Ana Cachola falha acesso ao bronze e termina em sétimo lugar

Ana Cachola terminou hoje os Mundiais de Judo em Roterdão no sétimo lugar, depois de ser eliminada pela israelita Alice Schlesinger no combate de acesso à luta pela medalha de bronze, num despique decidido por "ippon".

RTP /
Ana Cachola durante o combate com a francesa Gevrise Emane Reuters

A judoca portuguesa, com menos experência do que a sua adversária, resistiu até perto dos três minutos de combate, num momento em que já tinha uma desvantagem
de yuko.

Ana Cachola, do Judo Clube do Algarve, acabou por ter uma prestação positiva nos Mundiais, em relação aos objectivos traçados pela própria Federação de Judo - com metas a apontarem para uma medalha (Telma Monteiro) e pelo menos um lugar entre o quinto e o sétimo - e tendo em conta que enfrentou um sorteio muito difícil.

No caminho de Cachola estiveram a campeã mundial em título, a francesa Grevise Emane, que Cachola surpreendentemente derrotou, e a campeã europeia Urska Zolnir, com quem viria a perder.

Também hoje Portugal teve João Neto em competição, nos -81 kg, com o português a perder na segunda ronda frente ao vice-campeão olímpico da categoria, o sul-coreano Jae-Bum Kim.

Neto, que já subiu ao pódio em Mundiais (bronze em Osaca 2003), atravessa um momento difícil da sua carreira, ainda sem "alto" ritmo competitivo, depois de ter estado praticamente parado na primeira metade do ano, devido a lesão contraída no Grande Prémio de Hamburgo.

Na quinta-feira, a portuguesa Telma Monteiro, campeã da Europa em título, conquistou a medalha de prata da categoria de -57 kg, como tinha feito em 2007, no Rio de Janeiro, então nos -52 kg.

c/Lusa

PUB