Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto
Reportagem
|

Covid-19. A situação do novo coronavírus no país e no mundo ao minuto

por RTP

Miguel Figueiredo Lopes - Lusa

A Assembleia da República aprovou o decreto que estabelece o estado de emergência, submetido por Marcelo Rebelo de Sousa com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19. Em Portugal estão confirmados 642 casos de infeção e duas mortes. O surto já atingiu, a nível global, mais de 200 mil pessoas, das quais oito mil morreram.

Mais atualizações

Abrimos um novo artigo ao minuto onde pode acompanhar todos os desenvolvimentos.

23h35 - Farmácias em risco de encerramento

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, alertou hoje que as farmácias estão a ficar sem equipamentos de proteção, avisando que, se não forem contempladas com máscaras, algumas terão de fechar.

"Estamos numa situação muito difícil nas farmácias, a ficar sem máscaras, sem desinfetantes, sem luvas. Já há farmácias a vender pelos postigos" e a resposta que as autoridades têm dado a quem pede esses equipamentos é "peçam à Ordem dos Farmacêuticos", disse a responsável, que falava num debate que decorreu esta noite na sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa, sobre a Covid-19.

Já quase no final do debate, a bastonária deixou um aviso: "O Governo está a comprar materiais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e não se pode esquecer das farmácias. Temos de ter proteção. Quando as máscaras aparecerem, têm [as farmácias] que ser contempladas ou algumas podem fechar".

Ana Paula Martins disse que na quinta-feira deve sair a norma que garante que possam ser levantados medicamentos mesmo sem receita médica, nos casos, por exemplo, dos doentes crónicos que precisam de renovar a terapêutica.

A bastonária assumiu ainda que já há falhas em alguns medicamentos e defendeu que médicos, farmacêuticos e cidadãos "tem de compreender" que é necessário "proteger a cadeia do medicamento", indicando que há fábricas na Europa que estão "com dificuldade" em disponibilizar medicamentos, embora estes também sejam feitos na Ásia.

A responsável avisou que os portugueses terão de compreender quando nas farmácias lhes disserem que não lhes podem dispensar tudo aquilo que as famílias querem e que é preciso partilhar os medicamentos disponíveis.

23h30 - O que vai suceder a partir de agora?

Portugal vive o primeiro dia do Estado de Emergência.

O Presidente da República diz que é uma medida de exceção indispensável para vencer a guerra contra o novo coronavírus. O decreto limita muitos dos direitos consagrados, impõe restrições de circulação e reunião e permite a quarentena obrigatória.

Mesmo assim, o Chefe de Estado garante que não põe em causa os direitos fundamentais dos cidadãos.

No Linha Direta de hoje, vamos procurar esclarecer de que forma a vida os portugueses vai ficar condicionada nos próximos tempos.

O constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia vai estar em estúdio, para ajudar a responder às perguntas dos telespetadores.

Às 16h00 coloque as suas questões no especial COVID-19 - Linha Direta na RTP3. Para participar inscreva-se através do número 21 794 61 19 e depois é a RTP que liga para si.

23H11 - Envelope do BCE

O Banco Central Europeu desbloqueou um envelope orçado em 750 mil milhões de euros,  utilizar na compra de ativos, em resposta aos pedidos de ajuda devido à crise económica desencadeada pelo combate ao coronavírus.

O BCE irá usar todos os instrumentos de que dispõe para defender o euro, uma vez que o seu compromisso para com a moeda única "não tem limites", garantiu a presidente da organização, Christine Lagarde, depois de anunciar a compra de novas obrigações para combater as consequências financeiras do surto.

"Tempos extraordinários requerem ação extraordinária", tweetou Lagarde. "Não hé limites ao nosso compromisso para com o euro. Estamos determinados em usar todo o potencial dos nossos instrumentos, dentro do nosso mandato".

22H40 - Casos suspeitos disparam no Brasil

No Brasil há quatro mortos, todos em São Pualo, e 504 casos confirmados. Casos suspeitos aumentaram 300 por cento.

O presidente do Senado, testou positivo para o coronavírus. A cidade de São Paulo decretou o encerramento ao público da maioria dos estabelecimentos comerciais a partir de sexta-feira e até 5 de abril.

21h50 – Presidente do CDS-PP faz declaração sobre o estado de emergência

“O Presidente da República, com o apoio do CDS, decretou hoje o Estado de Emergência. Este é um momento excepcional e inédito, que nos convoca a todos enquanto povo e enquanto Nação, e que exige de cada um de nós, mas dos partidos em especial, união, responsabilidade e coragem”, lê-se na mensagem escrita por Francisco Rodrigues dos Santos.

“Nós, os políticos, temos de ser os primeiros a dar o exemplo e a oferecer esse testemunho de unidade nacional. Este não é o tempo para sectarismos políticos”.

“Quero, por isso, transmitir ao Primeiro-Ministro António Costa, que não está só. O Governo de Portugal contará com o empenho intenso do CDS para vencer esta pandemia. O CDS apoiará, sem hesitações, todas as medidas que salvaguardem o interesse nacional, que protejam as pessoas e a economia, por mais difíceis que sejam”, refere o comunicado do partido.

“A nossa prioridade são as pessoas, a sua saúde e a sua vida, e protegê-las exige que façamos tudo o que está ao nosso alcance. Haverá tempo para avaliar as responsabilidades na gestão política desta crise”, acrescenta o CDS-PP.


21h33 – Casos no Egipto sobem para 210. O surto já fez seis mortos nesse país.


21h16 – Trabalhadores isolados em escola de Faro

Seis trabalhadores asiáticos contaminados com o novo coronavírus estão a receber tratamento no Hospital de Faro. Fazem parte de um grupo de mais 61 que continua em quarentena numa escola da cidade. Com falta de condições.


21h14 – China garante já ter testado com sucesso vacina contra o novo coronavírus

Dezenas de laboratórios em todo o mundo estão na corrida. A vacina só deverá estar disponível dentro de um ano.

21h13 – Governo francês decretou estado de emergência sanitária

Com esta declaração as autoridades francesas podem aplicar medidas ainda mais restritivas à circulação de pessoas e proceder à nacionalização de empresas. Reportagem da correspondente da RTP Rosário Salgueiro.


21h12 – AR aprova suspensão de despejos e de denúncias de contratos de arrendamento

O Parlamento aprovou hoje uma proposta do BE para suspender ações de despejo devido à pandemia da Covid-19 e uma do PCP para impedir denúncias de contratos de arrendamento de casas.


21h09 – Espanha com milhares de novos casos em 24 horas

Em Espanha, em 24 horas surgiram 2.500 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Há agora cerca de 14 mil infetados e mais de 600 mortes. Cerca de 90 pessoas já foram detidas por não cumprirem as regras do estado de emergência. Reportagem da correspondente em Espanha, Daniela Santiago.


21h04 – BPI disponibiliza crédito a empresas e isenta algumas comissões a comerciantes

Estas medidas destinam-se a "apoiar as empresas cuja atividade se encontra afetada pelos efeitos económicos resultantes do surto de Covid-19", disse o banco em comunicado, considerando que permitirão reduzir a pressão sobre a tesouraria face a uma pandemia com um "impacto excecional" negativo no volume de negócios.

Segundo o banco, será disponibilizada uma linha de crédito no valor de 200 milhões de euros, com prazo de vigência até maio de 2020, dos quais 160 milhões de euros para “fundo de maneio” e 40 milhões de euros para "plafond de tesouraria".

Todas as empresas são elegíveis, qualquer que seja a dimensão, e o montante máximo por empresa será de 1,5 milhões de euros.

O banco eliminou ainda a comissão mínima cobrada aos comerciantes nos Terminais de Pagamento Automático (TPA) para "facilitar a aceitação de pagamentos de baixo montante" com cartão, reduzindo o uso de notas e moedas.


20h56 – Alemanha alarga as restrições de entrada no país a voos vindos de Itália, Espanha, Áustria, França, Luxemburgo, Dinamarca e Suíça.


20h52 – Câmara de Ovar acusa Governo dar ordens contraditórias

A Câmara de Ovar acusa o Governo de dar ordens contraditórias. Ontem foi decretado o estado de calamidade no concelho mas há fábricas que continuam a funcionar. As estradas para Ovar estão todas bloqueadas.


20h51 – Governo acusado de esquecimento de alguns setores da economia

Agricultura, comércio e serviços acusam o Governo de se ter esquecido destes setores nas medidas que anunciou para ajudar na crise provocada pelo coronavírus. A Confederação do Comércio e Serviços avisa que sem apoios vão começar os encerramentos de empresas e aumentar os despedimentos.


20h50 – Governo reforçou o pacote de apoio às empresas

O total dos incentivos é, para já, de 9200 milhões de euros. Um terço deste valor, 3 mil milhões, vai para crédito aos setores mais afetados: turismo, restauração, têxtil, vestuário e calçado. E vai fornecer apoio de liquidez à tesouraria das empresas.

Outra medida anunciada vai permitir flexibilizar os pagamentos dos empresários, quer ao fisco quer à Segurança Social. Pagamentos que podem ser feitos, por exemplo, em prestações.

Por fim, o Governo quer incentivar o pagamento com cartões, para evitar o uso de notas e moedas.

São medidas para os próximos três meses.


20h43 – Passageiros em trânsito nos Açores obrigados a desembarcar em Ponta Delgada

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores deu hoje indicações a várias entidades no aeroporto de Ponta Delgada para assegurar que os passageiros em trânsito para outra ilha fazem quarentena em São Miguel.

"Qualquer passageiro que desembarque no aeroporto de Ponta Delgada, mas que tenha o seu encaminhamento para uma viagem inter-ilhas, não passa pelo interior do aeroporto. Terá de desembarcar e passar pela delegação de saúde de Ponta Delgada", afirmou o responsável pela Autoridade de Saúde Regional dos Açores, Tiago Lopes, numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo.


20h42 – Metropolitano de Lisboa abre canais de validação de bilhetes e passes

O Metropolitano de Lisboa abriu os canais de validação em toda a rede para aumentar a facilidade de deslocação e uma menor necessidade de intervenção dos trabalhadores, com "o consequente distanciamento social pretendido", devido ao surto de Covid-19.

Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa refere que, com a abertura dos canais de validação, pretende-se criar "as condições necessárias para garantir o aumento da facilidade de deslocação" dos passageiros, "evitando o contacto de títulos e de passes nos validadores que, apesar das medidas já implementadas de reforço de limpeza, poderão sempre ser pontos de contágio e potenciais transmissores da Covid-19".


20h38 – Dona da Zara e Massimo Dutti fechou as 335 lojas que tem em Portugal.


20h33 – EasyJet avança com plano de voos de resgate

A companhia aérea EasyJet está a implantar um plano de voos de resgate para os passageiros alvo de cancelamento de viagens devido à pandemia Covid-19, foi hoje anunciado.

"Gostaríamos de garantir aos nossos clientes que, quando cancelamos voos, especialmente em casos como estes, alheios à nossa vontade, assumimos o compromisso de levar os nossos clientes para casa o mais rápido possível e, para isso estamos a implementar um plano de voos de resgate", indicou, em comunicado, a companhia aérea.

A easyJet garantiu estar a "trabalhar arduamente" para providenciar este plano de voos de repatriação, que será publicado no site da empresa.


20h31 – Governo lança site com informação da resposta de Portugal à pandemia

O Governo lançou hoje um site na Internet com o objetivo de juntar numa plataforma única "todas as informações relevantes" sobre as medidas de prevenção e contenção do novo coronavírus e está disponível no endereço https://covid19estamoson.gov.pt/ .

"Este site pretende ser um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pelo COVID-19, dando-lhes a conhecer todos os apoios disponibilizados, bem como a documentação necessária - nomeadamente os formulários que devem preencher - para a efetivação dos seus direitos", explica uma nota enviada pelo gabinete do primeiro-ministro.


20h29 – Câmara de Coimbra ativa plano municipal de emergência

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, ativou o plano municipal de emergência “perante a possibilidade de ser necessário garantir a mobilização rápida e eficaz de meios e recursos nas ações de proteção civil a desencadear face às ocorrências que se possam registar", anunciou a autarquia.


20h26 – 58 pessoas impedidas de entrar em Portugal no primeiro dia de controlo de fronteiras

O controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23h00 de segunda-feira em nove pontos de passagem autorizada, sendo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a entidade responsável pelo controlo nestes locais.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna refere que o SEF controlou, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, 5.788 pessoas nas primeiras 24 horas, 58 das quais foram impedidas de entrar em Portugal e uma foi detida por uso de autorização de residência falsa, no ponto de passagem autorizado de Vila Verde da Raia, em Chaves.

