Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Bing Guan - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


00H07 - Governo criticado por falta de professores e número de alunos por turma

O ministro da Educação foi alvo de críticas dos partidos pela forma como geriu o regresso às aulas, com os deputados a referirem, entre outros problemas, a falta de professores e o número de alunos por turma.

O ministro da Educação esteve no Parlamento para uma audição por requerimento dos grupos parlamentares do PSD, BE e PAN, que chamaram o governante à Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto.

Foram diferentes as questões que motivaram o pedido dos três partidos, mas as cerca de duas horas de audição foram sobretudo marcadas pela covid-19 e pela forma como a tutela geriu o início do ano letivo e a retoma das aulas presenciais em plena pandemia.

Entre os problemas que mereceram mais críticas, sobretudo dos partidos à esquerda, estiveram a falta de professores em várias escolas e o elevado número de alunos por turma.

23h01 - Jogos Tondela-Portimonense e Farense-Rio Ave também vão ter público

Os jogos Tondela-Portimonense e Farense-Rio Ave, da quinta jornada da I Liga, vão ter público, anunciou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, indicando que os estádios poderão ter uma lotação máxima de 15%.

"A Liga Portugal, após uma reunião onde esteve o Presidente Pedro Proença, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, e o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, acordou com estas entidades a realização de mais dois jogos-teste com público, já na próxima jornada da Liga NOS", informa o organismo em comunicado.

A Liga de clubes indica que, além do Santa Clara--Sporting, cuja presença de adeptos já tinha sido autorizada, também o Tondela-Portimonense, agendado para sexta-feira, no Estádio João Cardoso, bem como o Farense-Rio Ave, que tem lugar domingo, no Estádio Algarve, "terão acesso de público às bancadas, no máximo de 15% da lotação dos estádios".

"Esta escolha teve como critério a avaliação da situação epidemiológica regional dos locais onde estão situados os diferentes estádios", justifica.

22h55 - Estados Unidos dão autorização total ao antiviral remdesivir

A agência norte-americana do medicamento (FDA, em inglês) concedeu hoje a autorização plena para a utilização do medicamento antiviral remdesivir para pacientes hospitalizados com covid-19.

A informação foi avançada pelo fabricante, a Gilead, que em maio último tinha obtido a aprovação condicionada do medicamento.

A Gilead anunciou ter recebido aprovação para o medicamento, comercializado com a marca Veklury, sublinhando que é o único tratamento específico contra a covid-19 com este tipo de autorização após um procedimento de verificação mais rigoroso e definitivo.

Outros tratamentos receberam aprovações de emergência. A cotação das ações da Gilead na Bolsa de Nova Iorque subiu 4% pouco depois do anúncio.

22h23 - Governo investe mais 7ME em máscaras para o segundo período letivo

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, anunciou hoje um investimento adicional de cerca de sete milhões de euros para garantir máscaras e outros equipamentos de proteção individual às escolas no segundo período letivo.

Para o primeiro período, o Governo já tinha feito um investimento semelhante, assegurando na altura que para os períodos seguintes seriam dadas dotações adicionais, mas sem avançar valores.

“Já seguiu para as escolas a informação para haver um reforço do orçamento das escolas em cerca de sete milhões de euros para assegurar as aquisições para o segundo período de tudo aquilo que as escolas precisam verdadeiramente, nomeadamente as máscaras, o álcool gel e todos os outros materiais de que necessitam atempadamente”, revelou hoje Tiago Brandão Rodrigues.

21h54 - “Não faz sentido” e “não vale a pena” fechar fronteiras na EU, diz Governo

Na segunda fase da pandemia “não faz sentido” e “não vale a pena” voltar a fechar fronteiras na União Europeia, mas antes apostar na coordenação e na cooperação, defendeu hoje a secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

21h51 - Um terço do total de infetados em Angola registados nos últimos 15 dias

Angola contabilizou nas últimas 24 horas mais 244 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total para 8.582 infetados, um terço dos quais notificados durante os últimos 15 dias, disse hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Para Franco Mufinda, o aumento de casos está “em muito” relacionado com a não observação das medidas de prevenção.

21h45 - “Contido” surto detetado no Hospital da Prelada no Porto

O Hospital da Prelada, no Porto, garantiu hoje que o surto de Covid-19 detetado na última semana e que envolvia 11 colaboradores e cinco doentes está “contido”, mantendo-se a “normal operação” nesta unidade hospitalar.

“Todos os clientes e colaboradores testados positivo para a Covid-19 encontram-se clinicamente bem, estando prevista uma nova testagem a este grupo nos próximos dias”, refere comunicado enviado à Lusa pela Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), instituição que gere o Hospital da Prelada.

21h40 - Morre infetado senador brasileiro crítico do isolamento social

O senador brasileiro Arolde de Oliveira, de 83 anos, que frequentemente se posicionava contra as medidas de isolamento social para travar a pandemia, morreu na noite de quarta-feira vítima de Covid-19.

O octogenário, aliado do Presidente, Jair Bolsonaro, era empresário e tinha uma extensa carreira política. Depois de nove mandatos como deputado federal, chegou ao Senado nas eleições de 2018.

Desde a chegada da pandemia ao Brasil, o senador posicionou-se contra as medidas de isolamento social decretadas por governadores e prefeitos e referiu-se ao novo coronavírus como "vírus chinês".

"Os números do vírus chinês no mundo e no Brasil demonstram a inutilidade do isolamento social. Autoridades, alarmistas por conveniência, destruíram o setor produtivo e criaram milhões de desempregos. O Presidente Jair Bolsonaro estava certo desde o início", escreveu Arolde de Oliveira no Twitter, em abril.

20h40 - Madeira prorroga situação de calamidade até 30 de novembro

A nova declaração de situação de calamidade tem efeitos a partir das 00h00 do dia 1 de novembro de 2020 até às 23h59 do dia 30 de novembro de 2020 e aplica-se a todo o território da região, esclarece o executivo em comunicado, após reunião do Conselho do Governo, no Funchal.

20h38 - Lula critica Bolsonaro por rejeitar compra de vacina para população

O ex-presidente do Brasil Lula da Silva afirmou hoje que o atual chefe de Estado, Jair Bolsonaro, tem direito a recusar receber uma vacina contra a Covid-19, mas não o pode negar à população brasileira.

“Se Bolsonaro não acredita na eficácia da vacina, ele que não tome. Mas o papel de um Presidente da República é possibilitar que o povo tenha a vacina à sua disposição”, escreveu o líder socialista numa publicação nas redes sociais.

A declaração de Lula surge depois de Bolsonaro ter dito, na quarta-feira, que o seu Governo não iria comprar a vacina Coronavac, contra a Covid-19, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, referindo-se também à decisão do Presidente de rejeitar a vacinação obrigatória no Brasil.

20h18 - França com novo recorde de novos casos com mais de 41.000 contágios

A situação sanitária continua a degradar-se em França, que registou, nas últimas 24 horas, 41.622 novos casos de Covid-19, mais cerca de 15.000 do que na véspera, um novo recorde, segundo os dados oficiais hoje divulgados em Paris.

Segundo a Agência da Saúde Pública (AFP) francesa, nas últimas 24 horas foram contabilizadas mais 165 mortes.

No total, o número acumulado de casos desde o início da pandemia está muito perto do milhão, com 999.043, enquanto o de mortes ascende a 34.210.

19h25 - Médicos espanhóis levam refeições a ilha cabo-verdiana afetada pela crise

A África Avanza, formada por médicos espanhóis que se dedicam a causas humanitárias no continente africano, começou este mês a distribuir refeições na ilha cabo-verdiana do Sal, prevendo chegar a 800 pessoas, divulgou hoje aquela organização não-governamental (ONG).

Esta operação solidária está a ser feita na principal ilha turística de Cabo Verde, que recebia metade dos turistas que anualmente visitavam, até à pandemia de covid-19, o arquipélago (total de 819 mil em 2019), mas que desde meados de março está praticamente sem turistas.

19h09 - PSP confirma 107 profissionais infetados e outros 233 em confinamento obrigatório

19h01 - Trabalho e dimensão familiar justificam aumento de casos no Tâmega e Sousa

A “impossibilidade de recorrer ao teletrabalho” e a “dimensão familiar” são determinantes na origem do aumento de casos de covid-19 nos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, afirmou hoje uma especialista da Universidade do Porto.

Em declarações à agência Lusa, Raquel Lucas, do departamento de epidemiologia do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) disse que o “tipo de trabalho” nos três concelhos, ao ser maioritariamente do setor secundário (empresarial e industrial), tem “implicações práticas” no aumento de novos casos de infeção por SARS-CoV-2.

A especialista apontou ainda a dimensão do agregado familiar, “superior a outras regiões do país”, como outro fator que determina o crescimento do número de infeções pelo novo coronavírus.

18h59 - PSD encurta uso obrigatório de máscara na rua para 3 meses e elimina viseiras do diploma

O PSD alterou hoje o diploma que impõe a obrigatoriedade do uso de máscaras na rua, retirando a possibilidade de estas serem substituídas por viseiras e encurtando o período de vigência da medida de quatro para três meses, renováveis.

O diploma que tornará obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos será votado na sexta-feira e o PSD irá pedir a votação simultânea na generalidade, especialidade e final global.

18h51 - Espanha bate recorde diário com 20.986 novos contágios

Espanha registou hoje 20.986 novos casos de Covid-19, elevando para 1.026.281 o total de infetados no país, segundo números divulgados pelo Ministério espanhol da Saúde.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 155 mortes atribuídas à Covid-19, passando o total de óbitos para 34.521.

