Benfica sai derrotado de Groningen na FIBA Europe Cup

O Benfica foi derrotado esta terça-feira pelo Groningen por 81-78, em jogo da quinta jornada do Grupo P da FIBA Europe Cup de basquetebol, mas os ‘encarnados’ apenas ‘caíram’ após um prolongamento na Holanda.

Lusa /
Lusa

A equipa 'encarnada' continua sem somar qualquer triunfo na segunda fase da competição e já só tem mais uma oportunidade para o conseguir no próximo dia 25, na Luz, data em que recebe os russos do BC Enisey, considerado o principal candidato a vencer o Grupo P e ‘carimbar' a qualificação para os oitavos de final.

Quanto ao Benfica e depois de ter passado a primeira fase, o sonho da qualificação para os ‘oitavos' já tinha terminado antes deste embate. Mas acabou por deixar uma boa imagem na competição.

Apesar de ter atuado sem o norte-americano Damian Hollis, o melhor marcador (média de 17,6 pontos) e ressaltador (média de 5,7 pontos) da equipa nos confrontos europeus, as ‘águias' conseguiram equilibrar sempre o jogo, com o base Derek Raivio a assumir o principal protagonismo durante a primeira parte, com os seus lançamentos e penetrações para o cesto.

O Groningen manteve a vantagem até ao arranque para o quarto e último período, mas as ‘águias' esboçaram uma grande reação e, a oito minutos do fim, assumiram o comando do marcador (59-56) após um triplo de Carlos Morais.

Os derradeiros instantes foram vertiginosos, com o jogo a poder cair para qualquer dos lados. E foi o pequeno base benfiquista Mário Fernandes quem levou o duelo para prolongamento, ao converter, a dez segundos do fim, um fantástico triplo que colocou o resultado em 69-69.

Nos cinco minutos extra, o equilíbrio voltou a imperar. Os holandeses acabaram por vencer, mas beneficiaram do facto de Mário Fernandes ter falhado, com seis segundos para jogar, um segundo lance livre que poderia forçar um novo prolongamento. Na resposta, Dourisseau fixou o resultado final (81-78).

Destaques individuais, no Groningen, para o base norte-americano Lance Jeter, que somou 29 pontos, seis assistências e quatro ressaltos. O seu compatriota Chase Fieler também esteve em alta, ao registar um ‘duplo-duplo' (17 pontos e 11 ressaltos).

No Benfica brilharam dois intérpretes do seu jogo exterior, o base norte-americano Derek Raivio (21 pontos e quatro assistências) e o extremo internacional angolano Carlos Morais, com 21 pontos, quatro ressaltos e dois roubos de bola.

O outro embate da quinta ronda do Grupo P, que opõe o Lukoil Academic ao BC Enisey, realiza-se na quarta-feira, 16h30, em Sófia.
PUB