Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto
Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


00h20 - Brasil regista 672 mortes e 15.951 novos casos em 24 horas

O Brasil, que tem hoje a menor média móvel de mortes devido à covid-19 desde novembro de 2020, registou 672 óbitos e 15.951 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo dados oficiais.

Porém, os números são parciais, uma vez que o estado do Mato Grosso do Sul não conseguiu comunicar atempadamente os registos da doença das últimas 24 horas devido a problemas técnicos no acesso às bases de dados, situação que ocorreu em outras unidades federativas ao longo desta semana.

Mesmo assim, as médias móveis de óbitos e casos no país continuam em declínio, ficando em 454 para as mortes, e 16.970 para as infeções, os menores registos desde novembro do ano passado.

No total, o Brasil concentra 585.846 vítimas mortais e 20.974.850 diagnósticos positivos de covid-19 desde o início da pandemia, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.

Estes números confirmam o Brasil como a segunda nação com mais mortes em todo o mundo, depois dos Estados Unidos, e a terceira com mais diagnósticos positivos, antecedida pelos norte-americanos e pela Índia.

22h38 - OMS entrega a São Tomé máquina RT-PCR para aumentar testagem

A Organização Mundial da Saúde entregou hoje a segunda máquina RT-PCR que deverá elevar a capacidade do laboratório são-tomense para realizar até 200 testes de covid-19 por dia.

A máquina adquirida pela OMS foi patrocinada pela Embaixada britânica em Luanda e a agência petrolífera British Petroleum (BP) para fazer face "a procura sempre crescente de testes e confirmação de casos de covid-19 a fim de conter a circulação do vírus SARS-Cov-2", refere a OMS através de um comunicado de imprensa.

"A nova máquina ajuda a aumentar a capacidade do laboratório para realizar até 200 testes por dia, permitindo não só aumentar a rápida confirmação e, subsequentemente, o tratamento atempado de casos suspeitos, mas também vem responder a crescente procura de testes para viajantes", explica a OMS.

A coordenadora do Laboratório de Referência Nacional, Rosa Neto, em declarações à Lusa, esclareceu que a instituição realiza neste momento a média de 150 testes, podendo estender até 200, "mas exige muito esforço do pessoal" técnico e "exige que as pessoas trabalhem acima do horário que é previamente estabelecido".

A maioria dos testes realizados em São Tomé e Príncipe são de passageiros, mas há também "pacientes e os casos suspeitos" e as "amostras que são enviadas dos distritos", explicou a coordenadora do Laboratório de Referência.

22h07 - Casa Aberta. Task-force deixa apelo a quem faltou à vacinação

20h31 - São Tomé e Príncipe registou 49 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e sete recuperações nas últimas 24 horas, elevando o total de infetados desde o início da pandemia para 2.787.

20h25 - Cabo Verde registou 100 infetados com o coronavírus responsável pela pandemia de covid-19 nas últimas 24 horas, e duas mortes, elevando para 36.427 o acumulado de casos desde março de 2020.

20h21 - Angola anunciou hoje mais 315 casos de covid-19, totalizando agora 49.943 casos, nove óbitos e 88 pessoas recuperadas nas últimas 24 horas.

19h31 - As autoridades da Madeira sinalizaram 17 novos casos de covid-19 e 22 doentes recuperados nas últimas 24 horas, estando identificadas 169 situações ativas, e três pessoas encontram-se hospitalizados.

19h25 - Guia de prevenção para as escolas "está em vigor"

A Direção-Geral da Saúde garantiu hoje que o guia para escolas sobre prevenção da transmissão do coronavírus SARS-CoV-2 no próximo ano letivo "está em vigor", remetendo as regras sobre uso de máscaras para a orientação específica sobre esta matéria.

"O Referencial das Escolas, que foi publicado no dia 31 de agosto de 2021, é o documento que deve ser utilizado pelas escolas, enquanto guia para a prevenção e minimização do risco de transmissão de covid-19. Este documento está em vigor", adianta um esclarecimento hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo a DGS, no que respeita à utilização de máscaras nas escolas, "deve ser considerada a Orientação 005/2021, para a qual o Referencial remete, e que, por sua vez, está alinhada com a legislação em vigor".

