Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Luis Forra - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



22h09 - Mais 105 casos novos e seis óbitos em Angola

Angola anunciou hoje mais 105 novos casos de covid-19 e seis óbitos devido à doença, bem como 75 pacientes recuperados, segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública.

21h39 - Merkel na Cimeira: "Esta pandemia só pode ser vencida globalmente"

As economias mais ricas do mundo decidiram doar mil milhões de vacinas anti-covid aos pai00ses mais pobres. A Cimeira do G7 decidiu também remover barreiras limitadoras da produção das vacinas à escala global.


21h24 - Incidência da pandemia cresce enquanto o país desconfina

A nível nacional a taxa de incidência esta nos 83 casos por 100 mil habitantes, mas, quando falamos da região de Lisboa, o número sobe para os 150 casos e a tendência é crescente.

Concelhos como Almada, Amadora, Odivelas e Loures deverão também ser colocados em situação de alerta. Para os especialistas, é preciso agir já, para evitar ter de travar o desconfinamento.

Testar a faixa etária que tem a maior incidência, ou seja, dos 20 aos 29 anos e isolar os casos em menos de 24 horas pode ser a solução para evitar um surto em Lisboa e Vale do Tejo que se alastre a todo o país.

De acordo com a task force da vacinação 43 por cento da região já tomou a primeira dose da vacina. No Alentejo, o número já vai nos 52 por cento.

21h00 - Reino Unido com mais 7.490 casos e oito mortos, em 24 horas

O Reino Unido registou mais 7.490 casos e a morte de 8 pessoas devido à covid-19.

20h36 - Itália regista mais 1.390 infeções e 26 mortos

A Itália registou mais 26 mortes devido à covid-19, segundo anunciou hoje o Ministério da Saúde. Também foram reportados 1.390 novos casos.

20h27 - Sorteio de carros em Moscovo para promover vacinação

Autoridades de Moscovo, na Rússia, anunciaram que vão sortear e doar carros aos habitantes que são vacinados. O objetivo é promover e acelerar o processo de vacinação.

20h11 - França com menos de 3.000 infeções e 13 mortes nas últimas 24 horas

França registou 2.855 infeções e 13 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas e injetou cerca de 200.000 vacinas no mesmo período, informaram as autoridades de saúde.

De acordo com dados divulgados pela agência EFE, o número de pessoas completamente vacinados, com duas doses da vacina, representam 20,9 por cento da população, o equivalente a pouco mais de um quinto do número total de habitantes.

19h53 - Guiné-Bissau regista mais um caso

A Guiné-Bissau registou mais um caso de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19. Segundo os dados, no sábado, foram registados mais dois casos para um total acumulado de 3.803 e realizados 213 testes.

19h45 - Covax considera "histórico" acordo para doação de 870 milhões de vacinas

A Covax, uma plataforma de distribuição de vacinas contra a covid-19 a países menos desenvolvidos, considerou hoje "histórico" o acordo dos G7 para a doação de 870 milhões de doses, esperando que sejam disponibilizadas rapidamente.

"Ao enfrentar a necessidade urgente de abastecimento, a Covax está focada em garantir a partilha do maior número possível de doses imediatamente", adiantou em comunicado a iniciativa que junta a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Aliança para a Vacinas (GAVI) e a Coligação para a Inovação e Preparação de Epidemias (CEPI).

Segundo a Covax, o compromisso firmado na cimeira dos G7 (as sete maiores economias mundiais), que decorreu na Cornualha, sudeste de Inglaterra, prevê que, pelo menos, metade das 870 milhões de doses seja entregue até final deste ano.

"Os países do G7 comprometeram-se a compartilhar pelo menos 870 milhões de doses de vacinas diretamente, com o objetivo de entregar metade até o final de 2021, e reafirmaram seu apoio à Covax como a principal via de fornecimento de vacinas aos países mais pobres", adiantou a plataforma.

A Covax garantiu ainda que pretende trabalhar com o G7 e com outros países que estão a ceder vacinas para este mecanismo de distribuição, no sentido de minimizar as dificuldades de fornecimento a curto prazo que estão a afetar a reposta global à pandemia.

"Este é um momento importante de solidariedade global e um marco no esforço para garantir que aqueles que estão em maior risco, em todos os países, estejam protegidos", adiantou Seth Berkley, presidente executivo da GAVI, citado no comunicado, que se manifestou ainda esperançado que as "doses prometidas sejam rapidamente transformadas em doses administradas".

