Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Nuno Veiga - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h40 - O Brasil somou 1.010 óbitos e 37.156 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, aproximando-se assim das 475 mil mortes (474.414) e 17 milhões de infeções (16.984.218).

23h35 - Angola totalizou hoje 800 mortes associadas à covid-19, registou 82 novos casos positivos da doença e recuperou 449 pacientes, anunciou a ministra da Saúde angolana, Sílvia Lutucuta.

22h23 - Angola já tem circulação das novas estirpes em várias províncias

O Governo angolano anunciou hoje que mais oito províncias do país, com exceção de Luanda, contam já com novas variantes da covid-19, com "casos importados e de transmissão local".

21h36 - Governo angolano renova regras da situação de calamidade com mais rigor em Luanda

O Governo angolano vai manter a situação de calamidade pública por mais 30 dias, com as mesmas regras, e um "ligeiro acréscimo" de rigor nas entradas e saídas da província de Luanda, sob cerca sanitária desde março de 2020.

As regras do novo decreto presidencial da situação de calamidade relativa à covid-19 entram em vigor em 9 de junho, prolongando-se por mais 30 dias, e foram hoje anunciadas pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil, Adão de Almeida.

O governante salientou que o último mês foi ainda marcado por "números relevantes e preocupantes" da doença, e embora as restrições adotadas tenham permitido "um estancamento", não há ainda elementos suficientes para concluir que a tendência foi invertida, razão pela qual o executivo decidiu manter, no essencial, as medidas já em vigor.

20h45 - MNE português espera que Espanha corrija erro sob pena de medidas de reciprocidade

O chefe da diplomacia portuguesa afirmou hoje que a exigência de um teste negativo à covid-19 para atravessar a fronteira terrestre com Espanha "só pode ser um erro", sublinhando que, caso persista, Portugal terá de tomar "medidas de reciprocidade".

"Pedimos esclarecimentos sobre esta questão às autoridades espanholas, aguardamos que sejam prestados o mais rapidamente possível, porque, se não, teríamos de adotar, da nossa parte, medidas de reciprocidade equivalentes, tendo em conta que a situação epidemiológica de Espanha é, desde logo, pior do que a vivida em Portugal", afirmou Santos Silva.

"Esperemos que se trate de um equívoco da DGS de Espanha, que esse erro, esse equívoco, seja corrigido rapidamente, sob pena de termos de tomar medidas de reciprocidade", insistiu.

20h30 - Portugal poderá ter o passaporte covid ainda este mês

A União Europeia estabeleceu 1 de julho como data para o certificado digital entrar em funcionamento, mas já sete países da União dispõem desse certificado e Portugal aponta agora para a segunda quinzena deste mês.

20h16 - Reino Unido abre vacinação à faixa dos 20 anos

O Reino Unido registou uma morte e 5.683 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os últimos dados do Governo britânico, que hoje abriu a vacinação a jovens na faixa dos 20 anos.

Adultos entre 25 e 29 anos poder marcar a imunização a partir de terça-feira, revelou hoje o ministro da Saúde, Matt Hancock, no Parlamento.

O governante disse também que os cientistas pensam que a variante Delta de covid-19 é 40% mais transmissível do que a variante Alpha, e que a "grande maioria" dos novos casos no país se concentra em crianças em idade escolar.

20h04 - Número de infetados graves desce em França mas variante indiana preocupa

O número de infetados graves por covid-19 desceu abaixo das 2.500 pessoas em França nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades, admitindo, no entanto, estarem preocupadas com a variante indiana, especialmente na região da Nova Aquitânia.

Cerca de metade do total de doentes em França infetados com esta estirpe situam-se nesta região, tendo hoje sido anunciados 50 novos casos da variante indiana na zona.

A nível nacional há agora 14.323 pessoas hospitalizadas, menos 202 do que no domingo, estando 2.472 pacientes nos cuidados intensivos, o que representa também uma descida de 55 pessoas em relação ao dia anterior.

"A situação epidemiológica é desfavorável, a taxa de incidência regional é superior à nacional", anunciou no final da semana passada a Autoridade Regional de Saúde da Nova Aquitânia.

Nas últimas 24 horas morreram em França 64 pessoas devido à covid-19 e foram detetados 1.164 novos casos.

19h50 - Itália soma 1.273 novos casos e atrasa o recolher obrigatório para a meia-noite

A Itália somou 1.273 novos casos de covid-19 e 65 mortes nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde italiano, enquanto o recolher obrigatório foi atrasado uma hora, passando para a meia-noite na maior parte do país.

Com estes dados, o país acumula um total de 4.233.698 infetados desde o início da emergência sanitária, em fevereiro de 2020, dos quais 126.588 morreram.

Atualmente, há 759 internados em unidades de cuidados intensivos (UCI), menos 15 do que no sábado.

Nos hospitais, mas fora das UCI, estão internados 4.910 pacientes e o resto dos doentes (188.453) estão em casa, com sintomas leves ou assintomáticos.

Em relação às vacinas, a Itália inoculou 38.391.998 doses e 13.098.261 pessoas já receberam as duas doses, o equivalente a 24,14% da população acima de 12 anos, ou seja, aquelas que já podem ser vacinadas no país.

A partir de quinta-feira, as regiões podem administrar, se assim o entenderem, as vacinas a toda a população, sem limite de idade e a partir dos 12 anos, para dar um impulso à campanha de vacinação e prepararem-se para o novo ano letivo.

