Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por Paulo Alexandre Amaral e Andreia Martins - RTP

Tom Nicholson - Reuters

A nova variante da Covid-19, denominada Ómicron, continua a disseminar-se pelo mundo, a par das novas restrições. Esta segunda-feira foram identificados os primeiros casos em território português. Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

22h52 - Brasil registou mais 98 mortes por covid e 3.843 novos casos.

22h32 - Variante Ómicron. São Tomé e Príncipe prepara medidas de prevenção

O Governo são-tomense reuniu "de urgência" o comité de coordenação de luta contra a covid para "analisar de forma profunda" as evidências da nova variante Ómicron e exortou a população a aderir à vacinação.

"Perante o surgimento da nova variante, a Ómicron, e com o acompanhamento que temos vindo a fazer com o apoio dos nossos parceiros, particularmente da Organização Mundial da Saúde, decidimos que havia necessidade de reunir com caráter de urgência o comité de coordenação de luta contra a pandemia da covid-19", explicou o Ministro da Saúde, Edgar Neves.

O ministro da Saúde reforçou o apelo para o cumprimento das medidas de prevenção contra a covid-19 e exortou a população para aderir à vacinação: "Temos vacinas, temos vacinadores, temos gente disponível, portanto, nós temos que rapidamente vacinar - isto não é pedir às pessoas - temos que vacinar!".

Num comunicado à imprensa, a Polícia Nacional alertou a população que "usará os meios legais ao seu dispor para o cumprimento das medidas em vigor", nomeadamente "o uso obrigatório e correcto de máscaras nos espaços públicos e nos veículos ocupados por mais de uma pessoa, com exceção de menores de 10 anos de idade".

"Os praticantes de atividades recreativas e de lazer, particularmente noturnas, atividades físicas, discotecas e terraços serão submetidos ao escrutínio policial e fazer fé de terem tomado as duas doses de vacina contra a covid-19", avançou a porta-voz da Polícia Nacional, Daniela Cunha.

22h25 - Portugal continua a investir a campanha de vacinação contra a covid

De acordo com o relatório de vacinação da DGS, com vacinação completa (duas doses, ou uma sendo a Janssen) há agora em Portugal 8.574.702 de pessoas (mais 1.693 em relação a ontem). Com vacinação de reforço, são 1.161.527 (mais 52.740).

Contra a gripe há 1.871.583 de vacinados (mais 18.599 do que ontem).

21h30 - Pfizer já está a trabalhar em vacina contra variante Ómicron

A Pfizer diz já estar a trabalhar numa nova versão da sua vacina contra a covid visando especificamente a variante Ómicron. Uma solução caso a atual vacina não seja suficientemente eficaz para a combater, adiantou o seu presidente.

"Há ainda muitas incertezas" em redor da nova variante detetada na África do Sul, sublinhou Albert Bourla em entrevista à cadeia televisiva norte-americana CNBC, citada pela AFP. "Saberemos o essencial do que há a saber dentro de algumas semanas".

Bourla referiu que primeiro é necessário testar a eficácia das vacinas atuais contra a Ómicron. "Se a vacina proteger menos e tivermos necessidade de criar uma nova vacina, já estamos a trabalhar nisso desde sexta-feira. Fizemos o nosso primeiro modelo de ADN, que é a primeira etapa de desenvolvimento duma nova vacina", explicou.

A Pfizer já mostrou capaciade para criar duas novas versões da sua vacina em menos de 100 dias. Aconteceu com as variantes Delta e Beta, mas acabaram por não ser utilizadas. Caso seja necessário, "em 95 dias teremos a nova vacina" contra a Ómicron, garantiu Bourla.

21h24 - Argentina doa 350 mil doses da vacina AstraZeneca a Angola

A Argentina vai enviar para Angola 350 mil doses da vacina AstraZeneca produzidas localmente como "reciprocidade e solidariedade" no contexto da nova variante Ómicron. Há uma semana doou 450 mil doses a Moçambique, também da AstraZeneca.

"A República Argentina continua com o envio de vacinas como doação sob a estratégia de reciprocidade internacional e de solidariedade orientada ao acesso equitativo de vacinas para reduzir os efeitos da pandemia por covid-19 no contexto da nova variante Ómicron", anunciou o Ministério das Relações Exteriores da Argentina.

As doses partem do aeroporto internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, na madrugada desta terça-feira. Também serão beneficiados com 42 mil doses quatro países da Organização dos Estados das Caraíbas Orientais (Santa Lucia, Dominica, Granada e São Vicente e Granadinas).

20h37 - A Madeira registou hoje mais duas mortes por covid-19, reportando 93 novos casos e 735 situações ativas.