O MAI especifica que o objetivo deste controlo é "vedar as deslocações de cidadãos em turismo e lazer" entre Portugal e Espanha.


20h06 – Marcelo Rebelo de Sousa fala ao país

“Acabei de decretar o estado de emergência. Uma decisão excecional num tempo excecional. A pandemia do Covid-19 não é uma qualquer epidemia”, começou por dizer o Presidente da República.

“Está a ser e vai ser mais intensa. Vai durar mais tempo até desaparecerem os seus últimos efeitos. Está a ser e vai ser um teste nunca vivido ao nosso Serviço Nacional de Saúde e à sociedade portuguesa”, argumentou Marcelo Rebelo de Sousa. “Está a ser e vai ser um desafio enorme para a nossa maneira de viver e para a nossa economia”.

“Esta guerra – porque de uma verdadeira guerra se trata – dura há um mês. Começou depois dos vizinhos europeus, e também por isso pode demorar mais tempo a atingir os picos da sua expressão”.

“E o que fizemos nestes últimos 15 dias? Entendemos, e bem, que no nosso estado social era e é uma tarefa de todos, e não de cada um abandonado à sua sorte. Apostámos na contenção para tentar limitar o contágio, ganhar tempo para preparar a resposta e evitar uma concentração muito rápida da procura de cuidados de saúde”, continuou o Presidente, que elogiou o SNS e o comportamento “exemplar” dos portugueses.

Referindo-se aos países que apenas tomaram medidas mais drásticas depois de o surto se tornar incontrolável, Marcelo considerou que “devemos aprender com os outros e poupar etapas, mesmo se parecendo que pecamos por excesso e não por defeito”.

“O que foi aprovado não impõe ao Governo decisões concretas”, explicou o PR, referindo-se ao decreto hoje aprovado na Assembleia da República. “Dá-lhe uma mais vasta base de direito para as tomar”.

“Assim, permite que possam ser tomadas com rapidez e em patamares ajustados todas as medidas que venham a ser necessárias no futuro, nomeadamente na circulação interna e internacional, no domínio do trabalho, nas concentrações humanas com maior risco, no acesso a bens e serviços impostos pela crise, na garantia da normalidade na satisfação de necessidades básicas, nas tarefas da Proteção Civil”.

“Este é um estado de emergência confinado, que não atinge o fundamental dos direitos fundamentais”, frisou o Presidente.

Marcelo explicou ainda que este estado de emergência dura 15 dias, “no fim dos quais pode ser renovado, com a avaliação no terreno do estado da pandemia e da sua previsível evolução”.


20h00 – Três militares infetados, todos com "bom prognóstico"

Três militares estão infetados com o novo coronavírus, apresentando "bom prognóstico", um dos quais está internado no Hospital das forças Armadas, disse hoje à Lusa fonte do Ministério da Defesa Nacional.

O primeiro militar infetado pertence à Marinha e já teve alta hospitalar, mas mantém-se em isolamento social no domicílio, segundo o Ministério da Defesa Nacional.

O segundo é um militar do Exército que "está internado no Hospital das Forças Armadas" e o terceiro é um militar da Força Aérea que está em "isolamento social em casa", adiantou.


19h48 - Madeira com mas dois casos confirmados do novo coronavírus.

Trata-se de um cidadão holandês e de uma madeirense que esteve no Dubai. Aumenta assim para três o número de infetados na Madeira.


19h47- Três militares estão infetados com o novo coronavírus, apresentando "bom prognóstico", um dos quais está internado no Hospital das forças Armadas.


19h21 – Forças Armadas reforçam SNS com 2.300 camas no continente e regiões

As Forças Armadas disponibilizaram 2.300 camas para reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde em internamentos "não graves" e apoio aos profissionais, na resposta à pandemia de Covid-19, disse o Ministério da Defesa.

Segundo o Ministério da Defesa, poderá ser disponibilizado "um total de 2.300 camas em várias unidades militares da sua rede de saúde, no Continente e nas Regiões Autónomas". Destas, 2.000 podem reforçar a capacidade do SNS em "internamento de infetados não-graves e com evolução favorável" e as restantes 300 camas para apoiar os profissionais de saúde.

Em caso de necessidade, as Forças Armadas poderão disponibilizar algumas camas nos polos de Lisboa e Porto do Hospital das Forças Armadas para "internamento em enfermaria e cuidados intensivos.

Por outro lado, o Laboratório Militar intensificou a produção de gel desinfetante desde fevereiro, "respondendo assim às crescentes solicitações do SNS e das próprias instituições militares".


19h20 – OMS pede a África para se preparar para o pior

A Organização Mundial da Saúde pediu na quarta-feira a África que "acorde" para a ameaça do novo coronavírus, enfatizando que o continente deve preparar-se para o "pior".

"O melhor conselho para a África é preparar-se para o pior”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde.


19h18 – Azores Airlines reduz lotação dos aviões em 50%

"Reduzimos em 50% a lotação dos nossos aviões, o que se traduz num maior espaçamento entre passageiros, para que se mantenha a distância social recomendável, com a ocupação de 2+1 lugares por fila, alternadamente", diz a empresa.

Além disso, será proibido o transporte de bagagem de cabine, "ficando esta limitada a mala de computador e/ou a carteira de senhora", e o "serviço a bordo é também reduzido, limitando-se a serviço de água nos voos até três horas e entrega de embalagem de refeição fria em voos superiores" a esse período.

A empresa açoriana, que opera de e para fora dos Açores, anunciou também que "irá suspender os seus voos para Toronto, no Canadá, até 14 de abril de 2020", sendo a última rotação no dia 22 deste mês.


19h17 – Madeira anuncia dois novos casos positivos

As autoridades de saúde da Madeira anunciaram esta quarta-feira dois novos casos de Covid-19 na região, elevando para três o número de infetados pelo novo coronavírus no arquipélago.

"Temos dois casos com resultado preliminar positivo, conhecido no dia de hoje, e quatro casos aguardam resultado laboratorial", disse a vice-presidente do Instituto da Administração da Saúde (IASAÚDE) da Madeira, Bruna Gouveia.


19h16 – Turismo de Portugal lança linha de 60 ME para microempresas

O Turismo de Portugal lançou um conjunto de medidas para minimizar o impacto da redução da procura na atividade turística devido à Covid-19, incluindo uma linha de apoio financeiro de 60 milhões de euros para microempresas.

"Uma linha de apoio financeiro para microempresas, reforço das equipas de apoio às empresas, serviço de consultoria online e suspensão dos reembolsos no âmbito dos apoios concedidos pelo Turismo de Portugal com recurso a verbas próprias, são algumas das primeiras medidas de apoio ao setor que o Turismo de Portugal está a implementar para minimizar o impacto da redução temporária dos níveis de procura na atividade turística", indicou, em comunicado, a autoridade turística nacional.

A linha de apoio à tesouraria para microempresa do turismo tem uma dotação de 60 milhões de euros e dirige-se a empresas ou empresários em nome individual, com menos de 10 postos de trabalho e cujo volume de negócios anual ou balanço total anual não exceda os dois milhões de euros.


19h14 – Capitania da Figueira da Foz quer evitar aglomeração de surfistas na água

A autoridade marítima da Figueira da Foz pediu hoje aos surfistas para evitarem aglomerações na água, nomeadamente na praia do Cabedelo, seguindo as recomendações das autoridades face à pandemia de Covid-19, disse o comandante do porto local.

Ao início da tarde de hoje, de acordo com várias testemunhas no local, cerca de 15 surfistas estavam na água na praia do Cabedelo, junto ao molhe sul do porto da Figueira da Foz, situação que motivou críticas dos próprios praticantes da modalidade.


19h05 – Suspensa a circulação de e para Angola a partir das 00h00 de dia 20

Angola fecha as fronteiras aéreas, terrestres e marítimas à circulação de pessoas a partir das 00h00 de 20 de março por 15 dias, prorrogável por igual período, em função do comportamento da pandemia de Covid-19, segundo um decreto presidencial.

Os passageiros que desembarcarem nos aeroportos nacionais até às 00:00 do dia 20 de março terão de preencher no momento do desembarque um formulário ara o controlo sanitário obrigatório e ficar em casa por um período de 14 dias.

O decreto presidencial provisório, assinado por João Lourenço, foi lido hoje na televisão pública angolana, TPA, após uma intervenção do chefe do executivo angolano.


18h55 – África do Sul retém 1.720 pessoas a bordo de cruzeiro por suspeita de infeção

Mais de 1.700 pessoas estão retidas desde domingo num navio cruzeiro na Cidade do Cabo, África do Sul, por suspeita que alguns dos passageiros estejam infetados com Covid-19, disse hoje um porta-voz da empresa.

"Os passageiros já estão a bordo [do navio] há uma semana sem mostrar nenhum sintoma. Organizámos voos para que os nossos hóspedes possam voltar a casa rapidamente. No entanto, aguardamos autorização das autoridades locais", disse o porta-voz da empresa Aid Cruises, Hansjörg Kunze.

Segundo o porta-voz, citado pelo portal sul-africano Times Live, o motivo prende-se com o facto de seis dos passageiros estarem a ser submetidos a análises clínicas pelas autoridades de Saúde sul-africanas por medida de precaução.


18h53 – Wall Street vive dia negativo com Dow a perder 10% e S&P500 a forçar suspensão

O índice mais emblemático da praça bolsista nova-iorquina, o Dow Jones Industrial Average, está hoje a evoluir com perdas superiores a 10%, com os investidores alarmados com as consequências do novo coronavírus e as medidas restritivas de movimentos.

Às 13h00 horas locais (18h00 de Lisboa), a sessão bolsista chegou mesmo a estar interrompida durante 15 minutos, quando o índice alargado S&P500 caiu 7%.

Quedas deste índice superiores a 5% provocam a suspensão automática da sessão durante 15 minutos.

Esta foi a quarta vez em 10 dias que esta situação ocorreu.


18h51 – Mais de 7 mil casos confirmados nos Estados Unidos

O Centro norte-americano de Controlo e Prevenção de Doenças avançou que os Estados Unidos já registam 7.087 casos do novo coronavírus. O número representa um aumento de 2.812 em relação ao dia anterior.

Os EUA registam ainda 97 mortes, numa altura em que o surto de Covid-19 já chegou aos 50 Estados norte-americanos.


18h47 – Na prática, que implicações poderá ter o estado de emergência para cada um de nós? Saiba mais neste artigo:



18h45 – Costa avisa que declaração de emergência não terá "efeito salvífico" e pandemia durará até fim de maio

O primeiro-ministro avisou hoje que a declaração do estado de emergência não terá um "efeito salvífico" e, se tudo correr pelo melhor, a pandemia de Covid-19 terá o pico em meados de abril e poderá terminar no final de maio.

António Costa encerrava o breve debate em plenário da Assembleia da República que antecedeu a aprovação da proposta de declaração do estado de emergência enviada pelo Presidente da República ao parlamento.

Salientando a "inequívoca lealdade institucional" do Governo para com o chefe de Estado nesta matéria, o primeiro-ministro admitiu que este instrumento poderá permitir ao executivo "fazer mais e melhor, mas avisou que não há nenhum decreto de emergência que tenha um efeito salvífico de resolver a crise pandémica".

"A pior coisa que podemos fazer é quebrar o elo de confiança, solidariedade e credibilidade com os nosso cidadãos e esse laço quebra-se quando os cidadãos não sintam que estamos cá para fazer tudo o que é necessário, mas também quando entende que estamos a fazer promessas que depois se frustram", disse.

Nesse sentido, Costa defendeu que é necessário "dizer com franqueza aos portugueses" que, provavelmente, dentro de 15 dias, quanto for necessário renovar o estado de emergência, haverá "mais pessoas infetadas e mais falecimentos".


18h43 – Parlamento da Madeira dá parecer favorável ao estado de emergência.


18h42 – CDG lança medidas de apoio a empresas e particulares e flexibiliza créditos

A Caixa Geral de Depósitos vai aceitar, para as empresas, "reajustar os pagamentos das prestações mensais nos seus créditos de médio e longo prazo por um período até seis meses" e prolongar "os prazos de pagamento de financiamentos especializados em modelos de leasing para equipamentos mais atingidos pela atual crise por períodos adicionais de 12 meses".

A CGD irá ainda, em "articulação com as sociedades de garantia mútua" levar a cabo o "ajustamento das prestações dos financiamentos garantidos" para "aliviar o peso das prestações nos períodos críticos dos próximos meses", "renovar a generalidade dos planos de limites aprovados por prazos que podem ir até 180 dias, mantendo em vigor as disponibilidades de financiamento garantidas aos atuais clientes" e simplificar os "mecanismos de prorrogação até 180 dias de todas as operações de curto prazo em vigor".


