Ciclista Bruno Neves morre após queda em prova

Bruno Neves faleceu esta tarde na sequência de uma queda dentro do pelotão na fase inicial da Clássica de Amarante. O jovem ciclista da LA-MSS-Póvoa acabaria por falecer a caminho do hospital.

RTP /
Bruno Neves, após a vitória da 9ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta de 2005 Lusa

"Inicialmente tratou-se apenas de uma queda como a que os ciclistas dão no seu dia-a-dia. A queda ocorreu dentro do pelotão, na fase inicial da corrida, mas nada fazia prever este desfecho final", explica o comentador RTP de ciclismo Marco Chagas.

"A queda terá sido grave, porque bateu com a cabeça no chão apesar do uso do capacete", esclarece Marco Chagas, que estava a acompanhar a prova em causa.

Bruno Neves era até ao momento o líder da Taça de Portugal de ciclismo e estava no projecto Pequim 2008, ou seja, era um dos corredores escolhidos para representar Portugal nos Jogos Olímpicos. O ciclista ganhou ainda o Troféu RTP Algarve no início da época.

"Era um dos melhores sprinters do ciclismo nacional", resume Marco Chagas.

Bruno Neves ficará na memória dos amantes de ciclismo associado à chegada a São João da Madeira na nona etapa da 67ª Volta a Portugal em Bicicleta, em 2005, num sprint disputado taco-a-taco com Cândido Barbosa, e que o jovem acabaria surpreendentemente por vencer.

PUB