20h36 - Processo de vacinação vai mudar em Lisboa

Será aberto na quarta-feira um grande Centro de Vacinação no Parque das Nações, enquanto os restantes centros encerraram, à excepção do da Ajuda.

20h32 - Portugal oferece mais 30 mil doses de vacinas a Cabo Verde

Cabo Verde vai receber esta noite 30 mil doses de vacinas da Astrazeneca contra a covid-19 doadas por Portugal, avaliadas em 53.700 euros, a terceira doação do país ao arquipélago. A primeira foi de 24 mil doses, em maio, e a segunda, na mesma quantidade, em julho.

"Esta ação decorre do compromisso político do Governo português de, ao abrigo da segunda fase do Plano de Ação de Combate à covid-19 nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), disponibilizar aos países parceiros para reforçar o processo de vacinação de combate à pandemia", referiu o executivo cabo-verdiano.

Além das 30 mil doses de vacina da AstraZeneca, estimadas em 53.700 euros, a entrega inclui ainda 31.200 seringas e 30 mil agulhas.

"Com esta doação, totalizam-se 78.000 doses de vacinas doadas pelo Governo Português ao Governo cabo-verdiano, desde o início da campanha de vacinação", contabilizou o Ministério da Saúde de Cabo Verde.

20h29 - Nova variante de covid continua envolvida em dúvidas essenciais

A Organização Mundial de Saúde classificou a variante Ómicron como risco global muito elevado. Apesar disso, há indicações de que a vacinação protege os infetados, impedindo-os de desenvolverem sintomas graves da doença. Além disso, nada indica que a variante Omicron seja mais letal do que as outras.

20h27 - Ómicron. Bruxelas com atitude crítica sobre medida tomada em Portugal

A Comissão Europeia criticou implicitamente uma das últimas medidas tomadas por Portugal. O governo anunciou que serão obrigatórios testes a todos os viajantes que cheguem ao país, mesmo os duplamente vacinados.

20h24 - Marcelo aconselha "cabeça fria" para enfrentar a nova variante

O presidente da República lembrou que as vacinas se mostraram eficazes contra todas as variantes, pelo que afastou para já a necessidade de mais medidas.

20h21 - DGS recusa responsabilidade no jogo que originou surto de Ómicron

19h29 - Autoridades de Cabo Verde mostram-se preocupadas com o surgimento da nova variante do novo coronavírus na África do Sul, a Ómicron, e reforçam o apelo à vacinação.

19h21 - Advogados querem medidas urgentes para evitar surtos nos tribunais

A Ordem dos Advogados apelou ao Ministério da Justiça para que "não ignore" estes profissionais e crie condições para evitar surtos de covid-19 nos tribunais, pedindo o prolongamento das férias judiciais de Natal e a reativação das escalas.

Em comunicado, a Ordem dos Advogados (OA) sublinha o "claro agravamento da situação pandémica no país e a declaração de situação de calamidade efetuada pelo Governo", agravados por um potencial maior risco associado à nova variante Ómicron, para pedir ao Ministério da Justiça que "tome imediatamente medidas de prevenção para evitar surtos nos tribunais".

"Assim, a OA exige a prorrogação do período de férias judiciais do Natal até 09 de Janeiro de 2022 - evitando assim a aglomeração de pessoas nos tribunais no período que se antecipa ser o mais crítico da pandemia - e também a reativação do regime de escalas presenciais organizadas nos tribunais para fazer face às diligências urgentes (que vigorou até Abril de 2021) voltando os advogados a serem chamados por contacto telefónico para essas escalas, evitando assim a sua aglomeração nos tribunais, em espaços exíguos enquanto aguardam a realização de diligências", lê-se no comunicado.

Os advogados querem ainda ver estas medidas tomadas "com caráter de urgência", considerando-as "essenciais" para proteção destes profissionais, mas também outros funcionários dos tribunais e cidadãos.

19h01 - Ómicron. Biden diz que "não há motivo para pânico" com nova variante

O Presidente norte-americano anunciou que a Casa Branca já está a trabalhar com as farmacêuticas Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson para desenvolver uma vacina contra a variante Ómicron, caso seja necessário.

Joe Biden dirigiu-se esta segunda-feira ao país pedindo às pessoas que não entrem em pânico. A comunicação aconteceu no dia em que os Estados Unidos fecharam as fronteiras a 8 países do sul de África.

18h55 - Israel está a investigar 15 casos potenciais da variante Ómicron no país.

18h48 - Canadá já tem três casos da variante Ómicron

O Quebec descobriu o primeiro caso da variante Ómicron, revelou o ministro da Saúde da província canadiana, o que eleva para três o número total de casos da variante no Canadá.