19h34 - Portugal aguarda esclarecimentos sobre entrada em Espanha pelas fronteiras terrestres

O Governo português aguarda uma resposta de Madrid a um pedido de esclarecimentos sobre a exigência de apresentar teste à covid-19 a quem entrar em Espanha pelas fronteiras terrestres, segundo fonte da embaixada de Portugal em Madrid.

Os executivos dos dois países estão em contacto "permanente" para "esclarecer" o alcance da medida e o impacto real no que é o quotidiano entre os dois países, aguardando-se uma reação do lado espanhol, disse a mesma fonte à agência Lusa.

19h32 - Espanha passa a exigir teste a quem viajar de Portugal por via terrestre

Espanha passou a exigir, desde hoje, a quem viajar de Portugal por via terrestre um teste negativo à covid-19, certificado de vacinação ou de recuperação da doença, segundo o Consulado Geral de Espanha em Portugal.

Esta medida já se aplica a quem viajava de Portugal para Espanha pelas vias marítimas ou aéreas, sendo a partir de hoje obrigatório para quem cruzar a fronteira terrestre.

"A partir de 7 de junho todas as pessoas com mais de seis anos que cruzem a fronteira terrestre entre Portugal devem dispor de alguma das certificações sanitárias exigidas a todos os passageiros que entrem em Espanha por via aérea e marítima", refere o Consulado Geral de Espanha em Portugal na sua página da Internet.

Estas certificações passam pelo teste de diagnóstico à covid-19 negativo (feito nas 48 horas anteriores), que pode ser PCR ou antigénio, certificado de vacinação ou de recuperação da doença.

O Consulado Geral de Espanha em Portugal refere ainda que Portugal está agora incluído na "lista de países ou zonas de risco".

18h58 - Espanha regista 9.536 novos casos e 40 mortes desde sexta-feira

A Espanha registou 9.536 novos casos de covid-19 nos últimos três dias, elevando para 3.707.523 o total de infetados até agora, segundo o Ministério da Saúde espanhol.

Os serviços sanitários também notificaram mais 40 mortes atribuídas à pandemia durante o fim de semana, passando o total de óbitos para 80.236.

O número de novos casos desceu do fim de semana anterior para este, passando de 9.732 para 9.536, enquanto o número de mortes desceu de 48 para 40.

A incidência acumulada (contágios) continua a baixar, agora a um ritmo mais reduzido, passando de 117 (sexta-feira) para 115 casos diagnosticados por cada 100.000 habitantes.

"A descida continua a ser lenta, mas está ser estável", disse hoje o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias, Fernando Simón, na apresentação à imprensa da atualização dos números da pandemia em Espanha.

As comunidades autónomas com os níveis mais elevados são as de La Rioja (216), País Basco (184), Andaluzia (186), Madrid (142), Aragão (133) e Navarra (139).

Nas últimas 24 horas, deram entrada nos hospitais de todo o país 356 pessoas com a doença (395 na sexta-feira), das quais 79 na Andaluzia, 65 em Madrid e 46 na Catalunha.

17h55 - Moderna avança com pedido de vacinação para adolescentes na UE

A farmacêutica Moderna anunciou hoje que entregou pedidos de autorização para utilização da sua vacina contra a covid-19 em adolescentes dos 12 aos 17 anos na União Europeia e no Canadá. Os pedidos da farmacêutica dos Estados Unidos foram entregues junto da Agência Europeia dos Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) e da Saúde Canadá.

Atualmente a vacina da Moderna está autorizada apenas para pessoas a partir dos 18 anos. A farmacêutica anunciou no final de maio os resultados finais de ensaios clínicos em mais de 3.700 participantes com idades entre os 12 e os 17 anos, nos Estados Unidos.

"Neste estudo, nenhum caso de covid-19 foi observado nos participantes que receberam as duas doses da vacina da Moderna", observando-se uma eficácia de "100 por cento usando a mesma definição de um caso" do que para os adultos, declarou hoje a empresa de biotecnologia americana em comunicado.

Após uma dose, foi observada uma eficácia de 93 por cento, precisou a mesma fonte.

Os poucos casos declarados entre os adolescentes entre a primeira e a segunda dose foram "ligeiros", acrescentou.

"Estamos esperançados de que a vacina da Moderna contra a covid-19 se mostre altamente eficaz para prevenir a covid-19 nos adolescentes", disse o patrão da Moderna, Stéphane Bancel, citado no comunicado.

A vacina foi "geralmente bem tolerada, sem preocupações de segurança identificadas até ao momento", referiu a Moderna. Os efeitos secundários observados foram semelhantes aos constatados nos adultos (dor ao ministrar a injeção, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, arrepios).

A empresa "prevê igualmente pedir uma autorização de utilização de urgência à agência americana dos medicamentos (FDA) para alargar a autorização de utilização da vacina em adolescentes" nos Estados Unidos, indicou a Moderna.

Os adolescentes desenvolvem, em geral, formas menos graves de covid-19 do que as pessoas mais velhas, mas não estão isentos de contrair a infeção e de a transmitir na população. É por isso que a imunização é necessária para parar a epidemia, segundo os especialistas.

A Moderna iniciou também em março testes da vacina em crianças dos seis aos 11 anos. A vacina da Moderna, tal como a da Pfizer/BioNTech, usa a tecnologia genética ARN mensageiro (mARN).

17h48 - Polónia. Crianças entre 12 e 16 anos podem registar-se para receber vacina

A partir hoje é admitido o registo voluntário dos 2,5 milhões de polacos entre os 12 e os 16 anos para serem vacinados contra a covid-19. Vão receber a vacina da Pfizer/BioNTech, a única autorizada na União Europeia (UE) para esta faixa etária.

