Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Eric Gaillard, Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Nas últimas 24 horas Portugal registou mais 388 casos e três pessoas morreram.

Mais atualizações


23h49 - Brasil ultrapassa as 127 mil mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira dos 127 mil mortos devido à covid-19 (127.464), após ter contabilizado 504 óbitos nas últimas 24 horas.

O país somou 14.279 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, totalizando 4.162.073 infetados desde o início da pandemia,

Quanto aos recuperados, 3.397.234 pessoas já se curaram da covid-19 no Brasil, sendo que 637.375 pacientes estão sob acompanhamento médico.

23h42 - Ministro brasileiro diz que vacinação vai começar em janeiro de 2021. Bolsonaro contra obrigatoriedade da vacina

O ministro interino da Saúde brasileiro, Eduardo Pazuello, disse esta terça-feira que o país dará início à vacinação da população contra o novo coronavírus em janeiro do próximo ano.

A informação foi dada durante uma entrevista feita por uma youtuber brasileira de 10 anos que, a convite do Presidente, Jair Bolsonaro, questionou vários ministros do atual executivo.

A criança, Esther, questionou Pazuello que haverá vacina para a covid-19 disponível para todos os brasileiros.

"Esse é o plano. Estamos a fazer os contratos com quem está a fazer a vacina e a previsão é que essa vacina chegue para nós a partir de janeiro. Em janeiro do ano que vem, começaremos a vacinar todo o mundo", respondeu o ministro interino da Saúde, o militar Eduardo Pazuello.

Por sua vez, o Presidente Jair Bolsonaro voltou a defender esta terça-feira a não obrigatoriedade da vacina contra o novo coronavírus no Brasil.

"Não podemos injetar qualquer coisa nas pessoas e muito menos obrigar. Eu falei, inclusive, que ninguém vai ser obrigado a tomar vacina, e o mundo caiu na minha cabeça. A vacina é uma coisa que, no meu entender, você faz a campanha e busca uma solução. Você não pode amarrar o cidadão e dar a vacina nele. Eu acho que não pode ser assim", afirmou o Presidente

22h31 - Ministros das Finanças procuram recuperação para países mais vulneráveis

Alargar a moratória dos pagamentos da dívida pública a alguns países foi uma das ideias hoje discutida pelos ministros das Finanças de todo o mundo para impulsionar a recuperação das economias nos países mais vulneráveis.

Na reunião virtual foi também equacionado, para responder às consequências económicas da pandemia, recapitalizar os bancos de desenvolvimento nacionais e regionais e declarar as remessas um serviço essencial.

O encontro serviu para adiantar as conversações que devem ser definidas este mês num pacote a debater pelos chefes de Estado e de governo numa cimeira marcada para 29 de setembro, à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) sobre o financiamento das políticas de desenvolvimento.

"Temos de tomar medidas hoje para lançar as bases para a recuperação desta crise", acentuou a secretária-geral adjunta da ONU, Amina Mohammed, que liderou a reunião juntamente com o Canadá e a Jamaica, os dois países que estão a conduzir o processo.

21h32 - Álvaro Covões: consequências da crise só serão visíveis com o fim do lay off

O promotor de espectáculos Álvaro Covões avisou que as reais consequências da crise só serão visíveis com o fim do lay off. O proprietário de uma das empresas com mais peso no setor da cultura acusou o governo de não apoiar as empresas desta área.


21h28 - Técnicos de eventos manifestaram-se no Porto em defesa do emprego

Os técnicos de eventos manifestaram-se no Porto, depois de centenas terem ficado sem trabalho devido à pandemia. Pedro Magalhães, um dos organizadores da manifestação, refere as diversas proveniências dos manifestantes, representando as mais diversas regiões do país.


21h25 - Dias depois de terem começado as aulas, França encerrou 28 escolas

O ministro francês da Saúde anunciou que o governo poderá reduzir para sete dias o período de isolamento dos casos positivos.


20h44 - Jerónimo preocupado com falta de condições na reabertura das aulas

O líder do PCP está preocupado com a falta de auxiliares nas escolas, a poucos dias do início do ano letivo. O secretário-geral comunista espera uma solução equilibrada por parte do governo no regresso dos alunos às aulas presenciais.

Jerónimo de Sousa visitou a escola artística António Arroio, em Lisboa, que considerou um exemplo. Nesta escola, as aulas só podem decorrer de forma presencial no novo ano letivo.


20h05 - SNS24 já recebeu 20 contactos de pessoas alertadas pela 'app' de rastreio

A linha SNS 24 já recebeu 20 chamadas de pessoas informadas através da aplicação de rastreio 'StayAway Covid' de terem estado em contacto com alguém infetado, segundo o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

A aplicação 'StayAway Covid', que permite rastrear as redes de contágio do novo coronavírus que provoca a doença covid-19, foi lançada há uma semana, em 01 de setembro, e as chamadas de contactos identificados através do novo sistema já começaram a chegar à linha de saúde nacional.

