Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Os profissionais de saúde de Madrid ameaçam com uma greve por tempo indeterminado. Há protestos e concentrações frente aos hospitais da capital espanhola Sergio Perez - Reuters

O ministro português dos Negócios Estrangeiros vincou esta terça-feira que um eventual encerramento de fronteiras com Espanha devido à Covid-19 será sempre uma decisão conjunta, acrescentando que analisará este e outros assuntos na sexta-feira com a homóloga espanhola. Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a pandemia do SARS-CoV-2.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h50 - Brasil com maior número de mortes dos últimos 15 dias

Mais 1.113 óbitos devido à Covid-19 foram registados no Brasil nas últimas 24h, anunciou o Ministério da Saúde. É o número diário mais alto desde 2 de setembro.

O número de óbitos ultrapassa os 133.110.

Também os casos de contágio de SARS-CoV-2 aumentaram. Registaram-se mais 36.653, para um novo total de 4.382.263 pessoas infetadas.

23h40 - OMS. Regresso às aulas é momento decisivo para a Europa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que a Europa entrou num momento decisivo no combate à covid-19 com o aumento do número de casos, o início do ano letivo e a chegada em breve do outono.

Numa teleconferência de imprensa, o diretor da unidade de Situações de Emergência da OMS, Michael Ryan defendeu estar na altura de parar de "perseguir quimeras" e tomar decisões duras para proteger os mais vulneráveis e manter os jovens na escola, mesmo que isso signifique fazer sacrifícios.

"A Europa está a entrar numa estação em que as pessoas regressam aos espaços interiores. A pressão da infeção vai aumentar", afirmou.

Segundo defendeu Michael Ryan, os europeus terão de fazer compromissos para manter os mais jovens e os mais velhos na vida social e a única maneira de o conseguirem "é os adultos manterem uma distância que consiga diminuir o contágio".

"O que é que é mais importante: o regresso dos nossos filhos às aulas ou a abertura de discotecas e bares?", questionou.

A OMS registou na sexta-feira um número recorde de novos casos num único dia, com 53.873 novos infetados.

Maria Van Kerkhove, responsável pela gestão da covid-19 na OMS, estimou que o aumento de casos na Europa se deveu, em parte, ao aumento da capacidade de testes e de vigilância.

No entanto, "este ressurgimento está a atingir níveis mais altos do que os que vimos em abril e maio", disse.

"É uma tendência preocupante que não podemos negar", advertiu na mesma conferência de imprensa realizada pela OMS, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) a propósito do regresso das crianças à escola.

23h15 - Governo irlandês regressa ao trabalho

O susto de um possível contágio terminou ao fim de algumas horas, durante as quais todos os membros do executivo da Irlanda se isolaram.

Na origem da decisão, o mal estar sentido pelo ministro da Saúde, Stephen Donnelly, que levou o seu médico a pedir que fosse testado à presença do SARS-CoV-2. Os ministros foram aconselhados a resguardar-se enquanto se espreva pelos resultados do teste.

Este revelou-se negativo, pelo que "todos os senhores ministros irão regressar ao trabalho normalmente amanhã", anunciou uma porta voz do Governo irlandês.

Também o Parlamento, que suspendeu os trabalhos ao saber do isolamento do Governo, retomou a sessão após o primeiro-ministro intervir a sossegar os deputados.

22h35 - Novas regras para empresas de Lisboa e Porto

As empresas das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto vão ser obrigadas a partir de agora a cumprir novas regras. A primeira diz respeito ao desfasamento de horários.

A regra aplica-se aos locais com 50 ou mais trabalhadores. Em caso de incumprimento, incorrem em contraordenação muito grave.
O diploma do Governo exige equipas de trabalho estáveis, ou por turnos, ou ainda a utilização de teletrabalho.

A nova organização dos horários pode ser feita pela própria empresa, salvo se causar prejuízo sério ao trabalhador.

As exceções são para os trabalhadores com filhos menores de 12 anos, deficientes ou com doenças crónicas e grávidas.

Os sindicatos contestam estas medidas e os patrões têm dúvidas quanto à sua execução.

22h27 - Marcelo e o Santuário de Fátima

Relativamente ao próximo 13 de outubro, Marcelo Rebelo de Sousa diz que mantém as mesmas reservas que tinha com a Festa do Avante!.
O Chefe de Estado sublinha que é preciso ter em conta a "perceção pública" quando o número de novos casos de infecção está a subir.

22h09 - Marcelo espera que TAP possa recuperar

O Presidente da República afirmou esta terça-feira esperar que a TAP seja capaz de superar as dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19 para cumprir uma missão para o turismo nacional e para o Porto, em particular.

"Eu espero é que se ultrapasse essa fase porque faz muita falta, faz muita falta que quer esse operador, quer outros operadores aéreos possam cumprir uma missão para o turismo português e para o turismo do Porto", disse Marcelo Rebelo de Sousa quando questionado pelos jornalistas sobre o plano de retoma da TAP.

O Presidente, que falava à margem de uma deslocação ao Porto, referiu que a companhia de bandeira "foi muito atingida" pela pandemia.

22h03 - Angola atualiza números da pandemia

As autoridades angolanas reportaram esta terça-feira 130 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, com mais três óbitos, numa altura em que o país reforçou a capacidade para mais de mil testes por dia. É um aumento de casos diários sem precedentes desde o advento da pandemia.

Os dados foram divulgados pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, durante o balanço epidemiológico diário em Luanda.

