país. O número de pessoas infetadas também cresceu para 33.843. São valores oficiais divulgados ao início da tarde pelo país que, desde o início, optou por uma ação diferente em relação a praticamente todo o mundo no combate a este vírus. 

Com muito menos restrições do que noutros pontos do globo, a Suécia continua a defender a estratégia de máxima responsabilização dos cidadãos, mas sem confinamento.

Nessa linha de orientação, uma boa parte das escolas continuaram abertas, tal como restaurantes e lojas. 

O resultado começa agora a ser visível, em comparação, por exemplo, com países vizinhos e até com Portugal, que tem praticamente a mesma população - 10 milhões. A Suécia tem atualmente cerca de quatro vezes mais mortos de Covid-19 do que Portugal.

16h25 - Cinema só em julho

Associação pede adiamento de reabertura de salas comercial de cinema para 2 de julho



16h15 - Canadá com mais de 85 mil casos e quase 6.500 óbitos

A pandemia de Covid-19 fez mais 73 mortos no Canadá, para um novo total de 6.453, país confirmou também a ocorrência de mais 1.022 casos em 24h, novo total chega aos 85.103.

16h13 - Presença é necessária no ensino defende ministro

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou hoje que o ensino "vive da interação entre as pessoas", afastando a possibilidade de o trabalho à distância substituir o modelo presencial no período pós-covid-19. 

"Vivemos um tempo de incerteza, mas há algumas certezas e uma dessas tem a ver com a centralidade das pessoas, com a centralidade das competências e, certamente, que pessoas e competências exigem a presença e a interação física", afirmou Manuel Heitor.

O ministro participou hoje num dos debates da iniciativa "Skills 4 pós-Covid - Competências para o futuro", promovida pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), que teve lugar no ISCTE, em Lisboa, e reforçou a importância de continuar a privilegiar o trabalho presencial, depois de uma fase em que o ensino se faz à distância, devido à pandemia da covid-19.

"Usando as oportunidades que estas crises aceleradas no tempo nos dão, podemos reforçar o posicionamento do Ensino Superior na sociedade portuguesa, desde que sublinhando de uma forma clara que tem de ser presencial", considerou.

16h10 - Mais 60 ventiladores 

Chegaram a Portugal 60 ventiladores vindos da China, afirma Lacerda Sales




16h05 - Número de vítimas mortais mantém-se estável há 10 dias



16h00 - Duas crianças com doenças crónicas nos cuidados intensivos na Estefânia



15h55 - Açores retomam voos inter-ilhas de forma faseada

Os Açores vão retomar na sexta-feira, "de forma gradual", as ligações aéreas interilhas e a operação regular de transportes marítimos, anunciou o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro.

Assim, na próxima sexta-feira, serão retomadas as ligações aéreas e marítimas interilhas, "sobretudo no grupo central", indicou.
São retomados os voos para todas as ilhas dos Açores, bem como a operação regular de transportes marítimos, que, uma vez que as rotas de ligação entre as Flores e o Corvo já foram retomadas, dizem respeito apenas ao grupo central.

O Governo Regional vai avaliar também a retoma das ligações aéreas operadas pela SATA para Portugal continental em junho.

15h52 - Leiria promove ginástica nos espaços públicos

O Município de Leiria anunciou que vai disponibilizar espaços públicos para os ginásios darem aulas ao ar livre.

"Esplanadas Fitness" é o nome do projeto que o Município está a desenvolver, permitindo a utilização de espaço público para os ginásios poderem desenvolver atividade desportiva ao ar livre.

Para adesão a este projeto, os ginásios apenas terão de manifestar interesse junto do Município, sendo os espaços cedidos com isenção de taxas, refere uma nota de imprensa da autarquia enviada à agência Lusa.

A atribuição dos espaços será feita pela Câmara em função do número de pedidos e da melhor localização possível, tendo em conta o espaço onde os aderentes habitualmente desenvolvem as suas atividades.

15h40 - Lisboa e Vale do Tejo é a região com maior número de novos casos


15h30 - PCP quer ajudas para advogados e solicitadores

O PCP propôs hoje que seja aplicado aos advogados e solicitadores que perderam rendimentos por causa da pandemia de covid-19 o "mesmo regime que existe na Segurança Social para os trabalhadores independentes".

O PCP considerou, em comunicado, que advogados e solicitadores "são, de todos os agentes da justiça", os que vivem "numa situação mais difícil e sem qualquer proteção social", o que apelida de "inaceitável".

Os comunistas prometeram continuar "a exigir que, nesta emergência, seja acautelada a situação daqueles que ficaram impossibilitados de trabalhar, insistindo na aplicação aos advogados do mesmo regime que existe na Segurança Social para os trabalhadores independentes".

15h25 - TAP anuncia planos de retoma

A TAP publicou hoje o seu plano de voo para os próximos dois meses que implica 27 ligações semanais em junho e 247 em julho, sendo a maioria de Lisboa, de acordo com dados divulgados pela companhia aérea.

Ao longo deste mês e à medida que foram levantadas algumas das restrições impostas às companhias aéreas, a TAP foi adicionando voos, nomeadamente para Londres e Paris, entre Porto e Lisboa, dois voos por semana para S. Paulo e um voo semanal para o Rio de Janeiro, sendo que, com isso, a operação da TAP no final do mês de maio será de 18 voos por semana.

Em junho, de acordo com o mesmo plano, a companhia aérea planeia voltar a operar mais voos intercontinentais, incluindo dois por semana para Nova Iorque (Newark), um para Luanda, a partir de dia 15, e outro para Maputo. Em Portugal, as ligações entre Lisboa e a Madeira passarão a ser diárias, sendo que no final de junho a TAP contará com 27 voos semanais.

Em julho, a transportadora conta aumentar significativamente as ligações, ainda que em valores muito distantes dos três mil semanais que registava antes da pandemia.

Assim, nesse mês o plano da companhia aérea aponta para 247 voos por semana, com um reforço das redes europeia e intercontinental, um valor de perto de 19% da sua operação normal, contabiliza a TAP.

15h15 - Espanha levanta quarentena para turistas estrangeiros a partir de 1 de julho

E
spanha irá levantar a quarentena para turistas estrangeiros a partir de 1 de julho, divulgou hoje o governo espanhol, que dá assim um novo passo no alívio das restrições impostas por causa da doença Covid-19.

