Teqball uma modalidade que promete fazer furor em Portugal

O teqball adquiriu representação federativa em Portugal em novembro, fortalecendo uma associação criada há três anos para estreitar relações com clubes, facilitar a requisição de equipamentos e amealhar créditos em provas internacionais.

Lusa /

Foto de José Luís Correia

"Queremos promover, desenvolver e regulamentar a prática da modalidade, organizar competições nacionais e regionais, além de formar treinadores e diretores técnicos. O nosso objetivo é facilitar aos clubes e autarquias a compra de mesas para que tenhamos o maior número de espaços equipados e haja uma boa divulgação e acesso à prática", referiu à agência Lusa Károly Henczi, presidente da Federação Teqball Portugal (FTP), sediada em Lisboa.

O que é o tecball? É um novo desporto, a meio caminho entre o ténis de mesa e o futebol, e nasceu no Luxemburgo. Podia chamar-se "foot-pong" ou futebol de mesa, mas os seus inventores preferiram baptizá-lo "teqball".

O inventor, de nacionalidade húngara, explica que o teqball se joga sobre uma mesa curva que tem um separador em plástico transparente que divide a mesa em dois, à semelhança da rede no ténis de mesa.

Para quê criar uma mesa curva para jogar futebol? A mesa foi concebida para desenvolver as técnicas e as habilidades dos jogadores de futebol, profissionais ou amadores. A mesa é curva de modo a que a bola ressalte para o jogador, que pode jogar com o pé, perna, peito, ombro ou cabeça, e pode assim desenvolver essas competências. Se a mesa fosse plana, a bola não ressaltaria.

Károly Henczi explica como se pode expandir o jogo em Portugal e fala das características da nova modalidade.
PUB