Os 130 novos casos repartem-se por seis de Benguela, um do Cuanza Norte, sete do Huambo, dois do Zaire e 114 de Luanda, com idades entre um mês e 92 anos, sendo 103 de sexo masculino e os restantes do sexo feminino.

Três pessoas morreram, dois homens de 61 e 64 anos, e uma mulher de 92 anos, todos de nacionalidade angolana, e oito doentes recuperaram.

O total de casos registados em Angola é agora de 3569, com 139 mortes, 2094 ativos, incluindo um em estado crítico, e os restantes recuperados.

21h59 - Portugal volta a viver em situação de contingência

Esta terça-feira foram registados mais 425 novos casos de Covid-19, menos 188 que ontem. É o número mais baixo dos últimos sete dias.

A região de Lisboa e Vale do Tejo representa cerca de 50 por cento do total, com 227 casos. O Norte, com 117, novos casos, representa 28 por cento.
Morreram mais quatro pessoas com Covid-19: duas no Norte, uma em Lisboa e uma no Algarve, todas com mais de 80 anos.

21h45 - Recrudescimento da pandemia alarma médicos franceses

Nos últimos quatro dias, França registou mais de 33 mil novas infeções pelo novo coronavírus. Os sinais de alarme chegam sobretudo de Marselha e Bordéus.
Rosário Salgueiro, correspondente da RTP em Paris

21h42 - Profissionais de saúde de Madrid ameaçam com greve

Em plena pandemia, os profissionais de saúde de Madrid ameaçam com uma greve por tempo indeterminado. Há protestos e concentrações frente aos hospitais da capital espanhola.
Daniela Santiago, correspondente da RTP em Madrid

Dizem que faltam centenas de médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e material médico. E alertam que os hospitais já estão a atingir a saturação mesmo antes do inverno.

20h46 - Colégio no Porto fechado após quatro profissionais testarem positivo

O Colégio Eurythmia, no Porto, que tem valências de creche e de ensino pré-escolar, encerrou na segunda-feira, depois de quatro profissionais terem testado positivo para a Covid-19, adiantou a sócia-gerente do equipamento escolar, citada pela Lusa.

Joana Cunha explicou esta terça-feira que, após a direção do equipamento ter tido conhecimento de que três profissionais testaram positivo para a Covid-19, decidiu encerrar o colégio para que fosse feita uma desinfeção geral.

Já depois de encerrado o espaço, outro membro da equipa viria a testar também positivo, contou a responsável, acrescentando estar "desde o início em contacto com a equipa da Direção-Geral de Saúde e a seguir todos protocolos e recomendações".

Os profissionais já foram todos testados. Alguns testaram negativo e outros aguardam resultado.

A sócia-gerente do colégio adiantou ainda que alguns pais, "por precaução", decidiram testar os filhos e, até ao momento, "nenhuma criança da creche ou ensino pré-escolar testou positivo" para o novo coronavírus.

20h05 - Fecho de fronteira entre Portugal e Espanha só com "decisão conjunta"

O ministro português dos Negócios Estrangeiros vincou esta terça-feira que um eventual encerramento de fronteiras com Espanha devido à Covid-19 será sempre uma decisão conjunta, acrescentando que analisará este e outros assuntos na sexta-feira com a homóloga espanhola.

"Temos trabalhado de forma muito coordenada com as autoridades espanholas", afirmou Augusto Santos Silva em declarações à Lusa, assinalando que, quando a fronteira esteve encerrada ao trânsito normal de pessoas, foi "por decisão conjunta dos dois Estados".

Santos Silva sublinhou que as decisões recaem sobre os ministros da Administração Interna de Portugal e do Interior de Espanha e que o assunto será debatido nas próximas semanas.

"Eu terei o prazer de receber a minha colega espanhola [Arancha González Laya] na próxima sexta-feira, dia 18. Teremos depois a cimeira bilateral entre os dois países, no dia 2 de outubro, e, naturalmente, essas são oportunidades para nós trocarmos informação sobre o modo como estamos a acompanhar a evolução da pandemia e das medidas que todos estamos a tomar para combatê-la", rematou o ministro dos Negócios Estrangeiros.

19h46 - Escolas terão de ser "sítios seguros"

As escolas do país terão "necessariamente" de ser "sítios seguros" face à pandemia da Covid-19, afirma o ministro da Educação, acrescentando ser "absolutamente fundamental" a retoma do ensino presencial.

"Sabemos, necessariamente, que as nossas escolas terão de ser sítios seguros", referiu Tiago Brandão Rodrigues durante uma visita à requalificada Escola Básica de Gueifães, na Maia. Na companhia do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o governante manifestou-se satisfeito por "voltar a esta normalidade".

Embora reconhecendo que este é um ano letivo "atípico e especial", o titular da pasta da Educação reiterou que a retoma das atividades letivas presenciais é "absolutamente fundamental" porque nada substituiu a presença do professor, o edifício e a aprendizagem em ambiente de sala.

19h43 - Madeira com dois novos casos

A autoridade regional de Saúde da Madeira registou esta terça-feira dois novos casos de Covid-19, importados do Reino Unido, totalizando 52 situações ativas e 190 pessoas infetadas.

"Hoje há dois novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar um total cumulativo de 190 casos confirmados de Covid-19", lê-se no boletim epidemiológico divulgado pelo Instituto de Administração de Saúde da Madeira.

Na mesma nota, a autoridade sinaliza que os dois novos casos positivos foram detetados na operação de rastreio montada no Aeroporto Internacional da Madeira e são dois passageiros oriundos do Reino Unido.