Após uma campanha de informação durante o verão, prevê-se a continuação do processo a partir de setembro nas escolas.

17h35 - Comunidade portuguesa na Venezuela preocupada com aumento de casos Covid

A preocupação da comunidade portuguesa na Venezuela acompanha o aumento de contágios covid-19 no país.
Nas últimas duas semanas a subida de infeções é significativa, sobretudo nas zonas de fronteira com a Colômbia.

Situação que levou o governo a fechar algumas fronteiras internas entre Estados do Sul, como relatou à Antena 1 o presidente da Associação de Médicos luso-venezuelanos.

Adérito Sousa explica que a vacinação no país começou há duas semanas, mas há muitas filas para poucos centros de vacinação. Muito embora o governo garanta que dez por cento da população já foi vacinada.

17h20 - Autoagendamento para pessoas com mais de 43 anos já está disponível

As pessoas com 43 anos ou mais podem, a partir de hoje, autoagendar a vacina contra a covid-19. O pedido de agendamento pode ser realizado através do site sobre a Covid-19 do Ministério da Saúde.

17h15 - Eslováquia é segundo país da UE a administrar a vacina russa

A Eslováquia tornou-se o segundo país da União Europeia (UE), depois da Hungria, a administrar a vacina russa contra a covid-19 Sputnik V.

O país tem 200.000 doses da vacina Sputnik V disponíveis e aprovou o seu uso em 26 de maio. Entretanto, até agora, apenas cerca de 5.000 pessoas registaram-se para receber a vacina, num país de 5,4 milhões de pessoas.

Um acordo secreto da Eslováquia para comprar dois milhões de doses da Sputnik V, orquestrado pelo então primeiro-ministro Igor Matovic, desencadeou uma crise política em março que resultou no colapso do Governo eslovaco.

17h04 - Portugal vai adotar certificado digital Covid-19 já este mês

Portugal está a preparar-se para começar a lidar mais cedo com o certificado digital Covid-19 da União Europeia.
Este mecanismo que vai facilitar as viagens de pessoas entre estados membros, evitando, por exemplo, as quarentenas, já está a funcionar de forma experimental num pequeno grupo de países do espaço europeu.

A ministra da Saúde, Marta Temido, adianta que Portugal também pode dar passos nesse sentido já na segunda quinzena deste mes. Um pouco mais cedo do que o previsto.

Portugal poderá ter a aplicação deste certificado a funcionar já na segunda quinzena deste mês, começando a emitir certificados a 1 de julho. Altura em que o regulamento comunitário entra em vigor.

O documento não é obrigatório, mas promete facilitar as viagens de pessoas vacinadas ou que recuperaram da infecção no espaço europeu.

16h59 - Malta sem casos novos no domingo

Malta não registou novos casos do novo coronavírus no domingo, situação que ocorre pela primeira vez desde 25 de julho de 2020, disse hoje o Ministério da Saúde maltês num comunicado.

Graças ao seu programa de vacinação, a pequena ilha do Mediterrâneo tem apenas 72 casos de covid-19. De uma população de cerca de meio milhão de pessoas, 328.168 habitantes já receberam pelo menos uma dose da vacina, enquanto 235.133 pessoas já estão totalmente vacinadas, de acordo com o ministério.

Cerca de 75 por cento da população adulta do país recebeu pelo menos uma dose da vacina, levando as autoridades locais da saúde a alegar que o país alcançou imunidade de rebanho.

Malta registou 30.571 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 e 419 óbitos desde 7 de março de 2020.

16h47 - Graça Machel urge G7 a libertar vacinas “empilhadas” para países pobres

A ativista moçambicana Graça Machel defendeu hoje que o melhor resultado da cimeira de líderes do G7, esta semana no Reino Unido, seria um compromisso para distribuir rapidamente as vacinas anti-covid-19 que os países desenvolvidos têm "empilhadas".

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou no sábado que vai apelar aos líderes do G7 para unirem esforços para ajudar a vacinar o mundo inteiro contra a covid-19 até ao final de 2022.

O Reino Unido assume este ano a presidência do G7, grupo de que fazem também parte os Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão, e União Europeia, tendo programado uma cimeira presencial de líderes para entre 11 e 13 de junho na Cornualha, sudoeste de Inglaterra.

"Se o fim de semana vier com um compromisso muito claro de partilhar as vacinas que estão sendo ‘empilhadas’ nos países desenvolvidos para disponibilizá-las aos países em desenvolvimento, isso por si só daria o sinal de que eles valorizam a vida das pessoas", afirmou a presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC).

16h35 - Ministro da Educação insiste que escolas são lugar seguro

O ministro da Educação diz que os números da testagem mostram isso mesmo.

Tiago Brandão Rodrigues esteve esta manhã em Vila Nova de Gaia onde visitou três escolas que fazem parte dos quinhentos estabelecimentos de ensino que estão a remover o amianto.

16h20 - Índice de transmissibilidade nacional desce para 1,07 e incidência sobe para 72,2

O índice nacional de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 desceu de 1,08 para 1,07 e a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes subiu de 69,8 para 72,2, foi hoje divulgado.

De acordo com o boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o Rt em Portugal continental é ligeiramente superior, embora tenha registado uma descida de 1,10 para 1,08. A taxa de incidência a 14 dias no Continente está hoje em 70,6, subindo de 67,5 que se verificava na sexta-feira.

