Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto
Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO NO MUNDO. CLIQUE AQUI


22h49 - Brasil em dia de manifestações anti-Bolsonaro

Milhares de pessoas saíram à rua a pedir a destituição do Presidente depois de se saber dos casos de corrupção na compra de vacinas.


22h45 - Rússia enfrenta novos máximos nos mortos por covid

21h55 - Cabo Verde registou mais 39 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 32.705 o acumulado de casos desde março de 2020, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

21h25 - A Guiné-Bissau registou mais um caso de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

19h48 - Guterres reforça apelo a um plano global de vacinação

19h40 - Novo recolhimento obrigatório esvazia as ruas

19h40 - Centenas de pessoas impedidas de se vacinarem em Lisboa

19h39 - Há novas regras da vacinação covid-19

19h37 - Vacinação Lisboa. Aconselhado auto-agendamento em vez de "casa aberta"

17h59 - Guterres lamenta falta de solidariedade mundial para combater vírus

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse hoje, em Lisboa, que “o que sobrou em capacidade científica faltou em solidariedade” na resposta ao vírus que pôs o mundo “de joelhos”.

Na capital para o lançamento de dois livros, António Guterres deu como exemplo a disparidade de doses de vacina contra a covid-19 por cada cem habitantes disponíveis na União Europeia e no continente africano – 67,8 no primeiro caso versus 1,8 no segundo.

Esta diferença é não só “uma profunda injustiça”, como um erro estratégico, assinalou.

“Não estaremos todos bem se não estivermos, de facto, todos bem”, lembrou, defendendo um plano global de vacinação, que garanta “uma distribuição equitativa” das vacinas, enquanto “bem público global, acessível a todos e o mais depressa possível”.

“Um vírus pôs-nos de joelhos, em todo o mundo”, constatou, lembrando que estamos perto de atingir as quase quatro milhões de pessoas mortas, de norte a sul, de este a oeste.

Ora, neste cenário, “a comunidade internacional não foi capaz de se unir, em solidariedade, para fazer face ao vírus”, lamentou.

Em tempos de “enormes fragilidades, que não podem ser facilmente superáveis” apenas com a ajuda do desenvolvimento tecnológico, “nunca o multilateralismo foi tão importante e tão necessário como hoje”, considerou.

17h38 - 300 profissionais de saúde em Itália agem judicialmente contra a obrigação de vacinação

Trezentos profissionais de saúde italianos intentaram uma ação judicial para que seja levantada a obrigação de serem vacinados contra a Covid-19, segundo a imprensa italiana.

O recurso foi interposto no tribunal administrativo de Brescia (norte) em nome de cuidadores que atuam na região da Lombardia, em Brescia, Cremona, Bérgamo e Mântua.

Está marcada audiência para 14 de julho.

“Não é uma batalha de no-vax, mas sim democrática. Obrigamos as pessoas a correrem o risco de não poderem mais exercer a sua profissão”, explicou a advogada constitucional Daniele Granara citada pelo diário Il giornale di Brescia.

Uma lei que entrou em vigor em abril prevê que “as pessoas que trabalham em estruturas socio-sanitárias, públicas e privadas, em farmácias, drogarias e consultórios privados, estão obrigadas a ser vacinadas”.

Em caso de violação, o infrator, se trabalhar em contacto com o público, é afeto a outro serviço ou suspenso sem remuneração se o empregador não tiver novas tarefas para lhe oferecer.

17h03 - Task force anuncia esforço de vacinação e estima inocular 850 mil pessoas por semana

A task force anunciou este sábado que vai efetuar, nas próximas duas semanas, um esforço de vacinação nos limites da capacidade instalada nos centros de vacinação covid disponíveis.

“Face à rápida disseminação da nova variante de SARS-CoV-2 e considerando que se verificou uma disponibilidade acrescida de vacinas, a task force tomou a decisão de efetuar um esforço de vacinação nos limites da capacidade instalada nos Centros de Vacinação covid disponíveis, nas próximas duas semanas”, lê-se numa nota de imprensa enviada hoje.