A região de Madrid, a mais atingida desde o início da pandemia, tem hoje mais 3.632 casos de contágio e um total de 290.159.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 1.907 pessoas, das quais 332 em Madrid, 351 na Catalunha e 294 na Andaluzia.

Em todo o país há 14.160 pessoas hospitalizadas com a doença, das quais 1.966 pacientes em unidades de cuidados intensivos.

18h35 - PM grego anuncia toque de recolher em cidades mais afetadas

O primeiro-ministro grego anunciou hoje o toque de recolher a partir de sábado em algumas cidades, incluindo Atenas, depois de o país ter registado 882 novos contágios e 15 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas.

“Queremos reduzir a circulação e os ajuntamentos noturnos que promovem a disseminação do vírus”, afirmou hoje Kyriakos Mitsotakis num discurso televisivo.

O toque de recolher vai entrar em vigor a partir de sábado na capital, Atenas, na segunda cidade do país, Tessalónica, e noutras áreas mais afetadas pela pandemia, entre as 00h30 e 05h00 locais.

O uso “obrigatório” de máscara dentro e fora de Atenas e nas outras áreas mais afetadas vai também ser imposto. “A máscara é a vacina antes que a vacina chegue”, acrescentou o primeiro-ministro.

18h31 - Hospital de Santo António no Porto "antecipa procura” e abre mais 17 camas

O Hospital de Santo António, no Porto, disponibiliza a partir de sábado mais 17 camas para doentes Covid-19 ao abrir, para “antecipar a procura”, uma enfermaria da área de Medicina Interna, revelou hoje fonte desta unidade hospitalar.

À data de hoje este hospital tem internados 80 doentes com Covid-19, 12 dos quais em cuidados intensivos.

18h01 - Mais dois óbitos e 228 novos casos em Moçambique

17h45 - Reino Unido 21.242 novas infeções, menos 20% do que na véspera

O Reino Unido registou 21.242 novas infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, menos 20 por cento do que na véspera, e 189 mortes, informou o ministério da Saúde britânico.

Na quarta-feira tinham sido registadas 26.688 novos casos, mais 25% do que no dia anterior, e 191 mortes.

Nos últimos sete dias morreram no Reino Unido 1.054 pessoas vítimas de covid-19, uma média de 151 por dia, um aumento de 50% relativamente aos sete dias anteriores.

O total acumulado desde o início da pandemia de covid-19 no Reino Unido é agora de 810.467 casos de infeção confirmados e de 44.347 óbitos registados num período de 28 dias após as vítimas terem recebido um teste positivo.

17h41 - Itália regista mais de 16.000 infeções em 24 horas e 136 mortos

A Itália registou 16.079 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o maior aumento diário de sempre e mantendo a tendência de subida, e 136 pessoas morreram devido à doença, segundo o Ministério da Saúde.

Os casos positivos são quase mais mil do que na quarta-feira (15.199) e o maior número registado durante toda a pandemia, embora nesta segunda vaga sejam realizados muitos mais testes do que no início, sendo que hoje foram mais de 170.000.

No total, 465.726 pessoas foram infetadas em Itália desde o início da emergência sanitária em fevereiro e, com os 136 óbitos – maior número desde maio – aumenta o número total para 36.968 mortes.

17h38 - Bélgica, o coração da UE em alerta máximo à espera de um ‘tsunami’

A Bélgica e a capital, Bruxelas, sede das instituições europeias, são atualmente dos principais focos mundiais da pandemia da covid-19, com as próprias autoridades a admitirem que a segunda vaga está a ganhar contornos de ‘tsunami’.

Com novas medidas restritivas em vigor desde segunda-feira – recolher obrigatório durante a madrugada e encerramento de cafés, restaurantes e bares -, a Bélgica continua a bater recordes, tendo hoje as autoridades comunicado mais de 13 mil novos casos positivos para o novo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo máximo nacional desde o início da pandemia.

Com uma dimensão semelhante à de Portugal, a Bélgica, que tem pouco mais de 11 milhões de habitantes, contabiliza desde o início da pandemia mais de 10.500 mortos devido à covid-19, um número superior à vizinha Alemanha (que tem mais de 83 milhões de habitantes) e quase cinco vezes mais alto que Portugal.

No total, a Bélgica tem 250 mil casos já confirmados de infeção.

A nível mundial, com 92 mortes por 100 mil habitantes, a Bélgica é o segundo país do globo com maior taxa de mortalidade por covid-19, apenas atrás do Peru (que contabiliza 105 óbitos por 100 mil habitantes), segundo dados da universidade norte-americana John Hopkins.

17h33 - Farmacêutica Moderna conclui inscrição de potencial vacina na fase final de testes

A farmacêutica norte-americana Moderna anunciou hoje que concluiu o processo de inscrição de uma potencial vacina contra a covid-19 na fase final (fase 3) de ensaios clínicos, para a qual estão inscritos 30 mil participantes.

O ensaio clínico, a realizar-se, será feito com voluntários nos Estados Unidos, incluindo mais de 11 mil de minorias comunitárias (englobando 6.000 hispânicos ou latino-americanos e mais de 3.000 negros ou afro-americanos), mais de sete mil idosos e mais de cinco mil doentes crónicos (diabéticos, obesos e cardíacos).

A fase 3, que antecede o pedido de autorização de comercialização de um medicamento, foi concebida para "avaliar os participantes com maior risco de doença grave de covid-19", mas também para testar uma vacina inclusiva, abrangendo as "comunidades que historicamente têm estado sub-representadas na investigação clínica e que são desproporcionalmente afetadas" pela covid-19, justifica a Moderna em comunicado.

17h28 - Usar máscara é um ato de cidadania e liberdade, disse o embaixador português em Angola

O embaixador de Portugal em Angola defendeu hoje que o uso de máscara é um ato de cidadania e liberdade, pois permite aos cidadãos prosseguir com a sua vida mesmo em tempos de covid-19.

“Esta pandemia trouxe-nos o medo, mas ao mesmo tempo despertou-nos para a coragem que temos de ter para viver com esse medo”, disse Pedro Pessoa e Costa aos jornalistas, após a inauguração da exposição #UsaMáscara no Centro Cultural Português de Luanda.

A exposição apresenta 33 obras que têm como tema a prevenção e o combate à pandemia de covid-19, com destaque para a utilização da máscara, e resultou de uma iniciativa do ELA – Espaço Luanda Arte e da revista 40.ena!, que convidaram artistas plásticos angolanos a refletir sobre o tema.

O objetivo, sublinhou o diplomata, é mostrar outras maneiras de ver a máscara que não estejam associadas à falta de liberdade e à opressão.

“Usar máscara é reforçar a liberdade para poder continuar com a nossa vida”, destacou Pedro Pessoa e Costa, afirmando que os visitantes sairão “com uma mensagem reforçada e percebendo que usar a máscara é um ato de cidadania e, até, de liberdade”.

O embaixador acrescentou que o comportamento coletivo vai fazer a diferença na luta contra o vírus.

“Temos de fazer a diferença com o nosso comportamento se queremos ganhar a este vírus, que um dia vai perder, mas só nessa altura é que tiramos as máscaras”, disse, reiterando que este é um assunto que convoca toda a sociedade e que todos têm de fazer o seu papel.

17h25 - Felgueiras diz que medidas do Governo "podiam ter sido de outra forma"

O presidente da Câmara de Felgueiras afirmou hoje que as medidas sobre o dever de permanência "poderiam ter sido feitas de outra forma" devido aos diferentes números de infeção nos três municípios abrangidos pela decisão do Governo.

"São medidas que temos de respeitar, que vêm do Conselho de Ministros, mas que poderiam ter sido feitas de outra forma, porque há diferença naquilo que é a propagação entre os concelhos, que é bastante mais significativa em Paços de Ferreira", disse o presidente da câmara, Nuno Fonseca, em declarações à agência Lusa.

O autarca diz, porém, perceber que "foram os números, as preocupações e as projeções [das autoridades de saúde], apontadas para as próximas semanas, que levaram, certamente, a esta decisão do Conselho de Ministros".

"Aquilo que nos cabe agora é respeitar essas decisões e pô-las em prática junto da nossa comunidade", acrescentou.

Os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, onde os casos de covid-19 têm estado a aumentar nos últimos dias, vão ter em vigor o dever de permanência no domicílio a partir das 00h00 de sexta-feira, decretou hoje o Governo.

17h20 - Governo diz que será necessária declaração para deslocações entre concelhos

O Governo esclareceu hoje que quem precisar de se deslocar entre 30 de outubro e 03 de novembro, quando estará proibida a circulação entre concelhos, necessita de uma declaração, sendo as exceções as mesmas que foram aplicadas na Páscoa.

O Conselho de Ministros aprovou hoje uma a resolução que determina a proibição de circulação entre diferentes concelhos do território continental no período entre as 00h00 de 30 de outubro e as 00h30 de dia 03 de novembro, o fim de semana que corresponde ao Dia de Finados.

“Estão previstas regras em tudo semelhantes àquelas que tivemos na Páscoa e, portanto, um conjunto de exceções laborais e outras e exatamente o mesmo procedimento de prova dessas exceções que estava definido”, respondeu aos jornalistas a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no briefing do Conselho de Ministros.

Assim, de acordo com a ministra, será necessária a existência de uma declaração justificativa para que as pessoas se possam deslocar nesse período.