Há outras três pessoas cuja situação se encontra "em estudo pelas autoridades de saúde", tendo sido efetuadas as análises laboratoriais e as investigações epidemiológicas estão em curso".

O IASAUDE realça que "a região mantém 138 casos recuperados de Covid-19, pelo que são hoje 52 os casos ativos".

19h34 - Plástico desenvolvido no Brasil inativa SARS-CoV-2

Um plástico adesivo criado no Brasil pode inativar o novo coronavírus em minutos por contacto, foi anunciado esta terça-feira.

De acordo com um estudo agora conhecido, o material em causa, composto de polietileno e com micropartículas de prata e sílica (óxido de silício) na estrutura, foi capaz de eliminar 99,84 por cento das partículas do SARS-CoV-2 ao fim de dois minutos de contacto.

As normas técnicas que medem a atividade antiviral em plásticos e outras superfícies não porosas estabelecem que o material deve confirmar essa ação em pelo menos quatro horas.

Testes que seguiram a norma ISO 21702:2019, realizados no laboratório de biossegurança de nível três (NB3) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, mostraram que o material desenvolvido pode eliminar o vírus muito mais rápido.

"A película plástica com o aditivo mostrou-se capaz de atingir esse objetivo num tempo bem menor e a ação viricida aumentou com o tempo", afirmou Lucio Freitas Junior, investigador do instituto, citado numa nota difundida pela FAPESP.

19h12 - Mais de 7800 casos em França nas últimas 24 horas

O número de infeções pelo novo coronavírus em França aumentou em 7852 nas últimas 24 horas.

Este é um forte aumento face aos 6158 casos de segunda-feira e faz subir o número total de contágios confirmados no país, desde o início da pandemia, para 395.104. A taxa de de testes positivos regressou aos 5,4 por cento.

Também nas últimas 24 horas foram registados 37 mortes causadas pela Covid-19, elevando o total de óbitos para 30.999. Deste total, 20.471 pessoas morreram em hospitais.

O número de focos de contaminação está também a aumentar, com 68 novos focos identificados desde segunda-feira.

18h09 - Espanha acima de 600 mil contagiados e 30 mil mortos

As autoridades de Espanha registaram esta terça-feira 9437 novos casos de Covid-19, elevando para 603.167 o total de infetados até agora.

O país registou mais 156 mortes nas últimas 24 horas, aumentando o total de óbitos para 30.004.

Madrid é ainda a comunidade autónoma com o maior número de infeções, tendo registado mais 3595 do que o número notificado na segunda-feira.

Deram entrada nos hospitais mais 1229 pessoas, das quais 380 em Madrid, 176 na Andaluzia e 105 na Catalunha.

Tiveram alta do hospital 1035 pessoas com o novo coronavírus, estando ainda hospitalizadas 9752 pessoas em todo o país, dos quais 1273 em unidades de cuidados intensivos.

18h03 - Vinte e nove infetados em lar ilegal de Gondomar

Um lar ilegal em Gondomar tem 21 idosos e oito funcionários infetados pelo novo coronavírus, segundo a Câmara Municipal, citada pela Lusa.

De acordo com a mesma fonte, o lar alberga 30 idosos, quando apenas tem capacidade para 13.

A câmara foi alertada pelo delegado de saúde local para o problema que se vive naquele equipamento social. A autarquia está a tentar junto da Segurança Social encontrar alojamento e apoio para os residentes do lar.

17h55 - Parlamento e Governo irlandês confinados

Os trabalhos do Parlamento da República da Irlanda foram suspensos e todos os membros do Governo receberam indicações para se isolarem depois de o ministro irlandês da Saúde, Stephen Donelly, ter adoecido.

A emissora pública RTE noticiou que o governante pediu um teste à Covid-19 na tarde desta terça-feira.

A Irlanda reportou hoje 367 novos casos de Covid-19, o maior aumento desde meados de maio.

17h52 - Sala de creche em Viana do Castelo reabre

O presidente do Lar de Santa Teresa, em Viana do Castelo, adiantou que a sala de creche onde foi detetada uma criança com Covid-19 deverá reabrir a 21 de setembro, depois de 25 funcionários terem testado negativo.

17h32 - Marcelo diz que ano letivo é desafio nacional

O Presidente da República afirma que o "desafio e missão nacional" é que o ano letivo corra bem, uma vez que, se este não for cumprido com sucesso, não há planos para a economia, saúde e justiça social que funcionem.

"Isto é uma tarefa nacional, todos estamos interessados em que o ano letivo corra bem, é uma missão nacional, não é a missão de um governo, de um partido, de um sindicato, de um patronato, de responsáveis de escolas, de pais, de alunos ou de autoridades sanitárias, é uma missão de todos", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, no decurso de uma visita à Escola Básica de Gueifães, na Maia, distrito do Porto, ao lado do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
Reconhecendo que este vai ser um ano letivo "difícil", o Chefe de Estado frisou que, dentro das dificuldades, vai ter de correr "o melhor possível" porque, se assim não for, é o país, as crianças e jovens, os pais, os professores, os auxiliares e os autarcas que perdem o ano. "E isso não é possível, não é concebível e não vai acontecer".

17h30 - STOP exorta Governo a visitar "o país real" com turmas de 30 alunos

O Sindicato de Todos os Professores lançou esta terça-feira um repto ao Governo para que este visite "o país real", onde há turmas com 30 alunos, considerando que o Ministério da Educação não está a fazer o que lhe compete para minimizar o risco de contágio.