16h03 - Previstos mais de trinta voos com destino ao Reino Unido esta segunda-feira

Os britânicos tentam evitar o período de quarentena quando chegarem ao Reino Unido, depois de Portugal ter sido retirado a lista verde de destinos seguros.


15h54 - Lançada rede integrada de ambulâncias na Guiné-Bissau

O Alto-Comissariado para a Covid-19 na Guiné-Bissau lançou hoje a rede integrada de ambulâncias no país, que vai permitir o transporte de doentes com o novo coronavírus, mas também de pacientes com outras emergências médicas.

"O projeto de rede integrado está desenhado para tratar pacientes de covid-19, mas também de outras emergências, nomeadamente acidentes rodoviários, mulheres grávidas e outros", afirmou Magda Robalo, alta-comissária para a covid-19 na Guiné-Bissau, na cerimónia de lançamento da rede de integrada de ambulâncias.

A rede é constituída por um total de 15 ambulâncias, nomeadamente sete financiadas pelo Banco Mundial, duas pelas União Europeia e seis adquiridas pelas autoridades guineenses através de um empréstimo ao Banco Islâmico de Desenvolvimento, que já tinham sido entregues em fevereiro. Equipadas com ventiladores, desfibrilhadores, monitores cardíacos, garrafas de oxigénio, entre outros, as ambulâncias vão cobrir várias regiões sanitárias do país.

15h40 - Ministro da Defesa diz que se mantém a “equidade nacional” com vacinação nos Açores

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, considerou hoje que o processo de vacinação em massa a decorrer nas cinco ilhas dos Açores sem hospital mantém a “equidade nacional”.

"Para nós era muito importante dar aqui esse testemunho de solidariedade, dar o apoio necessário para o trabalho necessário que o Governo Regional está a fazer no sentido de assegurar que os açorianos tenham todas as condições que precisam de ter e, nessa medida, mantém-se a equidade nacional, que é verdadeiramente aquilo que mais conta", declarou João Gomes Cravinho.

15h13 - Vacinação de adolescentes em Portugal "é uma questão de tempo"

Questionada pelos jornalistas sobre a aprovação em Portugal da vacinação dos adolescentes entre os 12 e os 15 anos, Marta Temido afirmou que "o mais relevante é que, neste momento, sabemos que já administramos mais de seis milhões de doses".

"Naturalmente, dentro do plano que traçamos, o primeiro objetivo era salvar vidas, o segundo era proteger a resiliência do Estado e o terceiro pôr a economia a funcionar o mais normalmente possível", continuou. "Portanto, estamo agora a avançar para faixas etárias mais jovens, no plano de vacinação, e com a possibilidade de decisão das autoridades europeias de vacinação de adolescentes, temos um caminho para continuar a fazer nessa área".

"Vamos continuar a abrir novas faixas etárias de vacinação, com a expectativa que tenhamos de facto estas faixas mais novas a poderem autoagendar-se algures em julho".

"É uma questão de tempo", rematou.

15h07 - Liga dos Campeões. Agentes da PSP testados

Oitenta e dois agentes da PSP e da polícia municipal do Porto foram testados no último sábado à covid-19. Estiveram diretamente envolvidos na operação de segurança da final da Liga dos Campeões. Só um agente da PSP testou positivo, mas as autoridades acreditam que pode tratar-se de um "falso positivo", uma vez que o agente em causa já esteve infetado com o SarsCov2.

Os números foram divulgados pela Câmara do Porto e pela Polícia de Segurança Pública.

A PSP lembra que só os elementos que tiveram maior contacto com os adeptos ingleses foram testados.

14h53 - Semana com mais casos desde o início do desconfinamento, indicam estatísticas

Segundo a análise da RTP, a semana passada foi a semana com mais casos desde o início do desconfinamento, tendo a média diária ultrapassado os 550 casos - o que não acontecia desde a primeira quinzena de março.

Contudo, apesar da subida, os números ainda estão longe dos mais de 800 necessários para que seja atingida a linha vermelha dos 120 casos por 100 mil habitantes.

Outro dado relevante dos últimos dias: Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a única região em que os números de casos estão a crescer de forma significativa. Esta súbida tem sido suficiente para aumentar a taxa de incidência, que é agora de 72 casos por 100 mil habitantes.

14h40 - Milhares de britânicos no Aeroporto de Faro à procura de voo para regressarem a casa

Se lá chegarem depois das quatro da madrugada de amanhã estão obrigados a um período de dez dias de quarentena. Há quem tenha pago 50 euros por um voo de vinda e 500 pela viagem de regresso.


14h26 - Reino Unido com dúvidas sobre desconfinamento

O Reino Unido tinha previsto o desconfinamento total para 21 junho, mas o Governo está com dúvidas. Os casos estão a aumentar e as autoridades temem as diferentes variantes, por serem mais transmissíveis.

O Governo britânico diz que é essencial que todos tomem as duas doses da vacina.

Esta semana, começam a ser inoculadas as pessoas com menos de 30 anos.

14h05 - Portugal regista mais 388 infeções e dois óbitos, nas últimas 24 horas

Há mais 388 casos de covid-19 e dois mortos em Portugal, nas últimas 24 horas. Registam-se também mais 277 casos de recuperação.

Esta segunda-feira reportaram-se mais 109 casos ativos e 953 contactos em vigilância.

Mais de metade dos casos novos foram identificados em Lisboa e Vale do Tejo (mais 206 infeções). A região Norte reportou 93 novos casos, o Algarve 32, a região Centro 18 e o Alentejo 13. Na Madeira não há casos novos a registar, mas no arquipélago dos Açores contabilizam-se mais 26 infeções.