"O Governo tem consciência de que este é um fim de semana muito relevante para muitos portugueses - mais no Norte e no Centro do país do que no Sul - mas para muitas famílias e em todo o território nacional. Fazemo-lo sabendo que todos têm o direito de expressar o seu luto e temos o dever de impedir ajuntamentos", justificou.

17h10 - França alarga recolher obrigatório a mais 38 regiões

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou hoje que o recolher obrigatório vai ser alargado a mais 38 departamentos de França a partir de sábado, abrangendo 46 milhões de pessoas, dada a grave evolução da pandemia.

"A situação é grave", disse o chefe do governo francês ao anunciar, em conferência de imprensa, a extensão do recolher obrigatório, que vigora entre as 21:00 e as 06:00.

Jean Castex evocou uma progressão "rápida e muito preocupante da pandemia" no país, que se traduziu num aumento numa semana de 40% da taxa de incidência (casos confirmados por 100.000 habitantes) para os atuais 251.

"A circulação do vírus atinge um nível extremamente elevado", frisou o primeiro-ministro, advertindo que "o número de mortos" vai "continuar a aumentar".

"Os nossos serviços hospitalares vão estar sujeitos a um duro teste", disse, frisando que "os novos casos de hoje são os hospitalizados de amanhã e, infelizmente, talvez os mortos de depois de amanhã".

França conta com 101 departamentos, 54 dos quais passam a estar sujeitos à medida, assim como o território ultramarino francês da Polinésia, "por seis semanas".

Em cidades como Paris, o recolher obrigatório está já em vigor desde 17 de outubro.

A medida entra em vigor à meia-noite de sexta-feira e, como durante o confinamento, prevê exceções para quem tenha de sair de casa para trabalhar ou procurar assistência médica.

O desrespeito da medida implica o pagamento de multa de 135 euros, que pode ser agravada até aos 1.500 euros.

17h00 - Suécia anuncia restrições para restaurantes e espaços de diversão noturna

A Suécia vai impor, a partir de 1 novembro, novas restrições ao funcionamento de restaurantes e de espaços de diversão noturna devido ao aumento de novas infeções pelo novo coronavírus naquele país, foi hoje divulgado.

Ao comentar as novas medidas, o primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, declarou que "a festa acabou", numa altura em que o país totaliza 109.000 casos de infeção e 5.929 mortes desde o início da crise sanitária provocada pela doença covid-19.

Com uma incidência de 101,7 casos por cada 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, segundo os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, a Suécia contabilizou, na quarta-feira, 1.206 novas infeções.

De acordo com o chefe da Agência de Saúde Pública sueca, Johan Carlson, as novas restrições para o setor da restauração impõem um limite máximo de oito pessoas por mesa.

O primeiro-ministro sueco reforçou que as novas restrições também se aplicam aos espaços de diversão noturna (bares, discotecas), frisando que estes estabelecimentos não têm seguido os padrões recomendados para lidar com a pandemia.

O ministro do Interior sueco, Mikael Damberg, esclareceu, por sua vez, que os clubes noturnos só podem acolher, em simultâneo, um máximo de 50 pessoas, advertindo que serão aplicadas coimas aos estabelecimentos que não respeitarem as regras.

Os eventos públicos podem atingir uma capacidade até 300 pessoas, mas só se envolverem público sentado e se a regra de um metro de distanciamento físico estiver garantida.

Neste momento, a capacidade permitida para os eventos públicos é de 50 pessoas.

16h56 - Estudo contesta cálculos do Governo britânico para manter quarentena a turistas

Um estudo científico publicado hoje sustenta que testes de covid-19 nos aeroportos podem identificar até 63 por cento de passageiros infetados, mais do que os sete por cento invocados pelo Governo britânico para recusar substituir o regime de quarentena para passageiros internacionais.

O estudo, realizado pelas consultoras Oxera e Edge Health e pelo matemático Kit Yates, professor na Universidade de Bath, a pedido de um grupo de companhias aéreas e aeroportos, põe em causa os cálculos da direção geral de Saúde de Inglaterra (Public Health England, PHE), usados pelo Governo para manter a política de obrigar todas as pessoas que chegam do estrangeiro a ficar em isolamento durante duas semanas, com exceção de alguns países e territórios considerados seguros.

Desde junho, quando foi imposta a política da quarentena, que o primeiro-ministro, Boris Johnson, o ministro da Saúde, Matt Hancock, e o ministro dos Transportes, Grant Shapps, invocaram o modelo da PHE para argumentar que testes à chegada nos aeroportos só seriam capazes de identificar uma pequena fração de infetados.

O novo estudo critica a estimativa usada pelas autoridades de saúde porque considera que os testes só vão identificar doentes assintomáticos ou que desenvolveram sintomas durante a viagem porque assume que ninguém com sintomas viajaria de avião.

"O modelo da PHE pressupõe que todos os viajantes infetados e detetáveis com um teste antes da partida não embarcam em voos para o Reino Unido. Portanto, os 7% citados pelo governo representam apenas os viajantes que se tornam detetáveis durante o voo. Em vez disso, a Edge Health e a Oxera estimam que até 63% dos passageiros infetados que tentam entrar no Reino Unido podem ser impedidos de fazê-lo com um esquema de teste", refere um comunicado a propósito do estudo.

16h50 - Dinamarca planeia novas restrições

A Dinamarca planeia apertar as restrições para conter a disseminação do vírus.

"Podemos precisar de novas restrições e esperamos que venham num futuro próximo. Estou cada vez mais preocupada. A epidemia está a espalhar-se rapidamente na Europa, que é agora o epicentro da epidemia", respondeu a primeira-ministra, Mette Frrederiksen.

A progressão é rápida: segunda-feira o número de novos casos nas últimas 24 horas rondava os 450, na quarta-feira tinha chegado a 630.

Caso a curva não se inverta em "dois ou três dias", o governo pretende reforçar e introduzir novas restrições, anunciou na terça-feira o ministro da Saúde, Magnus Heunicke, que não se abstém de "qualquer restrição ou regra mais estrita".

O número de pessoas reunidas, atualmente limitado a 50, pode ser reduzido e o uso obrigatório de máscara ampliado.

No total, a Dinamarca (excluindo a Gronelândia e Ilhas Faroé) registou 37.763 contaminações e 694 mortes, em 5,8 milhões de habitantes.

16h25 - Dinamarca e Suécia com novos recordes

A Dinamarca registou 790 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o país (excluindo a Groenlândia e Faróe) registou 37.763 infeções e 694 óbitos.

Já na Suécia, as autoridades de saúde reportaram mais 1641 casos de infeção, o maior número desde junho.

16h18 - Casos no hospital de Faro

No serviço de internamento de oncologia do hospital de Faro há vários casos de infeção, entre profissionais e doentes.

Todos os funcionários e doentes do serviço estão a ser testados.

16h09 - Subiu para 20 o número de casos positivos em lar de Mogadouro

O Lar Avó Guilhermina, em Vilarinho dos Galegos, no concelho de Mogadouro, distrito de Bragança, tem 14 utentes e seis funcionários que testaram positivo para o novo coronavírus, estando assintomáticos, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.

Francisco Guimarães indicou que já foi contactada a Segurança Social e a Cruz Vermelha para disponibilizarem equipas de apoio de emergência para este lar particular.

"Já foram acionadas equipas de emergência para ajudar a cuidar dos idosos, que se encontram no Lar Avó Guilhermina. A Segurança Social vai disponibilizar equipamentos de proteção individual. Para já, estão a ser ultimadas equipas de ação rápida para prestar apoio neste lar", vincou o autarca, que é também o responsável pela Comissão de Proteção Civil Distrital de Bragança.

Os primeiros dois casos positivos naquele lar, que conta com 18 utentes e 10 funcionários, foram detetados na quarta-feira.

O autarca adiantou que o lar terá, igualmente, apoio de médico para "vigiar" as pessoas infetadas.

"O Lar Avó Guilhermina em Vilarinho dos Galegos já foi desinfetado por uma empresa especializada neste tipo de serviço por indicação da Proteção Civil Municipal", indicou o autarca.

15h43 - Portugal com mais 3270 casos e 16 vítimas mortais nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 3270 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando 109.541 o total acumulado desde o início da pandemia no país. Foram ainda contados 16 novos óbitos no último dia, para um total de 2245.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, dos novos casos detetados, o Norte continua a ser a região com um maior aumento diário (1954 novos casos), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (936), a região centro (281), Alentejo (56) e Algarve (28). A Madeira registou também 12 novos casos e os Açores três.

Dos 16 óbitos, sete foram registados na Região Norte, seis na Região de Lisboa e Vale do Tejo, dois na região Centro e um no Alentejo.

Há hoje mais 93 pessoas internadas em hospitais do país, num total de1365. Mais treze estão em unidades de cuidados intensivos, elevando para 200 no total.

Há mais 1961 casos ativos, passando o total acumulado para 42.765.

15h40 - UNESCO alerta para milhões de crianças ainda afastadas da escola

A diretora-geral da UNESCO apelou hoje aos governos de todo o mundo para que "reabram as escolas" que encerraram devido à pandemia de covid-19, alertando que mais de 600 milhões de crianças continuam sem ir à escola.

Na abertura da reunião da Educação Global, organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay alertou para o aumento do "risco de abandono escolar para os alunos mais vulneráveis", devido às medidas de contenção da covid-19.

