"Bigamist" em quinto no Troféu Conde Godó

O veleiro português está empatado pontualmente com o quarto classificado, ao fim do primeiro dia da prova catalã

RTP /
O "Bigamist" em prova, aparecendo, na foto, a única tripulante feminina, Mafalda Cunha amc

O "Bigamist" classificou-se, esta quarta-feira, nos terceiro e quinto lugares, na primeira e segunda regatas da classe 40 Series, do Troféu Conde de Godó, o último da época do circuito Audi MedCup de vela, a decorrer em Barcelona.

O veleiro português ocupa a quinta posição, em igualdade pontual com o quarto, o britânico "Ngoni", numa geral dominada pelos espanhóis, que ocupam os lugares de pódio.

"Neste primeiro dia de competição continuamos a fazer afinações. Na primeira regata fizemos uma boa largada e conseguimos estar na frota da frente cortando a linha de chegada na terceira posição. Na segunda regata não largámos bem e não conseguimos ter velocidade, acabámos por ficar entre os últimos. Acredito que amanhã teremos melhores prestações, voltámos a fazer alguns acertos de material e a equipa está muito coesa", explicou o velejador olímpico Nuno Barreto, o trimmer da equipa comandada pelo outro medalhado de Atlanta, em 470, Afonso Domingo.

A tripulação portuguesa inclui um elemento feminino, polivalente Mafalda Cunha, o que mereceu um comentário de Barreto, destacando o "cuidado com a linguagem utilizada" como a maior diferença.
   
"Os nossos elementos são escolhidos pelas suas capacidades técnicas, é-nos indiferente que sejam homens ou mulheres. Claro que quando temos senhoras a bordo temos que ter um pouco mais de cuidado com a linguagem utilizada", explicou.


PUB