18h25 – Novo balanço em França

Em França, o número de casos positivos já alcançou os 9.134, dos quais cinco mil estão em casa por não serem casos graves.

Existem 931 casos graves, em reanimação.

Até agora mil pessoas já tiveram alta. São dadas como curadas.

França regista ainda 264 mortos.

Hoje foram realizados quatro mil testes e estão mobilizados todos os profissionais de saúde de todos os hospitais do país.


18h11 - Estado de emergência aprovado na Assembleia da República.

O projeto foi aprovado pelo plenário da Assembleia da República sem votos contra e com os votos favoráveis do PS, PSD, PSD, CDS-PP, BE, PAN e o deputado do Chega, André Ventura.

Absteve-se o PCP, os Verdes e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira e o deputado da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figuereido.

De acordo com o decreto presidencial, o estado de emergência tem a duração de 15 dias, que podem ser prorrogados.


18h09 – PAN dá "total apoio" à declaração do estado de emergência

O PAN manifestou "total apoio" à proposta do Presidente da República para declaração do Estado de emergência, considerando que esta medida não é tomada de ânimo leve, mas é "necessária do ponto de vista da precaução".

"É com esse sentido de bem comum que o PAN reafirma o seu total apoio às medidas adotadas pelo Governo nos últimos dias e à proposta do senhor Presidente da República para a declaração do estado de emergência", afirmou a líder parlamentar e deputada do PAN Inês de Sousa Real.

De acordo com Inês Sousa Real, "não é de ânimo leve" que se pondera a aplicação desta medida uma vez que são impostas "restrições aos direitos fundamentais dos cidadãos e a utilizar um mecanismo que não é utilizado há 44 anos".

A declaração de estado de emergência é inédita em democracia, o estado de sítio foi decretado em 25 de Novembro de 1975.

"Contudo, neste momento, esta é a medida necessária do ponto de vista da precaução. É importante que todos os cidadãos percebam que há um motivo de força maior que justifica que nos próximos tempos não possam ter as suas rotinas normais. Referimos-mos à contenção de um vírus que já se mostrou facilmente transmissível e bastante perigoso para a própria vida humana", justificou.


18h01 – Croácia fecha todos os serviços e lojas, exceto supermercados, farmácias e postos de abastecimento de combustível a partir de amanhã.


17h59 – Parlamento dos Açores favorável a estado de emergência.


17h52 – PS pede que poderes ampliados sejam usados com "ponderação e proporcionalidade"

O PS defendeu hoje que "os poderes ampliados do Estado" devido ao estado de emergência "devem ser usados com ponderação e proporcionalidade", pedindo "firmeza e equilíbrio".

No debate que decorre no Parlamento sobre o pedido de autorização da declaração do estado de emergência, o PS, pela voz da líder parlamentar, Ana Catarina Mendes, afirmou que "não é de ânimo leve que na casa da democracia" se vota "a suspensão transitória e parcial do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias" nos termos do decreto em análise.

"Os poderes ampliados do estado devem ser usados com ponderação e proporcionalidade. Confiamos que o Governo usará plenamente dessa ponderação e proporcionalidade", disse.


17h49 – PCP vai abster-se na proposta de declaração do estado de emergência

O PCP anunciou que irá abster-se na proposta de declaração de estado de emergência enviada pelo Presidente da República ao Parlamento, por considerar que este só deveria ser adotado em caso de incumprimento das medidas decididas.

"Apenas na circunstância de se verificar o incumprimento das medidas decididas ou a necessidade de adotar medidas restritivas de direitos, liberdades e garantias se deveria ponderar então a declaração do estado de emergência nos termos adequados e proporcionais", afirmou João Oliveira, no plenário da Assembleia da República.


17h48 – Peru anuncia recolher obrigatório em todo o país. A população terá de permanecer em casa entre as 20h00 e as 05h00 locais. No Peru há já 145 pessoas infetadas.


17h45 – Maioria dos “contact centers" em teletrabalho

A grande maioria dos “contact centers" (centros de contacto) está a recorrer ao teletrabalho para proteger os seus trabalhadores da pandemia, indicou hoje a Associação Portuguesa de “Contact Centers” (APCC).

"Os contact centers que integram a APCC já acionaram planos de contingência para fazer face ao surto do novo coronavírus (Covid-19) e a grande maioria já está mesmo a recorrer ao teletrabalho", como a BlissNatura, a Cetelem, os CTT, a GS1, a RHmais e a SIBS Processos, indicou, em comunicado, a associação.

Com esta medida pretende-se proteger os operadores e garantir a manutenção do serviço prestado aos clientes, justificou a APCC.


17h41 – PSD a favor de estado de emergência e oferece colaboração ao Governo

O presidente do PSD mostrou-se hoje favorável à declaração do estado de emergência na sequência da pandemia de Covid-19, anunciando que vai votar favoravelmente, e ofereceu colaboração ao Governo que, neste combate, "não é de um partido adversário".

Neste combate, "este não é um Governo de um partido adversário, é o Governo de Portugal, que todos temos de ajudar neste momento", afirmou Rui Rio durante o debate sobre pedido de autorização da declaração do estado de emergência, proposta hoje pelo Presidente da República.

Apontando que nesta altura o "PSD não é oposição, é colaboração", o líder social-democrata dirigiu-se diretamente ao primeiro-ministro, António Costa, para assinalar que conta "com a colaboração do PSD" porque neste momento é preciso que todos sejam "soldados" para "ajudar Portugal a vencer com o menor número de baixa possível".

"Tudo que pudermos, ajudaremos. Desejo-lhe coragem, nervos de aço e muita sorte, porque a sua sorte é a nossa sorte", vincou ainda.


17h28 –Reino Unido ordena encerramento de todas as escolas

“Depois de as escolas fecharem portas na tarde de sexta-feira, permanecerão fechadas até aviso em contrário”, declarou o ministro britânico da Educação.

Aplica-se, porém, uma excepção para filhos de trabalhadores em setores-chave, como profissionais de saúde, que continuarão a ser recebidos nas escolas.


17h23 – O Governo da Suíça vai racionar os medicamentos analgésicos e contra a febre. A medida tem como objetivo travar o açambarcamento provocado pelo surto de Covid-19.


17h20 - Número de mortos em Itália sobe para 2.978, mais 475 do que ontem. Este é o maior aumento desde que o surto teve início nesse país.


17h15 – Organização Mundial de Saúde recomenda isolamento, testes, tratamentos e vigilância como espinha dorsal do combate mundial à pandemia.

"Este coronavírus representa uma ameaça sem precedentes. Mas também é uma ocasião sem precedentes para unirmo-nos contra um inimigo comum, um inimigo da Humanidade", declarou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

17h14 – Cantanhede constitui reserva de meios e recursos humanos

O município de Cantanhede, distrito de Coimbra, aprovou a constituição de reservas de meios e recursos humanos para assegurar o funcionamento de todos os agentes municipais de Proteção Civil, face à pandemia de Covid-19, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia de Cantanhede afirma que a comissão municipal de Proteção Civil de Cantanhede "emitiu parecer favorável" à constituição daquelas reservas e reconheceu a "assertividade" das medidas de prevenção já tomadas pelo município, concretamente o encerramento dos serviços de atendimento presencial, fecho de feiras e mercados, suspensão de eventos e interdição de equipamentos e instalações municipais, mas também a criação de uma resposta social que visa dar apoio a idosos isolados, ao nível de alimentação, produtos de higiene e medicamentos.


17h13 – Rio de Janeiro decreta estado de emergência para controlar pandemia

A cidade brasileira do Rio de Janeiro entrou hoje em estado de emergência, anunciou o presidente da Câmara, Marcelo Crivella.

Além de decretar emergência, o prefeito da cidade “carioca” anunciou um pacote de recomendações que inclui pedidos para a população evitar sair de casa e ir às praias.

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, já tinha proibido a entrada de autocarros de estados com casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, e também fechou museus, teatros e o acesso a pontos turísticos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.


17h05 – Reino unido contabiliza mais de 100 mortos devido à pandemia.


17h03 – Taxistas cabo-verdianos apreensivos mas entendem proibição de voos

Os taxistas que operam a partir do aeroporto da Praia, em Cabo Verde, estão apreensivos com o negócio nos próximos tempos, mas entendem a medida governamental de proibir voos internacionais para proteger o país do novo coronavírus.

Na cidade da Praia existem cerca de mil taxistas e meia centena opera diariamente a partir do Aeroporto Internacional Nelson Mandela, segundo o presidente da associação da classe, Adriano Monteiro.

Um trabalho "um bocadinho duro" em dias normais, que vai complicar-se ainda mais com a medida do Governo de proibir a partir de quinta-feira as ligações aéreas oriundas de 26 países, incluindo Portugal e Brasil, decisão que será válida pelo menos até 9 de abril.


16h58 – Irão contabiliza mais de 1.000 mortos, com Teerão a defender estratégia de não impor isolamento nem quarentenas.


16h56 – Investigação brasileira tenta técnicas alternativas para descobrir vacina

Ao contrário da maioria das investigações conduzidas por cientistas de todo o mundo para encontrar uma vacina eficaz contra o novo coronavírus, os investigadores do laboratório de Imunologia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo não pretendem alcançar a vacina contra o novo coronavírus através do material genético do agente patogénico, mas sim através de partículas artificiais semelhantes o vírus.

"Acreditamos que essa maneira, apesar de ser segura, não induz uma resposta imunológica muito forte e geralmente, quando testamos essa vacina de ARN [ácido ribonucleico, o composto orgânico base deste coronavírus] nos seres humanos, temos uma resposta frágil", afirmou o diretor do Incor e coordenador do projeto, Jorge Kalil, citado pela agência noticiosa Efe.


16h54 – Governo dos EUA vai mobilizar recursos do sector privado

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que vai invocar uma disposição federal que permite ao Governo mobilizar recursos do setor privado para fazer frente à pandemia de Covid-19.

Na comunicação ao país, o que faz pelo terceiro dia consecutivo, Trump disse que vai assinar a Lei de Produção de Defesa, "para o caso de ser necessária", que permite ao Governo reforçar os seus meios com recurso ao setor privado.

Trump também disse que vai aumentar a capacidade de resistência do país e enviará um navio-hospital da Marinha para a cidade de Nova Iorque, que se está a tornar o epicentro de uma pandemia que já abalou a economia dos EUA e do mundo.

O Presidente norte-americano estima que a taxa de desemprego nos EUA devido à pandemia não irá ultrapassar 20 por cento "no pior dos cenários".


16h52 – Câmara de Sintra reduz tarifa da água e reforça apoio social e ao Hospital

Segundo um despacho do presidente da autarquia, Basílio Horta, durante a pandemia de Covid-19 a água será gratuita para os consumidores abrangidos pela "tarifa social" e pelo programa "Sintra Solidária", sendo atribuída uma redução de 35% aos restantes consumidores domésticos.

Os consumidores não domésticos, nomeadamente as empresas, terão uma redução de 20% no tarifário da água.

Segundo o despacho, que produz efeitos imediatos, a autarquia estima que esta medida vá representar uma perda de receita de quatro milhões de euros, que será compensada por via do orçamento municipal.

A Câmara de Sintra irá também reforçar em um milhão de euros a dotação do Fundo de Emergência Social, "com vista ao apoio do pagamento de rendas habitacionais e da aquisição de medicamentos por parte dos munícipes abrangidos".


16h48 – A China vai enviar para a União Europeia mais de dois milhões de máscaras farmacêuticas, anunciou Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.


16h47 – Lisboa cria rede de apoio alimentar a idosos para que fiquem em casa

Apelando a que os idosos "fiquem nas suas casas" devido ao surto de Covid-19, a Câmara de Lisboa reuniu-se hoje, por videochamada, com as Juntas de Freguesia, para montar uma rede de apoio ao sistema de alimentação.

"Mas para os idosos poderem ficar nas suas casas precisamos de ter a confiança e a certeza de que nada lhes faltará, em especial em matéria de alimentação", avançou o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, após uma reunião com as freguesias da cidade, que decorreu por videoconferência.

Considerando que "é absolutamente essencial que os mais velhos fiquem em casa e se protejam mais do que todos os outros", Fernando Medina explicou que o apoio das autarquias passa por assegurar a entrega de refeições ou de alimentos em casa, dependendo da autonomia dos beneficiários para poderem confecionar as refeições.


16h44 – Medidas do Governo foram pensadas para "punhado restrito" de setores

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) congratulou-se com as medidas de apoio anunciadas pelo Governo para enfrentar o impacto da Covid-19, mas lamentou que estas tenham sido pensadas para um "punhado restrito" de setores.