A decisão foi tomada numa reunião interministerial, realizada hoje por videoconferência, que contou com a participação das vice-presidentes do executivo espanhol, Teresa Ribera e Nadia Calviño, e da ministra dos Negócios Estrangeiros, Arancha González Laya.

Numa mensagem publicada nas redes sociais, a chefe da diplomacia espanhola confirmou que os turistas estrangeiros poderão começar a entrar no território espanhol a partir de 01 de julho, altura em que o turismo internacional irá começar “gradualmente” a ser reativado com as condições de segurança sanitárias necessárias.

“O mais difícil ficou para trás”, afirmou a ministra, que publicou a mesma mensagem em inglês.

“Estamos ansiosos para lhe dar as boas-vindas”, concluiu Arancha González Laya, dirigindo-se diretamente aos visitantes estrangeiros.

15h00 - Governo alemão vai propor prolongar distanciamento social até 5 julho

O Governo alemão vai propor o prolongamento das medidas de distanciamento social até 5 de julho, por considerar que, sem elas, o número de contágios voltaria a subir “muito rapidamente”.

A proposta consta de um documento preparado pela chancelaria e que vai ser apresentado às reuniões de coordenação da resposta à pandemia entre o Governo federal e os governadores dos 16 Estados da Alemanha, segundo a agência AFP.

O projeto de resolução define que a distância de segurança entre pessoas deve ser de 1,5 metros.

A obrigatoriedade do uso de máscara “em determinados locais públicos” também deve manter-se e, “na medida do possível”, “as reuniões privadas devem realizar-se ao ar livre, onde o risco de infeção é bastante mais baixo”.

O novo coronavírus “continua ativo e, sem estas medidas, propaga-se muito rapidamente”, adverte-se no documento.

O porta-voz da chanceler Angela Merkel, Steffen Seibert, explicou que o objetivo da proposta é que se mantenham as restrições, e não que haja simples recomendações.

A Alemanha registou nos últimos dias dois novos surtos, um num restaurante de Leer, no noroeste, perto da fronteira com a Holanda, e outro numa igreja de Frankfurt (centro).

Estes casos, segundo o porta-voz, ilustram o que pode acontecer quando as regras não são respeitadas.

14h50 - Um novo recuperado nos Açores e nenhum novo caso nas últimas 24 horas

Os Açores registaram nas últimas 24 horas uma nova recuperação de infeção pelo novo coronavírus e não há novos casos positivos de Covid-19 na região, disse hoje a Autoridade de Saúde açoriana.

No seu comunicado diário, a entidade informa que "as 848 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas não revelaram novos casos positivos de Covid-19" e que registou uma nova recuperação, que corresponde a uma mulher com 43 anos, residente na ilha de São Miguel.

Até ao momento, já foram detetados na região um total de 146 casos de infeção, verificando-se 122 recuperados, 16 óbitos e oito casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19: sete na ilha de São Miguel e um na ilha do Pico.

"As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social", reitera a Autoridade de Saúde dos Açores.

14h36 - Itália vai recrutar 60.000 voluntários para controlar aglomerações

Itália vai começar esta semana a recrutar 60.000 voluntários para controlarem o cumprimento das regras de segurança na “fase dois” de desconfinamento, em que se registaram aglomerações de dezenas de pessoas sem máscaras nem distância social.

Esses “assistentes cívicos”, recrutados entre desempregados e beneficiários do rendimento mínimo, vão ter como missão dar informação sobre as regras na situação em que a distância física não esteja a ser respeitada, precisa uma nota do Governo italiano.

O ministro dos Assuntos Regionais, Francesco Boccia, precisou numa entrevista hoje publicada pelo jornal La Stampa que os voluntários usarão um distintivo da Proteção Civil e começarão a trabalhar em meados de julho e até ao final do verão.

“Nesta nova fase, eles vão facilitar o controlo do acesso aos parques e mercados, contando o número de pessoas que entram e saem, e explicar as regras de acesso às praias quando elas reabrirem”, disse.

Para poderem atuar, os “assistentes cívicos” usarão “a força de persuasão da razão e do sorriso”, disse o ministro, adiantando que se se depararem com reações violentas deverão chamar a polícia municipal.

Além destas ações, os voluntários colaborarão com as autoridades locais na assistência aos mais vulneráveis, como levar compras a casa de idosos ou doentes.

14h25 - Governo angolano declara estado de calamidade pública e mantém cerca sanitária em Luanda

O Governo angolano aprovou hoje a declaração do estado de calamidade pública, com novas regras de funcionamento dos serviços públicos e privados para prevenção da Covid-19, mantendo-se a cerca sanitária em Luanda até 9 de junho.

O diploma foi aprovado na 4.ª sessão extraordinária do Conselho de Ministros, que se realizou na Cidade Alta, em Luanda.

As medidas vão começar a vigorar logo após o terceiro período de estado de emergência, que termina hoje às 23h59, depois de ter sido declarado pela primeira vez em 20 de março.

Angola conta atualmente com 69 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais quatro resultaram em óbitos.

14h20 - Lar de Queluz em Sintra com nove casos positivos

Seis funcionários e três utentes do Centro Bem Estar de Queluz, no concelho de Sintra, testaram positivo à Covid-19, mantendo-se o lar a funcionar, mas com visitas suspensas, disse hoje à agência Lusa a diretora da instituição.

Os cerca de 50 funcionários deste lar e dois utentes foram testados na sexta-feira, depois de uma utente ter sido internada com Covid-19, segundo explicou à Lusa Fernanda Braz.

Na sequência deste teste, acusaram positivo à Covid-19 seis funcionários, que se encontram em casa, e os dois utentes testados, que estão em isolamento.

"Amanhã (terça-feira) iremos testar os restantes utentes. Até lá ficarão suspensas todas as visitas e contactos", apontou.

Os resultados destes testes deverão ser conhecidos na tarde de quarta-feira. Fernanda Braz explicou que os utentes não foram logo todos testados por determinação das autoridades de saúde.

"Apenas entenderam testar a senhora que partilhava quarto com a utente internada e um outro utente que estava febril", justificou.

O Centro Bem Estar de Queluz, no concelho de Sintra, distrito de Lisboa, tem atualmente 64 utentes na valência de lar.