O ministro da Saúde do Quebeque, Christian Dubé, disse também que 115 viajantes oriundos de países afetados pela nova variante, principalmente a África do Sul, foram chamados a fazer novos testes.

18h45 - Variante Ómicron. OMS pede a países que aumentem estado de prontidão

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou aos seus estados-membros ações prioritárias que aumentem o nível de prontidão na resposta à nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, como alertas precoces e planos de mitigação nos sistemas de saúde.

Num comunicado hoje divulgado, a OMS pede que os países garantam que têm ao dispor sistemas de alerta precoce e planos de mitigação que mantenham os serviços de saúde essenciais a funcionar por forma a responder a potenciais surtos.

Pede ainda aos Estados que comuniquem regularmente informação científica sobre a Ómicron e outras variantes em circulação do coronavírus.

A OMS alerta que "o risco geral associado à Ómicron é considerado muito alto por um conjunto de razões", entre as quais o facto de o risco global associado à covid-19 se manter de forma genericamente muito elevado e os "preocupantes", ainda que preliminares, dados científicos apontarem para que a variante escape à imunidade já atingida e tenha um nível de transmissibilidade mais elevado.

Estas condições podem "conduzir a surtos futuros com consequências severas", refere a OMS, ainda que ressalve que esta avaliação científica ainda se reveste de "considerável incerteza" e que a informação vai continuar a ser atualizada.

18h21 - França com maior salto em hospitalizações desde a primavera

A França registou o maior salto nas admissões hospitalares (de 470 para 9.860) relacionadas com covid desde a primavera. O número de doentes em cuidados intensivos aumentou de 117 para 1.749, o maior aumento desde Março-Abril.

O ministro francês da Saúde anunciou na semana passada que o país havia entrado na quinta vaga da pandemia. França está a registar uma média de 30.000 novos casos por dia.

17h54 - Associação de Discotecas manifesta preocupação com testagem

A Associação de Discotecas Nacional (ADN) manifestou-se preocupada com a falta de capacidade de testagem à covid, uma vez que, a partir de quarta-feira, é obrigatório teste negativo para entrar nos estabelecimentos de diversão noturna.

"Já temos informação de haver falta de testes em algumas regiões do país, nomeadamente na área de Lisboa de já não ser possível marcação de testes para os próximos dias", afirmou à Lusa o presidente da ADN, José Gouveia.

Na apresentação das medidas de controlo da pandemia, o primeiro-ministro, António Costa, essa obrigatoriedade a partir de 1 de dezembro de apresentar teste negativo par entrar nos espaços de diversão noturna, mesmo para vacinados.

"Não acreditamos que irá haver capacidade de testagem, principalmente nesta primeira semana onde temos uma véspera de feriado e um fim de semana e, além disso, temos um dérbi entre Benfica e Sporting (sexta-feira, 3 de dezembro). Se toda a gente que for ao estádio for testada, estamos a falar de 60 mil testes só para esta situação", apontou o representante das discotecas.

José Gouveia receia as desistências do potenciais clientes por o teste ser um custo acrescido: "Não só [pode não haver] capacidade [de testagem] como as pessoas desistam de ir às discotecas em função de tudo aquilo que têm que fazer para chegar lá, toda a burocracia".

Sobre a obrigatoriedade do uso de máscara no interior dos estabelecimentos de diversão noturna, o representante das discotecas considera que "a palavra-chave, neste momento, é adaptação e é perceber se as pessoas se adaptam".

17h49 - Comunidade madeirense na África do Sul "serena" e "expectante"

A comunidade madeirense na África do Sul está "serena" e "expectante" depois da suspensão dos voos para a Europa, indicou a direção regional das Comunidades e Cooperação Externa da Madeira.

"Madeirenses na África do Sul serenos, mas expectantes".

Os voos da África do Sul para a Europa foram suspensos depois do "alerta" para a nova variante Ómicron detetado naquele país. Um responsável da direção regional acrescenta que "os portugueses, para chegarem a Portugal, têm de voar em outras companhias aéreas europeias, que neste momento suspenderam os voos. Esse foi o grande impacto" desta medida.

17h31 - G7 exige ação urgente contra o Ómicron

A variante Ómicron do coronavírus causador da covid-19, "altamente transmissível", exige uma "ação urgente", advertiram hoje os ministros da Saúde dos países do G7 no final de uma reunião de emergência convocada por Londres.

"A comunidade internacional enfrenta a ameaça de uma nova variante altamente contagiosa da covid-19, que requer uma ação urgente", consideraram os ministros, num comunicado conjunto divulgado após a reunião.

