Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Adriano Machado - Reuters

Portugal registou mais 734 casos de infeção pelo novo coronavírus e 13 vítimas mortais, esta segunda-feira.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h39 - Donald Trump deixa Hospital Walter Reed

Tal como havia anunciado na rede social Twitter, Donald Trump deixou o Hospital militar Walter Reed depois das 18h30, às 23h30, hora portuguesa. O presidente norte-americano dirigiu-se para um helicóptero para voar até à Casa Branca.


21h55 - São Tomé e Príncipe sem casos positivos nas ultimas 48 horas

São Tomé e Príncipe não registou hoje qualquer caso positivo de Covid-19 em 13 testes efetuados, mantendo-se os acumulados em 913, anunciou o Ministério da Saúde.

No domingo, as autoridades sanitárias deram conta de dois novos casos positivos do novo coronavírus, referindo, também, que desde meados de março que a doença foi declarada no país, foram recuperados 888 pacientes.

Um total de dez pessoas continuam em isolamento domiciliar.

21h35 - Presidente da República esclareceu que manteve agenda após três testes negativos

O Presidente da República esclareceu hoje que decidiu manter a agenda e a cerimónia comemorativa da Implantação da República depois de realizar três testes negativos ao novo coronavirus na semana após o Conselho de Estado.

No domingo, a Presidência da República disse ter sido informada, pelo próprio, que o conselheiro António Lobo Xavier está infetado com o vírus sars-Cov-2.

"Não tendo tido nenhuma proximidade de alto risco, 10 metros não é alto risco, tendo feito três testes ao longo de uma semana, todos negativos, acho que precisamente estou numa situação em que não contribuo para o risco relativamente às pessoas com as quais me encontro", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em Vila Real, antes de um jantar com hoteleiros da região.

21h10 - Angola testa recorde de 3.594 amostras e deteta mais 128 infetados

O Secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola, Franco Mufinda, anunciou hoje que foram testadas 3.594 amostras, o maior número de sempre no país, tendo sido detetados mais 128 casos de covid-19

Dos 128 casos, um é do Bengo, outro do Bié, 11 da Huíla e 115 de Luanda, sendo 52 de sexo feminino e os restantes masculino, com idades de 10 a 70 anos,

Quatro angolanos de 34, 41, 78 e 82 anos morreram devido à doença e 14 pessoas foram recuperadas.

Angola soma 5.530 casos de infeção, dos quais 2.591 recuperados, 2740 ativos, entre os quais 16 cítricos e 14 graves e 199 óbitos

Nas últimas 24 horas, os laboratórios processaram 3.594 amostras, o maior número de sempre, tendo sido testadas já 102.254 colheitas.

21h05 - FENPROF acusa a tutela de "incompetência" e exige mapa de casos Covid-19 nas escolas

Os professores exigem que o Governo revele o mapa atual dos casos de Covid-19 nas escolas. A FENPROF criticou a falta de testes aos docentes dos alunos infetados e comparou a situação à que aconteceu depois de um conselheiro de Estado descobrir que estava infetado.


20h55 - Donald Trump anuncia que vai poder sair do hospital esta segunda-feira

O presidente dos Estados Unidos anunciou que vai ter alta do Centro Hospitalar Walter Reed esta segunda-feira. Em conferência de imprensa, os médicos próximos de Donald Trump explicaram a melhoria no estado de saúde do presidente.


20h53 - Já são 13 os membros próximos do Presidente dos EUA na Casa Branca com Covid-19

Donald Trump anunciou que vai ter alta esta noite. O presidente dos Estados Unidos saiu momentaneamente à rua para saudar os apoiantes, atitude que mereceu duras críticas de vários médicos, alguns dos quais o acusaram de "negligência criminosa".


20h33 - Ensino privado começou a reabrir no Brasil

O ensino privado começou a reabrir no Brasil, mas o público permanece fechado. Em Niterói alguns alunos do 12º ano voltaram às salas de aula, com regras novas e rigorosas, como constatou o Correspondente da RTP no Rio de Janeiro, Pedro Sá Guerra.


20h31 - Paris e outras três regiões em alerta máximo

Paris e três outras regiões de França entraram em alerta máximo por causa da Covid-19. As novas infeções sofreram um forte aumento e quase 10 milhões de pessoas têm a partir de amanhã novas restrições.


20h30 - Lar em Palmela tem 47 infetados, 14 funcionários e 33 residentes

A Covid-19 fez três mortos num lar em Palmela. Na residência para idosos somam-se 47 infetados. Os surtos nos lares multiplicam-se por todo o país, o que levou o Sindicato Independente dos Médicos a considerar inqualificável o que se passa nos lares em Portugal.


