ABC conquista Taça Challenge pela primeira vez, apesar de derrota com Benfica
O ABC de Braga conquistou sábado pela primeira vez a Taça Challenge de andebol, apesar da derrota na receção ao Benfica, por 29-25, na segunda mão da final da competição, disputada no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga.
Ao intervalo, registava-se um empate 11-11 entre a equipa anfitriã, treinada por Carlos Resende e que se tornou o segundo clube português a vencer a prova, depois do Sporting, em 2010, e o conjunto visitante, liderado por Mariano Ortega.
Os minhotos capitalizaram o triunfo por 28-22 conquistado no encontro da primeira mão, disputado há uma semana no recinto da equipa lisboeta, na primeira final europeia da história da modalidade entre duas equipas portuguesas.
O ABC iguala o Sporting como equipa portuguesa a conquistar uma competição europeia em andebol (os 'leões' ganharam em 2009/10 a Challenge).
O Benfica, que perde pela segunda vez a hipótese de conquistar a Taça Challenge (perdeu, em 2010/11, a final com os eslovenos do RK Cimos Koper), entrou bem melhor no jogo, aproveitando alguma ansiedade dos minhotos.Chegou a ter quatro golos de vantagem (6-2), aos 10 minutos, perante uma equipa da casa que parecia atarantada.
Esse foi um dos momentos chave da partida, altura em que Carlos Resende interrompeu o jogo com um providencial desconto de tempo, que permitiu à sua equipa reorganizar-se.
Os academistas foram equilibrando o jogo, mas só conseguiram anular a desvantagem quase aos 25 minutos (9-9), sendo que a primeira metade terminou também com um empate a 11 golos.
No segundo tempo, o ABC entrou mais forte e alcançou uma vantagem de dois golos, que foi gerindo.
Contudo, os 'encarnados' nunca desistiram e voltaram a passar para a frente aos 49 minutos (21-20).
O 'forcing' final do Benfica nos últimos minutos, que lhe valeu uma vitória por quatro golos de diferença, foi na verdade mais consentido pelo ABC, dada a vantagem que trazia da primeira mão.
Sempre com o entusiástico apoio dos seus adeptos, o ABC, com o 'muro' Humberto Gomes em destaque, perdeu o jogo, mas ganhou a taça.
Jogo no pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga
ABC Braga/UMinho - Benfica, 25-29.
Ao intervalo: 11-11.
Marcha do marcador: 02-05 (10 minutos), 06-09 (20), 11-11 (intervalo), 16-15 (40), 20-21 (50), 25-29 (final).
Equipas:
- ABC Braga/UMinho: Humberto Gomes (gr), Hugo Rocha (3), Pedro Seabra (2), Pedro Spínola (3), André Gomes (4), Miguel Sarmento (5), Fábio Vidrago (2), Emanuel Ribeiro (gr), Cláudio Silva (gr), João Pedro Gonçalves, Nuno Rebelo (1), Diogo Branquinho (5).
Treinador: Carlos Resende.
- Benfica: Nikola Mitrevski (gr) (1), Davide Carvalho (4), João Pais (3), Belone Moreira (5), Alexandre Cavalcanti (1), Elledy Semedo (4), Ales Silva (3), Hugo Figueira (gr), Tiago Pereira (1), Tiago Ferro, Uelington da Silva (1), Paulo Moreno (4), Augusto Aranda, Hugo Lima (1), Javier Borrogan (1).
Treinador: Mariano Ortega.
Árbitros: Mirza Kurtagic e Mattias Wetterwik (Suécia).
Assistência: cerca de 2.500 espetadores.