"Os ministros saudaram o trabalho exemplar da África do Sul, que conseguiu detetar a variante e alertar os outros" países, acrescentaram os governantes do G7 (grupo dos países mais industrializados do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido), lamentando as restrições de que o país foi alvo por todo o mundo.

Os países do G7 "também reconheceram a pertinência estratégica de assegurar o acesso às vacinas", "preparando" os países para receberem carregamentos de doses, fornecendo-lhes "assistência operacional, dando seguimento aos seus compromissos em matéria de doações e combatendo a desinformação sobre as vacinas, bem como apoiando a investigação e o desenvolvimento".

Os Estados do G7 comprometeram-se ainda "a continuar a trabalhar em estreita colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os parceiros internacionais para partilhar a informação e vigiar a Ómicron".

17h29 - Detetado em Espanha primeiro caso da Ómicron, União Europeia e Espaço Económico Europeu sobem para 34

O Hospital Gregorio Maranón de Madrid detetou hoje, num viajante da África do Sul, o primeiro caso em Espanha de coronavírus com a variante Ómicron.

De acordo com a informação publicada na rede social Twitter pelo serviço de microbiologia do hospital, o viajante proveniente da África do Sul foi infetado com o novo coronavírus, encontrando-se bem.

"Foi hoje confirmado pela sequenciação. Conseguimos realizar um procedimento ultrarrápido que nos permite ter o resultado no mesmo dia. O doente está a passar bem", assegura o hospital, que identificou o paciente como um viajante da África do Sul, com 51 anos, que regressou a Espanha a 28 de novembro com sintomas ligeiros.

Um total de 34 casos da variante Ómicron foram até agora detetados na União Europeia e Espaço Económico Europeu (UE/EEE).

17h21 - Brasil anuncia compra de 100 milhões de doses de vacinas da Pfizer em 2022

O Governo do Brasil assinou hoje um novo contrato com a Pfizer para a aquisição, em 2022, de 100 milhões de doses de vacina contra a covid-19, com possibilidade de aumentar a quantidade em mais 50 milhões de doses.

O ministro brasileiro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou o acordo em Salvador da Baía, onde lembrou que o país já contratou 500 milhões de doses em 2021, das quais restam 120 milhões que serão incluídas nos 'stocks' de 2022.

Durante a assinatura do contrato, a presidente da Pfizer Brasil, Marta Díez, sublinhou que o contrato inclui ainda a possibilidade de fornecimento de versões modificadas das vacinas contra novas estirpes.

16h57 - Suécia assinala primeiro caso Ómicron no país

Um caso da variante Ómicron foi detetado na Suécia, informou esta segunda-feira a Agência de Saúde Pública do país. O caso foi detetado num teste feito há pouco mais de uma semana por uma pessoa que tinha viajado desde a África do Sul.

16h36 - Ómicron adia Fórum Africano de Investimento

O Fórum Africano de Investimento estava planeado para esta semana em Abidjan, capital económica da Costa do Marfim, mas acaba de ser adiado devido ao aparecimento da nova variante.

"Com muita pena, temos de dizer que vamos adiar o Fórum Africano de Investimento, que deveria acontecer de 1 a 3 de dezembro", anunciou o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, numa conferência de imprensa em Abidjan. "Estaremos de volta quando a nuvem passar".

16h31 - Guterres preocupado com isolamento da África Austral

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, mostrou-se "muito preocupado" pelo isolamento da África Austral após a descoberta da variante Ómicron na região.

"O povo africano não pode ser responsabilizado pelo nível imoralmente baixo das vacinas disponíveis em África, e não deve ser penalizado por ter identificado e partilhado as informações científicas e sanitárias essenciais com o mundo", disse Guterres, citado num comunicado pela agência France Presse.

Em causa está a proibição a viajantes oriundos da África Austral determinada por vários países para conter a propagação da nova variante.

16h25 - Enfermeiros exigem contratações para centros de saúde de Portalegre

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) exige a contratação de profissionais para reforçar os centros de saúde do distrito de Portalegre, alertando que pode estar comprometida a atividade assistencial não-covid.

"Ou há contratação de mais enfermeiros para reforçar os centros de saúde ou aqueles que existem não vão conseguir assegurar" atividades assistência "covid e não-covid", afirmou Celso Silva, da Direção Regional do Alentejo do SEP, em declarações à Lusa.

O dirigente sindical falava a propósito de uma carta enviada ao conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) a alertar para "o comprometimento da atividade assistencial não covid-19 nos centros de saúde do distrito".

