6º dia de prova sem grandes surpresas

Terminou esta noite a 3ª ronda do Open da Austrália, com os favoritos a mostrarem porque o são e a garantirem a qualificação para a 4ª ronda do torneio, a última antes dos quartos-de-final.

Pedro Pina /
Baghdatis desiste por lesão Reuters

Jogaram-se ontem os últimos jogos correspondentes à 3ª ronda do primeiro Grand Slam de 2010. É a partir de agora que os melhores do mundo começam a demarcar-se dos restantes.

No quadro feminino, Venus Williams (6) defrontou a wildcard Casey Dellacqua (980), e venceu os dois sets em pouco menos de duas horas. A australiana não ofereceu qualquer resistência no primeiro set, cedendo-o por 6-1. No entanto, com 15 mil adeptos na assistência a torcerem por ela, complicou a vida da norte-americana no segundo set, levando-o a tie break.

Ainda assim, não conseguiu ser mais forte que a antiga nº 1, e perdeu por 7-6(4) para Venus.

A irmã Serena teve a tarefa mais facilitada, e venceu também em dois sets por 6-0, 6-3. A espanhola Carla Suarez Navarro (33), uma das oito finalistas no ano passado, não conseguiu suster os ataques da actual nº 1, sendo eliminada em menos de 1h30m.

Caroline Woznkiacki (4) eliminou a israelita Shahar Peer em dois sets, pelos parciais 6-4, 6-0. A dinamarquesa vai agora enfrentar Na Li (16), da China, na 4ª ronda.

No quadro masculino, a desistência do cipriota Marcos Baghdatis (31), que eliminou David Ferrer na 2ª ronda, fez as delícias dos adeptos australianos. Baghdatis, depois de ter perdido 6-0 no primeiro set, contra o local Lleyton Hewitt (22), finalista em 2005, viu-se obrigado a acabar a partida mais cedo devido a lesão.

Na 4ª ronda, Hewitt vai encontrar o grande favorito à vitória, Roger Federer (1), que esta noite bateu Albert Montanes (32) por 3-0, com os parciais 6-3, 6-4, 6-4. Ainda assim, Montanes alcançou este ano o seu melhor melhor resultado de sempre na prova.

Nikolay Davidenko (6) também só precisou de três sets para se qualificar. O russo deixou Juan Monaco (30), da Argentina, pelo caminho, com os parciais 6-0, 6-3, 6-4. Davidenko vai defrontar na 4ª ronda Fernando Verdasco (9), que esta noite precisou apenas de um set (6-1) para garantir a passagem à próxima ronda, após a desistência do austríaco Stefan Koubek (134).

Novak Djokovic (3) cilindrou Denis Istomin, do Uzbequistão com 6-1, 6-1, 6-2.

Jo-Wilifried Tsonga, (10), da França, não teve a vida tão facilitada, e precisou de quatro sets para vencer o alemão Tommy Haas (17), semi-finalista em 2007. Depois de quse duas horas e meia de jogo, Tsonga carimbou a passagem à 4ª ronda, com os parciais de 6-4, 3-6, 6-1, 7-5.

Amanhã serão disputados os primeiros jogos da 4ª ronda, onde se vai decidir os oito finalistas do Open da Austrália.

PUB