Para o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o acordo alcançado na cimeira do G7 surgiu numa altura em que "muitos países estão a enfrentar um aumento de casos, mas sem vacinas" contra a covid-19.

"Estamos na corrida das nossas vidas, mas não é uma corrida justa, e a maioria dos países mal deixou a linha de partida", alertou o responsável da OMS.

19h27 - Rui Rio acusa IL de criticar o PCP e fazer pior ao promover arraial

O presidente do PSD, Rui Rio, acusou hoje a Iniciativa Liberal (IL) de ter feito pior do que o PCP, ao organizar um arraial depois de ter criticado os comunistas por causa da Festa do Avante!.



19h10 - Joe Biden diz que China tem de permitir que se investigue origem do SARS-CoV-2

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou este domingo que a China devia permitir o acesso aos investigadores para tentarem determinar se o novo coronavírus surgiu na natureza ou foi o resultado de "uma experiência que correu mal em um laboratório".

"Precisamos de ter acesso", disse Biden aos jornalistas no final da cimeira do G7, acrescentando que a falta de transparência pode gerar outra pandemia.

18h46 - Madeira regista seis novos casos e duas recuperações nas últimas 24 horas

A Madeira registou hoje seis novos casos de covid-19, duas recuperações e 37 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 70, com dois doentes hospitalizados.

Entre os novos positivos, um foi importado de Espanha e cinco são de transmissão local, sendo que a região autónoma passa a contabilizar 9.531 casos de infeção por SARS-CoV-2 desde o início da pandemia. O arquipélago regista também 72 óbitos associados à doença.

18h34 - Moçambique regista mais um óbito e 77 novos casos

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais um óbito devido à covid-19, elevando o total de mortes para 841, num dia em que foram notificados 77 novos casos, informou o Ministério da Saúde.

Com os novos 77 casos, o número total de infeções que o país já registou sobe para 71.538, 97 por cento dos quais recuperados da doença.

18h20 - Cabo Verde com mais 44 casos, o valor diário mais baixo desde 23 de março

Cabo Verde registou mais 44 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, e duas mortes, o registo diário mais baixo desde 23 de março último, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 741 amostras desde sábado, com uma taxa de positividade global para o novo coronavírus de 5,9 por cento.

18h03 - Decisão 'sem medo' de limitar a AstraZeneca pode dificultar processo de vacinação em Itália

"Não há medo" de que a decisão de não usar vacinas AstraZeneca contra a covid-19 em pessoas com menos de 60 anos prejudique a campanha de vacinação italiana, disse o primeiro-ministro Mario Draghi no domingo.

"O plano de vacinação continua, não há incertezas ou receios específicos de que não terá sucesso", disse Draghi numa conferência de imprensa.

17h48 - França vai duplicar o número de doses de vacinas que vai doar

A França vai enviar 60 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 aos países em desenvolvimento até o final do ano, afirmou o presidente Emmanuel Macron, no final da cimeira do G7, no Reino Unido.

17h40 - Lagoa no Algarve disponibiliza testes gratuitos à população e funcionários

O município de Lagoa, no distrito de Faro, vai disponibilizar a partir de segunda-feira testes rápidos gratuitos para o despiste à covid-19 nas farmácias do concelho para a população e funcionários, anunciou a Câmara Municipal.

Em comunicado, autarquia especificou que para a realização dos testes rápidos de antigénio (TRAg) não é necessária receita médica, sendo os mesmos efetuados pelos profissionais da rede de farmácias. Cada munícipe poderá realizar dois testes com um intervalo mínimo de 14 dias, mediante marcação telefónica junto da farmácia, ficando os resultados registados no sistema de informação do Serviço Nacional de Saúde [SNS], o SINAVE.

"Não se trata de testar em massa, mas sim de dar oportunidade aos munícipes e funcionários da autarquia, de testarem gratuitamente, contribuindo para a campanha ‘Lagoa, Segura de Si’ e para o aumento da confiança entre a população" indicou o presidente da Câmara de Lagoa, Luís Encarnação, citado no documento.

A Câmara de Lagoa adianta que “não serão aplicados testes” a quem teve um resultado positivo ao Sars-Cov2 nos últimos 90 dias.

17h00 - Certificados digitais deverão começar a ser emitidos a meio desta semana

Os primeiros certificados digitais covid-19 para cidadãos nacionais deverão começar a ser emitidos a meio desta semana pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), disse fonte governamental.