O sindicato argumenta que os enfermeiros, além da atividade assistencial não-covid, estão a assegurar o agendamento de utentes para vacinar contra o novo coronavírus e o funcionamento dos centros de vacinação em regime de 'drive-through' (teste sem sair do automóvel).

Para os enfermeiros, "não é possível continuar a trabalhar desta forma. São poucos para tanta solicitação e estão exaustos, com prejuízo de uma prestação de cuidados de qualidade e em segurança", sublinhou o SEP.

16h09 - Isaltino Morais internado nos cuidados intermédios

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, encontra-se internado numa unidade hospitalar de cuidados intermédios para realizar exames médicos, depois de no sábado ter testado positivo à covid-19, divulgou hoje a autarquia.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Oeiras adianta - citando o relatório do médico do autarca - que o estado de saúde de Isaltino Morais "é estável".

"Todas as pessoas com quem manteve contactos próximos nos últimos dias foram devidamente avisadas", refere a nota.

A Câmara Municipal de Oeiras já tinha publicado no domingo uma nota informativa, na página do município no Facebook, a dar conta que o autarca de 71 anos tinha testado positivo à covid-19 e que estava a "ser acompanhado pelos serviços de saúde" a partir de casa.

16h05 - Presidente chinês promete mil milhões de doses de vacinas para África

Xi Jinping prometeu hoje a entrega de mil milhões de doses de vacinas anti-covid a África, como doação e através de apoios à produção local.

"No âmbito da luta contra o Covid, a China fornecerá a África mais mil milhões de doses de vacinas, incluindo 600 milhões sob a forma de doações e 400 milhões sob outras formas, como a criação de unidades de produção de vacinas", avançou o presidente chinês num discurso transmitido no Fórum de Cooperação China-África (Focac) a decorrer nos arredores da capital senegalesa.

"Temos de dar prioridade à proteção da população e colmatar a lacuna de vacinação", apelou Xi Jinping.

A conferência da Focac surge numa altura em que os países africanos procuram reanimar as suas economias, duramente atingidas pela pandemia. A China assume aqui um papel fundamental, sendo o maior parceiro comercial do continente, consideram os organizadores.

15h57 - Passageiros dos Açores e Madeira com destino ao continente dispensados de teste negativo

Os passageiros provenientes dos Açores e da Madeira com destino ao continente português estão dispensados de apresentar teste negativo à covid-19 para embarcar a partir de quarta-feira, esclareceu à Lusa fonte da Presidência do Conselho de Ministros.

Na quinta-feira passada, no anúncio das novas medidas definidas em Conselho de Ministros, o chefe do executivo, António Costa, referiu que, a partir de 1 de dezembro, "os testes passam a ser obrigatórios para qualquer entrada em território nacional, seja qual for o ponto de origem e seja qual for a nacionalidade do passageiro".

Posteriormente, o Governo divulgou o comunicado com as decisões da reunião, especificando que a exigência do teste negativo é relativa a "todos os voos com destino a Portugal continental", o que excluiria as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

15h49 - Presidente da África do Sul apela ao levantamento de restrições de deslocação

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, apela ao levantamento das restrições impostas por vários países devido à variante Omicron do novo coronavírus. Ramaphosa lembrou que os países que fecharam as fronteiras são os que deveriam apoiar o processo de vacinação em África.


15h43 - África do Sul. Variante Ómicron resulta em casos com sintomas ligeiros

Médicos sul-africanos afirmam que o rápido aumento de casos de covid-19 atribuídos aos novos casos da variante Ómicron está a resultar, na sua maioria, em sintomas ligeiros.

Unben Pillay, clínico geral da província de Gauteng, onde 81% dos novos casos foram relatados, diz ter visto um aumento acentuado de novos casos de covid-19 nos últimos 10 dias. Até agora, acrescentou, os casos têm sido muito ligeiros, com pacientes com sintomas de gripe, tosse seca, febre, suores noturnos, muitas dores no corpo. Ele disse também que a maioria tem sido tratada em casa.

Segundo este médico, os vacinados estão a reagir muito melhor do que os não vacinados.

15h27 - Trinta e três casos da variante Ómicron na Europa

Um total de 33 casos da variante Ómicron do SARS-CoV-2 foram até agora detetados na União Europeia e Espaço Económico Europeu (UE/EEE), segundo dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

Além de Portugal, a nova variante foi detetada na Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Itália e Holanda, adianta o ECDC, explicando que "todos os casos confirmados têm um historial de viagens para países africanos, tendo alguns efetuado voos de ligação para outros destinos entre África e a Europa".

"Todos os casos para os quais existe informação disponível sobre gravidade foram assintomáticos ou ligeiros", assinala a agência. "Não há situações graves nem mortes entre estes casos".

