Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rafael Marchante, Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


23h30 - Brasil com mais 661 mortes

O Brasil registou 661 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, aproximando-se de um total de 155 mil óbitos (154.837) desde o início da pandemia.

21h47 - Governo do Brasil comprará 46 milhões de doses da vacina Coronavac

O Ministério brasileiro da Saúde vai comprar 46 milhões de doses da vacina Coronavac, desenvolvida entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, informou hoje o governo estadual de São Paulo.

"O governo de São Paulo chegou a um acordo com o Ministério da Saúde para a aquisição, via Sistema Único de Saúde (SUS), de 46 milhões de doses da vacina Coronavac, desenvolvida em parceria internacional entre a biofarmacêutica Sinovac Life Science e o Instituto Butantan, até o final de dezembro de 2020", indicaram as autoridades 'paulistas' em comunicado.

"O potencial imunizante contra o coronavírus está em fase final de estudos clínicos no Brasil e mostrou-se totalmente seguro nos testes realizados desde o final de julho. (...) A expectativa é que a vacinação nacional possa iniciar em janeiro do próximo ano. Os detalhes sobre a inclusão da Coronavac no Plano Nacional de Imunizações serão divulgados após a formalização do acordo", concluiu o executivo de São Paulo.

21h22 - Angola anuncia mais 220 casos e três mortes, ultrapassando as 8000 infeções.

20h55 - Melania Trump cancela presença em comício devido a tosse persistente

A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, cancelou hoje a presença num comício na Pensilvânia por apresentar ainda uma “tosse persistente”, devido à doença Covid-19, que contraiu no final de setembro.

Melania Trump deveria viajar até à localidade de Erie, juntamente com o marido, Donald Trump, para aquele que seria o seu primeiro comício em vários meses, de acordo com o anunciado esta semana pela campanha de reeleição do Presidente.

“A senhora Trump continua a sentir-se melhor a cada dia, depois de recuperar da Covid-19, mas com uma tosse persistente e para prevenir ao máximo não viajará hoje”, disse à agência Efe a porta-voz da primeira-dama, Stephanie Grisham.

20h51 - Óbitos e internamentos nos hospitais continuam a subir em França

O número de mortes e de hospitalizações devido à Covid-19 continuou a subir em França nas últimas 24 horas, com o de óbitos a atingir os 185, indicou hoje a Agência de Saúde Pública (ASP) francesa.

Depois das 146 mortes contabilizadas segunda-feira e 85 no domingo, as 185 anunciadas hoje elevam o total de óbitos para 33.885, enquanto foram detetados 20.468 novos casos também nas últimas 24 horas, pelo que França aproxima-se do milhão de infetados, com 930.745.

O número de hospitalizações continua a subir também e, nos últimos sete dias, a ASP indicou terem sido internadas 8.754.

Por seu lado, o diretor da Agência Regional de Saúde de Paris, Aurélien Rousseau, adiantou hoje que 60% das unidades de cuidados intensivos da região parisiense está ocupada com pacientes Covid-19, avisando que, a este ritmo, a percentagem chegará aos 90% até ao final do mês em curso.

20h38 - PJ teve 52 elementos infetados desde início da pandemia, atualmente estão oito

A PJ teve, desde o início da pandemia, 52 pessoas infetadas pela Covid-19, permanecendo atualmente oito com infeção e ainda outras 14 em isolamento profilático que "está prestes a findar", informou hoje o diretor nacional adjunto daquela polícia.

19h40 - Cabo Verde com mais 101 casos positivos e eleva total para 7.901 infeções

19h38 - Montalegre repõe feiras, missas e horário da restauração

A Câmara de Montalegre anunciou hoje um "regresso à normalidade" no horário de funcionamento da restauração e a retoma das feiras e missas no concelho, que verifica casos de recuperação após um surto do novo coronavírus.

Depois de ter atingido os 82 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, cerca de 70 dos quais na freguesia de Salto, Montalegre registou na segunda-feira uma diminuição para os 73 casos ativos.

Hoje, em comunicado, o presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, anunciou um alívio nas medidas de combate à Covid-19 implementadas no concelho desde o início do mês.

18h40 - Câmara de Leiria vai disponibilizar 500 testes de diagnóstico

A Câmara de Leiria vai disponibilizar 500 testes de diagnóstico da covid-19 destinados à população mais vulnerável, no âmbito do quarto pacote de medidas para conter a pandemia, disse hoje à Lusa o presidente do município.

“Uma das medidas é a aquisição de testes de diagnóstico covid-19 para apoio às populações mais vulneráveis”, afirmou Gonçalo Lopes.

A medida consta de um despacho assinado hoje por Gonçalo Lopes que elenca um conjunto de 34 medidas – algumas já em vigor - em várias áreas, incluindo a prevenção e contenção da propagação do novo coronavírus, o ambiente, a educação ou a economia.

O documento refere a “aquisição ao Politécnico de Leiria de testes de diagnóstico covid-19 para apoio às populações mais vulneráveis, em especial IPSS [instituições particulares de solidariedade social] e lares de idosos, para responder à situação de emergência”.

A disponibilização ou apoio a instituições, em especial estruturas residenciais de idosos, clubes desportivos e escolas, “no fornecimento de testes rápidos à covid-19, logo que validados pelas entidades competentes”, é outra das ações previstas.

18h36 - Fenprof diz que já são mais de 330 as escolas com casos positivos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou hoje que já são mais de 330 as escolas em que confirmou existirem casos de covid-19 e acusou o Ministério da Educação de “esconder informação” solicitada a este propósito.

Os procedimentos, segundo a Fenprof, “continuam a variar muito” de escola para escola e os testes continuam “a não ser opção generalizada”, enquanto crescem os números de alunos e profissionais em quarentena.

“Em pouco mais de uma semana, o número de escolas que a Fenprof confirmou como já tendo tido (na larga maioria, tendo ainda ativos) caso(s) de covid-19 quase triplicou”, afirma a estrutura sindical, revelando uma lista de estabelecimentos, que está a atualizar com regularidade.

De acordo com a federação, há ainda um número significativo em fase de confirmação, na sequência de informações que, constantemente, está a receber.

Face ao número crescente de casos, os professores estão a ser autorizados a exercer a atividade em teletrabalho, o que para a Fenprof não é a solução ideal, mas justifica-se no atual contexto.

18h34 - Hospital de Penafiel com vários profissionais infetados

Colaboradores de vários grupos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, estão infetados com o novo coronavírus, disse hoje a administração daquela unidade, recusando que esteja em causa o funcionamento do hospital.

"Tal como em todos os hospitais, há profissionais infetados, de todos os grupos profissionais. Até ao momento, não está em causa o funcionamento do hospital", lê-se num esclarecimento.

Um colaborador do CHTS ouvido hoje pela Lusa relatou uma situação de "grande dificuldade" no hospital de Penafiel, incluindo na urgência, onde os doentes aguardam horas para serem atendidos, devido à insuficiência de profissionais.

"A situação está caótica, com os corredores cheios de doentes", contou.

No esclarecimento do CHTS, que não responde à questão da Lusa sobre o número de profissionais infetados naquela unidade hospitalar, assinala-se que as dificuldades ocorrem devido à ausência de vários colaboradores.

Isto, acrescenta, "seja porque estão contaminados, seja porque estão de quarentena, por alguns contactos de risco com outras pessoas contaminadas".