“Dessa forma, conjugando a capacidade de agendamento central, a capacidade de agendamento local, o auto agendamento e a modalidade casa aberta, estima-se que será possível vacinar cerca de 850 mil utentes por semana. Prevê-se ser possível, em alguns dias, ultrapassar as 140 mil inoculações diárias. Pretende-se também possibilitar a todos os utentes que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca, até 23 de maio, receber a segunda dose da vacina, sem marcação”, acrescenta a task force.

O aumento da intensidade no número de vacinações visa “reforçar a proteção da população o quanto antes”, mas poderá gerar momentos de espera indesejados, alerta a task force na mesma nota, frisando que “serão tomados para minimizar essas situações”.

“A perturbação suprarreferida poderá já ser sentida durante o presente fim de semana, uma vez que o esforço de aceleração do processo está já, gradualmente, a ser posto em prática”.

14h37 - EUA. Jovens entre os 18 e 26 anos oferecem muita resistência à vacinação

Os Estados Unidos não vão conseguir obter a imunidade de grupo contra a Covid-19 já amanhã 4 de julho, no feriado da independência. Joe Biden não consegue assim cumprir a promessa de ter vacinada 70% da população adulta.

O problema está faixa etária entre os 18 e 26 anos que continua a oferecer muita resistência à vacinação.

Uma reportagem do correspondente da RTP, João Ricardo de Vasconcelos.

14h21 - Molécula base das vacinas contra a covid-19 traduz-se já em fármacos contra outras doenças

As vacinas de RNA mensageiro mostraram ao mundo a potencialidade de moléculas do corpo humano desconhecidas para quase todos. A novidade da técnica é que ensina as células a sintetizarem uma proteína que estimula a resposta imunológica do corpo.

São nesta altura uma entusiasmante promessa de tratamento de doenças auto-imunes, do fígado e cancro. Mas representam já uma revolução real no tratamento da atrofia muscular espinal e da paramiloidose.

14h13 – Internamentos em Portugal aumentaram

Ainda nas últimas 24 horas deram-se em Portugal mais 11 internamentos, para um total de 543 em todo o país. Em Unidades de Cuidados Intensivos estão mais quatro doentes do que na véspera (122 no total).

14h04 - Portugal com 2605 novos casos e quatro mortes nas últimas 24 horas

Foram registadas pelas autoridades de saúde mais 2605 infeções por covid-19 nas últimas 24 horas em Portugal, elevando para 887047 o total de casos desde que a pandemia chegou ao país.

Desde 13 de fevereiro, quando se registaram 2.856 casos, que o número de novos casos diários não era tão elevado.

Contam-se ainda mais quatro mortes, num total de 17112.

De acordo com o boletim da DGS, do total de novas infeções no último dia, 52,2 por cento foram registadas em Lisboa e Vale do Tejo (1362).

No Norte do país há 557 novos casos, no Centro 273, no Alentejo 78, no Algarve 299, nos Açores 29 e sete na Madeira.

13h59 - Jerónimo de Sousa diz que é urgente garantir mais vacinas

Jerónimo de Sousa diz que é urgente acelerar o processo de testagem massiva. O secretário-geral do PCP acusa o governo de ter uma estratégia de "seguidismo" em relação às decisões da Comissão Europeia que impedem o país de ter acesso às quantidades de que necessita.

Num comício da CDU na Guarda, o líder dos comunistas disse ainda que as consequências do acidente que envolveu a viatura do Ministro da Administração Interna devem ser apuradas, para que a família da vítima seja devidamente apoiada.

Quanto a uma possível remodelação governamental, ou uma eventual demissão de Eduardo Cabrita, Jerónimo de Sousa acredita que a decisão cabe apenas ao primeiro-ministro.

13h53 - Farmácias já venderam mais de um milhão de testes rápidos

A maioria foram autotestes. Na última quinta-feira, deveria ter entrado em vigor a comparticipação a 100% dos testes de antigénio. Mas a medida ainda não está afinada e, por isso, há uma grande percentagem de farmácias que pondera não aderir.