14h15 - Mais dez casos na cidade da Praia elevam total de Cabo Verde a 390

O Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou hoje dez novos doentes com Covid-19, todos na cidade da Praia, elevando o total nacional de casos para 390 desde 19 de março.

Em comunicado, aquele ministério refere que o Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública processou nas últimas 24 horas um total de 50 amostras, de três concelhos da ilha de Santiago, a única com casos ativos da doença.

Desse total, 43 amostras eram da Praia, das quais dez resultaram positivo para Covid-19.

"Os doentes com infeção ativa continuam em isolamento e com evolução favorável, com exceção de um doente que se mantém em estado grave", lê-se no comunicado.

Todos os 56 casos diagnosticados na ilha da Boa Vista já foram dados como recuperados, o mesmo acontecendo com os três casos em São Vicente.

14h11 - Restauração e comércio a retalho perderam 354,4 milhões de euros e 316,3 milhões de euros em abril

A restauração e o comércio a retalho perderam 354,4 milhões de euros e 316,3 milhões de euros em abril, face ao valor transacionado com cartão no mesmo mês do ano passado, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Numa análise detalhada ao setor do comércio a retalho por comparação a abril de 2019, os dados revelam que as compras com cartão subiram 209% na aquisição de eletrodomésticos (mais 44,7 milhões de euros) e 109% no subsetor das frutas e produtos hortícolas (um aumento de 6,6 milhões de euros).

"Em particular, a evolução verificada no setor das compras de eletrodomésticos terá resultado, numa primeira fase, de um crescimento na aquisição de equipamentos domésticos para apoio ao período de confinamento, como sejam frigoríficos e aspiradores, e, numa segunda fase, de computadores e impressoras, para permitir a realização de teletrabalho e o acesso ao ensino em casa", indica o BdP.

Em termos absolutos, a maior subida nas compras com cartão ocorreu nos supermercados e hipermercados (mais 144,9 milhões de euros) e, em sentido oposto, a maior redução em termos absolutos verificou-se no subsetor do combustível para veículos a motor (menos 67,6 milhões de euros).

Com o encerramento das lojas físicas, o subsetor do vestuário para adultos - que, em abril de 2019, era o segundo mais relevante no comércio a retalho - registou em abril de 2020 uma quebra de 99%, passando de 155,3 milhões de euros para apenas 1,6 milhões de euros.

14h00 - Irão reabriu principais santuários xiitas

O Irão reabriu hoje os principais lugares santos do país, encerrados desde março para lutar contra a epidemia do novo coronavírus, que já causou mais de 7.000 mortos na República Islâmica.

Em Teerão, o santuário de Shah-Abdol-Azim começou a receber fiéis logo de manhã cedo, constatou um jornalista da agência France Presse.

Tiveram de percorrer um túnel desinfetado e só podiam passar com máscaras e após um controlo da temperatura.

O santuário do imã Reza em Machhad, primeira cidade santa xiita no nordeste do Irão, e o de Fatima Masumeh, em Qom (centro), também reabriram as portas, respeitando as regras sanitárias, informou a agência noticiosa oficial Irna.

Foi em Qom que foram detetados em meados de março os primeiros casos do novo coronavírus no país, o mais afetado no Médio Oriente. 

A televisão do Estado divulgou imagens dos fiéis de manhã cedo, chorando e correndo para o santuário do imã Reza.

Numa declaração no seu site, os responsáveis do santuário apelaram aos visitantes para respeitarem as regras como a do uso da máscara e a do distanciamento social.

O imã Reza é o oitavo dos doze imãs sagrados do xiismo duodecimano, a religião de Estado no Irão desde o século XVI. É um dos imãs mais reverenciados do país.

Estes santuários, assim como as escolas, universidades e lojas de produtos não essenciais foram fechados em março.

Desde 11 de abril, Teerão autorizou uma reabertura progressiva das lojas e levantou as restrições às deslocações no interior do país, apesar de um recente aumento dos casos de Covid-19.

O balanço oficial da epidemia no Irão é de 7.417 mortos num total de 135.701 casos.

13h35 – Graça Freitas explica possibilidade de pessoas supercontagiosas

Questionada sobre estudos recentes que têm vindo a relatar a existência de pessoas supercontagiosas, isto é, com elevada sensibilidade para a transmissão do vírus, Graça Freitas explicou que em Portugal ainda não existem dados, mas considerou que também deverá ser feito um estudo deste género.

A diretora-geral da Saúde explicou que a capacidade de transmissão destas pessoas está relacionada não só com as características do vírus, mas também com a própria vida social de cada uma destas pessoas, dando o exemplo de um doente que no início da pandemia foi responsável por vários casos de infeção por ter viajado por vários países.

13h30 – Pacientes internados sem alta por razões sociais

Questionado sobre o facto de administradores hospitalares terem afirmado que quase 20 por cento dos doentes internados com Covid-19 não podem sair dos hospitais por razões sociais, o secretário de Estado da Saúde garantiu que o Governo tem comunicado com os presidentes e conselhos de administração das diferentes instituições para “perceber a realidade de cada” uma delas.

“O problema das altas sociais não é só de agora. É um problema que já nos preocupa há bastante tempo”, declarou António Lacerda Sales. “É natural que se possa ter agudizado um pouco com esta questão do surto epidémico”, pelo que estão a tentar ser encontradas respostas.

“É de facto um enorme desafio para aquele que é o planeamento de políticas sociais e que tem a ver com solidariedade e dignidade e humana”, admitiu. “Serão com certeza sempre necessárias mais e melhores políticas sociais, quer de apoio aos familiares, quer de apoio aos idosos”.
O secretário de Estado sublinhou que a rede nacional de cuidados continuados integrados “tem respondido de uma forma adequada”, embora tenha reconhecido que “podemos sempre melhorar”.

“Este é um processo contínuo de melhoria gradual”, explicou, acrescentando que neste momento existe uma cobertura de 64 por cento dispersa pela diferentes regiões e que foram autorizadas 571 camas para uma meta de 800 camas até ao final do ano, o que “melhorará de forma significativa a resposta”.

13h26 – 14 crianças internadas no Hospital Dona Estefânia

A diretora-geral da Saúde confirmou que existem 14 crianças internadas com Covid-19 no Hospital Dona Estefânia, duas nos cuidados intensivos com doenças crónicas graves.