18h30 - Rio de Janeiro autoriza volta de eventos em escolas de samba na pandemia

A prefeitura da cidade brasileira do Rio de Janeiro autorizou hoje a abertura das sedes das escolas de samba para eventos a partir de 01 de novembro, embora o Brasil seja um dos países mais afetado pela Covid-19 no mundo.

De acordo com uma portaria publicada pelo governo ‘carioca’, a autorização das atividades com público nas escolas de samba está prevista para o primeiro dia de novembro, quando entra em vigor a última etapa do Plano de Reinício da Atividade Económica da cidade.

As escolas de samba são financiadas em grande parte pelas receitas dos seus eventos como festas ou refeições-convívio e os famosos ensaios para os desfiles de Carnaval.

A pandemia ainda não está controlada no Rio de Janeiro, segunda cidade com mais mortes por covid-19 no Brasil, e as escolas de samba não poderão realizar ensaios para os desfiles de Carnaval em 2021, que estão suspensos.

Por decisão das próprias escolas de samba e perante a previsão de que em fevereiro a população brasileira ainda não estará totalmente vacinada contra a Covid-19, o Carnaval de 2021 foi suspenso, podendo ser adiado para julho ou totalmente cancelado.

18h25 - Alto responsável palestiniano internado em Israel em estado crítico

Um dos principais rostos da política palestiniana Saeb Erekat, internado num hospital israelita com a doença covid-19, está em estado crítico, mas estabilizado, indicou hoje a família do negociador e diplomata.

Citada pela agência noticiosa oficial palestiniana WAFA, a família adiantou que Erekat se encontra na unidade de cuidados intensivos do Centro Médico Hadassah, em Ein Querem, nos arredores de Jerusalém, onde está a respirar graças a um ventilador.

Hoje, o centro médico indicou que o estado de saúde de Erekat permanece inalterado, sublinhando que os médicos estão a consultar especialistas de várias partes do mundo para lidar com o que descreveram como um “caso complicado” devido ao historial clínico de dirigente palestiniano.

Em 2017, Erekat foi alvo de um transplante do pulmão, além de, antes de ser internado devido ao novo coronavírus, estar com um sistema imunológico “fraco” e com uma infeção bacteriana.

Erekat, 65 anos, tem sido um dos rostos mais conhecidos dos palestinianos nas últimas décadas, tendo atuado como negociador sénior em conversações com Israel e surgindo com frequência a falar aos órgãos de comunicação social.

O diplomata foi também conselheiro do então líder da Organização da Libertação da palestina (OLP); Yasser Arafat, e do atual Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas.

18h10 - Reino Unido registou mais de 21 mil novas infeções e 241 mortes

O Reino Unido registou 21.331 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo máximo diário, e 241 mortes associadas à covid-19, o valor mais alto desde 05 de junho, informou o ministério da Saúde britânico.

Os números de hoje representam um aumento de 66% na mortalidade e de 22% em termos de novas infeções relativamente a uma semana atrás.

Na segunda-feira tinham sido registadas 80 mortes e 18.804 novos casos, mas os números do fim de semana são frequentemente mais baixos devido a uma demora no processamento dos dados.

O total acumulado desde o início da pandemia covid-19 no Reino Unido é agora de 762.542 casos de infeção confirmados e de 43.967 óbitos registados num período de 28 dias após as vítimas terem recebido um teste positivo.

17h56 - Espanha registou hoje mais de 13.873 novos casos e 218 mortes

Espanha registou hoje 13.873 novos casos de covid-19 elevando para 988.322, muito perto de um milhão de casos, o total de infetados no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

Por outro lado, as autoridades contabilizaram mais 218 mortes com a doença nas últimas 24 horas, também o maior aumento diário da semana, passando o total de óbitos para 34.210.

17h40 - Morreu uma das utentes internadas do lar Mansão de São José em Beja

Uma idosa de 91 anos que era uma das utentes do lar Mansão de São José com covid-19 e internadas morreu no hospital de Beja, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Na atualização da informação relativa ao surto no lar de Beja, a ULSBA refere que a idosa estava em estado grave numa das enfermarias da área dedicada à covid-19, situada no piso 3 do Hospital José Joaquim Fernandes.

A ULSBA informa também que se registaram mais quatro internamentos, subindo para 11 o número de utentes do lar com covid-19 internadas no hospital de Beja.

Das 11 utentes internadas, que têm idades entre 63 e 96 anos, nove estão em enfermarias da área dedicada à covid-19 e duas na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente.

17h22 - Centro Hospitalar de Gaia/Espinho suspende regime de visitas

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) decidiu suspender as visitas a doentes internados dado o "aumento exponencial de casos positivos" covid-19 na região Norte e para "segurança de utentes e profissionais", revelou hoje fonte daquele hospital.

"Fomos dos primeiros a levantar a suspensão de visitas [na chamada primeira vaga da pandemia] mas dado o aumento exponencial de casos positivos na região, foi decidido suspender o regime de visitas, salvaguardando algumas exceções", disse à agência Lusa fonte do CHVNG/E.

A decisão deste centro hospitalar também se prende com a "necessidade de proteger os doentes internados e criar maior segurança a todos os utentes e profissionais", acrescentou a mesma fonte sobre uma decisão que entrou em vigor na sexta-feira e esta semana está a ser divulgada através das redes sociais desta unidade de saúde.

O regime de visitas do CHVNG/E encontra-se suspenso salvo exceções como em contexto de nascimentos, nomeadamente do progenitor caso este não assuma o papel de acompanhante.

Também as visitas em contexto de término do ciclo de vida são exceção, mas estas têm de contemplar requisitos como "número reduzido de pessoas em simultâneo nos espaços clínicos (...), cumprimento das regras de segurança [e] tempo reduzido de visita", lê-se na informação que está a ser divulgada.

17h11 - Presidente de Vizela teve resultado positivo mas mantém-se em funções

O presidente da Câmara de Vizela, Vítor Hugo Salgado, disse hoje à Lusa que fez um teste com resultado positivo ao novo coronavírus, mantendo-se em funções, a trabalhar a partir de casa.

Segundo o autarca, os primeiros sintomas surgiram na semana passada e, na quinta-feira à noite, soube que estava infetado com o novo coronavírus.

Os vereadores do seu executivo e os chefes de serviço no município encontram-se em isolamento, apesar de nenhum estar infetado.

O isolamento profilático da equipa mais próxima do autarca deve prolongar-se por duas semanas, acrescentou.

O autarca disse estar com vários sintomas da doença covid-19, como tosse, dores no corpo e febre, entre outros.

Presidente e vereadores mantêm-se em funções, mas a trabalhar a partir de casa, precisou Vítor Hugo Salgado.

17h07 - Moçambique regista mais três óbitos e 110 novos casos

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais três óbitos por covid-19, elevando o total de mortes para 78, num dia em que o número de casos subiu para 11.190, anunciou o Ministério da Saúde.

As três vítimas, com 49, 74 e 70 anos, são de nacionalidade moçambicana e perderam a vida "após o agravamento do seu estado clínico, durante o período de internamento numa unidade hospitalar da cidade de Maputo", refere-se no comunicado de atualização de dados sobre a pandemia .

Uma das vítimas morreu hoje e as outras duas perderam a vida no domingo e na segunda-feira.

Nas últimas 24 horas, o país registou ainda 110 novas infeções, elevando o total para 11.190, das quais 10.891 são de transmissão local e 299 são importadas.

