Cinco portugueses em acção no 3.º dia dos campeonatos

Cinco portugueses participam hoje nas qualificações dos Europeus de atletismo Barcelona 2010, no Estádio Olímpico de Montjuic, nos concursos de salto em altura, triplo, 200 e 5000 metros, após a comitiva lusa ter alcançado já três medalhas.

RTP /
Edi Maia foi um dos portugueses que já entrou em acção Getty Images

Naide Gomes, com a prata comprimento e Jessica Augusto, com o bronze nos 10 000 metros, juntaram-se quarta-feira a João Vieira, que garantira, terça-feira, o bronze nos 20 quilómetros marcha. 

Durante a manhã o recordista nacional Sub-23 da vara, Edi Maia ficou-se pela eliminatória do salto com vara quando tentava o terceiro e último ensaio com a fasquia a 5,30 metros. O varista luso, que competiu no grupo A da qualificação, ultrapassou à primeira os 5,10 metros, mas falhou duas tentativas a 5,30.

O velocista Arnaldo Abrantes garantiu,também esta manhã, a presença na meia-final dos 200 metros no Campeonato Europeu de Atletismo a decorrer em Barcelona, ao ficar no segundo lugar da sua série. Abrantes terminou a prova em 20,87 minutos, atrás de Christophe Lemaitre, o novo campeão europeu dos 100 metros e à frente do britânico Lawal-Balogun.

No triplo salto feminino (qualificações a 12,30 metros), a recordista nacional, Patrícia Mamona, procura ser uma das 12 melhores, para ter acesso à final. 
 
Nos 5000 metros, a partir 17h45 e às 18h05, Eduardo Mbengani e Yousef El Kalai, melhor português terça-feira nos 10 000 metros (oitavo classificado), participam respectivamente na primeira e segunda séries, tentando ficar entre os cinco primeiros ou ter um dos restantes cinco melhores registos para chegar à final.
 
A jornada de hoje atribui medalhas no decatlo, salto em altura e triplo, no sector masculino, e dardo e 100 metros, no feminino. 
 
Destaque para a final do triplo, 'orfá' do português Nelson Évora, campeão olímpico e vice-campeão mundial, na qual o francês Teddy Tamgho promete dar espectáculo: está apenas a a dois centímetros da simbólica barreira dos 18 metros e lidera o 'ranking' anual com meio metro de avanço sobre o campeão do Mundo, o britânico Phillips Idowu. 

C/Lusa


PUB