"Houve 20 pessoas que, desde o início do projeto, ligaram ao SNS 24, dizendo que a aplicação os notificou que tinham tido um contacto de risco", disse hoje à Lusa o presidente do SMPS, Luís Goes Pinheiro.

Na última semana, foram também nove os doentes que introduziram na aplicação o código que permite alertar as pessoas com quem estiveram nos 14 dias anteriores.

20h03 - Cabo Verde com mais 42 casos e acumulado sobe para 4.400 infeções

Cabo Verde contabilizou mais 42 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 4.400 o acumulado de infeções por covid-19 desde março, informou hoje o Ministério da Saúde.

O país conta neste momento com 505 casos ativos e mantém 42 óbitos e dois doentes transferidos, de um total acumulado de 4.400 casos da doença.

19h53 - Vacina russa vai começar a ser distribuída sem aval da OMS

Nove farmacêuticas comprometeram-se a cumprir os prazos de segurança e eficácia de uma futura vacina contra a covid-19. Por sua vez, a vacina russa vai começar a ser distribuída à população mesmo sem a conclusão final dos ensaios clínicos.


19h28 - Lançado estudo serológico nacional

Vão ser recrutados 12 mil voluntários para ajudar a perceber a prevalência da covid-19 em Portugal. Quem quiser pode fazer os testes, sem custos, até 7 de outubro.


19h26 - Escolas assumem incapacidade para cumprir regras da DGS

Várias escolas assumiram que não vão conseguir cumprir todas as recomendações da Direção Geral da Saúde. Em causa está, por exemplo, a distância de 1 metro entre alunos nas salas de aula.


19h25 - Madeira regista mais um caso e total de infeções ativas sobe para 47

A Madeira registou hoje um caso de covid-19, elevando para 47 o total de infeções ativas no arquipélago, informou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), indicando que foram também sinalizadas quatro situações suspeitas.

A região da Madeira contabiliza assim um total cumulativo de 174 casos confirmados de covid-19 e mantém o total de 127 casos recuperados, contando agora com 47 ativos, dos quais 31 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância no Aeroporto da Madeira e 16 de transmissão local.

19h05 - Mais de 6.500 casos e 39 mortos em França nas últimas 24 horas

O país registou mais de 6.500 novos casos de contágio pelo novo coronavírus e 39 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o número total de casos confirmados no país para 335.524. A taxa de positividade dos testes continua a subir, sendo agora de 5,2%.

Desde o início da pandemia, 30.764 pessoas já morreram em França devido à covid-19, sendo que 20.289 óbitos aconteceram no hospital. Na última semana, o número de pessoas hospitalizadas devido ao vírus voltou a subir, com um total de 2.088 pessoas a precisarem de tratamento hospitalar nos últimos sete dias e 358 novos casos nos cuidados intensivos.

18h57 - Espanha regista quase 9.000 casos e 78 mortes

Nas últimas 24 horas, Espanha contabilizou 8.964 novos casos de covid-19, um terço dos quais na região de Madrid, elevando para 534.513 o número de infetados desde o início da pandemia. O país tem ainda mais 78 mortes, aumentando o total de óbitos para 29.594.

Madrid continua a ser a comunidade autónoma com o maior número de novas infeções, 2.921 nos números contabilizados hoje, um terço do total nacional. Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 955 pessoas, das quais 294 em Madrid, 132 na Andaluzia e 102 na Catalunha.

18h41 - Surto que encerrou restaurante em Melides "não está na comunidade"

O surto de covid-19 que encerrou um restaurante em Melides tem, atualmente, sete casos ativos no concelho de Grândola (Setúbal), mas "não está na comunidade", disse hoje à Lusa o delegado de saúde municipal, Ismael Selemane.

Grândola contabiliza hoje "sete casos diretamente relacionados" com o surto 'importado' do concelho vizinho de Sines, "três dos quais no restaurante" que foi encerrado no sábado pela autoridade de saúde, cuja maior preocupação é agora "agir o mais rápido possível no sentido de quebrar as cadeias de contágio".

"Quanto mais rápido houver essa identificação de contactos e for quebrada a cadeia, menor é a probabilidade de o surto espalhar-se. Mas, neste momento, podemos afirmar que todos os casos que temos nos cinco concelhos do litoral alentejano são importados e que o vírus não está disseminado de forma comunitária", disse o delegado de saúde de Grândola.

O restaurante, no entanto, irá manter-se encerrado "até que os proprietários tenham condições de voltar a abrir", o que não acontecerá antes de uma nova inspeção no local às condições do estabelecimento e dos funcionários por parte das autoridades de saúde.