Atualmente, "mais de 600 milhões de alunos, ou um terço da população escolar mundial, ainda têm suas escolas fechadas", sublinhou, considerando que a reabertura das escolas é urgente, "garantindo que todas as medidas de segurança sejam tomadas".

No entender da diretora-geral, a implementação de modelos de ensino híbrido em vários países, que combinam o ensino presencial e à distância foi muito positiva e este regime deve continuar a ser desenvolvido e "acessível a todas as populações".

Segundo a UNESCO, a pandemia tem agravado desigualdades pré-existentes e "24 milhões de crianças podem nunca encontrar o caminho de volta à escola" e, por isso, a educação deve ser entendida como um pilar da recuperação dos países.

15h31 – Governo não impôs encerramento de cemitérios

Sobre o encerramento dos cemitérios, a ministra da Presidência relembrou que o horário destas instituições compete às autoridades locais e que o governo não impôs nenhuma obrigação de encerramento.

“Há uma limitação de ajuntamentos”, afirmou. “Mas as autarquias podem tomar decisões para que a ida das pessoas aos cemitérios possa decorrer em condições de segurança e de garantir que não há ajuntamentos”.

A medida aplicada hoje, explicou, é para limitar a circulação entre concelhos para evitar ajuntamentos entre familiares numa altura em que é comum.

15h30 – Reuniões regulares com Infarmed “deixaram de fazer sentido”

Relativamente às reuniões com o Infarmed, Mariana Vieira da Silva afirmou que as reuniões regulares “deixaram de fazer sentido”, mas que vão acontecer “sempre que necessário”, como na mudança de estação.

15h20 - Presidente da Suíça pede à população “responsabilidade individual” face à covid-19

A Presidente da Suíça pediu hoje à população "responsabilidade individual" diante da covid-19, pedindo também aos cantões que agissem rapidamente diante das mortes e hospitalizações que dobraram numa semana.

"Devemos assumir responsabilidades. Experimentámos isto na primavera, por isso não vejo porque é que ainda não funciona”, disse Simonetta Sommaruga à rádio pública RTS.

"Esperávamos poder entrar no inverno sem ter esse aumento acentuado de infeções. Se a curva não se estabilizar até a próxima quarta-feira, realmente tomaremos decisões que vão além" do já implementado", acrescentou.

Na quarta-feira, o ministro da Saúde suíço, Alain Berset, havia indicado que essas novas medidas poderiam dizer respeito "aos estabelecimentos públicos, às aglomerações de pessoas e às reuniões públicas ou privadas".

As autoridades anunciaram hoje 5.230 novos casos e 11 novos óbitos neste país de 8,6 milhões de habitantes. No total, a covid-19 já matou 1.886 pessoas na Suíça, uma taxa de 21,8 por 100.000 habitantes.

15h10 – Medidas são tomadas conforme o número de casos diários e o risco de transmissão

Sobre a situação epidemiológica e as medidas tomadas, Marta Temido refere que se considera o número de novos casos nos últimos sete e 14 dias e o risco efetivo de transmissão (RT).
Em termos de número de novos casos nos últimos 14 dias, o último relatório indica que é de entre 120 e 240 casos por 100 mil habitantes. Quanto ao RT, entre os dias 12 a 16 de outubro, foi de 1,26 – tendo sido o mais elevado na região centro.

“Consideramos estes valores e também o ritmo de crescimento de novos casos e procuramos ponderar estes indicadores para tomar as medidas e avaliar a situação”, afirmou a ministra.

14h56 – Governo quer controlar pandemia mas manter economia e sociedade a funcionar

Mariana Vieira da Silva afirmou que Portugal tenta sempre ter em conta algumas das medidas tomadas em outros países, embora as autoridades tenham em consideração que as situações epidemiológicas são diferentes.

“A tomada de medidas deve ter em conta, não só a situação epidemiológica, mas também um conjunto de vivências e práticas de cada país”, explicou a ministra.

“Procuramos um compromisso entre a necessidade de controlo da pandemia e a necessidade de manter uma economia e uma sociedade em funcionamento”.

A inspiração nos outros países é importante, mas não é suficiente, adiantou.

14h50 – Recolhimento nos concelhos do norte não é um “recolhimento obrigatório”

Sobre o confinamento nos três concelhos do norte, Mariana Vieira da Silva esclareceu que não se trata de um “recolhimento obrigatório”. No entanto, a ministra da Presidência lembrou que, apesar de estarem definidas as medidas adicionais aqueles concelhos, “este é o espirito que todos devemos observar no nosso dia a dia”, ou seja, “limitar as deslocações e os eventos ao essencial”.

“Não existe nenhuma cerca sanitária”, esclareceu. “O que acontece é que as pessoas devem estar em casa e isso reduz a circulação”.

14h43 – Ministra garante que “estão a ser preparados novos espaços” para dar resposta a aumento de doentes Covid-19

Sobre os números diários de novos casos, Marta Temido começou por dizer que “todos os países da União Europeia estão neste momento de baixo de uma incidência crescente de novos casos”, estando Portugal enquadrado neste contexto epidemiológico. Além disso, a ministra recordou que se prevê que os números de infeções aumentem nos próximos dias, principalmente porque “temos em algumas zonas do país uma situação epidémica complexa”.

Em termos da resposta do sistema de saúde, a ministra disse que há um total 18.017 camas em todo o Serviço Nacional de Saúde que podem ser ocupadas por doentes com Covid-19. Destas, estão ocupadas 1165 camas com doentes Covid-19.

Relativamente à capacidade de UCI, Marta Temido disse ainda que os hospitais do SNS têm 798 camas, estando ocupadas 200 camas com doentes Covid-19.

No entanto, “estão a ser preparados novos espaços” para dar resposta ao aumento de doentes covid-19 em várias áreas do país.

14h41 – Governo vai avaliar se estado de calamidade “é suficiente”, na próxima semana

Questionada sobre a situação epidemiológica do país, Mariana Vieira da Silva começou por recordar que o Conselho de Ministros avalia quinzenalmente as medidas de contenção da epidemia no país, mas que todas as semanas faz “um ponto de situação” da evolução da pandemia em Portugal.

“Tomamos hoje as medidas que, à luz dos dois indicadores que a ministra da Saúde indicou, a taxa de crescimento e a incidência da doença naqueles três concelhos, consideramos estas medidas necessárias”, afirmou. “E, por isso, decretado o estado de calamidade há uma semana, tomaremos todas as decisões locais que consideremos necessárias”.

“Na próxima semana é uma nova semana de renovação das medidas nacionais relativas ao combate a esta pandemia e nesse momento reavaliaremos se o estado de calamidade é suficiente ou se é necessário, até dentro do estado de calamidade, definir medidas adicionais”, acrescentou. “Mas é uma avaliação que fazemos com frequência”.

14h38 – Concelhos da ARS Norte “têm sofrido elevada pressão de novos casos”, diz Marta Temido

A ministra da Saúde falou ainda sobre a situação epidemiológica do país, garantindo que a evolução da epidemia tem sido atentamente analisada, em especial em alguns concelhos do norte do país.

Face à incidência nos últimos dias, Marta Temido afirmou que foi “determinada a necessidade de tomar medidas adicionais” que ajudem a conter a disseminação da Covid-19.

Quanto aos três concelhos onde serão aplicadas medidas adicionais – Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira -, a ministra disse que são “concelhos que têm sofrido uma elevada pressão de novos casos”, são concelhos “densamente povoados” e onde a “aplicação de medidas mais gravosas se revelou epidemiologicamente necessária”.

14h33 - Portugal adquire 100 mil frascos de Remdesivir

Marta Temido, na sua intervenção, afirmou que o Conselho de Ministros decidiu autorizar a realização da despesa “num novo medicamento no tratamento da Covid-19”, conhecido comercialmente por Remdesivir. A ministra da Saúde recordou que se trata de um medicamento que se usou, inicialmente, em termos experimentais, mas que recentemente a sua utilização foi recomendada no tratamento de determinadas condições de doentes Covid-19.

“A sua utilização está definida numa norma da Direção-Geral da Saúde recente”, afirmou, acrescentando que “está indicada para o tratamento de doença em doentes adultos e adolescentes com pneumonia, que necessitem de oxigénio suplementar”.
A aquisição deste medicamento será feita através de um contrato específico a celebrar ao abrigo do contrato-quadro de aquisições conjuntas, celebrado entre a Comissão Europeia e a empresa farmacêutica Gilead Sciences.

Portugal assumiu, assim, uma aquisição que se destina “a cobrir as necessidades assistências dos doentes”, para o período de outubro de 2020 a março de 2021.

“Estão em causa a aquisição de mais de 100 mil frascos deste medicamento”, esclareceu Marta Temido. “Esta é uma despesa que irá importar para o Serviço Nacional de Saúde em 35 milhões de euros e que é um investimento na saúde dos portugueses”.

14h23 – Conselho de Ministros decreta “proibição de circulação” entre concelhos entre 30 de outubro e 3 de novembro

Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, abriu a conferência de imprensa após o Conselho de Ministros a afirmar que foi aprovado o uso do medicamento Remdesivir no tratamento da covid-19 em tratamento em adultos e adolescentes.


Segundo a ministra, o Conselho de Ministros aprovou “a resolução que determina a proibição de circulação em diferentes concelhos do território continental, no período das 00h00 de 30 de outubro até às 24 horas de 3 de novembro”, ou seja, no fim de semana que corresponde ao “dia dos Finados”.

