Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Cooper Neill - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do novo coronavírus SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


23h59 - Holanda reforça medidas após aumento significativo de infeções

As autoridades holandesas estão preocupadas com a escalada de infeções com o novo coronavírus e aplicam a partir de hoje mais medidas de contenção, depois de o país ter registado 19.326 casos de contaminação na última semana.

As autoridades estão preocupadas com os sinais de escalada das contaminações com o novo coronavírus e assinalam os 3.025 casos de infeção nas últimas 24 horas como exemplo da situação de perigosidade da pandemia.

Hoje ao fim do dia entram em vigor as novas medidas anunciadas pelo Governo na segunda-feira, que incluem o encerramento de restaurantes no máximo às 22h00, a proibição de público em eventos desportivos, a possibilidade de convidar apenas até três pessoas para uma casa particular ou o limite de capacidade de grupos até 30 pessoas em ambientes internos e 40 em ambientes externos.

Além disso, será aplicada a recomendação do uso de máscaras dentro de lojas de grandes cidades (Amesterdão, Roterdão e Haia), medida bastante polémica que o Governo sempre defendeu como de pouca utilidade para conter infeções, o que está a gerar críticas por parte de grandes superfícies comerciais.

O número de casos ativos na Holanda pode ser agora de cerca de 145 mil, de acordo com o Instituto de Saúde Pública deste país, num cálculo baseado em estimativas, porque os testes não estão a ser feitos em doentes assintomáticos, devido à saturação dos laboratórios.

As unidades de cuidados intensivos na Holanda, contudo, estão longe do ponto crítico, com apenas 142 pessoas internadas nesses serviços, para além de 693 doentes internados com covid-19.

23h35 - Mais 863 mortos e 32.058 casos no Brasil em 24 horas

O Brasil registou 863 mortos e 32.058 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde, acrescentando que investiga a possível relação de 2.501 óbitos com a doença.

Das 863 mortes, 598 ocorreram nos últimos três dias, mas apenas foram incorporadas nos dados de hoje, após confirmação da causa de óbito.

Segundo o último boletim epidemiológico da tutela da Saúde, o Brasil totaliza agora 142.921 vítimas mortais e 4.777.522 casos de infeção desde o início da pandemia, que foi registada oficialmente no país em 26 de fevereiro.

No Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia, 4.135.088 pacientes já recuperaram da covid-19, enquanto que 499.513 infetados estão sob acompanhamento médico.

Geograficamente, os estados que concentram o maior número de infeções são São Paulo (979.519), foco da pandemia no país, Bahia (308.252), Minas Gerais (292.291) e Rio de Janeiro (263.699).

Já as unidades federativas com mais mortes são São Paulo (35.391), seguido pelo Rio de Janeiro (18.388), Ceará (8.950) e Pernambuco (8.222).

22h48 - Disney vai despedir 28 mil trabalhadores nos Estados Unidos

Disney anunciou hoje que vai despedir cerca de 28 mil trabalhadores dos seus parques de diversão, cruzeiros e outros eventos nos Estados Unidos devido à crise financeira causada pela pandemia de covid-19.

A decisão deve-se ao "impacto prolongado da covid-19" nos negócios do grupo e à "incerteza sobre a duração da pandemia", explicou a empresa em comunicado.

A Disney perdeu mais de 4,2 mil milhões de dólares (3,6 mil milhões de euros) no primeiro semestre, devido ao encerramento dos parques de diversão, por causa da pandemia do novo coronavírus.

A crise neste segmento de negócio aberta pela pandemia não foi compensada pela entrada do conglomerado de diversões no mercado de entretenimento em linha, com a Disney+, informou a empresa em agosto.

21h50 - Governo espanhol vai propor maiores restrições em cidades mais afetadas

O Ministério da Saúde espanhol anunciou hoje que vai propor ao Conselho Interterritorial medidas para limitar a mobilidade e horários em todas as cidades do país com mais de 100 mil habitantes onde existe alta incidência da pandemia.

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde de Espanha, Salvador Illa, após uma reunião do grupo covid-19 realizada esta tarde entre o Governo central e os responsáveis pela comunidade de Madrid, na qual foi alcançado um acordo de princípio sobre medidas restritivas.

As restrições serão aplicadas imediatamente aos municípios com incidência cumulativa de mais de 500 casos de infeção por 100 mil habitantes num período de 15 dias, positividade superior a 10% nos testes PCR e com índice de ocupação acima de 35% nas unidades de cuidados intensivos (UCI) ao nível regional.

21h39 - Espanha com mais 9.906 casos notificados, mais de 2.500 nas últimas 24 horas

As autoridades sanitárias de Espanha notificaram 9.906 novas infeções pelo novo coronavírus, das quais 2.586 são relativas às últimas 24 horas, elevando para 758.172 o total de infeções desde o início da pandemia, anunciou o Ministério da Saúde.

De acordo com a tutela, citada pela agência espanhola Efe, há mais 203 óbitos registados, aumentando para 31.614 o número total de mortos em Espanha.

A comunidade de Madrid continua a encabeçar os novos contágios, com 3.228 notificados, 640 dos quais no último dia.

21h25 - França regista 8.051 novos casos e 59 mortes nas últimas 24 horas

A França registou nas últimas 24 horas 8.051 novos casos de infetados pelo novo coronavírus, aumentando o número total de pessoas contagiadas desde o início da pandemia para 550.690, segundo as autoridades sanitárias.

O número de mortes até hoje em França associadas à doença é 31.893, entre as quais 59 registadas nas últimas 24 horas.

A taxa de testes positivos continua a aumentar e situa-se agora nos 7,6%, dois pontos percentuais acima do verificado há duas semanas.

Nos hospitais, o afluxo de doentes está a aumentar e nos últimos sete dias houve 3.984 internamentos de doentes com covid-19, dos quais 815 estão em unidades de cuidados intensivos, 165 nas últimas 24 horas.

As autoridades informaram hoje que há 1.265 surtos ativos sob investigação, dos quais 72 surgiram no último dia e 244 são em lares ou residências geriátricas.

21h15 - Úrsula Von der Leyen à RTP. Preciso mudar processo decisório do Conselho
Europeu

21h05 - Próximos dois jogos da Seleção de futebol vão ter público

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, ambos no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em comunicado.

"No jogo de preparação entre as seleções de Portugal e de Espanha, no próximo dia 07 de outubro, pelas 19:45, no Estádio Alvalade XXI, será autorizada a ocupação de 5% da lotação do estádio com público. No jogo oficial entre as seleções de Portugal e da Suécia, a contar para a Liga das Nações, no dia 14 de outubro, às 19:45, no Estádio Alvalade XXI, será autorizada a ocupação de 10% da lotação do estádio com público", pode ler-se na nota emitida pela FPF.

20h55 - Um milhão de mortos no mundo e o apelo de António Guterres

20h45 - O governo vai alterar regras do regime que substitui o lay-off simplicado

20h30 - António Costa. Portugal não vai recorrer aos empréstimos de Bruxelas


20h25 - Cabo Verde saúda Durão Barroso e pede que ninguém fique para trás na vacinação

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, saudou hoje a nomeação de Durão Barroso para presidente da Aliança Global para as Vacinas, pedindo que ninguém fique para trás no acesso à futura vacina contra a covid-19.

"É com grande satisfação que recebo a notícia da nomeação de Durão Barroso no cargo de presidente da Aliança Global para as Vacinas", afirmou o chefe do Governo, sobre a indicação do ex-primeiro-ministro português, que em dezembro passado foi convidado especial de Ulisses Correia e Silva do Encontro Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação (CVNext), que decorreu na Praia.

Na mensagem divulgada ao final da tarde, o primeiro-ministro cabo-verdiano recordou que a nomeação de Durão Barroso acontece num "momento crucial": "Em que é preciso garantir o acesso universal e equitativo à vacina contra a covid-19 ansiada por todo o mundo e que não deve deixar ninguém para trás".

20h10 - Finlândia fecha bares à uma da madrugada

O Governo finlandês determinou esta terça-feira o encerramento até à primeira hora da madrugada, de todos os bares e restaurantes, para tentar deter a pandemia de Covid-19.

A venda de álcool deverá cessar às 00h00. As novas medidas terão inicio a partir de oito de outubro.

