Curry é o primeiro MVP unânime da NBA e é eleito pelo segundo ano seguido

O base Stephen Curry, que conduziu os Golden State Warriors à melhor fase regular da história da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), foi eleito jogador mais valioso (MVP) da época pelo segundo ano consecutivo, foi esta terça-feira anunciado.

RTP /
Stephen Curry reuters

 Primeiro jogador eleito de forma unânime, Curry tornou-se o 11.º a conquistar o 'título' em épocas seguidas, juntando-se a Magic Johnson, Michael Jordan e Steve Nash como os únicos bases que o conseguiram.

Curry arrecadou todos os 131 votos para primeiro lugar (1.310 pontos) - 130 do painel de jornalistas e um dos fãs. Kawhi Leonard, dos San Antonio Spurs, ficou em segundo, com 634 pontos, e LeBron James, dos Cleveland Cavaliers, foi terceiro, com 631.

A fechar o 'top-5' ficaram dois jogadores dos Oklahoma City Thunder, Russell Westbrook, com 486 pontos, e Kevin Durant, com 147, numa eleição em que são atribuídos 10 pontos a cada voto para primeiro, sete para segundo, cinco para terceiro, três para quarto e um para quinto.

Curry, de 28 anos, contribuiu para o histórico registo de 73 vitórias e nove derrotas, concluindo a primeira fase do campeonato como melhor marcador (média de 30,1 pontos por jogo), com um recorde de 402 'triplos' convertidos, melhor percentagem de lances livres (90,8) e roubos de bola (2,4 por jogo), além de apresentar médias de 6,7 assistências e 5,4 ressaltos em 79 encontros.

Os 50,4% de acerto em lançamentos de campo - recorde pessoal - foi o registo mais elevado da NBA entre bases e os 45,4% em 'triplos' foi a segunda melhor marca. Curry tornou-se o sétimo jogador na história da liga a converter pelo menos 50% dos tiros de campo, 40% de três pontos e 90% da linha de falta.

Sob o seu comando, os campeões em título abriram a época com 24 vitórias, um dos vários recordes que estabeleceram até fixaram o melhor registo de sempre na fase regular, ao qual acrescentaram o de 34 vitórias fora e 54 triunfos consecutivos em casa (incluindo 18 da época passada).

Primeira equipa da NBA a concluir a fase pré-'play-offs' sem duas derrotas seguidas e sem perder com o mesmo adversário duas vezes, os Warriors fizeram um recorde 1.077 'triplos', tornando-se pioneiros a chegar ao milhar, com o contributo decisivo de Curry (402).

Além de ter liderado a liga em cestos de três pontos pelo quarto ano seguido, o melhor lançador da NBA ampliou o recorde de jogos a marcar pelo menos um 'triplo' para 152, marca que pode continuar a crescer na próxima época.
PUB