Mariana Vieira da Silva adiantou ainda que isto significa que “cada cidadão não pode circular entre concelhos, como já aconteceu no passado”.

O Conselho de Ministros reconhece a “necessidade de assinalar o luto e, por isso, decidiu também declarar o dia 2 de novembro como dia de luto nacional, como forma a prestar homenagem a todos os falecidos e, em particular, as vítimas da Covid-19.

Foi ainda aprovada, acrescentou a ministra, uma resolução que define um “conjunto de medidas especiais aplicadas aos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira no âmbito da situação de pandemia”. Nesse sentido, foi aprovado “o dever de permanência no domicílio com exceção de um conjunto de atividades” – como trabalhar ou ir à escola - , “ a proibição de quaisquer eventos com mais de cinco pessoas nestes três concelhos” e que “todos os estabelecimentos devem estar encerrados” às 22h00, que o “teletrabalho é obrigatório” em todas as funções que o permitam, decreta também “a suspensão de visitas a lares e instituições de cuidados continuados” ou o funcionamento de centros de dia e, finalmente, “proíbe a realização de feiras e mercados”.

14h20 - Oxford continuará testes de vacina no Brasil após morte de voluntário

A Universidade de Oxford garantiu que o estágio final dos testes da sua vacina contra a covid-19 no Brasil vai continuar, após a morte de um voluntário que participava no programa.

Os investigadores escusaram-se a não comentar incidentes específicos, mas informaram que uma revisão independente não encontrou motivos para preocupação com a segurança do ensaio brasileiro.

A universidade, que está a desenvolver uma vacina em conjunto com a empresa farmacêutica AstraZeneca, frisou que uma "revisão independente, além do órgão regulador brasileiro, recomendou que o estudo deveria continuar".

Na quarta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador e de controlo sanitário do Brasil, relatou, em comunicado, que foi notificada da morte de um voluntário na segunda-feira, mas recusou-se a detalhar se a vítima tomou a vacina ou um placebo, alegando "compromissos de confidencialidade ética".

Contudo, apesar de a Anvisa não confirmar, uma fonte ligada ao consórcio que realiza os testes afirmou que a vítima mortal, um médico de 28 anos, do Rio de Janeiro, integrava o grupo de voluntários que tomava o placebo, e não o imunizante contra a covid-19, segundo a revista Veja.

Ensaios sobre a segurança e eficácia deste imunizante contra o novo coroanvírus (Sars-Cov-2) estão em andamento em diversos países, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido e o Brasil.

14h18 - Quatro novos casos e duas recuperações em São Miguel

As 995 análises realizadas nos Açores nas últimas 24 horas diagnosticaram quatro casos positivos de infeção com o vírus da covid-19 e duas recuperações na ilha de São Miguel, adiantou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

"Os casos detetados correspondem a indivíduos não residentes na Região, provenientes de ligação aérea com território continental português", diagnosticados "através de teste realizado à chegada" e correspondem a uma mulher, com 22 anos, e um homem de 23 anos, "que coabitam", segundo o comunicado de hoje da Autoridade de Saúde Regional do Açores.

Foram ainda diagnosticados uma mulher, de 36 anos, e um homem, de 31 anos, "coabitantes, que apresentaram teste de despiste à SARS-CoV-2 realizado antes do embarque com resultado negativo e teste após o sexto dia com resultado positivo".

No "seguimento da investigação epidemiológica de um caso positivo reportado no domingo na ilha de São Miguel", a Autoridade de Saúde açoriana informa que "serão testados hoje os frequentadores de um ginásio em Ponta Delgada".

Nas últimas 24 horas verificou-se ainda a recuperação de duas mulheres, de 16 e 33 anos, em São Miguel, elevando para 227 o número de casos recuperados na Região.

Até ao momento, foram detetados nos Açores 361 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

14h10 - Bulgária atinge recorde em novas infeções, mortes e internamentos

A Bulgária registou três novos recordes, em infeções, mortes e hospitalizações devido ao SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, e tornou obrigatório o uso de máscara em espaços abertos onde não pode ser mantida a distância de segurança.

As autoridades notificaram 1.472 novos casos, 10% a mais que o recorde anterior de quarta-feira, e 29 mortes, o maior número diário desde que a pandemia teve início no país.

O número de pacientes internados também atingiu novo teto, com 1.732, ou seja, seis por cento a mais que no dia anterior, dos quais 107 estão nos cuidados intensivos.

Hoje, a obrigação de usar máscara entra em vigor em todos os espaços públicos exteriores onde não seja possível manter uma distância de 1,5 metros entre as pessoas.

14h00 - Testes rápidos vão ajudar África a ultrapassar "enormes necessidades"

A diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África anunciou hoje que os testes rápidos ao novo coronavírus, com resultados em minutos, estão a chegar ao continente e ajudarão a superar as "enormes necessidades" da região.

Na conferência online semanal sobre a covid-19 em África, hoje dedicada aos testes rápidos de diagnóstico, Matshidiso Moeti anunciou que os países africanos estão a preparar-se para introduzir em grande escala os testes de diagnóstico rápido, baseados em antigénios.

"Isto será uma mudança na nossa luta contra a covid-19. Estes testes rápidos de alta qualidade irão ajudar a satisfazer as enormes necessidades não satisfeitas em África", afirmou.

Em África, disse, "a maior parte dos testes utilizados são os PCR (Polimerase Chain Reaction, que verifica se o vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, está presente numa amostra), o que implica laboratórios, reagentes e especialistas".

E sublinhou a "lacuna significativa" que continua a existir em África, em matéria de testes: "Por exemplo, o Senegal aumentou significativamente a sua capacidade de testes, mas continua a testar 14 vezes menos do que os Países Baixos e a Nigéria está a testar 11 vezes menos do que o Brasil".

13h50 - Hospital de Aveiro transfere serviços para aumentar capacidade de internamento

O Hospital de Aveiro vai aumentar o espaço disponível para internar doentes com Covid-19, com a transferência do Hospital de Dia para Águeda e da Unidade de Tratamento da Dor para Estarreja, foi hoje anunciado.

De acordo com um comunicado hoje difundido pela administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que gere os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, a partir de segunda-feira, "o Hospital de Dia Polivalente vai passar a funcionar, integralmente, no Hospital de Águeda".

No mesmo comunicado aquela entidade informa que a Unidade de Tratamento da Dor passou, na terça-feira, para o Hospital de Estarreja.

"Surgem estas deslocações como forma de garantir a segurança máxima da prestação de cuidados a doentes, particularmente suscetíveis, numa altura em que é necessário redimensionar os espaços do Hospital de Aveiro, de forma a garantir resposta à crescente procura de cuidados por parte de doentes com Covid-19", justifica.

13h48 - Criança com Covid-19 desenvolveu doença rara

Uma menina de dez anos, infetada pela Covid-19, desenvolveu um síndrome inflamatório raro. ###1269199## A criança está agora internada no Centro Materno Infantil do Norte, e encontra-se em recuperação.

13h45 - Pelo menos 1,133 milhões de mortos em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.133.136 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.

Desde que o SARS-Cov-2 foi identificado, mais de 41.304.020 pessoas foram infetadas por esse coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço, feito às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) de hoje com base em fontes oficiais.

Até hoje, pelo menos 28.294.600 pessoas foram consideradas curadas de covid-19, acrescenta a agência francesa, sublinhando que os números oficiais refletem apenas parte do número real de contaminações no mundo.

Alguns países só testam os casos graves, outros utilizam os testes sobretudo para rastreamento e muitos países pobres dispõem de capacidades limitadas de testagem.

13h38 - Países Baixos com mais de nove mil casos em 24 horas, um novo recorde

Nas últimas 24 horas foram registados 9.271 casos de infeção - maior aumento diário -, e 46 óbitos.

Desde o início da pandemia foram reportados 262.405 casos e 6919 mortos.

13h30 - Aumentou o número de infetados no Hospital de Santarém

23 profissionais de saúde testaram positivo e cinquenta estão em isolamento.
São três médicos e doze enfermeiros a que se juntam auxiliares e administrativos.

13h26 - Hospital São João no Porto no limite

O Hospital de São João, no Porto, está a atingir o limite da capacidade de resposta e pode vir a suspender as cirurgias programadas. O alerta foi deixado pelo coordenador da equipa Covid da Urgência do hospital. ### 1269191### Na Grande Entrevista da RTP, Nelson Pereira disse que se o número de internamentos por Covid-19 aumentar, o hospital pode não conseguir admitir mais doentes.

13h15 - Urgência de Estremoz reabre no sábado após descontaminação

O Serviço de Urgência Básica do centro de Saúde de Estremoz (Évora) está previsto reabrir este sábado, após descontaminação, na sequência de casos positivos de covid-19, revelou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.

"O SUB, previsivelmente, irá reabrir no sábado, assim como a Área Dedicada às Doenças Respiratórias (ADR) no centro de Saúde", disse fonte da ARS do Alentejo à agência Lusa.

De acordo com dados desta manhã da Autoridade de Saúde Pública local, existem 21 casos ativos" de covid-19 no concelho de Estremoz relacionados com o surto que eclodiu no centro de Saúde, encerrado há precisamente uma semana.

O SUB fechou na quinta-feira passada à tarde para desinfeção devido à identificação de sete profissionais do centro de saúde infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, entre médicos, enfermeiros e auxiliares, disse à Lusa, na altura, o presidente do município, Francisco Ramos.