"Fazemos um desafio ao primeiro-ministro e ao ministro da Educação de visitarem o país real", afirmou o coordenador nacional do STOP, André Pestana, durante uma conferência de imprensa em Coimbra, diante da Escola Secundária Avelar Brotero, onde há turmas "com 31 alunos, 30 alunos, 29 alunos, 28 alunos".

Segundo este dirigente sindical, na maior parte das escolas do país "o número de alunos continua essencialmente o mesmo" em relação ao ano letivo passado.

17h25 - Sala de creche fechada em Santo Tirso após colaboradora testar positivo

Uma sala do jardim-de-infância da Misericórdia de Santo Tirso foi fechada depois de uma colaboradora testar positivo para a Covid-19, o que obrigou ao isolamento de 16 crianças e de duas outras funcionárias, adianta a porta-voz da Santa Casa, citada pela Lusa.

A colaboradora infetada com o novo coronavírus "não estava ao serviço desde sexta-feira", acrescentou Sara Almeida e Sousa.

17h13 - Reino Unido regista 3105 novas infeções e 27 mortes

O Reino Unido reportou esta terça-feira 3105 infeções e 27 mortes causadas pela Covid-19 em 24 horas, o que reflete um agravamento da situação no país que está a acentuar a pressão sobre a testagem.

Na segunda-feira haviam sido registados 2621 novos casos e nove mortes.

O total acumulado desde o início da pandemia da Covid-19 no Reino Unido passou para 374.228 de casos de contágio confirmados e para 41.664 óbitos num período de 28 dias após um teste positivo.

O ministro britânico da Saúde, Matt Hancock, reconheceu entretanto no Parlamento que "a pandemia está a crescer: há sinais de que o número de casos em lares de idosos e de hospitalizações está a aumentar novamente".

O governante assinalou que o sistema de testagem tem um "papel crucial" no combate ao coronavírus e que as autoridades estão a trabalhar no aumento da capacidade diária, atualmente em cerca de 375 mil testes, mas dos quais apenas 227 mil foram processados até segunda-feira.

Hancock admitiu, todavia, a existência de "desafios operacionais", que estão a limitar o número de testes disponíveis em localidades com necessidade.

17h01 - Itália reporta 1229 contágios em 24 horas

As autoridades sanitárias de Itália registaram 1229 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um número superior aos 1008 de segunda-feira.

Contudo, foram realizados mais de 80 mil testes, ou seja, mais 35 mil do que na segunda-feira, o que pode explicar a deteção de mais contágios, de acordo com o Ministério italiano da Saúde.

No último dia foram registadas nove mortes causadas pela Covid-19, menos cinco do que na véspera.

Os totais desde o início da emergência, a 21 de fevereiro, são de 289.990 contágios e 35.633 mortes.

16h53 - Inscritos quase 700 potenciais dadores de plasma convalescente

Perto de 700 potenciais dadores estavam inscritos, no término de agosto, no programa nacional de transfusão de plasma sanguíneo convalescente, tendo em vista o tratamento de doentes com Covid-19.

Auscultado pela agência Lusa, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) indicou que "o número de potenciais dadores inscritos era de 692".

O registo de dadores é feito voluntariamente pelos interessados através do site do IPST.

Ainda de acordo com o instituto, 478 dos 692 inscritos "já tinham sido contactados" por um médico, para efeitos de seleção. Duzentos e um facultaram amostras que foram enviadas para o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, da Universidade de Lisboa, para serem determinados os níveis de anticorpos neutralizadores do SARS-CoV-2.

Um estudo coordenado pelo Instituto de Medicina Molecular, que vai ser apresentado na sexta-feira a peritos da Organização Mundial da Saúde, mas ainda não revisto por pares, confirmou que anticorpos contra o SARS-CoV-2 permanecem no corpo até cinco meses após a infeção.

16h16 - Condeixa-a-Nova testa 350 professores e auxiliares de educação

A Câmara de Condeixa-a-Nova realizou testes de rastreio à covid-19 a todo o pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas de Condeixa, iniciativa que abrangeu cerca de 350 profissionais, segundo foi hoje anunciado.

O objetivo é garantir a segurança e reforçar a confiança de todos no regresso às aulas, marcado para a próxima quinta-feira.

"Ao longo dos últimos dias fomos acompanhando a preparação das escolas para o novo ano letivo que, aliás, fizeram um trabalho notável para minimizar os contactos entre os alunos e aumentar o grau de segurança, e entendemos prestar este apoio suplementar, de testar todos os professores e funcionários", refere Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

O autarca apela aos munícipes que evitem "comportamentos suscetíveis de por em causa todo o trabalho feito".

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova pede "a colaboração de todos" no cumprimento das principais regras de distanciamento social, uso de máscaras e lavagem frequente das mãos para prevenir a disseminação da doença.

15h57 - Suécia com menor aumento de infeções desde março

Ao contrário da maioria dos países europeus, que tem quebrado recordes nos números diários de infeções, a Suécia registou esta terça-feira o menor aumento de novas infeções desde que o vírus surgiu no país, em março.

A média de novos casos nos últimos sete dias foi de 108, o número mais baixo desde 13 de março. Os dados das autoridades de saúde suecas revelam que apenas 1,2 por cento dos 120 mil testes realizados na semana passada deram positivo.

De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, o total de novos casos acumulado nos últimos 14 dias na Suécia é de 22,2 por 100 mil habitantes.