20h07 - Donald Trump anunciou que vai ter alta

Donald Trump vai ter alta. O Presidente dos Estados Unidos anunciou que vai sair do hospital às onze e meia da noite, hora portuguesa. Na rede social Twitter, Trump disse sentir-se muito bem.


19h57 - Todos os conselheiros de Estado com teste negativo após contacto com Lobo Xavier

Os conselheiros de Estado que se reuniram na terça-feira presencialmente e contactaram com António Lobo Xavier, que está infetado com covid-19, testaram negativo, disse hoje fonte oficial da Presidência à Lusa.

Hoje de madrugada, fonte oficial da Presidência da República já tinha informado que os testes realizados no domingo pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e pelo primeiro-ministro, António Costa, tinham dado negativo, bem como os de outros cinco conselheiros de Estado: os antigos presidentes da República Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva, Francisco Pito Balsemão, Leonor Beleza e Francisco Louçã.

Os testes foram realizados após a Presidência da República ter sido informada no domingo que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier está infetado com o vírus que provoca a covid-19.

19h44 - Doentes nos cuidados intensivos em França superam os 1.400, valor mais alto desde maio

A França registou 5.084 novos casos da doença covid-19 nas últimas 24 horas, com o país a ter atualmente 1.415 doentes internados em unidades de cuidados intensivos, o valor mais alto desde 28 de maio, foi hoje divulgado.Com a contabilização destes novos casos pelas autoridades francesas, o número total de infetados pelo novo coronavírus no país desde o início da crise pandémica eleva-se para 624.274.

A Agência de Saúde Pública francesa contabilizou ainda 70 óbitos associados à doença covid-19 nas últimas 24 horas, com o número total de vítimas mortais a aumentar para 32.299.

O índice de positividade nos testes de diagnóstico está agora nos 8,6% (mais do que os 7,9% e 7,7% registados no sábado e na sexta-feira, respetivamente), anunciou a mesma entidade no seu portal `online`.

Em termos globais, 7.294 foram internadas devido ao novo coronavírus nos últimos sete dias.

As autoridades de saúde francesas acrescentaram ainda que existem 1.340 fontes ativas de contágio sob investigação, 47 delas apareceram nas últimas 24 horas.

Entre os surtos ativos em investigação, 270 deles são em lares e residências seniores.

19h34 - Novo coronavírus terá infetado 10% da população mundial, diz a OMS

O novo coronavírus terá infetado 10% da população mundial, cerca de 780 milhões de pessoas, muito acima dos 35 milhões de casos oficialmente confirmados desde o início da pandemia de covid-19, admitiu hoje a Organização Mundial de Saúde.

A estimativa foi avançada pelo diretor de emergências de saúde da OMS, Michael Ryan, que revelou também que a entidade já escolheu os membros da equipa internacional que vai investigar as origens da pandemia, embora não tenha adiantado uma data para o arranque dos trabalhos.

A origem do vírus é um dos temas que mais críticas trouxe à OMS na resposta à pandemia, nomeadamente dos Estados Unidos, que apontou o dedo à China e a uma excessiva proximidade da organização a Pequim.

Numa intervenção na abertura de uma sessão especial do Conselho Executivo sobre a resposta ao SARS-CoV-2, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, vincou a necessidade de acelerar a reforma da instituição ao nível da gestão de emergências, sem deixar de defender o trabalho efetuado no combate à pandemia.

Tedros Ghebreyesus valorizou a reforma que implementou nos últimos três anos na OMS, que tinha sido acusada de subestimar a extensão da crise do Ébola na África Ocidental entre finais de 2013 e 2016. No entanto, esse trabalho não o impediu de apelar a uma reforma mais rápida da organização sediada em Genebra para a tornar ainda mais eficaz.

19h27 - Melania Trump afirma estar “bem” quatro dias após diagnóstico de infeção

A primeira-dama dos Estados Unidos afirmou esta segunda-feira que se sente “bem” e que continuará com a sua recuperação na Casa Branca, quatro dias depois de ter testado positivo, conjuntamente com o Presidente Donald Trump, à doença covid-19.

Desde que foi diagnosticada, Melania Trump tem permanecido na Casa Branca (residência oficial do Presidente norte-americano, em Washington), enquanto o marido foi internado no fim de semana no Hospital Militar Walter Reed, nos arredores da capital federal, como medida de precaução.


“A minha família está grata por todas as orações e apoio! Sinto-me bem e continuarei a descansar em casa", escreveu a primeira-dama norte-americana na sua conta oficial na rede social Twitter.

"Obrigada às equipas médicas e aos cuidadores em todas as unidades, vou continuar a rezar por aqueles que estão doentes ou têm um membro da família afetado pelo vírus", acrescentou.