13h09 - Esquadra de Estremoz da PSP fecha após caso positivo

A Esquadra de Estremoz da PSP, no distrito de Évora, fechou as portas temporariamente para a desinfeção dos espaços, depois ter sido detetado um caso positivo de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte policial.

A fonte do Comando Distrital de Évora da PSP indicou que um agente desta esquadra está infetado com o novo coronavírus SARS-CoV-2 e que outros dois têm sintomas da doença, tendo sido todos os elementos, num total de 33, testados esta manhã.

Segundo a mesma fonte, as instalações da esquadra de Estremoz e as viaturas estão a ser desinfetadas, o que obrigou ao encerramento temporário do espaço, que deverá reabrir assim que terminar a operação de limpeza.

Um posto móvel de atendimento da PSP encontra-se em Estremoz e o policiamento na cidade está a ser assegurado por agentes da esquadra de Évora, acrescentou a fonte da força policial.

12h58 - Médicos pela Verdade. Queixas seguem para conselhos disciplinares

A Ordem dos Médicos remeteu para os conselhos disciplinares duas queixas relativas a clínicos que integram o movimento denominado como Médicos pela Verdade, que desvaloriza a gravidade da Covid-19 e se tem manifestado contra a utilização generalizada de máscaras.

Em resposta citada pela agência Lusa, a OM diz que tem recebido "informações, denúncias, documentação e queixas" relativas a médicos que integram o grupo e com as ideias por este propagadas e que "decidiu compilar o dossier e remeteu-o para os Conselhos Disciplinares respetivos, para análise e efeitos tidos como convenientes".

"Em concreto, foram remetidas duas queixas, mas recordamos que podem dar entrada direta no disciplinar por outras vias".

A Ordem reitera que "o cumprimento das regras já conhecidas, como higiene das mãos, uso de máscara e distanciamento físico, são determinantes para o combate à pandemia e devem ser acolhidos por todos os cidadãos".

12h50 - Autarca de Murça testa positivo

O presidente da Câmara Municipal de Murça teve um teste com resultado positivo ao novo coronavírus e vai manter-se em funções a partir de casa.

Em comunicado, a Câmara de Murça, no distrito de Vila Real, adianta que Mário Artur Lopes "testou positivo ao novo coronavírus" e que, neste momento, se "encontra em isolamento profilático e a cumprir todas as recomendações das autoridades de saúde pública".

"As pessoas que nos últimos dias tiveram contacto direto com o autarca devem seguir o protocolo do Ministério da Saúde e contactar a Linha Saúde 24 se manifestarem algum sintoma", refere a mesma nota.

O presidente e os vereadores com quem manteve contacto mais direto mantêm-se em funções, mas igualmente a trabalhar a partir de casa.

Foi entretanto adiada a reunião do executivo municipal que estava marcada para esta quinta-feira.

12h34 - As perspetivas do FMI para a África subsaariana

O Fundo Monetário Internacional considerou esta quinta-feira que as medidas de distanciamento social na África subsaariana deverão manter-se até final de 2022. Só nesse ano a economia vai regressar aos níveis de 2019.

"A nossa projeção central assume que, para a maior parte dos países, algum distanciamento social, voluntário ou obrigatório, vai continuar em 2021, mas vai depois desvanecer-se no final de 2022, com a expansão da cobertura das vacinas e as melhorias nas terapêuticas, e a redução da transmissão local para níveis baixos", lê-se nas Perspetivas Económicas para a África subsaariana.

O Fundo Monetário Internacional estima ainda que as maiores economias da África subsaariana, incluindo Angola, não recuperem os níveis de crescimento registados antes da pandemia até 2023 ou 2024.

12h30 - Parlamento Europeu pede medidas para evitar desigualdades no ensino à distância

O Parlamento Europeu exigiu hoje medidas ao nível da União Europeia (UE) para evitar "discrepâncias graves" no ensino à distância devido à pandemia de covid-19, exigindo que a Comissão invista em equipamentos digitais e na formação dos professores.

Numa resolução hoje aprovada no âmbito da sessão plenária que decorre em Bruxelas -- por 593 votos a favor, 58 contra e 36 abstenções --, os eurodeputados defendem que a redução do fosso digital deve ser uma prioridade da UE, nomeadamente perante o aumento das desigualdades causado pela pandemia nos últimos meses.

No documento, os eurodeputados deploram as "discrepâncias graves" na aprendizagem a nível da UE durante o confinamento, patentes no facto de, em alguns Estados-membros, até 32% dos alunos não terem tido acesso à educação durante vários meses.

Por isso, a assembleia europeia considera que a Comissão Europeia deve investir na conectividade e equipamento digital, particularmente em áreas rurais, e ainda na formação de professores para utilização de tecnologia.

12h24 - Pandemia aumentou ataques DDoS e de roubo de passwords

A pandemia gerou um aumento dos ataques DDoS (Distributed Denial of Service) e de roubo de passwords, revelou hoje a empresa F5, realçando que existiram picos significativos e mudanças nos padrões de ataque com as medidas mundiais de confinamento.

A F5, empresa de segurança e fornecimento de aplicações multi-cloud, realizou uma nova pesquisa através do seu F5 Labs e, com base nos novos dados globais facultados pela F5 Security Incident Response Team (SIRT), alerta para o facto de existir um cenário de ameaças e de vulnerabilidades sem precedentes após o confinamento.

O F5 Labs estudou todos os incidentes relatados desde o início de 2020 até agosto, sendo que os cibercriminosos "estão claramente a fazer tudo o que podem para explorar o comportamento 'online' oriundo da pandemia", refere em comunicado.

O diretor do F5 Labs, Raymond Pompon, disse que "é esperada ainda mais turbulência à medida que a Covid-19 continua a evoluir e a impactar na economia", alertando para que a temporada de compras de final de ano, por exemplo, "será mais 'online' que nunca e vai sofrer uma intensa pressão por parte dos cibercriminosos".

12h10 - Sobe para três número de mortes do surto no lar Mansão de São José em Beja

O número de mortes do surto de Covid-19 no lar Mansão de São José, em Beja, subiu para três, com a morte de duas utentes que estavam internadas, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Fonte da ULSBA disse à agência Lusa que uma das idosas que morreram tinha 81 anos e a outra 89.

Na atualização da informação relativa ao surto identificado no lar, a ULSBA refere que, devido à morte das duas idosas, desceu de 12 para 10 o número de utentes do lar internadas no Hospital José Joaquim Fernandes.

Das 10 utentes internadas, que têm idades entre 63 e 96 anos, oito estão em enfermarias da área dedicada à covid-19, situada no piso 3, e duas na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente.

12h00 - Espanha precisa de "medidas drásticas"

O ministro espanhol da Saúde afirmou que são necessárias medidas drásticas para enfrentar uma pandemia descontrolada. E admitiu que as discussões que tem mantido com colegas europeus apontam para um horizonte de "cinco a seis meses muito difíceis". Leia mais aqui.

11h50 - Áustria com novo recorde diário

As autoridades de saúde austríacas reportaram 2.435 novos casos de infeção. Um novo recorde diário.

11h40 - AHRESP pede isenção de taxas de esplanadas até ao final de 2021

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apelou aos municípios portugueses para isentem os comerciantes das taxas cobradas às esplanadas de cafés e restaurantes até ao final de 2021.

“A AHRESP defende que todos os municípios do país deveriam seguir o exemplo da Câmara de Lisboa, que decidiu prolongar a isenção de taxas, até ao final de 2021, a esplanadas de cafés e restaurantes, para incentivar os espaços ao ar livre, face à situação que se vive com a pandemia de covid-19”, pode ler-se num comunicado da associação.

Apela-se a todos os municípios para que agilizem o licenciamento, “tendo em conta a adequação das esplanadas a um funcionamento permanente”, e para que concedam “apoios a esses investimentos”.

11h23 - Casos em Zagreb, capital da Croácia, duplicaram face à véspera

Zabreg registou 705 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, em comparação com os 337 registados na véspera. Em todo o país foram confirmados mais 1.563.

Desde o início da pandemia, a Croácia, com quatro milhões de habitantes, registou 29.850 casos de infeção e 406 mortos. Existem atualmente 7.380 casos ativos.

11h15 - Hospital de Santarém com 21 profissionais infetados e 50 em isolamento

O Hospital de Santarém tem 21 profissionais infetados com o novo coronavírus que provoca a doença covid-19 e outros 50 foram colocados em isolamento profilático, disse hoje à Lusa a presidente do Conselho de Administração.

Sublinhando que "os serviços, por enquanto, estão todos assegurados", Ana Infante adiantou que o piso onde funciona o serviço de "medicina não covid" foi encerrado e desinfetado, estando 24 profissionais desta área (entre médicos, enfermeiros e assistentes) isolados nas suas residências após terem resultado positivo no teste.

A presidente do Conselho de Administração do HDS afirmou que todos os doentes foram transferidos para outras enfermarias e que as equipas de enfermagem foram reformuladas e distribuídas, com recurso a elementos de outros serviços, "onde faziam menos falta".

"Estão a ser seguidas as normas da Direção-Geral da Saúde", disse, sublinhando que serão as entidades de Saúde Pública a gerir "quem e quando volta ao trabalho".

11h09 - Surto com 32 infetados em lar no Cadaval

Trinta e duas pessoas estão infetadas com covid-19 num lar em Alguber, no concelho do Cadaval, existindo mais sete casos relacionados na comunidade, informou hoje o presidente deste município do distrito de Lisboa.