O certificado, cujo regulamento foi aprovado na semana passada pelo Parlamento Europeu, atestará que o seu detentor cumpre um de três requisitos para viajar sem restrições adicionais, isto é, se já foi vacinado, se recuperou de uma infeção, ou se testou negativo à covid-19.

Na segunda-feira será aprovada pelo conselho ministerial dos Assuntos Sociais a nova recomendação sobre as viagens internas na União Europeia. O compromisso foi alcançado apenas 10 dias depois de a Comissão Europeia ter apresentado a proposta de revisão das regras, tal como lhe havia solicitado o Conselho Europeu.

A recomendação prevê que os cidadãos totalmente vacinados ou recuperados devem ficar isentos de restrições relacionadas com viagens, assim como quem apresente um teste negativo, sendo que há uma harmonização da lista de testes e da antecedência com que os mesmos devem ser realizados - os testes PCR devem ser realizados até 72 horas antes da deslocação, e os testes rápidos de antigénio até 48 horas antes.

Oficialmente, o certificado digital entrará em vigor a 1 de julho.

16h35 - A partir de agosto só pode entrar nos centros comerciais na Arábia Saudita quem já estiver vacinado

A Arábia Saudita vai impedir que as pessoas entrem nos centros comerciais se ainda não estiverem vacinadas contra a covid-19, segundo noticiou a televisão estatal este domingo. De acordo com informação do Ministério do Comércio, esta medida entra em vigor a partir de dia 1 de agosto.

16h07 - Países do G7 vão doar mil milhões de vacinas contra a Covid-19

O compromisso visa impulsionar a vacinação nos países mais pobres ao longo do próximo ano. Os líderes do G7 entenderam-se ainda para fazer frente ao crescimento económico da China.

Mas Pequim avisa: o tempo em que um pequeno grupo decidia o destino do mundo faz parte do passado.

16h00 - Especialistas alertam para proximidade de linhas vermelhas

Em duas semanas, Portugal pode ultrapassar as linhas vermelhas da pandemia. O alerta é dos especialistas.


15h45 - Marcelo relembra que agricultores nunca deixaram de trabalhar durante a pandemia

O Presidente da República, que esteve esta tarde na feira da Agricultura em Santarém, deixou uma mensagem para de apoio aos agricultores. Marcelo Rebelo de Sousa lembra que este foi um setor que esteve sempre a trabalhar mesmo no pico da pandemia.

O presidente disse ainda que não se devem voltar a dar passos atras no confinamento, mas é preciso ter bom seno e cumprir ar regras.

15h19 - Internamentos registam valor mais elevado desde fim de abril

O número de doentes com covid-19 internados nos hospitais registou nas últimas 24 horas o maior aumento desde o fim de abril ao totalizarem 325, indicam dados da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico de hoje, os internamentos voltaram a aumentar e estão mais 25 pessoas internadas em enfermaria, o que totaliza 325 doentes com covid-19 nos hospitais.

O último dia em que se registaram valores semelhantes foi em 29 de abril, quando estavam internados 324 doentes.

O boletim de hoje avança também que os doentes internados nos cuidados intensivos também voltaram a aumentar em mais cinco, estando agora nestas unidades 82 pessoas. Dados da DGS indicam que desde o início de maio não estavam tantos doentes com covid-19 nos cuidados intensivos, nomeadamente no dia cinco de maio quando estavam nestas unidades 83 pessoas.

14h57 - África com mais 54 mortes registadas nas últimas 24 horas

África registou mais 54 mortes nas últimas 24 horas, associadas à covid-19, o que eleva o total de óbitos para 134.295, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de casos no continente é de 5.016.511, mais 5.009 nas últimas 24 horas, e o de recuperados é de 4.506.343, mais 2.047.

14h45 - Lojas e restaurantes de Nova Deli reabrem na segunda-feira

As lojas e restaurantes de Nova Deli vão reabrir na segunda-feira, na sequência da diminuição registada nos novos casos de covid-19, após a segunda onda da doença na Índia, que atingiu particularmente a capital do país. Segundo anunciou hoje o chefe de Governo de Nova Deli, Arvind Kejriwal, os restaurantes, lojas e centros comerciais de Nova Deli poderão abrir a partir de segunda-feira, durante a semana, entre 10h00 e as 20h00, após mais de um mês encerrados.

Os restaurantes poderão receber clientes até 50% da respetiva capacidade, enquanto os centros recreativos, desportivos e as reuniões públicas continuarão suspensos.