Os internamentos continuam a aumentar: há mais 26 doentes internados em enfermarias e sete em cuidados intensivos.

13h53 - Pelo menos 1.115 jornalistas de 77 países morreram devido à covid-19

Pelo menos 1.500 jornalistas de 77 países morreram de covid-19 desde que começou a pandemia, disse hoje o grupo Press Emblem Campaign destacando que 200 profissionais foram vítimas da doença em maio. De acordo com a organização não-governamental com sede em Genebra, Suíça, quase metade das mortes de jornalistas por covid-19 no mês maio ocorreram na Índia, onde se verifica um grave surto da doença, havendo ainda a registar 26 mortes no Brasil.

O secretário-geral da Press Emblem Campaign, Blaise Lempen, lamentou que nos países em vias de desenvolvimento a vacinação não seja suficiente e lembrou que os jornalistas são profissionais particularmente expostos ao vírus, no exercício da profissão.

Por regiões, a América Latina registou mais de metade das vítimas: 795 mortes, seguida da Ásia com 406, Europa com 192, África com 57 e América do Norte com 51 óbitos, desde que começou a crise sanitária.

Por países, os meios de comunicação social da Índia foram os mais afetados, registando-se pelo menos 246 mortes de covid-19 entre os jornalistas apesar de algumas fontes indicarem que o número real pode ultrapassar os 400 óbitos. No Brasil morreram 239 jornalistas de SARS-CoV-2, no Peru 163 e no México 112.

Entre os dez países onde se registaram mais mortes de jornalistas vítimas do novo coronavírus estão também a Colômbia, Itália, Bangladesh, Equador, Estados Unidos e o Irão.

13h41 - Arrancou a vacinação dos reclusos no norte do país

No estabelecimento prisional do Porto estão previstas 850 inoculações até ao fim do dia de amanhã. Uma alteração na rotina da cadeia de Custóias que a RTP acompanhou.


13h18 - Açores com 26 novos casos em São Miguel nas últimas 24 horas

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 26 novos casos positivos de covid-19, todos em São Miguel, resultantes de 959 análises realizadas nos laboratórios de referência da região, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No seu boletim diário a Autoridade de Saúde açoriana explica que dois destes novos casos se referem a “passageiros com testes positivos à chegada, um residente e um não residente", e que "os restantes são em contexto de transmissão comunitária".

13h07 - Mais de 1,3 milhões de crianças em Itália vivem em pobreza extrema, devido à pandemia

A crise pandémica da covid-19 deixou em situação de pobreza extrema mais de 1,3 milhões de crianças em Itália, o que constitui um retrocesso para os níveis económicos registados em 2005, segundo um relatório publicado hoje.

A Save the Children, uma organização não governamental britânica que defende os direitos das crianças no mundo, concluiu no seu relatório que, em Itália, 1.346.000 menores (13,6 por cento das crianças e adolescentes no país) vivem em condições de pobreza extrema, mais 209.000 do que no ano anterior.

A crise económica, causada pelo encerramento das atividades económicas para contrariar a propagação do vírus, está a ter efeitos dramáticos na vida de muitas famílias, já que 345.000 pais perderam os seus empregos no último ano. Além disso, o encerramento de escolas levou a uma "pobreza educativa e digital" durante o ano passado, o que contribuiu para piorar a situação económica e social da península itálica.

O relatório observa que uma das consequências do empobrecimento da família pode ser vista, sobretudo, na alimentação das crianças, uma vez que "a crise económica reduziu o poder de compra de muitas famílias para assegurar uma dieta equilibrada para os seus filhos".

12h57 - Pandemia já matou pelo menos 3,73 milhões de pessoas em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 3.731.297 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

Mais de 173.202.950 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço, feito às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) de hoje com base em fontes oficiais.

12h37 - Crise do clima e crise pandémica. Uma comparação

As economias dos países mais ricos vão encolher duas vezes mais do que na crise da Covid-19, se os governos não conseguirem lidar com o aumento das emissões de gases de efeito estufa. De acordo com um novo relatório, as nações do G7 podem perder 8,5 por cento do seu PIB por ano até 2050.

O custo anual para enfrentar os impactos da crise climática vai superar o custo económico da pandemia. Em 2050, as nações do G7 podem perder em média 8,5 por cento do seu PIB a cada ano (o equivalente a 4,8 triliões de dólares), ou seja, o dobro dos 4,2 por cento atingidos pelas perda económicas geradas pela Covid-19, se as alterações climáticas continuarem sem ser controladas ou revertidas.

Estas são as conclusões divulgadas num novo relatório da Oxfam, baseado na investigação do Swiss Re Institute.

12h23 - Maior hospital das Fiji dedicado à Covid-19

A maior unidade hospitalar das Ilhas Fiji foi convertida numa estrutura inteiramente dedicada à resposta à pandemia, numa altura em que o arquipélago se debate com um aumento sem precedentes do número de casos de Covid-19, por causa da variante Delta do novo coronavírus, inicialmente identificada na Índia.

O país do Pacífico Sul completou em abril um ano sem registar quaisquer casos comunitários. A partir de então, começou a debater-se com uma segunda vaga de infeções.

Na última noite foram anunciadas mais 83 casos.

12h10 - Diminuem reações adversas a vacinas notificadas às autoridades de saúde

O Infarmed revelou que foram revelados menos de sete mil casos de reações em seis milhões de doses administradas até ao dia 30 de maio. A maioria, quase 60 por cento, diz respeito a situações que não são consideradas graves.