17h55 - Espanha ultrapassa os 800 mil casos com 23.480 desde sexta-feira

Espanha registou desde sexta-feira 23.480 novos casos de covid-19, o que faz subir o número total de infetados para 813.412, segundo números divulgados esta segunda-feira pelo Ministério da Saúde espanhol.

O país tem ainda mais 139 mortos devido à doença notificados nos últimos três dias, aumentando o total de óbitos para 32.225.

Madrid continua a ser a comunidade autónoma com o maior número de novas infeções, tendo adicionado mais 6.616 casos aos números totais de sexta-feira, elevando o número total para 247.575.

Por outro lado, deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 891 pessoas, das quais 212 em Madrid, 121 na Andaluzia e 113 na Catalunha.

Estão hospitalizados em todo o país 10.949 pessoas com o novo coronavírus, das quais 1.580 estão em unidades de cuidados intensivos.

17h19 - Moçambique anunciou mais 100 novos casos e eleva total para 9.296

O Ministério da Saúde de Moçambique (Misau) anunciou esta segunda-feira 100 novos casos positivos de covid-19, aumentando para 9.296 o cumulativo total de casos, mantendo em 66 o número de óbitos.

O Misau avança, em comunicado, que os casos registados nas últimas 24 horas resultam de 1.488 casos suspeitos testados, dos quais 1.388 foram negativos.

Dos 100 novos casos, 98 são de nacionalidade moçambicana e dois são estrangeiros.

A nota adianta que 253 pessoas estão internadas devido ao novo coronavírus em Moçambique, das quais 48 encontram-se atualmente nos centros de internamento de covid-19 e noutras unidades hospitalares.

Dos 253 indivíduos internados, 28 estão em estado grave (58,3%) e um está em estado (2,1%).

"Os pacientes internados padecem de patologias crónicas diversas, sendo que as mais frequentes são a hipertensão arterial (25%) e a diabetes (42,5%)", lê-se no balanço.

17h18 - Hospital de Vila Real fez 236 testes de despistagem e 5 deram positivo

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) disse esta segunda-feira que em 236 testes de despistagem à covid-19 realizados no hospital de Vila Real foram detetados cinco casos positivos.

O CHTMAD já tinha informado no sábado que foram detetados quatro casos positivos de covid-19 no hospital de Vila Real, entre os quais três profissionais de saúde e um utente.

Em consequência desses primeiros resultados, o centro hospitalar promoveu um rastreio que confirmou a presença de infeção em mais um profissional, perfazendo um total de cinco casos positivos, designadamente dois enfermeiros, dois assistentes operacionais e um utente.

"De um total de 236 testes de despistagem já realizados a profissionais e utentes do Serviço de Medicina Interna, 231 deram resultados negativos", referiu o CHTMAD, em comunicado.

No entanto, segundo o centro hospitalar ainda se aguarda o resultado de 12 testes.

16h57 - Itália baixa para 2.257 novos casos mas com menos testes realizados

A Itália registou 2.257 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número inferior face aos quase 3.000 casos diários dos últimos dias, divulgaram hoje as autoridades italianas, esclarecendo, porém, que foram realizados menos testes.

Os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde italiano dão conta hoje da realização de 60.241 testes de diagnóstico, enquanto os números relativos a domingo indicavam 92.714 testes realizados, dia em que foram contabilizadas 2.578 novas infeções.

Já no sábado, o país notificou 2.844 novos casos da doença covid-19.

Em termos totais, e desde o início da crise da doença covid-19 no país, em 21 de fevereiro, Itália contabiliza neste momento 327.586 casos de pessoas que ficaram infetadas pelo novo coronavírus.

Com a contabilização de 16 novas vítimas mortais associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, o número total de mortes registadas no país desde fevereiro sobe para 36.002.

16h53 - Reino Unido regista mais 12.594 casos, garante que problema técnico está resolvido

O Reino Unido registou 12.594 novas infeções e 19 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o ministério da Saúde britânico, que hoje admitiu que um "problema técnico" deixou por contabilizar cerca de 16 mil casos.

No domingo tinham sido registados 22.961 novos casos e 33 mortes.

O total acumulado desde o início da pandemia de covid-19 no Reino Unido é agora de 515.571 de casos de contágio confirmados e de 42.369 óbitos num período de 28 dias após um teste positivo.

Uma falha técnica levou a que 15.841 casos do novo coronavírus no Reino Unido não fossem notificados entre 25 de setembro e 2 de outubro nas estatísticas atualizadas diariamente pelo ministério da Saúde, o que fez com que o número total de casos diários relatados na semana passada fosse inferior ao número real de casos positivos.

A agência de saúde pública Public Health England (PHE) assegurou hoje que o "problema técnico" foi resolvido e que todos os positivos já foram informados da situação, embora esse não seja o caso de outras pessoas que estiveram em contacto com os infetados.