18h31 - Sítio da internet que regista voluntários de painel serológico ficou indisponível

O sítio na Internet onde é feito o registo de voluntários para o painel serológico nacional covid-19 "está indisponível por questões técnicas", anunciou hoje o Instituto de Medicina Molecular (IMM), esperando que "esteja funcional" na quarta-feira.

"Devido à elevada afluência, a plataforma está indisponível por questões técnicas que estão a ser resolvidas. Estamos a trabalhar para que amanhã [quarta-feira] o `site` esteja funcional", informa o IMM no seu portal.

À Lusa, a diretora de comunicação do IMM, Inês Domingues, adiantou que o sítio www.painelcovid19.pt recebeu mais de duas mil inscrições durante a manhã, altura em que deixou de funcionar.

18h25 - Contágios disparam nos Países Baixos e atingem 5.427 na última semana

Os Países Baixos registaram na última semana um aumento "preocupante" de contágios por coronavírus com 5.427 casos confirmados, quase mais 2.000 que em idêntico período anterior, apesar de uma redução de mortes e internamentos.

A maioria dos contágios registaram-se nas províncias Holanda do Sul e Holanda do Norte, e em particular entre a população jovem, com a faixa dos 20 anos a obter uma taxa de contágio que duplica a da faixa dos 30 anos, coincidindo com o início das aulas nas universidades, que poderão ter contribuído para o disparo dos dados.

Pelo menos 170 alunos da Universidade de Radboud em Nijmegen, foram submetidos hoje a uma quarentena de dez dias como medida de precaução, após ter sido detetado um surto de coronavírus num bar de estudantes das proximidades, encerrado na segunda-feira após dez casos positivos entre clientes e empregados.

Pelo facto de o aumento dos contágios se refletir essencialmente entre a população jovem, esta subida de infeções não se reflete nos internamentos hospitalares, que permanecem muito baixas, e quando apenas 43 pessoas pediram para ingressar no hospital.

18h23 - Manifestação dos técnicos para eventos encheu de caixas negras Avenida dos Aliados

Um milhar de caixas negras de transporte de equipamento ocupou hoje a faixa central da Avenida dos Aliados, no Porto, numa manifestação da Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE) contra o imperativo dos despedimentos provocado pela covid-19.

Abrangendo 170 empresas das cerca de um milhar que se estima operar no setor, a APSTE deu conta de que 20% delas já iniciou processos de despedimento por falta de liquidez, determinada pela paralisação associada à pandemia, acrescentando à Lusa o presidente da associação que operam no setor 3.500 trabalhadores diretos e 3.000 indiretos.

Depois de, a 11 de agosto, se ter manifestado no Terreiro do Paço, em Lisboa, a APSTE instalou-se hoje ao longo da Avenida dos Aliados para uma segunda manifestação, agora de apoio aos associados do Norte do país e com uma motivação acrescida.

"A nossa vinda ao Porto estava programada, pois temos muitos associados no Norte do país e faz todo o sentido também estarmos aqui por eles. Hoje vimos com mais motivação porque, de facto, não houve qualquer resultado da parte do Governo desde a nossa última manifestação", disse Pedro Magalhães.

O recente inquérito feito às empresas associadas, acrescentou o responsável, mostrou ainda que, da "faturação de 140 milhões de euros em 2019", as empresas registam em 2020 "cerca de 80% de perdas".

Neste cenário querem o "regresso do 'lay-off' simplificado", em vez da medida de apoio à retoma determinada pelo Governo e que Pedro Magalhães classificou de "descabida", não apenas por a "retoma não estar a acontecer", mas também pelos custos associados e que, explicou, "obriga as empresas em agosto e setembro a fazer regressar à empresa todos os colaboradores, pagando-lhes 30% do salário e ainda a Segurança Social".

"Acresce que em outubro a situação vai agravar-se, pois obriga-nos a pagar 50% do salário", lamentou.

17h45 - Reino Unido regista 2.420 novas infeções e impõe restrições em Bolton

O Reino Unido registou mais 2.420 novas infeções e 30 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, avançou o Ministério da Saúde, confirmando um agravamento da situação epidémica no país que está a preocupar as autoridades britânicas.

Na segunda-feira tinham sido registados 2.948 novos casos de covid-19 e mais três mortes. O total acumulado de casos de contágio desde o início da pandemia covid-19 no Reino Unido passou hoje para 352.520 e o número de mortes para 41.584.

17h35 - África do Sul com menos de 1.000 novos casos pela primeira vez em três meses

O país é o mais afetado de África, representando cerca de metade dos 1,3 milhões de casos registados oficialmente no continente. Mas os últimos números, divulgados na segunda-feira à noite, mostraram apenas 845 casos nesse dia. No mesmo período, registaram-se 115 novas mortes associadas ao novo coronavírus, elevando para 15.004 o número de mortes desde o início da pandemia.