Graça Freitas considera que “é muito prematuro e precoce” relacionar este aumento de menores em internamento com o processo de desconfinamento em Portugal, justificando que o Hospital Dona Estefânia “recebe crianças de várias origens”, desde o sul do país a países africanos.
A diretora-geral da Saúde esclareceu que os casos mais graves de infeção nas crianças estão concentrados neste hospital. O internamento em pediatria “está a seguir a mesma tendência do resto do país em relação ao número de casos no geral, onde a tendência é decrescente”, disse Graça Freitas.

13h24 – Graça Freitas considera que segunda vaga é ainda difícil de prever 

Questionada sobre a OMS ter considerado improvável uma segunda vaga, Graça Freitas considera que existem “vários estudos que idicam vários cenários possíveis” e que a única opção é aguardar.

“Neste momento não conseguimos prever com segurança o que vai acontecer”, sublinhou a diretora-geral da Saúde.

13h21 – 121 trabalhadores infetados na Azambuja

Sobre a situação na Azambuja, Graça Freitas anunciou que já foram realizados 346 testes aos trabalhadores da Sonae, dos quais 121 testaram positivo.

A diretora-geral da Saúde sublinhou que apenas cerca de 30 dos infetados apresentam sintomas e somente um se encontra internado, “mas está bem e estável”.

13h19 – Diferenças no número de mortos devem-se apenas “a uma precisão do certificado de óbito”

A diretora-geral da Saúde começou por explicar na conferência de imprensa desta segunda-feira que as diferenças que se podem registar no número de mortes de cada dia devem-se “apenas à precisão do certificado de óbito”.
  Este certificado é eletrónico e é emitido por um médico. O que pode acontecer, explica Graça Freitas, é um médico registar um óbito como Covid-19 caso o doente apresentasse sintomas compatíveis com a doença. No entanto, mais tarde pode ser descartada a Covid-19 como causa de morte, daí as diferenças entre os números.

13h15 – Casos recuperados representam quase 58% do total

O secretário de Estado da Saúde avançou esta segunda-feira em conferência de imprensa que 57,9 por cento das pessoas que desde o início do surto foram contagiadas em Portugal já estão recuperadas. Os casos de recuperação são 17822, mais 263 do que ontem.

António Lacerda Sales afirmou ainda que existem 531 casos em internamento, dos quais 62 em cuidados intensivos, menos seis do que ontem.
Quanto ao número de mortes, o responsável explicou que apenas seis dos 14 novos óbitos hoje divulgados ocorreram nas últimas 24 horas. Os restantes resultam da verificação dos certificados de óbito levada a cabo pela Direção-Geral da Saúde.

A taxa de letalidade global no país é de 4,3 por cento. Acima dos 70 anos é de 16,7 por cento.

Quanto às pessoas atualmente infetadas, 36,1 por cento estão a recuperar no domicílio e 1,7 por cento estão internadas (0,2 por cento em UCI e as restantes em enfermaria).

O secretário de Estado frisou também que, de 1 a 23 de maio, foram feitos em média 13700 testes por dia. Neste momento há 87 laboratórios a realizar testes.

Lacerda Sales acrescentou que continuam a chegar a Portugal ventiladores da encomenda feita pelo Estado à China. No domingo chegaram mais 60 destes equipamentos e “nas próximas semanas continuarão a chegar mais”, disse.

“Desconfinar não é descontrair. Normalizar não é desresponsabilizar. Temos, por isso, o dever cívico de nos protegermos e de protegermos os outros. A nossa saúde continua a depender de todos”, concluiu.

13h14 - Portugal com mais 14 mortes, 165 infeções e 273 recuperados

Os últimos dados da Direção-Geral da Saúde referem um aumento do número de mortos, nas últimas 24 horas, em 14. Os casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus aumentaram em 165 e o número de pessoas recuperadas subiu em 273.

Há agora registo de 30.788 casos confirmados desde o advento da pandemia, 1.330 casos mortais e 17.822 pessoas recuperadas.

Aguardam nesta altura resultados laboratoriais 1.899 pessoas. As autoridades sanitárias mantêm debaixo de vigilância 26.449 casos.

Estão internados 531 doentes, dos quais 72 em unidades de cuidados intensivos. 

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (744), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (322), do Centro (233), do Algarve (15), dos Açores (15) e do Alentejo, que regista um óbito, adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de domingo, mantendo-se a Região Autónoma da Madeira sem registo de óbitos.

13h00- Quase 345 mil mortos e mais de 5,4 infetados em todo mundo

A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 344.964 pessoas e infetou mais de 5,4 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência de notícias francesa, já morreram pelo menos 344.964 pessoas e há mais de 5.422.320 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.

A AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas os casos que requerem tratamento hospitalar. Entre esses casos, pelo menos 2.110.500 foram considerados curados.

12h36 - Piscinas ao ar livre sujeitas ao regime das praias publicado no Diário da República

As piscinas ao ar livre vão estar sujeitas, "com as necessárias adaptações", às regras de ocupação e utilização das praias durante a época balnear, no âmbito da pandemia da Covid-19, segundo o decreto-lei publicado hoje no Diário da República.

Estabelecendo o regime excecional e temporário aplicável à ocupação e utilização das praias, no contexto da pandemia da doença Covid-19, para a época balnear de 2020, que tem início em 6 de junho, o decreto-lei refere que este regime "é aplicável ao funcionamento das piscinas ao ar livre com as necessárias adaptações".

"As regras especiais a adotar quanto à ocupação e à utilização das piscinas ao ar livre, e bem assim quanto à garantia da qualidade da água, salubridade e segurança das instalações, são aprovadas, no prazo máximo de sete dias a contar da data da publicação do presente decreto-lei, por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da economia, das autarquias locais e da saúde, considerando as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS)", lê-se no diploma publicado hoje no Diário da República.

Aprovado em 15 de maio, no Conselho de Ministros, o decreto-lei foi promulgado pelo Presidente da República em 20 de maio e "entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação", ou seja, na terça-feira.

12h13 -  OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência.

Em entrevista à rádio catalã RAC-1, Maria Neira indicou que os modelos de previsão com que a OMS trabalha "avançam muitas possibilidades, desde novos surtos pontuais a uma nova vaga importante, mas esta última possibilidade é cada vez mais de descartar".