Esta medida representa um avanço face à decisão, anunciada na semana passada, de abrir as lojas em dias pares e ímpares alternadamente, e permite, também, o funcionamento em pleno das repartições governamentais, dos escritórios privados em 50% e ainda do serviço de metropolitano.

Nova Deli estava totalmente confinada desde o final de abril, quando o país foi atingido pelo escalar de uma segunda vaga da pandemia, que atingiu o seu pico em maio, com mais de 400.000 casos diários de covid-19.

14h28 - Noite de Santo António sem registo de incidentes

A PSP garante que foram cumpridas as regras sanitárias. Mas a noite ficou também marcada pelo protesto de um grupo de comerciantes de Alfama.
Os comerciantes consideram-se discriminados em relação a outros bairros da cidade.

14h07 - Mais 707 infeções e dois mortos em Portugal, nas últimas 24 horas

Portugal reportou mais 707 casos de covid-19 e duas vítimas mortais, nas últimas 24 horas. Registaram-se ainda mais 457 casos ativos, 248 recuperados e 609 novos contactos em vigilância.

A região que reportou mais casos voltou a ser Lisboa e Vale do Tejo, com 450 novos casos este domingo. No Norte foram identificadas mais 117 infeções, no Centro mais 58, no Algarve 36 e no Alentejo 16. Nos Açores também se registaram mais 27 casos e na Madeira mais três.

Depois de uma ligeira descida nos internamentos no sábado, hoje há mais 25 doentes em enfermaria e mais cinco em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já contabilizou 857.447 casos de covid-19 e 17.047 mortos.

13h52 - Corvo deixa cair a máscara

Deixou de ser obrigatório o uso de máscara na Ilha do Corvo, nos Açores. Esta e outras medidas de restrição são levantadas para a população local.


13h41 - Marcelo volta a descartar confinamento. "A vacinação permite-nos ir avançando"

13h23 - UE reivindica "liderança"

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, manifestou satisfação por os países do G7 terem seguido a "liderança" da União Europeia, ao aceitarem acelerar a produção e distribuição mundial de vacinas.

"A prioridade era garantir que podemos satisfazer a procura de vacinas e aqui a UE assumiu a liderança. Parceiros juntaram-se agora a nós para acelerar a produção e distribuição de vacinas em todo o mundo", declarou no último dia da cimeira que decorreu em Carbis Bay, no sudoeste de Inglaterra.

13h21 - Açores registam 29 novos casos em 24 horas

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 29 casos de Covid-19, 27 recuperações e oito internamentos em hospital, resultantes de 2433 análises realizadas nos laboratórios de referência da região.

Segundo o boletim diário da Autoridade Regional de Saúde, um caso foi registado na Ilha Terceira e 28 em São Miguel, a mais populosa dos Açores e a mais atingida pela pandemia.

12h48 - Açores com imunização até "final de julho"

O secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, mostra-se convencido de que até "final de julho" todas as ilhas dos Açores atingirão a imunização, tendo sido batido o recorde diário de vacinação com 3214 doses administradas.

"Já anunciamos que com a imunização de 70 por cento de cada uma das ilhas, com a segunda dose, podemos voltar a uma normalidade na vida, sempre com alguns cuidados, como é óbvio, mas tudo fica diferente, contando-se que até ao final do mês de julho, todas as ilhas dos Açores consigam chegar a esse nível", referiu Clélio Meneses, durante a sessão solene do 19.º aniversário da elevação das Lajes a vila, no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira.

12h28 - Funcionário da EMA sugere abandono da vacina da AstraZeneca

Um alto funcionário da Agência Europeia de Medicamentos afirma, em entrevista, que seria melhor deixar de administrar a vacina da AstraZeneca a todos os grupos etários, quando houver alternativas disponíveis.

Marco Cavaleri, responsável pela estratégia de vacinação na EMA, disse igualmente ao jornal italiano La Stampa que a vacina da Johnson & Johnson deve ser utilizada de preferência para pessoas com mais de 60 anos.

12h26 - A receita do FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, sustentou este domingo, à margem da cimeira do G7, que os países ricos e as empresas farmacêuticas devem "pagar" os programas de vacinação contra o coronavírus nos países em desenvolvimento.

12h25 - China já administrou 878,5 milhões de doses

Mais de 878,5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram administradas na China a cerca de 650 milhões de pessoas até sábado, segundo a Comissão Nacional de Saúde.

12h22 - Pandemia causou 3.797.342 mortes

A pandemia da Covid-19 já causou pelo menos 3.797.342 mortes desde dezembro de 2019, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Em todo o mundo já se registaram 175.567.730 casos de infeção pelo SARS-CoV-2.