A África do Sul passou agora do 5.º país mais afetado do mundo para o 7.º.

17h15 - A pandemia aguça o engenho



17h01 - Itália com 1.370 novos casos e mais 10 mortes em 24 horas

A Itália registou 1.370 casos de infeção com covid-19 nas últimas 24 horas, um aumento em relação às 1.108 infeções anunciadas segunda-feira, acrescentando-se ainda 10 mortes, disseram as autoridades italianas.

Desde o início da pandemia em Itália, em 21 de fevereiro, já foram registadas 280.153 infeções e 35.563 mortes. O número de casos ativos com o novo coronavírus em Itália é agora de 32.783, dos quais 1.903 internados (42 mais que na segunda-feira), enquanto nas unidades de cuidados intensivos estão 143 pacientes, um a mais que no dia anterior.

16h53 - Angola prepara regresso às aulas presenciais em outubro

O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República de Angola, Adão de Almeida, anunciou hoje a possibilidade de retoma da atividade letiva presencial, a partir de outubro para os diferentes graus de ensino, privado e publico.

O ministro recordou que a atividade letiva em Angola está suspensa desde a primeira quinzena de março, pelo que foi decidida a possibilidade de regresso às aulas presenciais, depois de ponderadas todas as circunstâncias, "nomeadamente o facto de se estar há um período considerável sem atividade letiva e considerando o prejuízo que daí resulta, de vários pontos de vista, para os cidadãos, em particular para os estudantes".

16h43 - Açores com cinco novos casos nas últimas 24 horas

A região registou nas últimas 24 horas mais cinco casos positivos de covid-19, todos em São Miguel, e há ainda a assinalar duas recuperações na mesma ilha, na sequência das 1.340 análises realizadas.

Até ao momento, foram detetados na região 244 casos de infeção pelo novo coronavírus, verificando-se atualmente 39 casos positivos ativos, dos quais 32 na ilha de São Miguel, seis na ilha Terceira e um na ilha do Pico. Desde o início do surto morreram 16 pessoas na região, todas em São Miguel.

16h35 - Mais de 90% dos portugueses dizem usar sempre máscara quando saem de casa

Mais de 90% dos portugueses inquiridos num estudo sobre a covid-19 referiram usar sempre máscara quando saem de casa e 88% dizem sentir confiança nos profissionais de saúde.

O estudo que pretende auscultar as opiniões e captar as perceções da população portuguesa sobre a pandemia de covid-19 com enfoque no seu impacto no acesso a cuidados de saúde foi divulgado hoje na apresentação do Movimento Saúde em Dia, uma iniciativa da Ordem dos Médicos e da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares.

16h25 - Angola reabre espaço aéreo a voos internacionais a partir de 21 de setembro

Angola vai reabrir o espaço aéreo a voos internacionais a partir de 21 de setembro e voos domésticos a partir de 14 de setembro, deixando de ser necessária autorização para entrar no país, anunciou hoje o Governo.

O anúncio foi feito hoje pelo ministro de estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, que atualizou as medidas que vão vigorar a partir de quarta-feira no âmbito de um novo decreto presidencial, depois de uma reavaliação da situação epidemiológica. As novas regras "visam permitir criar um espaço maior para que alguns cidadãos possam regressar com menos constrangimentos", justificou.

15h38 - Há vinte infetados em lar de Arruda dos Vinhos

Dezoito utentes e dois funcionários do Lar de São Miguel, em Arruda dos Vinhos, encontram-se infetados pela covid-19, confirmou hoje o delegado de saúde local, depois de o município ter informado a população do surto.

15h35 - Matosinhos vistoria escolas e ajusta horários de autocarros para ano letivo

A Câmara Municipal de Matosinhos faz vistorias às escolas do concelho, contrata 180 novos profissionais para a higienização dessas e ajusta os horários dos transportes públicos para que o regresso às aulas seja feito em segurança, anunciou hoje.

15h33 - Administradores hospitalares alertam para "janela de oportunidade" a terminar

O presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) advertiu hoje para “uma janela de oportunidade”, com a acalmia da pandemia de covid-19 a partir de abril, que está a terminar com o impacto de uma eventual segunda vaga.

“Tivemos uma janela de oportunidade que está a terminar e vai terminar essencialmente com o impacto que vamos ter porventura com uma segunda vaga ou mesmo emergência de outras infeções respiratórias sazonais porque aí certamente vamos ter mais desafios e estes desafios só se respondem com planeamento”, afirmou Alexandre Lourenço, na cerimónia de apresentação do Movimento Saúde em Dia, uma iniciativa em parceria com a Ordem dos Médicos (OM).
No seu entender, não se pode “correr o risco de ter um sistema que é gerido ao dia e as respostas são identificadas ao dia".