17h00 - Itália com quase 11.000 novos casos e 89 mortes nas últimas 24 horas

O Ministério da Saúde de Itália registou 10.874 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, voltando aos níveis de há vários dias, depois de uma pequena diminuição no fim de semana, quando se realizam menos testes de diagnóstico.

Segundo os dados oficiais, o total acumulado de contágios subiu para 439.449 desde o início da pandemia, em fevereiro.

Também nas últimas 24 horas, o Ministério da Saúde italiano reportou 89 mortes, o que eleva o total acumulado para 36.705 óbitos.

16h39 - Lei para alargar voto antecipado com aprovação garantida

As leis para alargar o voto antecipado aos eleitores em confinamento devido à pandemia de covid-19 em eleições ou referendo em 2021 são votadas na sexta-feira e têm aprovação garantida, à esquerda e à direita.

Tratando-se de matéria urgente, e para poder aplicar-se às presidenciais de janeiro, já dentro de três meses, os dois diplomas, apresentados pelos dois maiores partidos, PS e PSD, com as regras especiais para os eleitores em confinamento têm aprovação garantida em votação final global, na sexta-feira, face à votação indiciária, hoje, na comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

O texto de substituição, que cria um regime excecional e temporário para o voto antecipado de quem está confinado, foi aprovado por unanimidade na comissão. Não estavam representados na reunião CDS e Chega.

O outro diploma sobre o alargamento do voto em mobilidade, também de consenso entre socialistas e sociais-democratas, foi aprovado por larga maioria, apenas com a abstenção do PCP.

16h07 - Câmara de Benavente realiza descontaminação após caso de infeção

A Câmara de Benavente encerrou hoje o edifício principal dos serviços do município após um caso positivo de covid-19 entre os cerca de 50 funcionários, o que motivou um processo de descontaminação, prevendo-se a reabertura na quarta-feira.

"Os serviços não tinham necessidade de fechar, mas foi uma medida preventiva por parte da Câmara Municipal, para também tranquilizar e dar confiança a todos", avançou à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, adiantando que o encerramento visa fazer um processo de descontaminação do edifício.

Relativamente à identificação de um caso positivo de covid-19 entre os funcionários deste município do distrito de Santarém, o autarca disse que foi informado hoje de manhã e que, após o rastreamento da situação por parte da delegada de saúde, "a conclusão aponta no sentido de existirem três pessoas que, pela proximidade com a pessoa infetada, vão ficar em quarentena".

Com "cerca de 50 pessoas" a trabalharem no edifício principal dos serviços do município, na sequência do primeiro caso positivo de covid-19 hoje confirmado, através da Proteção Civil Municipal, foi ativado o plano de contingência no âmbito da doença.

Após o processo de descontaminação do edifício, que está a ser feito esta tarde, prevê-se a reabertura dos serviços na quarta-feira.

15h51 - Casos ativos de infeção diminuem pela primeira vez desde agosto

O número de casos ativos de infeção com o novo coronavírus diminuiu hoje pela primeira vez desde agosto, estando sinalizados 39.625 casos, menos 71 em relação a segunda-feira.

De acordo com dados da monitorização diária da pandemia de covid-19 realizada pela Direção-Geral da Saúde, a última vez que houve uma diminuição do número de casos ativos em Portugal foi em 15 de agosto, dia em que foram reportados 12.621, menos 16 em relação ao dia anterior.

A partir de 15 de agosto o número esteve sempre em crescimento.

O boletim epidemiológico de hoje revela também que o número de recuperados supera o número de confirmados: 1.932 casos de recuperação de doentes e 1.876 casos confirmados.

Desde o início da pandemia, 61.898 pessoas recuperaram da doença.

15h48 - Confirmada presença de público no Santa Clara–Sporting

A Liga e a Direção Regional da Saúde dos Açores autorizaram a presença de público até 10% da lotação do recinto no jogo Santa Clara–Sporting, da quinta jornada da I Liga de futebol, foi revelado esta terça-feira.

“A Santa Clara Açores, Futebol SAD informa que o jogo Santa Clara-Sporting, da quinta jornada da I Liga, agendado para o próximo dia 24 outubro, terá a presença de público nas bancadas, à semelhança daquilo que tinha acontecido diante do Gil Vicente”, lê-se na nota de imprensa enviada hoje pelos açorianos.

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, foi o primeiro jogo profissional da época a contar com a presença de adeptos.

A permissão de público no estádio de São Miguel surgiu após a Liga ter sugerido à Direção Regional da Saúde dos Açores (DRS) que aplicasse aos encontros do Santa Clara as normas regionais, que permitem a presença de público em eventos desportivos.

“Nem a Liga Portugal, nem a Direção Regional da Saúde colocaram qualquer objeção à presença de público no recinto desportivo”, salienta o Santa Clara em nota de imprensa, referindo-se ao encontro frente ao Sporting.

A presença de público estará limitada a 10% da capacidade máxima do recinto (1.000 pessoas no caso do estádio de São Miguel).

Independentemente de serem coabitantes ou menores, todos os adeptos terão de estar separados cinco cadeiras entre si.

15h21 - Surto com 13 infetados em unidade de cuidados continuados em Serpa

Um surto com 13 infetados pelo vírus que provoca a doença covid-19 foi identificado na Unidade de Cuidados Continuados de Média e Longa Duração da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, revelou hoje o provedor da instituição.

Após ter sido detetado na sexta-feira o primeiro caso de infeção, o de uma enfermeira, foram feitos cerca de 60 testes de despiste de covid-19 a todos os 34 utentes e aos restantes funcionários da unidade, tendo mais 12 pessoas tido resultados positivos e as restantes negativos, disse à agência Lusa António Sargento, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, no distrito de Beja.

Entre os 13 infetados, há sete utentes e seis profissionais, precisou, referindo que a unidade funciona num edifício separado fisicamente das restantes valências da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, como o lar de idosos e o Hospital de São Paulo.

Segundo o provedor, os sete utentes infetados permanecem na unidade, numa ala dedicada à covid-19 e criada no âmbito do plano de contingência, onde estão "a receber os cuidados devidos" e, até hoje, "nenhum precisou de internamento" hospitalar.

A situação criou um "défice" na equipa de profissionais da unidade e a Santa Casa da Misericórdia de Serpa está "a fazer e tudo para o resolver internamente", mas, "se for necessário, irá recorrer a alguns profissionais, nomeadamente de enfermagem", de ouras misericórdias ou externos, para "garantir o serviço e os cuidados aos utentes", disse.


15h17 - Encerrada escola em Ponta Delgada depois de caso positivo de criança

A Autoridade de Saúde dos Açores determinou hoje o encerramento entre dois a três dias da escola do concelho de Ponta Delgada onde um aluno acusou positivo para a covid-19, para testar toda a comunidade escolar.

"Foi dada a indicação à autoridade de saúde concelhia para, em articulação com o estabelecimento de ensino, suspender a atividade letiva, enquanto se procede à recolha de amostrar biológicas e à análise laboratorial e, até à obtenção de resultados, a atividade letiva irá ficar suspensa. Estamos a falar de dois a três dias no máximo para termos este melhor conhecimento da situação", disse à agência Lusa o responsável da Autoridade de Saúde Regional, Tiago Lopes.