15h40 - Seis pessoas detidas por crimes contra polícias na dispersão de ajuntamentos

A PSP anunciou hoje a detenção de seis pessoas na Grande Lisboa por crimes contra a autoridade pública durante a dispersão de ajuntamentos, limitados há meses na área metropolitana a 10 pessoas, no âmbito da pandemia de covid-19.

Os seis detidos já foram presentes a tribunal, tendo ficado todos com termo de identidade e residência (a medida de coação menos grave), de acordo com a polícia.

Esta medida é de aplicação obrigatória sempre que um cidadão é constituído arguido. Além da identificação do arguido, ele fica obrigado a comparecer perante as autoridades sempre que a lei o obrigar ou para tal for notificado.

O suspeito fica também sem poder mudar de residência ou ausentar-se dela por mais de cinco dias sem comunicar como pode ser encontrado.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP refere que uma detenção ocorreu no domingo, na freguesia de Mina d’Água, Amadora, perante um ajuntamento na via pública, já depois de as autoridades terem estado no local e dispersado as pessoas, alertando para a ilegalidade da concentração.

15h30 - Açores registam novo caso na Terceira e um recuperado em São Miguel

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, um novo caso positivo de covid-19 na ilha Terceira e uma recuperação em São Miguel, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No seu comunicado diário, a entidade adianta que foram realizadas 1.025 análises nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas, acrescentando que o novo caso diagnosticado respeita a uma mulher com 37 anos, "não residente, que desembarcou na ilha Terceira em 14 de setembro proveniente de território continental, tendo realizado teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 à chegada e obtido resultado positivo".

Segundo a Autoridade de Saúde dos Açores, este novo caso "apresenta situação clínica estável e foram já diligenciados, pela delegação de saúde concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos".

Há ainda a registar a recuperação, na ilha de São Miguel, de um homem com 49 anos, elevando para 166 o número de casos recuperados de covid-19 na região.

Até ao momento, foram detetados nos Açores 257 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

Há atualmente 46 casos positivos ativos, dos quais 35 em São Miguel, oito na Terceira, dois no Pico e um na ilha Graciosa.

Desde o início do surto morreram 16 pessoas na região, todas em São Miguel.

15h21 - Holanda atinge recorde de infeções diárias

O número de casos diários confirmados de Covid-19 na Holanda atingiu um número recorde: foram contabilizadas 1.379 infeções nas últimas 24 horas.

Na segunda-feira, as autoridades de saúde tinham registado 1.300 novos casos. Em apenas uma semana, a Holanda registou mais 9.194 infeções por Covid-19, o que representa um aumento de 84 por cento relativamente à primeira semana de setembro.

A maioria dos novos casos foi registada em Amesterdão e Haia.

15h11 - Alemanha investe até 750 milhões de euros para desenvolver vacina

A Alemanha anunciou hoje que vai financiar em até 750 milhões de euros três empresas farmacêuticas do país que estão a desenvolver vacinas contra o novo coronavírus.

A ministra da Ciência alemã, Anja Karliczek, disse que o seu Governo concordou em fornecer às empresas BioNTech e CureVac 375 milhões de euros e 230 milhões de euros, respetivamente, para desenvolverem as suas vacinas.

As negociações com uma terceira empresa, a IDT Biologika, devem ser concluídas em breve, acrescentou a ministra, explicando que esta empresa está a desenvolver uma vacina baseada num modelo que aplica uma proteína do novo coronavírus nas células, para estimular a resposta imunológica do corpo.

O acordo com as três empresas, que obriga a cronogramas específicos, garantirá à Alemanha 40 milhões de doses da vacina, que se somam ao resultado de outros acordos de fornecimento de vacinas celebrados através da União Europeia.

14h47 - Ministro da Educação sobre testes rápidos das escolas: "Cada ator sabe exatamente o que fazer"

14h03 - Portugal com mais 425 casos, quatro óbitos e 177 recuperados

De acordo com o boletim epidemiológico desta terça-feira, nas últimas 24 horas foram contabilizados, em Portugal, mais 425 casos confirmados, quatro óbitos e 177 recuperados.

Dois dos óbitos foram registados na região Norte, um em Lisboa e Vale do Tejo e outro no Algarve.

A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a registar o maior aumento diário, com 227 casos do total de confirmados esta terça-feira. No Norte foram contabilizados 117 novos casos.

Encontram-se internados 478 doentes (mais um do que na segunda-feira), dos quais 59 nos cuidados intensivos (menos dois do que no dia anterior).

Portugal contabiliza agora 18.784 casos ativos, mais 244 do que nas últimas 24 horas.

Em vigilância estão 36.955 contactos, mais 197 em relação a segunda-feira.

No total, Portugal regista 65.021 casos confirmados, 1.875 mortos e 44.362 doentes que recuperaram da doença.

13h45 - Regras de segurança nas escolas estão a impor-se às opções dos alunos

Há alunos do 12.º ano que estão a ser forçados a ter disciplinas que não escolheram para evitar a partilha de turmas. No arranque de ano letivo atípico, as regras de segurança nas escolas estão a impor-se às opções dos alunos.


13h37 - Transportes reforçados em Lisboa e Porto

Com a situação de contingência foi decretado o reforços dos transportes públicos nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Desde 00h00 desta terça-feira que há mais autocarros, composições de metro e comboios a circular. E já se notou na hora de ponta.


12h50 - Mais de 929 mil mortos e 29,3 milhões de infetados em todo mundo

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte de mais de 929 mil pessoas e infetou mais de 29,3 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

De acordo com o balanço da agência francesa de notícias, hoje às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa), já morreram pelo menos 929.391 pessoas e 29.329.390 foram infetadas em 196 países e territórios desde o início da epidemia de covid-19, em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.