"A população tem que ser responsabilizada também para saber onde é que deve dirigir-se em cada momento, se deve utilizar a Linha Saúde 24, se deve ir ao seu médico de família ou a um ponto centralizado rede para infeções respiratórias, defendeu.

15h25 - Confirmam-se dois casos num campo de refugiados na Jordânia

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) declarou hoje que foram confirmados dois casos de contágio pelo novo coronavírus no campo para refugiados sírios de Azraq, na Jordânia.

"Estes são os primeiros casos confirmados do novo coronavírus em campos de refugiados na Jordânia", disse o ACNUR num comunicado.

“É um alerta de que todos podem ser afetados por esta epidemia e as soluções devem ser abordadas através da solidariedade e cooperação internacional”, sublinhou a agência da ONU na nota.

Estas são as primeiras infeções detetadas em campos de refugiados na Jordânia, onde vivem mais de 100.000 sírios deslocados pela guerra civil na Síria.

15h22 - Grécia impõe confinamento total em três campos de migrantes

O Governo grego decidiu impor, a partir de hoje e até 21 de setembro, um “confinamento sanitário total” em três campos de migrantes perto de Atenas, onde foram detetados, pela primeira vez, casos de covid-19.

“O confinamento sanitário total foi imposto aos campos de Malakassa e Schisto (no norte e no oeste de Atenas) e de Eleonas”, perto da capital, disse o Governo, em comunicado.

15h03 - França encerra 28 escolas

Dias depois de terem começado as aulas em França já foram encerradas 28 escolas e mais de duas centenas de turmas. O ministro francês da Saúde anunciou que o Governo pondera reduzir para 7 dias o período de isolamento dos casos positivos. O número de infetados pelo novo coronavírus em todo mundo ultrapassou a barreira dos 27 milhões.


14h47 - Escolas assumem que não vão conseguir cumprir todas as medidas da DGS

Várias escolas assumem que não vão conseguir cumprir todas as recomendações da Direção Geral da Saúde no arranque do ano escolar. Em causa está, por exemplo, a distância de um metro entre alunos nas salas de aula. No agrupamento de escolas das Caldas de Vizela só uma das oito escolas vai conseguir implementar essa medida.


14h43 - Comunidade piscatória de Vila do Conde e Póvoa de Varzim com seis infetados

Seis pessoas ligadas à comunidade piscatória de Vila do Conde e Póvoa de Varzim continuam infetadas com covid-19, informou hoje a Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM).

Em comunicado, a associação refere que três são pescadores e outros três trabalham em atividades do setor, mas em terra. Há ainda 17 pescadores que estão submetidos a regime confinamento por terem tido contacto com pessoas infetadas.

14h37 - Presidente do BCP defende extensão das moratórias de crédito para setores mais afetados

O presidente executivo do BCP defendeu hoje a extensão das moratórias de crédito para alguns setores mais afetados pela pandemia, alertando para as “consequências muitíssimo negativas” de uma redução da notação de ‘investment grade’ do país.

“Deveria resultar evidente que, face à elevadíssima dívida pública e às demais limitações que Portugal tem, uma das prioridades deveria passar por estender as moratórias de crédito para alguns setores de atividade, especialmente para os que não podem ‘stockar’ o que produzem: ninguém compra as viagens não efetuadas em 2020 nem as dormidas de hotel não verificadas, são ‘cash flows’ que se perderam”, sustentou Miguel Maya.

14h33 - Há 70 alunos da escola alemã em isolamento

70 alunos da escola alemã, em Lisboa, estão a cumprir isolamento preventivo em casa. A medida foi tomada pela autoridades de saúde, depois de ter sido detetado um caso de infeção entre os estudantes. Um funcionário também testou positivo e cinco outros estão em isolamento profilático.


14h29 - Portugal lança estudo serológico nacional

Vão ser recrutados 12 mil voluntários para ajudar a perceber a prevalência da Covid-19 em Portugal e quem quiser pode fazer os testes, sem custos, até 7 de outubro.


14h23 - Reunião Infarmed. Ferro Rodrigues levanta questões sobre lares

Ferro Rodrigues questionou por que não foram tiradas lições sobre o que falhou nos lares na 1ª fase da pandemia. A pergunta do Presidente do Parlamento surgiu na reunião que marcou o regresso dos encontros do Infarmed. A ministra da saúde assegurou que o Governo não se demite de proteger os mais vulneráveis, mas destacou que a grande maioria dos lares são privados e, em primeiro lugar, é sobre os proprietários que recai "um dever de guarda".



14h07 - Portugal regista mais 388 casos e três vítimas mortais nas últimas 24 horas

Portugal registou mais 388 casos de Covid-19 e mais três mortes, esta terça-feira. Registaram-se também, nas últimas 24 horas, mais 130 recuperados.