"A informação recolhida pelas autoridades é alarmante, o número de infeções está a aumentar em flecha", disse a ministra para as Questões de Família e Serviços Sociais, Krista Kiuru, em conferência de imprensa ao justificar as medidas.

A ministra revelou que as autoridades locais terão autorização para antecipar os encerramentos para as 23h00 e a proibição de venda de álcool para as 22h00, nos sítios onde o coronavírus esteja a alastrar com maior rapidez.

Os níveis de contágio na Finlândia tem sido dos mais baixos em toda a Europa, mas as autoridades de Saúde Pública reportaram 149 novos casos terça-feira, um dos números mais elevados de novos casos dos últimos meses.

O país registou 345 óbitos por Covid-19 e 9.892 casos de infeção desde o início da pandemia, dos quais 1.016 nas duas semanas anteriores a 26 de setembro.

19h55 - Madeira sem registo de novos casos mantém total de 60 infeções ativas

A Madeira não registou casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo o total de 60 infeções ativas, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), referindo também que foram sinalizadas oito situações suspeitas.

"Hoje não há novos casos positivos a reportar, pelo que a Região Autónoma da Madeira continua a contabilizar 218 casos confirmados de covid-19 no território regional", refere a entidade em comunicado.

O arquipélago mantém 158 casos recuperados e 60 ativos, dos quais 50 foram identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e dez são de transmissão local.

"Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 28 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 31 em alojamento próprio e um doente encontra-se internado na Unidade Polivalente dedicada à covid-19 no Hospital (Central do Funchal) Dr. Nélio Mendonça", indica o IASAÚDE.

À data, 14.676 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação 'MadeiraSafe', das quais 6.968 estão em vigilância ativa.

19h45 - Projeção. Mais de 60 milhões de pessoas podem ter sido contaminadas na Índia

A Índia é já o segundo país do mundo com maior número de infeções por SARS-CoV-2 registadas oficialmente, mas o número real de pessoas contaminadas, ou que tiveram contactos, com o novo coronavírus, poderá ser dez vezes superior ao oficial e chegar aos 60 milhões, anunciaram as autoridades médicas indianas responsáveis pelo combate à pandemia.

A estimativa é baseada em estudos serológicos que avaliam os anticorpos, e que indicam se a pessoa já teve contacto com o SARS-CoV-2.

De acordo com os números oficiais, a população indiana conta com 6,1 milhões de casos de contágio em 1,3 mil milhões de habitantes.

Os testes sanguineos efetuados a 29 mil pessoas em 21 estados indianos, entre meados de agosto e meados de setembro, mostraram que o número de pessoas contaminadas pode ser muito superior.

"A principal conclusão deste inquérito serológico é que cada indivíduo em 15, com mais de 10 anos, havia sido exposto ao vírus, em agosto", declarou em conferência de imprensa no Ministério da Saúde indiano, o diretor-geral do Conselho Indiano para a pesquisa médica, Balram Bhargava.

Os primeiros resultados dos testes serológicos revelaram que 0,73 por cento dos adultos na Índia, cerca de seis milhões de pessoas, haviam sido expostas ao vírus até maio.

Os investigadores têm alertado contra a fiabilidade destes testes, pois eles indicam igualmente anti-corpos desenvolvidos por exposição a outros coronavírus e não apenas ao que causa a Covid-19.

A índia tem vindo a levantar lentamente as medidas de confinamento impostas em março, para tentar salvar a sua economia em queda livre.

19h30 - Meio milhão de tubarões podem ser mortos para produzir vacina contra a covid

Grupos de defesa dos direitos dos animais alertam que perto de meio milhão de tubarões podem ser mortos nos próximos tempos. Em causa está um óleo produzido pelo fígado destes animais, o esqualeno, que é usado em vacinas para a gripe e poderá ser um dos principais componentes para as vacinas produzidas contra a covid-19.

O esqualeno é usado como adjuvante na medicina e aumenta a eficácia de uma vacina criando uma resposta imunitária mais forte. A farmacêutica GlaxoSmithKline admitiu usar este componente em vacinas para a gripe e que poderá usar o esqualeno para vacinas contra a covid-19.

Leia aqui o artigo na íntegra.

19h20 - Conselho de Estado espera que sejam "utilizados todos os instrumentos e recursos" da UE

O Conselho de Estado, que se reuniu hoje tendo como convidada a presidente da Comissão Europeia, considerou que devem ser "utilizados todos os instrumentos e os recursos indispensáveis para uma recuperação sustentável" da crise provocada pela covid-19.

Esta posição consta de uma nota informativa divulgada no final da reunião deste órgão político de consulta do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a primeira presencial em período de pandemia, que decorreu no Palácio da Cidadela, em Cascais, durante cerca de quatro horas.

"O Conselho de Estado salientou a mais-valia da União Europeia num contexto mundial e europeu tão complexo, difícil e exigente, tendo sublinhado a responsabilidade e a oportunidade de serem utilizados todos os instrumentos e os recursos indispensáveis para uma recuperação sustentável e transformadora, num espaço de democracia e direitos humanos, reforçando a confiança dos cidadãos europeus nas instituições comunitárias, através de uma participação ativa em prol da União Europeia", lê-se na nota.

Esta reunião com a participação da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa, teve como tema "a União Europeia".

O Presidente destacou o compromisso de Ursula Von der Leyen para com Portugal.

19h10 - OMS investiga alegações de abuso sexual na resposta à epidemia na RDCongo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que vai investigar alegações de exploração e abuso sexual no contexto da resposta à epidemia de Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo).

"As ações alegadamente perpetradas por indivíduos que se identificam como trabalhando para a OMS são inaceitáveis e serão investigadas com firmeza", adiantou, em comunicado, a organização.

A OMS indicou que o diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, iniciou uma "revisão minuciosa" destas alegações específicas, bem como de outras questões de proteção "mais amplas em contextos de resposta a emergências sanitárias".

"Qualquer pessoa identificada como estando envolvida será responsabilizada e enfrentará graves consequências, incluindo o despedimento imediato", assegurou a OMS, sublinhando "política de tolerância zero" da organização em relação à exploração e abuso sexuais.

19h00 - Federações desportivas pedem "coragem" aos decisores políticos

O Comité Olímpico de Portugal (COP), o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) e a Confederação do Desporto de Portugal (CDP) pediram hoje "vontade política" para resolver os problemas do desporto, após uma audição parlamentar.

Na Assembleia da República, na comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, na qual se analisou o impacto das medidas de contingência e controlo da pandemia por covid-19 no desporto, tendo as três instituições entregado uma moção estratégica aprovada por várias federações desportivas, José Manuel Constantino, presidente do COP, reforçou que "é preciso saber que respostas políticas estão a ser construídas para os problemas do setor".

"Ao longo da pandemia várias áreas foram alvo de medidas de apoio, mas o mesmo não aconteceu no desporto, o que muito nos preocupa. É preciso coragem e vontade dos decisores políticos para que as propostas avancem. Não há respostas e a única coisa que foi concedida foi a possibilidade de prolongamento dos contratos-programa olímpicos", apontou o presidente do COP.


18h49 - Gavi vai manter o programa afirma Barroso

Em declarações à agência Lusa por telefone, quando questionado sobre a quebra nas campanhas de vacinação em alguns países devido à pandemia de covid-19, Durão Barroso lembrou "a missão tradicional" da GAVI, de apoiar a vacinação e imunização em relação a doenças "que são terríveis" e que nalguns casos foram erradicadas graças às vacinas.

A GAVI, recordou, está concentrada em 73 países, que são os que sem ajuda da comunidade internacional não teriam acesso a essas vacinas para a maior parte da população. E, garantiu à Lusa, "isso vai-se manter".

"Agora há uma coisa mais urgente que é esta pandemia, que está a desviar algumas atenções e recursos, mas a GAVI mantém o seu programa e neste ciclo 2016-2020 os objetivos estão a ser atingidos e espero que se mantenha esse bom desempenho", acrescentou.

E ainda sobre a mesma matéria, o antigo presidente da Comissão Europeia deixou outra promessa para quando assumir as funções de presidente do Conselho de Administração da GAVI: "Tudo farei para ajudar a concretizar estes objetivos, tão nobres e tão importantes, não só para as pessoas mais carenciadas, estou a pensar em África, mas também em geral, para a comunidade internacional, para conseguir criar proteção suficiente contra estas pandemias".