"Estamos muito mais bem preparados em todos os sentidos", afirmou a médica espanhola, que recomendou "muita prudência e bom senso" numa fase "muito crítica" da pandemia da Covid-19 e pediu que a população não "entre em paranoia nem se relaxe demasiado" e que "aprenda a conviver com doenças infecciosas".

Maria Neira considerou que se "baixou tanto a taxa de transmissão que o vírus terá dificuldade em sobreviver".

"Devemos ter muita prudência em afirmar se este é o fim da vaga, mas, pelo menos, os dados mostram que se evitou a transmissão e explosão das primeiras semanas", declarou.

No entanto, destacou que "vale a pena não fazer muitas previsões porque as próximas semanas serão uma fase muito crítica".

"Com a abertura [do confinamento das populações] é preciso ver como se comporta o vírus, mas será uma batalha diária. Dentro de duas ou três semanas veremos o que aconteceu e se é preciso fazer alguma correção cirúrgica", referiu sobre a abertura registada em Espanha.

Maria Neira reconheceu que a OMS ainda tem "algumas dúvidas sobre a relação do vírus com o clima", mas que regista que este está a "fazer o percurso geográfico que se espera de um vírus que quer sobreviver".

"Os números da imunidade são muito baixos. É precisa vigilância na reabertura", reiterou.

12h00 - Lar ilegal de Abrantes foi evacuado e idosos transportados para o hospital

Dez são idosas, utentes do lar, que, embora não apresentassem sintomas, foram internadas no Hospital de Abrantes. Os outros cinco estão em casa, sob vigilância médica.

Os testes foram feitos aos idosos, funcionários e aos proprietários deste lar que funciona na localidade de Carvalhal e que não está licenciado.

O regresso dos idosos ao lar só poderá acontecer depois de uma análise da Segurança Social.

O presidente da câmara de Abrantes está confiante de que o lar poderá ser legalizado e alerta a população para a importância de ainda ser necessário manter as regras indicadas pela DGS, não facilitando o contágio.

11h50 - Japão levanta estado de emergência em todo o país

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou hoje o levantamento do estado de emergência que estava ainda em vigor em algumas regiões do país, incluindo a capital, Tóquio.

"Hoje vamos levantar o estado de emergência em todo o país", disse Shinzo Abe durante uma conferência de imprensa transmitida pela televisão.

"Tínhamos critérios muito restritivos para permitir o levantamento do estado de emergência. Julgamos que esses critérios foram atendidos", declarou.

O primeiro-ministro pediu, no entanto, cautela e a adaptação a "um novo normal" e para se continuar a evitar três situações específicas: lugares fechados, lugares lotados e contactos próximos.

"Se baixarmos a guarda, a infeção vai espalhar-se rapidamente (...) devemos estar vigilantes", afirmou.

"Temos de criar um novo modo de vida, temos de mudar a maneira de pensar a partir de agora", sublinhou o político japonês.

Especialistas de um painel escolhido pelo governo aprovaram o levantamento da medida em Tóquio, nas regiões vizinhas de Kanagawa, Chiba e Saitama e em Hokkaido, ao norte, que permaneciam ainda sob estado de emergência.

11h42 - Holanda confirma segundo caso de transmissão de vison para humanos

O Ministério da Agricultura holandês confirmou o segundo caso de um ser humano infetado por Covid-19 depois de estar em contacto com um vison.

Para o Instituto Nacional de Saúde, a forma com as quintas mantém os animais é “desprezível”.

A 26 de abril, uma quinta no sul do país onde são criados visons (pelo valor dos seus pelos) foi investigada.

11h25 - Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas.

O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, distrito de Santarém, anunciou hoje que "para garantir a participação do maior número de pessoas em segurança, no estrito cumprimento das regras definidas pelas autoridades de saúde", irá concentrar na Basílica da Santíssima Trindade a maioria das missas.

Neste local, será realizado o programa oficial, de segunda a domingo, à exceção da missa das 11:00 que, ao fim de semana, até 26 de outubro, será sempre celebrada no Recinto de Oração, informa ainda o Santuário.

Também ao domingo, a missa das 15h00 passará a ser celebrada no Recinto de Oração.

Segundo o Santuário, a transferência das principais celebrações do programa oficial para a Basílica da Santíssima Trindade (de segunda a sexta) e para o Recinto de Oração "obedeceu a um critério de responsabilidade, que o Santuário tem vindo a adotar neste contexto de pandemia".

O Santuário recorda que, antes de serem suspensas as celebrações comunitárias com a presença de peregrinos, no dia 14 de março, foi adotado um conjunto de medidas preventivas para evitar o contágio pela Covid-19.

"Esta mesma preocupação está presente na escolha dos espaços onde decorrerão as celebrações a partir de agora, nesta fase de desconfinamento inicial", destaca o Santuário.

Dentro dos espaços fechados é obrigatório o uso de máscara e a prévia higienização das mãos.

Durante as celebrações, a máscara só deverá ser retirada no momento da comunhão que continuará a ser dada na mão, informa ainda o Santuário.

Os peregrinos deverão respeitar todas as indicações dos acolhedores, nomeadamente nas filas para a comunhão e na ocupação dos lugares sentados, dentro dos espaços de culto e oração.

11h10 - Começou a recolha de amostras de sangue para o Inquérito Sorológico Nacional

A recolha iniciou-se esta manhã e está a ocorrer entre as pessoas que vão fazer análises de rotina aos cerca de 100 laboratórios privados e hospitais do SNS aderentes. O Inquérito Sorológico é conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Serão selecionados 1720 adultos e 352 crianças, com menos de dez anos, numa amostra da população residente em Portugal. 

Pretende-se, assim, conhecer como é que o vírus da Covid-19 está disseminado no país através da presença de anticorpos no sangue.


O trabalho de campo, que hoje se inicia, vai decorrer durante três semanas.

As amostras serão processadas no Laboratório Nacional de Referência para a Gripe do Instituto Ricardo Jorge. Em julho, deverão ser conhecidos os resultados.

11h00 - Bélgica com tendência média semanal de novos casos e mortes em baixa

A Bélgica registou, nas últimas 24 horas, 250 novos casos de infeção pela Covid-19 e 32 mortes, mantendo estes dois indicadores uma tendência média em baixa há uma semana, segundo dados oficiais hoje divulgados.