A região de Lisboa e Vale do Tejo voltou a ser a região com maior número de infeções confirmadas (um total de 225 novos casos), seguinda da região norte (que contabilizou mais 119 infeções). Na região centro registaram-se mais 26 casos, no Alentejo mais 11 e no Algarve mais três.

Também nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores se registaram novas infeções - um novo caso na Madeira e três no arquipélago dos Açores.

Há, neste momento, 255 casos ativos em todo o país. E, dos doentes covid-19, contam-se mais 13 internados em enfermarias (num total de 394) e um nos cuidados intensivos (num total de 50).

Desde o início da pandemia, Portugal já contabilizou um total de 60.895 casos de Covid-19 e 1846 óbitos.

13h49 - Utentes e funcionários de lar em Estremoz testaram negativo

Os utentes e funcionários do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Veiros, no concelho de Estremoz (Évora), testaram negativo à covid-19, após a provedora e o marido ficarem infetados, disse hoje o presidente do município, Francisco Ramos.

13h40 - Governo dos Açores diz-se "mais preparado" para eventual segunda vaga

A secretária da Saúde do Governo dos Açores, Teresa Luciano, considerou hoje que o executivo está agora "mais preparado", a nível técnico, de equipamentos e de instalações, para enfrentar uma eventual segunda vaga de covid-19.

O Serviço Regional de Saúde e os seus profissionais, lembrou a governante no hemiciclo açoriano, "enfrentam agora o desafio da recuperação da atividade assistencial, num contexto que se adivinha particularmente complexo, pela proximidade da época gripal, e pelos prenúncios e riscos de uma segunda vaga" de covid-19.

13h38 - Município da Batalha disponibiliza testes a professores e funcionários

O Município da Batalha vai disponibilizar testes serológicos à covid-19 aos professores e aos funcionários das escolas do concelho, anunciou hoje a autarquia.

13h35 - Ciclista angaria dois mil euros para lar de Reguengos de Monsaraz afetado por surto

Um ciclista angariou numa Volta a Portugal Solidária em Bicicleta dois mil euros para a fundação dona do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) afetado por um surto de covid-19, que provocou 18 mortos, foi hoje divulgado.

Com a volta, o ciclista José Cebola, através da venda de camisolas alusivas à iniciativa e da recolha de donativos junto de particulares e municípios, "conseguiu angariar cerca de dois mil euros" a favor da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS), disse hoje à agência Lusa o diretor de serviços da instituição, João Carlos Silva.

"É uma ajuda muito bem-vinda", frisou, adiantando que a quantia angariada "será canalizada para a aquisição de mobiliário e outros bens para os utentes do lar da fundação, nomeadamente camas articuladas".

Segundo João Carlos Silva, "face aos custos suplementares e elevadíssimos" originados pela pandemia de covid-19 e que "dispararam" com o surto que afetou o lar - aos quais "a fundação, obviamente, tem de responder" - "todos os apoios que chegarem, monetários ou em bens, são muito bem-vindos".

13h31 - Mais de 893 mil mortos e 27,3 milhões de infetados em todo mundo

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte de pelo menos 893 mil pessoas e infetou mais de 27,3 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência francesa de notícias, já morreram pelo menos 893.524 pessoas e 27.387.170 foram infetadas em 196 países e territórios desde o início da epidemia de covid-19, em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.

13h13 - Madeira. Cerca de 6.000 professores e funcionários com teste negativo

Cerca de 6.000 professores e funcionários das escolas da Madeira, num total de 10.000, já realizaram o teste à covid-19 e o resultado foi negativo, indicou hoje o secretário da Educação, Jorge Carvalho, numa escola do Funchal.

"Acreditamos que com estas medidas, com os testes que estão a ser realizados a todos os professores e todos os funcionários, criamos condições para que possamos ter um ano letivo que se inicia com alguma tranquilidade dentro do contexto da pandemia", disse o governante.

13h05 - Governo britânico preocupado com aumento do número de casos no país

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, admitiu hoje estar preocupado com o aumento do número de casos de infeção no Reino Unido com covid-19 nos últimos dias, mas alegou uma segunda vaga não é inevitável.

"O número de casos aumentou nos últimos dias em todo o Reino Unido. Estou obviamente preocupado. Mas uma segunda vaga não é inevitável, depende das ações que todos tomarmos. Claro que o Governo está preocupado e mantemos todas as opções abertas, mas todos têm um papel", afirmou, durante uma audição com a comissão parlamentar para a Saúde e Assistência Social.

Além do sistema de teste e rastreamento e da aplicação de restrições para conter surtos locais, referiu as recomendações do Governo à população para lavar as mãos, manter o distanciamento social e usar máscaras, uma campanha resumida com o slogan "Hands, Face, Space" [mãos, cara, espaço].

"As pessoas devem levar a sua responsabilidade a sério e não devem relaxar relativamente ao vírus", alertou Hancock.

