Benfica garante ida à final da Taça
O Benfica garantiu este sábado a presença no encontro decisivo da ‘final four' da Taça de Portugal em hóquei em patins, ao vencer, por 5-1, o Óquei de Barcelos, em jogo disputado no Entroncamento.
Depois de repartirem ocasiões, no início do jogo, Tiago Rafael inaugurou o marcador, logo aos 3 minutos, com um remate frontal, após passe de Ricardo Pereira.
Na resposta, o Óquei de Barcelos desperdiçou, aos 6 minutos, um livre directo, que valeu o cartão azul directo para Ricardo Pereira.
Mesmo assim, dois minutos volvidos, a equipa ‘encarnada' voltou a marcar, novamente por Tiago Rafael, enquanto o ‘suplente' Ricardo Barreiros assinou o terceiro golo da partida, aos 10, dando à equipa comandada por Carlos Dantas a possibilidade de gerir o resultado.
Sem conseguir acercar-se da área defensiva do Benfica, o Óquei de Barcelos tentava surpreender com remates de média distância, sobretudo por Hugo Costa e Hugo Azevedo.
A dois minutos do final da primeira parte, Carlos Silva segurou a diferença de três golos, defendendo uma grande penalidade marcada por José Costa, que punia uma falta de Diogo Rafael.
Na melhor ocasião da partida, já na segunda parte, aos 37 minutos, António Leal e José Braga conseguiram percorrer o meio-campo ‘encarnado' isolados, falhando na finalização, frente ao guarda-redes do Benfica.
Sem acelerar, os ‘encarnados' voltaram a marcar, por Ricardo Barreiros, aos 40, na conversão de uma grande penalidade, enquanto o Óquei de Barcelos, também de castigo máximo, conseguiu chegar ao golo, por José Braga, no minuto seguinte. A dois minutos do final, o ‘capitão' do Benfica Valter Neves fixou o resultado final em 5-1.
O Benfica vai disputar a final com o Valongo ou o FC Porto, dependendo de quem ganhe o encontro desta noite. A final da Taça de Portugal está marcada para este domingo, às 17 horas, no Entroncamento.
Jogo no Pavilhão Desportivo Municipal, no Entroncamento.
Benfica -- Óquei de Barcelos, 5-1.
Ao intervalo: 3-0.
Marcadores:
1-0, Tiago Rafael, 03 minutos.
2-0, Tiago Rafael, 08.
3-0, Ricardo Barreiros, 10.
4-0, Ricardo Barreiros, 40 (grande penalidade).
4-1, José Braga, 41 (grande penalidade).
5-1, Valter Neves, 48.
Equipas:
- Benfica: Carlos Silva, Valter Neves (1), Ricardo Pereira, Tó Silva e Tiago Rafael (2) - cinco inicial. Jogaram ainda: Ricardo Barreiros (2), Vítor Hugo, Diogo Rafael e Diogo Alves.
- Óquei de Barcelos: João Pereira, António Leal, Nélson Ribeiro, Hugo Azevedo e Hugo Costa. -- cinco inicial. Jogaram ainda: José Pereira, José Costa e José Braga (1).
Árbitros: João Paulo Romão (Lisboa) e José Monteiro (Minho).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Hugo Azevedo (18), Diogo Rafael (23), Vítor Hugo (36 e 45), José Braga (40), Carlos Silva (41) e Tó Silva (41). Cartão azul directo para Ricardo Pereira (06). Cartão azul por acumulação para Vítor Hugo (45).
Assistência: cerca de 400 espectadores.
c/ Lusa