A Bélgica contabiliza agora 57.342 novos casos de contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2, tendo morrido, entre casos confirmados e possíveis, 9.312 pessoas.

Nas últimas 24 horas, foram hospitalizadas 27 pessoas (para um total de 17.052), estando 251 nos cuidados intensivos, e 25 tiveram alta (15.297).

Entre o início de março e 24 de maio foram realizados 467.242 testes em laboratório.

10h40 - Investigadores alertam para a necessidade de diabéticos infetados controlarem a doença

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) alertaram hoje para a necessidade dos diabéticos com Covid-19 "controlarem corretamente" a doença, defendendo que, se tal não acontecer, o "risco" de multiplicação do vírus é "acrescido".

Em comunicado, o instituto da Universidade do Porto esclarece que as recomendações dos investigadores surgem no âmbito de um artigo de revisão sobre os efeitos do novo coronavírus em doentes com a diabetes.

Citado no documento, o investigador Bruno Sarmento, que lidera o grupo de investigação Nanomedicines & Translational Drug Delivery do i3S, afirma que o SARS-CoV-2 representa "um desafio acrescido", tanto para os profissionais de saúde, como para os doentes.

"A resposta do sistema imunitário das pessoas com diabetes não é tão eficaz e têm, por isso, maior risco de desenvolver complicações decorrentes de infeção por micro-organismos", refere.

Nesse sentido, os investigadores alertam para a necessidade dos diabéticos infetados com o novo coronavírus "controlarem corretamente" os níveis de açúcar no sangue, por forma a evitar o agravamento da Covid-19.

"A monitorização assídua e correta da diabetes nos pacientes infetados com SARS-CoV-2 é de extrema importância para prevenir a progressão da doença viral, pelo que a importância do controlo da glicose no sangue é igualmente fundamental", garante Bruno Sarmento.

Por sua vez, a falta de controlo da doença "resulta num ambiente mais favorável à multiplicação desses micro-organismos, uma vez que facilita ainda mais o seu crescimento e aumenta a capacidade de infeção das células".

Provocando assim, acrescenta o investigador, "um maior agravamento do estado de saúde desses doentes".

Segundo a equipa de investigação, os diabéticos devem, além de seguir as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), como o distanciamento social, etiqueta respiratória e lavagem das mãos, monitorizar regularmente os níveis de açúcar no sangue e adquirir atempadamente os fármacos de que necessitam.

10h28 - Estudo europeu conclui que consumo de vinho aumentou durante confinamento

Um estudo europeu divulgado hoje concluiu que a frequência do consumo de vinho "aumentou acentuadamente" em Espanha, França, Itália e Portugal com o confinamento e que as principais fontes de abastecimento foram os supermercados e as garrafeiras pessoais.

Promovido pela Associação Europeia de Economistas do Vinho (EUAWE) e a Cátedra Wine and Spirits, da Universidade de Bordéus, o inquérito teve como objetivo perceber de que forma o confinamento, durante a pandemia de Covid-19, afetou o comportamento dos consumidores europeus de vinho.

Portugal participou neste trabalho através de João Rebelo, Investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, e vice-presidente da EUAWE.

Neste primeiro estudo, a aplicação do inquérito decorreu entre 17 de abril e 10 de maio, tendo por base 6.600 respostas obtidas até 30 de abril em Espanha, França, Itália e Portugal.

A academia transmontana explicou "que a amostra não pretende ser representativa da população dos países estudados, mas corresponder, sobretudo, à população de consumidores de vinho e de outras bebidas alcoólicas".

Nas conclusões reveladas hoje pela UTAD verifica-se que, nos quatro países, a frequência do consumo de vinho "aumentou acentuadamente" com o confinamento, tendo "diminuído" na cerveja e nas bebidas espirituosas.

A maior frequência no consumo ocorreu na classe etária entre os 30-50 anos e, distintamente, menos nos jovens, e foi em França que este "aumento foi mais acentuado".

10h20 -  INSA vai estudar impacto da doença na saúde mental dos profissionais

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) está a desenvolver um estudo para avaliar o impacto da Covid-19 na saúde mental e bem-estar dos profissionais que estão na linha da frente de combate à pandemia.

Coordenado pelo Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do INSA, o projeto "Saúde Mental em Tempos de Pandemia (SM-COVID-19)" pretende avaliar os profissionais de saúde e outros profissionais que estão no combate à doença Covid-19, bem como a população em geral.

"No contexto atual, os doentes e os profissionais de saúde estão mais vulneráveis a potenciais impactos emocionais, bem como cidadãos em isolamento, quarentena ou distanciamento social", afirma o INSA em comunicado.

Nesse sentido, adianta, torna-se "fundamental avaliar o impacto da pandemia em diferentes dimensões da saúde mental e tomar medidas promotoras de bem-estar e reforço da saúde mental positiva, mitigando o sofrimento psicológico identificado na comunidade e nos profissionais dos serviços de saúde e outros".

O projeto visa assim avaliar "dimensões consideradas relevantes em saúde mental, tais como bem-estar geral, auto perceção do estado de saúde, stress, ansiedade, depressão, stress pós-traumático, consumos e adições, resiliência, presentismo, burnout e acesso aos serviços", refere o INSA em comunicado.

Desenvolvido em colaboração com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental), o estudo vai identificar fatores de proteção e/ou fragilização da saúde mental e bem-estar, através de questões sobre a situação individual face à pandemia, conciliação trabalho-família, situação face ao trabalho e rendimento, desempenho profissional e segurança laboral, atividades de lazer e estilos de vida e expectativas face ao futuro.

10h10 - Número de mortos em África sobe para 3.348 em mais de 111 mil casos

O número de mortos em África pela Covid-19 aumentou para 3.348 em mais de 111 mil casos de infeção em 54 países, de acordo com as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Segundo dados divulgados pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de mortos subiu nas últimas 24 horas de 3.246 para 3.348 (+102), enquanto os casos de infeção aumentaram de 107.412 para 111.348 (+3.936).

O número total de doentes recuperados cresceu de 42.626 para 44.630 (+2.004).

10h00 -  PSP apoia população mais vulnerável

Está a decorrer a operação da Polícia de Segurança Pública "Solidariedade não tem idade", em articulação com a Segurança Social.