As queixas mais reportadas são reações no local da injeção, dores musculares ou dores de cabeça.

Durante o período analisado, nenhuma morte de pessoas vacinadas esteve relacionada com as vacinas.
Miguel Antunes, da direção de Fármaco-Vigilância do Infarmed, explicou na RTP3 a relevância destes dados no processo da vacinação contra a Covid-19.

12h06 - Escola de Évora retoma aulas presenciais após surto

Foram retomadas as aulas presenciais na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora, ao cabo de duas semanas com o regime de ensino à distância, por causa de um surto de Covid-19 com 12 casos.

Ouvido pela agência Lusa, o diretor do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, Fernando Martins, confirmou que as aulas neste estabelecimento de ensino foram retomadas "quase a 100% por cento". "Apenas um aluno" permanece em isolamento profilático.

11h54 - IPO Lisboa perde 50 técnicos de saúde em pouco mais de um mês

O IPO já pediu autorização ao Governo para contratar mais 20 enfermeiros, dos 139 que precisa, mas ainda não teve luz verde.

À rádio TSF, o IPO de Lisboa admite que é a falta de enfermeiros que está a travar a entrada em funcionamento das novas salas do bloco operatório. “A resposta do IPO, neste momento e de imediato, não está comprometida”, diz João Oliveira.

“Conseguimos continuar a trabalhar como até aqui. O que está comprometida é a capacidade de intensificar a nossa atividade, o que é absolutamente necessário, sobretudo em termos quantitativos porque há listas de espera para recuperar”, afirma.

“Eu não tenho dúvida que o Ministério da Saúde está firmemente empenhado, a par dos hospitais e centros de saúde (…) mas existe esta obsessão do défice que faz com que o Ministério das Finanças restrinja as autorizações com alguma desconfiança em relação ao sistema de saúde, que podia ser mais eficaz se tivesse mais agilidade na contratação”, acrescenta João Oliveira.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, admite que esta situação se poderá alargar a outras unidades do país. Com o fim do estado de emergência, terminou a obrigatoriedade de permanecer no Serviço Nacional de Saúde.
O bastonário diz que os profissionais estão descontentes e é necessário melhorar as condições de trabalho.

11h34 - Médicos sem Fronteiras criticam países europeus

União Europeia, Reino Unido, Suíça e Noruega procuram travar as negociações na Organização Mundial do Comércio tendo em vista a suspensão de patentes de vacinas e outros meios de combate à Covid-19, acusa a organização não-governamental Médicos sem Fronteiras.

Em comunicado, esta ONG agirma que as nações europeias estão "a usar táticas para protelar o pedido feito há oito meses à Organização Mundial do Comércio para a suspensão das patentes das vacinas". O que tem lugar "num momento crítico da pandemia".

11h30 - "Não estamos a salvo até que todos estejam a salvo"

A frase é repetida por Gordon Brown. O antigo primeiro-ministro britânico exortou o G7 a agir, já esta semana, no sentido de definir um plano para "vacinar o mundo".

"Não é apenas um ato de caridade. Temos de criar um plano para suportar o financiamento, depois temos de impulsionar a capacidade de produção e de o fazer em diferentes continentes. E então podemos vacinar o mundo", sustentou.

11h22 - Reações às vacinas eram as esperadas

O investigador principal do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina na Universidade de Lisboa Miguel Prudêncio explica que as reações à vacina contra a Covid-19 estão entre as esperadas e que não há motivo de preocupação.
 

11h15 - Zero casos em Malta

Pela primeira vez em 11 meses, as autoridades sanitárias de Malta não reportaram qualquer novo caso de Covid-19. Mas alertam a população local para que se mantenha cautelosa.

10h58 - Casos ativos de Timor-Leste em quebra

O número de casos ativos de Covid-19 tornou a recuar em Timor-Leste, com 194 recuperações e apenas 24 novas infeções, o número mais baixo em várias semanas.

O Centro Integrado de Gestão de Crise indica que se registaram 20 novas infeções em Díli (4,95 por cento dos apenas 404 testes realizados) e quatro fora da capital: dois em Baucau e um cada em Ainaro e Bobonaro.

O total de casos ativos regrediu assim para 2232. O maior número de recuperações registou-se em Díli (151).

A taxa de incidência é de 8,3 por 100 mil habitantes, a nível nacional, e de 26,4 por 100 mil habitantes em Díli.

10h48 - Europa reclama reciprocidade por parte dos EUA

A Europa quer "reciprocidade" por parte dos Estados Unidos no acolhimento de turistas, desde logo quanto à quarentena, como parte da flexibilização das restrições associadas à pandemia, afirmou esta segunda-feira o comissário europeu com o portefólio do Mercado Interno.

"Esta noite iremos falar com o homólogo norte-americano, o responsável pela vacinação naquele país, para discutir especificamente esta questão", adiantou Thierry Breton, em declarações ao canal de televisão RTL.

"Já recebemos os turistas norte-americanos a partir do momento em que estejam vacinados, desde o momento que tenham recebido as duas doses e cumprido o prazo de 15 dias. Insisto que queremos reciprocidade e falarei sobre isso mais tarde, porque por enquanto ainda temos quarentena nos Estados Unidos", apontou o eurocomissário.

A União Europeia aceitou, a 19 de maio, permitir a entrada de viajantes de países terceiros que receberam as doses necessárias das vacinas contra a Covid-19 validadas a nível europeu. Os viajantes devem estar totalmente vacinados há pelo menos 14 dias, com as duas doses de uma das quatro vacinas aprovadas pela Autoridade Europeia de Medicamentos.