13h48 – Portugal pode atingir os 240 casos por 100 mil habitantes já nos próximos seis dias

A previsão é dos peritos da Direção Geral da Saúde e do Instituto Ricardo Jorge, tendo em conta o aumento da infeção no país. O acumulado nos últimos 14 dias foi de 200 casos por 100 mil habitantes, com a variante Delta a representar quase 70% da média nacional.

No Algarve, a variante Delta representa já mais de 92 dos casos, no Centro 85,7, em Lisboa e Vale do Tejo 84,7, no Alentejo mais de 70% e a Norte 49.

É na região norte que se regista o aumento mais exponencial com a duplicação de casos a cada seis dias.

13h42 – Primeira noite de recuo nas fases de desconfinamento decorreu sem incidentes no Porto

Os pequenos ajuntamentos que se formaram depois do encerramento dos restaurantes e cafés, às 22h30, dispersaram em poucos minutos. A PSP tinha um forte dispositivo montado e foi necessário intervir.

13h20 - 45 concelhos do país regressaram na última noite e madrugada ao recolher domiciliário

A PSP patrulhou as zonas de maior concentração noturna. A Polícia de Segurança Pública quis sensibilizar a população a cumprir o dever e recolhimento. Nem todos concordam com a medida, mas as autoridades avisam que há multas e sanções que podem ser aplicadas aos incumpridores.

13h03 – Grávidas podem vacinar-se a partir das 21 semanas de gestação, indica DGS

As grávidas com 16 ou mais anos podem ser vacinadas contra a covid-19 a partir das 21 semanas de gestação, depois de fazerem a ecografia morfológica, e respeitando um intervalo de 14 dias de qualquer outra vacina.

A informação consta da norma sobre a vacinação contra a covid-19 hoje atualizada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em declarações à agência Lusa, o coordenador da Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19, Válter Fonseca, explicou que "os estudos recentes têm demonstrado que as vacinas são seguras durante a gravidez e capazes de induzir a produção de anticorpos protetores para as mulheres grávidas".

A recomendação é para a vacinação ser feita após as 21 semanas de gestação e, preferencialmente, nos centros de saúde, apesar de não estar vedada a vacinação em qualquer local onde existam vacinas disponíveis.

"Preferencialmente deve ocorrer no âmbito dos cuidados de saúde primários, onde há muitos anos os profissionais de saúde têm experiência na vacinação de grávidas", explicou Válter Fonseca.

A logística sobre como as grávidas se devem inscrever ainda está a ser ajustada e será divulgada nos próximos dias.

Válter Fonseca lembrou que a gravidez tem estado associada a um risco acrescido de covid-19 grave e sublinhou que as vacinas usadas em Portugal "são inativadas, à semelhança de muitas que há anos são usadas em segurança no âmbito do Programa Nacional de Vacinação".

12h50 – Número diário de infeções no Vietname atinge recorde de 922

Nas últimas 24 horas foram registadas 922 novas infeções pelo SARS-CoV-2 no Vietname, o número diário mais elevado desde que o vírus atingiu esse país.

Segundo o Ministério vietnamita da Saúde, o número total de casos é agora de 19043, havendo ainda um total de 84 mortes relacionadas com a covid-19.

12h45 - África do Sul aprova vacina do laboratório chinês Sinovac

A África do Sul anunciou hoje a aprovação da vacina Coronavac, do laboratório chinês Sinovac, no meio de uma terceira vaga de covid-19 impulsionada pela variante Delta e que está a causar recordes de infeções.

O Governo do Presidente Cyril Ramaphosa está a procurar acelerar a vacinação, após quase cinco meses de progressos muito lentos.

Até agora, aquele país da África Austral, que é o epicentro da pandemia no continente africano, tinha aprovado apenas as vacinas da Johnson & Johnson e da farmacêutica Pfizer, mas o órgão regulador nacional de medicamentos anunciou hoje a aprovação para uso emergencial da vacina Coronavac, do laboratório chinês Sinovac.