15h36 - Brasil estende por 30 dias restrições para entradas de estrangeiros

O Brasil estendeu por mais 30 dias a proibição de entrada de estrangeiros no país por fronteiras terrestres ou por via fluvial como medida para enfrentar o avanço da pandemia de covid-19.

A restrição, publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU), não se aplica ao transporte de cargas ou a entrada de estrangeiros por via aérea, que foi autorizada no mês passado.

A medida também não se aplica a brasileiros que regressam ao Brasil ou a estrangeiros que possuam visto de residência temporária ou permanente no país, bem como companheiros, filhos ou pais de brasileiros que obtenham a respetiva autorização.

Estrangeiros que cumpram missões para organismos internacionais ou que trabalhem no serviço diplomático de outros países também podem entrar no Brasil por via terrestre ou fluvial.

A outra exceção se refere aos venezuelanos que residem em cidades fronteiriças e entram no país por via terrestre ou fluvial.

15h26 - Portugal ultrapassa 2.000 mortos após dois dias negros consecutivos

Nunca se tinham registado dois dias consecutivos com mais de 900 novos casos de covid-19 em Portugal. O número de pessoas infetadas também voltou a subir. São mais 14, num total de 682 internados. E o país ultrapassou a barreira dos dois mil mortos.


15h24 - Surto em Viseu. Autarca queixa-se de brigada de intervenção insuficiente

São 29 os infetados no Lar do rio Dão, em Viseu. Os resultados dos testes indicam que 20 utentes e 9 funcionários contraíram o vírus. O surto foi identificado no passado sábado e no mesmo dia as instalações foram desinfetadas.
Ontem, o autarca de Viseu queixou-se das brigadas de intervenção rápida. Almeida Henriques diz que a equipa colocada no Lar não é suficiente, porque trabalha até às oito da noite.

Em comunicado, o Instituto da Segurança Social já reagiu. Refere que o apoio que a brigada está a dar no Lar é numa base permanente, estando neste momento ao serviço uma equipa de seis elementos - quatro enfermeiros e dois auxiliares de ação direta.

Estão ainda em permanência uma coordenadora técnica do Instituto da Segurança Social.

15h21 - Morreu mais uma utente de um lar ilegal de Évora

A idosa de 89 anos, infetada com Covid-19, morreu no hospital. São já duas as vítimas mortais da instituição, que conta com 40 casos positivos.
No hospital de Évora foram realizados testes aos 16 profissionais que estavam em isolamento profilático, por causa do contacto com um doente que testou positivo.

Os resultados dos testes aos profissionais deram todos negativo.

15h17 - Apoiantes e adversários fazem votos pela recuperação de Trump

Vários apoiantes de Donald Trump juntaram-se à porta do hospital militar Walter Reed e em frente à Trump Tower, em Nova Iorque. Nas últimas horas, também surgiram reações do exterior. É o caso de Nicolas Maduro.
O presidente venezuelano criticou a política de Trump, mas manifestou-lhe "solidariedade humana".

15h13 - "Irresponsabilidade". Trump criticado por ter ido passear à volta do hospital

Donald Trump diz que aprendeu muito sobre a covid-19, nos últimos dias. O presidente norte-americano saiu ontem do hospital por alguns minutos para saudar dezenas de apoiantes que estavam concentrados junto à porta do hospital Walter Reed, onde está internado desde sexta-feira.


15h05 - Em várias cidades, lentidão dos testes está debaixo de crítica

Ainda não se conhecem os resultados dos testes realizados aos profissionais de saúde do Hospital de Vila Real. O autarca da cidade diz-se estupefacto com o atraso. Até ao momento sabe-se que três profissionais de saúde, um doente e o filho de um dos médicos estão infetados.
Está também confirmado um surto no Hospital dos Covões, em Coimbra. A infeção foi até agora confirmada em três doentes e seis profissionais de saúde.

15h00 - Bragança. Surto nos lares já vai em 115 infetados

Já são 115 os infetados com Covid-19 no surto dos lares de Bragança. São 100 utentes e 15 funcionários. O surto começou há duas semanas. Desde então já foram testadas mais de trezentas pessoas. O presidente da Câmara pede celeridade nos resultados da testagem.


14h50 - Alarme no Reino Unido por falha técnica na contagem dos positivos

Uma falha técnica, que levou a que cerca de 16.000 casos de coronavírus no Reino Unido não fossem notificados a tempo, atrasou os esforços do governo britânico para rastrear os contactos dos que testaram positivos, relata hoje a imprensa.

A agência de saúde pública Public Health England (PHE) especificou que, entre 25 de setembro e 2 de outubro, 15.841 casos de covid-19 ficaram de fora dos números oficiais atualizados que o Ministério da Saúde comunica diariamente.