A luta contra a Covid-19, que já provocou a morte de mais de um milhão de pessoas, é "uma das funções atuais" da GAVI, além da tradicional de distribuir vacinas contra doenças como a cólera, meningite ou febre amarela, entre outras, disse.

Com os esforços da Aliança, recordou, foram imunizadas cerca de 800 milhões de pessoas e, segundo estudos independentes conseguiu evitar-se a morte de 13 milhões de crianças. Mas, acrescentou, "a GAVI tem agora a função de procurar garantir distribuição para todo o mundo, sem discriminação, nacionalismos ou protecionismos, as vacinas que se espera venham a ser encontradas para a covid-19".

Durão Barroso assinalou também que foi criada uma nova instituição, chamada COVAX, da qual faz parte também a Organização Mundial de Saúde (OMS) e uma organização "irmã" da GAVI, que é o Centro para a Preparação de Resposta às Epidemias, "que estão a trabalhar ativamente, não só na procura de uma nova vacina, com os laboratórios especializados, mas também no melhor meio de garantir a sua distribuição, nomeadamente aos países mais pobres e às camadas mais carenciadas".

Quando existir essa vacina ela terá de chegar a toda a população, porque "ninguém está protegido se não estivermos todos protegidos", referiu.

18h45 - Durão Barroso escolhido para presidente da Aliança Gavi

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa já cumprimentaram  o ex-Presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro-ministro de Portugal.

A Aliança Gavi, é organização internacional dedicada à vacinação.

Numa nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa saúda o antigo presidente da Comissão Europeia e congratula-se por haver "mais um português num cargo internacional particularmente relevante no atual contexto de pandemia coronavírus".

Nesta nota, refere-se que a Aliança Gavi é "uma organização internacional financiada por doadores públicos e privados, que promove as vacinas e a imunização das crianças no mundo, em particular nos países em desenvolvimento".

Durão Barroso, atual presidente do Banco Goldman Sachs International, assumirá em janeiro de 2021 a presidência da Aliança Gavi, cargo que em regra não é remunerado, substituindo a economista e antiga ministra das Finanças da Nigéria Ngozi Okonjo-Iweala, que termina o seu mandato em dezembro.

"Felicito José Manuel Durão Barroso pela nomeação para presidente do conselho de administração da Gavi, num momento em que esta organização, que Portugal apoia, deverá ter um papel relevante na disponibilização de vacinas contra a covid-19 de forma equitativa e a preços acessíveis", escreveu por seu lado António Costa na sua conta oficial como primeiro-ministro no Twitter.

A Aliança Gavi, anteriormente Aliança Global para as Vacinas e a Imunização, com sede na Suíça, define-se nos seus estatutos como "uma fundação independente sem fins lucrativos" que atua como "uma parceria público-privada internacional inovadora", reunindo "governos, organismos das Nações Unidas, fabricantes de vacinas, fundações, organizações não governamentais e institutos de pesquisa".

A sua direção inclui representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, e da Fundação Bill & Melinda Gates.

De acordo com o seu portal na Internet, a dificuldade de acesso a vacinas nos países em desenvolvimento no final da década de 1990 levou a Fundação Bill & Melinda Gates e um grupo de sócios fundadores a criar esta organização.

18h40 - Consumo de alcool aumentou nos EUA durante confinamento

O consumo de álcool aumentou nos EUA durante a pandemia de Covid-19, sobretudo, mas ligeiramente, entre as mulheres, revelou um estudo publicado na revista Jama Network Open.

"Em média, três adultos em cada quatro consumiram álcool mais um dia por mês", afirmam os autores do relatório, que estudaram os dados recolhidos por uma painel regular da RAND Corporation, comparando as respostas de maio-junho de 2020, quando os bares e restaurantes começaram a reabrir um pouco por todos os Estados Unidos, com os de abril-junho de 2019.

Dados sobre a venda de álcool recolhidos em junho passado, mostraram um aumento da venda de álcool fora dos locais de consumo (mais 21 por cento numa mesma semana, em 2020 face à de 2019), mas, com o encerramento dos bares e restaurantes, era difícil perceber se, no total, as pessoas bebiam mais do que antes da pandemia.

O novo estudo responde, embora a variação seja ligeira e revelou que o número de dias em que as mulheres consumiram álcool aumentou em média 0,78 por dia/mês em relação aos 4,58 dias anteriores.

Os dias de "grande consumo" são definidos como aqueles em que um homem bebe mais de cinco copos em duas horas e uma mulher quatro copos no mesmo período. Nesta categoria, as mulheres acentuaram ligeiramente o hábito e passaram de uma média de 0,44 a 0,62 dia por mês.

Apesar destes dados, os homens permanecem os maiores consumidores de álcool, com níveis da ordem de 23 copos por mês contra 15 entre as mulheres.

18h27 - Cinco mortos e 21 pessoas infetadas num lar em Sintra

Um surto de covid-19 detetado no lar Clube Fénix One, em Sintra, já provocou a morte de cinco utentes, estando ainda 21 pessoas infetadas.

Em causa estão 15 utentes e seis funcionários deste lar, localizado na zona do Magoito, segundo referiu à Lusa o vereador com o pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Sintra (distrito de Lisboa), Eduardo Quinta Nova.

18h18 - Alemanha limita particpantes em reuniões e celebrações

O número de participantes em festas e reuniões vai voltar a ser limitado na Alemanha, anunciou a chanceler Angela Merkel. O objetivo é tentar deter o recruiudescimento dos casos de Covid-19 no país.

Merkel considerou que, a par do regresso de turistas após as férias, "as festas privadas são uma causa importante" de novos surtos na Alemanha, "por isso é necessário reagir".

Os vários estado deverão impor um limite máximo de 50 pessoas por festas em locais públicos ou alugados. Já as reuniões privadas é "aconselhado com veemência" que não ultrapassem os 25 celebrantes, referiu a chanceler em conferência de imprensa.

Se o número de infeções, atualmente na média de 35 novos casos por 100 mil habitantes, subir aos 50 casos em 100 mil, o número de particpantes em reuniões públicas ou espaços alugados deverá descer para 25 e, se possível, em casa, para 10.

17h45 - Guterres apela ao financiamento do FMI

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou ao reforço dos fundos do Fundo Monetário Internacional e à expansão das medidas de alívio de dívidas, de forma a ajudar ospaíses em desenvolvimento e mais pobres a recuperar do impacto da pandemia do novo coronavírus.

Durate um evento digital, Guterres disse que os membros do FMI deveriam acordar uma nova emissão dos Direitos Especiais, algo semelhante à impressão de dinheiro por parte de um banco central.

17h32 - Laboratório de Matosinhos é um dos poucos no mundo a avaliar máscaras

Um laboratório de Matosinhos tornou-se este mês um dos poucos a nível mundial que fazem análises de qualidade a máscaras respiratórias, um negócio que explodiu com a pandemia da covid-19.

A Equilibrium, que existe desde 1994 e estava habituada a fazer análises de qualidade na área do ambiente, alimentação, cosméticos e têxteis antibacterianos, viu o Instituto Português da Acreditação (IPAC) dar um selo de acreditação aos seus parâmetros de análise, que incluem a percentagem de filtração e de respirabilidade, disse à Lusa uma das responsáveis da empresa, Cristina Carvalho.

Quando começou a pandemia, muitas empresas têxteis do norte do país começaram a fazer máscaras mas não tinham a quem recorrer para que estas fossem avaliadas, o que levou a Equilibrium a receber pedidos, primeiro de Portugal e depois de outros países europeus, uma vez que só havia "quatro laboratórios acreditados" para avaliar máscaras e ver se estão conformes com a norma internacional.

Desde então, já fizeram "20 mil análises a cerca de cinco mil produtos", que fabricantes nacionais e de países como o Reino Unido, França, Itália, Roménia ou Polónia, que enviam as máscaras pelo correio.

Cristina Carvalho afirmou que o maior investimento da empresa -- que tem 15 trabalhadores - para se virar para a análise de máscaras foi em "massa encefálica" para perceber melhor como fazer os testes, que demora cerca de uma semana e meia desde que os fabricantes as enviam.

"No início, havia muitos chumbos. Mas os resultados negativos também são resultados", referiu, acrescentando que os fabricantes foram percebendo ao longo dos meses como fazer máscaras melhores, quer cirúrgicas quer as chamadas "máscaras sociais".