Na segunda-feira, a Autoridade de Saúde dos Açores informou no seu comunicado diário que, "no âmbito da investigação epidemiológica de um caso positivo reportado no domingo, foram diagnosticados um indivíduo do sexo masculino, de 5 anos de idade, e um indivíduo do sexo feminino, de 67 anos, residentes na região, correspondentes a contactos de alto risco".

Tiago Lopes, que é também diretor regional da Saúde, explicou que o caso positivo desta criança nesta escola do concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, "é um contacto próximo de alto risco de outro caso positivo, que já havia sido identificado".

14h48 - Ministro italiano volta a criticar Ronaldo por achar "estar acima dos outros"

O ministro do Desporto, Vincenzo Spadafora, voltou a criticar o português Cristiano Ronaldo, que voou de Portugal para Itália com teste positivo ao novo coronavírus, por o futebolista luso "se sentir acima dos outros".

Ronaldo tinha dito que são "totalmente falsas" as acusações que o governante lhe direcionou, de que teria rompido o protocolo sanitário em 5 de outubro, quando deixou o confinamento da Juventus para se juntar à seleção.

"Estes grandes campeões sentem-se sempre acima dos outros", atirou o ministro, à cadeia de televisão italiana La 7.

Segundo Spadafora, o que é "objetivo é que quando Ronaldo deixou Itália para se concentrar com a seleção portuguesa violou o protocolo", tendo sido aberta uma investigação oficial ao comportamento do português.

Em 16 de outubro, Spadafora já tinha classificado a atitude do avançado português como "arrogante e desrespeitosa" em período de pandemia de covid-19, além de o acusar de mentir quando disse ter tido o cuidado de "fazer as coisas bem, com autorizações", numa altura em que está assintomático apesar do teste positivo, registado já quando estava junto da comitiva lusa.

14h41 - Tribunal de Chaves cancela diligências por dois dias após dois casos positivos

O Tribunal de Chaves cancelou as diligências entre hoje e quarta-feira por precaução, ficando assegurado o serviço urgente, depois de serem conhecidos dois casos positivos de infeção pelo novo coronavírus.

A informação foi avançada à Lusa pelo juiz-presidente da Comarca de Vila Real, Álvaro Monteiro, que disse estar em causa uma medida de "precaução e de prevenção", tomada depois de hoje ter tido conhecimento que uma funcionária teve um teste positivo à infeção pelo novo coronavírus.

Esta funcionária já se encontrava em casa desde terça-feira da semana passada, depois de o seu companheiro, que também trabalha naquele tribunal, ter feito um teste com resultado positivo.

14h39 - Açores com um novo caso e duas recuperações nas últimas 24 horas

As 956 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores nas últimas 24 horas permitiram diagnosticar um caso positivo de covid-19 na ilha de São Miguel e duas recuperações no arquipélago, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No seu comunicado diário, a entidade explica que o caso diagnosticado corresponde a um homem de 28 anos de idade, "não residente na região, proveniente de ligação aérea com território continental português, que realizou teste de despiste ao SARS-CoV-2 à chegada com resultado negativo e teste após o sexto dia com resultado positivo".

Quanto às recuperações nas últimas 24 horas, uma foi registada na ilha de São Miguel, tratando-se de uma mulher de 25 anos que "apresentou documentação comprovativa de ter sido diagnosticada e dada como recuperada em território continental português".

O outro doente recuperado, um homem de 20 anos, está na ilha do Faial.

Sobe assim para 225 o número de casos recuperados na região.

A Autoridade de Saúde açoriana adianta ainda que "se mantém em curso a investigação epidemiológica e a testagem de contactos próximos de um caso positivo reportado no domingo, na ilha de São Miguel", sendo que "todas as análises realizadas nas últimas 24 horas produziram resultado negativo".

Até ao momento, foram detetados no arquipélago 355 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

Há atualmente 65 casos positivos ativos, dos quais 42 em São Miguel, 11 na Terceira, um na Graciosa, quatro no Pico, quatro no Faial, dois em Santa Maria e um na ilha das Flores.

Desde o começo da pandemia morreram 16 pessoas na região com covid-19, todas em São Miguel.

14h15 - Portugal com mais 15 mortos e 1.876 casos confirmados

Portugal contabiliza hoje mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim, hoje divulgado, desde o início da pandemia de covid-19, Portugal já contabilizou 103.736 casos confirmados e 2.213 óbitos.

As autoridades de saúde têm 56.126 pessoas em vigilância, mais 701 do que na segunda-feira.

A DGS revela ainda que estão ativos 39.625 casos, menos 71 em relação ao dia anterior.

14h07 - Distanciamento exigido pela pandemia pode estar a potenciar o bullying

O distanciamento exigido pela pandemia pode estar a potenciar o bullying pela internet. O alerta é feito pela PSP, neste que é o dia internacional de combate ao bullying.

A Polícia de Segurança Pública sublinha a importância de denunciar estes casos e lembra que os comportamentos de 'bullying' interferem de forma negativa na evolução física, emocional e psicológica dos jovens.

No passado ano letivo foram registadas 900 ofensas corporais e cerca de 600 injúrias ou ameaças.

O problema tem assumido novos contornos com o recurso às novas tecnologias.

Segundo a Unicef, uma em cada três crianças no mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente.


13h53 - Situação de docentes de risco leva sindicato a recorrer à Provedora de Justiça

A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) enviou um pedido de intervenção à Provedora de Justiça para a implementação de um regime de teletrabalho que permita aos docentes de grupos de risco dar aulas a partir de casa.

Num comunicado enviado às redações, a associação esclarece que o objetivo é que a Provedora de Justiça reconheça a necessidade de implementar já neste ano letivo um regime deste tipo na Escola Pública para os docentes que integrem grupos de risco para a covid-19.

"A ASPL defende a necessidade de, a par do ensino presencial como regra, se reintroduzir, na sequência do que foi feito no ano letivo transato, o ensino à distância, permitindo aos docentes pertencentes a grupos de risco a sua prestação laboral em regime de teletrabalho", refere a associação.

Além de servir de resposta à situação destes docentes, o recurso ao ensino à distância permitirá também assegurar a continuidade das aulas para os alunos que estão em casa por também pertencerem a grupos de risco ou aqueles que estão sem aulas por falta de professor.

"Estes docentes para além das aulas à distância podem ter também um papel preponderante no reforço das aprendizagens, sobretudo ao nível dos apoios educativos, das coadjuvações, incluindo as coadjuvações em tutorias específicas", acrescentam os representantes dos professores.

No início do ano letivo, o Ministério da Educação avançou que o teletrabalho não seria uma possibilidade e que os docentes poderiam optar por apresentar uma declaração médica que lhes assegura apenas 30 dias de faltas ao trabalho, sem perda de remuneração. A alternativa seria a baixa médica.

A organização sindical não compreende, no entanto, que os professores, que não estando doentes têm uma condição de saúde que no contexto atual da pandemia de covid-19 os coloca numa posição de maior fragilidade, sejam obrigados a estar nas escolas.

No pedido apresentado à Provedora de Justiça, a ASPL argumenta que as opções de que os docentes dispõem refletem um tratamento desigual em relação aos restantes trabalhadores, fazendo referência ao decreto-lei que estabelece que aqueles que integrem grupos de risco possam desempenhar as suas funções em regime de teletrabalho.