Estes dados foram então adicionados aos números do sábado, 12.872 novos positivos, e aos de domingo, 22.061.

A PHE, que assegura que o problema informático foi resolvido, disse que todos os positivos já foram informados da situação, embora esse não seja o caso de outras pessoas que estiveram em contacto com os infetados.

14h18 - Portugal regista mais 734 casos de infeção e 13 óbitos

O boletim da Direção-Geral da Saúde indica que Portugal reportou 734 casos novos de infeção nas últimas 24 horas. Há ainda a registar mais 13 mortos devido à covid-19, esta segunda-feira.

Lisboa e Vale do Tejo voltou a ser a região onde foram identificados mais casos de infeção, tendo sido reportados 356 infeções. Segue-se a região Norte com 298, a região Centro com 45, o Algarve com 25 e o Alentejo com mais seis casos.

Na Madeira também foram reportados mais três casos, nas últimas 24 horas. Já nos Açores só foi identificado um caso de covid-19.

Há mais 474 casos ativos em todo o território português e mais 247 recuperados desde domingo.

Nas últimas 24 horas, o número de doentes covid-19 internados aumentou - há mais 19 internados em enfermarias e mais um internamento em cuidados intensivos.

Portugal já contabiliza um total de 79.885 casos confirmados e 2018 vítimas mortais, desde o início da pandemia.

14h00 - Mais 3.912 mortos e 265.562 novos casos no mundo nas últimas 24 horas

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.912 mortos nas últimas 24 horas no mundo e 265.562 novos casos, elevando para 1.037.971 as vítimas mortais desde o surgimento da doença em dezembro, segundo o balanço diário da AFP.

Mais de 35.243.990 casos de infeção foram registados desde o início da pandemia, dos quais 24.354.200 milhões já foram considerados curados, noticiou hoje a agência France-Presse, no seu balanço diário.

13h58 - Rui Rio com teste negativo à covid-19

O teste de diagnóstico de infeção com o novo coronavírus realizado hoje pelo presidente do PSD, Rui Rio, deu negativo, disse à agência Lusa fonte oficial do partido.

O líder social-democrata manterá a agenda que tinha prevista para hoje: a apresentação, pelas 16h00, no Porto do "Programa Estratégico dos Fundos Europeus para a Década".

A apresentação será feita pelo presidente do PSD e pelo presidente do Conselho Estratégico Nacional (CEN), o economista Joaquim Miranda Sarmento.

13h55 - Conselho de Estado. Participantes da reunião têm testado negativo

Até agora deram negativos todos os testes efetuados aos membros do Conselho de Estado que participaram na reunião da passada terça feira. A presidente da Comissão Europeia fez teste esta manhã e o resultado acaba de ser conhecido.

Apesar disso, Ursula Von Der Leyen vai manter-se em isolamento até amanhã.
Na reunião esteve António Lobo Xavier, infetado com Covid-19.

Presidente da República, primeiro ministro e presidente da Assembleia da República já fizeram testes.

13h32 - Medidas a aplicar a contactos são definidas pelas autoridades de saúde locais

As medidas a aplicar a uma pessoa que esteve em contacto com um caso positivo de covid-19 são determinadas pela autoridade de saúde local, de acordo com o grau de risco de exposição, segundo a Direção-Geral da Saúde.

"O risco de contrair infeção por SARS-CoV-2 é dependente do nível de exposição, sendo os contactos classificados, de acordo com o seu nível de exposição, em exposição de alto risco e de baixo risco", segundo a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) de rastreio de contactos.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von de Leyen, decidiu hoje ficar em isolamento até terça-feira de manhã, por ter estado, na semana passada, em contacto com uma pessoa infetada, na reunião do Conselho de Estado, em Cascais, Lisboa.

Ursula von de Leyen tomou esta decisão mesmo depois de ter realizado um teste à covid-19 na quinta-feira, com resultado negativo, e fará outro ainda hoje.

13h24 - 'Uma bênção disfarçada': pandemia dá impulso aos fabricantes de bicicletas em Portugal

Quando em março a pandemia obrigou Portugal a parar todas as atividades, os fabricantes de bicicletas temeram pelo seu futuro, mas parece que em 2020 muitas pessoas começaram a evitar os transportes públicos e a optar por formas mais saudáveis para se movimentar.

Portugal, é o maior fabricante de bicicletas da Europa - exporta cerca de 90 por cento das bicicletas que produz, com mercados-chave na Alemanha, França e Itália - e teve que fechar as quase 40 fábricas e colocar cerca de 8.000 trabalhadores em licença para conter a disseminação da covid-19, mas agora está a tentar para acompanhar a crescente procura global.

