Putin chega ao Vietname

por Cristina Santos - RTP
Vladimir Putin a chegar ao aeroporto de Hanoi Nhac Nguyen - AFP

O presidente russo visita mais um país "amigo" na Ásia, após a viagem até à Coreia do Norte onde assinou um acordo de defesa mútua com Pyongyang.

Esta é a quinta vez que Vladimir Pyutin visita o Vietname como presidente da Rússia. De acordo com as agências de notícias internacionais, o líder russo chegou ao início da noite desta quarta-feira a Hanoi para conversações com os líderes comunistas no Vietname.

Num artigo de opinião assinado por Putin e publicado no jornal do Partido Comunista do Vietname, para assinalar a visita, o presidente russo aplaudiu o país do Sudeste Asiático por apoiar uma "forma pragmática de resolver a crise" na Ucrânia.

O Vietname tem seguido oficialmente uma política externa neutra que denomina como "diplomacia do bambu" e absteve-se de condenar a invasão da Rússia à Ucrânia, posição que os países ocidentais consideram demasiado próxima do Kremlin.

Esta é a paragem final no périplo de Putin pelas duas nações asiáticas. No entanto, o ponto alto da viagem é o acordo de segurança mútua assinado entre russos e norte-coreanos, sendo que o texto desse acordo não é conhecido.

Isto numa altura em que crescem os receios do Ocidente e não só (Coreia do Sul também) quanto a uma cooperação militar entre Moscovo e Pyongyang.
PUB