"A CAP congratula-se com o facto de o Governo criar medidas para ajudar a economia, as empresas e salvaguardar os postos de trabalho, mas estas foram pensadas para um punhado restrito de setores, com destaque para o turismo e a restauração. Tem que haver medidas para outros setores, onde se inclui a agricultura", afirmou Eduardo Oliveira e Sousa, em declarações à agência Lusa.

Para este responsável importa esclarecer, por exemplo, a dimensão temporal dos montantes apresentados pelo executivo, nomeadamente se estes se destinam ao período total da crise decorrente da pandemia Covid-19 ou se são apenas para este trimestre.


16h42 - A RTP apurou que o estado de emergência vai vigorar entre 19 de março e 2 de abril.


16h40 – Toyota suspende produção nas suas fábricas Europeias a partir de hoje “até nova informação”.


16h36 – Arábia Saudita tenta organizar um G20 virtual extraordinário

A Arábia Saudita pediu uma cimeira "virtual" do G20, que integra as 20 principais potências económicas mundiais, dedicada à luta contra a pandemia do novo coronavírus.

"A presidência saudita do G20 comunica com os países do G20 para convocar uma cimeira virtual extraordinária (...) na próxima semana para avançar com uma resposta coordenada à pandemia de Covid-19 e às suas consequências económicas", anunciaram as autoridades de Riade, num comunicado.

"Os dirigentes do G20 apresentarão um conjunto coordenado de políticas para proteger as pessoas e proteger a economia mundial", asseguraram.


16h34 – Governo de Angola suspende todos os voos internacionais de e para o país, apesar de não ter ainda nenhum caso registado.


16h33 – Pandemia pode acabar com 25 milhões de empregos

A pandemia de Covid-19 pode levar a uma perda de 25 milhões de empregos a nível mundial, segundo uma primeira estimativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgada hoje.

O impacto pode, no entanto, ser significativamente mais baixo se for adotada uma resposta coordenada à escala internacional, "como aconteceu durante a crise financeira mundial de 2008/2009", afirmou a agência da ONU em comunicado, pedindo medidas de apoio à economia e ao emprego.


16h26 – A Turquia anunciou que vai impedir a entrada no seu território a partir da Grécia e Bulgária, numa medida de combate ao Covid-19, três semanas após abrir as suas fronteiras aos migrantes que pretendiam alcançar a Europa.


16h19 - O decreto de Marcelo Rebelo de Sousa: “Portugal não se encontra imune a esta realidade”

Clique aqui para ler o decreto do Presidente da República.

“A situação tem evoluído muito rapidamente em todo o mundo em geral, e, em particular, na União Europeia. Em face do que antecede, têm sido adoptadas medidas de forte restrição de direitos e liberdades, em especial no que respeita aos direitos de circulação e às liberdades económicas”, lê-se no decreto do Presidente da República.

“Portugal não se encontra imune a esta realidade. Bem pelo contrário, são crescentes os novos casos de infetados no nosso país. O conhecimento hoje adquirido e a experiência de outros países aconselham a que idênticas medidas sejam adoptadas em Portugal, como forma de conter a expansão desta doença, sempre em estreita articulação com as autoridades europeias”.

“Contudo, à semelhança do que está a ocorrer noutros países europeus, torna-se necessário reforçar a cobertura constitucional a medidas mais abrangentes”, considerou Marcelo. “Razão pela qual o Presidente da República entende ser indispensável a declaração do estado de emergência”.

“O estado de emergência tem a duração de 15 dias (…) sem prejuízo de eventuais renovações”, salienta o decreto.


16h14 - O decreto do Presidente da República que declara o estado de emergência já chegou ao Parlamento.

Os trabalhos na Assembleia da República estão suspensos para analisar o decreto.

O Parlamento debate a proposta para a declaração do estado de emergência às 17h00.


15h56 - Conselho de Ministros dá parecer favorável ao decreto sobre o estado de emergência que o Presidente da República vai apresentar para apreciação e votação na Assembleia da República.

António Costa realça que é fundamental que os serviços e bens essenciais continuem a ser assegurados e garante que a decisão não significa a suspensão da democracia e que o país não vai parar.

“Atenta a gravidade desta decisão, que pela primeira vez é suscitada no quadro da vigência da nossa Constituição de 1976, entendi que o Governo se devia pronunciar através de uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros que agora foi concluída”, começou por explicar o primeiro-ministro.

Agora que foi aprovado em Conselho de Ministros, o decreto de Marcelo Rebelo de Sousa passará a ser apreciado e votado na Assembleia da República.

“Com a declaração do estado de emergência a democracia não será suspensa”, garantiu António Costa. “Continuaremos a ser uma sociedade aberta, de cidadãos livres, ou seja, de cidadãos que são responsáveis por si e pelos outros”.

O Governo já solicitou que, “até ao final do dia de hoje”, lhe seja fornecida a “base técnica e científica mais sólida possível”, assim como as recomendações do conjunto de medidas que, “na sequência da eventual declaração do estado de emergência, o Governo deva adoptar para reforçar o combate e a prevenção desta pandemia”.


15h48 – Número de mortes na região da Lombardia, em Itália, subiu para 1.959. São mais 319 infetados do que no dia anterior.


15h42 - Presidente da República vai declarar estado de emergência. Decreto vai ser enviado em breve para a Assembleia da República.


15h40 - Metro do Porto regista redução de 80% nos passageiros

O número de passageiros no Metro do Porto desceu cerca de 80% devido à Covid-19, passando de uma média de 270 mil clientes diários em janeiro e fevereiro para pouco mais de 50 mil, revelou hoje a empresa.

Todas as máquinas de venda e validadores de bilhetes no Metro do Porto foram hoje desligados devido à pandemia de Covid-19 e o carregamento e validação deixou de ser obrigatório, por tempo indeterminado.


15h38 - Linha SOS Sida alarga horário para apoiar e aconselhar populações vulneráveis

A Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) alargou o horário da Linha SOS Sida para responder a questões levantadas sobre o novo coronavírus por doentes com VIH e outras doenças infecciosas.

"Perante o cenário de evolução da Covid-19, em que se prevê um aumento do número de casos", a LPCS disponibiliza e reforça "o serviço de aconselhamento telefónico, de forma gratuita e acessível para todo o território nacional, num horário entre as 10h30 e 21h30".


15h33 - A Portway confirmou o caso de uma trabalhadora infetada. Já a Easyjet cancelou todos os voos a partir do Porto.


15h29 - Câmara de Resende isenta consumidores do pagamento de água

A Câmara de Resende anunciou a isenção do pagamento do consumo de água e da recolha de resíduos sólidos para todos os consumidores comerciais e industriais.

Em comunicado, a autarquia justifica a medida com o facto de a população deste concelho do norte do distrito de Viseu se encontrar, "quase na sua totalidade, a cumprir isolamento voluntário", de "as empresas estarem a ser condicionadas e se prever que surjam medidas ainda mais restritivas relativamente à circulação de pessoas e funcionamento de estabelecimentos comerciais".

A autarquia decidiu também aplicar a mesma isenção "ao pagamento das rendas inerentes à exploração dos estabelecimentos concessionados pelo município".

"Estas isenções são aplicadas até 30 de junho, sem prejuízo do que for decidido ‘à posteriori’. É absolutamente fundamental a preservação do tecido empresarial como salvaguarda à atividade económica concelhia e da empregabilidade", considera.


15h15 - Médicos alertam para escassez e desadequação de equipamentos em Évora

A presidente da sub-região de Évora da Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje para a escassez e desadequação dos equipamentos de proteção individual contra o novo coronavírus utilizados pelos clínicos nos centros de saúde e hospitais do distrito.

"Estamos um bocado no improviso e sabemos que não estamos a atuar de maneira correta face a esta guerra de contágio", afirmou Maria Augusta Portas, em declarações à agência Lusa.

Segundo a responsável, nos cuidados de saúde primários não existem "equipamentos de proteção individual", conhecidos como "pijamas hospitalares", e os que os médicos estão a usar trouxeram de casa e lavam-nos todos os dias "na máquina em programas de alta temperatura", porque "não há esterilização".

Os clínicos, referiu a presidente da sub-região de Évora da OM, também estão a vestir as batas protetoras, mas estas "são as que as senhoras usam no planeamento familiar".

"As máscaras são cirúrgicas e não são as indicadas para este tipo de contágio", realçou, indicando que, para além disso, também estão a ser "racionadas", porque os médicos só têm "uma por dia, quando deviam ser mudadas várias vezes ao dia".


15h11 - Transportes urbanos de Coimbra com proteção das viaturas até 30 dias

A Câmara de Coimbra anunciou que "durante a madrugada de hoje começou a ser aplicado em todas as viaturas" dos transportes urbanos da cidade um produto eficaz na eliminação do novo coronavírus, já testado em Londres.

"Durante a madrugada de hoje começou a ser aplicado em todas as viaturas dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) o produto Zoono, que é eficaz na eliminação do novo coronavírus, tendo sido já comprovadamente testado e usado no Metro de Londres", afirma a Câmara numa nota.


15h09 - Oliveira do Hospital compra ventiladores, monitores e testes rápidos

A Câmara de Oliveira do Hospital vai investir 250 mil euros na compra de cinco ventiladores, 20 monitores e 600 testes rápidos de diagnóstico da doença Covid-19, anunciou hoje o presidente da autarquia.


15h07 - Macau barra entrada a trabalhadores não residentes, medida afeta portugueses

O Governo de Macau anunciou que a partir das 00:00 de quinta-feira é proibida a entrada aos trabalhadores não residentes, à exceção dos que residem na China continental, Hong Kong e Taiwan, medida que afeta parte da comunidade portuguesa.


15h04 - Santarém com primeiro caso confirmado ativa Plano de Emergência

A Câmara de Santarém ativou hoje o Plano de Emergência e Proteção Civil, depois de conhecido o primeiro caso de infeção pela Covid-19 no concelho, uma médica do Hospital Distrital de Santarém.


15h00 - PM britânico promete "decisão iminente" sobre escolas

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou hoje que está "iminente" uma decisão sobre as escolas no Reino Unido, as quais continuam em funcionamento, no âmbito da estratégia de combate ao coronavírus Covid-19.

"Quero prestar uma homenagem em particular, não apenas ao NHS [Serviço Nacional de Saúde], mas também aos nossos professores. Vamos fazer tudo o que pudermos para remover os encargos das escolas. A Câmara deve esperar que sejam tomadas novas decisões iminentemente", afirmou, durante o debate semanal na Câmara dos Comuns.


14h58 - Quase metade da população escolar mundial está sem aulas

Mais de 850 milhões de crianças e jovens em todo o mundo, quase metade da população escolar mundial, estão sem aulas devido às medidas de contenção para travar a propagação do novo coronavírus, anunciou hoje a UNESCO.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), estes dados são relativos a terça-feira, com a agência internacional a estimar que os números vão continuar a aumentar, à semelhança do que tem acontecido nos últimos dias.

Em declarações feitas na terça-feira ao serviço de notícias ONU News, o representante da UNESCO, Vincent Defourny, referiu que os números disponíveis até então apontavam que mais de 776,7 milhões de crianças e jovens em todo o mundo estavam fora das salas de aulas por causa do novo coronavírus.

Os números divulgados hoje pela UNESCO referem que, até terça-feira, 102 países (incluindo Portugal) tinham todos os estabelecimentos de ensino (incluindo universidades) encerrados a nível nacional. E outros 11 países tinham encerramentos parciais, em zonas específicas dos respetivos territórios.

A UNESCO frisou que a atual situação representa "um desafio sem precedentes" para o setor da educação.


14h56 - Governo Regional da Madeira admite Orçamento Rectificativo

O vice-presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, admitiu hoje a apresentação de um Orçamento Retificativo devido ao abrandamento da economia regional por causa do surto de Covid-19.

"Todas estas medidas que estão a ser tomadas a nível europeu e nacional, com impacto fortíssimo na nossa economia, poderá obrigar a um retificativo", reconheceu.


14h54 - Cidadãos sul-asiáticos isolados queixam-se de falta de condições

Seis cidadãos sul asiáticos estão a receber tratamento no Hospital de Faro devido à Covid-19.
Fazem parte de um grupo de mais 61 que continua em quarentena numa escola da cidade. São todos trabalhadores rurais que se queixam de estar isolados sem condições.