13h51 - Brasil diz que vacina chinesa é segura

O Brasil anuncia que a vacina chinesa demonstrou ser segura, depois de testada em 9 mil voluntários. Entre as várias vacinas em fase de teste no Brasil, esta investigação chinesa é a que está mais adiantada nos ensaios clínicos. Jair Bolsonaro já garantiu que a imunização vai ser gratuita, mas não obrigatória.


13h47 - Covid-19. Mais restrições na Europa

Depois do País de Gales é a vez da República da Irlanda anunciar o regresso ao confinamento. O governo de Dublin vai aplicar a medida durante um mês e meio. Por toda a Europa nota-se um aumento de restrições, em plena segunda vaga de contágios.


13h45 - Surto de Covid em Vila Viçosa

No Alentejo, as situações mais preocupantes são as de lares em Beja e Vila Viçosa, sendo que neste último caso o surto que começou nas unidades da Santa Casa já chegou à comunidade.


13h43 - Processos disciplinares a médicos que desvalorizaram a Covid em grupo da internet

Há processos disciplinares instaurados a pelo menos seis médicos que integram um movimento que nasceu nas redes sociais e que desvaloriza os efeitos da Covid-19 e a necessidade do uso de máscara. A Ordem dos Médicos diz que é o resultado de inúmeras queixas de outros clínicos.


13h41 - Estrutura de apoio vai ser montada no Porto

Vai ser montada no Porto uma unidade de retaguarda para apoiar os hospitais. A ideia é centralizar num único local o apoio aos doentes Covid com sintomas ligeiros ou assintomáticos dos 18 concelhos do distrito. A ideia é naturalmente evitar que esses casos menos graves ocupem camas nos hospitais.


13h19 - Vale do Sousa enfrenta aumento pronunciado de infeções

Há uma região onde o número de infeções é o mais preocupante no país - o Vale do Sousa. A evolução é mais acentuada nos concelhos de Paços de Ferreira e Lousada.

O Vale do Sousa tem o maior número de casos por 100 mil habitantes no país e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa já apelou à população dos 12 concelhos que serve para que só se dirijam às urgências em situações verdadeiramente graves.


13h25 - Doença já matou 1.119.590 pessoas no mundo e vírus infetou mais de 40,4 milhões

O novo coronavírus matou pelo menos 1.119.590 de pessoas no mundo desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou o início da doença no final de dezembro na China, segundo dados recolhidos pela agência de notícias AFP.

Mais de 40.416.800 casos de infeções pelo SARS-CoV-2 foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia e pelo menos 27.791.000 pessoas já foram consideradas curadas.

Esse número de casos diagnosticados, entretanto, reflete apenas uma fração do número real de infeções. Alguns países testam apenas os casos graves, outros priorizam o teste para rastreamento e muitos países pobres têm capacidade limitada de realizar testes.

Na segunda-feira, 4.523 mortes e 367.553 novos casos foram registados em todo o mundo. Os países que registaram o maior número de mortes nos seus relatórios mais recentes são a Índia, com 587 mortos, a Argentina (449) e os Estados Unidos (420).

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 220.134 mortes em 8.215.578 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 3.272.603 destas pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 154.176 mortes e 5.250.727 casos, a Índia com 115.197 mortes (7.597.063 casos), o México com 86.338 mortes (854.926 casos) e o Reino Unido com 43.726 mortes (741.212 casos).

Entre os países mais atingidos, o Peru é o que apresenta o maior número de mortes em relação à sua população, com 103 mortes por 100.000 habitantes, seguido pela Bélgica (90), Bolívia (73), Espanha (73).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente um total de 85.704 casos (19 novos entre segunda e terça-feira), incluindo 4.634 mortes e 80.812 pessoas curadas.

A América Latina e as Caraibas totalizaram 381.719 mortes em 10.555.141 casos até às 12:00 de hoje em Lisboa, a Europa 252.192 mortes (7.618.300 casos), os Estados Unidos e o Canadá 229.906 mortes (8.415.548 casos), a Ásia 160.898 mortes (9.804.700 casos), o Médio Oriente 53.926 mortes (2.332.985 casos), a África 39.942 mortes (1.656.740 casos) e a Oceania 1.007 mortes (33.387 casos).

13h27 - Recuo na obrigatoriedade da StayAway Covid colhe aplausos

O Governo recuou e já não leva a debate a proposta de lei que tornava obrigatória a utilização da aplicação StayAway Covid.


13h20 - Bruxelas aprova apoio português de 9,35 milhões para preservar emprego nos Açores

A Comissão Europeia aprovou nova ajuda estatal de Portugal de 9,35 milhões de euros para preservar o emprego nas ilhas dos Açores, visando apoiar custos salariais de empresas da região até final do ano.

Em comunicado, o executivo comunitário explica que este regime português de apoio ao emprego nos Açores foi aprovado no âmbito das regras mais 'flexíveis' de Bruxelas para as ajudas estatais, implementadas devido ao surto de covid-19, e sucede a duas outras medidas aprovadas para a região, "cujo prazo já expirou".

"O regime visa compensar os custos salariais das empresas da região dos Açores, que de outra forma teriam despedido pessoal devido ao surto de coronavírus e às medidas de emergência tomadas para limitar a sua propagação", justifica a Comissão Europeia.

Está agora em causa um apoio à massa salarial na região autónoma com um "prazo máximo de oito meses", sendo que a ajuda pode ter efeitos retroativos até abril deste ano, mas terá de findar a dezembro de 2020.

Bruxelas precisa que existem duas opções de apoio, uma das quais um subsídio de 111,13 euros por mês e por funcionário, correspondendo a 13,47% do salário mínimo mensal bruto regional (incluindo as contribuições para a segurança social), que será pago de uma só vez.

A segunda opção é um subsídio salarial de 196,38 euros por mês e por funcionário, correspondendo a 23,8% do salário mínimo mensal bruto regional (incluindo as contribuições para a segurança social), que será pago em três prestações.

"A Comissão concluiu que a medida portuguesa é necessária, adequada e proporcional para sanar uma perturbação grave da economia de um Estado-membro", justifica o executivo comunitário na nota de imprensa.

A instituição aponta ainda que as empresas abrangidas por este apoio "se comprometem a manter os empregados abrangidos pelos subsídios durante o período em que recebem a ajuda".

Adotado em meados de março passado, este enquadramento europeu temporário para os auxílios estatais alarga os apoios que os Estados-membros podem prestar às suas economias em altura de crise gerada pela pandemia, em que muitas empresas enfrentam graves problemas de liquidez.

Inicialmente, previa-se que estas regras temporárias apenas estivessem em vigor até 31 de dezembro deste ano, enquanto as medidas de recapitalização podiam ser concedidas até 30 de junho de 2021.

Porém, uma vez que os efeitos da crise económica perduram na UE, a Comissão Europeia decidiu também hoje estender estes prazos.

Assim, as regras temporárias, de forma geral, passam a estar em vigor até junho de 2021, enquanto as referentes às recapitalizações empresas se prolongam até 30 de setembro de 2021.

Em maio passado, a Comissão Europeia anunciou ter dado 'luz verde' a dois regimes de auxílios estatais de Portugal, no valor de 43 milhões de euros, para ajudar empresas dos Açores a salvaguardar empregos em altura de crise devido à covid-19.

13h18 - Espanha-Portugal do Europe Championship de râguebi novamente suspenso

O encontro Espanha-Portugal, da última jornada do Europe Championship de râguebi, está novamente suspenso devido ao "ressurgimento da pandemia de covid-19", anunciou a Rugby Europe.