17h29 - Desemprego diminui no Oeste mas empresas admitem despedir até final do ano

O desemprego diminuiu na região Oeste, mas a maioria das empresas estão pessimistas e admitem ter de despedir trabalhadores se o volume de encomendas não aumentar no próximo trimestre, segundo um estudo divulgado hoje pela Associação Empresarial.

O número de desempregados na região Oeste diminuiu, em agosto, para 11.216 inscritos nos centros de emprego, menos 176 pessoas que os 11.392 registados em julho, de acordo com os dados divulgados hoje pela AIRO -- Associação Empresarial da Região Oeste.

O desemprego é um dos indicadores medidos pela associação no âmbito de um barómetro que, desde o início da pandemia da covid-19, ausculta o tecido empresarial do Oeste para avaliar os efeitos do novo coronavírus na economia da região.

Os dados preliminares do quarto inquérito, realizado entre os dias 18 e 28 de setembro, analisam a realidade empresarial durante os meses de julho, agosto e setembro, demonstrando que "os empresários estão mais pessimistas com a volta à normalidade da atividade económica".

No documento, a que a agência Lusa teve acesso, 25% dos 105 inquiridos afirmam ter registado uma diminuição do volume de vendas na ordem dos 20% a 40%; 18% estima ter tido uma quebra de 40% a 60% e, por último, 6% afirmam ter uma diminuição na ordem dos 80%.

Durante o mesmo período, apenas 4% das empresas dizem ter aumentado o volume de negócios e, no polo contrário, 6% suspenderam a atividade.

Um panorama que a maioria não espera ver melhorado até ao final do ano, com 67% das empresas a prever uma redução do volume de vendas no último trimestre de 2020, enquanto 33% apontam para que este indicador se mantenha constante ou aumente.

As empresas apontam os meses de junho e de agosto como os piores a nível de vendas e a maioria dos empresários admite não ter atingido sustentabilidade económica nos meses do verão.

Contudo, revela o estudo, a maioria (71%) acredita ter liquidez "para aguentar os próximos três meses" e os empresários "pretendem manter os postos de trabalho", embora temam ter de despedir no caso de não aumentarem as vendas no próximo trimestre.

De acordo com o barómetro, a maioria das empresas (79%) afirma ter mantido o número de trabalhadores nos últimos três meses; 7% reduziram o número de colaboradores e 6% dos questionados já tinham dispensado funcionários entre março e junho.

Em contrapartida, 8% dos empresários aumentaram o número de colaboradores durante o período em análise no questionário.

No que toca às responsabilidades salariais e fiscais de cada empresa, 17% dos empresários consideram haver um "risco elevado" de incumprimento, 43% estimam um "risco moderado" e 30% dizem existir um "risco baixo". Apenas 10% esperam um "risco nulo".

Em termos de negócio online, a maioria das empresas (63%) não registou crescimento da atividade, enquanto 37% dão nota de que a sua atividade cresceu nos canais digitais.

Entre os 105 inquiridos 16% consideram existir um risco elevado de encerrar a atividade, o que revela, em relação ao inquérito anterior, "um aumento da preocupação dos empresários", refere o estudo.

Mas, "apesar do pessimismo demonstrado, 96,2% (das empresas) prevê continuar a sua atividade empresarial em 2021", conclui o inquérito, cujos dados preliminares vão ser revelados na próxima sexta-feira.

Destinado às empresas sediadas na região, o quarto questionário foi aplicado a 111 empresas que representam os diversos setores de atividade, tendo sido obtidas 105 respostas aceites e validadas pela AIRO.

17h21 - Reino Unido registou 7.143 novas infeções e 71 mortes

O Reino Unido registou 7.143 novas infeções pelo novo coronavírus, um novo recorde diário, e 71 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, informou o ministério da Saúde britânico.

Na segunda-feira tinham sido registados 4.044 novos casos e 13 mortes, mas a demora no processo administrativo leva a que os números durante o fim-de-semana sejam frequentemente mais baixos.

O total acumulado desde o início da pandemia de covid-19 no Reino Unido é agora de 446.156 casos de contágio confirmados e para 42.072 óbitos num período de 28 dias após um teste positivo.

Os especialistas têm aludido para o facto de o número crescente de casos positivos ser também resultado de se estarem a realizar mais testes do que no início da pandemia no Reino Unido.

Ainda assim, o governo britânico tem vindo a tomar várias medidas e a impor restrições para tentar travar uma segunda onda, tendo proibido ajuntamentos superiores a seis pessoas, recomendado o teletrabalho e decretado o encerramento de bares e restaurantes às 22:00 horas.

16h49 - Fase final da Taça de Portugal de basquetebol adiada para 7 e 8 de outubro

A fase final da Taça de Portugal de basquetebol de 2019/20, prevista para 4 e 5 de outubro, foi adiada para 7 e 8 do mesmo mês, devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a federação da modalidade.

"Devido a situações relacionadas com a doença covid-19 e, em concordância com o exposto no Regulamento para a retoma da prática competitiva do basquetebol, nomeadamente o artigo n.º 26, a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) decidiu alterar as datas da 'final four' da Taça de Portugal 2019/20 para 07 e 08 de outubro", lê-se no sítio oficial do organismo na Internet.

O Benfica regressou na terça-feira aos treinos de forma condicionada, depois de ter suspendido a atividade da modalidade em 10 de setembro, depois de terem sido detetados casos de infeção pelo novo coronavírus.

A final da Taça de Portugal vai ser disputada no Pavilhão Multiusos de Odivelas em 08 de outubro, uma quinta-feira, a partir das 19:00, um dia depois das meias-finais, no mesmo local, que vão opor o FC Porto, detentor do troféu, ao Benfica e o Sporting ao Vitória de Guimarães.

16h37 - Restauração, cinema e alojamento com condições especiais nas moratórias

Restauração, transportes aéreo, ferroviário e marítimo, educação, atividades de saúde e desportivas, alojamento e cinema são alguns dos setores com condições especiais de pagamento nas moratórias bancárias, segundo diploma hoje publicado.

O decreto-lei, hoje publicado em Diário da República, lista os códigos de atividade económica (CAE), num total de 31, que podem beneficiar da prorrogação suplementar e automática da suspensão do reembolso de capital e do pagamento de juros, comissões e outros encargos das operações de crédito contratadas até 30 de setembro de 2021.

Agências de viagem, atividades de rádio e de televisão, transportes rodoviários de mercadorias e atividades de mudanças e o setor da publicidade são algumas das entidades beneficiárias, segundo a lista de códigos que consta do anexo ao decreto-lei.

Também constam da lista o comércio, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos, a venda de livros, revistas e jornais, de discos, CD, DVD, cassetes e similares, atividades cinematográficas, atividades de teatro, de música, de dança e outras atividades artísticas e literárias, a organização de feiras e congressos e atividades de apoio social, atividades das bibliotecas e museus, atividades culturais, de diversão e recreativas.

Na quinta-feira da semana passada, o Conselho de Ministros decidiu prolongar por mais seis meses, até 30 de setembro de 2021, o prazo das moratórias de crédito, que terminava em 31 de março, às empresas de setores particularmente afetados pela pandemia.

Já para as restantes empresas atualmente abrangidas pelas moratórias, o Governo manteve a suspensão do pagamento de capital, prolongando-a seis meses, até 30 de setembro de 2021, mas não dos juros.

16h35 - Maia e Valongo com "linha verde" para dúvidas e casos suspeitos

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) da Maia e de Valongo criou a "Linha Verde Covid Institucional" que permite a escolas e lares destes concelhos do distrito do Porto estarem em contacto direto com profissionais de saúde.

Na prática, esta linha, que se desmultiplica em sete contactos telefónicos diretos, permite que os responsáveis de instituições ligadas ao apoio à terceira idade e infância, bem como agrupamentos escolares, tenham um interlocutor local para esclarecer dúvidas ou dar conhecimento de um caso ou suspeita de covid-19.

No documento, ao qual a Lusa teve hoje acesso, lê-se que o objetivo é "responder às solicitações, no âmbito da covid-19, (...) de forma efetiva", sendo que até aqui os responsáveis das instituições ligavam diretamente para a linha SNS24 nacional.

A "Via Verde Covid Institucional" Maia/Valongo está dividida por área geográfica e tipo de instituição, num total de sete tipologias.