No sábado, foram registadas em 24 horas 11.133 novas mortes e 386.822 novas infeções. Os países que registaram o maior número de mortes num só dia foram a Índia (3303), o Brasil (2037) e a Colômbia (577).

12h17 - Vacinação de portadores de deficiência na Índia

Ahmedabad, a maior cidade do Estado indiano de Gujarat, montaram um centro drive-through de vacinação contra a Covid-19 para pessoas portadoras de deficiência, numa tentativa de impulsionar os números de inoculações entre este segmento da população.

O objetivo é vacinar 500 destes cidadãos até ao termo do fim de semana.

12h06 - Churrasco polémico no G7


O Número 10 de Downing Street veio hoje a público assegurar que Boris Johnson, Joe Biden e outros líderes do G7 respeitaram a segurança sanitária, na noite de sábado, durante um churrasco na praia, na Cornualha.

Segundo gabinete do primeiro-ministro britânico, anfitrião da cimeira, o evento teve menos de 30 convidadados, decorreu ao ar livre e todos os participantes na cimeira estarão submetidos a um regime de testagem diária.

11h30 - Carros e vacinas. Rússia avança com lotaria

O presidente da câmara de Moscovo, Sergei Sobyanin, decidiu oferecer aos habitantes da capital russa a possibilidade de ganharem um automóvel, numa tentativa de encorajar a adesão às vacinas contra a Covid-19. Trata-se de um sorteio.

"A partir de 14 de junho e até 11 de julho, os cidadãos que recebam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 tornam-se participantes numa lotaria de carros", anunciou Sobyanin na sua página na internet.

"É claro que o maior ganho para aqueles que se vacinarem não pode ser comparado a qualquer carro - é a sua própria saúde e paz de espírito", acrescentou.

11h07 - Alemanha à espera de 6,5 milhões de vacinas da Johnson & Johnson

O Ministério alemão da Saúde afirma que a Johnson & Johnson terá de entregar 6,5 milhões de vacinas, em Julho, para compensar a quebra nas remessas, depois de a norte-americana FDA ter ordenador à farmacêutica que descartasse milhões de doses devido a contaminação com outro medicamento.

"Isto é lamentável, pois cada dose conta", disse este domingo um porta-voz do Governo alemão, citado pela Reuters.

10h25 - África do Sul retira dois milhões de vacinas da Johnson & Johnson

As autoridades sanitárias sul-africanas anunciaram a retirada de dois milhões de vacinas contra a Covid-19 da Johnson & Johnson, invocando "um problema de não conformidade" durante o fabrico nos Estados Unidos.

A Sahpra, agência sul-africana do medicamento, emitiu um comunicado a adiantar ter "tomado a decisão de não distribuir vacinas produzidas a partir de lotes de componentes impróprios".

As autoridades norte-americanas anunciaram na sexta-feira que "vários lotes" fabricados em Baltimore, nos Estados Unidos, e cuja produção teve de ser interrompida há várias semanas, teriam de ser descartados.

Testes revelaram que componentes da vacina britânica AstraZeneca, fabricada na mesma fábrica, tinham sido erradamente misturados com a fórmula da J&J.

10h17 - Tailândia rebate acusações de Taiwan

As autoridades de Taiwan acusaram a Tailândia de estar a bloquear exportações da vacina da AstraZeneca.

O Governo tailandês garante que tal não está a acontecer e que este "é um assunto para o produtor gerir".

9h55 - Mil milhões de vacinas. O compromisso do G7

Os países do G7 preparam-se para assumir o compromisso de assegurar mil milhões de vacinas, durante o próximo ano, para o combate à pandemia nos países mais pobres.

É o que consta do draft do comunicado da cimeira do G7, a decorrer desde sexta-feira na Grã-Bretanha. O texto é citado pela agência Reuters.

"Vamos trabalhar juntamente com o sector privado, o G20 e outros países para aumentar esta contribuição nos próximos meses", indica-se ainda no documento.

9h46 - João Cancelo testa positivo para a Covid-19

O jogador João Cancelo, entre os convocados de Fernando Santos para o Europeu de futebol, testou positivo para a Covid-19. Para a substituição imediata foi chamado Digo Dalot, do AC Milan.

O resultado positivo de Cancelo foi obtido com um teste rápido de antigénio realizado no sábado pela unidade de saúde da Federação Portuguesa de Futebol. O atleta foi entretanto colocado em isolamento.