A partida estava remarcada para 15 de novembro, em Madrid, depois de ter sido suspensa, em março, devido à covid-19, mas a recente evolução dos números da pandemia no continente europeu levou o organismo a suspender "todos os jogos planeados até ao fim de novembro" sob a sua alçada.

Em comunicado, a Rugby Europe refere, ainda, que continuará a "monitorizar" a situação em conjunto com as federações, governos e autoridades de saúde locais e que irá "respeitas as instruções recebidas no interesse da saúde pública", motivo pelo qual "não será anunciado qualquer reagendamento das partidas no imediato".

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Federação Portuguesa de Râguebi lamentou a suspensão do encontro e disse, ainda, que aguarda por uma decisão da World Rugby quanto à possível realização das partidas com as Ilhas Fiji (6 de novembro) e com o Brasil (21 e 28 de novembro).

Sobre os encontros com os 'tupis', em Lisboa, Carlos Amado da Silva confirmou que estão, entretanto, "confirmados e financiados" e que só não terão lugar se o organismo que tutela o râguebi mundial vier a decidir em contrário.

13h15 - Teste obrigatório à chegada à Madeira mesmo para viagens inferiores a 72 horas

O teste para a covid-19 à chegada aos aeroportos da Madeira passará a ser efetuado também aos viajantes que se ausentarem da região por menos de 72 horas, indicou hoje o presidente do Governo Regional.

"Temos de tomar medidas redobradas de segurança, medidas de prevenção e profiláticas, no sentido de evitar focos de infeção local", disse Miguel Albuquerque, à margem de uma visita à ECAM - Empresa de Consultoria e Assessoria Empresarial, no Funchal.

A apresentação de teste negativo ou a sua realização obrigatória à chegada aos portos e aeroportos da Madeira e Porto Santo entrou em vigor em 1 de agosto, mas excluía os viajantes que se tivessem ausentado da região por um período inferior ou igual a 72 horas.

"Agora não há exceções. Podem sair da Madeira e estar cinco horas no continente, quando chegam cá, todos são testados", declarou Miguel Albuquerque, esclarecendo que a medida será aprovada na quinta-feira, 22 de outubro, no conselho do governo regional, e entra logo em vigor.

O chefe do executivo, de coligação PSD/CDS-PP, justifica a medida com a subida acentuada do número de infeções na Europa e no país.

"Os testes têm custos, mas é muito mais barato investir nos testes do que termos um fluxo pandémico com dezenas ou centenas de pessoas infetadas, com custos assoberbantes para o sistema regional de saúde", declarou, vincando que se trata de um "investimento na saúde pública e na segurança de todos".

O Governo Regional da Madeira já gastou cerca de 10 milhões de euros na realização de testes à covid-19.

12h57 - Futebol juvenil do Tondela com 22 infetados

Os escalões de futebol sub-17 e sub-19 do Tondela têm 22 jogadores com testes positivos ao vírus SARS-CoV2, anunciou o clube, que suspendeu os treinos desde a identificação do primeiro caso.

12h55 - África com mais 187 mortes e 9.632 infetados

África registou nas últimas 24 horas mais 187 mortes devido à covid-19, para um total de 39.925, havendo 1.654.412 infetados, mais 9.632, segundo os últimos dados relativos à pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas o número de recuperados nos 55 Estados-membros da organização foi de 6.867, para um total de 1.363.106 desde o início da pandemia.

De acordo com o África CDC, a África Austral continua a registar o maior número de casos de infeção e de mortos, com 19.884 vítimas mortais e 778.300 infetados.

Só na África do Sul, o país mais afetado do continente, estão registados 705.254 casos e 18.492 mortes.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, tem 436.010 pessoas infetadas e 12.546 mortos e a África Oriental contabiliza agora 195.381 casos de infeção e regista 3.664 vítimas mortais.

Na região da África Ocidental, o número de infeções é de 185.326, com 2.704 vítimas mortais, e na África Central há 59.395 casos e 1.127 óbitos.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 6.130 mortos e 105.547 infetados, e Marrocos contabiliza 2.976 vítimas mortais e 175.749 casos.

A Argélia surge logo a seguir, com 54.402 infeções e 1.856 mortos.

Entre os seis países mais afetados estão também a Etiópia, com 89.860 casos e 1.365 vítimas mortais, e a Nigéria, com 61.558 infetados e 1.125 mortos.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, Angola lidera em número de mortos e Moçambique em número de casos.

Angola regista 248 óbitos e 7.829 casos, seguindo-se Cabo Verde (87 mortos e 7.800 casos), Guiné Equatorial (83 mortos e 5.074 casos), Moçambique (75 mortos e 11.080 casos), Guiné-Bissau (41 mortos e 2.403 casos) e São Tomé e Príncipe (15 mortos e 932 casos).

12h31 - "Temos de ser o mais exemplares possível"

O virologista Pedro Simas diz que, "agora e mais do que nunca, o comportamento individual da população tem que ser exemplar" no cumprimento das medidas de proteção.

Para o virologista, desinfeção das mãos, uso de máscara e distanciamento social são fundamentais e só assim será possível diminuir o nível de contágio e travar o aumento do número de casos.


12h15 - Finnair vai despedir 700 trabalhadores

A companhia aérea finlandesa Finnair anunciou um corte permanente de 700 postos de trabalho devido ao impacto da pandemia da covid-19 nas suas operações, depois de ter previsto 1.000 despedimentos no final de agosto.

A redução da mão-de-obra, composta por cerca de 6.500 trabalhadores, terá lugar antes do final de março de 2021 e afetará cerca de 600 trabalhadores Finnair na Finlândia e mais uma centena noutros países, de acordo com um comunicado da companhia aérea.

Este corte não incluirá o pessoal de voo - pilotos e tripulação de cabine - que será afetado, bem como o resto dos trabalhadores que permanecem na empresa, por despedimentos temporários de longa duração enquanto as restrições de viagem continuarem devido à pandemia da covid-19.

12h05 - Câmara de Ovar instala contentores em unidades de saúde

O município de Ovar, que entre março e abril esteve sob cerco sanitário devido à covid-19, instalou contentores em várias unidades de saúde locais para facilitar rastreios, acolher utentes e responder às necessidades de profissionais, revelou a autarquia.

Só no caso do Hospital Francisco Zagalo, a principal unidade de saúde naquele concelho do distrito de Aveiro, a autarquia colocou três monoblocos junto ao edifício principal, um para agilizar o rastreio do vírus SARS-CoV-2 e dois para funcionarem como gabinetes de isolamento para utentes com suspeita de diagnóstico positivo.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, disse que a medida resulta da consciência do executivo quanto às dificuldades que os profissionais do setor vêm enfrentando, à medida que aumentam os casos de covid-19 e de gripe sazonal.

"Somos sensíveis às necessidades dos nossos utentes e dos profissionais, e, uma vez mais, investimos em substituição do Ministério da Saúde. Mas assim tem que ser. Para nós, a saúde estará sempre em primeiro lugar", afirmou.

No aluguer e instalação dos referidos contentores foram assim gastos "cerca de 10.000 euros, suportado exclusivamente pela Câmara de Ovar".

Além do Hospital Francisco Zagalo, também passaram a dispor de monoblocos outras unidades do concelho.