"Quando fechamos no dia 13 de março, pensamos que seria uma catástrofe, estávamos com medo", disse à Reuters Bruno Salgado, conselheiro executivo da RTE Bikes, dona da maior fábrica de bicicletas da Europa, na cidade de Gaia, no norte de Portugal.

"Mas acabou por ser uma bênção disfarçada para nós2, disse Salgado.

Em todo o mundo, as pessoas têm tentado evitar comboios e autocarros lotados desde o início da pandemia, preferindo anda de bicicleta, caminhar ou correr para o trabalho e para outros destinos.

12h44 - Von der Leyen com teste negativo mas mantém isolamento até terça-feira

O teste de despistagem de covid-19 da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deu hoje um resultado negativo, anunciou o porta-voz da instituição, Eric Mamer.

"O mais recente resultado do teste da presidente @vonderleyen é negativo. No entanto ela irá manter o auto isolamento até amanhã [terça-feira] até final do dia, como previsto pelos regulamentos de saúde", escreveu Mamer na sua conta na rede social Twitter.



12h31 - Mais duas cidades espanhola com restrições à mobilidade a partir de terça-feira

As cidades espanholas de Leão e de Palência da comunidade autónoma de Castela e Leão que faz fronteira com Portugal vão limitar a deslocação dos seus habitantes a partir de terça-feira, devido ao aumento de contágios de covid-19.

Segundo o Governo regional vai ser restringida a entrada e saída de pessoas destas duas cidades a partir de terça-feira e durante pelo menos 14 dias, cumprindo assim critérios de luta contra a pandemia estabelecidos pelo Governo espanhol e já em vigor em Madrid.

12h20 - Plantel do Shakhtar de Luís Castro em isolamento

Seis futebolistas do Shakhtar Donetsk, equipa treinada pelo português Luís Castro, vão falhar o jogo particular entre Ucrânia e a França, marcado para quarta-feira, devido a dois casos positivos de covid-19, anunciou a federação do país.

Segundo o organismo, o guarda-redes Andriy Pyatov e o médio Taras Stepanenko testaram positivo, forçando o isolamento de todo o plantel, incluindo o de outros quatro jogadores convocados para a seleção: Mykola Matviienko, Viktor Kovalenko, Marlos e Júnior Moraes.

12h08 - Agravamento da situação epidémica leva a encerramento de bares em Paris

Os bares na cidade de Paris vão estar fechados nos próximos 15 dias, mas os restaurantes mantêm-se abertos com obrigação de respeitarem um novo protocolo sanitário mais restrito.

As novas medidas foram anunciadas esta manhã pelo prefeito da polícia de Paris, Didier Lallement, numa conferência de imprensa em presença da autarca da capital francesa, Anne Hidalgo.

A cidade passou na noite de domingo para zona de alerta máximo, levando assim ao reforço das medidas sanitárias nos próximos dias.

Para além do encerramento dos bares, os eventos com mais de 1.000 pessoas estão também anulados até dia 19 de outubro. Alguns destes eventos são salões profissionais, feiras ou espetáculos como circos.

Para os restaurantes que vão continuar abertos, os meios de comunicação franceses avançam que os dados dos clientes vão passar a ser registados e as mesas não vão poder ter mais de seis pessoas.

Os ginásios e piscinas vão continuar fechados e vai continuar também a ser proibida a venda álcool e consumo na via pública a partir das 22h00. As festas de estudantes também estão proibidas.

11h50 - Boris Johnson diz que aumento de casos no Reino Unido está em consonância com as previsões

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta segunda-feira que o atual número crescente de casos de covid-19 estava de acorodo com as previsões do governo e, por isso, as próximas semanas serão cruciais para ver se os bloqueios locais poderiam controlar a propagação do vírus.

"A incidência que estamos a assistir nos casos realmente corresponde a praticamente onde pensávamos que estaríamos", disse Johnson depois de a Grã-Bretanha ter realtado um recorde de 22.961 no domingo.

Uma falha técnica revelava que mais de 15 mil resultados de testes não tinham sido transferidos para os sistemas de computador a tempo, inclusive para rastreios de contacto.

"Para ser franco, acho que os números um pouco mais baixos que vimos não refletiam, na verdade, onde pensávamos que a doença provavelmente chegaria, por isso acho que estes números são realistas", disse Johnson.

"O crucial é que nos próximos dias e semanas, consigamos ver mais claramente se algumas das restrições que colocamos, se isso começa a funcionar na redução de casos".

Questionado sobre a possibilidade de haver em breve uma vacina, Johnson disse que um projeto da AstraZeneca podia estar perto de cnseguir desenvolver uma.

"Estamos a trabalhar arduamente para conseguir uma", disse.

"Fui ver os cientistas em Oxford no Instituto Jenner, a equipa da AstraZeneca - incrível o que eles estão a fazer. Sabemos que eles estão prestes a conseguir isso, mas tem que ser devidamente testado", disse Johnson.