Esta operação teve início a 18 de maio, foi lançada a nível nacional e conta com mais de 400 agentes no terreno para a sinalização de situações mais frágeis que envolvam esta camada mais vulnerável da população.
Esta operação prolonga-se até 26 de setembro.

9h50 - Consórcio francês vai lançar teste de triagem basado na saliva

Um consórcio – formados pelas empresas francesas Vogo, SKILLCELL e pelo laboratório CNRS SYS2DIAG – anunciou o lançamento da fase de produção de um teste de triagem baseado na saliva para detetar o SARS-Cov-2.

O teste – denominado EasyCov - será realizado por um profissional de saúde que recolhe menos de um mililitro de saliva na língua do paciente.

A amostra é colocada em dois tubos aquecidos a 65º e uma leitura subsequente mostra a presença do vírus, em menos de uma hora.

O consórcio espera que os testes estejam disponíveis no mercado em meados de junho.

9h18 - Muçulmanos da Índia e Bangladesh em oração pelo fim da pandemia

Muçulmanos na República da Índia e do Bangladesh assinalaram hoje o fim do Ramadão com orações por "um mundo livre do coronavírus" em celebrações marcadas pelas regras de distanciamento social.

Na Índia, dirigentes políticos e imãs apelaram aos fiéis para respeitarem as normas sanitárias durante as cerimónias religiosas com orações que "pedem o fim da pandemia".

A mesquita de Mughal-era Jamia em Nova Deli continua encerrada estando as forças de segurança presentes no local para evitar a eventual aglomeração de pessoas.

No Bangladesh, as autoridades apelaram às populações no sentido de evitarem a participação em cerimónias religiosas que costumam juntar milhares de muçulmanos em campos abertos e aconselham para que se mantenham as distâncias sanitárias junto às mesquitas.

No país, com mais de 300 mil mesquitas, milhares de pessoas juntaram-se junto aos templos mas mantiveram a distância de segurança, rezaram de máscara e muitos fiéis levavam luvas de borracha, de acordo com os repórteres da Associated Press.

Na República da Índia a pandemia de Covid-19 fez quatro mil mortos e registam-se 138 mil casos de infeção.

No Bangladesh, o balanço oficial é de 480 mortos e o número de contágios de Covid-19 aumentou para 33 mil.

9h00 - Desinfeção em curso no centro logístico da Sonae na Azambuja

O centro de logística da Sonae tem 109 trabalhadores com Covid-19. Nos próximos dias todos os colaboradores vão ser testados.

A empresa garante estar a cumprir o plano de contingência e a desfasar os horários dos turnos para evitar contactos.

A reportagem da RTP no local ouviu João Salvado, trabalhador temporário da Sonae, que disse estar assintomático. Mas não pôde entrar ao serviço por ter acusado uma temperatura de 37,1 graus.

"Sou um indivíduo que não tem sintomas, cumpro as minhas regras de segurança, tanto à entrada, como lá dentro. Só tiro a máscara para comer. Tenho sempre um kit de luvas. Gasto o gasóleo de transporte, mandam-me para casa, não ganho o dia e não me pagam as despesas de deslocação", queixou-se.

"Não sinto tosses, não sinto nada. Já me apalpei. Conheço bem o meu corpo, desde os seis ou sete anos de idade", acrescentou.

8h48 - Infeções na Rússia ultrapassam as 350 mil

Os casos de Covid-19 na Rússia subiram para 353.427, mais 8.946 nas últimas 24 horas.

Foram ainda registados mais 92 mortos, elevando o número de óbitos para 3.633.

8h33 - Confinamento é hoje aliviado nas zonas mais atingidas de Madrid e Barcelona

As regiões espanholas mais atingidas pela pandemia de covid-19 de Madrid, Barcelona e Castela e Leão passam hoje à “fase um” de final do confinamento com um alívio das medidas rígidas de luta contra a doença.

Estas regiões, onde está cerca de 30% da população de Espanha, juntam-se às restantes que, desde há duas semanas, já permitiam, por exemplo, a abertura de esplanadas com uma ocupação até 50% da sua capacidade ou a reunião no exterior ou em casa de até 10 pessoas, desde que sejam respeitadas as regras de distanciamento social.

O anúncio deste alívio nas medidas de confinamento foi feito sexta-feira pelo ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, depois de uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros.

O responsável ministerial também revelou que grande parte das restantes regiões espanholas, entre elas as províncias que fazem fronteira com Portugal na Galiza, Estremadura espanhola e Andaluzia, passam à chamada “fase dois” onde se facilita ainda mais a circulação de pessoas, permitindo, por exemplo, a abertura do interior de restaurantes, com certas condições.

8h10 - Alemanha com mais 289 infetados e dez mortos

Segundo o Instituto Robert Koch, a Alemanha registou mais 289 novas infeções e mais dez vítimas mortais. São agora, 178.570 os casos confirmados e 8.257 as vítimas mortais.

Já recuperaram da doença 161.200 pessoas, 800 nas últimas 24 horas.

A taxa de reprodução do vírus é de 0,94.

Durante o fim-de-semana foram registados dois novos surtos de infeção.

8h00 - China deteta 11 novos casos nas últimas 24 horas 

 A China diagnosticou, nas últimas 24 horas, 11 novos casos de Covid-19, todos oriundos do exterior, informaram hoje as autoridades. 

A Comissão de Saúde da China detalhou que dez dos novos casos, diagnosticados até às 23h59 de domingo (16h59 de domingo em Lisboa), foram detetados na região autónoma da Mongólia Interior, no norte do país, e o outro na província de Sichuan, no sudoeste da China.  

As autoridades de saúde chinesas informaram ainda que, nas últimas 24 horas, sete pacientes receberam alta, pelo que o número de pessoas infetadas ativas fixou-se em 83, incluindo sete em estado considerado grave. 

Segundo dados oficiais, desde o início da epidemia, a China registou 82.985 infetados e 4.634 mortos devido à Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Até ao momento, 78.268 pessoas tiveram alta. 

As autoridades chinesas referiram que 742.506 pessoas que tiveram contacto próximo com infetados estiveram sob vigilância médica na China, 5.152 das quais permanecem sob observação.

7h45 - Um em cinco doentes continua internado por razões sociais

Cerca um em cada cinco doentes internados com Covid-19 permanece no hospital por razões sociais. A maioria tem mais de 70 anos. Os dados são da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares e constam do Barómetro de Internamentos Sociais Covid-19.

