Dayron Robles bate recorde mundial dos 110 metros barreiras

O cubano Dayron Robles é o novo recordista mundial dos 110 metros barreiras, ao correr hoje em 12,87 segundos (vento favorável a 0,9 metros por segundo) no meeting de atletismo de Ostrava, República Checa.

RTP /
Dayron Robles o novo recordista mundial dos 110 metros barreiras em plena acção EPA/FILIP SINGER

Robles, de 21 anos, retirou um centésimo de segundo ao anterior recorde, que era do chinês Xiang Liu e foi estabelecido a 11 de Julho de 2006. 
 
O jovem cubano confirma assim que será o grande opositor de Liu, o melhor barreirista dos últimos anos, nos Jogos Olímpicos Pequim2008. 
 
Na época de pista coberta já tinha dado mostras de estar em excelente forma, ficando a três centésimos do recorde do Mundo dos 60 metros barreiras, mas nos Mundiais de Valência foi uma total desilusão, ao ser eliminado na primeira ronda da prova. 
 
Já nos Mundiais de Osaca2007 também teve razões para não ficar contente, ao ser quarto classificado na final, falhando a ida ao pódio. 
 
Mais agradável foi o Mundial de pista coberta Moscovo2006 - então ainda junior, com 19 anos - onde foi medalha de prata nos 60 metros barreiras.
 
"Que marca! Não estava à espera", comentou no final da corrida, ao ver que tirava cinco centésimos ao recorde pessoal e se tornava no barreirista mais rápido do Mundo. 
 
"Obrigado Ostrava, estou muito feliz e satisfeito. Não sei se consigo bater Liu Xiang em Pequim, mas veremos", disse ainda. 
 
Na corrida que lhe valeu o recorde Robles teve uma saída impecável, com um tempo de reacção de 0,142 segundos, e desde logo se adiantou ao norte-americano Terrence Trammel, duplo vice-campeão olímpico e vice-campeão do Mundo, que seria segundo com 13,21. 
 
 
PUB