Daniel Sousa conquista a Taça de Trial Bike

DanielSousa conquistou a Taçade Portugal de Trial Bike, em elites, após a realização da sexta e última provada competição. O atleta de VilaVerde concluiu a Taça de Portugal com a escassa vantagem detrês pontos para o segundo classificado, João Sousa. Em seniores a vitória naTaça de Portugal foi de Pedro Araújo, em Open 2 de João Gomes e em Open 2 deHenrique Raposo.

RTP /
Daniel Sousa vence mais um trial ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Aúltima prova da Taça de Portugal de Trial Bike foi disputada no Porto (Foz doDouro, junto ao edifício transparente) e integrou o programa da"Alternativa", uma iniciativa que reuniu no mesmo espaço música, modae desporto. Emoção, adrenalina, espectáculo e muito público foram as tónicasdominantes da sexta e derradeira etapa da Taça de Portugal de Trial Bike. Debaixo de brisa marítima, atletas dos 8 aos 30 e muitos anos deslumbraramadeptos e veraneantes com habilidades, equilíbrios e perícias para transpor ascinco zonas montadas na praia, uma delas artificial (a zona Bogani) e asrestantes naturais nas rochas dos paredões.

Com adisputa dos primeiros lugares da Taça de Portugal ao rubro, o pódio dacompetição do Porto foi dominado por atletas espanhóis que passaram ao lado daluta travada entre os portugueses que perseguiam os lugares cimeiros da Taça dePortugal. No duelo mais empolgante, Daniel Sousa e João Sousa deixaram fugir - depropósito ou por distracção - os "craques" oriundos de Espanha e queconferiram grande andamento à prova. Não foi, assim, com surpresa que se viu opódio da prova do Porto preenchido com espanhóis, com Ivan Izquierdo Gonzalezno primeiro posto, secundado pelos compatriotas Jonathan Alan e FreireGonzalez. No entanto, o quarto lugar alcançado no Porto por Daniel Sousa foisuficiente para este garantir a vitória final na Taça de Portugal, somando otítulo ao triunfo que alcançou em 2007 e ao segundo lugar do ano passado.

"Estoumuito feliz por ter conseguido mais um título nacional! A Taça de Portugal 2009foi muito disputada, principalmente o lugar cimeiro, entre mim e o João",afirmou Daniel Sousa. O atleta de VilaVerde reconheceu que a prova do Porto não lhe correu comotinha planeado "talvez por me ter centrado demasiadamente na luta pelaTaça". "Quero agradecer a todos aqueles que me deram sempre forçapara prosseguir e acreditar, bem como o esforço de todos os organizadores paraque esta Taça de Portugal fosse uma competição fantástica e motivadora.Obrigado!", concluiu.

Ocalendário da Taça de Portugal de Trial Bike incluiu provas em Monte das Mós/Terrasde Bouro, Braga, Coimbra, Barcelos, Esposende e Porto.

Promovidasob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo e da União CiclistaInternacional (Uci), a Taça de Portugal de Trial Bike foi organizadaconjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Associação Cultural,Recreativa e Desportiva da Loureira e Clube Português de Trial(TrialPortugal.Net), contando com o apoio da Cision. A sexta prova da Taça dePortugal de Trial Bike teve o apoio da Associação de Ciclismo do Porto, CâmaraMunicipal do Porto, Porto Lazer, Moto Clube do Porto e Bogani.

O TrialBike é uma disciplina do ciclismo em que o factor principal é o equilíbrio econtrolo da bicicleta em situações extremas. O objectivo da competição épassar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados,situados dentro de "zonas controladas" (secções), sem se podertocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (excepto com os pneus),e dentro de um tempo estabelecido.

 

PUB