Pelo menos 19.536.900 casos já foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

A AFP adverte que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que alguns países estão a testar apenas casos graves, outros usam o teste como uma prioridade para rastreamento e muitos países pobres têm apenas capacidade limitada de rastreamento.

Nas últimas 24 horas foram registadas 4.433 novas mortes e 269.352 novos casos em todo o mundo. Os países que registaram o maior número de novas mortes são a Índia (1.054), os Estados Unidos (410) e o Brasil (381).

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 194.545 mortes para 6.555.243 casos, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 2.474.570 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são Brasil com 132.006 mortes e 4.345.610 casos, Índia com 80.776 mortes (4.930.236 casos), México com 71.049 mortes (671.716 casos) e Reino Unido com 41.637 mortes (371.125 casos).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente um total de 85.202 casos (oito novos entre segunda-feira e hoje), incluindo 4.634 mortes e 80.426 recuperações.

A região da América Latina e Caraíbas totalizou 312.071 mortes e 8.330.243 casos, a Europa 222.016 mortes (4.560.434 casos), Estados Unidos e Canadá 203.756 mortes (6.692.491 casos), Ásia 117.436 mortes (6.648.236 casos), Médio Oriente 40.443 mortes (1.705.035 casos), África 32.793 mortes (1.362.280 casos) e Oceânia 876 mortes (30.671 casos).

12h30 - Quatro idosos internados voltaram ao lar de Évora e casos na comunidade duplicam

O número de casos na comunidade devido ao surto de covid-19 num lar ilegal em Évora duplicou, passando de seis para 12, e quatro dos oito utentes da instituição internados no hospital tiveram alta, foi hoje revelado.

"Os casos na comunidade já são 12", disse hoje à agência Lusa fonte da Câmara de Évora, com base nos dados mais recentes da Autoridade de Saúde Pública recebidos pelo município.

O presidente do município, Carlos Pinto de Sá, em conferência de imprensa realizada na segunda-feira, anunciou o registo dos primeiros seis casos de covid-19 na comunidade associados ao surto detetado no lar ilegal da Quinta da Sizuda, situado na periferia da cidade, e revelou que vários estabelecimentos tinham fechado portas, por precaução.

No total, disse hoje a fonte da autarquia contactada pela Lusa, já são "52 as pessoas diretamente" atingidas por este surto da doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, das quais "40 no lar e as 12 na comunidade".

Até agora, a Câmara Municipal, com base nas informações que possuía, tinha referido aos jornalistas que existiam 29 utentes e 10 funcionários do lar infetados com covid-19, mas um comunicado da autarquia enviado na segunda-feira à noite a fonte contactada hoje pela Lusa e corrigiram estes números para 31 idosos e nove trabalhadores.

Fonte do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) revelou também hoje à Lusa que quatro dos oito utentes do lar ilegal infetados com covid-19 que estavam internados, em enfermaria `covid`, tiveram alta na segunda-feira, "ao final do dia".

Os quatro idosos que permanecem internados são três homens, de 80, 87 e 88 anos, e uma mulher, de 80 anos, acrescentou.

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo confirmou hoje à Lusa a alta hospitalar dada a quatro dos utentes internados e precisou que os idosos "regressaram ao lar".

Segundo a ARS, o total de utentes do lar que estão infetados com covid-19 é também de 31, sendo que "27 utentes" encontram-se na instituição, além de "nove funcionários" doentes.

"Aguarda-se a transferência dos 27 utentes para a residência universitária que está a ser preparada para os receber", disse, explicando tratar-se de um processo "da responsabilidade da Câmara e da Proteção Civil de Évora".

12h19 - Efeitos da pandemia serão prolongados em África mas podem transformar o continente

As consultoras Control Risk e Oxford Economics defendem que os efeitos da pandemia em África serão prolongados, mas os investidores não vão sair do continente devido às mudanças estruturais que os governos estão a implementar.

"A pandemia da covid-19 indubitavelmente apagou as melhorias gerais nos índices que medem a recompensa e o risco no continente africano dos últimos anos, mas isto não deverá parar os investidores; a recuperação em África pode ser prolongada e desigual, mas também pode ser transformativa", lê-se na quinta edição do relatório com o Índice do Risco e Recompensa em África.

"A pandemia da covid-19 é uma crise global, mas a recuperação de África vai ser mais lenta e mais desigual do que na maior parte das outras regiões", alertou o diretor adjunto da Control Risks, Barnaby Fletcher.

Ainda assim, acrescentou, "esta recuperação vai ser uma oportunidade para os governos em todo o continente lidarem com os constrangimentos estruturais e promoverem novas soluções, algo que já estava a ver, e que abre oportunidades interessantes para os investidores".

O impacto imediato da pandemia no continente é visível já este ano, com a primeira recessão em 25 anos, mas os analistas destas duas consultoras alertam que "mais preocupante é a falta de margem de manobra orçamental dos governos africanos para apostarem em programas de estímulo às economias".

A recuperação, explicam, "terá de ser liderada pelo setor privado, que já estava fraco antes e ficou ainda mais enfraquecido durante a pandemia".

Cada país terá de encontrar as suas soluções, entre o lançamento de reformas estruturais profundas e com efeitos visíveis nas economias, e a regressão de uma década no desenvolvimento.