De acordo com os últimos dados, publicados sexta-feira à noite pelas autoridades de saúde, a África do Sul já ultrapassou o limite de dois milhões de casos, tendo registado 24.270 novas infeções na sexta-feira, o que representa o maior aumento num único dia desde o início da pandemia.

O número total de mortos na África do Sul é de 61.332 e a área mais afetada é, de longe, a província de Gauteng - onde ficam Joanesburgo e Pretória -, concentrando a maioria dos casos e mantendo uma situação hospitalar crítica.

12h04 - Recolher obrigatório decorreu sem incidentes, dizem PSP e GNR

O recolher obrigatório que entrou em vigor às 23h00 de sexta-feira em 45 concelhos do país de risco elevado e muito elevado devido à pandemia decorreu sem registo de qualquer incumprimento, disseram fontes da PSP e da GNR.

Tanto a direção nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) como o comando geral da Guarda Nacional Republicana (GNR) afirmaram à agência Lusa não ter sido registada qualquer ocorrência, tendo a população, "no geral", cumprido o recolher obrigatório que passou a vigorar nestes concelhos entre as 23h00 e as 05h00.

Por decisão tomada no Conselho de Ministros da passada quinta-feira, a circulação na via pública passou a ser limitada entre as 23h00 e as 05h00 nos concelhos de risco elevado ou muito elevado, com o objetivo de reduzir ajuntamentos, pelo que "não tem nenhuma exceção" relacionada com a apresentação de teste negativo de covid-19 ou certificado digital de vacinação.

10h15 - Rússia regista recorde diário de mortes pelo quinto dia consecutivo

O país registou 24,439 novos casos e um recorde de 697 mortes. Nas 24 horas anteriores tinha registado 679 mortes.

Em Moscovo, o principal foco da pandemia da covid-19, registaram-se 116 mortes nas últimas 24 horas, nível muito próximo ao recorde registado no início desta semana.

9h50 - Irão teme uma quinta vaga ligada à variante Delta

O Presidente do Irão, Hassan Rouhani, alertou hoje para uma eventual "quinta vaga" de covid-19 causada pela variante Delta, apelando aos cidadãos para cumprirem integralmente as instruções sanitárias.

"Acreditamos que podemos estar a caminho da quinta vaga em todo o país", disse Hassan Rohani, numa reunião do Comité Nacional da luta contra o vírus, acrescentando que nas províncias do sul será preciso ter mais "cuidado, porque a variante Delta já se espalhou".

Segundo a agência France-Presse (AFP), o Irão é o país do Próximo e Médio Oriente mais afetado pela pandemia da covid-19. A doença já provocou mais de 84 mil mortos de um total de mais de 3,2 milhões de pessoas infetadas, de acordo com os últimos números oficiais, grande parte subavaliados pelas próprias autoridades.

9h30 - Vacina indiana Covaxin oferece 77,8% de eficácia, segundo o fabricante

O laboratório indiano Bharat Biotech assegurou hoje que a sua vacina contra a covid-19, Covaxin, desenvolvida em conjunto com o Conselho Indiano de Investigação Médica (ICMR), demonstrou uma eficácia média de 77,8%, após os resultados finais do estudo clínico.

"É um dia importante para todos na Bharat Biotech (BBIL) já que anunciamos os resultados finais da fase III da Covaxin, e a sua eficácia é de 77,8%", assegurou, numa declaração, a diretora adjunta da BBIL, Suchitra Ella.

Os números resultam da avaliação de 130 casos confirmados entre a população do estudo, com 24 participantes no grupo da vacina e 106 no grupo do placebo (substância neutra administrada ao invés de um medicamento num controlo científico).

O resultado final da última fase do estudo, ainda sem revisão independente, alivia dúvidas sobre o medicamento, que foi amplamente usado na campanha de vacinação indiana e vendida a outros países, apesar de não ter a aprovação de uso da Organização Mundial de Saúde (OMS).