14h50 - Presidente da Câmara de Ovar aponta o dedo ao Governo e aos empresários

Salvador Malheiro afirma que o município estava a trabalhar com base num despacho conjunto assinado terça-feira pelo Governo. Mas que nas últimas horas está a ter dificuldades na implantação do plano devido a uma total desarticulação do Executivo. O autarca afirma ainda que diversas empresas não estão a cumprir o estado de calamidade decretado no concelho e continuam a laborar.
O presidente da Câmara de Ovar afirma que a autarquia conseguiu ontem "implementar um plano muito arrojado" que "tenta limitar a circulação de pessoa" no concelho e "criar uma rede sanitária com uma zona protegida de muito difícil penetração".

"Nós tínhamos um despacho para cumprir que depois, com alguma surpresa, vimos esse despacho tinha sido alterado, sem qualquer conhecimento do gabinete de crise" da autarquia.

Salvador Malheiro salienta que no despacho inicial está "escrito que as atividades industriais estavam completamente interditas. E o que é certo é que quando vimos a publicação em Diário da República, essa interdição caiu".

O autarca explicou que “no despacho que foi publicado em Diário Público a questão de permitir que as indústrias possam trabalhar, impede literalmente que exista a entrada de mercadorias. Seja de matérias-primas, seja também de expedição de produto final. Assim como a entrada de funcionários dessas mesmas indústrias, que não têm origem no município de Ovar”.

O presidente da câmara, eleito pelo PSD, fala numa "grande desarticulação por parte do Governo, para não falar da falta de respeito para com o povo vareiro” .

E questiona: “O que é nós estamos aqui a fazer? Pensei que a minha função era fazer cumprir escrupulosamente um despacho que saiu do Governo. E vemos o próprio ministro (Administração Interna) a violar o seu próprio despacho”.

“E nós estamos neste impasse. Eu quero ajudar. Eu estou aqui a dar o corpo às balas em defesa do povo vareiro (…) Agora, que confiança é que eu posso ter. Que credibilidade é que nós podemos ter num documento emanado do Governo, quando ele sofre alterações a cada instante”.

“Já não falo das pessoas que estão aqui a dar o corpo ao manifesto e a implementar um plano muito arrojado para tentar criar um cordão sanitário. Mas falo, sobretudo da entropia que foi criada no âmbito de toda esta legislação”, acrescentou.


14h49 - Braga encerra estabelecimentos de comércio e serviços

A Câmara de Braga ordenou o encerramento de todos os estabelecimentos de comércio e serviços do concelho que não sejam de primeira necessidade.
Apenas farmácias, parafarmácias e espaços de venda de bens alimentares estão abertos.

O presidente da autarquia, Ricardo Rio, defende a declaração do estado de emergência nacional.


14h48 - Juntas de freguesias dão apoio de proximidade aos grupos de risco

Em tempos de combate ao novo coronavírus, o apoio de proximidade das juntas de freguesia é fundamental. Em Campolide, em Lisboa, ajudam-se os mais idosos na compra de bens de primeira necessidade e também quem se encontra em quarentena. Vão ser abertas 26 cozinhas-refeitório em Lisboa para os mais idosos.



14h45 - PM francês admite nacionalizar empresas

Com 175 mortos e mais de sete mil e setecentos infetados, o primeiro-ministro francês admite nacionalizar empresas chave para a economia do país, em caso de dificuldade durante a crise económica provocada pela Covid-19.

A revelação foi feita numa entrevista à televisão pública francesa, no momento em que todos procuram habituar-se a viver em isolamento quase total.

14h44 - Itália registou o menor crescimento de pessoas infetadas das últimas semanas

Em Itália continuam a aumentar o número de casos de pessoas doentes com Covid-19, mas hoje a Itália registou o menor crescimento de pessoas infetadas desde 21 de fevereiro.

Na Alemanha Angela Merkel vai falar ao país esta quarta-feira, quando o país atinge quase 10 mil pessoas infetados.


14h42 - Rei de Espanha vai falar ao país

Filipe VI fala ao país pela segunda vez desde que é rei de Espanha. A primeira vez foi a 3 de outubro de 2017, após o referendo na Catalunha. Espera-se que fala um apelo à unidade dos espanhóis. Em Espanha há mais de 550 mortos e 14 mil casos confirmados.



14h41 - BMW fecha fábricas até 19 de abril devido ao novo coronavírus

Vão ser fechadas fábricas na Europa e África do Sul. Estas unidades representam metade da capacidade de produção do construtor automóvel.
A BMW espera um impacto "significativo" nos resultados de 2020 e prevê uma "forte descida" dos resultados, que tinha previsto até agora.


14h39 - Ministros comparam pandemia a tempos de guerra

O ministro de Estado e da Economia e o das Finanças comparam os tempos que vivemos, da pandemia do novo coronavírus, aos tempos de guerra.
Mário Centeno diz que o Governo utilizará as almofadas financeiras e a liquidez do Estado para minimizar o impacto na vida das empresas e das famílias.

O ministro das Finanças admite apresentar um Orçamento retificativo e rever em baixa as metas orçamentais para este ano.


14h37 - Governo apresenta incentivos a empresas de mais de nove mil milhões

O Governo anunciou medidas de apoio às empresas no valor superior a nove mil milhões de euros, para fazer face à crise do Covid-19. Um terço são linhas de crédito para ajudar à liquidez das empresas. Há também facilidades no pagamento de impostos e contribuições sociais.



14h35 - Há algumas empresas de Ovar que continuam a trabalhar

Não está a ser cumprida à risca a declaração do estado de calamidade no concelho de Ovar. Algumas fábricas estão a funcionar apesar de todas as entradas e saídas da chamada "cerca sanitária", estarem a ser controladas.



14h34 - Populares confrontados com cerca sanitária em Ovar

Existe desde esta quarta-feira uma cerca sanitária que impede entradas e saídas do concelho de Ovar devido ao estado de calamidade pública.



14h33 - PSP distribuiu 15 mil `kits` de proteção e prevê mais 10 mil esta semana

A PSP distribuiu até hoje 15 mil `kits` de proteção individual aos polícias e prevê entregar outros 10 mil e cinco mil óculos cirúrgicos até ao final da semana face à pandemia do Covid-19, informou a força de segurança.

Em comunicado sobre a capacidade operacional da PSP devido ao novo coronavírus, a Polícia de Segurança Pública avança que os 15 mil `kits` de proteção individual distribuídos aos polícias são compostos por máscara e luvas cirúrgicas, gel desinfetante e instruções de utilização.

"Durante a presente semana prevê-se a distribuição de 10 mil `kits` adicionais, bem como cinco mil óculos cirúrgicos. Adicionalmente, e em estreita articulação com o Ministério da Administração Interna, está a ser organizada a aquisição de equipamentos adicionais para fazer face às eventuais necessidades, em função da evolução da situação epidemiológica", precisa a PSP.

A PSP tem cerca de 20 mil elementos policiais.


14h32 - Hospitais de São João, Santo António e de Cascais vão receber 55 ventiladores

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, revelou hoje que vão ser entregues 55 ventiladores aos hospitais locais de São João e Santo António e ao de Cascais (Lisboa), para suprir necessidades imediatas perante a epidemia de Covid-19.

"Promovemos a aquisição de 50 ventiladores que virão de Shenzhen (China) nos próximos dias, estamos a tratar naturalmente das questões logísticas de transporte, mas o procedimento contratual está feito", afirmou Rui Moreira aos jornalistas à margem da visita ao centro de rastreio para a doença Covid-19 instalado no Queimódromo.


14h29 - Ministro brasileiro acusou positivo para coronavírus

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Governo brasileiro, Augusto Heleno, anunciou hoje que tem Covid-19, após o segundo exame que fez para detetar o novo coronavírus.

"Informo que o resultado do meu segundo exame, realizado no HFA [hospital das Forças Armadas], acusou positivo. Aguardo a contraprova da FioCruz [Fundação Oswaldo Cruz]", escreveu o general Augusto Heleno na plataforma Twitter.

"Estou sem febre e não apresento qualquer dos sintomas relacionados ao Covid-19. Estou isolado, em casa, e não atenderei telefonemas", acrescentou.

Augusto Heleno tem 72 anos e está no grupo de pessoas considerado de maior risco para o coronavírus.

O ministro brasileiro integrou uma comitiva que viajou para os Estados Unidos no início de março e teve pelo menos 15 membros contaminados pelo novo coronavírus.


14h27 - Doentes oncológicos são a grande preocupação do Governo

O Governo admite que os pacientes oncológicos são uma grande preocupação. O secretário de Estado da Saúde garante que as autoridades de saúde vão ter um especial cuidado com todos os pacientes imunodeprimidos, mas também com os idosos, para que não lhes faltem tratamentos.



14h20 - Conselho de Estado "analisou a situação em Portugal"

A Presidência da República declarou, em comunicado, que "o Conselho de Estado, reunido sob a presidência de Sua Excelência o Presidente da República, (...) analisou a situação em Portugal decorrente da Pandemia Covid-19, nomeadamente quanto à eventual declaração do estado de emergência".


14h13 - Terminou reunião do Conselho de Estado

Acabou já a reunião do Conselho de Estado. Segue-se agora uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, convocada pelo primeiro-ministro.


14h12 - Vieira Monteiro é a segunda vítima mortal do novo coronavírus em Portugal

Estava internado com Covid-19 há vários dias em Lisboa, primeiro no hospital Curry Cabral, depois no São José, onde morreu esta madrugada.
O banqueiro tinha 74 anos. Terá sido contagiado em Itália, onde esteve recentemente.


14h07 - Cancelado festival de música de Glastonbury, no Reino Unido

A edição deste ano do festival de música de Glastonbury, que deveria decorrer no final de junho e se realiza anualmente desde 1970, em Inglaterra, foi cancelada.


14h05 - Impacto na economia da Madeira é superior a mil milhões de euros

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, disse hoje que o impacto da crise provocada pela Covid-19 na economia da Madeira está estimado em mais de mil milhões de euros.


14h04 - Homem que fugiu do hospital de Coimbra incorre no crime de desobediência

O homem de 37 anos infetado com o novo coronavírus, que fugiu na segunda-feira do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e que foi intercetado pela PSP, incorre no crime de desobediência, revelou hoje aquela força policial.


14h02 - BCE preparado para ajustar medidas em caso de necessidade

O Banco Central Europeu afirmou hoje que está preparado para ajustar todas as medidas de forma adequada, se for necessário para salvaguardar as condições de liquidez no sistema bancário e para assegurar a transmissão fluida da política monetária em todas as jurisdições.


13h54 - Portugal notificou UE sobre reintrodução de controlos fronteiriços

Portugal é um dos dez Estados-membros que já notificaram a Comissão Europeia da reintrodução de controlos nas fronteiras internas da União Europeia, como medida de prevenção face à propagação do novo coronavírus, adiantou hoje um porta-voz do executivo comunitário.

Sendo um dos Estados-membros com fronteiras externas, Portugal é também dos países com os quais o executivo comunitário está em contacto próximo com vista à implementação das restrições de entradas em território da UE decididas na véspera pelos líderes dos 27, acrescentou o porta-voz, durante a conferência de imprensa diária da Comissão Europeia.

"Relativamente a fronteiras internas, o atual ponto da situação é que recebemos notificações de Áustria, Hungria, República Checa, Dinamarca, Polónia, Lituânia, Alemanha, Estónia, Portugal e Espanha", apontou hoje um porta-voz do executivo comunitário, acrescentando que também dois países associados do espaço Schengen de livre circulação o fizeram, designadamente Suíça e Noruega.


13h49 - Centro Hospitalar Tondela-Viseu suspende visitas a doentes internados

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu anunciou hoje a suspensão imediata das visitas a doentes internados, quer sejam, ou não, os acompanhantes.

Em comunicado, o centro hospitalar explica que as exceções a esta medida são as visitas dos pais de recém-nascidos e de crianças internadas na Neonatologia e na Pediatria, no horário único das 14h30 às 15h30.

As visitas a "doentes internados na Unidade de Cuidados Paliativos de Tondela ou ao cuidado da equipa intra-hospitalar de Cuidados Paliativos" serão "analisados, caso a caso, pelos médicos das respetivas equipas", acrescenta.


13h47 - Misericórdias usam novas tecnologias para idosos verem a família

A União das Misericórdias Portuguesas montou na maioria dos seus lares sistemas e écrans grandes para que os idosos, impedidos de receber visitas devido à Covid-19, possam fazer videochamadas com a família para atenuar as saudades e a solidão.

"A questão do isolamento e da solidão dos idosos é de si já um problema grave na nossa sociedade. Neste momento vai atingir pontos críticos que de certeza vão ter consequências a nível de doença mental, de agravamento de alterações no humor, depressão, ansiedade", disse hoje o vice-presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Caldas de Almeida, citado pela agência Lusa.


