Condeixa-a-Nova espera 4.000 atletas numa prova de `trail` a realizar em 2016

O sétimo Trail de Conímbriga/Terras de Sicó, que se realiza em fevereiro de 2016, em Condeixa-a-Nova, espera um número recorde de 4.000 participantes, disse hoje à agência Lusa fonte da organização.

LUSA /
DR

"Esperamos que seja a maior participação de sempre, depois de termos atingido quase 3.300 atletas nas provas deste ano", referiu Fernando Fonseca, da associação O Mundo da Corrida, organizadora do evento.

O evento inclui quatro provas de 'trail running' (corrida em trilhos), de 111, 50, 25 e 15 quilómetros, e uma caminhada, num percurso que passa pelos concelhos de Condeixa-a-Nova, Penela, Ansião, Soure e Pombal.

As inscrições abriram na madrugada de hoje e fecham a 24 de fevereiro, tendo a organização já registado dezenas de inscritos.

A prova, segundo Fernando Fonseca, pretende promover o património, as belezas naturais, a gastronomia e os produtos endógenos da região.

"Temos vários pontos da civilização romana, como as ruínas de Conímbriga, a vila do Rabaçal, o aqueduto de Alcabideque e o solar de Santiago da Guarda, bem como as grutas do Casmilo", salientou.

De acordo com o atleta, tem sido a aposta neste conjunto de interesses que tem feito a prova crescer de ano para ano, atraindo participantes espanhóis e ingleses.

"Queremos continuar a ser o maior ‘trail’ em Portugal, na participação e na qualidade, e a este nível estamos a elevar o patamar para o que de melhor se faz neste tipo de provas por essa Europa fora", adiantou Eduardo Santos, presidente da associação promotora.

Para Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, onde começa e termina o Trail de Conímbriga/Terras de Sicó, o evento traz "um conjunto imenso de pessoas de vários pontos do país, tornando-se num veículo de promoção do concelho e de uma marca importante da nossa região que é as Terras de Sicó".
PUB