Por exemplo, um agrupamento de escolas de Águas Santas, Pedrouços, Folgosa ou São Pedro de Fins, no concelho da Maia, tem como interlocutor um profissional do ACeS diferente do que está atribuído às estruturas residenciais do mesmo município.

Já uma escola ou creche, entre outros equipamentos ligados ao apoio a crianças e jovens, de Castêlo da Maia, Vila Nova da Telha e Moreira da Maia "responde" perante um outro interlocutor. E o mesmo acontece com instituições das freguesias Cidade da Maia, Nogueira e Silva Escura.

Já no que diz respeito a Valongo, os contactos também foram divididos por localidades e instituições, sendo que as freguesias de Ermesinde e Alfena aparecem ligados ao mesmo interlocutor e Valongo, Campo e Sobrado a um segundo.

Esta linha pode ser usada quer seja para "pedido de esclarecimento de ordem técnica", quer para "suspeita de um ou mais casos covid-19", como se lê no documento do ACeS Maia/Valongo.

"A linha funciona como um reforço ao SNS24. Desde o início da crise sanitária, temos trabalhado para encontrar respostas efetivas de combate à pandemia e de apoio às pessoas e empresas. Muitas vezes encontramos soluções inovadoras. A Linha Verde Covid Institucional é um desses casos", disse à agência Lusa o presidente da câmara da Maia, António Silva Tiago.

16h21 - Aldeias Históricas de Portugal com plano de combate à pandemia

A Rede das Aldeias Históricas de Portugal desenvolveu um plano operacional de combate à covid-19, com o objetivo de "reforçar as 12 aldeias da rede como destino seguro e sustentável, no atual cenário pandémico", foi hoje anunciado.

"As Aldeias Históricas de Portugal tornam-se, assim, o primeiro destino em rede, em Portugal, a desenvolver um programa tão completo de resposta à covid-19", lê-se num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a nota da Associação das Aldeias Históricas de Portugal, "os turistas, a população residente, mas também os agentes económicos e as mais diversas entidades do território, são os alvos de um plano que surgiu da necessidade identificada pelas Aldeias Históricas de Portugal de requalificar e adaptar as aldeias enquanto destino seguro e de confiança".

O plano, elaborado em parceria com a consultora Deloitte, partiu de um desafio lançado pelas Aldeias Históricas, visando garantir que todo o ecossistema do Turismo instalado nas 12 aldeias que integram a rede "tenha capacidade de resposta à nova situação, de forma a acautelar os interesses das comunidades locais e, simultaneamente, transmitir um sentimento de segurança que atraia os turistas".

16h15 - Açores com sete novos infetados nas últimas 24 horas

Os Açores registaram sete novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 302 o total de pessoas infetadas pelo coronavírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, avança hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No seu comunicado diário, a entidade explica que, "decorrentes das 1.020 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados sete casos positivos de covid-19", dos quais "três em São Miguel, um na Terceira e três no Faial".

Há ainda a registar três recuperações na ilha de São Miguel, elevando para 181 o número de casos recuperados de covid-19 na região.

16h08 - Pior verão de sempre na aviação leva IATA a agravar projeções

A fraca retoma da aviação nos últimos meses, que causou o "pior verão de sempre" no setor, levou hoje a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) a piorar as projeções, prevendo que o tráfego mundial caia este ano 66%.

Em comunicado, a IATA indica que "baixou a sua previsão de tráfego para 2020 para refletir uma recuperação mais fraca do que o esperado, como evidenciado pelo fim sombrio da época de viagens de verão no hemisfério norte".

Assim, a atual previsão é que a pandemia de covid-19 e as medidas restritivas que se seguiram motivem uma queda do tráfego aéreo em 66% em todo o mundo este ano face ao ano passado, quando anteriormente a IATA apontava para uma redução de 63%.

A contribuir para esta revisão em baixa está o facto de a procura estar "extremamente enfraquecida em relação aos níveis normais" de agosto e de, também neste mês, "a recuperação dos serviços aéreos de passageiros ter sido interrompida por um regresso das restrições governamentais face a novos surtos de covid-19 em vários mercados-chave".

De acordo com o presidente executivo da IATA, Alexandre de Juniac, esta foi aliás a "pior época de verão de sempre da indústria", marcada especialmente por um "desastroso desempenho do tráfego em agosto".

Apontando que "a recuperação da procura internacional é praticamente inexistente" e que alguns mercados domésticos estão "a regredir", o responsável fala num "triste período" de verão, habitualmente época alta na aviação.

16h05 - Rúben Amorim está recuperado da covid-19 e já orientou treino do Sporting

O treinador Rúben Amorim, recuperado da covid-19, orientou já hoje o treino do Sporting, a dois dias da receção aos austríacos do LASK Linz, no ‘play-off’ da Liga Europa de futebol.

Rúben Amorim, diagnosticado há duas semanas, em 16 de setembro, entre vários casos no plantel, está apto a sentar-se no banco e estrear-se na época 2020/21, depois de ter falhado a visita no domingo ao Paços de Ferreira (2-0), na I Liga.

O Sporting, que ultrapassou na terceira pré-eliminatória os escoceses do Aberdeen (1-0), procura na quinta-feira, a par do Rio Ave – que recebe o AC Milan -, juntar-se a Sporting de Braga e Benfica na fase de grupos da segunda competição da UEFA.

Na sessão de treino de hoje na Academia de Alcochete, além de Rúben Amorim, também o guarda-redes Luís Maximiano, que também esteve infetado com o novo coronavírus, também subiu ao relvado, recuperado da doença.

15h58 - Cientistas dizem que é urgente encontrar alternativas aos descartáveis

Uma equipa de cientistas da Universidade de Aveiro lançou hoje um apelo para que sejam encontradas alternativas ao uso de máscaras e luvas descartáveis, dado o aumento do lixo produzido.
"É urgente encontrar alternativas ao uso de máscaras e luvas descartáveis", defendem cientistas da Universidade de Aveiro (UA) que nos últimos meses têm estudado o aumento de lixo e o recuo generalizado na gestão sustentável de resíduos de plástico.

Se numa primeira fase o confinamento trouxe ganhos para o meio ambiente, com a redução da poluição atmosférica, numa segunda fase a quantidade de plásticos não reutilizáveis, entre máscaras, luvas e outros materiais de proteção, que foi preciso passar a usar para prevenir o contágio pelo coronavírus, "aumentou exponencialmente à medida do aumento de casos".

Joana Prata, Ana Luísa Silva, Armando Duarte, Teresa Rocha-Santos, Amadeu Soares e Diana Campos, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), uma das unidades de investigação da UA, publicaram três artigos científicos em que fazem recomendações de gestão coletiva, mas também individual, do "novo" lixo.

"O descarte correto das máscaras e luvas descartáveis foi negligenciado e estes resíduos passaram a ser encontrados nas ruas e passeios", diz a investigadora Joana Prata.

Ana Luísa e Joana Prata, primeiras autoras desses estudos, estimaram, com base em estratégias de saúde pública, que a nível mundial são necessárias mensalmente 129 mil milhões de máscaras e 65 mil milhões de luvas.

Esses números, sublinham, não contabilizam as batas descartáveis e outros materiais de proteção, cuja "gestão desadequada tem como resultado uma contaminação ambiental generalizada".

Para contornar o problema ambiental, os cientistas dizem que é urgente encontrar alternativas sustentáveis para as máscaras, luvas e plásticos de utilização única.

14h18 - Secretário-geral da ONU diz que mundo tem de aprender com os erros

António Guterres considera que a ciência, a cooperação e as liderança responsáveis são fundamentais para se vencer a pandemia.


14h12 - Portugal regista hoje mais 6 mortos e 688 novos casos de covid-19

Desde o início da pandemia Portugal já registou 1.963 mortes e 74.717 casos de infeção, estando hoje ativos 24.561 casos, mais 373 do que no dia anterior.

A DGS indica que das seis mortes registadas, cinco ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde também se verifica o maior número de infeções, e uma na região Centro.

Relativamente aos internamentos hospitalares o boletim revela que estão internadas 661 pessoas (mais duas em relação a segunda-feira). Em cuidados intensivos estão 99 pessoas (mais uma).

O boletim refere ainda que as autoridades de saúde têm em vigilância 44.231 contactos, mais 60 em relação a segunda-feira, e que foram dados como recuperados nas últimas 24 horas 309 doentes.