No caso da Unidade de Saúde Familiar (USF) Alpha, na freguesia de Válega, por exemplo, uma dessas instalações provisórias "está a funcionar como um gabinete de vacinação contra a gripe para os utentes de risco".

Outras duas instalações servem de sala de espera, garantindo o distanciamento entre utentes "e criando um circuito independente, de forma a não interferir com o normal funcionamento" da estrutura.

Já os contentores distribuídos pela USF Laços de Cortegaça, pela USF João Semana de Ovar e pela USF de São João de Ovar "estão dedicados a salas de espera".

11h41 - "As pessoas ainda não têm uma perceção de risco"

O professor de Saúde Pública Internacional Tiago Correia disse esta terça-feira que se o país voltar ao confinamento a responsabilidade dessa decisão não pode ser atribuída aos portugueses.

O docente do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa entende que as autoridades têm de mudar a mensagem transmitida à população.

Cada cidadão deve saber, em concreto, como está a pandemia a evoluir nos meios que frequenta.


11h39 - Médicos de Saúde Pública não excluem segundo confinamento geral no país

O vice-presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública diz que não é possível afastar totalmente o cenário de um segundo confinamento em Portugal. Na noite de segunda-feira, o primeiro-ministro voltou a sublinhar que essa medida não está em cima da mesa.

Na noite de segunda-feira, o primeiro-ministro voltou a sublinhar que essa medida não está em cima da mesa, mas Gustavo Tato Borges entende que essa decisão pode tornar-se inevitável face à evolução recente do contágio.


11h07 - Lar da Misericórdia de Castelo de Paiva com 46 casos positivos

O Lar da Misericórdia do distrito de Aveiro tem 46 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 28 em utentes e 18 em colaboradores, revelou o presidente da Câmara local, Gonçalo Rocha.

Segundo o autarca, o plano de contingência foi ativado na instituição e a situação está a ser acompanhada pelas autoridades de saúde, "cumprindo-se tudo o que é determinado nestas situações".

Esta semana, acentuou, vão decorrer mais testes para apurar a evolução da situação no lar de idosos, reforçando a necessidade de, no quadro atual de pandemia, haver maior rigor nestas instituições "atendendo à vulnerabilidade dos utentes".

A situação no lar foi despoletada na semana passada, quando um utente se deslocou ao hospital, tendo-se concluído estar infetado pelo novo coronavírus, que provoca a doença da covid-19.

O presidente lamenta o que está a acontecer, nomeadamente o aumento de casos no concelho, mas recorda que está em linha com a tendência que se observa no país e na região, frisando que "nada está a ser escondido da população" por parte do município.

Gonçalo Rocha disse, por outro lado, já ter havido necessidade de colocar turmas da escola secundária em quarentena e referiu a existência de "alguns" casos de covid-19 na empresa Bradco, a maior empregadora do concelho, onde foi acionado o plano de contingência.

11h05 - Hospitais de Coimbra suspendem atividades presenciais de alunos

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) suspendeu temporariamente os estágios e atividades presenciais dos alunos universitários dos cursos das áreas da saúde por causa da pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.

"Atendendo à evolução da pandemia, o CHUC decidiu adotar um conjunto de medidas para mitigar os riscos de contaminação", refere o centro hospitalar, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a unidade hospitalar, estão suspensas a partir de hoje e por um período de 14 dias as atividades presenciais dos alunos do Mestrado Integrado em Medicina e Medicina Dentária, das Escolas Superiores de Enfermagem e das Escolas Superiores de Tecnologias da Saúde.

De acordo com o CHUC, "a circulação destes alunos, nos diversos polos do Centro Hospitalar implica, nesta fase, um risco de contágio para os doentes e para os profissionais com quem interagem no âmbito dos estágios clínicos, podendo comprometer a capacidade operacional das equipas".

"As instituições de ensino superior de Coimbra terão sempre, no CHUC, um parceiro para as soluções que se afigurem necessárias em cada momento, no âmbito das respetivas responsabilidades e, como tal, esta medida foi concertada com a Universidade de Coimbra, com a Faculdade de Medicina, com a Escola Superior de Enfermagem e com a Escola Superior de Tecnologias da Saúde", esclarece o comunicado.

O CHUC acredita que, "no final deste período de suspensão, estarão criadas as condições para a retoma dos estágios e das atividades presenciais, pelas quais todos anseiam, em condições de segurança".

11h04 - PSD/Madeira diz que pandemia "não tem cor política"

O PSD/Madeira considera que a pandemia "não tem cor política", criticando a "arrogância e falta de solidariedade" do Governo da República que recusou o aval ao empréstimo à Madeira para colmatar os problemas provocados pela covid-19.

"A saúde não tem cor política", declarou a deputada social-democrata Conceição Pereira no plenário da Assembleia Legislativa numa intervenção no período de antes da ordem do dia. A também médica salientou que "a pandemia está aí e continua a agravar-se", defendendo ser "indispensável fazer investimento na saúde" e "continuar a trabalhar porque a economia não pode voltar a parar".

Por isso, criticou que "o Governo socialista da República não tenha dado um simples aval à Madeira" para fazer face aos problemas provocados pela pandemia na região. "Não nos venham com arrogância, o Governo da República devia era ter vergonha pela falta de solidariedade", disse a parlamentar.

Conceição Pereira realçou que, "se nada for feito, as pessoas podem ter de passar o Natal confinado" e apontou que, a nível nacional e europeu, "a situação está descontrolada" porque foram permitidos vários ajuntamentos, enquanto na região têm sido canceladas este tipo de ações, entre as quais tradições como as natalícias, nomeadamente a Noite do Mercado na qual é costume participarem milhares de pessoas.

10h45 - Região de Madrid estuda possibilidade de recolher obrigatório

A região de Madrid está a estudar a possibilidade de pedir ao Governo central espanhol que declare o recolher obrigatório para garantir que não há deslocações em determinadas horas do dia, como foi decidido em França.

10h41 - Gaviria abandona Giro devido a nova infeção

O sprinter colombiano Fernando Gaviria (UAE Emirates) abandonou hoje a Volta a Itália em bicicleta devido a um teste positivo ao novo coronavírus, durante o segundo dia de descanso, depois de ter estado infetado em março.

10h15 - GNR encerra estabelecimento de diversão noturna com 108 pessoas

A GNR encerrou na sexta-feira um estabelecimento de diversão noturna na localidade de Pombeiro, concelho de Felgueiras, no distrito do Porto, por funcionar com música ao vivo, reunindo 108 pessoas, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a GNR refere que a operação policial ocorreu no âmbito de uma ação de fiscalização para cumprimento das normas referentes à pandemia de covid-19.

A autoridade policial acrescenta que foram detidos dois homens, de 36 e 49 anos, pelos crimes de desobediência e condução sob o efeito do álcool, respetivamente.

Os militares registaram várias contraordenações, por incumprimento às medidas impostas pela situação de calamidade.

A ação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção do Porto.

Os detidos foram constituídos arguidos e o proprietário do estabelecimento de diversão noturna, de 46 anos, foi identificado.

9h49 - Apenas um caso de infeção em Santa Maria

Há apenas um doente com o novo coronavírus na ilha de Santa Maria, nos Açores. Trata-se de um médico do Centro de Saúde, que está em isolamento.
Isabel Cunha - Antena 1

O delegado de Saúde defende, no entanto, mais restrições para quem viaja para os Açores, porque os testes nos aeroportos têm vários riscos.

