Águas Santas apura-se na Liga Europeia de andebol

por Lusa
O Águas Santas foi mais forte na hora de atirar ao golo D.R.

O Águas Santas recebeu e venceu o Belenenses, por 34-22, e qualificou-se pela primeira vez para a fase de grupos da Liga Europeia de andebol.

Depois de já ter vencido o jogo da primeira mão (23-20), em Belém, da segunda ronda de qualificação para a fase de grupos da segunda maior prova europeia de clubes, o Águas Santas ganhou também o segundo encontro e com autoridade evidenciada tanto no resultado ao intervalo (18-9) como no final.

O sorteio ditou para esta qualificação um duelo 100% português que a equipa do concelho da Maia decidiu a seu favor de forma clara, tendo na 2.ª mão confirmado a sua superioridade ante um opositor sem o andamento necessário para estes desafios.

O Águas Santas entrou forte e rapidamente deixou para trás o Belenenses graças à velocidade e dinâmica do seu ataque e também à segurança da sua defesa, o que lhe permitiu marcar 12 golos contra apenas três da equipa lisboeta no primeiro quarto de hora.

O ponta esquerda Fábio Teixeira, com oito golos marcados só na primeira parte, foi sempre um tormento para a defesa azul e nem sequer jogou na segunda porque o treinador decidiu protegê-lo por já ter duas exclusões.

Miguel Pinto, que marcou sete golos, e João Gomes, autor de seis, também estiveram em grande evidência no Águas Santas, uma equipa que aposta forte nas transições defesa-ataque velozes e numa dinâmica agressiva do seu processo ofensivo, dificultando a organização adversária.

O intervalo chegou com o Belenenses já em grandes dificuldades, com apenas nove golos apontados, mas o segundo tempo foi menos difícil para os 'azuis' porque o Águas Santas tirou o pé do acelerador e pôs em campo jogadores que são menos utilizados.

O melhor que o Belenenses conseguiu foi, através de Tiago Ferro, reduzir para seis golos a diferença no marcador (26-20), mas o Águas Santas travou rapidamente travou essa aproximação e foi construindo uma vantagem confortável, com vários golos obtidos de contra-ataque.

O Águas Santas, que foi muito mais forte do que o Belenenses nesta qualificação e alcançou um feito marcante na sua história, ficará agora à espera do sorteio da próxima fase que se realizará no dia 6 de outubro, na sede da Federação Europeia de Andebol, em Viena.

pub