Desde o início da pandemia em Portugal já recuperaram da doença 48.193 pessoas.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo foram notificados mais 478 novos casos de infeção o que representa quase 70 por cento do total de casos registados hoje, contabilizando a região 38.294 casos e 759 mortes.

A região Norte regista hoje mais 160 novos casos de covid-19, totalizando 26.735 e 884 mortos desde o início da pandemia.

Na região Centro registaram-se mais 16 casos, contabilizando no total 6.076 infeções e 263 mortos.

No Alentejo foram registados mais cinco casos de covid-19, totalizando 1.499 casos, mantendo-se os 23 mortos anteriormente registados.

A região do Algarve tem hoje notificados mais 22 casos de infeção, somando 1.622 casos e mantém os 19 mortos.

Na Região Autónoma dos Açores foram registados mais dois novos caso nas últimas 24 horas, somando 269 infeções detetadas e 15 mortos desde o início da pandemia.

A Madeira registou cinco casos nas últimas 24 horas, contabilizando 222 infeções, sem óbitos até hoje.

Os casos confirmados distribuem-se por todas as faixas etárias, situando-se entre os 20 e os 59 anos o registo de maior número de infeções, com um destaque para a faixa entre os 40 e os 49.

O novo coronavírus já infetou em Portugal pelo menos 33.905 homens e 40.812 mulheres, de acordo com os casos declarados.

Do total de vítimas mortais, 987 eram homens e 976 mulheres. O maior número de óbitos continua a concentrar-se nas pessoas com mais de 80 anos.

14h02 - Este mês já morreram cinco idosos infetados com Covid-19 num lar em Sintra

A instituição tem neste momento 15 utentes e seis funcionários infetados. Três utentes estão mesmo internados. O primeiro caso foi detetado a 3 de setembro.

Até hoje, o lar registou a morte de cinco pessoas e a recuperação de um utente e um funcionário.

Todas as medidas de desinfeção e confinamento foram imediatamente tomadas.

Fonte da Câmara Municipal diz que os testes aos casos positivos vão ser repetidos na sexta-feira.


14h01 - Quase 4.000 mortos em todo o mundo nas últimas 24 horas

A pandemia do novo coronavírus matou 3.917 pessoas em todo o mundo nas últimas 24 horas, indica um balanço às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) da agência France-Presse a partir de dados oficiais.

Com aqueles sobre para 1.005.981 o número de mortos no mundo desde que a doença foi conhecida no final de dezembro na China.

O número de infetados é agora de 33.415.720, dos quais 267.743 foram registados nas últimas 24 horas. Pelo menos 23.006.200 das pessoas foram consideradas curadas, segundo a AFP.

Os países que registaram mais mortes no último dia foram a Índia (776), o Brasil (317) e os Estados Unidos (281).

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela covid-19, tanto em número de mortos como de casos, com um total de 205.091 mortos entre 7.150.118 casos, segundo o balanço da universidade Johns Hopkins. Pelo menos 2.794.608 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais enlutados são o Brasil, com 142.058 mortos em 4.745.464 casos, a Índia com 96.318 mortos (6.145.291 casos), o México com 76.603 mortes (733.717 infetados) e o Reino Unido com 42.001 mortes (439.013 casos).

Entre os países mais afetados, o Peru é o que conta com mais mortos em relação à sua população, 98 por cada 100.000 habitantes, seguido da Bélgica (86), Bolívia (68), Espanha (67) e Brasil (67).

13h49 - Associações empresariais acusam Governo de estar a tirar o tapete às empresas

Está em causa o programa de retoma progressiva apresentado pelo executivo.


13h45 - Pandemia afastou dos hospitais quase metade dos doentes que sofreram enfarte

Sabe-se já que no primeiro pico da pandemia em Portugal entre março e abril deste ano, 40 a 50 por cento dos doentes que sofreram um enfarte não foram ao hospital por receio de contágio. Muitos acabaram por morrer e outros ficaram com sequelas.


13h43 - Carção tenta sensibilizar idosos para vacinação da gripe

A junta de freguesia de Carção, Vimioso, está a informar os mais velhos para a importância da vacinação contra a gripe. O propósito é proteger a comunidade do vírus sazonal e evitar deslocações à sede de concelho, onde há casos ativos de Covid-19.


13h41 - Santuário de Fátima deverá ter peregrinos no próximo dia 13 de outubro

Um vídeo do Bispo D. António Marto publicado por lapso na página da diocese de Leiria/ Fátima e entretanto retirado chamava a atenção dos peregrinos para a celebração desse dia.

A mensagem pastoral dizia, sem referir números, que "existem limites para o acesso".

Fonte da diocese disse à RTP que haverá espaços delimitados, de forma a que as pessoas possam estar no recinto, respeitando distanciamento social.

O Santuário já tem em vigor um plano de contingência que limita a ocupação do espaço ao máximo de um terço.


13h40 - Há 68 infetados no Lar dos Ferroviários, no Entroncamento

São 50 utentes e 18 funcionários. Neste momento, a maior dificuldade é o reforço de trabalhadores.


13h31 - Precários à espera de apoio extraordinário estão a receber multas do fisco

A Associação de Combate à Precariedade denunciou hoje que a Autoridade Tributária (AT) está a aplicar multas de 75 euros a trabalhadores precários que ficaram sem rendimento e estão a recorrer ao novo apoio extraordinário a trabalhadores.

De acordo com o comunicado, a informação foi dada por "vários testemunhos e pedidos de ajuda que têm chegado" à associação.

"O Governo deve imediatamente corrigir a situação, anulando as coimas emitidas pela Autoridade Tributária e permitindo a submissão dos pedidos referentes a julho e agosto a quem não o conseguiu fazer", considera.

"Na sequência de uma informação tardia e pouco rigorosa divulgada pelo Instituto da Segurança Social (ISS), muitas pessoas abriram atividade como trabalhadores independentes com início no mês de julho, anterior ao momento do pedido, o que levou a AT a considerar que houve um atraso no pedido e a aplicar cegamente as multas", explicou.

Segundo a associação, muitas pessoas ficaram também impedidas de fazer o pedido por não terem conseguido abrir atividade a tempo ou por terem aberto atividade com data de setembro, "mês em que foram finalmente disponibilizados os formulários para o apoio".

13h24 - Identificados vários surtos de Covid-19 em clínicas e hospitais

A situação mais preocupante é na unidade local de saúde do Baixo Alentejo. No hospital de Beja subiu para 31 o número de casos positivos, o que levou ao encerramento da urgência de obstetrícia até terça-feira da próxima semana.


12h36 - Mais 100 milhões de doses de vacinas reservadas para países mais pobres

A Aliança para as Vacinas anunciou hoje que os países mais pobres reservaram mais 100 milhões de doses da vacina que for criada contra a covid-19, fabricadas na Índia e vendidas ao preço máximo de três dólares (2,5 euros).

Em agosto, a GAVI (que reúne várias agências da ONU, como a Organização Mundial de Saúde, e entidades como o Banco Mundial) e a fundação Gates já tinham anunciado em agosto uma colaboração com um instituto indiano (SII) que é o maior fabricante mundial de vacinas, para distribuir 100 milhões de doses.

O plano é o SII fabricar a vacina que venha a ser criada pelas farmacêuticas AstraZeneca e Novavax e disponibilizá-la ao organismo Covax, lançado pela OMS para garantir o acesso mundial a vacinas, tratamentos e diagnósticos para a covid-19.

A potencial vacina da AstraZeneca estará disponível a 61 países e a da Novavax irá para outros 92.

O objetivo da OMS é haver dois mil milhões de doses de vacinas até ao fim de 2021.

12h35 - Mais 700 mil crianças sírias enfrentam má nutrição devido à pandemia

Os riscos de fome na Síria vão atingir mais 700 mil crianças devido às sérias dificuldades económicas provocadas pela pandemia de covid-19, alertou hoje a organização Save the Children.

A organização não-governamental alerta que o novo balanço faz aumentar para 4,6 milhões o número total de crianças que enfrentam problemas de carência de alimentos na Síria, país marcado pela guerra.

O conflito sírio prolonga-se há quase dez anos e já fez 400 mil mortos, tendo provocado uma vaga de milhares de refugiados e deslocados internos.

A quebra da moeda local nos últimos meses está a provocar grandes dificuldades na obtenção de alimentos e a pandemia de SARS CoV-2 veio piorar a situação.