14h53 - EUA apostam no reforço da vacinação

Anthony Fauci, conselheiro principal nos EUA para questões relacionadas com a Covid-19, adiantou esta segunda-feira que o país irá apostar em vacinar e reforçar a inoculação dos norte-americanos, em alternativa à reintrodução de restrições.

Em entrevista à ABC esta segunda-feira, o perito adiantou que ainda não há casos da nova variante registados nos Estados Unidos, mas que tal será "inevitável" e uma questão de tempo.

14h21 - Mais 13 óbitos e 1.635 casos confirmados em Portugal

Nas últimas 24 horas registaram-se mais 13 mortes e 1.635 casos de Covid-19 em Portugal. Houve ainda registo de mais 971 casos recuperados e um aumento significativo dos internamentos: há mais 45 pessoas internadas com Covid-19 e mais sete doentes deram entrada nos cuidados intensivos.

De acordo com o novo boletim da DGS, Portugal volta a ultrapassar as oito centenas de internados com Covid-19 (809 no total, 111 em unidades de cuidados intensivos).

A nível da distribuição geográfica, a região de Lisboa e Vale do Tejo é a que regista maior número de óbitos (4), seguida da Madeira (3), região Centro (2), Algarve (2), região Norte (1) e Açores (1). O Alentejo é a única região do país a não registar qualquer óbito.

A região Norte é a que contabiliza o maior número de novas infeções (575). Seguem-se Lisboa e Vale do Tejo (490), região Centro (284), Algarve (156), Madeira (73), Alentejo (37) e Açores (20).

Na atualização da incidência, houve um aumento muito significativo: a nível nacional há agora 325,9 casos por cada 100 mil habitantes (era de 279,8 na sexta-feira) e 327,5 casos por cada 100 mil habitantes em Portugal Continental (280,2 na sexta-feira).

Já o R(t), ou índice de transmissibilidade, desce ligeiramente: é agora de 1,17 em todo o território nacional e 1,18 no continente (era de 1,19 e 1,20 na sexta-feira, respetivamente).

14h07 - Polónia anuncia novas restrições

O Governo polaco anunciou esta segunda-feira a imposição de novas restrições a adotar entre os dias 1 e 17 de dezembro. Restaurantes, cinemas e outros locais ficam reduzidos a uma lotação de 50 por cento. Os casamentos ficam com limitação de uma centena de pessoas quando há não vacinados.

Será ainda imposta uma quarentena de 14 dias a todos os que cheguem de países fora do Espaço Schengen.

13h54 - "Dezenas e dezenas" de casos em investigação em Portugal

Em entrevista ao Jornal da Tarde, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, revelou que há dezenas de casos em investigação de eventuais infeções com a nova variante do SARS-CoV-2.

13h37 - Alcoentre. Estabelecimento prisional com 31 infetados

Em resposta à RTP, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais confirma que há 31 casos positivos no Estabelecimento Prisional de Alcoentre. Todos os reclusos foram testados a 25 de novembro após ter sido detetado um caso positivo. Nove dos casos foram detetados neste último fim de semana.

Destes casos positivos, 10 já estão no Hospital Prisional de São João de Deus e 12 na unidade de Covid do Estabelecimento Prisional do Porto. Os restantes, identificados nos últimos dias, "estão a ser encaminhados para unidades de Covid existentes no Hospital Prisional de São João de Deus e no Estabelecimento Prisional do Porto.

12h39 - Açores com mais 19 casos nas últimas 24 horas

A Autoridade Regional de Saúde dos Açores diagnosticou 19 novos casos de Covid-19, 12 na ilha Terceira e sete em São Miguel.

12h32 - República Checa confirma primeiro caso da nova variante

Na República Checa, um hospital na cidade de Liberec confirmou esta segunda-feira o primeiro caso da variante Ómicron, avança a BBC.

Trata-se de uma mulher de nacionalidade checa que viajou recentemente da Namíbia passando pela África do Sul e Dubai. 

A cidadã checa, agora em isolamento, tem a vacinação completa e apresenta sintomas ligeiros.

12h24 - Mais 4.760 mortes e 382.619 novas infeções no mundo

O balanço diário da agência France Presse dá conta de 4.760 mortes e 382.619 novas infeções por Covid-19 no último domingo. Mais de 260.817.750 pessoas foram infetadas e pelo menos 5.197.718 morreram em dois anos de pandemia.

Os países que registaram maior número de mortes no domingo foram a Rússia (1.209), Ucrânia (297) e Índia (236).