Esta orientação, que foi publicada em abril deste ano, refere que qualquer pessoa com 10 ou mais anos de idade, em espaços interiores ou exteriores, "deve utilizar máscara comunitária certificada ou máscara cirúrgica. Nos estabelecimentos de ensino esta medida aplica-se apenas a partir do 2.º ciclo do ensino básico, independentemente da idade dos alunos".

"Nas crianças com idade entre seis e nove anos, e para todas as que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico independentemente da idade, a utilização de máscara comunitária certificada ou máscara cirúrgica é fortemente recomendada, como medida adicional de proteção, em espaços interiores ou exteriores, desde que as crianças tenham "treino no uso" e utilizem as máscaras de forma correta e seja garantida a supervisão por um adulto, refere a mesma orientação.

Para crianças com idade inferior a cinco anos a utilização de máscara não está recomendada.

A legislação referida no esclarecimento da DGS determina que "é obrigatório o uso de máscaras ou viseiras para acesso e permanência" em vários locais, incluindo nos "estabelecimentos de educação, de ensino e nas creches".

19h21 - Politécnicos consideram novas normas mais flexíveis para aulas presenciais

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos considerou que era expectável a obrigatoriedade do uso de máscara nas instituições de ensino, sublinhando que a principal alteração é deixar de ser obrigatória a distância de um metro entre cadeiras.

"Há uma alteração, de facto, em relação ao ano transato, que é a eliminação da obrigatoriedade do metro de distanciamento entre cadeiras, embora sendo naturalmente recomendável que se mantenha essa distância", disse Pedro Dominguinhos em declarações à agência Lusa.

De acordo com o responsável pelo CCISP, as novas normas dão "mais alguma flexibilidade" no regresso mais presencial às aulas que se ambicionava.

No entanto, nas unidades curriculares com mais alunos, poderá optar-se por acesso remoto, por forma a evitar uma grande concentração de pessoas no mesmo local, o que já aconteceu no ano letivo anterior.

No caso das residências de estudantes, Pedro Domingunhos destacou a possibilidade de exigência do certificado digital ou um teste positivo, para acesso às zonas comuns e à residência.

"É algo que permitirá dar alguma segurança e algum conforto aos residentes, mantendo-se, no entanto, o distanciamento de dois metros, que, em alguns casos, fará com que o número de camas disponíveis se mantenha" relativamente ao ano passado, afirmou.

No caso do Instituto Politécnico de Setúbal, a que preside, foram suprimidas cerca 100 camas, de um total de 300.

"É algo que tem um impacto significativo" ao nível das receitas arrecadadas pelas instituições, admitiu.

19h07 -  'Task-force' apela para vacinação de 90 mil que foram chamados para 2ª dose e não apareceram

A 'task-force' que coordena o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal apelou hoje às 90 mil pessoas chamadas para a segunda dose que não pareceram para irem vacinar-se na modalidade 'casa aberta', sem marcação.

Em comunicado, a 'task-force' salienta que atualmente há "um ritmo de vacinação mais reduzido", uma vez que a maior parte da população já foi inoculada, e que há "disponibilidade de vacinas".

Além disso, as segundas doses podem ser tomadas em centros de vacinação diferentes daqueles onde foi ministrada a primeira dose.

A modalidade "casa aberta" funciona para quaisquer idades elegíveis para receber a vacina contra a covid-19 e não precisa de se ir a um centro de vacinação da área de residência.

17h54 - África do Sul vacina crianças em ensaios clínicos para vacina chinesa

A África do Sul iniciou hoje a vacinação de crianças e adolescentes contra a covid-19 na fase 3 dos ensaios clínicos globais da vacina da chinesa Sinovac Biotech. O estudo inclui dois mil participantes na África do Sul, devendo participar outros doze mil menores no Quénia, Filipas, Chile e Malásia, noticia a agência Associated Press (AP).

As primeiras crianças na África do Sul foram vacinadas na Universidade de Ciências da Saúde Sefako Makgatho, em Pretória, sendo que a vacinação irá continuar em seis locais diferentes em todo o país, segundo afirmou hoje a Sinovac citada pela AP.

“O principal objetivo do estudo é avaliar a eficácia de duas doses da [vacina] CoronaVac contra casos confirmados de covid-19 sintomáticos em crianças e adolescentes”, refere a declaração. “A eficácia também será avaliada face à hospitalização e casos graves de covid-19”.

A África do Sul, que reúne mais de 35% dos casos confirmados de covid-19 no continente africano, com 2,8 milhões de infeções, incluindo 84.327 mortes.