12h53 - Processo de adaptação do transporte escolar nos Açores concluído

O processo de adaptação do transporte escolar nos Açores "já está concluído", tendo sido introduzidas medidas que asseguram no arranque do ano letivo "o cumprimento de regras e condições de segurança" face à situação da covid-19, segundo o executivo.

A informação foi hoje divulgada numa nota da Secretaria Regional da Educação e Cultura.

O arranque do próximo ano letivo está previsto para 15 de setembro e, de acordo com a tutela, o transporte coletivo "em todas as ilhas, com exceção da ilha do Corvo, vai abranger cerca de 13 mil alunos".

12h35 - Municípios do Algarve suspendem realização de feiras anuais até final do ano

Os 16 municípios do Algarve suspenderam a realização das feiras anuais até ao final do ano, por considerarem que não estão reunidas as condições para a sua concretização, devido à pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.

A decisão foi tomada numa reunião da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), organismo que agrega as 16 câmaras municipais do distrito de Faro, e anunciada em comunicado.

"A decisão será mantida pelo menos até ao final deste ano, até nova avaliação", lê-se na nota.

Assim, ficam suspensas as realizações das feiras anuais de Santa Iria (Faro), de São Miguel (Olhão), Feira da Praia (Vila Real de Santo António), de São Francisco (Tavira), de São Martinho (Portimão) e a Feira Franca (Lagos).

Os autarcas justificam a sua posição considerando que, "no contexto de pandemia que atualmente se vive, não estão reunidas as condições" para permitir a realização das feiras que têm lugar uma vez por ano em diversos concelhos da região.

12h30 - Mais de 40 casos entre funcionários da ONU e familiares na Síria

Quarenta e dois casos do novo coronavírus foram detetados entre os funcionários da ONU e os seus familiares na Síria, indicou hoje à agência France-Presse um responsável das Nações Unidas.

Jens Laerke, porta-voz do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA), disse que cerca de 200 pessoas, entre funcionários das agências da ONU e familiares, "apresentaram sintomas da doença" e que "42 membros do pessoal da ONU e seus familiares testaram positivo para o covid-19".

O porta-voz não conseguiu indicar quantas pessoas é que já tinham sido testadas e não referiu a nacionalidade dos envolvidos.

Laerke sublinhou que várias agências da ONU, em toda a Síria, foram afetadas.

"Todos os funcionários da ONU afetados mostram sintomas leves, à exceção de três que tiveram de ser retirados", adiantou, assinalando que a Síria regista "neste momento (...) um aumento significativo" de casos do novo coronavírus.

"Pensamos que (...) os casos reais superam os que estão oficialmente registados", disse ainda.

A Síria conta 3.229 infetados, incluindo 137 mortes, nas zonas controladas pelo Governo, segundo os números do Ministério da Saúde.

12h27 - Número um mundial ausente do torneio de ténis de Roland Garros

A tenista australiana Ashleigh Barty, número um do "ranking" mundial, anunciou hoje que não vai participar no torneio de Roland Garros, que decorrerá entre 27 de setembro e 11 de outubro, devido à pandemia de covid-19.

“O Open de França do ano passado foi o torneio mais especial da minha carreira e não é uma decisão tomada de ânimo leve”, refere a tenista de 24 anos, que venceu em Roland Garros em 2019, nas redes sociais.

11h10 - Egito ultrapassa os 100 mil casos de contágios

11h04 - Consultas presenciais nos centros de saúde caíram 36% no primeiro semestre

As consultas presenciais nos centros de saúde caíram 36% no primeiro semestre do ano face a igual período de 2019, segundo dados divulgados pela Ordem dos Médicos e pelos administradores hospitalares, que manifestam preocupação com "o agravar da situação".

10h35 - Surto na Residência Montepio Porto "sem novos casos" desde 20 agosto

A Residências Montepio garantiu hoje que o surto de covid-19 no lar do Porto encontra-se em fase de resolução, não se registando novos casos de residentes positivos desde o dia 20 de agosto.

10h28 - PIB da zona euro e UE com quebras históricas no 2.º trimestre

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) registaram, no segundo trimestre do ano, as maiores quebras desde o início da série, quer na variação homóloga quer face ao período anterior, segundo o Eurostat.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, face ao segundo trimestre de 2019, entre abril e junho, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro recuou 14,7% e o da UE 13,9%, a maior quebra desde o início das séries temporais, em 1995.

Face ao primeiro trimestre do ano, o PIB da zona euro caiu 11,4% e o da UE 11,8%.

Entre janeiro e março, a economia dos países da moeda única recuou 3,7% em cadeia e 3,2% na variação homóloga e a dos 27 Estados-membros, 3,3% e 2,7%, respetivamente.