9h14 - Brasil anuncia resultados positivos em tratamento "precoce"

O Governo brasileiro anuncia ter obtido "resultados positivos" num tratamento "precoce" contra a Covid-19, por via da aplicação do antiparasitário nitazoxanida em doentes na fase inicial.

O anúncio foi feito na presença do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que voltou a fazer a apologia do tratamento da Covid-19 com hidroxicloroquina, fármaco sem comprovação científica de cura da doença provocada pelo SARS-CoV-2.

Bolsonaro pediu para que a nitazoxanida não seja alvo de desconfianças.

Os resultados foram apresentados pela médica Patricia Rocco, coordenadora do estudo e especialista em doenças pulmonares com mais de 30 anos de experiência, que afirmou que o tratamento mostrou que a nitazoxanida foi "eficaz" na redução da carga viral.

A especialista explicou que, de junho a agosto, 1575 voluntários diagnosticados com o novo coronavírus em fase inicial foram tratados com este fármaco e que, em 95 por cento dos casos, houve redução da carga viral "sem danos às células pulmonares".

O Brasil somou 271 mortos e 15.383 infeções em 24 horas, totalizando 154.176 óbitos e 5.250.727 casos desde o início da pandemia, segundo os últimos dados do Ministério da Saúde.

8h55 - Argentina é o quinto país a ultrapassar o milhão de casos

A Argentina ultrapassou um milhão de casos confirmados do novo coronavírus na segunda-feira, tornando-se o segundo país da América Latina e o quinto no mundo a atingir esta marca.

O Ministério da Saúde informou que 1.002.662 pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus e que 26.716 morreram.
Marta Pacheco - Antena 1

A América Latina é uma das regiões mais atingidas e abriga metade das dez nações que identificaram o maior número de casos confirmados.

O Brasil atingiu um milhão de casos em junho e agora regista 5,2 milhões no total. Outras três nações da América Latina devem chegar a um milhão de casos nas próximas semanas: Colômbia, México e Peru.

8h37 - Alemanha divulga novos números da pandemia

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus na Alemanha aumentou, desde segunda-feira, em 6868, para um total de 373.167 acumulado desde o início da pandemia.

Morreram em território alemão, vítimas da Covid-19, mais 47 pessoas. O total de óbitos é agora de 9836.

8h23 - Ciberbullying com maior expressão

A PSP advertiu esta terça-feira para a importância de uma maior atenção aos comportamentos de ciberbullying, que passaram a ter uma maior expressão por causa do distanciamento social, em contexto de pandemia.

Em comunicado conhecido quando se assinala o Dia Mundial do Combate ao Bullying, a Polícia de Segurança Pública lembra que o bullying tem grande impacto no crescimento físico, emocional e psicológico dos jovens, enfatizando a necessidade de denúncia destes casos.

No passado ano letivo, no âmbito do Programa Escola Segura, a PSP registou 900 ofensas corporais e cerca de 600 injúrias e ameaças. Entre 2013/14 e 2019/20, esta força de segurança levou a cabo mais de 17.600 ações de sensibilização para os problemas de bullying e ciberbullying, abrangendo 426.644 alunos.

A PSP lembra que os agentes afetos ao policiamento de proximidade da Escola Segura estão "sempre presentes e disponíveis para receberem denúncias, aconselharem e apoiarem inicialmente as vítimas e as respetivas famílias" e apela a todos os que tenham conhecimento deste tipo de comportamentos de violência física e psicológica para os denunciarem.

"Apelamos ainda a qualquer pessoa que tenha conhecimento desta prática, ainda que não seja interveniente na situação, a denunciar toda e qualquer ocorrência deste tipo à PSP, não permitindo que o comportamento do bully continue e se alastre", refere o mesmo comunicado.

7h55 - Ponto de situação

O primeiro-ministro deu um passo atrás na decisão de tornar obrigatória a aplicação StayAway Covid.

Em entrevista à TVI, António Costa anunciou que pediu ao Presidente da Assembleia da República para retirar o diploma da discussão agendada para sexta-feira.
António Costa afirmou ainda que é impensável recorrer uma vez mais a um confinamento geral.
Na mesma entrevista, disse que a situação passa pelo comportamento das pessoas.
Conselho de Saúde Pública com reunião marcada
O Governo convocou o Conselho Nacional de Saúde Pública para uma reunião na próxima sexta-feira. Será analisada a situação epidemiológica atual e a implementação de medidas de saúde pública.

Este órgão consultivo do Governo não se reunia desde março. A informação foi confirmada à RTP pelo Ministério da Saúde.
Declaração médica para doença ligeira

A Direção-Geral da Saúde decidiu que os doentes com Covid-19 que apresentem sintomas ligeiros precisam apenas de uma declaração médica para regressar à vida normal.

Até agora, o regresso ao trabalho ou à escola requeria um teste negativo para a Covid-19.
As autoridades de saúde defendem que, ao fim de dez dias, os doentes com sintomas ligeiros já não têm capacidade para contagiar outras pessoas.
Regras para eleitores em confinamento
PS e PSD chegaram a acordo sobre as regras especiais para que os eleitores em confinamento possam votar. O texto comum prevê que as regras sejam aplicadas a todas as eleições e referendos de 2021.

O PS pretendia que o diploma se aplicasse em exclusivo à eleição do Presidente da República e aos doentes confinados. Já o PSD defende um regime intemporal.

A agência Lusa refere que o assunto será debatido e votado esta terça-feira em sede de especialidade.
O quadro em Portugal
O país ultrapassou na terça-feira os 100 mil casos de Covid-19. O mês de outubro tem registado recordes no numero de infetados.

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde deu conta de mais 17 mortos, para um total de 2198 desde o início da pandemia.

Há mais 88 pessoas internadas, o maior aumento dos últimos seis meses.

Cento e sessenta e cinco pessoas encontram-se em unidades de cuidados intensivos. São mais dez do que no dia anterior.
Fundo de recuperação. A posição do BCE

O Banco Central Europeu admite avançar com mais estímulos à economia, caso a crise provocada pela pandemia se agrave. A presidente da instituição defendeu que o fundo de recuperação da Zona Euro deve ter caráter permanente.

Christine Lagarde considerou importante que Bruxelas disponha de um mecanismo que possa ser sempre usado em situações semelhantes.

A presidente do BCE considera ainda que a recuperação tem sido incerta, incompleta e desigual e pode piorar agora com a necessidade de medias mais restritivas.

Lagarde defendeu que o dinheiro da União Europeia deveria estar disponível o mais depressa possível.
Europa a braços com segunda vaga

A Irlanda e o País de Gales vão regressar ao confinamento. O Governo irlandês decretou mesmo o nível máximo de emergência durante seis semanas.
Na Europa, são vários os países que registaram na segunda-feira novos recordes no numero de infetados.
Em Espanha, são já quase um milhão de casos. O país vizinho registou quase 38 mil novas infeções desde a passada sexta-feira e 217 mortes em 24 horas, entre domingo e segunda-feira.
Na Comunidade de Madrid, o governo revelou que consegue prever o aumento de internamentos através da análise aos esgotos.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 40 milhões de casos de infeção em todo o mundo, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia, em fevereiro, o Continente Americano mantém-se como aquele que acumula mais casos confirmados e mais mortes.

A Covid-19 é a doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, identificado no final de dezembro do ano passado em Wuhan, no centro da China.