17h31 - Uma morte e 174 novos casos em Moçambique

Moçambique registou mais um óbito devido ao novo coronavírus e 174 casos, anunciou hoje o Ministério da Saúde. O número cumulativo de mortes por covid-19 em Moçambique sobe para 1.892 e o de casos para 148.901.

17h18 - Reino Unido regista 147 mortes e 37.622 casos

O Reino Unido registou 147 mortes e 37.622 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais oficiais hoje. Na quinta-feira, o Reino Unido tinha registado 167 mortes e 38.013 novos casos.

Nos últimos sete dias, entre 04 e 10 de setembro, a média diária foi de 135 mortes e 38.269 casos, o que corresponde a uma subida de 18,7% nenhum número de mortes e de 11,5% nenhum número de mortes relativamente aos sete dias anteriores.

17h06 - Média de casos de infeção com redução de 128% em relação ao fim de julho

Portugal regista uma média diária de 1.350 infeções pelo vírus SARS-CoV-2 a cinco dias, uma redução de cerca de 128% em relação à média de 3.079 casos verificada no final de julho, indicam os dados hoje divulgados. Segundo o relatório sobre a curva epidémica do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o país apresenta agora uma taxa de incidência a 14 de dias por 100 mil habitantes de 240,7, cerca de metade dos 480 estipulados no nível de risco da matriz de monitorização da pandemia de covid-19.

A atual média diária de 1.350 casos de infeção a cinco dias é mais baixa das últimas 12 semanas, tendo-se registado a mais elevada nesse período no final de julho, com 3.079 casos, altura em que a incidência acumulada estava nos 418,3 e o país apresentava um índice de transmissibilidade do vírus (Rt) de 1,07.

16h47 - Técnicos de saúde guineenses suspendem paralisação laboral

Os técnicos de saúde guineenses que cuidam de doentes de covid-19 suspenderam hoje uma paralisação laboral que vinham observando desde quarta-feira após chegarem a um entendimento com o Governo sobre o pagamento de subsídios, anunciaram em comunicado. Segundo o documento, os técnicos decidiram suspender a paralisação, na sequência de negociações com o Governo e o Alto-Comissariado contra a covid-19.

De acordo com a nota, o Governo comprometeu-se a repor na totalidade os subsídios dos meses de abril, maio e junho, que, segundo dizem, tinham sido subtraídos no momento do pagamento.

16h38 - Ministério da Solidariedade avança com testagem em creches e pré-escolar

Os funcionários das creches, pré-escolar da rede solidária e amas vão ser testados à covid-19, numa ação que começa na semana de 20 de setembro, anunciou fonte do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com a mesma fonte, a ação de testagem tem a ver com o arranque do ano letivo nas creches e irá abranger 35 mil funcionários destes equipamentos, bem como as amas.

Acrescentou que serão feitos testes antigénio e que a ação começa na semana de 20 de setembro.

A iniciativa é semelhante à levada a cabo pelo Ministério da Educação que decidiu testar todos os professores e funcionários de todos os níveis de ensino, bem como impor o rastreio dos alunos nas escolas do 3.º ciclo e secundário.

16h15 - Portugal com dois concelhos com nível máximo de incidência

Portugal tem hoje dois concelhos com incidência do coronavírus SARS-CoV-2 superior a 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, menos quatro do que na última sexta-feira.

Montalegre (1.036) e Albufeira (997) são os concelhos que apresentam maior incidência de infeções a 14 dias pelo coronavírus da covid-19, encontrando-se no nível máximo de incidência tal como na semana passada. Segundo os dados hoje divulgados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), há 220 concelhos com uma incidência superior a 120 casos de infeção pelo vírus SARS-COV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias (menos 11).

15h54 - Portugal e Brasil estão a "trabalhar" na questão "complexa" dos certificados

A secretária de Estado do Turismo disse hoje que a questão relativa aos certificados de vacinação contra a covid-19 de turistas brasileiros “é complexa”, mas os governos de Portugal e do Brasil estão “a trabalhar” nesta matéria.

“Temos vindo a trabalhar com o governo brasileiro. Há muita vontade de ambas as partes, mas também temos que ter uma preocupação, que é proteger todo o trabalho que fizemos durante estes 18 meses” de pandemia da covid-19, afirmou a secretária de Estado, Rita Marques.