13h45 - Médicos do Centro procuram alojamento de emergência para profissionais de saúde

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) está a ajudar no alojamento de emergência para profissionais de saúde devido ao elevado risco de contágio de Covid-19.


13h43 - Grupo Lusíadas distribui um milhão de euros pelos profissionais de saúde

O grupo Lusíadas Saúde vai distribuir um milhão de euros pelos seus profissionais de saúde que estão a prestar cuidados no âmbito da pandemia causada pela Covid-19.


13h30 - Eurovisão 2020 cancelada

O Festival Eurovisão da Canção 2020, que se ia realizar em Roterdão, nos Países Baixos, vai ser cancelado. Num comunicado divulgado pela organização hoje foi anunciado o cancelamento da 65.ª edição do festival.

"É com profundo pesar que anunciamos o cancelamento do Festival Eurovisão da Canção 2020 em Roterdão", lê-se na nota.


A organização esclarece que "a incerteza criada pela disseminação do COVID-19 em toda a Europa - e as restrições impostas pelos governos dos países participantes e pelas autoridades holandesas - levaram que a União Europeia de Radiodifusão (UER) a tomar a difícil decisão de não continuar com o evento ao vivo conforme planeado".


12h21 - Primeiros dois casos no Alentejo

A DGS confirmou os primeiros dois casos de infeção no Alentejo.


12h12 - Confirmados 642 infetados em Portugal

A Direção-Geral de Saúde anunciou que o número de infetados pelo novo coronavírus em Portugal subiu para 642, registando-se mais 194 do que ontem.

Nesta altura as regiões com mais infetados são o norte com 289 casos, Lisboa e Vale do Tejo com 243 e na zona Centro com 74 casos. No Algarve há 21 casos e no Alentejo confirmaram-se os primeiros dois casos.


Nas regiões autónomas também já se registam casos de infetados: três nos Açores e um na Madeira.

Desde o início da epidemia morreram duas pessoas e há nesta altura 89 casos de internamento, sendo que 20 estão nos cuidados intensivos.

Em Portugal já recuperaram três pessoas e há, neste momento, 351 pessoas a aguardar pelos resultados das análises laboratoriais.





12h12 - Caixa Geral de Depósitos antecipa pagamento de 10 milhões de euros a fornecedores

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciou hoje que antecipou o pagamento de 10 milhões de euros às Pequenas e Médias Empresas (PME) suas fornecedoras, no âmbito das dificuldades de tesouraria geradas pelo impacto do Covid-19.

"Tendo em conta as dificuldades de tesouraria que se adivinham com a situação de pandemia do Covid-19, a administração da Caixa Geral de Depósitos decidiu acelerar os procedimentos de pagamento às Pequenas e Médias Empresas suas fornecedoras, libertando, desde já 10 milhões de euros", adianta o banco público, numa nota enviada.

"Esta medida pretende reforçar a tesouraria das empresas que fornecem regulamente a Caixa e antecede o anúncio de um pacote alargado de medidas para mitigar o impacto nos portugueses, particulares e empresas, que será comunicado ainda esta semana", concluiu a entidade.


12h11 - China garante ter pronta vacina para o novo coronavírus

A China garante ter pronta uma vacina para o novo coronavírus, e assegura que está pronta para iniciar os testes em humanos.



12h09 - Eleições primárias na América marcada pelo Covid-19

Nos Estados Unidos, a corrida à nomeação nas eleições primárias continua a ser marcada pela incerteza, devido ao Covid-19.
Joe Biden, antigo vice presidente de Barack Obama, voltou a ganhar em estados como Arizona, Florida e Illinois aumentando a distância para Bernie Sanders.

O correspondente da Antena 1 nos Estados Unidos, João Ricardo de Vasconcelos, revela que muitos estados estão a adiar estas primárias, devido aos riscos de contágio.


12h08 - Felipe VI vai falar a uma Espanha paralisada pelo Covid-19

Perante a pandemia de coronavírus, Espanha apresenta-se um país paralisado a muitos níveis e com o sector privado já a funcionar para o Serviço Nacional de Saúde. um motivo que vai levar o monarca Felipe VI a falar aos espanhóis esta quarta à noite.
A correspondente da Antena 1 em Madrid, Daniela Santiago, adianta que foram disponibilizados 60 mil quartos de hotel para funcionar como enfermarias de doentes leves.


12h05 - Médicos apontam falta de equipamentos de proteção individual como principal problema

O Sindicato Independente dos Médicos revela que 87 por cento dos clínicos consideram que a instituição de saúde onde trabalham não está preparada para enfrentar a pandemia de Covid-19.
Este é o resultado de um inquérito, feito online, nas últimas horas, junto dos Associados e concluiu que a quase totalidade dos clínicos aponta a falta de equipamentos de proteção individual como um dos principais problemas.

O Sindicato diz que, caso seja decretado o Estado de Emergência, essa medida sirva para agilizar a resposta do Serviço Nacional de Saúde a esta situação de emergência de saúde pública.

11h55 - Mais uma pessoa recuperada em Portugal

Trata-se de uma mulher de de 75 anos. Esta paciente foi um dos primeiros casos diganosticados com o novo coronavírus em Portugal e steve em estado considerado grave.

Os dois testes feitos nas últimas 72 horas deram negativo e por isso vai ter alta do Hospital de São João, no Porto, onde tem estado internada.


11h53 - Construção exige apoios extraordinários face a impacto direto de 493 milhões de euros na tesouraria

O setor da construção exige "medidas extraordinárias" de apoio face à Covid-19, estimando que a suspensão das obras terá um impacto direto de 493 milhões de euros na tesouraria das empresas e gerará uma "crise de liquidez imediata".

"Num cenário de suspensão das obras, a tesouraria das empresas de construção sofre um impacto direto estimado em 493 milhões de euros, gerando uma crise de liquidez imediata, com impacto transversal que seria um verdadeiro desastre económico e social", avisam as associações dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) e de Empresas de Construção e Obras Publicas e Serviços (AECOPS) num comunicado divulgado hoje.


11h50 - Empresa de transporte de passageiros disponibiliza-se para compras no Sabugal

Uma empresa de transporte de passageiros com sede no Sabugal, no distrito da Guarda, disponibilizou-se para, nos horários das carreiras, efetuar "despachos de compras do dia-a-dia e de medicamentos" nas aldeias abrangidas pela rede de transportes.

"Como uma das medidas de contingência preventiva para a propagação do Covid-19 com o objetivo de evitar o maior número possível de pontos de contágio de colaboradores e passageiros, e porque uma faixa importante dos nossos passageiros integra um dos grupos de risco (idosos), a Viúva Monteiro disponibiliza-se, nos horários das carreiras, a efetuar despachos de compras do dia-a-dia e de medicamentos", refere a empresa Viúva Monteiro & Irmão, Lda. numa nota publicada na sua página do Facebook.

A empresa acrescenta que objetivo é evitar "que a população sénior se exponha o menos possível a eventuais contágios" e protege os motoristas, "pois estarão confinados dentro da viatura, com o menor número de passageiros".

Segundo a fonte, os interessados no serviço devem contactar a empresa através do telefone 271753405 ou do 'email' geral@viuvamonteiro.pt e indicar o que precisam, sendo as encomendas posteriormente entregues "na paragem da aldeia, no horário da respetiva carreira".


11h48 - Alemanha poderá ter 10 milhões de casos se medidas não forem cumpridas

O Instituto Robert Koch (RKI) alertou hoje que, se as medidas adotadas pelo Governo e pelos poderes regionais na Alemanha contra o coronavírus não forem executadas, em dois ou três meses poderá haver 10 milhões de infetados no país.

"É essencial que nossas recomendações e medidas governamentais sejam implementadas a todos os níveis, incluindo o comportamento do cidadão privado", disse o presidente do RKI, Lothar Wieler, na conferência diária em que atualiza os números de infeções.

O Instituto Robert Koch (RKI) é um centro governamental de investigação, controlo e prevenção de doenças na Alemanha.

Nas últimas 24 horas, o número de infeções registadas aumentou para 8.198, ou seja, 1.042 a mais que na terça-feira.

O número de mortes, de acordo com os dados oficiais mais recentes, permanece em 12, um número relativamente baixo, mas que o RKI admite que "é esperado que suba" nas próximas semanas e meses.


11h45 - Espanha atualiza números para 558 mortos e 13.716 infetados

O número de morto em Espanha já subiu para 558 (67 nas últimas 24 horas) e 13.716 infetados (mais 2.538), segundo os últimos dados fornecidos pelo Ministério da Saúde espanhol.

Do número total de casos positivos detetados, pelo menos 5.717 (42 por cento) permanecem hospitalizados e 774 pessoas estão gravemente doentes em unidades de cuidados intensivos, enquanto 1.081 (7,9 por cento) já tiveram alta estando considerados como curados da doença.


11h43 - Centeno diz que "todos na Europa percebem exatamente a natureza desta crise"

O ministro das Finanças disse na conferência de imprensa desta manhã que, "todos na Europa percebem exatamente a natureza" da crise económica causada pelo Covid-19, e que sentiu "um sentido de urgência, de responsabilidade, de partilha" nos responsáveis europeus ainda não observado.

"Todos na Europa percebem exatamente a natureza desta crise, o seu caráter totalmente exógeno à vontade dos governos, a eventuais más políticas que tivessem sido seguidas. Não estamos a falar de crises estruturais", disse Mário Centeno em resposta a uma pergunta sobre se será necessário um plano com características semelhantes ao Marshall (adotado na Europa no final da II Guerra Mundial pelos Estados Unidos), adaptado à crise económica causada pelo Covid-19.


11h41 - Interdita a circulação de pessoas na via pública em Ovar

Perante indícios de transmissão comunitária na cidade de Ovar, a solução para reduzir a ameaça de contaminação pelo Covid-19 passa pela interdição da circulação de pessoas na via pública, exceto para deslocações necessárias e urgentes.
As atividades económicas também passam a estar limitadas e foi fixada uma cerca sanitária. A polícia vai controlar todas as entradas e saídas deste município do distrito de Aveiro.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara de Ovar, lembra que a ordem é para ficar em casa. E diz que essa é a principal preocupação: que os habitantes não respeitem essa exigência.


11h40 - Freguesia da Ajuda combate Covid-19 com pedidos de beijinhos adiados

"Posso ficar a dever-lhe um beijinho?". Esta é a frase inscrita em crachás que estão a ser distribuídos pela junta de freguesia da Ajuda, em Lisboa.

Nestes tempos de inquietação pede-se reserva na troca de afetos.
A iniciativa está a sensibilizar os moradores de bairros tradicionais, para os cuidados a ter com o novo coronavírus.

Os crachás estão a ser distribuídos nas lojas locais, como supermercados e farmácias, procurando desincentivar os beijinhos e aliviando a pressão que se está a viver.


11h38 - Associações alertam para eventuais casos de violência doméstica

Com o isolamento social e mais horas passadas em casa, também aumentam os riscos de casos de violência doméstica. O alerta é de várias associações de apoio às vítimas.
Em Lisboa, a Câmara Municipal decidiu lançar uma campanha de sensibilização nas redes sociais, para que sejam imediatamente denunciados, eventuais casos de agressão em contexto doméstico.

11h36 - Inquérito aos médicos revela falta de condições para enfrentar o Covid-19

O Sindicato Independente dos Médicos realizou um inquérito junto dos seus associados e concluiu que 87 por cento dos médicos consideram que a instituição de saúde onde trabalham não está preparada para enfrentar a pandemia de Covid-19.
Quase a totalidade dos clínicos aponta a falta de equipamentos de proteção individual como um dos principais problemas.

O presidente do sindicato, Roque da Cunha, enumera os resultados do inquérito feito online nas últimas horas.

Roque da Cunha diz que, caso seja decretado o Estado de Emergência, essa medida sirva para agilizar a resposta do Serviço Nacional de Saúde a esta situação de emergência de saúde pública.


11h35 - Bacelar Gouveia considera inconstitucional decreto de calamidade em Ovar

Jorge Bacelar Gouveia considera inconstitucional a decisão de decretar o Estado de Calamidade em Ovar. O constitucionalista explica que essa decisão só pode ser tomada pelo Presidente da República.



11h34 - Comité Olímpico Internacional mantém datas dos jogos

Os Jogos Olímpicos de Tóquio mantêm, por agora, as datas de competição. O Comité Olímpico Internacional diz que "não há necessidade de decisões drásticas".


11h32 - Restaurantes fecham por falta de clientes e fazem apelo ao Governo

Muitos restaurantes já fecharam, muitos outros dizem que o vão fazer por falta de clientes. Um grupo de empresários, entre eles alguns dos mais conhecidos 'chefs' portugueses fizeram um apelo ao governo.



