António Laureano ataca ondas gigantes da Nazaré

O jovem surfista de ondas gigantes António Laureano é um dos protagonistas da nova temporada da série da HBO "A Grande Onda da Nazaré", que estreia esta segunda-feira em Portugal, realçando o "orgulho gigante" em fazer parte deste projeto.

Lusa /
António Laureano enfrenta as ondas gigantes da Nazaré D.R.-surftotal

"A verdade é que é um orgulho gigante poder fazer parte deste projeto e isso só mostra que estou a fazer um bom trabalho neste início de carreira. É ótimo representar Portugal nesta série incrível", disse à Lusa o "big rider" português, de 21 anos.

Depois de uma primeira temporada recheada de momentos de tirar o fôlego, a segunda temporada da série conta com a participação de grandes nomes do circuito de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf (WSL), como é o caso dos havaianos Garret McNamara e Kai Lenny, do brasileiro Lucas Chumbo, dos portugueses '"Tony" Laureano e Nic Von Rupp e da francesa Justine Dupont, entre outros, que desafiam os limites do surf na Praia do Norte.

"Fui o único português presente na 'première' da série em Los Angeles (no final de março) e isso fez-me sentir 'meio especial', e a verdade é que o episódio está muito emocionante e deixa-nos completamente agarrados ao écrã e a desejar mais", sublinhou o atleta, que também marcou presença no lançamento da nova temporada em Lisboa, no início de abril.

Sobre o poder das ondas da Nazaré, "Tony" Laureano destacou que se trata da "força da natureza em todo o esplendor", recomendando que todos os que tenham a possibilidade se desloquem "pelo menos uma vez na vida" para assistir ao vivo ao surf nas maiores ondas do mundo.

"Ver é uma coisa, mas surfá-las não é para todos. Às vezes até pode parecer, mas garanto que não é fácil, é preciso muito treino, muita dedicação e muito esforço, mas a recompensa é incrível", afirmou.

Laureano apanhou uma "bomba" com mais de 20 metros, em 2020, tendo ficado sob o radar do mundo das ondas gigantes, e admitiu que tem como objetivo bater um dia o recorde mundial que pertence ao alemão Sebastian Steudtner, cuja marca oficial de 26,21 metros foi alcançada no "Canhão da Nazaré" em outubro de 2021.

"Estou sempre com o foco nos recordes, porque é importante como atleta e face aos meus objetivos pessoais, mas, sem dúvida nenhuma, que faço o que faço porque é aquilo que amo fazer. Divirto-me muito e, para mim, isso é o mais importante. Sei que se continuar assim os resultados vão acabar por vir, por isso, está tudo ligado", referiu.

Dirigida e produzida por Chris Smith e Joe Lewis, a série "A Grande Onda da Nazaré" venceu um Emmy na categoria de Melhor Cinematografia para um Programa de Não-Ficção na 74.ª cerimónia dos Primetime Creative Arts Emmy Awards, que aconteceu em setembro do ano passado em Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos.


PUB