“Está a ser trabalhada, mas eles têm vários certificados, não têm um documento como nós temos na Europa, um documento único com um ‘QR Code’ que garanta as questões de segurança, da privacidade”, explicou.

O trabalho bilateral visa encontrar “um registo que promova a entrada destes cidadãos” em Portugal, “mas salvaguardando sempre as questões da segurança”, frisou.

“Até a própria Comissão Europeia tem vindo a fazer esse trabalho, desde logo não só com o Brasil, mas com outros países terceiros, incluindo o Reino Unido”, disse.

Segundo Rita Marques, existe “uma questão política” e “uma vontade política” bem identificadas para que os dois países se possam “reaproximar”, mas ainda há “questões técnicas que têm que ser definidas e resolvidas”.

15h30 - OCDE defende manutenção de apoios e revisão das regras orçamentais da zona euro

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) defende, num relatório hoje publicado, que a zona euro não deve retirar os apoios prematuramente, apelando também à revisão das regras orçamentais do bloco.

"A recuperação está a consolidar-se, no entanto a pandemia [de covid-19] pode ter consequências económicas persistentes e o apoio orçamental não deve ser retirado prematuramente", pode ler-se no Inquérito Económico da OCDE sobre a zona euro divulgado hoje.

A organização sediada em Paris, que aponta para 4,3% de crescimento do PIB da zona euro este ano, adverte que em alguns setores "a pandemia pode enfraquecer a procura longamente e o desemprego pode permanecer alto durante mais tempo".

"Além disso, disrupções ao sistema de educação podem afetar o capital humano de gerações futuras, afetando negativamente o crescimento futuro", assinala a OCDE.

No documento hoje publicado, a organização considera que dados estes desafios, "as decisões políticas europeias não devem ser complacentes quando a crise sanitária acabar".

"A política orçamental deve continuar a apoiar os setores afetados até à recuperação estar firmemente estabelecida, evitando consolidações prematuras", adverte a organização liderada por Mathias Cormann desde junho.

15h07 - Epidemia dos não vacinados desespera Biden

Os Estados Unidos tornaram obrigatória a vacinação nas empresas com mais de uma centena funcionários. Joe Biden fala numa epidemia dos não vacinados e afirma que neste caso particular as liberdades individuais não se aplicam.


14h51 - Já foram publicadas as orientações para o ensino superior

Entre elas destaca-se a alteração da obrigatoriedade das máscaras nos espaços exteriores. Segundo o documento da Direção Geral da Saúde e da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, o uso passa a reger-se pela legislação em vigor, ou seja, apenas no interior dos edifícios.


14h43 - Transmissibilidade e incidência a descer

A matriz de risco foi atualizada no boletim desta sexta-feira, que indica que a transmissibilidade e a incidência estão a diminuir.

Ao dia de hoje, a incidência nacional é de 240,7 casos por 100 mil habitantes e no continente de 247,9.

Já o R(t) que estava acima dos 0,9, é neste momento de 0,87 tanto a nível nacional como no continente.

14h36 - Mais 1.323 casos e sete mortes em Portugal

Portugal registou 1.323 novas infeções e sete vítimas mortais, nas últimas 24 horas. Há ainda a registar menos 620 casos ativo, 1.936 recuperados e menos 308 contactos em vigilância.

Com mais 478 casos a região Norte foi a que reportou mais infeções diárias, seguida de Lisboa e Vale do Tejo com mais 408, a região Centro com mais 169, o Algarve com mais 143 e o Alentejo com mais 86. A Madeira tem mais 25 e os Açores 14.

À semelhança dos últimos dias, os internamentos continuam em queda: estão 569 doentes covid internados em enfermaria (menos 28 do que ontem) e 118 em unidades de cuidados intensivos (menos nove).

14h02 - Navios de cruzeiro voltam a fazer escala no porto do Funchal

O navio de cruzeiro 'Norwegian Breakaway' acostou hoje no porto do Funchal, efetuando a primeira escala técnica na Madeira, sem turistas, o que marca o regresso das grandes embarcações à região, interrompidas devido à pandemia da covid-19.

13h36 - Universidade do Porto retoma segunda-feira programa de testes gratuitos à covid-19

A Universidade do Porto (U.Porto) vai retomar a partir de segunda-feira, data que assinala o arranque do novo ano letivo, o programa de testes gratuitos de diagnóstico à covid-19, foi hoje anunciado. Numa nota publicada no seu ‘site’, a U.Porto afirma que todos os membros da comunidade académica poderão realizar gratuitamente um teste à covid-19 "sempre que o desejarem".