11h30 - Campanhas sobre prevenção começam a ser aplicadas nas rotinas no Brasil

No Brasil, no dia em que morreu o primeiro doente, o comportamento de grande parte dos brasileiros começa a ser diferente. As campanhas de prevenção começam a surtir efeito no dia a dia.



11h28 - Presidente da CIP diz ser urgente a aplicação das medidas anunciadas

O Presidente da Confederação Empresarial de Portugal diz que agora é preciso é agilizar as medidas. António Saraiva considera que neste esforço coletivo o sistema bancário tem um papel fundamental.
Acredita ainda que se for declarado o estado de emergência a situação vai complicar-se.


11h25 - Presidente do Santander esteve em Itália

Segundo Jornal Económico, Vieira Monteiro esteve de quarentena no início de março depois de uma viagem a Itália.

Entretanto foi internado no Hospital Curry Cabral, onde estava nos cuidados intensivos na última semana.

O presidente do Conselho de Administração do Santnader em Portugal morreu hoje, aos 73 anos, devido ao novo coronavírus.


11h18 - Ovar acorda em estado de calamidade pública

Foi publicado nas últimas horas, em Diário da República, o despacho do Governo que confirma o Estado de Calamidade Pública em Ovar. Este apertar de medidas serve para combater a propagação do novo vírus da pneumonia.
Só neste município, são cerca de 30 as pessoas infetadas.

Perante indícios de transmissão comunitária, só resta esta solução para reduzir a ameaça: está interdita a circulação de pessoas na via pública, exceto para deslocações necessárias e urgentes.

As atividades económicas também passam a estar limitadas.

Foi fixada uma cerca sanitária e a polícia vai controlar todas as entradas e saídas deste município do distrito de Aveiro.


11h13 - Médicos de Saúde Pública saúdam centros de rastreio

Os médicos de Saúde Pública saúdam o aparecimento de centros de rastreio para diagnóstico da Covid-19, defendem prioridade aos grupos de risco e que devem ser os médicos a avaliar em que casos se justifica fazer o teste.


11h11 - Pandemia já matou quase oito mil pessoas e infetou mais de 190 mil

Desde dezembro já se registarm 194 mil pessoas infetadas com o novo coronavírus. O número de mortes subiu para 7.873, segundo um balanço da Agência France-Presse (AFP) esta quarta-feira de manhã.

A AFP refere que foram registadas 194 mil contaminações em 150 países e territórios desde dezembro.


11h08 - Fundão desliga parquímetros

Os parquímetros nas ruas do Fundão, distrito de Castelo Branco, vão ser desligados e o estacionamento à superfície passa a ser gratuito "até futura avaliação", devido à pandemia Covid-19, anunciou a Câmara.


11h07 - Arruda dos Vinhos vai desinfetar ruas e espaços públicos

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos vai desinfetar na sexta-feira ruas e espaços públicos como prevenção contra a pandemia do novo coronavirus neste concelho do distrito de Lisboa.

"Na sequência do agudizar da situação epidemiológica da COVID-19, a Câmara Municipal levará a cabo uma ação preventiva de higienização de ruas e espaços públicos nos aglomerados urbanos, aplicando uma solução à base de lixívia, durante o dia 19 de março", refere este município em comunicado hoje divulgado.


11h05 - Empresas vão poder adiar pagamentos à banca

As empresas vão ter a acesso a uma moratória, concedida pela banca, no pagamento de capital e juros, de acordo com o que hoje foi anunciado pelo Ministro das Finanças, e que está a ser trabalhada entre o Banco de Portugal (BdP) e o setor bancário.

Mário Centeno afirmou que se está a "construir uma moratória de capital e de juros, num trabalho que está a ser desenvolvido entre o Banco de Portugal e o sistema bancário, em particular com a APB (Associação Portuguesa de Bancos)".

"Toda a legislação que seja necessária para concretizar esta moratória será aprovada até ao final do mês e avançará de forma efetiva para, mais uma vez, garantir que neste período temporário, num choque que não tem características de flutuação cíclica habitual, todos estamos a dar o nosso contributo", afirmou Mário Centeno.

O ministro lembrou também que os bancos já anunciaram medidas como "a eliminação de taxas mínimas cobradas aos comerciantes do pagamento por POS ('Point of sale', terminais de pagamento automático", para que todos possam "aceitar pagamentos em meios eletrónicos sem necessidade de estabelecer qualquer valor mínimo".

"Apesar de se manter a possibilidade de pagamento de notas e moedas, é desejável que se reduza ao mínimo indispensável nesta fase", completou Centeno, anunciando ainda que o limite máximo os pagamentos por cartões sem necessidade de contacto com as máquinas ('contactless') deverá ser aumentado para 30 euros.

"Nesta altura, a questão essencial é assegurar que as empresas preservam essa capacidade produtiva para no momento da retoma poderem responder à procura que se vai avizinhar. Esta é a altura de assegurarmos liquidez para o funcionamento da economia", afirmou.


11h04 - Embaixadas e consulados em Cabo Verde começam a encerrar

As principais embaixadas e consulados na cidade da Praia, como Portugal, Estados Unidos da América ou Espanha, começaram a encerrar todos os serviços por tempo indeterminado, como medida preventiva face ao alastramento da pandemia do novo coronavírus.


11h02 - Empresa de Mira produz batas protetoras e máscaras para o município

A Câmara de Mira encomendou à empresa DOM Mira batas laváveis e reutilizáveis e máscaras em neoprene com filtros de carbono, que serão distribuídas gratuitamente por pessoas e instituições na primeira linha do combate à Covid-19.


11h00 - Cancelada Taça do mundo de ginástica artística em Tóquio

A Taça do mundo de ginástica artística prevista para abril, em Tóquio, que servia de qualificação para os próximos Jogos Olímpicos, foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.

A Federação Internacional e Ginástica (FIG) justificou a suspensão da prova com "a situação do surto de Covid-19, que muda rapidamente", um dia depois de ter suspendido outras Taças do mundo de ginástica artística e rítmica.

"Devido à propagação do coronavírus na Europa e do cancelamento de várias etapas da Taça do mundo em outros países, vários atletas e juízes decidiram renunciar à nossa prova", explicou a federação japonesa de ginástica, que, num primeiro momento, admitiu organizar o torneio sem público.


10h59 - Contribuições sociais das empresas reduzidas a 1/3 em março, abril e maio

O Governo anunciou hoje que as contribuições das empresas para a Segurança Social serão reduzidas a um terço em março, abril e maio, "por forma a preservar o emprego", uma medida para combater os efeitos da Covid-19 na economia.

"Por forma a preservar o emprego (...) as contribuições para a segurança social são reduzidas a um terço nos meses de março, abril e maio", anunciou o ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, em conferência de imprensa conjunta dos Ministérios das Finanças e da Economia, emitida 'online'.

O valor remanescente relativo a abril, maio e junho será liquidado a partir do terceiro trimestre.


10h58 - BMW fecha fábricas na Europa e na África do Sul até 19 de abril

A BMW vai fechar as suas fábricas na Europa e na África do Sul, que representam metade da capacidade de produção, até 19 de abril.


10h55 - Governo cria grupo de trabalho para acompanhar abastecimento de bens

O Governo criou hoje, por diploma, um grupo de trabalho para acompanhar e avaliar as condições de abastecimento de bens nos setores agroalimentar e do retalho "em virtude das dinâmicas" de mercado determinadas pelo Covid19.

O grupo de trabalho tem duas semanas para apresentar um relatório com "medidas preventivas ou corretivas destinadas a manter ou restabelecer as normais condições de abastecimento".

Tem ainda como missão "avaliar e acompanhar" as condições de abastecimento de bens nos setores agroalimentar e do retalho "cujas dinâmicas de mercado sejam determinadas" pelo surto do novo coronavírus.


10h54 - PM espanhol apela à unidade política para combater pandemia

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, fez hoje no parlamento um apelo à "unidade política" e pediu a todos os representantes dos partidos espanhóis que contribuíssem para combater o covid-19 com "o máximo de visão" e "sentido de Estado".


10h52 - Macau regista mais um caso, o quinto importado em menos de três dias

O Governo de Macau anunciou esta manhã mais um novo caso importado de infeção pelo novo coronavírus, o quinto em cerca de 72 horas, depois de 40 dias sem qualquer pessoa infetada.

Trata-se de um homem de nacionalidade filipina, de 31 anos, trabalhador não residente em Macau, explicaram as autoridades em conferência de imprensa.

O filipino saiu de Macau no dia 27 de janeiro para as Filipinas e regressou com destino a Hong Kong no dia 16 de março. No mesmo dia, efetuou a ligação a Macau de autocarro através da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau.


10h47 - Hospital da Guarda reorganiza serviços para proteção de utentes e profissionais

O Hospital Sousa Martins (HSM) da Guarda vai reorganizar vários serviços, concentrando no mesmo edifício o internamento e o acolhimento de doentes suspeitos ou confirmados de infeção pela Covid-19.

Considerando o atual contexto o Conselho de Administração entendeu "proceder a algumas mudanças, reestruturando espaços e funcionamento dos serviços que durarão enquanto se mantiver o período contingente" que o país atravessa.

Segundo comunicado enviado à imprensa, ficam definidas duas áreas distintas no HSM, "de forma a cumprir o objetivo de segurança e proteção" dos utentes e profissionais.


10h27 - Presidente do Santander vitimado pela Covid-19

Morreu o presidente não executivo do Santander em Portugal, António Vieira Monteiro. Estava infetado com o novo coronavírus e é a segunda vítima mortal da doença Covid-19.

O presidente do Santander em Portugal tinha 73 anos e estava internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.



Atualmente, António Vieira Monteiro era presidente do conselho de administração do Santander, tendo sido CEO do banco entre 2012 e 2018.

10h23 - Conselho de Estado sobre eventual declaração de emergência já está a decorrer

A reunião do Conselho de Estado, órgão de consulta política do Presidente da República, começou hoje às 10h15. Este conselho visa debater a decisão de decretar o estado de emergência em Portugal devido à pandemia de Covid-19.


10h21 - Maior produtor nacional de sofás e colchões coloca trabalhadores em férias

O Grupo Aquinos, sediado em Tábua, no distrito de Coimbra, um dos cinco maiores produtores mundiais de sofás e colchões, mandou de férias os trabalhadores das fábricas em Portugal.

Em mensagem dirigida aos seus funcionários (cerca de 3.200 em Portugal), a administração refere que, "após análise ponderada, decidiu-se, para segurança de todos", promover-se "o gozo de férias nos dias 17, 18, 19 e 20 de março 2020 a todos os colaboradores".

"Estamos certos ser a melhor solução neste momento crítico e instável que o nosso país e mundo atravessa. No decorrer dos próximos dias daremos mais informações sobre as próximas semanas", acrescenta a comunicação.

Desta medida ficam excluídos os colaboradores com filhos menores de 12 anos, cujas escolas encerraram e que já se encontram em casa.


10h17 - Mira abre linha de apoio e desinfeta lugares públicos

A Câmara Municipal de Mira vai "apoiar diretamente as pessoas e famílias mais vulneráveis" do concelho durante a pandemia Covid-19, tendo criado uma linha e serviço de apoio social à população.

Entre as medidas previstas está a compra e entrega de medicamentos, comida ou outros bens nas residências das pessoas mais fragilizadas, por doença, idade ou condição social.

Lançou ainda uma campanha de desinfeção de lugares públicos, como multibancos, farmácias ou correios.


10h14 - Idanha-a-Nova fecha fronteira de Segura e acesso a Espanha por Salvaterra do Extremo

A Câmara de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, fechou a fronteira de Segura e o acesso a Espanha por Salvaterra do Extremo.

"A pedido das forças de segurança locais e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova procedeu ao encerramento da fronteira de Segura e do acesso a Espanha por Salvaterra do Extremo, ficando sob controlo a fronteira de Termas de Monfortinho", explica, em comunicado, o município de Idanha-a-Nova.

A Câmara de Idanha-a-Nova está a prestar às autoridades todo o apoio possível, logístico e material, para cumprimento da sua missão, em prol da saúde pública de toda a população.

Atendendo à situação epidemiológica do novo coronavírus, foram estabelecidos nove pontos de passagem autorizados na fronteira terrestre, entre os quais Termas de Monfortinho (Idanha-a-Nova), entroncamento da N-239 com a N-240, em Termas de Monfortinho.

Até 15 de abril apenas serão permitidas deslocações de transporte de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços e elementos do corpo diplomático e da área da saúde na fronteira terrestre.


10h13 - Passageiros que chegam a Díli ficam em auto-quarentena e sob observação

Mais de uma centena de pessoas que chegaram a Díli nas últimas semanas estão a ser instruídas para ficar em auto-quarentena e a ser contactados diariamente para avaliar a sua condição de saúde.