11h20 - Pandemia suspendeu seviços de saude mental em 93% dos países do mundo, segundo a OMS

A pandemia de Covid-19 interrompeu ou suspendeu serviços essenciais de saúde mental em 93 por cento dos países do mundo, numa altura em que a procura por estes cuidados de saúde está a aumentar, revela um inquérito da OMS hoje divulgado.

O inquérito realizado em 130 países fornece os primeiros dados globais que mostram o impacto devastador da covid-19 no acesso aos serviços de saúde mental e realça a necessidade urgente de um aumento do financiamento.

O inquérito, que foi realizado entre junho e agosto deste ano, em 130 países das seis regiões da Organização Mundial da Saúde, avalia como a prestação de serviços mentais, neurológicos e de uso de substâncias mudou devido à covid-19, os tipos de serviços que foram interrompidos e como os países estão a adaptar-se para superar esses desafios.

11h08 - Entrada em Marrocos permitida com teste negativo a turistas e empresários

A delegação de turismo de Marrocos disse esta segunda-feira que as condições de entrada neste país africano estão facilitadas desde dia 1 de outubro, permitindo o acesso a turistas e pessoas ligadas a empresas com teste negativo à covid-19.

Segundo a informação hoje divulgada, desde o início deste mês os viajantes isentos de visto (em que se incluem os dos países da União Europeia) podem entrar em Marrocos desde que tenham um teste à covid-19 negativo (emitido até 72 horas antes da hora de partida da viagem) e uma reserva num estabelecimento de alojamento turístico em Marrocos ou um convite de uma empresa marroquina.

Marrocos tem as fronteiras fechadas desde 13 de março, mas o Governo já tinha anunciado que iria permitir a entrada de empresários e turistas desde que tivessem uma reserva de hotel e testes feitos antes de viajarem.

11h00 - África regista mais 175 mortes e 7.673 casos de infeção em 24 horas

África registou mais 175 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, subindo o número de óbitos para 36.789, num total de 1.513.858 infetados, segundo os últimos dados sobre a pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas houve nos 55 Estados-membros da organização mais 7.673 casos da doença e 6.835 recuperados, para um total de 1.250.094.

10h56 - Alemanha ultrapassa 300 mil casos desde o início da pandemia

A Alemanha ultrapassou as 300 mil infeções desde o início da pandemia, com 1.382 novos casos nas últimas 24 horas, um número inferior aos contabilizados diariamente na semana passada.

Esta diminuição de casos registados pode dever-se ao facto de nem todos os estados federais comunicarem os seus dados no fim de semana.

Assim, o número total de positivos desde o anúncio do primeiro caso no país, no final de janeiro, é de 300.619, com 9.534 vítimas mortais, cinco, num dia.

10h53 - Von der Leyen em isolamento por ter participado no Conselho de Estado português

A presidente da Comissão europeia está em isolamento até amanhã de manhã, altura em que deverá conhecer o resultado do teste à covid-19.
Ursula Von der Leyen acaba de explicar na rede social Twitter que na passada terça-feira participou numa reunião em Portugal, em que também esteve uma pessoa infetada com o novo coronavírus. Acrescenta que na quinta feira testou negativo mas hoje vai repetir o teste.

A pessoa que testou positivo é o conselheiro de Estado António Lobo Xavier.

10h50 - Agravamento da pandemia. Nova Iorque quer voltar a fechar lojas e escolas

Nos Estados Unidos, o presidente da câmara de Nova Iorque quer fechar escolas e comércio não essencial em nove áreas do Estado, já a partir de quarta-feira. A intenção é justificada com o aumento de novos casos, mas ainda precisa de luz verde das autoridades locais.


10h45 - Von Der Leyen também estava no Conselho de Estado onde Lobo Xavier entrou com o vírus

António Lobo Xavier está infetado com o novo coronavírus. Contactado pela RTP, diz que está a recuperar, já sem febre, e apenas com um cansaço ligeiro.

Os primeiros sintomas surgiram quinta-feira à tarde. Na terça feira o antigo dirigente do CDS-PP participou na reunião do conselho de Estado, no Palácio da Cidadela em Cascais

Na reunião especial que contou com a presença da presidente da Comissão Europeia Ursula Von Der Leyen estiveram presentes 18 dos 19 conselheiros de Estado.

10h36 - Médico do hospital Walter Reed critica comportamento de Trump como "loucura"

Mesmo infectado, o candidato a segundo mandato na Casa Branca não esqueceu a campanha e deu uma volta no exterior do hospital Walter Reed, dentro de um carro, acenando para um grupo de apoiantes. Um dos médicos do hospital não teve papas na língua e classificou o passeio como uma "loucura".