Para o realizarem, os membros da U.Porto necessitam apenas de agendar previamente o teste.

O centro de testagem ficará, à semelhança do que aconteceu durante junho e julho, instalado no edifício Abel Salazar, junto ao Centro Hospitalar Universitário do Porto (Hospital Santo António) e funcionará todos os dias úteis das 09h00 às 13h00.

13h21 - Sindicato do ensino superior quer que instituições disponibilizem testes e máscaras

O Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) defendeu hoje que devem ser disponibilizados testes e material de proteção individual contra a covid-19 nas instituições de ensino, que se preparam para retomar as aulas presenciais.

A presidente do SNESup, Mariana Gaio Alves, salientou que no documento emitido na quinta-feira “nada é referido relativamente à testagem” na academia, uma possibilidade que existiu no ano letivo anterior.

“É uma importante medida de controlo da pandemia. Parece-nos importante que estivesse disponível, porque temos um grande aglomerado de pessoas”, afirmou a dirigente sindical à Lusa.

Para o SNESup, o regresso às aulas presenciais é “uma boa notícia”, mas deveria vir acompanhado de material de proteção individual, como as máscaras, a disponibilizar pelas instituições. No ano transato, acrescentou, “muitos professores tiveram inclusive de comprar computadores e outro material informático” necessário para trabalhar a distância, que não foi fornecido pelas instituições.

13h02 - Unidade Móvel de Saúde em Oleiros realizou 500 testes à covid-19

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Oleiros realizou neste concelho do distrito de Castelo Branco cerca de 500 testes rápidos e certificados de antigénio, gratuitos, em 15 dias, anunciou hoje o município. Em comunicado hoje divulgado, a Câmara de Oleiros refere que a iniciativa "decorreu de forma totalmente gratuita e foi financiada pelo município com o intuito de ser mais um contributo para a mitigação da propagação da pandemia [covid-19]".

"A unidade de testes rápidos à covid-19 esteve aberta a todos sem restrição, independentemente de terem a vacinação completa ou do seu local de residência. Todos os testados recebiam o certificado de resultado negativo à covid-19, o qual podia ser utilizado nos casos em que se aplica", lê-se na nota.

A UMS de Oleiros passou por 23 localidades entre os dias 16 e 31 de agosto, sendo que os cerca de 500 testes realizados estiveram a cargo das três clínicas que operam no concelho.

12h52 - OMS Europa pessimista sobre capacidade de vacinas para travar pandemia

O diretor europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou-se hoje pessimista em relação à capacidade de a vacinação contra a covid-19, por mais alta que seja, conseguir travar por si a pandemia. Em conferência de imprensa, Hans Kluge assinalou que as variantes do coronavírus SARS-CoV-2 diminuem a perspetiva de se atingir imunidade coletiva e que há mais probabilidade de a doença se tornar endémica, sem ser erradicada.

É preciso "antecipar para adaptar as estratégias de vacinação", defendeu Hans Kluge, que em maio tinha declarado que "a pandemia será travada assim que se atinja uma cobertura de vacinação de 70 por cento da população mundial".

Questionado se essa percentagem ainda é válida, o diretor europeu admitiu que as variantes mais contagiosas que surgiram e se tornaram dominantes em vários países - como a Delta, predominante em Portugal - mudaram a situação.

"Creio que o objetivo essencial da vacinação será, antes de mais impedir as formas graves da doença e a mortalidade", afirmou, acrescentando que "se se admitir que o vírus vai continuar a ter mutações e a permanecer entre os seres humanos, como a gripe, deve antecipar-se como adaptar progressivamente a estratégia de vacinação à transmissão endémica e chegar a um conhecimento essencial sobre o impacto de doses suplementares" de vacinas

Continua a ser indispensável um nível elevado de vacinação "para reduzir a pressão sobre os sistemas de saúde que precisam desesperadamente de tratar outras doenças para além da covid-19", notou.

12h40 - Disparidade na taxa de vacinação entre países da UE ameaça economia

O comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, admitiu hoje que as diferenças na vacinação anticovid-19 na União Europeia (UE), variando entre 91% e 21%, são "riscos no horizonte" da recuperação económica, alertando também para a inflação.

