Amaro Antunes perde tempo em etapa dominada pelos italianos

Amaro Antunes, 39. classificado, foi o melhor elemento da seleção portuguesa na terceira etapa da Toscana -- Terra de Ciclismo, prova da Taça das Nações de sub-23, tirada dominada por completo pelos italianos.

RTP /
Legenda da Imagem

No final da etapa de 145,6 quilómetros, com partida e chegada em Cavriglia, a seleção italiana "dinamitou" completamente a corrida na derradeira ascensão, com Manuel Bongiorno, Fabio Aru e Mattia Cattaneo a conseguirem os três primeiros lugares na tirada e a assumirem o comando da geral individual.
 
    O festival transalpino permitiu a Aru a subida ao primeiro lugar da
geral individual, sendo Cattaneo, com o mesmo tempo, o segundo e o belga Tim Wellens, a nove segundos, terceiro.   
 
    Amaro Antunes, 39. na terceira etapa, é o melhor dos portugueses na geral, ocupando o 32. posto, a 1.30 minutos.  
 
    "A etapa decorreu sem grandes sobressaltos até à subida para a meta. Foram cinco quilómetros muito duros, devido a algumas rampas com 17 e 18 por cento de inclinação e devido ao ritmo fortíssimo dos italianos, que se revelaram absolutamente imbatíveis", descreveu o selecionador português, em comunicado.  
 
    José Poeira assumiu que Antunes não conseguiu entrar bem colocado na subida e acabou por ceder bem mais do que a seleção esperava.   
 
    "Agora, não sendo fácil pensar em discutir a geral, vamos tentar subir nesta classificação e procuraremos lutar pelas duas etapas que ainda faltam", concluiu o técnico português.  
 
    Na sexta-feira, o pelotão desta prova pontuável para a Taça das Nações de sub-23 vai percorrer 146 quilómetros, desde Terranuova Bracciolini até Cortona, com a chegada a coincidir com uma contagem de montanha.  
 
      
PUB