Diogo Carvalho na final dos 100m estilos

O nadador do Galitos de Aveiro, que já esteve nas finais de 200 e 400m estilos, nadou em 53,99 segundos, numa distância em que é recordista nacional, com 53,28

RTP /
Diogo Carvalho epa

Diogo Carvalho qualificou-se, este sábado, para a final dos 100 metros estilos dos Europeus de piscina curta, com o sétimo tempo nas meias-finais, no evento que decorre em Chartres, França, até domingo

Alexis Santos, que de manhã estabeleceu o recorde de Portugal nos 100 metros costas, com 52,16 segundos, alcançou o 14.º lugar nas meias-finais, com a segunda melhor marca de sempre, 52,46, insuficiente para chegar à final.

"Nas eliminatórias fiz uma prova quase perfeita, só falhei na viragem aos 50 metros, em que fiquei longe da parede. Fiz um tempo melhor do que estava à espera, ao retirar mais de meio segundo. À tarde, acreditava que, se fizesse melhor a aproximação à parede, podia baixar ainda mais a marca. Passei mais rápido, mas no fim acabei por quebrar um pouco", reconheceu Alexis Santos.

Hoje, o atleta do Sporting nadou duas vezes abaixo do recorde anterior, que ele próprio tinha fixado em 52,70, em dezembro do ano passado. Nestes Europeus, Alexis Santos já tinha batido por duas vezes a melhor marca nacional dos 50 metros costas.

Nas meias-finais dos 50 metros bruços, Carlos Almeida ficou aquém do recorde de Portugal por apenas dois centésimos de segundo, ao nadar em 27,24, o que correspondeu ao 15.º lugar. O recorde (27.22) foi estabelecido por José Couto em 2002, em Moscovo, e valeu-lhe a medalha de prata, a única de Portugal em Mundiais.

No domingo, no encerramento dos Europeus, além de Diogo Carvalho, que disputa as eliminatórias dos 200m bruços e a final dos 100m estilos, vão estar em ação Simão Morgado (50m mariposa), Carlos Almeida (200m bruços), Alexis Santos (200m livres) e Victoria Kaminskaya (400m estilos).

PUB