8h55 - Indonésia sob confinamento parcial até dia 20

A Indonésia reforçou hoje as medidas para combater o surto de covid-19 no país, ligado à expansão da variante Delta, com a entrada em vigor de um confinamento parcial até 20 deste mês.

A medida vai afetar especialmente as ilhas de Java, onde vivem mais de 50% dos 270 milhões de habitantes do país, e a estância turística de Bali.

As autoridades não exigiram um confinamento total da população, mas impuseram o encerramento temporário de escolas, locais de culto, parques, museus, estádios desportivos, centros comerciais, bares e restaurantes, entre outros.

No entanto, são permitidos casamentos com até 30 pessoas e sem comida no local.

8h40 - Casos sobem na Tailândia pelo segundo dia consecutivo

A Tailândia registou 6.087 casos de covid-19 na sexta-feira, um aumento pelo segundo dia consecutivo, disseram as autoridades de Saúde.

As autoridades sanitárias contabilizaram 61 mortes, elevando para 2.141 o total de óbitos desde o início da pandemia.

Cerca de 90% dos 270.921 casos da doença identificados no país e 95% das mortes ocorreram durante o surto que começou no início de abril. Só em junho, a Tailândia registou 992 mortos.

8h20 - Farmácias venderam mais de um milhão de testes rápidos

Mais de um milhão de testes rápidos de antigénio para deteção do SARS-CoV-2 já foram vendidos nas farmácias, sendo a maioria autotestes, segundo dados da Associação Nacional das Farmácias (ANF) avançados hoje à agência Lusa.

Até ao dia 28 de junho, as farmácias de todo o país dispensaram 1.066.050 testes, dos quais 703.331 são autotestes e 362.719 foram realizados pelos farmacêuticos nas farmácias.

Relativamente aos testes rápidos de antigénio, efetuados através dos protocolos de parceria com algumas autarquias, os dados apontam que em Lisboa foram realizados 108.882 testes, entre 31 de março, início da parceria, e 30 de junho.

As farmácias começaram a realizar testes rápidos de antigénio a nível alargado no país a partir de janeiro, mas já estavam autorizadas a fazê-lo desde o dia 16 de dezembro 2020.

A partir de 2 de abril, foi autorizada a venda de autotestes nas farmácias e parafarmácias, ao abrigo de um regime excecional e temporário, uma medida do Governo para intensificar os rastreios para deteção precoce de casos de infeção como meio de controlo das cadeias de transmissão.

8h10 - GNR deteve duas mulheres em Albufeira por violação do confinamento obrigatório

O Comando Territorial de Faro deteve no concelho de Albufeira esta sexta-feira duas mulheres de 30 e 33 anos por violação do confinamento obrigatório a que estavam sujeitas, no âmbito da pandemia de covid-19.

As detenções surgiram depois de uma denúncia de que as duas mulheres se encontravam a violar o dever confinamento obrigatório.

“Os militares da Guarda deslocaram-se à residência das mesmas, constatando que não se encontravam em casa, tendo recebido a informação de que se teriam deslocado a um estabelecimento comercial. Os militares intercetaram as duas mulheres quando regressaram à habitação”, refere a GNR em comunicado.
Infarmed registou quase 8.500 suspeitas de reações adversas à vacina
Perto de 8.500 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram notificadas em Portugal, entre as quais 55 casos de morte em idosos, revelam dados do Infarmed.

"Os casos de morte ocorreram num grupo com uma mediana de idades de 78 anos e não pressupõem necessariamente a existência de uma relação causal com a vacina administrada, uma vez que podem também decorrer dos padrões normais de morbilidade e mortalidade da população portuguesa", salienta o "Relatório de Farmacovigilância - Monotorização da Segurança das Vacinas contra a covid-19 em Portugal".