10h10 - Ministro das Finanças abre a porta a orçamento retificativo

O ministro das Finanças, Mário Centeno, abriu a porta a um Orçamento do Estado retificativo durante 2020, de forma a acomodar as medidas previstas pelo Governo de apoio à economia anunciadas no âmbito do combate ao surto de Covid-19.

"Não estamos em tempos normais, não estamos em tempo de pôr em causa a execução destas medidas e de outas que venham a ser necessárias, e os orçamentos retificativos servem exatamente para isso", disse Mário Centeno.

No entanto, ressalvou que o atual Orçamento do Estado, quando entrar em vigor, "tem um conjunto de mecanismos de adaptação que vão ser utilizados", e que quando esses mecanismos se esgotarem, "não há nenhuma questão que possa impedir" a apresentação de um orçamento retificativo.


10h09 - Município de Gouveia cria linha de apoio para ajudar pessoas vulneráveis

O município de Gouveia, no distrito da Guarda, vai ter a funcionar, a partir de quinta-feira, uma linha telefónica para ajudar as pessoas mais vulneráveis.

"Com vista à implementação de medidas preventivas relativas à pandemia do Covid-19 e para assegurar o apoio aos grupos mais vulneráveis (pessoas com mais de 65 anos, doentes crónicos e pessoas com incapacidade), o município de Gouveia criou uma linha de apoio que permitirá garantir, em articulação com diferentes entidades do concelho, o fornecimento ao domicílio de bens essenciais e medicamentos urgentes", refere a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.

A Câmara Municipal de Gouveia, presidida por Luís Tadeu, apela aos familiares e aos vizinhos "que tenham conhecimento de casos que se enquadrem nos grupos acima mencionados, que os sinalizem através dos seguintes contactos: 963 232 370 ou 969 374 134".


10h06 - Novo coronavírus atinge todos os Estados norte-americanos

Todos os 50 Estados já foram atingidos e o número de casos mortais já ultrapassou uma centena.




10h05 - Cerca de 100 portugueses retidos no Peru, Filipinas e Tenerife sem voos

Cerca de uma centena de portugueses encontra-se retida em países como o Peru, Filipinas e Tenerife. A pandemia cancelou os voos de regresso.



10h02 - Governo procura alternativas de regresso de estudantes em Erasmus

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, já contactou, via e-mail com os 3.250 estudantes do ensino superior português que estão a fazer Erasmus em 32 países. O Governo está à procura de alternativas para garantir o regresso de todos. Para ajudar a resolver todas as situações foi alargado o horário de funcionamento da linha de emergência Covid-19 do Ministério dos Negócios Estrangeiros.



9h58 - Anadia assegura refeições escolares a alunos apoiados do ensino básico

A Câmara Municipal de Anadia assegura, a partir de hoje, o fornecimento da refeição escolar do almoço a todas as crianças apoiadas nas escolas da rede pública deste concelho.

As refeições serão distribuídas aos encarregados de educação dos alunos do escalão A da Ação Social Escolar que frequentam os jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo, todos os dias da semana, no formato de 'take-away' (em embalagens).

Para poderem usufruir deste serviço, os encarregados de educação devem contactar o serviço municipal responsável por telefone, através dos números 919 868 645 / 913 510 992 ou através do endereço de correio eletrónico: educacao.c.costa@cm-anadia.pt, até às 17h00.


9h55 - Coreia do Sul regista 93 casos

A Coreia do Sul registou hoje 93 casos do novo coronavírus, mais 11 do que os confirmados ontem.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças sul-coreano, o país conta 8.413 infetados, dos quais 6.789 estão ativos, 1.540 tiveram alta e 84 morreram.


9h54 - África do Sul regista 23 novos casos em menos de dois dias

As autoridades de Saúde da África do Sul anunciaram hoje 23 novos casos de infeção pelo novo coronavírus em menos de dois dias, elevando agora para 85 o total de casos positivos no país.

"O Instituto de Doenças Transmissíveis (NICD, na sigla em inglês) confirma que há 23 novos casos de Covid-19 que testaram positivo o SARS-CoV-2", anunciou a instituição em comunicado divulgado hoje no sítio oficial de internet.

"Até 17 de março de 2020, foram testados um total de 2.911 casos suspeitos de Covid-19 por laboratórios públicos e privados, dos quais 85 são positivos", adianta a nota.


9h52 - Tenistas Pedro Sousa e Frederico Silva cancelam treinos e cumprem quarentena

Os tenistas portugueses Pedro Sousa e Frederico Silva cancelaram os treinos em 'court' para cumprir o período de quarentena, aconselhado pelas autoridades portuguesas, e após a suspensão do circuito internacional por seis semanas, decretada pelo ATP.


9h49 - Facebook repõe notícias bloqueadas como 'spam'

Todas as publicações sobre o novo coronavúrs, incorretamente bloqueadas e identificadas como 'spam', foram já repostas na rede social, depois de vários utilizadores do Facebook em vários países se queixarem que a rede social estava a bloquear e a marcar como 'spam' partilhas de notícias sobre a pandemia.


9h46 - Governo timorense proíbe estrangeiros não residentes de entrar no país

O Governo timorense vai proibir durante um mês cidadãos estrangeiros não-residentes que tenham estado num país com casos de Covid-19 de entrar em Timor-Leste.


9h40 - Governo timorense vai atuar de forma faseada para minimizar riscos

O Governo timorense vai manter, por enquanto, as fronteiras abertas, mesmo aprovando restrições adicionais, numa ação faseada que pretende minimizar os riscos da pandemia Covid-19, disse um dos membros do executivo.

"O Governo é da opinião que para um país como Timor-Leste, com a situação e as condições que tem, é imperativo apostar mais nas medidas preventivas", disse à Lusa o ministro da Reforma Legislativa e Assuntos Parlamentares timorense, Fidelis Magalhães.

"Nesse sentido, as decisões feitas contribuirão para o esforço global do Governo", referiu.


9h38 - Medidas anunciadas visam aliviar empresas

O ministro da Economia afirma que as medidas anunciadas pelo Governo visam assegurar o alivio e o apoio às empresas.



9h20 - Principais bancos anunciam medidas de apoio

Mário Centeno afirmou, em conferência de imprensa, que as autoridades bancárias assumiram medidas que "permitem uma adequação" nas responsabilidades do sistema bancário face à situação de crise atual.
Os principais bancos, assegura o ministro, já anunciaram "diversas medidas", como a "eliminação das taxas minimas cobradas aos comerciantes" através de pagamento por multibanco ou eletrónicos.

Embora seja possível continuar a realizar pagamentos com notas e moedas, "é desejável que o pagamento em numerário se reduza ao minimo indespensável" nesta altura.


8h51- Governo lança linhas de crédito de 3.000 milhões de euros para setores mais atingidos

O Governo anunciou um conjunto de linhas de crédito para apoio à tesouraria das empresas no montante total de três mil milhões de euros, destinadas aos setores mais atingidos pela pandemia Covid-19.
Estas linhas de crédito têm um período de carência até ao final do ano e podem ser amortizadas em quatro anos, referiu Pedro Siza Vieira.

Com o objetivo de assegurar que as empresas "dispõem da liquidez suficiente para poder fazer face aos seus compromissos no momento em que as suas receitas estão em queda", o Governo anunciou um conjunto de linhas de crédito dirigidas aos setores mais atingidos pela situação atual - empresas de restauração, empresas do setor do turismo, empresas do setor da indústria.

Nos próximos dias, será anunciado mais um conjunto de medidas destinadas à "flexibilização do cumprimento de diversas obrigações das empresas perante a Administração Pública", de forma a assegurar que as empresas podem "aliviar exigências que em circunstâncias normais não seriam colocadas".


8h40 - Governo anuncia linhas de crédito para empresas, turismo e emprego

O Governo anunciou esta manhã que vai criar linhas de crédito para empresas, turismo e emprego para fazer face ao impacto da pandemia em Portugal.


8h35 - Mário Centeno quer garantir apoio e liquidez às famílias e às empresas

Os ministros das Finanças e da Economia apresentam medidas devido à pandemia do Covid-19.

O Governo encontra-se empenhado em tomar todas as medidas necessárias para conter a pandemia e enfrentar as consequências destas, garante Mário Centeno.
Esta fase de contenção está a levar a nossa economia "a tempos de guerra", disse o Ministro das Finanças numa conferência de imprensa esta manhã. No entanto, o Governo quer ajudar o país a "derrotar esta crise" e retomar à "normalidade".

O Governo apresenta, assim, um conjunto de medidas que visam apoiar a economia, as empresas e os trabalhadores, "procurando garantir a manutenção do emprego".

"A hora é de conter a pandemia. Mas é hora também de manter a nossa economia a funcionas, de manter o emprego. De garantir que as empresas têm liquidez suficiente", face a tempos de crise. O papel do Estado é, por isso, "fundamental".

O ministro das Finanças afirmou que o momento exige "uma resposta sem precedentes".

"Não regatearemos nenhum esforço para daqui por três meses dizer que enfrentamos mais uma crise", declarou o ministro das Finanças.

Mário Centeno referiu que as medidas decididas para apoiar as empresas e proteger o emprego resultam de "uma resposta política coordenada de todo o governo - é um momento de pensar em iniciativas para conter a doença e acudir à liquidez das empresas, em particular das pequenas e médias empresas (PME), e às famílias que já hoje sentem impacto das medidas adotadas".


8h27 - Portugal pode entrar em Estado de Emergência

Desde 1975, que o país não enfrenta um cenário tão complicado. Com a possibilidade de ser instaurado o Estado de Emergência, a suspensão a liberdade de circulação dos cidadãos, pode estar em cima da mesa, como forma de travar o contágio do novo coronavírus.
O tema vai ser discutido na reunião do Conselho de Estado, que tem início daqui a duas horas.

Ouvido há momentos pela Antena 1, o constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia considera que a aplicação do Estado de Emergência poderá ter como objetivo contribuir para o encerramento de mais estabelecimentos comerciais, em território nacional.


8h24 - Aprovada restrição temporária de entradas nas fronteiras externas da UE

A presidente da Comissão Europeia espera que até ao outono possa haver uma vacina, criada na Europa, capaz de combater o novo coronavírus.
Os chefes de Estado e de governo dos 27 voltaram a estar reunidos em videoconferência.


8h20 - Remessas solidárias de máscaras de Macau para Portugal esbarram na alfândega portuguesa

Alguns portugueses residentes em Macau enviaram máscaras para amigos e familiares em Portugal. No entanto, as remessas ficaram retidas pela alfândega portuguesa.


7h58 - ponto de situação

O Presidente da República reúne esta quarta-feira o Conselho de Estado. Nesta reunião poderá ser decretado o estado de emergência.

A reunião começa às 10h00 por videoconferência. A decisão será publicada no portal da Presidência da República

Recorde-se que só o Chefe de Estado pode decretar o estado de emergência. O Governo dá um parecer e estabelece as medidas em concreto. Depois disso, o decreto segue para a Assembleia da República

Seja qual foi a decisão, ao final do dia o Presidente fará uma comunicação ao país.
Medidas de apoio a empresas

O Governo prepara-se também para anunciar um novo pacote de estímulo às empresas.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, e o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, dão uma conferência de imprensa esta manhã.

A CI - Confederação Empresarial de Portugal, já propôs medidas ao Governo, como a facilitação a linhas de crédito, assim como a suspensão temporária das obrigações fiscais.
Ovar em estado de calamidade

O Concelho de Ovar está a partir desta quarta-feira em estado de calamidade. Foi decretada quarentena geográfica. Ou seja, ninguém entre e ninguém sai.

O risco de transmissão é generalizado e, naquele concelho, há familias inteiras infetadas

A partir de hoje, a população está confinada à área do Concelho. A circulação só é permitida em situações excecionais: a profissionais de saude, forças de segurança, de socorro e a pessoas que morem no concelho.

Por outro lado, todos os estabelecimentos do concelho que não vendam bens essenciais são obrigados a encerrar.

A decisão já foi publicada em Diário da República. As medidas restritivas estão em vigor até 2 de abril.
Os números em Portugal e no mundo
No país, estão infetadas 448 pessoas. Estão internadas outras 206 - dezassete estão nos cuidados intensivos; três já recuperaram.

Os dados serão atualizados nas próximas horas.

O surto começou em dezembro na China, que regista a maioria dos casos, e propagou-se posteriormente a mais de 145 países e territórios.

Na Europa há mais 67 mil infetados e pelo menos 2684 mortos, a maioria dos quais em Itália, Espanha e França.