Bruxelas propôs que não fossem impostos teste ou quarentena a pessoas totalmente vacinadas. Todavia, tais decisões são da responsabilidade de cada Estado-membro.

10h29 - Rússia acima dos 9400 casos diários

A Rússia reportou mais 9428 casos de infeção pelo novo coronavírus diagnosticados nas últimas 24 horas. Foram ainda registadas 330 mortes associadas à Covid-19.

Nos últimos meses, o país tem oscilado entre as sete mil e as 9500 infeções diárias.

10h09 - África soma 22.386 infeções em 24 horas

África registou mais 406 mortes associadas à Covid-19, o que eleva o total de óbitos desde o início da pandemia para 132.425. Foram ainda reportados 22.386 novos infetados.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o total de casos no continente é de 4.925.978 e o de recuperados de 4.445.872, mais 14.932 desde domingo.

A África Austral continua a ser a região mais atingida, com 2.124.267 casos e 65.456 óbitos. O país mais afetado é a África do Sul, que acumula 1.696.564 casos e 56.974 mortes.

9h43 - Aeroportos de Cabo Verde a recuperar

O movimento de passageiros nos aeroportos de Cabo Verde cresceu mais de 22 por centro entre março e abril deste ano, para quase 39.800. Mantém-se assim a tendência de recuperação, depois de a pandemia ter atingido o tráfego aéreo.

Números reunidos pela agência Lusa, a partir de indicadores de tráfego da Agência de Aviação Civil cabo-verdiana, mostram que os aeroportos e aeródromos do arquipélago registaram, em abril, um movimento de 969 aeronaves em embarques e desembarques, num crescimento de 18,1 por cento face março, em voos internacionais e domésticos.

O número de passageiros em embarques, desembarques e trânsito foi de 19.078 em voos domésticos e 20.715 em voos internacionais, perfazendo um movimento global de 39.793 passageiros, contra os 32.456 passageiros em março e 25.350 em fevereiro.

9h30 - Uganda acentua restrições

O Presidente do Uganda, Yoweri Museveni, decretou, na última noite, um apertar das medidas de resposta à pandemia, incluindo o fecho de escolas. Isto na sequência de um rescrudescimento dos casos de infeção pelo SARS-CoV-2.

As escolas daquele país africano vão permanecer de portas fechadas durante as próximas seis semanas. Estão ainda proibidos os ajuntamentos, excetuando-se os casamentos e funerais com poucas pessoas.

9h20 - Conselho das Confederações diz que teletrabalho obrigatório devia ter acabado em maio

O Conselho Nacional das Confederações Patronais diz que o teletrabalho obrigatório, que vai terminar daqui a uma semana, já devia ter acabado no final de maio.

Em entrevista à Antena 1, o porta-voz do Conselho fala numa medida inconstitucional e errada. Eduardo Oliveira e Sousa, da Confederação dos Agricultores de Portugal, garante que está tudo a postos para o regresso ao trabalho presencial.
O Conselho Nacional junta cinco confederações: dos Agricultores, do Comércio e Serviços, da Indústria, do Turismo e das Empresas da Construção e Imobiliário.

9h00 - Filipinas alargam campanha de vacinação

As autoridades de saúde das Filipinas estendem esta semana o programa de vacinação contra a Covid-19 a cerca de 35 milhões de pessoas que trabalham fora de casa, entre as quais profissionais dos transportes públicos.

Na primeira fase da campanha, a prioridade foi para os profissionais de saúde, idosos e pessoas com doenças, pré-existentes.

8h51 - Espanha reabre-se ao turismo. Com condições

A Espanha reabre esta segunda-feira as suas fronteiras a viajantes internacionais vacinados, com a expectativa de reavivar o sector do turismo.

Também a partir desta segunda-feira os portos espanhóis voltam a acolher navios de cruzeiro.

A ministra espanhola da Saúde, Carolina Daria, afirma que o país "está no processo de reclamar a sua liderança global no turismo".

8h23 - Vacinas. Quase 6700 suspeitas de reações adversas

Quase 6700 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram reportadas em Portugal. Houve 44 casos de morte comunicados em idosos com várias doenças. Contudo, segundo o Infarmed, não está demonstrada a relação causa-efeito.

Segundo o último relatório a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, até final de maio foram notificadas 6995 reações adversas, a maior parte (68,3 por cento) referentes à vacina da Pfizer/BioNtech, com 4782 casos, seguindo-se a da AstraZeneca (Vaxzevria), com 1509, a da Moderna, com 387, e a da Janssen, com 17 casos.

O Infarmed enfatiza que "a notificação no âmbito do Sistema Nacional de Farmacovigilância não pressupõe necessariamente a existência de uma relação causal com a vacina administrada" e que a vacinação contra a Covid-19 "é a intervenção de saúde pública mais efetiva para reduzir o número de casos de doença grave e morte originados por esta pandemia".

8h05 - Ordem dos Médicos manifesta apreensão

Em comunicado, o bastonário da Ordem dos Médicos e o Gabinete de Crise para a Covid-19 da mesma estrutura "vêm expressar a apreensão pelas mudanças ocorridas na matriz de risco que fundamenta as novas fases de desconfinamento a partir de 14 de junho". Desde logo "a inclusão de critérios de densidade, a exclusão do indicador de transmissibilidade (Rt) e a manutenção da ausência de critérios de gravidade".