"A realidade estará algures no meio destas duas visões, e cada país terá de encontrar o seu lugar neste largo espetro", resumiu o diretor do departamento africano de pesquisa macroeconómica na NKC African Economics, a subsidiária da Oxford Economics dedicada a África.

No relatório, os analistas mostram algum otimismo relativamente aos impactos da pandemia na governação dos países africanos.

"Já há indicadores de que a escala desta crise está a motivar algumas reformas que já eram necessárias; confrontados com um enquadramento global volátil, os governos africanos têm uma necessidade urgente de desenvolver a indústria da produção artesanal, as cadeias de abastecimento global e os mercados de capital nacionais", exemplificam os analistas.

Além disso, acrescentam, há também sinais de que grande parte da força laboral está a entrar na economia formal para poder ter acesso aos apoios estatais e "apesar de algumas destas tendências terem sido postas em andamento ainda antes da pandemia, a covid-19 acelerou o processo".

12h03 - Açores prorrogam calamidade pública nas ilhas com ligação aérea ao exterior

O Governo dos Açores anunciou hoje a prorrogação até 01 de outubro da situação de calamidade pública, devido à pandemia de covid-19, nas cinco ilhas da região com ligação aérea ao exterior.

A prorrogação da declaração da situação de calamidade pública, diz o executivo em nota enviada à imprensa, afeta as ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial e durará até às 24:00 de 1 de outubro.

As ilhas Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo, sem ligações aéreas diretas ao continente português, manterão a situação de alerta até à mesma data.

O executivo regional lembra que até segunda-feira existiam 46 casos positivos ativos nas ilhas de São Miguel, Terceira, Pico e Graciosa.

"Acresce que, perante a evolução da situação da pandemia a nível global, e tendo em conta as ligações aéreas do exterior às ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial, continua a justificar-se a prorrogação da declaração da situação de calamidade pública nestas ilhas, bem como a prorrogação da situação de alerta nas ilhas Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo", é dito também.

Foi também determinado que, após a reabertura do espaço marítimo nacional a navios de cruzeiro e iates provenientes de portos internacionais, "deve ser promovida a normalização da atracagem desses navios nos portos e marinas do arquipélago, e desde que os respetivos passageiros façam teste à chegada, salvo se a Autoridade de Saúde Regional o dispensar, atendendo ao tempo de viagem sem escalas e à ausência de sintomatologia".

11h48 - Alemanha regista 1.407 novos casos e 12 vítimas mortais num dia

A Alemanha contabilizou mais 1.407 casos de covid-19 nas últimas 24 horas e 12 vítimas mortais, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Robert Koch (RKI).

No total, o país registou, desde o início da pandemia de covid-19, 261.762 casos e 9.362 óbitos.

O número de casos considerados curados é agora de aproximadamente 234.600, uma subida de 1.300 em relação ao dia anterior.

Os dois maiores estados federados da Alemanha ultrapassam os 60 mil casos. A Renânia do Norte-Vestefália aponta um total de 62.725 casos de covid-19, com um aumento de 464 novas infeções. Já a Baviera tem mais 427 casos para um total de 62.401.

11h39 - África com 170 mortos e o dobro dos recuperados em 24 horas

África registou 170 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, num total de 32.795, e mais de 16 mil pessoas recuperaram, um dos valores mais elevados das últimas semanas, segundo os números mais recentes da pandemia no continente.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se, nos 55 Estados-membros da organização, mais 6.441 novos casos de infeção, para um total de 1.359.724, mais de metade dos quais no norte de África.

Quanto ao número de recuperados, houve 16.315, mais do dobro em relação a segunda-feira, para um total de 1.106.991.

O maior número de casos e mortos continua a registar-se na África Austral, com 705.330 infeções e 16.640 óbitos. Só a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza 650.749 casos e 15.499 mortos.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, tem agora 276.096 pessoas infetadas e 9.543 mortos e na África Ocidental o número de infeções subiu para 169.007 e o de vítimas mortais para 2.531.

A região da África Oriental tem 153.075 casos e 3.019 mortos e na África Central estão contabilizados 56.216 casos e 1.062 óbitos.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 5.661 mortos e 101.177, seguindo-se a Argélia, com 1.620 mortos e 48.499 casos.

Marrocos contabiliza 88.203 infetados e 1.614 vítimas mortais.

Nos seis países mais afetados estão também a Nigéria, com 56.388 infetados e 1.083 mortos, e a Etiópia, com 64.786 infetados e 1.022 mortos.

11h23 - China admite início da vacinação ainda este ano

Um funcionário do Centro Chinês para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) anunciou que as vacinas em desenvolvimento na China podem estar prontas para uso público ainda este ano, em novembro ou dezembro.

A China tem quatro vacinas para a Covid-19 em fase final de testes clínicos. De acordo com a agência Reuters, pelo menos três delas já foram disponibilizadas para trabalhadores essenciais sob um programa emergencial lançado em julho.

11h12 - Centros comerciais preparados para aplicar contingência

Desde o início do mês que têm registado mais clientes nos centros comerciais, e estes já sentem alguma recuperação ao nível da afluência. Mas agora as medidas vão ser mais apertadas.

O presidente da Associação Portuguesa de Centros Comerciais explicou à Antena 1 que esta subida na procura pode estar relacionada com o regresso às aulas.

Quanto às novas regras com a entrada em vigor da situação de contingência, António Sampaio de Matos assegura que está tudo a postos para proibir grupos acima de quatro pessoas na zona dos restaurantes.

O presidente da Associação Portuguesa de Centros Comerciais pede também que este ano as pessoas antecipem as compras de Natal para evitar aglomerações nos espaços comerciais.

