Djokovic entra "a passear" e Stosur dá escândalo

Djokovic entra "a passear" e Stosur dá escândalo

A inesperada despedida de Samantha Stosur, a eleita do público para novo sucesso num "Grand Slam" e o "passeio" do sérvio Novak Djokovic marcaram o segundo dia do Open da Austrália, que também perdeu Rui Machado. Frederico Gil avança para a segunda ronda.

RTP /

Num encontro que já se adivinhava muito exigente para o português, o espanhol David Ferrer confirmou em absoluto a condição de quinto favorito do quadro e bateu Rui Machado, número 70 do Mundo, por 6-1, 6-4 e 6-2.

A representação portuguesa no primeiro "Grand Slam" da temporada reduz-se agora a Frederico Gil, que pouco antes tinha selado o apuramento para a segunda ronda depois de beneficiar do abandono do croata Ivan Dodig.

Num confronto que juntava o número 107 do circuito ao 36.º, Gil até começou por perder o primeiro "set", por 2-6, mas inverteu o resultado com um duplo 6-1 nos dois parciais seguintes.

A ganhar por 4-1 na quarta partida, o português viu o jogador de "top-40" abandonar por problemas físicos, defrontando na segunda ronda o espanhol Marcel Granollers, 26. cabeça de série.

Esta será a sétima vez que Gil e Granollers se defrontam, mas apenas a terceira para o circuito principal, onde está registado um empate 1-1, com o mais recente triunfo a pertencer ao espanhol, quando bateu o português na ronda inaugural do "Grand Slam" de Wimbledon de 2010.

Nas contas totais, que também incidem em três "futures" (terceiro escalão) e dois "challengers (segundo), Gil leva vantagem, com cinco vitórias em sete confrontos.

Djokovic, líder do "ranking" e campeão em título, entrou de forma confortável na edição de 2012, com um triunfo simples por 6-2, 6-2 e 6-0 sobre o italiano Paolo Lorenzi.

O maior "escândalo" do dia foi mesmo a eliminação de Samantha Stosur, que "despejou" um enorme balde de água fria a todos os australianos que rumaram até ao Rod Laver Arena.

Campeã do último "Grand Slam", nos Estados Unidos, Stosur era apontada pela crítica, e todos os adeptos australianos, como uma das grandes favoritas, mas perdeu de forma inesperada com a "desconhecida" romena Sorana Cirstea.

Na décima presença em "casa", esta é a terceira vez que Stosur arruma as raquetas à primeira, num torneio em que não tem efetivamente um histórico feliz (como melhores resultados apenas as presenças nos oitavos de final de 2006 e 2010).
PUB