José Bernardo Nunes afirmou à agência Lusa que todos os utentes e funcionários da estrutura residencial para pessoas idosas foram testados e que os testes deram resultado positivo em 32 casos, dos quais 23 relativos a utentes e nove referentes a funcionários.

Baseando-se na investigação das autoridades de saúde, o autarca explicou que o surto foi causado por uma festa de aniversário: quatro jovens foram contagiados e infetaram familiares, alguns dos quais trabalham no lar.

Além dos 32 casos positivos no equipamento, existem três casos de infeção na localidade relacionados com este surto e o autarca admite que possam surgir mais, tendo em conta o número de pessoas que se encontram em vigilância.

O Cadaval regista 41 casos ativos, 55 recuperados e duas mortes, de acordo com os mais recentes dados epidemiológicos deste concelho.

11h04 - Surto com 29 infetados em lar do Carregado em Alenquer

Vinte e nove pessoas estão infetadas com covid-19 no Lar do Centro Social e Paroquial do Carregado, em Alenquer, no distrito de Lisboa, disse hoje o delegado de saúde local.

Pompeu Balsa afirmou à agência Lusa que, dos 29 infetados, 17 são residentes e 12 são funcionários.

"O surto está controlado, ainda que possam surgir mais casos", explicou, acrescentando que o surto "foi detetado numa fase muito inicial", no último fim de semana, o que levou as autoridades a testar cerca de uma centena de pessoas, o que ficou concluído na terça-feira.

Alguns dos funcionários, trabalhadores da cozinha, já se encontravam infetados desde o início do mês, antes de o surto ter surgido, mas não pertencem à mesma cadeia de contágio, uma vez que não prestavam assistência direta aos utentes, esclareceu.

Os utentes foram separados em alas diferentes, em função de terem um resultado negativo ou positivo para o novo coronavírus, seguindo as orientações do plano de contingência da instituição.

Foi solicitado à Segurança Social o reforço de meios para fazer face à falta de funcionários, por se encontrarem em isolamento profilático a recuperar.

Alenquer contabiliza 521 casos de infeção desde o início da pandemia, dos quais 167 estão ativos, 348 recuperaram e seis morreram.

11h00 - Ministra belga dos Negócios Estrangeiros está internada em UCI

Sophie Wilmés, de 45 anos, está internada numa unidade de cuidados intensivos. Segundo o porta-voz, “a situação não é preocupante”.

“Ela foi ao hospital ontem e levada para a UCI”, acrescentou.

O primeiro-ministro Alexander de Croo já desejou “uma recuperação rápida”. “Todos juntos vamos derrotar a Covid-19” afirmou no Twitter.


10h45 - Bombeiros de Sanfins do Douro fecham quartel após surto nesta vila de Alijó

Os bombeiros de Sanfins do Douro fecharam temporariamente o quartel em consequência do surto de novo coronavírus que afeta esta vila de Alijó e o serviço está a ser assegurado pelas outras corporações do concelho.

A informação foi avançada hoje, pela Associação Humanitária dos Bombeiros de Sanfins do Douro, que confirmou que um elemento teve um teste com resultado positivo ao novo coronavírus, apresentando-se assintomático e a cumprir isolamento.


A Câmara de Alijó, no distrito de Vila Real, acionou na quarta-feira o Plano Municipal de Emergência, depois de ter sido detetado um surto na Associação Cultural e Social de Sanfins do Douro, onde há 17 funcionários infetados e 11 utentes do lar de idosos.

A corporação referiu ainda que se encontram infetados alguns familiares dos profissionais, uma situação que obrigou a que "um número significativo de elementos permanecesse desde o primeiro minuto, como medida preventiva por parte deste comando, resguardados nos seus domicílios, aguardando indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS)".

10h34 - República Checa regista novo recorde diário

A República Checa reportou mais 14.968 novos casos de infeção com o novo coronavírus. São mais 2.842 que ontem. Desde o início da pandemia já foram confirmados 208.915 infetados.

Estão internadas 4.417 pessoas e morreram mais 1.739 pessoas nas últimas 24 horas.

A República Checa, que foi considerada um exemplo durante a primeira vaga da pandemia, regista agora um crescente aumento de infeções.

10h25 - Polónia com novo recorde diário, 12.107 novos casos

O Ministério da Saúde da Polónia revelou que foram registados mais 12.107 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, um novo recorde diário, e mais 168 mortos.

O Governo deve anunciar hoje novas medidas de restrição para tentar travar a pandemia.

No início de outubro, a Polónia tornou obrigatório o uso de máscara, reduziu o horário de funcionamento de bares e restaurantes, e o ensino online para escolas secundárias e universidades.

Hoje, o Governo polaco deve anunciar a proibição de casamentos em todo o país e impor restrições em lojas e serviços. O ensino online poderá ser estendido aos alunos mais velhos das escolas primárias.

10h19 - Alemanha emitiu avisos de viagem para a Suíça, Irlanda, Polónia e oito províncias da Áustria

10h08 - África com mais 271 mortes e 10.380 infetados nas últimas 24 horas

África registou nas últimas 24 horas mais 271 mortes devido à covid-19, para um total de 40.493, havendo 1.674.592 infetados, mais 10.380, segundo os últimos dados relativos à pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas o número de recuperados nos 55 Estados-membros da organização foi de 7.670, para um total de 1.380.448 desde o início da pandemia.

Segundo o África CDC, a África Austral continua a registar o maior número de casos de infeção e de mortos, registando agora 21.153 vítimas mortais e 782.510 infetados.

Só na África do Sul, o país mais afetado do continente, há 708.359 casos e 18.741 vítimas mortais.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, tem 448.481 pessoas infetadas e 12.795 mortos e a África Oriental contabiliza agora 198.046 casos de infeção e regista 3.703 vítimas mortais.

Na região da África Ocidental, o número de infeções é de 186.032, com 2.711 vítimas mortais, e na África Central há 59.523 casos e 1.131 óbitos.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 6.155 mortos e 105.883 infetados, e Marrocos contabiliza 3.097 vítimas mortais e 182.580 casos de infeção.

A Argélia surge logo a seguir, com 54.839 infeções e 1.873 mortos.

Entre os seis países mais afetados estão também a Etiópia, que regista 91.118 casos de infeção e 1.384 vítimas mortais, e a Nigéria, com 61.667 infetados e 1.125 mortos, o mesmo número de há 24h.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, Angola lidera em número de mortos e Moçambique em número de casos.

9h54 - Ensaios de vacina vão continuar apesar da morte de voluntário

Apesar da morte de um voluntário no Brasil, os testes à vacina de Oxford contra a Covid-19 não vão ser interrompidos. O jornalista Pedro Sá Guerra, correspondente da Antena 1 no Rio de Janeiro, conta que as autoridades de saúde brasileiras garantem que o médico de 28 anos que participava nestes ensaios não foi vítima de quaisquer efeitos adversos relacionados com a investigação.

A imprensa brasileira adianta mesmo que este voluntário que morreu durante os ensaios clínicos não estava a ser testado com a vacina contra a Covid-19, mas sim com o placebo.

9h45 -Tailândia levanta estado de emergência

O primeiro-ministro tailandês levantou o estado de emergência decretado há uma semana para impedir protestos do movimento que exige a sua demissão e uma reforma da poderosa monarquia, uma vitória para os milhares de manifestantes que estão nas ruas.

O chefe do Governo, Prayut Chan-O-Cha, decidiu suspender o decreto de emergência a partir das 12h00 de hoje (6h00 em Lisboa), de acordo com o Royal Gazette, o órgão oficial do palácio.

A situação "tranquilizou-se (...), assim, os funcionários do Governo e agências estatais podem aplicar as leis ordinárias", indicou a fonte

"Todas as medidas excecionais (...) foram levantadas", assinalou.

Durante o estado de emergência, além de proibir reuniões com mais de quatro pessoas, foi dado o poder à polícia para fazer detenções e suspender qualquer publicação eletrónica considerada "contrária à segurança nacional".

O estado de emergência foi imposto em 15 de outubro, um dia após incidentes durante um cortejo da rainha Suthida.

9h35 - Conselho Nacional de Saúde critica ausência das associações de doentes das tomadas de decisão

Numa reflexão à forma como o país respondeu à epidemia nos primeiros seis meses, este órgão consultivo do Governo defende que a sociedade civil devia ter sido mais ouvida neste processo. É um documento de 16 páginas a que a Antena 1 teve acesso.
Luís Soares - Antena 1

Há ainda reparos relacionados com os lares e a linha SNS 24.

A entidade defende que é urgente conhecer os planos específicos para mitigar o impacto da pandemia no bem estar das pessoas que viram reduzido o seu rendimento devido a situações de desemprego com impacto na saúde física e mental.

Devem ser ainda mantidas e até melhoradas as condições de acesso de forma digital aos cuidados de saúde desde que seja garantida a privacidade e a qualidade da prestação
desses cuidados.

O CNS defende ainda que deve ser melhorada a comunicação de risco, que deve ser transparente, inclusiva e adaptada aos vários públicos-alvo.

9h25 - Número de mortos na Rússia ultrapassa os 25 mil

A Rússia reportou mais 290 mortes nas últimas 24 horas, elevando o número total para 25.242.

Foram confirmados mais 15.791 casos de infeção, o que eleva o total para 1.463.306, o quarto maior do mundo.