Mesmo infectado, o candidato a segundo mandato na Casa Branca não esqueceu a campanha e deu uma volta no exterior do hospital Walter Reed, dentro de um carro, acenando para um grupo de apoiantes.

Publicado por RTP Notícias em Segunda-feira, 5 de outubro de 2020


Trump deu uma volta dentro de um veículo SUV, sempre com a máscara, e acompanhado cim os seus guarda-costas, acenando para a pequena multidão que se juntara diante do Centro Médico Walter Reed.

O Dr. James Phillip, médico do hospital Walter Reed, que está a tratar o presidente, considerou no twitter ter-se tratado de uma "loucura" [insanity], visto que "todas e cada uma das pessoas que estavam no veículo durante aquele 'passeio' presidencial inteiramente desnecessário vão ter de ficar em quarentena durante 14 dias. Podem ficar doentes. Podem morrer. Por teatro político. Comandados por Trump para porem as suas vidas em risco por teatro. Isto é loucura".

10h32 - China soma 50 dias consecutivos sem contágios locais

A China somou, no domingo, 50 dias consecutivos sem registar contágios locais com o novo coronavírus, mas detetou 20 casos importados, anunciou a Comissão de Saúde do país.

Dez dos casos importados foram diagnosticados em Xangai (leste) e outros tantos nas províncias de Sichuan (sudoeste, três), Mongólia Interior (norte, dois), Fujian (sudeste, dois), Shanxi (norte, um), Jiangsu (leste, um) e Guagandong (sul, um).

O número total de infetados ativos na China continental é de 208, um dos quais permanece em estado grave.

10h26 - México regista 208 mortos e 3.712 casos nas últimas 24 horas

O México registou 208 mortos e 3.712 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 79.088 e de casos para 761.665, informaram as autoridades.

10h22 - Colômbia regista mais 156 mortes e 6.905 novos casos

A Colômbia registou, no domingo, 156 mortes causadas pela covid-19 e 6.905 novos casos, disseram as autoridades sanitárias.

Desde o início da pandemia, o país contou 26.712 óbitos e 855.052 casos da doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, tendo realizado, ao todo, 3,89 milhões de testes.

10h09 - Testes negativos para Marcelo, Ferro, Costa e mais cinco conselheiros de Estado

Os testes de diagnóstico de infeção com o novo coronavírus realizados no domingo pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e pelo primeiro-ministro, António Costa, deram negativo.

Estes testes foram realizados no domingo à noite após a Presidência da República ter sido informada de que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier está infetado com o vírus que provoca a covid-19.

Publicado por < "https://www.facebook.com/rtpnoticias/" > RTP Notícias em & nbsp; Segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Também deram resultado negativo os testes realizados por outros cinco conselheiros de Estado: os antigos presidentes da República Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva, Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza e Francisco Louçã.

Estes testes foram realizados no domingo à noite após a Presidência da República ter sido informada de que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier está infetado com o vírus que provoca a covid-19 e os resultados foram conhecidos já de madrugada, indicou a mesma fonte.

07h42 - "Mayor" de Nova Iorque pede autorização para voltar atrás com a abertura das escolas

A medida implicaria o encerramento de cerca de 100 escolas públicas e 200 escolas privadas. Bill de Blasio pretende, além disso, fechar todo o comércio considerado não essencial em diversos bairros da cidade, devido a um ressurgimento de casos de Covid-19.

07h15 - Pondo em causa Costa e Silva, ambientalistas acusam indústria do petróleo de se aproveitar da pandemia

Um conjunto de organizações ambientalistas acusou hoje a indústria dos combustíveis fósseis de aproveitar a pandemia para apanhar "dezenas de milhares de milhões" de fundos para a recuperação económica, valendo-se da proximidade com os decisores europeus.

Uma campanha da Fossil Free Politics hoje divulgada revela "um esforço enorme do lóbi da indústria dos combustíveis fósseis" para se aproveitar de "relações confortáveis com decisores de alto nível, sem respeito por conflitos de interesses", incluindo em Portugal.

"Portugal contratou um patrão do petróleo para elaborar o seu plano de recuperação da covid-19", afirmam, referindo-se a António Costa e Silva, o gestor da petrolífera Partex que escreveu o Programa de Recuperação Económica e Social.

Para a campanha Fossil Free Europe, a contratação de Costa e Silva pelo primeiro-ministro foi Portugal a "pôr os seus planos de recuperação diretamente nas mãos de um barão do petróleo".


06h47 - Índia com mais de 900 mortos e quase 75 mil infetados num só dia

A Índia registou 903 mortos e 74.442 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram as autoridades de saúde, que consideram a situação muito preocupante.

Com este novo balanço, o total de óbitos aumentou para 102.685 e o de casos para 6,6 milhões desde o início da pandemia.