12h14 - Polónia prepara-se para anunciar novas restrições

A Polónia vai anunciar novas restrições ainda esta segunda-feira para proteger o país contra a variante Omicron, disse o primeiro-ministro.

“Vamos apresentar algumas restrições adicionais para nos protegermos melhor”, afirmoou Mateusz Morawiecki em conferência de imprensa.

11h28 - Ómicron. DGS avança com "protocolo reforçado" de testagem e isolamento

A diretora-geral da Saúde adiantou que os doentes que testaram positivo e estão infetados com a nova variante "estão a evoluir bem". Estão com "doença ligeira" e alguns estão assintomáticos.

"Vamos intensificar ainda mais a vigilância epidemiológica dos contactos", adiantou Graça Freitas, frisando que cada um dos infetados teve contactos no âmbito desportivo mas também no âmbito familiar e social.

Os contactos serão verificados independentemente da "intensidade do contacto" ou do estado vacinal, tendo em conta o "grau de incerteza" em relação à Ómicron. "Quando temos incerteza temos de ter precaução", vinca.

"Neste momento ainda estamos perante uma variante muito desconhecida" reconhece a diretora-geral da Saúde.

Todos os que ficaram isolados na sequência destes casos vão ser testados ao 5º e ao 10º dia. Trata-se de "um protocolo reforçado", refere Graça Freitas.

Na primeira avaliação dos contactos foram testadas "mais de 40 pessoas", mas o leque de pessoas a isolar e testar deverá ser alargado, apenas por princípio de precaução em saúde pública.

Graça Freitas confirma ainda que também os jogadores do Benfica vão ser testados por precaução, mas que os clubes têm planos de contingência e que "compete ao desporto fazer a avaliação dos jogadores".

11h25 - Belenenses SAD. Toda a equipa e familiares em isolamento

Para além dos jogadores, direção e equipa técnica, todos os familiares de elementos da Belenenses SAD vão ficar em isolamento.


11h17 - Presidente da África do Sul pede levantamento de medidas "discriminatórias"

O Presidente sul-africano diz que a comunidade internacional se precipitou nas restrições impostas a vários países da África Austral na sequência da nova variante e pede o levantamento das medidas.

Cyril Ramaphosa alega que não existe base científica que justifique a suspensão de voos originários daquela região e considera que as restrições são “injustamente discriminatórias”, além de “ineficazes na prevenção" da propagação da nova variante.

11h08 - Casos na Escócia e COP26

Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia, disse esta segunda-feira que é improvável que os seis casos da nova variante identificados no país estejam relacionados com a conferência do clima que aconteceu no início do mês, em Glasgow.

A governante admite, no entanto, que é possível. "Não temos informações neste momento que algum desses casos esteja relacionado com a COP. Se considerarmos a linha do tempo da COP, não é impossível, mas talvez também não seja provável que haja ligação à COP", refere a primeira-ministra escocesa. 

10h56 - Ainda não há sinais de transmissão da Ómicron na Escócia

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, adiantou esta segunda-feira que ainda não há evidências de transmissão comunitária da variante Ómicron.

Hoje foram confirmados seis casos no país, alguns dos quais não estão relacionados com viagens internacionais.

10h14 - DGS descarta responsabilidades no caso do jogo entre Benfica e Belenenses SAD

Graças Freitas considera que não compete à Direção Geral da Saúde determinar se o jogo Benfica com o Belenenses SAD deveria ou não ter sido realizado. Esta é uma competência que cabe às autoridades desportivas, refere a diretora-geral da Saúde em entrevista à TSF.
"À saúde cabe identificar casos e isolá-los", sublinha a responsável, adiantando que o resto das competências são do âmbito desportivo.

Graça Freitas adiantou ainda que a DGS está atenta aos casos da nova variante em Portugal com a identificação dos contactos e testagem dos mesmos.

"Essas pessoas vão ser submetidas a um plano de testagem muito rigoroso" de forma a quebrar cadeias de transmissão e diminuir a probabilidade de propagação do vírus, acrescentou ainda a responsável.

Nesta entrevista, a diretora-geral da Saúde adiantou ainda que os 13 casos da Ómicron identificados em Portugal não são exclusivamente em jogadores da Belenenses SAD. Há também casos no "staff" da equipa.

9h47 - Mais informações sobre casos da Ómicon identificados em Portugal

A RTP apurou que os 44 jogadores do Belenenses SAD estão em isolamento em casa. Cafú Phete foi o jogador que viajou recentemente para a África do Sul.

Outro jogador do Belenenses SAD, Yaya Sithole, já fez um teste PCR negativo, mas continua retido na África do Sul.

Hoje todos os jogadores da equipa serão testados, assim como todos os elementos da direção e equipa técnica.