9h10 - Bélgica com mais 13.227 novos casos de infeção

A Bélgica registou 13.227 novos casos positivos para o novo coronavírus nas últimas 24 horas, um recorde nacional desde o início da pandemia, que apaga o declínio aparente de quarta-feira e aumenta para 75 por cento a subida média semanal.

Embora os dados reflitam em parte um aumento do número de exames realizados, atingindo uma média de 65 mil exames diários, 35 por cento a mais do que na semana anterior, o número de internamentos e óbitos também subiu.

A incidência média acumulada nos últimos 14 dias por 100 mil pessoas na Bélgica é de 927,9 casos, próxima dos 975,8 da República Checa, país da União Europeia mais afetado pela segunda onda do novo coronavírus, de acordo com o boletim de quarta-feira do Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças.

Nas últimas 24 horas, foram registados 421 internamentos hospitalares na Bélgica, número que não era alcançado desde o dia 10 de abril.

Entre 15 e 21 de outubro, os internamentos aumentaram 88 por cento, chegando a 319,1 por dia.

Em termos de mortes, nas últimas 24 horas ocorreram na Bélgica 50 óbitos relacionadas com o vírus Sars-CoV-2, que provoca a Covid-19, enquanto na semana passada a média era de 33 pessoas por dia.

A positividade média do país ficou em 16,3 por cento nos últimos sete dias, com recorde em Liège (leste), onde chegou a 25 por cento, ou seja, um positivo a cada quatro exames realizados.

Na passada sexta-feira, Governo belga decretou várias medidas que entraram em vigor na segunda-feira, com o objetivo de mitigar a propagação do novo coronavírus na Bélgica.

Entre as medidas aprovadas, foi decretado o recolher obrigatório em todo o território nacional entre as 00h00 e as 5h00 e o encerramento de todos os bares e restaurantes.

9h02 - Índia regista 702 mortos e mais de 55 mil casos nas últimas 24 horas

A Índia registou 702 mortos e 55.839 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram hoje as autoridades de saúde.

Com este novo balanço, o país elevou o total de óbitos para 116.616 desde o início da pandemia, com o número de casos a ultrapassar os 7,7 milhões.

A Comissão Eleitoral emitiu um alerta depois da campanha política ter atraído multidões, com as pessoas a não usarem máscaras e a desrespeitarem o distanciamento social no estado de Bihar, onde a votação para as eleições estaduais deve começar na próxima semana.

Bihar é o terceiro maior estado da Índia, com uma população de cerca de 122 milhões de pessoas.

As autoridades de saúde também estão preocupadas com a potencial disseminação do novo coronavírus nas celebrações dos próximos festivais religiosos.

8h56 - Corrida ao papel higiénico na Alemanha

As vendas de papel higiénico e desinfetantes voltaram a subir na Alemanha, revelou o instituto de estatísticas.

“A nossa análise mostra que as vendas crescentes de papel higiénico, desinfetantes e sabonetes”, lê-se numa publicação no Twitter.

As vendas de papel higiénico aumentaram 89,9 por cento na passada semana em comparação aos níveis antes da pandemia. A venda de desinfetantes aumentou 72,5 por cento e sabonetes 62,3 por cento.

8h45 - China regista 14 novos casos importados

A Comissão de Saúde da China anunciou hoje terem sido identificados 14 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.

Os 11 casos 'importados' foram diagnosticados em Xangai (leste), Cantão (sul), Sichuan (centro) e Fujian (sudeste).

As autoridades disseram que, nas últimas 24 horas, 16 pacientes receberam alta, pelo que o número de pessoas infetadas ativas no país se fixou em 245, incluindo dois doentes em estado grave.

Desde o início da pandemia, a China registou 85.729 infetados e 4.634 mortos devido à Covid-19.

8h32 - Ucrânia com novo recorde novos infetados

A Ucrânia registou nas últimas 24 horas mais 7053 casos de infeção, o que eleva o total para 322.879.

8h24 - Senador brasileiro morre de complicações associadas à Covid-19

O senador brasileiro Arolde de Oliveira, de 83 anos, morreu de complicações associadas à Covid-19.

Oliveira, que estava internado há mais de 15 dias no Rio de Janeiro, morreu na consequência de falência de vários órgãos.

É o primeiro deputado brasileiro a falecer por complicações com o novo coronavírus.


8h15 - Argentina com recorde diário de casos e mais 423 mortos

A Argentina registou mais 423 mortos e 18.326 infetados com o novo coronavírus, um recorde diário de contágios, informaram as autoridades na quarta-feira.

Com este balanço, o total de casos desde o início da pandemia cresceu para 1.037.325 e o de óbitos para 27.519.

Mais de 4.500 pessoas estão hospitalizadas devido à covid-19, com o Ministério da Saúde a indicar que 840.520 pacientes foram dados como recuperados.

Na Argentina, onde estão em vigor medidas de isolamento desde 20 de março, foram realizados 2,7 milhões de exames para detetar o novo coronavírus.

8h00 - México com mais de 500 mortos e de seis mil infetados nas últimas 24 horas

O México registou 522 mortos e 6.845 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 87.415 e o de casos para 867.559 desde o início da pandemia.

Os novos casos anunciados na quarta-feira representam o maior número diário de infeções identificadas em outubro, após os 6.751 contágios contabilizados no dia 16, dissseram as autoridades de Saúde mexicanas.

Nas últimas 24 horas, os casos acumulados traduziram-se num aumento de 0,79% em relação dia anterior, enquanto os óbitos cresceram 0,60%, acrescentaram.

A covid-19 é a quarta causa de morte no México, atrás apenas de doenças cardíacas, diabetes e tumores malignos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografia.

7h46 - Ponto de situação

Os chefes de Estado e de governo da União Europeia voltam a reunir-se no próximo dia 29, por videoconferência, para analisar a situação da pandemia.

O presidente do Conselho Europeu convidou os líderes para essa videoconferência informal. É a terceira convocatória no espaço de um mês.

Em apenas uma semana, a Europa registou quase um milhão de infetados.
O maior aumento percentual deu-se na Eslovénia, onde já foi imposto o recolher obrigatório.
Alemanha com aumento diário de casos sem precedentes
Na Alemanha, foram confirmadas 11.287 novas infeções pelo SARS-CoV-2. É o número mais alto até agora de novos infectados num só dia.O ministro alemão da Saúde também testou positivo ao novo coronavírus.


Comparando com o último balanço mais grave, há um aumento superior a três mil novas infeções em 24 horas.

Ao todo, há registo em território alemão de 392 mil infeções. Morreram mais de nove mil pessoas.
Checos em confinamento parcial
Na República Checa, entra esta quinta-feira em vigor um confinamento parcial. As medidas visam travar os contágios.

Foram impostas restrições à circulação de pessoas e a maioria das lojas encerra. À exceção dos supermercados e das farmácias, o comércio estará fechado até 3 de novembro.

O aumento de novas infeções atingiu o número máximo na terça-feira, com mais de 11 mil casos.

Morreram 106 pessoas.
Em França
O Governo francês quer prolongar o estado de emergência sanitária até 16 de fevereiro do próximo ano. O Executivo acredita que vai ser necessário continuar a haver restrições à abertura e ao funcionamento de estabelecimentos comerciais até 1 de abril.

Até essa data, deverão manter-se os condicionalismos à realização de manifestações sociais culturais e desportivas.

Esta semana foi ultrapassada a barreira de dois mil doentes em reanimação, o que não acontecia há cinco meses.

Os hospitais ainda estão longe dos sete mil casos em cuidados intensivos registados no pico da pandemia, em abril, mas há uma média diária de 200 novas entradas de doentes com Covid-19 em estado grave.
Em Espanha
Espanha é o primeiro país da Europa ocidental a atingir um milhão de infetados.

O país registou um novo recorde diário, quase 17 mil novos casos, o que eleva o número total de contágios para mais de um milhão e cinco mil pessoas.
Daniela Santiago, correspondente da RTP em Madrid

Número simbólico que coincidiu com o dia em que o partido de extrema-direita Vox apresentou uma moção de censura ao Governo de Pedro Sánchez, criticando a gestão da pandemia.
Casos a subir na Região Norte de Portugal
O primeiro-ministro afasta a hipótese de uma cerca sanitária ou confinamento obrigatório nos três concelhos do Vale do Sousa onde houve um auemnto exponencial dos casos de Covid-19.

Ainda assim, António Costa anunciou que vão ser tomadas medidas diferenciadoras para conter a pandemia na região.
Depois da reunião com os autarcas de Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras, António Costa anunciou também o aumento da capacidade de testagem e dos inquéritos epidemiológicos.
O quadro em Portugal
Os números do último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecidos ao início da tarde de quarta-feira, mostram que o país registou o segundo dia com mais infeções desde o início da pandemia: foram mais 2535 novos casos.

Morreram mais 16 pessoas. Trinta e cinco tiveram de ser internadas entre terça e quarta-feira. Mesmo assim, é o número mais baixo de internamentos dos últimos quatro dias.

A diretora-geral da Saúde deixou ontem um apelo para que as pessoas que tiveram alta clínica sejam aceites sem medos ou restrições.

Graça Freitas voltou a falar dos requisitos para a alta, ao fim dos dez dias, sem necessidade de teste.O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 40,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Morreu um dos voluntários que participava no ensaio clínico da vacina da AstraZeneca para a Covid-19.
A morte ocorreu no Brasil, onde as autoridades garantem que os testes não serão interrompidos.

A Covid-19 é a doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, identificado no final de dezembro em Wuhan, cidade do centro da China.