O estado de contingência traz alterações ao funcionamento dos centros comerciais e passam a ser as autarquias a decidi o horário de fecho, com o encerramento a acontecer entre as 20 e as 23 horas.

10h56 - OMS diz que a decisão da Astra Zeneca de parar os testes depois de terem verificado uma doença numa das pessoas mostra que a empresa está a prioritizar a segurança e isso é bom

10h35 - Novas regras nos restaurantes. Confederação do Comércio e Serviços teme mais prejuízos

10h23 - Autorizada presença de público nos recintos desportivos dos Açores

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores autorizou a presença de público nos recintos desportivos até 10% da lotação dos espaços, mediante o uso de máscara e distanciamento até dois metros entre os espetadores.

Segundo o manual de procedimentos de utilização e funcionamento do parque desportivo regional, enviado no início do mês pela Direção Regional de Desporto aos clubes, a que a Lusa teve hoje acesso, "é permitida a presença de público até ao limite máximo de 10% da lotação dos espaços destinados ao público".

"A organização destas competições desportivas deve levar em consideração o risco da mesma, garantindo o respeito pelas normas federativas em vigor e sua adaptação às medidas e recomendações definidas pela Direção Regional da Saúde", ressalva a direção que tutela o desporto.

O documento cita as orientações emanadas de uma circular informativa da Direção Regional da Saúde, que autoriza a presença de público nos eventos desportivos, desde que "garantida a existência de circuitos de entradas e saídas próprias e separados de forma bem definida".

Na circular é assinalada a exigência do uso de máscara por parte de "todos os espetadores" e a implementação de medidas de "distanciamento físico que garantam a separação de dois metros entre espetadores".

"Deve ser garantida pelo promotor a existência mínima de dois lugares de intervalo entre cada lugar ocupado (exceto se coabitantes)", acrescenta a nota.

10h22 - AIE reduz previsão de procura de petróleo devido à pandemia

A Agência Internacional de Energia (AIE) reduziu hoje a previsão de procura de petróleo para este ano devido à crise da pandemia e estima perspetivas ainda mais "frágeis" para o mercado.

09h49 - Taxa de desemprego no Reino Unido subiu pela primeira vez desde o confinamento em março

08h51 - Fátima. DGS quer no máximo 50 mil pessoas no santuário a 13 de outubro

08h36 - Restauração a menos de 300 metros das escolas com restrições especiais

08h20 - Portugal Continental em situação de contingência desde as 00:00

Portugal Continental está desde as 00:00 de hoje em situação de contingência para fazer à face à pandemia de covid-19, passando a estar em vigor novas medidas restritivas.

O regime da situação de contingência que vigorava apenas na Área Metropolitana de Lisboa passou, a partir de hoje, a aplicar-se a todo o continente e vai prolongar-se até às 23:59 de 30 de setembro.

O Governo justifica a situação de contingência em todo o território de Portugal continental com o crescimento de novos casos diários de contágio da doença, o início do ano letivo e o aumento expectável de pessoas em circulação, designadamente, nos transportes públicos em áreas com elevada densidade populacional.

08h18 -  Empresas podem desfasar horários após consulta aos trabalhadores

As empresas de Lisboa e Porto vão poder alterar os horários de entrada e saída, organizando-os de forma desfasada, tendo apenas de consultar previamente os trabalhadores e representantes, havendo trabalhadores que não são obrigados a aceitar a mudança.

A medida consta da proposta de decreto-lei que o Governo remeteu aos parceiros sociais e aos quais é pedido que enviem o seu parecer até ao final da próxima quarta-feira, antes de o diploma ser aprovado em Conselho de Ministros.

08h00 - Peru, Costa Rica e Chile foram os países que perderam mais empregos - estudo

O Peru, a Costa Rica e o Chile foram os países onde o emprego diminuiu mais entre março e julho, na sequência da covid-19, refere um estudo que coloca o Brasil no quinto lugar da lista.

A análise, realizada pela Câmara de Comércio de Santiago do Chile e publicada na segunda-feira, aponta a América Latina como a região do mundo onde a taxa de emprego foi mais atingida pela pandemia, com seis países entre os 10 primeiros da lista dos que mais perderam empregos naquele período.

Nas últimas horas. O boletim epidemiológico desta segunda-feira contabilizou 613 novos casos de infeção, quatro óbitos e 116 recuperados. Há ainda mais 493 casos ativos no país, para um total de 18.540. 

Três óbitos foram registados na região Norte e um em Lisboa e Vale do Tejo.

O boletim indicou também que nas últimas 24 horas foram registados mais 25 doentes internados e quatro nos cuidados intensivos.

A região de Lisboa e Vale do Tejo detém o maior aumento diário de casos confirmados (mais 338 casos), seguindo-se o Norte do país (mais 178).

No total, Portugal conta agora com 64.596 casos confirmados, 1.871 óbitos e 44.185 doentes recuperados.

Brasil com mais de 15 mil novos casos desde domingo

Em 24 horas, o Brasil registou mais 15.115 casos de infeção com SARS-CoV-2, anunciou o Ministério da Saúde. O país soma assim 4.345.610 contágios desde o início da pandemia.

Esta segunda-feira mais 381 óbitos aumentaram para 131.625 o total de mortos devido à Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

A taxa de incidência da covid-19 no Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia, é hoje de 62,8 mortes e de 2.067,9 casos por cada 100 mil habitantes, e a taxa de letalidade mantém-se em 3,0%.