Falando aos jornalistas no final de uma reunião informal do Eurogrupo em Kranj, na Eslovénia, Paolo Gentiloni aludiu aos dados revelados pela diretora do Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), Andrea Ammon, que indicou aos ministros das Finanças da zona euro que as taxas de vacinação nos Estados-membros da UE variam entre os 91% e os 21%, sendo que Irlanda e Portugal registam as percentagens mais altas e Bulgária e Roménia as mais baixas.

O responsável recordou que, no conjunto da UE, mais de 71% dos adultos europeus estão totalmente vacinados, também segundo o ECDC, o que permitiu "continuar com a reabertura das economias" e alcançar um "crescimento no segundo trimestre que excedeu os últimos dados de previsão e que aponta para um otimismo para o resto do ano de 2021".

12h21 - Pandemia já matou mais de 4,6 milhões de pessoas no mundo

A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.602.565 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

Mais de 223.069.340 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

11h50 - Moçambique recebe mais de 100 mil doses de vacina da Johnson & Johnson

Moçambique vai receber hoje 100.800 doses vacinas da Johnson & Johnson contra a covid-19 que o executivo moçambicano comprou com o apoio do Banco Mundial (BM), anunciou o Ministério da Saúde.

Os fármacos foram adquiridos através do Mecanismo da União Africana (UA) de aquisição de vacinas, avança o comunicado.

11h20 - Portugueses são os europeus que mais defendem a vacinação

Os portugueses são os europeus que mais consideram que os benefícios da vacina contra a covid-19 superam os riscos (87%) e que mais defendem o "dever cívico" da vacinação (86%), segundo um inquérito Eurobarómetro hoje divulgado.

De acordo com o inquérito, encomendado pelo Parlamento Europeu no âmbito do discurso sobre o Estado da União, marcado para quarta-feira, 87% dos portugueses concordam e tendem a concordar que os benefícios da vacina compensam os seus riscos, o valor mais alto dos 27 Estados-membros e 15 pontos acima da média da UE (72%).

Dos inquiridos em Portugal 54% concordam ou tendem a concordar (32%) que vacinar-se contra a covid-19 é "um dever cívico", também o valor mais alto de respostas positivas entre os Estados-membros.

Ainda sobre o combate à pandemia do coronavírus SARS-CoV-2, a grande maioria dos portugueses (82%) estão satisfeitos (58%) ou muito satisfeitos (24%) com a forma como o Governo geriu a estratégia de vacinação (UE 50%).

11h00 - Surto em festas em Santa Cruz aumenta para 63 infetados

O surto de covid-19 associado à participação em festas de diversão noturna na praia de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, aumentou para 63 infetados, segundo o mais recente boletim epidemiológico deste município.

O surto teve um aumento de 52 para 63 infetados, com idades entre os 15 e os 25 anos, nas últimas 48 horas, e regista os primeiros três recuperados, de acordo com o boletim divulgado pelo município a partir de informação reportada pelas autoridades locais de saúde.

Fonte oficial da Câmara de Torres Vedras explicou que "o surto está controlado", havendo agora 10 contactos de risco em vigilância ativa.

Os casos ativos associados têm idades entre os 15 e os 25 anos.

10h44 - África regista 7.990.337 infeções e 201.971 mortes desde o início da pandemia

O continente africano regista 7.990.337 casos de infeção de covid-19 desde o início da pandemia, 201.971 mortes associadas à doença e 7.241.169 pessoas recuperadas da infeção com o vírus SARS-CoV-2 , de acordo com os dados oficiais hoje divulgados.

10h30 - Portugal envia remessa de vacinas à Guiné-Bissau

Portugal vai enviar hoje milhares de doses de vacina contra a Covid-19 para a Guiné Bissau. No total são 76 mil vacinas da Astrazeneca.
Será enviado também todo o material necessário para a administração das vacinas, como seringas e agulhas.

O material vai ser entregue na Embaixada de Portugal na Guiné Bissau. Este é já o segundo lote enviado para o país africano, sendo que o primeiro foi enviado em julho, com 24 mil vacinas.

10h11 - Biden ordena vacinação para maioria de funcionários da administração

O presidente dos Estados Unidos ordenou, na quinta-feira, a vacinação obrigatória contra a covid-19 para todos os funcionários do governo federal. Joe Biden lançou também um plano para forçar a maioria dos trabalhadores das empresas privadas do país a serem vacinados.