A APAH analisou e caracterizou o número de internamentos inapropriados, à data de 5 de maio, associado a doentes infetados, mas que não apresentam motivos de saúde que justifiquem a permanência no hospital.

Com uma participação de 32 instituições de todo o país foram reportados 810 doentes internados com Covid-19, dos quais 147 em internamento inapropriado.

Foram reportadas 2069 camas reservadas a doentes com Covid-19, o que representa uma taxa de ocupação de cerca de 39 por cento a nível nacional.

Do total de 810 internamentos, 147 eram doentes que não necessitavam de estar internados por razões de saúde, representando cerca de 18 por cento do.

O total de dias de internamento social era de 2419, sendo a demora média de internamento inapropriados 16,5 dias.

A maioria dos doentes (56 por cento) são mulheres e 55 por cento têm 80 ou mais anos, 22 por cento entre os 70 e os 79 anos e nove por cento entre os 60 e os 69 anos.

7h40 - Costa apresenta programa de estabilização económica aos partidos

O primeiro-ministro começa esta segunda-feira a receber os partidos com representação parlamentar na residência oficial, em São Bento, para lhes apresentar a proposta de programa de estabilização económica e social decorrente da pandemia de Covid-19.

Este ciclo de audiências arranca pelas 9h30. De manhã, o chefe do Governo vai receber o PCP e o PEV e à tarde é a vez de BE e PAN.

Os restantes partidos com representação parlamentar – PS, PSD, CDS-PP, Iniciativa Liberal e Chega – deverão reunir-se com António Costa na terça-feira.

Estas audiências foram anunciadas pelo primeiro-ministro no debate quinzenal que decorreu na quarta-feira na Assembleia da República, em Lisboa.

Em cima da mesa vão estar o "programa de estabilização económica e social e o reflexo que deva ter também no orçamento suplementar que o Governo pretende apresentar na Assembleia da República no mês de junho”, disse.

7h24 - Brasil com mais de 363 mil casos e 22.600 mortes

O Brasil registou até domingo um total de 363.211 casos e 22.666 mortes causadas pelo novo coronavírus, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde do país.

Em 24 horas foram confirmados 653 mortos e 15.183 novos casos de Covid-19 no país.

O órgão de saúde do Governo brasileiro frisou que existem 190.634 casos da doença em acompanhamento e que 149.911 pessoas infetadas já estão recuperadas, adiantando ainda que permanecem em investigação 3544 óbitos cujas causas não estão determinadas.

O Brasil é o segundo país com maior número de casos da doença, segundo a Universidade norte-americana Johns Hopkins, atrás apenas dos Estados Unidos, que registam já mais de 1,6 milhões de casos.

Na última sexta-feira, a Organização Mundial da Saúde apontou a América do Sul como "outro epicentro" da pandemia e citou o Brasil como o país mais afetado da região.

7h14 - Trump fecha Estados Unidos ao Brasil

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decretou a proibição de entrada no país de todos os estrangeiros que tenham estado no Brasil nos 14 dias anteriores à tentativa de entrada, devido à pandemia de Covid-19.

"Determinei que é do interesse do país tomar medidas para restringir e suspender a entrada nos EUA, como imigrantes ou não imigrantes, de todos os estrangeiros que estiveram fisicamente presentes no Brasil durante o período de 14 dias que precedeu a sua entrada ou tentativa de entrada nos Estados Unidos", refere o presidente norte-americano na ordem decretada.

Os Estados Unidos registaram 638 mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 97.686 o número de óbitos desde o início da epidemia no país, indicou a Universidade Johns Hopkins.

O número de casos confirmados no país é de 1.641.585 milhões, de acordo com os números contabilizados pela universidade, sediada em Baltimore (leste), até à 1h00 desta segunda-feira em Lisboa.

6h35 - Ponto de situação


São mais de uma centena os infetados pelo novo coronavírus na Azambuja. O centro de logística da Sonae tem 109 trabalhadores com Covid-19. Mas apenas um está internado.

Nos próximos dias, todos os colaboradores vão ser testados.
A empresa garante estar a cumprir o plano de contingência e a desfasar os horários dos turnos para evitar contactos.

Foram ainda detados casos positivos noutras empresas do centro de logística da Azambuja.

Por agora, não está a ser equacionada uma cerca sanitária na Azambuja, adiantou no domingo a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. Por sua vez, Inês Louro, presidente da junta de Freguesia da Azambuja, diz  que a situação que se vive ali é a pior de sempre.
Lar ilegal evacuado
Em Abrantes, um lar ilegal foi evacuado depois de 15 pessoas terem acusado positivo ao SARS-Cov-2.

Sete idosas foram transportadas pelos bombeiros para o Hospital local. As restantes pessoas infetadas não são utentes e estão em casa. Todos os casos positivos são assintomáticos.

O lar em causa não está licenciado. Funciona na localidade de Carvalhal, no norte do concelho de Abrantes.

Os testes foram feitos a idosos, funcionários e proprietários. Em seguida, o lar foi evacuado.

A delegada de Saúde do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança, explica que os casos positivos dizem respeito não só a utentes do lar mas também a familiares dos proprietários.
O quadro em Portugal
O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de domingo, indica que morreram mais 14 pessoas em 24 horas. O número de vítimas mortais desde o advento da pandemia a território português é de 1316.Até ao final da semana passada, já havia mais de 30 por cento de atividade de consultas e de cirurgias remarcadas. A informação foi avançada pela ministra da Saúde, Marta Temido.


Há mais 152 infetados, para um total para 30.623.

Na distribuição geográfica, 89 por cento dos novos casos estão na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Há menos 14 internados nos hospitais. No total, são 536, dos quais 78 em unidades de cuidados intensivos. São menos duas pessoas face à véspera.
O número mais expressivo é o dos recuperados: mais 9844, para um total de 17.549.

Os dados são atualizados ao início da tarde pelo Governo e pela Direção-Geral da Saúde.
O quadro internacional
À escala internacional, de acordo com o balanço diário da agência France Presse, a pandemia da Covid-19 já fez mais de 343 mil mortos e infetou mais de 5,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de dois milhões de doentes foram considerados curados.

A Covid-19 é a doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de dezembro em Wuhan, cidade do centro da China.