De acordo com o protocolo definido pela UEFA, todos os jogadores realizam regularmente testes PCR. João Cancelo foi o único na comitiva portuguesa a testar positivo. Abandona assim o Campeonato da Europa.

Diogo Dalot havia estado recentemente ao serviço da seleção portuguesa de sub-21.

9h44 - Incidência acumulada na Alemanha continua em queda

A incidência acumulada de contágios em território alemão voltou a baixar, situando-se em 17,3 casos por 100 mil habitantes em sete dias, de acordo com os últimos dados do Instituto Robert Koch de virologia.

Este indicador estava ontem em 18,3 contágios numa semana, enquanto no domingo anterior tinham sido registados 24,7 casos.

O pico da incidência acumulada foi fixado em dezembro, com 197,6 infeções por 100 mil habitantes numa semana.

Nas últimas 24 horas verificaram-se 1489 contágios e 18 vítimas mortais.

Desde o início da pandemia, registaram-se na Alemanha 3,7 milhões de contágios e 89.834 óbitos.

9h04 - Rússia reporta 14.723 novas infeções

As autoridades sanitárias da Rússia reportaram 14.723 novos casos de infeção em 24 horas, dos quais 7704 em Moscovo. É o número diário mais alto desde 13 de fevereiro.

Morreram, no mesmo período, mais 357 pessoas, com o total acumulado a subir para 126.430.

8h24 - Catarina Martins critica a diminuição de testes

A coordenadora do Bloco de Esquerda diz que na última semana o número caiu para 200 mil, longe dos 500 mil testes semanais anunciados pelo Governo no início do desconfinamento.
Catarina Martins avisa que o feriado não pode servir de desculpa.

8h03 - Noite calma, diz PSP

A PSP garante que foram cumpridas as regras sanitárias, em Lisboa, ontem à noite.
Em noite de Santo António, até às 0h00, não houve registo de incidentes.

7h43 - Comerciantes manifestam-se em Lisboa

Um grupo de comerciantes de Alfama protestou na última noite. Dizem-se discriminados em relação aos outros bairros da cidade.

Entoaram várias músicas dos santos populares para fazerem ouvir as reivindicações. Exigiram à autarquia igualdade.
Todos os estabelecimentos tiveram de fechar portas, na capital, às 22h30.

7h29 - Ponto de situação

O Presidente da República afasta a hipótese de um retrocesso geral no desconfinamento.
Marcelo Rebelo de Sousa diz que o aumento de casos de Covid-19 não está a causar pressão no Serviço Nacional de Saúde e também não tem levado a um aumento expressivo do número de mortes.

O número de casos de Covid-19 tem subido praticamente em todo o país. Se a incidência continuar a aumentar ao rtimo atual, as linhas vermelhas serão ultrapassadas dentro de duas semanas.
A maior preocupação tem sido a região de Lisboa e Vale do Tejo. A capital já parou no desconfinamento, mas os casos continuam a alastrar e a preocupação estende-se agora aos concelhos vizinhos da capital.
Sesimbra marca passo
Sesimbra não vai avançar para a nova fase de desconfinamento, ao contrário do que estava previsto.
O número de casos de Covid-19 no concelho continua a aumentar.
O quadro em Portugal
O último relatório epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de sábado, reportou mais 789 infeções e uma morte associada à Covid-19.

Havia ontem registo de mais 12 casos ativos, 776 recuperados e 435 contactos em vigilância.

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região onde são reportados a maioria dos casos - mais 480 face a sexta-feira. Seguem-se a região Norte, com mais 154 infeções, a região Centro com mais 62, o Algarve com mais 25 e o Alentejo com mais 14.

No arquipélago dos Açores foram reportados mais 44 casos e na Madeira dez.

No sábado, havia menos seis doentes internados em enfermaria mas mais cinco em unidades de cuidados intensivos.
O quadro internacional
A pandemia provocou pelo menos 3.787.127 mortes, resultantes de mais de 175,1 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

O Presidente brasileiro foi multado por encabeçar uma manifestação sem máscara.
Jair Bolsonaro voltou a participar numa concentração de motards, organizada pelos seus apoiantes.

O Brasil registou 78.700 novas infeções e 2037 mortes em 24 horas. O Ministério brasileira da Saúde assinala, ainda assim, que houve menos 7,5 por cento de infetados e menos oito por cento de vítimas mortais.

Desde o início da pandemia, já morreram 486.272 pessoas e foram registados 17,3 milhões de infetados naquele país sul-americano.