Desde o início da campanha de vacinação a 27 de dezembro de 2020 até ao dia 26 de junho, foram registadas 8.470 notificações de reações adversas (RAM), num total de 8.470.118 doses administradas, 3.290 (39%) classificadas como "graves" e 5.180 (61%) como "não graves.

Das reações notificadas como "graves", 1.947 foram classificadas como "clinicamente importantes" (23%), 943 geraram incapacidade (11%), 252 motivaram hospitalização (3%), 93 representaram "risco de vida" (1%) e 51 morte (0,6%).
Dos casos classificados como graves, cerca de 90% dizem respeito a situações de incapacidade temporária na sua maioria e outras são consideradas "clinicamente significativas" pelo notificador, refere a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.
Linhas vermelhas. Taxa de incidência covid-19 pode chegar a 240 casos por 100 mil habitantes em seis dias
A taxa de incidência da Covid-19 em Portugal pode atingir 240 Casos por 100 mil habitantes, em apenas seis dias.

Lisboa e Algarve já ultrapassaram esse patamar.

O Boletim de Monitorização das Linhas Vermelhas, divulgado ao início da noite, revela ainda que a Variante Delta é já dominante. Corresponde a 70% dos Casos.

O número diário de pessoas internadas em Unidades de Cuidados Intensivos no Continente revela uma tendência crescente, correspondendo a 47% do valor crítico definido de 245 camas ocupadas.

O relatório dos especialistas do Instituto Ricardo Jorge e da Direção-Geral da Saúde revela ainda que, a nível nacional, a proporção de testes positivos foi de 3,2 %, mais 1 por cento do que na semana passada, valor mais próximo do limiar definido de 4 %.
Entrou em vigor dever de recolhimento nos 45 concelhos de risco elevado e muito elevado
Entrou em vigor às onze da noite de ontem o dever de recolhimento nos 45 concelhos com risco elevado e muito elevado de contágio pelo novo coronavírus. Todos os 18 concelhos da Grande Lisboa estão abrangidos pela medida.

As pessoas devem abster-se de circular em espaços e vias públicas e devem permanecer no respetivo domicílio.

As entradas e saídas na Área Metropolitana de Lisboa mantêm-se proibidas até às 6h00 de segunda-feira.

A PSP esteve ontem à noite junto dos locais de maior concentração noturna para impor o recolhimento, numa ação que não encontrou resistências por parte da população.

Na área metropolitana de Lisboa, os 13 concelhos com risco muito elevado e que ultrapassaram os 240 novos casos por 100 mil habitantes na semana passada vão ter de recuar nas medidas de desconfinamento.

A restauração, cafés e pastelarias voltam a fechar às 15h30 durante o fim-de-semana e até às 22h30 durante a semana. No interior podem estar grupos até quatro pessoas e em esplanadas apenas seis. O comércio a retalho alimentar fecha às 21h30 à semana s às 19h00 ao fim de semana.

O teletrabalho volta a ser obrigatório.
No Porto, também se aplica o Dever de Recolhimento entre as 11 da noite e as 5 da manhã. Está em risco elevado de contágio.

A PSP montou uma operação de vigilância e de sensibilização e também não encontrou qualquer resistência por parte da população.
Horário reduzido no fim de semana
Em 19 concelhos do país, a restauração e o comércio têm horário reduzido no fim de semana.

O fecho é obrigatório às 15h30, exceção feita para os supermercados a restante retalho alimentar, cujo horário de encerramento se prolonga até às 19h00 .

As regras determinam ainda que os espetáculos culturais possam decorrer até às 22h30 e que os casamentos e batizados não possam ir além dos 25% da lotação do espaço.

Estão nesta situação os concelhos que registaram nos últimos 14 dias taxas de incidência acima de 240 casos por cem mil habitantes ou superior a 480 nos concelhos de baixa densidade.

Há ainda um grupo de 26 concelhos com taxas de incidência acima de 120 casos por cem mil habitantes, o que significa que os restaurantes e afins passam a ter de encerrar às 22h30.

Já o comércio a retalho tem de encerrar até às 21h00.