A organização Save the Children alerta que a situação das crianças na Síria não tem precedentes no que diz respeito à fome.

De acordo com a ONG, 65% das crianças "não comeram uma única maçã, laranja ou banana nos últimos três meses".

"No nordeste da Síria, uma área controlada pelos Estados Unidos que apoiam as Forças Democráticas Sírias, pelo menos um quarto das crianças não comeu uma peça de fruta nos últimos nove meses".

A Save the Children refere que os pais das crianças sírias não conseguem obter alimentos frescos: carne, fruta ou vegetais e sobrevivem do consumo de grão e arroz.

"Uma geração inteira de crianças enfrenta risco de má nutrição porque as famílias simplesmente não podem adquirir alimentos", disse Sonia Kush, diretora da organização para a Síria.

12h32 - PSD vai propor reforço do financiamento do ensino superior

O PSD vai propor a "redefinição do quadro de financiamento do ensino superior, face ao impacto da crise pandémica no orçamento das universidades e a necessidade de reforçar a ação social, revelaram hoje à Lusa deputados de Aveiro.

"Para situações excecionais terá de haver decisões excecionais, pelo que se impõe a redefinição do quadro planeado do financiamento público para o ensino superior que se estende a 2023", defenderam os deputados do PSD Carla Madureira, Helga Correia e André Neves, anunciando que o seu partido defenderá a renegociação do contrato de legislatura.

Em comunicado, aqueles deputados eleitos pelo distrito de Aveiro alertam que "a crise pandémica começa agora a gerar impactes mais profundos", pelo que se justifica "a redefinição do contrato de legislatura.

Os três deputados do PSD afirmam-se também preocupados com o preço dos alojamentos para estudantes na cidade, que já superou o que é praticado em Coimbra.

12h31 - PSD vai propor reforço do financiamento do ensino superior

O PSD vai propor a "redefinição do quadro de financiamento do ensino superior, face ao impacto da crise pandémica no orçamento das universidades e a necessidade de reforçar a ação social, revelaram hoje à Lusa deputados de Aveiro.

"Para situações excecionais terá de haver decisões excecionais, pelo que se impõe a redefinição do quadro planeado do financiamento público para o ensino superior que se estende a 2023", defenderam os deputados do PSD Carla Madureira, Helga Correia e André Neves, anunciando que o seu partido defenderá a renegociação do contrato de legislatura.

Em comunicado, aqueles deputados eleitos pelo distrito de Aveiro alertam que "a crise pandémica começa agora a gerar impactes mais profundos", pelo que se justifica "a redefinição do contrato de legislatura.

Os três deputados do PSD afirmam-se também preocupados com o preço dos alojamentos para estudantes na cidade, que já superou o que é praticado em Coimbra.

12h21 - Politécnico de Bragança com sistema híbrido de aulas presenciais e à distância

Uma boa parte das aulas no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vão funcionar em sistema híbrido, com alguns professores e alunos nas salas e outros estudantes em videoconferência, revelou hoje o presidente da instituição, Orlando Rodrigues.

Em declarações à Lusa, o presidente do IPB concretizou que vão estar a funcionar, nas diferentes escolas do instituto, cerca de 60 salas e 40 laboratórios com este sistema, o que totaliza um centena de espaços com atividade letiva presencial e à distância em simultâneo.

O instituto investiu perto de 200 mil euros para equipar as salas, nomeadamente com tecnologia específica que, disse o presidente, está já pensada também para permitir que assistam às aulas alunos que eventualmente venham a ficar em isolamento devido à pandemia covid-19.

Orlando Rodrigues explicou que foi necessário adotar este sistema para cumprir a regra sanitária do afastamento físico que reduz o número de pessoas nas salas e obriga ao desdobramento das turmas maiores em aulas presenciais e à distância.

O IPB alargou também os horários das 08:00 às 21:00 de segunda a sexta e todo o dia ao sábado, além de outras medidas como o uso obrigatório de máscara, a proibição de permanência em alguns espaços, higienização e proibição das praxes.

12h15 - Mais 100 milhões de doses de vacinas reservadas para países mais pobres

A Aliança para as Vacinas anunciou hoje que os países mais pobres reservaram mais 100 milhões de doses da vacina que for criada contra a covid-19, fabricadas na Índia e vendidas ao preço máximo de três dólares (2,5 euros).

Em agosto, a GAVI (que reúne várias agências da ONU, como a Organização Mundial de Saúde, e entidades como o Banco Mundial) e a fundação Gates já tinham anunciado em agosto uma colaboração com um instituto indiano (SII) que é o maior fabricante mundial de vacinas, para distribuir 100 milhões de doses.

O plano é o SII fabricar a vacina que venha a ser criada pelas farmacêuticas AstraZeneca e Novavax e disponibilizá-la ao organismo Covax, lançado pela OMS para garantir o acesso mundial a vacinas, tratamentos e diagnósticos para a covid-19.

A potencial vacina da AstraZeneca estará disponível a 61 países e a da Novavax irá para outros 92.

O objetivo da OMS é haver dois mil milhões de doses de vacinas até ao fim de 2021.

11h31 - Portugal aplica subvenções e põe de parte empréstimos

Na apresentação do Plano de Recuperação e Resiliência partilhada com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Lisboa, o primeiro-ministro afirmou que o país vai usar "integralmente" as verbas da União Europeia sob a forma de subvenções, na ordem dos 12,9 mil milhões de euros. António Costa pôs de parte, todavia, a utilização do dinheiro disponibilizado por via de empréstimos.

"Temos uma dívida pública muito elevada e temos de sair desta crise não só mais fortes do ponto de vista económico e social, mais modernos e mais verdes, mas também mais sólidos do ponto de vista financeiro", declarou Costa.

"Recorreremos integralmente às subvenções, não utilizaremos a parte relativa aos empréstimos enquanto a situação financeira do país não o permitir", acrescentou o chefe do Executivo.

11h15 - UE apoia Pacífico e Timor-Leste

A Comissão Europeia anunciou um novo programa de apoio à resposta sanitária à covid-19 no Pacífico e Timor-Leste, orçado em 22 milhões de euros.

O programa, dos quais dois milhões de euros estão destinados a Timor-Leste, pretende, de acordo com a delegação da União Europeia em Díli, "aumentar a prontidão e a capacidade de 15 países combater e proteger-se eficazmente contra a pandemia".

Em comunicado, a delegação adianta que o programa apoiará a entrega de equipamento, medicação e serviços essenciais e permitirá aos países "diagnosticar, tratar e gerir melhor" os casos da doença provocada pelo novo coronavírus.

"A deteção precoce de casos permanece crítica nos países do Pacífico, que são altamente vulneráveis à importação da doença. Este apoio da UE visa assegurar o acesso contínuo aos kits de teste e a rápida identificação de casos da covid-19".

10h53 - Portugal é exemplo de "recuperação e renovação" na Europa

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apresentam esta terça-feira as prioridades dos planos de recuperação e resiliência europeu e português, numa sessão na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

Von der Leyen considera Lisboa um exemplo de "renovação e recuperação" e pretende "acolher da melhor maneira o Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal".

No início da sessão de apresentação do Plano de Recuperação e Resiliência e do Plano de Recuperação da União Europeia, Ursula von der Leyen começou por elogiar Portugal, o papel do país na União Europeia e no mundo e a forma com os portugueses agiram quando a pandemia antingiu a Europa.

10h33 - Politécnico de Portalegre com praxes suspensas

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre anunciou que foi decido, por unanimidade, suspender as praxes académicas este ano letivo, por causa da pandemia da covid-19.

Em comunicado publicado no Facebook, a AAIPP explica que esta decisão foi tomada em conjunto com as três comissões de praxe pertencentes ao politécnico.


"Para lá de todas as condicionantes causadas pela pandemia, a AAIPP e as três comissões, pretendem, acima de tudo, defender a boa imagem da praxe, pelo que realizar qualquer tipo de atividade dentro desse contexto poderia pôr essa mesma imagem em causa", lê-se no texto.

10h13 - Surto em lar no Entroncamento com 68 casos

No Lar dos Ferroviários, estão confirmados 68 casos de infeção pelo novo coronavírus - 50 dos 78 utentes e 18 funcionários.

A reportagem da RTP no local recolheu os últimos dados sobre este surto junto de Jorge Faria, presidente da Câmara Municipal do Entroncamento.
"Não temos gente para trabalhar. Apelamos a quem queira trabalhar ou ser voluntário. Esse é o principal problema, o cansaço dos funcionários", admitiu o autarca.