"Temos sido pacientes, mas a nossa paciência está a esgotar-se, e a vossa recusa [em aderir à vacinação] tem tido custos para todos", disse, em relação aos quase 80 milhões de norte-americanos elegíveis para a vacina, mas ainda por vacinar.

Durante um discurso na Casa Branca, Biden anunciou uma série de regras que, no total, vão afetar cerca de 100 milhões de trabalhadores, "dois terços" da mão-de-obra do país. O presidente norte-americano está a tentar aumentar as taxas de vacinação no país, numa altura em que a variante delta fez regressar as taxas de infeção aos níveis de janeiro, com mais de mil mortes por dia, praticamente todas entre pessoas não vacinadas.

8h56 - Ensino superior. Máscara obrigatória e vacinação altamente recomendada

São as duas principais orientações dadas pela Direção Geral de Saúde para o ano letivo que está quase a começar. Orientações que pretendem garantir a segurança das aulas presenciais.


8h25 - Joe Biden fala de pandemia dos não vacinados

Joe Biden vem agora dizer que esta é uma pandemia dos não vacinados. O presidente norte-americano apresentou um novo plano de luta contra a pandemia que passa pela venda de testes rápidos nos supermercados e testes gratuitos nas farmácias.

A vacinação é obrigatória para professores e pessoal não docente nas escolas.


Joe Biden diz que a pandemia está agora numa nova fase por causa das vacinas.

8h00 - Japão estende estado de emergência

O Japão estendeu as restrições de emergência do COVID-19 em Tóquio e em outras regiões até o final deste mês para conter infeções e evitar que os hospitais fiquem lotados.

7h45 – Incidência em Espanha cai

A incidência de covid-19 em Espanha caiu para menos de 150 casos por 100.000 pessoas - um limite que o Ministério da Saúde considera de "alto risco" de contágio - pela primeira vez em mais de dois meses.

7h30 – Itália aprova terceira dose da vacina

A agência italiana de medicamentos AIFA disse ter aprovado o uso de uma terceira dose de vacinas COVID-19 para grupos vulneráveis da população.

O governo determinou que o pessoal de alimentação e limpeza em escolas e lares de idosos só pode trabalhar se tiver prova de imunidade à COVID-19.
Uso de máscara obrigatório em instituições de ensino superior
A utilização de máscara respiratória é obrigatória em estabelecimentos de ensino superior e instituições científicas para atividades letivas e não letivas presenciais no ano letivo 2021-2022, de acordo com indicações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

A obrigatoriedade de uso de máscara abrange ainda espaços comuns de residências de estudantes, bibliotecas e espaços de atividades científicas, e destina-se a estudantes, docentes, não docentes, investigadores e outros colaboradores do ensino superior.

A entrada nessas áreas comuns locais poderá mesmo ficar sujeita a apresentação de certificado digital ou teste negativo à covid-19.

A higienização dos espaços e o distanciamento continuam a ser recomendados.

Recordando que o contexto em que se inicia o novo ano letivo é diferente do anterior, já que o risco de contágio por covid-19 se encontra "mitigado" devido â "elevada fração de população já vacinada, incluindo os jovens adultos", o documento determina ainda que seja acautelada a higienização das mãos com solução desinfetante, à entrada e saída dos estabelecimentos, das salas e espaços comuns.
Funcionários de creches testados
Os funcionários das creches vão ser testados, mesmo que já estejam vacinados.

A DGS publicou uma norma que determina fases de rastreio tendo em conta a evolução da situação epidemiológica e o estado vacinal dos profissionais.

A Direção Geral admite que por causa das crianças serem muito pequenas será mais difícil aderirem às medidas preventivas.
Os pais vão continuar a ficar à porta dos estabelecimentos.
A Direção Geral da Saúde está a rever as orientações sobre o uso das máscaras nas escolas.

A DGS enviou um esclarecimento em que explica que o uso de máscaras no exterior passa a ser facultativo.

A revisão deverá ir no sentido de deixar de recomendar a utilização universal de máscara no exterior.

No entanto, a recomendação deverá manter-se para situações com um previsível aglomerado de pessoas.
Alívio das restrições só depois da reunião do Infarmed
O governo anunciou que só tomará novas decisões sobre o desconfinamento depois de ouvir os especialistas numa próxima reunião no Infarmed.
A ideia é afinar as medidas da nova fase de desconfinamento, o que deverá acontecer dentro de três semanas.