A Ordem considera que "a definição de concelhos de baixa densidade baseia-se em critérios de coesão territorial insuficientemente caracterizados e sem implicações de saúde pública".

E expressa "incompreensão pela utilização exclusiva de valores de incidência de novos casos por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias, para fundamentar as medidas de desconfinamento (e.g., horários de funcionamento da restauração e lotação de espaços públicos)".

A Ordem dos Médicos propõe, na mesma nota, entre outras medidas, "a inclusão de novo do indicador de transmissibilidade (Rt), da taxa de positividade dos testes (e.g., à semelhança do European Centre for Disease Prevention and Control), de critérios de gravidade (e.g., número de internamentos em enfermaria e UCI, evolução temporal e óbitos), de cobertura vacinal (e.g., taxa por grupo etário, primeira toma e esquema completo) e do impacto da circulação das novas variantes (e.g., percentagem no total e pesquisa de variantes em todas as formas graves e nos indivíduos infetados previamente vacinados)".

7h58 - Alemanha com mais 1117 infeções

O número de casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 1117, para um total de 3.701.484 reportados desde o início da pandemia.

Morreram mais 22 pessoas no mesmo período, para um total acumulado de 89.244.

7h48 - Balanço diário da China

Na província chinesa de Guangdong, que faz fronteira com Macau e Hong Kong, foram detetados cinco casos locais de Covid-19 em 24 horas.

Guangdong detetou dezenas de infeções locais desde 21 de maio passado, o que levou as autoridades locais a imporem restrições à circulação interna.

A China registou ainda 14 casos positivos entre viajantes oriundos do exterior na cidade de Xangai (leste) e nas províncias de Guangdong (sudeste), Zhejiang (leste), Sichuan (centro), Yunnan (sudoeste), Henan (centro) e Liaoning (nordeste).

7h42 - Comércio externo chinês recupera

As exportações da China aumentaram cerca de 28 por cento em maio, enquanto as importações subiram 51 por cento, à medida que a procura global recuperou, perante o atenuar da pandemia em diversos países.

A China liderou a recuperação global.

7h34 - Arranca vacinação em massa na Tailândia

A Tailândia deu esta segunda-feira início à campanha de vacinação em massa para a população em geral com a vacina da AstraZeneca, num contexto de desconfiança crescente face à gestão do Governo.

O primeiro-ministro tailandês exortou o público a ser paciente, argumentando ser normal que a escassa oferta não pudesse satisfazer rapidamente a procura de vacinas.

"As vacinas serão distribuídas gradualmente ao longo do mês, de acordo com o nível de risco, índice populacional e possíveis novos surtos", afirmou Prayut Chan-ocha.

7h23 - Índia com 2427 mortos em 24 horas

A Índia reportou 2427 mortes associadas à Covid-19 e 100.636 casos da doença nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, as autoridades sanitárias indianas registaram 349.186 mortes e 28,9 milhões de casos.

O país tem registado uma tendência decrescente de casos e mortos, com as recuperações a excederam as novas infeções naa semana última.

A Índia é o segundo país do mundo com mais casos acumulados, depois dos Estados Unidos, e o terceiro em número de óbitos, a seguir a EUA e Brasil.

7h00 - Ponto de situação

Milhares de turistas ingleses estão a deixar o Algarve. Esta segunda-feira é o último dia para regressarem a casa sem terem de cumprir quarentena à chegada.

A partir de amanhã, Portugal deixa de estar na lista de países seguros do Reino Unido. O Governo britânico revê a decisão de três em três semanas.
O primeiro-ministro afirma que os números da Covid-19 em Portugal não justificam a decisão do Reino Unido.
António Costa frisou que em território britânico a situação é pior.
Agentes do Porto testados

Cerca de 80 agentes da PSP e da Polícia Municipal do Porto que estiveram na segurança da final da Liga dos Campeões foram testados no sábado.

Só foi detetado um casos positivo e, mesmo assim, as autoridades acreditam que pode tratar-se de um "falso positivo", porque o agente em causa já esteve infetado.

A PSP adiantou ainda que só foram testados os elementos que tiveram maior contacto com os adeptos ingleses.
Números da vacinação
Já foram administradas em Portugal continental seis milhões de doses de vacinas contra a Covid-19: 3,8 milhões são primeiras doses; 2,2 milhões dizem respeito à vacinação completa.

Neste momento, 40 por cento da população portuguesa já recebeu pelo menos uma dose da vacina. Mais de 22 por cento tem a vacinação completa.
No continente, 95 por cento das pessoas com mais de 60 anos já receberam uma dose da vacina. Na faixa dos 50, a taxa de cobertura é já de 81 por cento.

A meta para a imunidade de grupo continua a ser o mês de agosto.
O quadro em Portugal
O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de domingo, reportou mais duas mortes associadas à Covid-19 e 612 casos de infeção.

Nas enfermarias, continuavam ontem internados 265 doentes. Nos cuidados intensivos, estavam 52 pessoas

O boletim deu como recuperadas 257 pessoas. Aumentaram os casos ativos: são agora 23.715.
O quadro internacional
A pandemia provocou pelo menos 3.723.381 mortes, resultantes de mais de 172 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

O epidemiologista Henrique Barros acredita que as vacinas são também eficazes contra a nova variante nepalesa da Covid-19.
A prova está no facto de milhões de pessoas já terem sido vacinadas em todo o mundo e apenas estarem registados 90 casos desta mutação da variante indiana.

Doze dos infetados estão em Portugal.