10h11 - 57% dos portugueses consideram que pandemia dificultou acesso a cuidados de saúde

Mais de metade dos portugueses consideram que a pandemia da covid-19 dificultou o acesso a cuidados de saúde. A população mais idosa (69 por cento) e os doentes crónicos (70 por cento) são quem mais expressa esta dificuldade.

Os dados são do estudo Acesso a cuidados de saúde em tempos de pandemia, realizado pela GFK Metris e agora apresentado na Ordem dos Médicos.

O quadro descrito no estudo resulta de "uma experiência efetiva": 692 mil portugueses não realizaram as consultas médicas que estavam marcadas.
Quase 90% dos inquiridos num estudo sobre o acesso aos cuidados de saúde considera que devia existir instituições exclusivas para o tratamento de doentes com covid-19 e outras "livres" para tratar as outras doenças.

Por outro lado, quase 90 por cento dos inquiridos considera que o país deveria ter instituições exclusivas para o tratamento de doentes com covid-19 e outras "livres" para tratar as demais doenças.

Este trabalho teve por objetivo auscultar opiniões e captar perceções dos portugueses sobre a pandemia e o respetivo impacto no acesso a cuidados de saúde, tendo sido realizado com base em questionários presenciais entre 28 de agosto e 7 de setembro, com uma amostra representativa da população portuguesa constituída por mais de mil pessoas maiores de 18 anos residentes em Portugal Continental.

9h53 - Rússia acima dos oito mil casos diários

As autoridades russas reportam esta segunda-feira mais 8232 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, o que impulsiona o total de contágios desde o início da pandemia para 1.167.805.

Nas últimas 24 horas, morreram em território russo mais 160 pessoas. O total de óbitos causados pela covid-19 naquele país é agora de 20.545.

9h25 - Elisa Ferreira confiante no plano que Von Der Leyen vai conhecer em Portugal

Entrevistada pela Antena 1, a comissária europeia Elisa Ferreira está confiante de que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai conhecer em Portugal um plano adequado ao valor que Portugal vai receber em fundos comunitários. A portuguesa considera que esta é uma oportunidade única para que os países utilizem esse dinheiro para dar músculo às economias.
Andrea Neves, correspondente da Antena 1 em Bruxelas

A presidente da Comissão vai estar, esta manhã, com António Costa, na apresentação do Plano de Recuperação e Resiliência, na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

9h05 - África soma 310 mortos e mais de cinco mil casos

África registou mais 310 mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, com o total desde o início da pandemia a subir para 35.750 óbitos em 1.465.023 infetados.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, desde segunda-feira houve nos 55 Estados-membros da organização mais 5309 casos da doença e 4877 recuperados, para um total de 1.210.548.

A África Austral continua a registar o maior número de casos de infeção e de mortos, com 17.838 vítimas mortais num universo de 734.231 infetados.

Só na África do Sul, o país mais afetado do Continente Afriano, estão registados 671.669 casos e 16.586 mortos.

8h55 - Cruzeiro aporta em Atenas com contágios a bordo

O primeiro navio de cruzeiro a navegar na Grécia, depois do confinamento, aportou esta segunda-feira no porto de Pireu, em Atenas, após terem sido detetadas mais de dez pessoas com covid-19.

O cruzeiro Mein Schiff 6, com pavilhão de Malta, é operado pela empresa alemã TUI e transporta 922 passageiros e 666 tripulantes.

Nenhum dos ocupantes está autorizado a deixar o navio, mas os especialistas do Ministério da Saúde da Grécia estão a bordo a fazer exames médicos.  

8h36 - Índia regista 776 mortes e 70.589 casos em 24 horas

As autoridades sanitárias da Índia registaram 776 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, além de mais 70.589 casos, um dia depois de o país ter ultrapassado os seis milhões de infetados desde o início da pandemia.

Desde o início da pandemia, a Índia registou 96.318 mortos e mais de 6,1 milhões de casos (6.145.291), segundo um balanço independente da universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, esperando-se que em algumas semanas ultrapasse os Estados Unidos, atualmente o país com mais infetados.

Apesar do grande número de infeções, a Índia tem o maior número de doentes recuperados do mundo: mais de cinco milhões de pessoas recuperaram da doença, com a taxa de recuperação a rondar os 82 por cento.

8h32 - EUA reportam 281 mortos e mais de 37 mil casos em 24 horas

Os Estados Unidos registaram 281 mortos e 37.719 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Com este último balanço, o país atingiu um total de 205.024 óbitos e 7.147.070 casos confirmados.

Apesar de Nova Iorque não ser mais o Estado com maior número de infeções, ainda é o mais afetado em termos de mortes nos Estados Unidos, com 33.140 mais do que no Peru, França ou Espanha.

8h31 - Brasil reporta 13.155 casos e 317 mortes em 24 horas

O Brasil registou 13.155 casos de infeção e 317 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, segundo as últimas informações divulgadas pelo Ministério da Saúde. O país sul-americano totaliza agora 4.745.464 casos de infeção e 142.058 óbitos provocados pelo novo coronavírus.

O Executivo brasileiro adiantou que 4.084.182 pessoas já recuperaram da doença e outras 519.224 infetadas permanecem sob acompanhamento.

Os Estados de São Paulo (35.125), Rio de Janeiro (18.291), Ceará (8.921) e Pernambuco (8.190) têm o maior número de óbitos devido à pandemia.

Considerando o número de casos, São Paulo (973.142), Bahia (306.629), Minas Gerais (290.137) e Rio de Janeiro (262.006) são os que somam mais infeções.

8h00 - Ponto de situação

Há novas medidas para as empresas afetadas pela pandemia. A recuperação ficou abaixo do esperado e o Governo avança com mais apoios.

Assim, as empresas mais atingidas pela crise vão poder suspender os contratos de trabalho. E vão também poder reduzir os horários.

O Governo vai ainda rever o regime do lay-off simplificado, a pensar, em particular, nas pequenas e médias empresas do sector do turismo.

O ministro da Economia argumenta que a recuperação ficou áquem do esperado e que, por isso, é necessário avançar com mais apoios para as empresas. A CGTP considera que, sejam quais forem as medidas, os trabalhadores não podem perder rendimentos. Por sua vez, a UGT avisa que não se pode mexer nos ordenados.
O presidente da Confederação Empresarial de Portugal diz que as medidas deveriam começar por ser apresentadas em sede de Concertação social.
Plano de Recuperação e Resiliência
O primeiro-ministro português e a presidente da Comissão Europeia apresentam esta terça-feira os planos português e europeu de Recuperação e Resiliência.
A apresentação vai ser na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

António Costa reuniu-se na segunda-feira com Ursula Von Der Leyen, em Lisboa, para analisar o combate à covid-19.As perspetivas do Banco Central Europeu para a Zona Euro, este ano, melhoraram. A instituição admite agora uma queda da economia de oito por cento, menos duas décimas do que na anterior estimativa.


O plano do Governo para a recuperação da economia assenta em dez áreas.

Os projetos incidem sobre o sector da petroquímica e refinaria, eficiência energética, mineração do mar profundo, comércio e serviços, turismo e centrais de biomassa.

O documento não esquece as ligações ferroviárias entre todas as capitais de distrito, a reativação das ligações com Espanha, a expansão dos metros de Lisboa e Porto e uma rede nacional de ciclovias.

É nestes setores que deverá ser investido o cheque de 53 mil milhões de euros que Portugal vai receber até 2030.

O primeiro esboço do Plano de Recuperação tem de ser entregue a Bruxelas no dia 15 de outubro.
O quadro em Portugal
Segundo o boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde, morreram mais quatro pessoas vítimas da covid-19 em Portugal. Há mais 425 casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2.

Os internamentos continuam a aumentar. É preciso recuar a maio para encontrar números semelhantes. Nos cuidados intensivos há mais nove internados, para um total que já ronda as 100 pessoas em estado considerado mais grave.
O quadro internacional
A pandemia da covid-19 já provocou mais de um milhão de mortes e mais de 33,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o Continente Americano mantém-se agora como aquele que acumula mais casos confirmados e mais mortes.

A covid-19 é causada por um novo coronavírus, identificado como SARS-CoV-2, detetado no final de dezembro em Wuhan, cidade do centro da China.