A Espanha (-22,1%), a França (-18,9%) e a Itália (-17,7%) apresentaram os maiores recuos homólogos do PIB, não tendo havido crescimento em nenhum dos 27 e com Portugal a registar a sexta maior quebra (-16,3%).

10h04 - OCDE alerta para possíveis consequências da pandemia na Educação

As consequências negativas da pandemia de covid-19 podem vir a estender-se à Educação, não só no funcionamento das escolas, mas também no financiamento e internacionalização do ensino, alertou hoje a OCDE.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publicou hoje a edição de 2020 do relatório "Education at a Glance", que este ano conta com um novo capítulo dedicado ao impacto da pandemia de covid-19.

Segundo a organização, ainda é cedo para prever quais as consequências negativas da pandemia no setor, mas os governos nacionais vão, certamente, "enfrentar decisões difíceis", desde logo na alocação de recursos.

Em Portugal, essa é uma questão particularmente preocupante, uma vez que, recorda o relatório, em 2017 a despesa do país na Educação já foi inferior à média da OCDE. (Lusa)

10h03 - África com 211 mortos em 24 horas e mais 6.768 novos casos

09h46 - Despesa pública não é suficiente para superar a crise - Dombrovskis

O vice-presidente executivo da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis afirmou hoje que o setor público "está a fazer o que pode para ajudar" a superar a crise da covid-19, mas advertiu que são necessários investimentos privados "em grande escala".

"Os cofres nacionais estão esgotados depois de lidar com a pandemia, e a dívida pública em toda a Europa atingiu níveis recorde. O setor público está a fazer o que pode para ajudar (...) Mas o dinheiro público, por si só, não será suficiente. Precisamos também de investimentos em grande escala e virados para o futuro do setor privado", afirmou, numa conferência em Bruxelas.

09h29 - Empresário do Algarve questiona na Justiça limitações nas reuniões

Um empresário residente no Algarve apresentou uma ação judicial urgente de intimação para proteção de direitos, liberdades e garantias, por considerar que as limitações de reuniões impostas devido à pandemia violam a Constituição Portuguesa e os Direitos Humanos.

Esta ação urgente está prevista na legislação portuguesa, é regulada pelos artigos 109.º a 111.º do Código de Processo nos Tribunais Administrativos e tem por objetivo a "defesa dos direitos e interesses legalmente protegidos dos cidadãos no confronto perante atuações da Administração Pública, à semelhança do que acontece com as providências cautelares", disse à agência Lusa o empresário Oren Avital.

O empresário da área informática de software disse ter ficado "desiludido" com a democracia portuguesa - cuja "qualidade" fora uma das razões para escolher Portugal para residir há cerca de dois anos -- depois de o Governo ter tomado decisões, por causa da pandemia de covid-19, a limitar o número de pessoas participantes em reuniões, numa "violação dos Direitos, Liberdades e Garantias previstos na Constituição".

"Não pode ser um qualquer político ou ministro a tomar estas decisões, que violam a Constituição portuguesa e os próprios Direitos Humanos", afirmou Oren Avital, sustentando que as referidas medidas são "contra a Constituição porque só se podem limitar direitos fundamentais com uma lei do parlamento ou decreto-lei autorizado do Governo", que "teria, necessariamente, de ser promulgado ou vetado pelo Presidente da República". (Lusa)

08h39 - Rússia com mais 5099 casos e 122 vítimas mortais em 24 horas

08h38 - França regista perda de 215 mil postos de trabalho no segundo trimestre

A França regista a perda de 215.200 postos de trabalho durante o segundo trimestre, nos setores público e privado, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística francês.

08h10 - Médico chinês homenageado por Xi Jinping proclama vitória do país sobre o surto

O principal médico especialista em doenças respiratórias da China disse hoje que este país asiático "derrotou o surto atual" do novo coronavírus, durante uma cerimónia em que celebrou a vitória na erradicação da covid-19.

08h05 - Estudo sobre prevalência da infeção arranca com recrutamento de 12 mil voluntários

Portugal vai recrutar 12 mil voluntários para aferir, com uma amostra representativa da população, a prevalência da infeção respiratória covid-19 no país, um estudo que arranca hoje envolvendo várias entidades parceiras.

08h00 - Brasil com mais 310 mortes e mais 10273 novos casos

Portugal, de acordo com o último relatório, teve mais 249 novos casos e três vítimas mortais nas últimas 24 horas

As três vítimas mortais são da região de Lisboa e Vale do Tejo. A maior parte dos novos casos (133) são no Norte do país.

De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, há nesta altura mais 183 casos ativos, para um total de 15684.

Há ainda a registar mais 63 pessoas recuperadas, para um total desde o início da pandemia de 43016.

Ainda de acordo com a DGS, foram internadas mais 27 pessoas, para um total de 381 e aumentaram em 6 o número de pessoas nos cuidados intensivos, para um total de 49.