No sábado, nove jogadores do Belenenses SAD entraram em campo para defrontar o Benfica, num jogo da I Liga que causou grande polémica.

9h32 - Perito sul-africano defende eficácia das vacinas contra nova variante

Em conferência de imprensa, o infecciologista sul-africano Salim Abdool Karim considerou esta segunda-feira que ainda é cedo para dizer se a Ómicron provoca sintomas mais graves do que as variantes anteriores.

O perito sul-aficano considerou ainda que as vacinas contra a Covid-19 deverão ser eficazes contra a variante recentemente identificada. Salim Abdool Karim confia nas inoculações atualmente disponíveis para a prevenção de doença grave e hospitalizações.

9h14 - Vacinação nos países africanos: 90% da população ainda não recebeu a primeira dose

A variante Ómicron foi identificada pela primeira vez na África do Sul na semana passada. O continente africano é, de longe, o que tem menor cobertura de vacinação em todo o mundo, com apenas 6,6 por cento da população com esquema de vacinação completo.

De acordo com o site Our World in Data, apenas 10,57 por cento da população já recebeu pelo menos uma dose de vacina anti-covid-19.

Há 90 por cento da população do continente africano que não recebeu sequer a primeira dose.

Apenas seis países do continente - Seicheles, Maurícias, Marrocos, Cabo Verde, Tunísia e Ruanda - atingiram o objetivo de vacinar 40 por cento da população até ao fim do ano.

Em entrevista à agência Lusa na passada quinta-feira, o diretor do Centro de Controlo e Prevenção e Doenças da União Africana, John Nkengasong, sublinhava que a posição da organização "devia ser de senso comum".

"Como continente precisamos de chegar a 70 por cento de imunização total. Hoje estamos em 6,6 por cento", denunciava o responsável.

A desigualdade nos níveis de vacinação contra a Covid-19 entre países e continentes tem sido amplamente criticada pela Organização Mundial de Saúde.

9h00 - Austrália revê planos de reabertura

O Governo australiano anunciou que vai rever os planos de reabertura de fronteiras, a 1 de dezembro, para trabalhadores e estudantes estrangeiros. A decisão surge depois de terem sido identificados os primeiros casos da variante Ómicron no país.

Scott Morrison, primeiro-ministro australiano, adiantou que haverá ainda hoje uma reunião de um painel de segurança nacional, mas considera que é cedo para reestabelecer a quarentena obrigatória em hotel para todos os viajantes que cheguem ao país.

8h50 - Japão fecha fronteiras

O Japão anunciou esta segunda-feira que vai fechar as fronteiras a cidadãos estrangeiros a partir de terça-feira, confirmou o primeiro-ministro Fumio Kishida.

"Estas são medidas temporárias e excecionais que estamos a adotar por uma questão de segurança, até que haja informações mais claras sobre a variante do Ómicron", esclareceu.

8h41 - Risco global é "muito elevado", avisa a OMS

A variante Ómicron do SARS-CoV-2, detetada inicialmente na África do Sul, está a alastrar a nível global apresentando um risco "muito elevado". Os surtos poderão ter "consequências graves" em algumas zonas, alerta a Organização Mundial da Saúde.

8h24 - Seis casos da variante Ómicron identificados na Escócia

O Governo da Escócia confirmou esta segunda-feira seis casos da nova variante.

8h19 - Identificados 13 casos da variante Ómicron em Portugal

O Instituto Ricardo Jorge identificou 13 casos da variante Ómicron entre futebolistas da Belenenses SAD.

“Os ensaios preliminares efetuados no INSA sugerem, fortemente, que todos os 13 casos associados aos jogadores da Belenenses SAD estejam relacionados com a variante de preocupação Ómicron”, refere uma nota do Instituto.


Nova variante dissemina-se

Na quinta-feira, o ministro da Saúde da África do Sul anunciava que tinha sido detetada uma nova variante, a B.1.1.529. A variante soou os alarmes devido ao número “extremamente alto” de mutações que apresenta, o que pode ajudar o vírus a escapar à imunidade.

Apenas foi preciso um dia para ser detetado o primeiro caso na Europa e, desde aí, a nova variante tem vindo a espalhar-se rapidamente por todo o mundo, o que levou vários países a adotarem novas medidas de restrição.

Em Portugal, Os voos de e para Moçambique estão suspensos. A medida está em vigor desde a meia-noite.


Abrange não só os voos de e para Moçambique mas também aqueles que ligam Portugal à África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbabué.

Estas restrições surgem depois de a União Europeia se ter mostrado preocupada com a nova variante Ómicron e ter proposto a suspensão de voos.